Pregando o evangelho e preparando um povo

Entendemos o papel de Jesus Cristo?

Você está aqui

Entendemos o papel de Jesus Cristo?

Transferência
MP3 Audio (22.02 MB)

Transferência

Entendemos o papel de Jesus Cristo?

MP3 Audio (22.02 MB)
×

Jesus Cristo na Sua missiva que Lhe foi dada pelo Pai tem muitos papeis a executar para realizar o Plano de Deus de criar uma Família espiritual com milhões de filhos e filhas para reinar com Ele no Reino de Deus. Um dos Seus papeis importantíssimos é de ser o Cabeça da Igreja e assim nos ensina princípios importantes de Sua grande graça e amor. Nós por outro lado como homens e cabeças da nossa família temos muito que aprender Dele na maneira que devemos tratar nossa esposa, e igualmente como nossa esposa deve retribuir esse amor. Este sermão aborda este tema mas pondo uma ênfase no papel de Jesus Cristo como o Cabeça da Igreja e comparando com o nosso papel de varões como cabeças de nossas famílias (Efésios 5:1, 21-33). Embora este sermão ponha a ênfase no papel dos varões, as esposas também têm um papel a fazer. Isso é tal e qual como nós sendo discípulos de Jesus Cristo temos um papel de obdecer ao nosso Salvador e Mestre, Jesus Cristo. Temos que obedecer às Leis de Deus. A graça de Deus NÃO é uma justificativa de desobedecer a Deus (Romanos 6:1-2). Aliás é então absolutamente necessário obdecer a Deus pois Ele é tão gracioso, benigno e bondoso para conosco. Igualmente a sua mulher (a sua esposa) tem de respeitar as decisões do marido (1 Pedro 3:1-6) que a trata bem seguindo o ensino e exemplo de Cristo (1 Pedro 3:6).

Sermon Notes

Quem quer sofrer e morrer? Imagine saber que está condenado à mais dolorosa pena da morte – e está esperando por essa pena à MUITOS anos.

Entendemos o Papel de Jesus Cristo como o Cabeça da Igreja?  - Pois é importante para nós!

Neste sermão vamos entender melhor o nosso papel como um varão na Igreja e como amar nossas mulheres

Efé 5:22 – Muitos só dizem que as mulheres devem submeter-se aos maridos. Mas esquecem-se de mencionar o versículo anterior (V21) – submetam-se um ao outro.

Então porque diz particularmente aos homens que amem vossas mulheres (V25)? 

Lembre-se do Plano de Deus: Inícialmente Deus, o Pai e o Verbo, o Filho, planejaram para ter mais membros da Sua Família Divina espiritual.

Efésios 1:4-5 Efésios 1:4-5 [4] como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; [5] e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Almeida Atualizada×
“… Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fóssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção [filiação] por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” - Isto era a vontade do Pai do início. 

Mateus 11:26-27 Mateus 11:26-27 [26] Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. [27] Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Almeida Atualizada×
 
– A vontade do Pai foi de realizar este grande plano e tudo foi delegado ao Filho para efetuar este Plano.

Apoc 22:13 – Jesus Cristo é o começo e o Fim
João 1:1-3 João 1:1-3 [1] No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [2] Ele estava no princípio com Deus. [3] Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Almeida Atualizada×
– Tudo criado por Ele (por Jesus Cristo): Os anjos, o universo – TUDO! Para nós. Depois criou o Adão e Eva – a raça humana – com arbítrio livre.

João 1:14 João 1:14E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
Almeida Atualizada×
– Jesus se fez carne – Imagine!!!!  – O Criador – se fez carne – sabendo que ía sofrer - de livre vontade.

Fil 2:1-8 – Por este Amor somos unidos atravéz de Sua humildade . Jesus se esvaziou de Ser Deus e veio a ser um homem divino mas sem o poder dum Ser desse gênero de Ser no Reino de Deus. E não só se humilhou, mas deu a Sua vida - eterna - e até sua vida física na cruz. 

Então entendem o que é este amor de Deus por nós?

João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
– O Pai deu a Seu único Filho, e o Filho de livre vontade deu a Sua vida! Sim, Sua vida eterna!!!

Fil 2:5 – Temos este sentimento em nós? Temos este amor em nós?

Jesus Cristo fez isto por nós – pela Sua Igreja – para sermos parte do Seu Corpo

Então como é que Jesus Cristo amou a Igreja? Ele deu a Sua vida pela Igreja.

Por quê? Para estarmos unidos – Ele submeteu-se – humilhou-se - Ele esvaziou-se – dando a Sua vida.

Eu pergunto… Temos este sentimento? Eu era capaz de fazer isso? Você era capaz de o fazer?

Mas você deve de fazer isso - em uma parte pequena… !!!!   Como?  - Fazendo isso à sua esposa!

Jesus Cristo é o nosso padrão — para nós, os homens, o copiarmos

Fil 2:6-8 – Ele demonstrou uma humildade muito maior do que nós temos que fazer à nossa esposa! Mas temos que seguir Seu exemplo.

            Então vê-se claramente que AMAR quer dizer: HUMILHAR, SACRIFICAR, SOFRER, DAR A NOSSA VIDA

Efê 5:25 – Jesus Cristo deu a Sua vida pela Igreja – por nós

V28 – e de igual maneira a instrução é: maridos amem sua esposa!

V29 – dar à esposa o que necessita – tal como Jesus Cristo faz para a Igreja

V31 – para sermos UM - um no mesmo propósito - no mesmo sentimento de amor - de propósito - sendo UNIDOS - estando de acordo

V32 – grande mistério – de UNIÃO (como Jesus Cristo e o Pai são UNIDOS

V33A – precisamos amar a esposa – precisamos dar da nossa vida (sacrificar) por ela

V27-28 – é submeter sua vida em sacrifício para o bem dela – cuidar dela

V21 – por isso diz – submetam-se um ao outro

Quando você tem esse amor por sua esposa - Ela só vai desejar agradar a você

Porque você quer se submeter a Jesus Cristo?

Porque Ele se sacrifica por você – porque Ele merece – pois Ele faz tanto por você

Porque Ele é cheio de graça para com você!

Porque Ele só quer o nosso bem!

1 Coríntios 2:9 1 Coríntios 2:9Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Almeida Atualizada×
Deus quer nos dar TUDO – esse tudo nem compreendemos – na condição que nós o amamos em retorno - por isso as espoasas também precisam de amar os maridos! Mas amar é sacrificar, hum,ilhar, sofrer. Não quer dizer que as esposas não precisam de amar - está claro que precisam como diz aqui - temos que amar a Deus - pôr Deus primeiro! Por quê? Por causa que Deus tem TANTA graça por nós - quer nos dar TUDO do melhor. Sim TUDO! E isso é por causa da Sua graça – pelo Seu amor (bondade, benignidade) que Deus tem por nós.

Hebreus 2:9 Hebreus 2:9vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Almeida Atualizada×
– Jesus Cristo pela graça de Deus (pela bondade / benignidade / pelo amor) sofreu por nós

Romanos 5:21 Romanos 5:21para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
– Pela graça de Deus (amor e bonadade de Deus) temos acesso à vida eterna

Romanos 6:6-18 Romanos 6:6-18 [6] sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. [7] Pois quem está morto está justificado do pecado. [8] Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, [9] sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. [10] Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. [11] Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. [12] Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes �s suas concupiscências; [13] nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. [14] Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. [15] Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. [16] Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? [17] Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração � forma de doutrina a que fostes entregues; [18] e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Almeida Atualizada×
– Eramos escravos do pecado – agora fomos comprados de volta pelo sacrifício de Jesus Cristo - pela Sua vida - e a vida está no sangue - fomos comprados pelo Seu sangue!!!!

            Nós agora servimos outro Mestre: Deus

                        Conduzindo a uma vida de justiça e vida eterna

            Isto é por causa do dom de Deus - é pela graça de Deus para nós – Sua bondade – Sua Benegnidade – Seu amor

Mateus 4:4 Mateus 4:4Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Almeida Atualizada×
– Agora - em retribuição - demonstrando a nossa apreciação - devemos de viver por toda a Palavra de Deus

            Sim - somos salvos pela Sua graça – mas agora, porque estamos salvos desta condenação à morte - podemos agora fazer o que queremos? – podemos continuar a pecar?

Romanos 6:1-2 Romanos 6:1-2 [1] Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? [2] De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Almeida Atualizada×
– Certamente que não!

Tito 2:11-14 Tito 2:11-14 [11] Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, [12] ensinando-nos, para que, renunciando � impiedade e �s paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, [13] aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, [14] que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.
Almeida Atualizada×
– por causa da a graça e amor de Deus – temos que Lhe obedecer

            Pensem no papel do marido e da mulher – Amar e submeter! (ambos temos um papel)

Mateus 7:48 Mateus 7:48
Almeida Atualizada×
– sejam perfeitos como Deus é perfeito - temos que viver uma vida nova - pura 

João 14:23 João 14:23Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
Almeida Atualizada×
– Por este amor: Jesus Cristo e o Pai viverão em nós - isto é temos o mesmo sentimento - o mesmo objectivo de estarmos unidos em amopr - desejando sempre o melhor do outro! 

João 17:20-23 João 17:20-23 [20] E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; [21] para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. [22] E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; [23] eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.
Almeida Atualizada×
– somos UM por amor do Pai ter enviado Jesus Cristo sofrer e morrer por nós - e por Jesus Cristo vir de livre vontade – como marido e mulher devem ser UMA CARNE! Unidos em pensamento - em golo - em objectivo - em sentimento!

Ora você tem que ser o mesmo para com a sua esposa: (cheio de amor – cheio de bondade – cheio de benignidade)

– um ato de amor e sacrifício: VEJA EXEMPLOS como demosntrar este amor pela sua esposa:

Então             (se você a ama e lhe dá bondade, é benigno para ela…)

Então             – sua esposa vai querer agradar e submeter a você? Vai querer respeitar e fazer o seu desejo! Não é?

Por Quê?  Porque você só quer o bem dela

1 Ped 3:7 – nós os homens precisamos ter discernimento! (entendimento)

  • Ambos somos juntamente herdeiros da vida eternal e do Reino de Deus.
  • Fomos criados para rolos diferentes.
  • Deus designou o homem para ser o chefe da família. Muitos homens abdicaram essa responsibilidade.
  • Deus criou a mulher para ser a Mãe (como a Igreja é a Mãe) - ambos têm papeis importantes mas diferentes.
  • Mas o importante ao fim disto é que ambos os homens e as mulhers são iguais no valor das suas vidas e no potencial que têm no futuro.
  • Note bem: dando honra (revisão Revista e Corrigida de Almeida)

Mateus 10:29-30 Mateus 10:29-30 [29] Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. [30] E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Almeida Atualizada×
- Tal como Deus sabe os cabelos da nossa cabeça - nós o varão precisamos estar sensíveis a todas as necessidades de nossas esposas.

  • Precisamos ser cientes das necessidades da nossa esposa!

Colossenses 3:19 Colossenses 3:19Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.
Almeida Atualizada×
– Não a trates com amargura; não vos irriteis com ela (revisão Revista e Corrigida de Almeida)

Não a trates asperadamente, duramente.

Isso quer dizer: não sejas amargo, duro quando falas com ela ou com as suas filhas. Não tenhas raiva ou indignação.

Uma tradução em Inglês escreve este versículo desta maneira:

Maridos, amai as vossas esposas com um amor divino que impele você a negar a si mesmo a favor dela, e deixe de ser amargo e duro para com ela.

Prov 31:28 – Você a louva? Você elogia sua esposa?

• Se ela nunca ouve seus elogios em casa, pode se tornar desanimada.

Então, como é que a deve louvar?
• Dê-lhe aplausos, diga-lhe como bem aprecia algo
• Sonda as suas ideias e pensamentos - busque sua opinião.
Ande com ela, fale com ela e compartilhe os seus pensamentos.

SUA ESPOSA PRECISA QUE VOCÊ A AME INCONDICIONALMENTE.

  • Provavelmente a necessidade mais importante.
  • Ela precisa ser acariciada, beijada e que lhe diga que a ama …
  • Segure-a e abraçe-a
  • Dê-lhe comforto
  • Dê-lhe afeções: uma tapinha, um piscar de olhos, uma massagem nas costas
  • Faça sacrifícios por ela como Cristo faz por nós – isso demonstra amor

Entendemos o Papel de Jesus Cristo na Igreja?  - Pois é importante para nós o imitarmos, Ó HOMENS!

            Precisamos amar nossas mulheres – como Deus nos ama - precisamos sofrer – e desejar dar - (ter graça)

            Precisamos ser bondosos benignos – para com a nossa esposa

            E em retorno tal como nós quando recebemos o amor, a bondade, a benignidade, a graça de Deus retribuimos a Deus sendo submissos e obedientes a Ele de livre vontade … Igualmente nossa esposa quando sente o nosso amor por ela – a nossa graça por ela – só vai desejar, de livre vontade, de se submeter a você. E assim há uma união - são uma carne! 

Como é lindo o plano de Deus! 

E por isso é extremamente importante entendermos o papel de Jesus Cristo na Igreja!

Pois através desse entendimento nos tornamos melhores Cristãos; Melhores servos de Deus; Melhores discípulos de Jesus Cristo

Transcript

Quem quer sofrer e morrer? Imagine saber que está condenado à mais dolorosa pena da morte – e está esperando por essa pena à MUITOS anos.

Entendemos o Papel de Jesus Cristo como o Cabeça da Igreja?  - Pois é importante para nós!

Neste sermão vamos entender melhor o nosso papel como um varão na Igreja e como amar nossas mulheres

Efé 5:22 – Muitos só dizem que as mulheres devem submeter-se aos maridos. Mas esquecem-se de mencionar o versículo anterior (V21) – submetam-se um ao outro.

Então porque diz particularmente aos homens que amem vossas mulheres (V25)? 

Lembre-se do Plano de Deus: Inícialmente Deus, o Pai e o Verbo, o Filho, planejaram para ter mais membros da Sua Família Divina espiritual.

Efésios 1:4-5 Efésios 1:4-5 [4] como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; [5] e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Almeida Atualizada×
“… Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fóssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção [filiação] por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” - Isto era a vontade do Pai do início. 

Mateus 11:26-27 Mateus 11:26-27 [26] Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. [27] Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Almeida Atualizada×
 
– A vontade do Pai foi de realizar este grande plano e tudo foi delegado ao Filho para efetuar este Plano.

Apoc 22:13 – Jesus Cristo é o começo e o Fim
João 1:1-3 João 1:1-3 [1] No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [2] Ele estava no princípio com Deus. [3] Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Almeida Atualizada×
– Tudo criado por Ele (por Jesus Cristo): Os anjos, o universo – TUDO! Para nós. Depois criou o Adão e Eva – a raça humana – com arbítrio livre.

João 1:14 João 1:14E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
Almeida Atualizada×
– Jesus se fez carne – Imagine!!!!  – O Criador – se fez carne – sabendo que ía sofrer - de livre vontade.

Fil 2:1-8 – Por este Amor somos unidos atravéz de Sua humildade . Jesus se esvaziou de Ser Deus e veio a ser um homem divino mas sem o poder dum Ser desse gênero de Ser no Reino de Deus. E não só se humilhou, mas deu a Sua vida - eterna - e até sua vida física na cruz. 

Então entendem o que é este amor de Deus por nós?

João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
– O Pai deu a Seu único Filho, e o Filho de livre vontade deu a Sua vida! Sim, Sua vida eterna!!!

Fil 2:5 – Temos este sentimento em nós? Temos este amor em nós?

Jesus Cristo fez isto por nós – pela Sua Igreja – para sermos parte do Seu Corpo

Então como é que Jesus Cristo amou a Igreja? Ele deu a Sua vida pela Igreja.

Por quê? Para estarmos unidos – Ele submeteu-se – humilhou-se - Ele esvaziou-se – dando a Sua vida.

Eu pergunto… Temos este sentimento? Eu era capaz de fazer isso? Você era capaz de o fazer?

Mas você deve de fazer isso - em uma parte pequena… !!!!   Como?  - Fazendo isso à sua esposa!

Jesus Cristo é o nosso padrão — para nós, os homens, o copiarmos

Fil 2:6-8 – Ele demonstrou uma humildade muito maior do que nós temos que fazer à nossa esposa! Mas temos que seguir Seu exemplo.

            Então vê-se claramente que AMAR quer dizer: HUMILHAR, SACRIFICAR, SOFRER, DAR A NOSSA VIDA

Efê 5:25 – Jesus Cristo deu a Sua vida pela Igreja – por nós

V28 – e de igual maneira a instrução é: maridos amem sua esposa!

V29 – dar à esposa o que necessita – tal como Jesus Cristo faz para a Igreja

V31 – para sermos UM - um no mesmo propósito - no mesmo sentimento de amor - de propósito - sendo UNIDOS - estando de acordo

V32 – grande mistério – de UNIÃO (como Jesus Cristo e o Pai são UNIDOS

V33A – precisamos amar a esposa – precisamos dar da nossa vida (sacrificar) por ela

V27-28 – é submeter sua vida em sacrifício para o bem dela – cuidar dela

V21 – por isso diz – submetam-se um ao outro

Quando você tem esse amor por sua esposa - Ela só vai desejar agradar a você

Porque você quer se submeter a Jesus Cristo?

Porque Ele se sacrifica por você – porque Ele merece – pois Ele faz tanto por você

Porque Ele é cheio de graça para com você!

Porque Ele só quer o nosso bem!

1 Coríntios 2:9 1 Coríntios 2:9Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Almeida Atualizada×
Deus quer nos dar TUDO – esse tudo nem compreendemos – na condição que nós o amamos em retorno - por isso as espoasas também precisam de amar os maridos! Mas amar é sacrificar, hum,ilhar, sofrer. Não quer dizer que as esposas não precisam de amar - está claro que precisam como diz aqui - temos que amar a Deus - pôr Deus primeiro! Por quê? Por causa que Deus tem TANTA graça por nós - quer nos dar TUDO do melhor. Sim TUDO! E isso é por causa da Sua graça – pelo Seu amor (bondade, benignidade) que Deus tem por nós.

Hebreus 2:9 Hebreus 2:9vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Almeida Atualizada×
– Jesus Cristo pela graça de Deus (pela bondade / benignidade / pelo amor) sofreu por nós

Romanos 5:21 Romanos 5:21para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
– Pela graça de Deus (amor e bonadade de Deus) temos acesso à vida eterna

Romanos 6:6-18 Romanos 6:6-18 [6] sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. [7] Pois quem está morto está justificado do pecado. [8] Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, [9] sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. [10] Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. [11] Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. [12] Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes �s suas concupiscências; [13] nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. [14] Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. [15] Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. [16] Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? [17] Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração � forma de doutrina a que fostes entregues; [18] e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Almeida Atualizada×
– Eramos escravos do pecado – agora fomos comprados de volta pelo sacrifício de Jesus Cristo - pela Sua vida - e a vida está no sangue - fomos comprados pelo Seu sangue!!!!

            Nós agora servimos outro Mestre: Deus

                        Conduzindo a uma vida de justiça e vida eterna

            Isto é por causa do dom de Deus - é pela graça de Deus para nós – Sua bondade – Sua Benegnidade – Seu amor

Mateus 4:4 Mateus 4:4Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Almeida Atualizada×
– Agora - em retribuição - demonstrando a nossa apreciação - devemos de viver por toda a Palavra de Deus

            Sim - somos salvos pela Sua graça – mas agora, porque estamos salvos desta condenação à morte - podemos agora fazer o que queremos? – podemos continuar a pecar?

Romanos 6:1-2 Romanos 6:1-2 [1] Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? [2] De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Almeida Atualizada×
– Certamente que não!

Tito 2:11-14 Tito 2:11-14 [11] Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, [12] ensinando-nos, para que, renunciando � impiedade e �s paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, [13] aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, [14] que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.
Almeida Atualizada×
– por causa da a graça e amor de Deus – temos que Lhe obedecer

            Pensem no papel do marido e da mulher – Amar e submeter! (ambos temos um papel)

Mateus 7:48 Mateus 7:48
Almeida Atualizada×
– sejam perfeitos como Deus é perfeito - temos que viver uma vida nova - pura 

João 14:23 João 14:23Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
Almeida Atualizada×
– Por este amor: Jesus Cristo e o Pai viverão em nós - isto é temos o mesmo sentimento - o mesmo objectivo de estarmos unidos em amopr - desejando sempre o melhor do outro! 

João 17:20-23 João 17:20-23 [20] E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; [21] para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. [22] E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; [23] eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.
Almeida Atualizada×
– somos UM por amor do Pai ter enviado Jesus Cristo sofrer e morrer por nós - e por Jesus Cristo vir de livre vontade – como marido e mulher devem ser UMA CARNE! Unidos em pensamento - em golo - em objectivo - em sentimento!

Ora você tem que ser o mesmo para com a sua esposa: (cheio de amor – cheio de bondade – cheio de benignidade)

– um ato de amor e sacrifício: VEJA EXEMPLOS como demosntrar este amor pela sua esposa:

Então (se você a ama e lhe dá bondade, é benigno para ela…)

Então – sua esposa vai querer agradar e submeter a você? Vai querer respeitar e fazer o seu desejo! Não é?

Por Quê?  Porque você só quer o bem dela

1 Ped 3:7 – nós os homens precisamos ter discernimento! (entendimento)

  • Ambos somos juntamente herdeiros da vida eternal e do Reino de Deus.
  • Fomos criados para rolos diferentes.
  • Deus designou o homem para ser o chefe da família. Muitos homens abdicaram essa responsibilidade.
  • Deus criou a mulher para ser a Mãe (como a Igreja é a Mãe) - ambos têm papeis importantes mas diferentes.
  • Mas o importante ao fim disto é que ambos os homens e as mulhers são iguais no valor das suas vidas e no potencial que têm no futuro.
  • Note bem: dando honra (revisão Revista e Corrigida de Almeida)

Mateus 10:29-30 Mateus 10:29-30 [29] Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. [30] E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Almeida Atualizada×
- Tal como Deus sabe os cabelos da nossa cabeça - nós o varão precisamos estar sensíveis a todas as necessidades de nossas esposas.

  • Precisamos ser cientes das necessidades da nossa esposa!

Colossenses 3:19 Colossenses 3:19Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.
Almeida Atualizada×
– Não a trates com amargura; não vos irriteis com ela (revisão Revista e Corrigida de Almeida)

Não a trates asperadamente, duramente.

Isso quer dizer: não sejas amargo, duro quando falas com ela ou com as suas filhas. Não tenhas raiva ou indignação.

Uma tradução em Inglês escreve este versículo desta maneira:

Maridos, amai as vossas esposas com um amor divino que impele você a negar a si mesmo a favor dela, e deixe de ser amargo e duro para com ela.

Prov 31:28 – Você a louva? Você elogia sua esposa?

• Se ela nunca ouve seus elogios em casa, pode se tornar desanimada.

Então, como é que a deve louvar?
• Dê-lhe aplausos, diga-lhe como bem aprecia algo
• Sonda as suas ideias e pensamentos - busque sua opinião.
Ande com ela, fale com ela e compartilhe os seus pensamentos.

SUA ESPOSA PRECISA QUE VOCÊ A AME INCONDICIONALMENTE.

  • Provavelmente a necessidade mais importante.
  • Ela precisa ser acariciada, beijada e que lhe diga que a ama …
  • Segure-a e abraçe-a
  • Dê-lhe comforto
  • Dê-lhe afeções: uma tapinha, um piscar de olhos, uma massagem nas costas
  • Faça sacrifícios por ela como Cristo faz por nós – isso demonstra amor

Entendemos o Papel de Jesus Cristo na Igreja?  - Pois é importante para nós o imitarmos, Ó HOMENS!

            Precisamos amar nossas mulheres – como Deus nos ama - precisamos sofrer – e desejar dar - (ter graça)

            Precisamos ser bondosos benignos – para com a nossa esposa

            E em retorno tal como nós quando recebemos o amor, a bondade, a benignidade, a graça de Deus retribuimos a Deus sendo submissos e obedientes a Ele de livre vontade … Igualmente nossa esposa quando sente o nosso amor por ela – a nossa graça por ela – só vai desejar, de livre vontade, de se submeter a você. E assim há uma união - são uma carne! 

Como é lindo o plano de Deus! 

E por isso é extremamente importante entendermos o papel de Jesus Cristo na Igreja!

Pois através desse entendimento nos tornamos melhores Cristãos; Melhores servos de Deus; Melhores discípulos de Jesus Cristo