Guarda-te para que te não esqueças . . .

Você está aqui

Guarda-te para que te não esqueças . . .

Download (Baixar)
MP3 Audio (21.96 MB)

Download (Baixar)

Guarda-te para que te não esqueças . . .

MP3 Audio (21.96 MB)
×

E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres. Quando, pois, tiveres comido, e fores farto . . . Guarda-te para que te não esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno; Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus . . .

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

“ouvi óh céus e dai ouvidos terra porque o Senhor é que fala, criei filhos e os engrandeci, mas eles os estão revoltados contra Mim, o boi conhece o seu possuidor e o jumento o dono da sua manjedoura mas o povo português onde esteja, em Portugal, Brasil, não tem conhecimento e o meu povo não entende”.

Queridos irmãos estou a ler de IS 1:2 e agora continuando a ler o v. 3: “ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores abandonaram o Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, e voltem para trás, arrependam-se”.

Vivemos num período, por ex., que se vê aqui e lendo aqui no v. 15 diz assim: “multiplicais as vossas orações, sim, vocês estão a orar, orar; mas Deus diz: não as ouço porque as vossas mãos estão cheias de sangue”.

Isto é aplicável ao seu país? Eu acho que sim mas o dia virá que Deus vai intervir e vejam aqui no v. 24 de IS 1: “portanto diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos, o Poderoso de Israel: ah tomarei satisfações aos meus adversários e vingar-me-ei dos meus inimigos”; vai haver um dia de justiça de Deus e de zanga de Deus, ira de Deus que Ele vai como diz aqui vingar-se dos seus inimigos.

v. 25: “voltarei contra ti a minha mão, purificar-te-ei; aqui se vê a graça e a benção de Deus que se nos arrependermos Deus vai intervir e diz assim: “purificar-te-ei com a potassa das tuas escórias e tirarei de ti todo o metal impuro, restituir-te-ei juízes como eram antigamente”; isto é, vou trazer um mundo vindouro e maravilhoso, o mundo do amanhã porque Deus vai intervir e atuar e parar com esta crise mundial que nos encontramos.

E queridos irmãos eu tenho dado uma série de sermões acerca de cosas que vão acontecer profeticamente e hoje quero continuar e dar mais alguns acontecimentos durante aquele período ao fim da grande tribulação e ao início da ira do Senhor.

E por isso vamos ver que Deus está a nos dar uma esperança e não só para nós, mas para nossos filhos, nossos amados e que ele vai preparar um povo manso e humilde para serem os pioneiros físicos no mundo do amanhã!

Sim, no mundo de amanhã quando Jesus Cristo vier para a terra e reinar na terra, sim, os mortos em Cristo vão ser transformados em seres espirituais e vão reinar na terra mas os viventes e habitantes na terra serão seres físicos e aqueles primeiros pioneiros iniciantes deste mundo do amanhã e desta nação do amanhã que será uma nação obediente e esse povo vai ser manso e humilde.

Mas há algo que tem que acontecer para fazer esse povo manso e humilde e por isso hoje quero vos deixar convosco uma esperança para aqueles nossos amados que não estão hoje a obedecer a Deus mas que um dia hão de O obedecer.

Esta é a esperança da boa nova da vinda de Cristo que Ele virá a última trombeta e vai estabelecer o reino Dele na terra para nos trazer paz durante o milênio mas uma outra esperança adicional, maravilhosa, é que além de haverem seres espirituais a reinarem no mundo do amanhã, Deus vai preparar e proteger um povo manso e humilde para serem os pioneiros nesta nação modelo no mundo do amanhã.

Continuando a ler em IS 2:2 se vê então esse mundo do amanhã aqui: “os últimos dias será que o monte do Senhor será estabelecido nos simples montes e se elevará sobre os outeiros e para Ele afluirão todos os povos, irão muitas nações e dirão: vinde e subamos ao monte do Senhor”, e o que é o monte do Senhor da casa do Senhor?

É o Reino de Deus e o governo de Deus a governar na terra e esse governo estará acima dos outros montes, quer dizer de outros governos e das outras tribos menores e então estas nações dirão: então, vamos e subamos ao monte do Senhor, vamos subir onde está o Reino de Deus a governar.

“a casa do Deus de Jacó para que Nos ensine os seus caminhos”; aí vemos um povo que quer aprender e isto é uma das características da mansidão, uma pessoa mansa e que é humilde, gentil e que quer aprender.

Depois diz assim: “e andemos por suas veredas”; isto é, para nós praticarmos e por isto em prática em nossas vidas, pois não é só dizer: óh isto é tão bonitinho e no fundo não fazem nada!

“porque de Sião sairá a lei e a palavra do Senhor de Jerusalém, Ele julgará entre os povos e corrigirá mutas nações e estas converterão as suas espadas em relhas e arados e suas lanças em podadeiras, uma nação não levantará a espada contra outra nação nem aprenderão mais a guerra”; nem vai haver escola militar ou do exército.

Queridos irmãos, Ele vai corrigir muitos povos e muitas pessoas com essas ideias esquisitas Ele as vai corrigir.

E não será um político ou uma pessoa que esteja a dizer olhem votem por mim que eu vou resolver os problemas deste país, não é, porque vai haver muitos políticos a dizerem: votem por mim e irmãos não se metam na politiquice porque nenhum deles tem a solução.

A única solução é o verdadeiro rei, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores que é o vindouro Jesus Cristo que vai trazer paz a terra e Este é que nós precisamos de por o nosso voto Nele, e de por a nossa força Nele e a obra que Ele está a fazer.

Só há um Messias, só há um ungido por Deus para reinar no mundo, isto é, o nosso Salvador Jesus Cristo que voltará para a terra.

E por isso irmãos nós na Igreja de Deus temos uma meta objetiva de pregar a Boa Nova do Reino de Deus e esta é a boa nova que Jesus Cristo retornará e trará paz a terra e outra boa nova é que os nossos filhos e irmãos amados vão ter a oportunidade de se arrepender, infelizmente, não querem abrir os ouvidos hoje mas um dia, abrirão!

E quando esse tempo chegar então vão aprender queridos irmãos que vamos precisar de ouvir e praticar a boa nova que está a ser pregada e um dia vão aprender mas infelizmente alguns deles só aprendem e abrem os ouvidos quando são castigados e vai haver um castigo mas quando estiverem a ser castigados vão se arrepender e voltar para Deus e então se tornarão um povo manso e humilde.

E temos estas profecias irmãos em LC 21:36: “vigiai, pois, a todo tempo orando para que sejais havidos por dignos para que possam escapar de todas estas coisas que se tem e estar em pé na presença do Senhor”.

Queridos, aqueles que não estão a ouvir hoje, um dia vão abrir os ouvidos por dificuldades que vão acontecer na vida deles, no país e por isso nessa altura diz assim: para eles também que estejam a vigiar, orando, para que sejam protegidos, que sejam contados ou havidos por dignos para serem protegidos do que vai acontecer e para estarem em pé a frente do Filho do Homem.

Vai ser uma ocasião positiva porque Deus vai proteger aqueles que se arrependem e por isso precisamos de orar e vigiar para que haja esse arrependimento e essa mudança.

Irmãos vamos então agora ver um período no futuro que já mencionei em sermões passados e estou a por vocês num período futuro em que a abominação desoladora já teria acontecido, parte da Igreja de Deus já terá sido protegida das garras de satanás no deserto por 3 anos e meio, a grande tribulação vai começar que representa o 5º selo de AP e em paralelo as 2 testemunhas vão começar a sua obra.

Depois sabemos que a tribulação vai ser cortada porque se não a fosse nenhuma alma estaria a viver, abreviada, quer dizer como mencionei em sermões passados, e estou agora simplesmente a recapitular assuntos que cobri e os selos quando são abertos se mantém abertos e as coisas continuam.

E por isso a grande tribulação vai se iniciar que é o 5º selo e será aberto mas esse tempo será abreviado por um período de 1 ano que vimos em sermões passados e que vamos ver e recordar deste ponto que quando a grande tribulação for abreviada é o período em que Deus começa a intervir nas ações e situações mundiais e esse é o 6º selo.

Que é em AP 6:12-17, os sinais celestes e se vê aqui: “o sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda como sangue, as estrelas do céu caíram para a terra como a figueira”; aqui vai haver grandes acontecimentos sobrenaturais que vão afetar o céu e as coisas a sua volta e isto irmãos não será simplesmente um eclipse da lua e sim, serão sinais enormes.

Diz assim no v. 14: “porque o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola e todos os montes e as ilhas foram movidos do seu lugar”; serão coisas sobrenaturais; “e que as pessoas seja, reis, sejam grandes e os comandos ricos e poderosos (v. 15) e escravos e todas as pessoas que estavam livres se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e rochedos: caiam sobre nós e esconde-nos da face Daquele que se assenta no trono e da ira do cordeiro.”

Quer dizer as pessoas dirão: esconde-nos! Não quero ver isto!

“porque chegou o grande dia da ira deles, do cordeiro e do Pai, e quem poderá suster?”; e por isso vemos aqui digamos um período da ira de Deus e da ira do cordeiro.

E então irmão o que acontece depois? Vamos saltar brevemente e voltaremos a AP 7 que está inserido no meio da história e adicionar umas coisas que estão a acontecer ou que vão acontecer em paralelo e antes vamos ver isso daqui a pouco vejamos qual é o próximo selo porque os sinais celestes são o 6º selo e agora vamos ver o 7º selo que se vê aqui em AP 8:1-2: “quando o cordeiro abriu o sétimo selo ouve silêncio no céu cerca de meia hora, isto é, como se fosse um período de pausa e então vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus e lhes foram dadas as 7 trombetas”.

E por isso aqui, o 7º e último selo de AP contém 7 trombetas mas o ponto que estou a sublinhar aqui é que as trombetas simbolizam do Da das Trombetas e este dia é um dia santo no meio dos dias santos, sim, porque há 7 dias santos e há 3 festivais que já vieram e 3 festivais que ainda vão prosseguir depois mas o Dia das Trombetas é o quarto no meio destes sete.

Por isso o Da das Trombetas é, digamos assim, um pivô e eixo que a partir daqui as coisas vão mudar.

E por isso queremos ver aqui neste momento que as trombetas vão começar porque representam a ira do Senhor, e neste momento que acabamos com os sinais celestes o que é que acontece?

Vamos ver alguns pontos aqui:

1º LV 23:24: “fala aos filhos de Israel dizendo: no 7º mês ao primeiro do mês tereis descanso solene, memorial, consumidos de trombetas, santa convocação”; descanso em hebreu é Sabatone, um Sábado solene; e por isso temos aqui um dia importante, sábado solene e que representa o Sábado a vir como ex. em HB há um Sábado a vir que representa este descanso quando Jesus Cristo vier ser a paz na terra, isto é, o Sábado vindouro.

Vejam também o que está acontecer aqui hoje em dia e se vê aqui em JR 4 começando a ler do v. 1 e aqui está uma palavra importante e pequena que diz SE e é uma palavra muito importante, CONDICIONAL, SE, se te arrependeres e queridos irmãos nós estamos a nos arrepender? O mundo a nossa volta ah fala muito de coisas bonitas, óh Jesus nos ama, óh é tão bom, óh quanta bondade de Jesus mas as pessoas não se ARREPENDEM!!

Falam palavras bonitinhas mas continuam a fazer a mesma coisa por isso diz: “se voltares, óh Israel, diz o Senhor, volta para Mim e arrepende-te, se removeres as tuas abominações diante de Mim não mais andarás vagueando”.

E no v. 4: “circundai por vós o vosso coração, para que o meu furor não saia como fogo e arda!”; mas infelizmente o mundo hoje em dia não está a se arrepender, a Boa Nova do Reino de Deus está a ser pregada! E o que o mundo está a fazer? NADA!! Está na mesma!!

E por isso diz no v. 5: “anunciai em Judá, fazei ouvir em Jerusalém, tocai a trombeta na terra e gritai em voz alta dizendo: ajuntai-vos e entremos nas cidades fortificadas”.

V. 8: “cingi-vos depois de cilício e lamentai e uivai porque a ira ardente do Senhor não se desviou de nós”; e por que? Porque não nos ARREPENDEMOS!!

A nossa nação não está arrependida e continua com as mesmas poluições e sujeiras, imoralidades, continua!

E isto tem que acontecer a nós, a ira ardente do Senhor e por que? porque estamos a pregara boa nova e o mundo não tem interesse em nada! Tem os ouvidos fechados!

E depois vejam assim no v. 19: “ai meu coração, meu coração, eu me contorço com dores, óh, as paredes do meu coração se agitam, não posso calar-me porque ouves óh minha alma o som da trombeta e o alarido da guerra”.

Queridos irmãos bastam vocês abrirem os olhos e verem o que se passa, alarido de guerra mesmo esta semana vimos um grande desfile, armas militares, na China, queridos irmãos alarido de guerra.

 

E sim este alarido de guerra e estas trombetas embora sejam más notícias também são boas notícias porque representam quando Deus vai intervir para trazer paz a terra e em paralelo vai preparar um povo físico para serem os líderes físicos do mundo do amanhã.

Leiam comigo em JL 2:30-31: “mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, fogo e colunas de fumaça, o sol se converterá em trevas e a lua em sangue”; queridos estes são os sinais celestes que acabamos de ler em AP que é o 6º selo.

“e isso vem antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”; que é o 7º selo simbolizado pelo Dia das Trombetas.

Queridos irmãos vocês acham que Deus vai trazer castigo a terra e quando isto acontecer vai castigar os seus filhos ao mesmo tempo que castiga o mundo pecaminoso?

Ou Deus vai ter a capacidade de proteção dos seus filhos, aqueles que estão arrependidos, terá a capacidade de os proteger para não sofrerem? Deus é grande demais ou não?

Como lemos em MT 24:22 a não ser que aqueles dias sejam abreviados, nenhuma carne, nenhum ser humano seria salvo mas para a proteção daqueles que são eleitos e chamados aqueles dias serão abreviados! Isto é, os dias da grande tribulação que é por 3 anos e meio serão abreviados.

E então continuemos a ler aqui em JL 2:32: “e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor”; isto é, todo aquele que se arrepender, O invocar por arrependimento como lemos nos vs. 12-13 do mesmo livro diz assim: “convertei-vos (JL 12:2) a Mim de todo o vosso coração e rasgai o vosso coração e não as vossas vestes, convertei-vos”; isto é, invocar o nome do Senhor através da conversão e do arrependimento e através de mudar a nossa vida”

“e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo porque no monte de Sião e em Jerusalém haverá livramento como o Senhor prometeu e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor os chamar”.

Queridos irmãos vai haver uma oportunidade de as pessoas serem salvas das coisas terríveis que vão acontecer, protegidas fisicamente; sim, durante o período da grande tribulação várias pessoas vão sofrer, algumas ou muitas vão morrer mas ao fim deste período de 2 anos e meio de tribulação que é de 3 anos e meio mas é abrevada por 1 ano e Deus diz: chega, basta, e esse período da grande tribulação continua mas a potência  e a força desta vai ser arrefecida e limitada porque Deus está a intervir e proteger os seus servos.

Vejam aqui em SF 1:14-16: “está perto o grande dia do Senhor, está perto e muito se apressa, atenção: o dia do Senhor é amargo e nele clama até o homem poderoso; aquele dia é dia de indignação, de angústia e alvoroço e desolação, da de escuridade e negrume, dia de nuvens e densas trevas, dia de trombetas e de rebate contra as cidades fortes e contra as torres altas”.

Queridos irmãos o dia do Senhor está perto e é esse o dia do cordeiro, e esse é o dia das trombetas que simboliza este significado das trombetas.

Continuemos a ler em SF 2 e vamos começar a ler dos vs. 1-2: “concentra-te e examina-te”; irmãos concentrem-se e em vez de estarem divididos comecem a juntar.

“óh nação que não tens pudor, antes que saia o decreto pois o dia se vai como a palha, antes quem venha sobre ti o furor da ira do Senhor”; irmãos parem as vossas arrogâncias e de serem separados, submetam-se ao Senhor, aos caminhos de Jesus Cristo porque se não virá sobre ti a ira do Senhor e por isso sim, concentra-te, domina-te, arrepende-te, muda, antes que venha sobre ti o grande dia da ira do Senhor.

Antes que venha o 7º selo simbolizado pelo Dia das Trombetas e no v. 3 diz assim: “buscai o Senhor, vós os mansos da terra”; aqui estas pessoas que vão passar através da grande tribulação e que tiveram e viram estes desastres enormes neste período da GT por estes 2 anos e meio que agora foi abreviado por 1 ano embora a tribulação vai continuar mas o seu poder vai ser limitado.

Estas pessoas vão se tornar mansas e humildes e vão se arrepender, haverão mutas que se vão arrepender: “vós os mansos da terra que buscais o Meu juízo e Minha justiça, buscai a mansidão”.

Assim um povo humilde e manso vai existir nesse período mas hoje em dia não pois o povo hoje é arrogante e se de fato trabalhares nesta unidade, parares esta arrogância absurda deste mundo, se buscares esta verdadeira mansidão e humildade, por ventura, talvez, lograreis esconder-vos, isto é, terás sucesso a ser escondido e por isso queridos irmãos precisamos de ser mansos e de nos arrepender nesta vida e precisamos de mudar a nossa maneira de ser mas vai haver pessoas no período da GT que vão se arrepender neste mundo e nesse período.

E por isso irmãos esta obra não é vão, parece em vão, parece que ninguém está a ouvir hoje em dia mas um dia vão ouvir e um dia vão se lembrar que deviam de ter se arrependido e que esta boa nova do Reino de Deus foi pregada e por isso queridos irmãos ajudem esta obra a ser feita porque tem que haver um arrependimento e se não agora pelo ao menos durante a GT.

Por isso estávamos a ler no v. 3: “porventura podereis esconder-vos do dia da ira do Senhor?”

Queridos irmãos durante este período em paralelo as 2 testemunhas vão estar a pregar desde o início da Grande Tribulação as 2 testemunhas vão estar a pregar e por isso vão ter um conhecimento bem claro de quem são os verdadeiros servos de Deus.

Não vai haver desculpas e irmãos Deus é sempre misericordioso e vai haver a graça de Deus vejam quando Salomão depois de dedicar o templo em 2 CR 7:14: “Se o Meu povo que se chama pelo Meu Nome se humilhar e se Me buscar; vai querer aprender e ter esta atitude mansa e de quietude e se converter, mudar dos seus maus caminhos então Eu, Deus, ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a terra”.

Deus é sempre misericordioso, irmãos e vejam aqui também continuando acerca deste ponto, misericórdia, em IS 49:8: “diz ainda o Senhor: no tempo aceitável Eu Te ouvi e Te socorri, no dia da salvação Te guardarei e Te farei um mediador da aliança”; ou seja, Deus diz que nos vai socorrer e vai intervir por nós.

“para lhe restaurares a terra e repartires as herdades assoladas”; sim, por que as pessoas vão ser protegidas? Porque vão ser os pioneiros no mundo do amanhã para restaurarem a terra e serem seres físicos para esse trabalho de restauração.

Continuem a ler: “para dizeres aos presos, que presos? Presos que estão na GT, sai, e aos que estão em trevas, aparecei, eles pastarão em todos os altos caminhos e desnudos terão o seu pasto, não terão fome e nem sede a calma nem o sol os afligirá porque o que Deles Se compadece os guiará e os conduzirá aos mananciais das águas”.

Queridos aqui está uma promessa que os prisioneiros da GT vão ser protegidos e depois vão ter esta responsabilidade de povoar a terra no v. 11: “transformarei todos os meus montes, caminhos e minhas veredas serão alteadas e eis que eles virão de longe e es que aqueles do Norte e do Ocidente e aqueles outros da terra de Sinim cantai ao céu e alegra-te ó terra e vós montes cantai”; porque este é um momento de alegria.

As pessoas vão voltar e é o que nós chamamos o segundo êxodo, vão voltar de onde estão depois da GT para restaurar a terra e são pessoas físicas e seres humanos físicos; sim, a vinda de Cristo vai haver ressurreição e aqueles cristãos que Deus decide serão transformados em seres espirituais e para reinarem sobre a terra mas continuarão a existir seres humanos na terra e vai haver um grupo de pessoas, um povo manso e humilde, que Deus vai deixar para restaurar a terra.

E esses pioneiros e povo vão ter filhos e netos e bisnetos no mundo do amanhã e num mundo de paz e por isso continuando vamos ler aqui em SF onde estávamos a pouco em SF 3:8: “esperai-me, pois, a estes prisioneiros quando estiverem na GT quando houverem os sinais celestes que agora diz Deus:  vou intervir; “esperem-me diz o Senhor quando Eu Me levantar para o despojo, para esta vingança do Senhor porque a minha resolução é juntar as nações e congregar os reinos para fazer sobre eles cair a minha maldição e todo o furor da minha ira”.

Sim, vai juntar estes povos para neles cair a Sua ira.

“então darei lábios puros, isto é, no mundo do amanhã, uma linguagem pura aos povos para que todos invoquem o nome do Senhor e sirvam de comum acordo de além dos rios da Etiópia, os meus adoradores que constituí a filha da minha predileção e me trarão sacrifícios”.

Queridos irmãos se vão reunir e veja no v. 12: “mas deixarei no meio de ti um povo modesto e humilde e que confia no nome do Senhor”; um povo manso e humilde.

Irmãos Deus vai deixar este povo que vai sair da GT e se arrependeu durante o período dela, a GT, vão ser mansos e humildes e preparados para serem os pioneiros no mundo do amanhã.

Ora irmãos isto é uma grande esperança como diz no v. 19: “eis que naquele tempo procederei contra todos que te afligem e salvarei os que coxeiam e recolherei os que foram expulsos e farei deles um louvor e o nome em toda a terra em que sofrem ignomínia, e naquele tempo os farei voltar e os recolherei e juntamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra quando Eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos diz o Senhor”.

Porque estes seres físicos vão ter a oportunidade de viver no mundo vindouro de paz e de alegria e por isso é que a GT é abreviada para proteger este povo e que possa a existir e continuar mas os outros como diz aqui é ajuntar as nações, congregar os reinos e para eles cair a minha maldição e todo o meu furor.

Mas os servos de Deus serão protegidos e os outros vão ser castigados e este é o Da da Ira do Senhor.

E estamos a entender isto? Vou repetir para que estejamos a ver isto plenamente.

A Grande Tribulação vai ser abreviada por um ano porque Deus diz: chega e isso é o 6º selo com os sinais celestes, AP 6:12-13, e antes do dia do Senhor como lemos em JL 2:30-31 e esse dia do Senhor como também é descrito em AP 6:17.

Então as trombetas e seu simbolismo, o 7º selo, é iniciado por um período de 1 ano como lemos em AP 8:1-2 e aqueles que se arrependeram durante o período da tribulação e que ainda estão vivos quando chegam estes sinais celestes, período que Deus abreviou durante a GT e Deus diz: chega e Eu agora vou proteger os meus servos porque vou castigar o mundo mas antes vou proteger meus servos para eles não sofrerem morte e não serem afetados.

Vejam aqui em IS 49 vamos ler de novo para entendermos bem no v. 10 diz assim: “não terão fome nem sede a calma nem o sol os afligirá porque o que deles se compadece os guiará e os conduzirá aos mananciais das águas””; eles vão ser protegidos.

E estes são os arrependidos e eles vão ser protegidos e agora mantenham uma marca aí em IS 49 e vamos então a ver e continuar com a nossa leitura no livro de AP 8: “quando o cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora, houve uma pausa e por que uma pausa? De certeza não sabemos mas uma possibilidade seria para fazer o que está descrito em AP 7 porque diz assim: “depois disto vi os 4 anjos em pé nos 4 cantos da terra que são os primeiros 4 anjos das trombetas que vão fazer o vento daquelas 4 primeiras trombetas conservando-se seguro os 4 ventos da terra para que nenhum vento soprasse”.

Vai haver assim esta pausa, esta espera.

“nem sobre a terra e nem sobre o mar e nem sobre árvore alguma, vi outro anjo que subia da nascente do sol tendo o selo do Deus vivo e clamou em grande voz aos 4 anjos, aqueles aos quais foram dados fazer dano a terra e ao mar dizendo: não danificais nem a terra, nem o mar, nem as árvores até selarmos na fronte os servos de Deus”.

então, se vê aqui a razão para esta pausa, antes de haver este castigo vai haver uma calma para dar tempo de selar os servos de Deus e dar a eles um selo para os proteger milagrosamente de como não sabemos mas os vai proteger.

E aqui vemos dois grupos: o primeiro se vê aqui no v. 4-8: “que vi o número dos que foram selados, 144.000, dos israelitas” e o segundo grupo que está no v. 9 adiante está aqui a dizer: “depois destas coisas vi uma grande multidão que ninguém podia enumerar de todas as outras nações”.

Por isso dos israelitas vemos aqui uma quantidade definida e das outras nações, os gentios, vemos uma grande multidão de pessoas que não se podia enumerar.

Vemos aqui 2 grupos que serão selados, um dos israelitas, físicos e outro físico dos gentios e quem é que são estes?

Veja aqui nos vs. 13-14: “um dos anciões tomou a palavra dizendo: estes que se vestem de vestiduras brancas, quem são e de onde vieram? E respondi-lhe: Meu Senhor tu o sabes e então Me disse; são estes os que vem da Grande Tribulação”; são as pessoas que vem e passaram pela GT e se arrependeram e se voltaram a Cristo e foram humildes, e mansos, sim, ou estão hoje em dia a ouvir a boa nova do reino de Deus mas não estão a fazer nada! Continuam na mesma!

Mas quando a GT acontecer irmãos as pessoas vão dizer: devia ter ouvido porque estava certo e vão se arrepender.

E continuando a ler aqui no v. 14: “respondi Eu: são estes os que vem da Grande Tribulação; lavaram as suas vestiduras e as alvejaram  no sangue do cordeiro”; deixem aí brevemente uma marca aí também, temos uma marca em IS e agora em AP e vamos ver  brevemente HB 10:19-20 falando acerca de nós hoje em dia: “tende pois irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus”; você e eu podemos hoje  nas nossas orações e quando oramos entrar no Santíssimo pelo sangue de Jesus porque somos lavados e limpos e perdoados pelo sangue de Jesus e por isso temos um novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pelo sofrimento e pelo que Ele fez e sofreu por nós e que o véu foi rasgado e agora temos acesso deste novo e vivo caminho ao céu nas nossas orações quando oramos pelo sangue de Jesus.

Queridos irmãos é a mesma coisa que estamos a ler em AP 7 que estas pessoas que se arrependeram como nós e que estão lavadas pelo sangue de Cristo e tem aceso neste novo e vivo caminho ao trono de Deus.

Queridos irmãos é a mesma coisa e por isso continuamos a ler no v. 16: “jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol e o ardor e dor física algum pois o cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes das águas da vida”.

Queridos irmãos estão a ver quando lemos estes dois versículos são praticamente idênticos ao que acabamos de ler em IS 49:10? pois diz: não terão fome nem sede e a calma nem o sol os afligirá porque deles se compadece, que é Jesus Cristo, os guiará e os conduzirá aos mananciais das águas.

E como é semelhante a AP que diz: jamais terão fome e nunca mas terão sede e não cairá sobre eles o sol nem ardor nenhum pois o cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida.

Como lemos em IS 49 estes representam as pessoas que vão ser protegidas e que saem da GT e serão os pioneiros, a maioria deles e alguns deles sejam talvez a vinda de Cristo transformados imediatamente para seres espirituais mas uma grande parte deles anda tem que se desenvolver e provar a fidelidade durante bastante tempo, isto é, parte do crescimento  cristão e da santificação do Espírito e vão ter que desenvolver isso mas essas pessoas vão ser pessoas físicas no mundo do amanhã e por isso diz: mas Eu deixarei um povo manso e humilde como lemos em SF 3:12.

Estes serão protegidos no da do Senhor para serem os pioneiros no mundo do amanhã e esta é uma grande esperança e depois temos o significado do resto das trombetas que abordarei isso tudo no próximo sermão.

Por isso queridos irmãos temos aqui uma grande esperança pois se vivemos num mundo triste, muito triste, mas queridos Deus vai atuar, vai salvar este mundo mas aqueles rebeldes os vão juntar e castigar e esse é o castigo das 7 trombetas os que não se arrependem mas aqueles que já se arrependeram durante a tribulação Deus os vai selar e proteger para não serem castigados durante a ira do Senhor.

E por isso irmãos que belo plano de salvação nós temos e que bela esperança nós temos queridos irmãos pela vinda de Cristo porque sim nós os cristãos hoje em dia estamos a vencer e sermos santificados e estamos a vencer as fraquezas da carne e estamos a ser preparados para reinar e vamos ser transformados para seres espirituais à vinda de Cristo mas aqueles que vão se arrepender durante a GT mas que ainda não tiveram tempo de se aperfeiçoarem e se santificarem vão ser os pioneiros físicos n o mundo do amanhã.

E por isso lemos em AP 22:20 uma grande beleza de escritura que diz assim: “certamente venho sem demora”, Jesus Cristo está a dizer, e por isso nós dizemos: VEM, VEM, SENHOR JESUS.