This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Crizes e irmãos, todos nós queremos o melhor ou bem para os nossos filhos. O dia para o dia, nos todos queremos o melhor para os nossos filhos e para os netinhos. Qual pai é que não quer o bem para o filho? Qual pai? Eu vou ser jovens, talvez não entendam. Mas um dia vão entender quando vão ter o veló de vossos próximo bebê. Aquele bebézinho sai. Tão lindo. Temos tanto carinho por aquele bebé. E o educamos e treinamos. Só queremos e só sacrificamos para o bem do bebé. É a intenção dos pais e dos avós o desejo para o bem dos nossos filhos e dos nossos filhos. E por isso, a mãe destes dois irmãos se aproximou a Jesus Cristo, porque ela criou bem para os filhos. Mateus 20, capítulo 20, Mateus 20. Esta mãe, a mãe de Tiago e João, só criou melhor para os filhos de Deus dela. Mateus 20, capítulo 20. E disse assim, então se chegou a ela, a mulher de Zé Badeu, com seus filhos. Mateus 30, Tiago e João, e adorando Jesus Cristo, pediu-lhe um favor. E qual foi o favor? Vocês podem ler. 5. Os meus filhos, um se senta à sua direita e outro se senta à sua direita à esquerda. Criam melhor para os filhos.
E depois Jesus Cristo explicou, óbvio, o que estás a pedir. Diz assim, não sabes o que estás a pedir.
Tu não sabes o tamanho do governo e da responsabilidade.
E a maneira de liderar para estar numa posição aí, tu não entendo o que estás a pedir. Ele não criticou a mãe para desejar o bem pelos filhos.
Mas disse tu não sabes o que estás a pedir. Ele disse, não sei o que estás a pedir. Porque eles não entendem a posição da liderança que era. Eles não concebem um pouco da posição que estava a pedir. E eles não entendem o que foi meantado por lidar com o que queres. Não entendem a posição da liderança que Jesus Cristo estava a oferecer a nós e a eles. E não entendem a maneira de liderar como Cristo quer que nós lidaremos.
Ora, nem todos nós podemos ser a presidente ou presidente do Brasil.
Sim, imagino-se, todos fossemos presidenta do Brasil, nem todos podemos ser.
Mas todos podemos ser um líder servidor.
Todos podemos ser um líder servidor.
Nós não podemos tudo ser a presidente do Brasil, mas nós todos podemos ser uma líder servida. Nós todos podemos ser uma líder servida.
Você pode ser um líder servidor.
E sim, de facto, não só pode ser, mas deve ser servidor como Cristo serve. Não só pode ser um líder servidor, mas você deve ser um servidor como Cristo serve.
Todos temos que servir como Cristo serve. Eu não disse como Cristo serve, mas eu disse como Cristo serve hoje. Ele é um servidor. Ele é um servidor.
Ele é um servidor.
Ele é um servidor. Ele disse como Cristo serve hoje.
Ele é um servidor.
Ele serve você e eu como um príncipe.
Ele serve nós. Ele não precisa de você ou de eu ser salvo. Ele não precisa de você e de eu ser salvo. Ele quer que você seja salvo. Ele quer que você seja salvo. Ele quer que eu seja salvo. E por isso ele está a trabalhar consigo e comigo. E, por isso, ele está a trabalhar com você e com eu no teu coração e no teu mente. Ele está a trabalhar no teu coração e no teu mente. Ele está a trabalhar com o seu coração e com o seu coração.
Agradeço ao sermãozinho que abordou uma ideia do que eu vou falar. Foi muito bom, agradeço. E, por isso, hoje, quero falar acerca do que é a verdadeira lindarança perante os olhos de Deus. Vejam aqui, no versículo 25, é Mateus 20, diz assim. Mateus 20, versículo 25, diz assim. Então Jesus, chamando-os, disse, Matthew 20, 25. Saber estes governantes dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Os governantes são dominadores e exercem autoridade. Sim, embora tenham-os uma decomunicacia, mas quando eles estão no governo, eles dizem o que vamos fazer e exercem autoridade.
Mas não é assim entre vós. Pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós será a que vos sirva. E quem quiser ser o primeiro entre vós será o vosso servo. Precisamos de ser serventes como Cristo serve. Queridos irmãos, o elemento chave da liderança servidora é uma motivação interna do coração. O elemento chave da liderança servidora é uma motivação interna do coração. O elemento chave da liderança servidora é uma motivação interna do coração. Então, para falarmos acerca do que é, a verdadeira liderança nos olhos de Deus, hoje vou cobrir três pontos. Três pontos hoje.
Fora-se a força para entender melhor o que é a verdadeira liderança servidora no o olho de Deus. Hoje vou acabar três pontos. Primeiro, o que é que a palavra de Deus diz acerca do coração? O que é que a palavra de Deus diz acerca do coração? Segundo, como é que aprendemos a liderança servidora? Isto é, como podemos crescer e ter um coração do líder servidor como Jesus Cristo? O segundo ponto é, como aprendemos a liderança servidora? Em outros senhores, como podemos crescer em liderança com um coração servido como Cristo? Como é que aprendemos a liderança com um coração servido como Jesus Cristo?
Como é que aprendemos a liderança com um coração servidor como Cristo? É o segundo ponto do meu sermão. E o terceiro ponto, o que significa em termos práticos de que tu e eu podemos fazer hoje para servir como Cristo? O que significa em termos práticos de que você e eu podemos fazer hoje? Para servir como Cristo serve. Então, uma vez mais, mas de três coisas. A Bíblia diz a certo do coração como podemos aprender a ser um servidor com o coração correto e o que é servir como Cristo do coração? Os três pontos.
O que a Bíblia diz sobre o coração? Como podemos aprender a liderança? Serviões lideranças como Cristo? E o que significa literalmente servir como Cristo? Então, esses três pontos. Para vos ajudar um pouco melhor a entender o que eu estou a dizer, para ajudar você a ver e entender o que estou dizendo, vou dar ou explicar como é que o coração serve o trabalho fisicamente. Para ajudar você a entender o que eu estou a explicar para vocês hoje, espiritualmente, vou explicar o físico, como o coração e o cervejo funcionam juntos.
Sim, vou explicar o físico como o cérebro e o coração trabalham em conjunto para entenderem o significado espiritual do coração e da mente. O estudo do coração é um estudo fascinante. O estudo sobre o coração é um estudo fascinante. Eu estudei um pouco ao coração porque alguém me recomendou ler um livro chamado Heart Math. Acho que é bem interessante, um livro científico, mas, em sumário, o que diz é o seguinte. O coração tem uma parte no coração que é como se fosse uma matéria, mesmo uma matéria física que o cérebro tem.
Mesmo uma matéria, tem uma certa matéria no coração que é como se tivesse a sua própria inteligência. O coração tem um método físico que é como se fosse o cérebro, o mesmo qual o coração pode pensar. Em essência, diz-se se você tem dois corpos. É como se você tivesse dois mentes. Uma que é o coração e o outro é a mente. E uma fala com o outro.
Como é isso possível? Como é que fala um com o outro? O coração fala com o cérebro da seguinte maneira. Primeiro, pelo sistema nervoso. O coração fala com o cérebro da forma de uma metade neurológica, da nervos.
Por exemplo, se você está nervoso, o que está com o seu coração? Se não faz, mais rápido. E então comunica com o cérebro pelo sistema nervoso.
Segundo, o coração comunica com o cérebro pelo biofísica. Isto é pelo sistema físico da Horten Communicative to Brain, para o biofísico. Por exemplo, você tem ondas do coração. Eles estudam ondas do coração. Uma das ondas do coração que nós sabemos é, por exemplo, a pressão arterial. Para estar alta, para estar baixa. Você pode ter pressão arterial alta, porque está nervoso, tem uma certa ansiedade. E então isso sobe a pressão arterial. Você pode ter uma pressão arterial alta, porque está com muitas dores. E o coração puxa mais com mais força para eliminar esses dores. E há outras possações do coração que você e eu nem sabemos, mas ponhem estas coisas no coração para ver o seu coração, e veem estas coisas todas... E vocês nem reparam, mas há várias ondas. E eles veem que, conforme várias situações, estas ondas mudam. E por isso, esse batimento cardíaco é sentido pelo cérebro, e o cérebro sabe interpretar esse batimento cardíaco, e por isso entende as mensagens do coração. O cérebro recebe essas ondas de pressão e luta, e interpreta o que o coração está dizendo no cérebro. Eles comuniquem um ano a um, um a nada. Por isso, o coração comunica com o cérebro, como diz, pelos nervos e fisicamente. Mas também comunica com o cérebro químicamente, com a bioquímica, com a química. Por exemplo, com as hormonas e com os neurotransmistores químicos. A Hortel se comunica com o cérebro químicamente, com a bioquímica, entre os romas e neurotransmitas. E, finalmente, o coração comunica com o cérebro, por energia eletromagnética. O coração imite eletromagnetismo. E eles podem sentir um campo eletrônimo, a volta do seu corpo, que vem no seu coração. Por isso é que os nervos dizem, não é bom ter o telé-móvel aqui ao pé do coração, porque essas frequências do telé-móvel afetam o coração. Mas o maior campo eletromagnético do corpo humano é a volta do coração. Isso é uma prova científica. O maior campo eletromagnético do corpo é a volta do coração.
Por isso vimos, fisicamente, que o coração comunica com o cérebro, de várias maneiras. Vários métodos. Um princípio físico.
Mas o físico é um exemplo do espiritual. Mas o físico é um exemplo do espírito. E espiritualmente, o coração comunica com a mente. E por isso há um arrastamento, digamos assim, entre a mente e o coração.
Há um arrastamento, um certo sincronismo, trabalham um com o outro, porque estão juntos. E por isso há certas ondas cerebrais, que são medidas por o que eles chamam um EEG, que chamam uma eletroencefalografia. E essas ondas cerebrais estão sincronizadas, ou podem estar sincronizadas, com as ondas do coração, que também fazem umes medidas no coração. E quando essas as tuas estão em perfeito sincronismo, o corpo está mais saudável.
Ora, o que é que isso tem a ver com o espiritual? O que é que isso tem a ver com o espiritual? É que a Bíblia não só fala da mente, mas fala do coração.
Muitas vezes, quando lemos a mente e o coração, pensamos que é a mesma coisa, mas não é! O meu cérebro e o meu coração são dois órgãos diferentes.
O espiritual também, a mente e o coração espiritualmente, também são duas capacidades espirituais em nós.
E quando nós lemos isso na Bíblia, nunca reparamos e tomamos atenção em isso. E julgamos que é a mesma coisa.
Vejam em Salmos 26, 2.
A mente e o coração são duas entidades diferentes falando espiritualmente.
Precisamos entender que são duas coisas diferentes.
Se não entendemos isso, podemos ter uns erros muito grandes. Se não entendemos isso, podemos ter uns grandes erros. Nós podemos ter uns grandes erros.
Vou explicar para vocês os grandes erros que podemos ter.
São duas coisas diferentes? Tece, meu coração e minha mente. T� coisas diferentes, não é o mesmo?
O nosso coração, a nossa intenção, a nossa motivação está correta e os nossos pensamentos estão corretos. São duas coisas diferentes. E a Bíblia diz claramente que são duas coisas diferentes e a motivação do coração está correta. A nossa opinião está correta, mas tudo deve ser certo.
Não apenas um.
Ver outro exemplo. Jeramías 17, versículo 10. Outro exemplo. Jeremiah 17, versetema. Crisis e irmãos, só estou a mostrar alguns exemplos, o que a Bíblia diz acerca do coração. Mas agora, quando vocês estudarem, a Bíblia vai reparar isso mais frequentemente, porque a Bíblia está repleta disto. Mas geralmente lém e nem repararam. A Bíblia está completa de esses exemplos separando o coração e a mente, e vocês não podem ver isso, e isso foi a mesma coisa, mas é realmente duas coisas diferentes.
Jeramías 17, versículo 10. E, por isso, você vai ver mais vezes isso quando você estudar a Bíblia, e você vai dar atenção a isso agora. Isso assim, versículo 10. Eu, Sr. Escobar, o coração, eu, Escobar, o coração, e provo os pensamentos. E eu provo os pensamentos.
Ventes são duas coisas diferentes. Vocês podem ver que são duas coisas diferentes.
Isto para dar a cada um segundo seu proceder, segundo o fruto que as suas ações.
Ora, infelizmente, infelizmente, o coração é enganoso. Vejam no versículo 9. Read in verse 9. Unfortunately, the heart is deceitful. Enganoso é o coração mais de todas as coisas e desesperadamente corrupto. Quem o conhecerá. Queridos irmãos, entende, entende que o coração, agora, põe o teu nome aí. Entende que o coração dele e o teu nome, por exemplo, do Jorge, do Pedro, do Francisco, do João, seja quem for, põe o nome e diz assim, enganoso é o coração do Jorge.
Queridos irmãos, eu não estou a pôr nomes para dizer mal que ninguém. Não é intenção dizer isso. Eu sou tegramente a dar um exemplo. Precisamos de analisar a nós próprios e ver o nosso coração da maneira natural que Deus nos criou, é enganoso. E nós temos que circuncidar o coração.
O Cábib Le diz circuncidar o coração. A palavra diz circuncidar o coração. Não diz circuncidar o cérebro. Diz circuncidar o coração. Porque o coração é enganoso. Quando o coração é enganoso, engana a mente e a mente pois pensa de maneira errada. Diz que o coração é desfileado, desfileado, desfileado e desfileado.
E se percebe o processo de pensar. É por isso que diz circuncidar o coração e não o cérebro. Não diz circuncidar o cérebro, mas diz circuncidar o coração. Por isso é importante entendermos este ponto. Vocês lembram-se da história, não vou ver aí na Bíblia agora, vocês podem estudar e ver. Mas lembra-se da história do Samuel, quando foi a casa de Jesse a procurar para um rei, porque Deus tinha decretado que um rei está a Uld, não seria rei por mais tempo, e estava a procura de um rei da família de Jesse.
E o profeta Samuel disse, ah deve ser este. E Deus disse, não, não é este. Ah deve ser aquele? Não, não é ele. Eu estou a perguntar, mas Jesse não tem mais filhos? Ah tem um da ali no campo ali, com as ovelhas. Chamam. Por que? O que que Deus disse? O que que Deus disse ao Samuel? Quando ele diz, ganhe o rei que está a Uld, olhando para as piscinas e as cústias, e tudo isso.
O que que Deus disse ao Samuel? Lembre-se? Diz, porque eu olho para o que? Para o coração. Eu olho para o coração. E não é como um homem que olha para a obstetura, como a pessoa fala, como a pessoa inteligente, sabe falar bem, é muito esperto, sabe a Bíblia toda, sabe todos os versículos aqui da Bíblia, sabe convencer as pessoas muito bem, tem tudo muito direitinho, está na Igreja de Deus, sabe tudo, tudo, tudo, tudo, perfeitinho, sabe tudo exatamente. Mas o coração está errado. Por isso, saber a Bíblia toda, saber os versículos todos, saber isso tudo perfeitamente, ser um intelectual grande da Bíblia, de estude e dizer às outras pessoas o que devem fazer, o que não devem fazer, não tem perfeito nenhum, se o coração não está certo.
O problema é, tu ves o coração daquela pessoa? Você pode ver a pessoa's heart? Não. Só Deus vê e só Deus sabe. Deus vê o coração. Vocês lembram-se da lei onde diz assim, Amarás o Senhor, nós deus, é o único Senhor. Amarás pois o Senhor Teu Deus de todo o Teu que.
Amarás o Senhor de todo o Teu que. Você quer o Senhor de todo o Teu coração. De todo o Teu coração. Amarás todo o coração. De todo o Teu alma, de todo o Teu vida e de todo o Teu poder. E estes palavras que hoje Teu Orbano estarão no Teu coração.
Não é naturalmente no Teu coração. Isto é deutrônimo 6, versículo 4 a 6, Deutrônimo 6, foto 6, não tem que ir ver lá, mas escrevam que é para estudarem quando estiverem em tempo. Em Deutrônimo 10, 16, também não precisam de ver, mas sabem, diz assim, circuncisem o coração. Isto no antigo testamento já dizia, circuncisem o coração. Vocês lembram-se de Jeramias 31, versículo 33, a falar do novo Concepto, que diz assim, Isto é o Concepto que farei com a Casa de Israel. Depois daqueles dias, diz o Senhor, porei a minha lei no seu interior e a escreverei em quê?
Escreverei a lei de Deus em quê? Escreverei a lei de Deus no seu coração. E eu serei o Seu Deus e o Serão meu povo. Jesus Cristo disse, ah, vocês têm estes oros todos, estas coisas todas, esta riqueza, queia-se tudo. Viz assim, vocês juntem tesouros a um. Não juntem tesouros na terra, onde atrassem e ferrugem, consomem, onde os ladrões minam e roubam, porque onde estiver o vosso tesouro, aí também estará o vosso quê?
Coração. Aí estará o vosso coração. Quando os líderes judáricos, os fariseus e os outros foram as do Cristo, e os líderes, os líderes juízes, os líderes de around Christ, ele disse, ele não tem nada a ver com o Senhor, mas ele tem um Deus. E ele disse, ele tem um Deus, e ele tem um Deus, e ele tem um Deus. Os fariseus e os outros foram as do Cristo, quando os líderes, os líderes juízes, eram ao Cristo, ele disse, ele tem hipócritos, hipocritos. Bem profetizoso, ele diz, em anos, a vossa respeito, ele dizem, este povo, oram com os ladrões, mas o Senhor, ele diz, hipocritos, esse povo, honra-me, ele diz, mas eles, o quê?
O seu o quê? O seu coração está longe de mim. O seu coração está longe de mim. O seu coração está longe de mim. Queridos irmãos, onde está o teu coração? Dia-bradre, onde está o teu coração? Um um estalte ao coração. Temos que circuncisar o nosso coração. Vejam o fachavô Romano 6,7. Romano 6,7. Romano 6,17. Romano 6,17. Romano 6,17. O seu coração está longe de mim. Vamos começar o nosso coração. Romano 6,17. Diz.
Mas graças a Deus, por qual trora, escravos de pecado. Mas, Deus, por que em após o seu escravos de pecado? Antigamente, vocês eram escravos de pecado. Contudo, agora, veste ao obcecer de coração. Há forma de doutrina a que fostes em prego. Há forma de doutrina. Veste ao obcecer do coração à forma de doutrina.
Você pode ir de coração para o doutrina. A doutrina é intelectual. Não estou a dizer que é só o coração sem amêntio. Os dois trabalham juntos. A doutrina tem que ser certa. Não é só o coração sem amêntio. Eles têm que ser ambos. A doutrina tem que ser certa, porque a doutrina é da minha mente. Mas você deve ir do coração. A doutrina é o ensinamento que Deus nos dá, que é a doutrina. Mas tem que ser do coração. Ora. Quando o coração só excessiva, se a doutrina entende, se a doutrina entende, se a doutrina não é sem a dingueta, se a doutrina entende, se a DJG não tem horrendo e o Electíologo não munica a educação, se uma degrait standpoint worse que nour rear Daniel Haassmann, Se você só tem o coração sem o doctrina, o que você tem?
Temos evangelistas que estão aí no mundo, a dizerem, Ah, eu não é Cristo, eu amo a Cristo, é uma coração, mas não tem doutrina.
Diz aqui, ó, o ser de coração a forma de doutrina.
Você tem que desabrar o doctrina, mas do coração. Você tem que ter a balda. Você só tem o coração, você tem que ter uma evangelista que diz, Ah, eu amo Jesus, eu amo Jesus, e você vai fazendo e cantando, e cometer a doutrina e vivendo no mundo. Isso não é de Deus. Você tem que ter o verdadeiro doctrina, ter a doutrina correta, ou ser as leis de Deus, ou ser as leis todas de Deus, é doutrina correta, mas do coração.
Você tem que conquistar, só tem a mente, e não tem o coração.
E o que acontece se você não tem a mente e não tem o coração?
O que acontece se só tem a mente e não tem o coração? Se só tem a mente, por exemplo, tem a doutrina correta, sabe? Todas as leis de Deus diz a todas as pessoas que têm que obter as leis de Deus, mas se não tem o coração, diz, ah, aqueles que têm a doutrina e o coração, ah, estão a seguir, estão a ficar evangelistas. Então, ou diz, começam com questões acerca do calendário, começam com argumentos e questões acerca de disto e daquilo e doutrinas e amas, esta coisa aqui tem que observar o sábado desta maneira, não pode ajudar uma pessoa quando cai no chão, que os fariseus faziam, era tudo intelectual, não tinha o coração. É o que Jesus Cristo disse para vocês? Hippocritas! Porque o coração está longe, era tudo intelectual e por isso ficaram legalistas. A lei ficou uma legislação em vez de ser uma atitude do coração para amar, um princípio do predadeiro significado do coração. Temos que ter ambos.
Vejam em Romanos 10, versículo 9 a.T. Uma ou duas páginas um bocadinho mais à frente. One or two pages ahead, Romans 10, 9 a.T. Romanos 10, 9 a.T. Diz assim. Se contua boca com o Sárus, Jesus como Senhor, e em teu coração, creias que Deus o versitou dentro dos mortos, será salvo. Temos que acreditar em Cristo. Dentro do coração temos a motivação correta, e quando acreditamos que Deus os versitou, acreditamos em tudo o que Deus Jesus Cristo representa, e acreditamos o que Ele nos ensina, e por isso só o que semos, o que Ele nos diz para fazer. Isso é verdadeiramente acreditar nele, por querer nele. Do Ciclo 10. Porque com o coração se cria para a justiça. Com o coração se cria para a justiça. Como vimos, o sermãozinho hoje é a justiça, mas tem que ter o coração, porque com o coração se cria para a justiça. O coração é a uma de estar a conversão. A conversão é da coração. A conversão é da coração. É a coração que precisa ser circumcisa. A conversão verdadeira a conversão tem que ser uma matéria do coração. Infelizmente, tu e eu não vemos os corações. Unfortunadamente, o você e eu não podemos ver ninguém mais sorte. Não podemos ler o coração da outra pessoa, mas Deus pode. A gente não pode ler o coração da outra pessoa, mas o coração da outra pessoa pode. A gente não pode ler o coração da outra pessoa. Nós não podemos ler o coração da outra pessoa, mas Deus pode. Deus lê-lo. Para o Deus, ele rea os corações. E por causa disso, pode haver pessoas em qualquer congregação, seja nesta congregação ou qualquer outra congregação, congregação aqui ao lado, que tenham o coração e a mente correta. Só Deus é que veem os corações. Pode haver pessoas aqui, pode haver pessoas ali, pode haver pessoas em vários países e em várias congressoes, que tenham o ensinamento correto, estou a falar da Igreja de Deus, que tenham o ensinamento correto, conhecem as leis de Deus, tenham o ensinamento correto, tenham a mente correta, tenham a doutrina correta, e tenham o coração correto por entre Deus.
Por outro lado, também, pode haver pessoas aqui mesmo, nesta salinha, que tenham a doutrina correta, mas não têm o coração correto. Eu não sei. Eu não sei, mas Deus sabe. Mas, podes arrepender. Podes converter. Podes escudrinar o teu coração e pedir a Deus em oração para te ajudar a vim para o teu coração.
Podem ser pessoas, nesta pequena congregação, em qualquer outra congregação, no mundo, que não têm a mente e o coração correto por Deus.
Se o coração não é certo, pode arrepender. E pode circunciar o seu coração. E perguntar, preenar e perguntar para mudar seu coração. Simplesmente, por que estás debaixo, de que a Igreja de Deus é unida, não tem garantia que tem o coração certo.
Só porque você é no Certo de Deus, não tem garantia que você tem o coração correto. Sim, sabemos, vemos que tens o ensino correto, mas não quer dizer que o coração esteja certo. Só Deus sabe o coração. Não é garantia. Por isso, até mesmo quando a pessoa está batizada, o ministro pode fazer um erro, porque a pessoa diz uma coisa, mas uma pessoa não sabe o coração, e o ministro podia acreditar que a pessoa de facto estava arrependida. Eu não sou a pessoa que vou julgar. Se a pessoa diz que sim, está arrependida, se a pessoa demonstra por certos frutos, eu faço uma decisão baseada nos frutos e em que vejo. Mas Deus sabe o coração. É Deus que sabe o coração, não sou eu.
É Deus que está a trabalhar contigo comigo. It's God and the Lord. É Deus que está a trabalhar contigo comigo. It's God that knows the heart. God knows you, and God's working with you.
No mesmo livro do Romanos capítulo 5 versículo 5. Romanos 5-5. Romanos 5-5.
Romanos 5-5.
Diz assim. Ora, a esperança não confunde porque amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi ultrogado. The love of God is poured in our hearts. Deus é amor, God is love. O amor de Deus é o caninho de Deus para o bem dos outros. E o amor de Deus é derramado no nosso coração pelo Espírito Santo deus. O Espírito Santo vem para o nosso coração.
E o nosso coração comunica com a mente, e então temos estes pensamentos corretos por causa do coração e intenção do coração. A motivação está correta. Isso também liga, a garantia da vida eterna é o Espírito Santo, que está no nosso coração. Podem ler isso em 2 Coríntios capítulo 1, 21, 22. Não vou voltar, mas vou dar várias indicações. Diz assim Jesus Cristo, apinta no vosso coração, em infésis 3, 14 e 17.
Vem também que Deus próprio disse que é o rei da vida, que era um homem de acordo com o coração de Deus, em actos 13, 21, 22. Por isso vem que a palavra de Deus diz muito à certa decoração.
O coração é importante.
Precisamos de nos analisar o nosso coração.
Então, como é que aprendemos uma liderança servidora?
Aprendemos uma liderança servidora, em primeiro lugar, por exemplo, dos nossos pais. Porque os nossos pais estão sempre querendo servir para nós.
Os pais querem o nosso bem. Os nossos avós querem o nosso bem. Nós aprendemos uma liderança servida por nossos pais e nossos grandes pais, porque eles apenas amam-nos e eles apenas querem o melhor para nós. E escute-os, seu pai e sua mãe. Hoje é o teu pai, o teu mãe, o teu avô e o teu avó, porque só querem o teu bem.
Essa liderança dos teus pais é uma liderança de amor.
Nunca se esqueçam disso. Aprendemos a liderança servidora quando servimos.
Quando nós vamos em servi-mos, vocês podem servir, ou outra pessoa não precisam de um emblema. E o que é serve, e não precisa bebes.
Podem servir, não precisam de um emblema, não precisam de título. Você não precisa de um título, ou de um acúmulo.
Eu sou um tecno, e, por isso, eu me sinto. Não precisam de um título para servir. Podem servir, sem um título.
Deus olha o pacúriceu, não para o título. Deus olha o coração, não para o título, que você é tecno ou não.
Podem servir, sem um título, sem um emblema.
Também aprendemos liderança, servidora, quando somos um líder.
Um líder servidor.
Por que? Porque quando é um líder, pode ser um autocrata, um dormidor, mas pode ser um servidor também. Quando você é líder, você pode ser um... um digita, mas você pode ser um servidor.
E quando é um líder servidor, aprendes lições a servir as outras.
E, por outro lado, por outro lado, quando é um líder e é despromovido, aprendes lições também.
Quando você é líder e você está desmultado da posição de liderança, aprendes também lições grandes.
Leções importantes que Deus quer que aprendes. Porque, veem a história do rei David, foi importante e depois se colocaram lá embaixo como se não fosse rei, e estavam conseguindo. E então ele teve que aprender a ser um líder servidor em ambas as situações. Quando foi promovido e quando foi despromovido. Eu lembro-me, ah, lembra-me, quando eu trabalhei para a IBM, quando eu trabalhei para a IBM, fui promovido muitas vezes.
Eu era um gerente na África do Sul, sobre toda a secção de uma certa computadora, a volta de toda a África do Sul, tinha um negócio à minha responsabilidade, de vários bilhões de dólares, que era a minha responsabilidade, que era o gerente, diretor dessa secção da IBM, e depois, hoje em dia, fui despromovido, incorretamente, mas foi despromovido. E quando fui despromovido, pusero-me como uma pessoa, sem ninguém debaixo de mim, como se fosse uma pessoa, sem outra responsabilidade.
Lembro-me, nós, na IBM, tive uma posição mais alta do que na África do Sul.
Eu nunca disse mal da companhia, eu nunca disse mal da organização, mas aprendi lições de acer despromovidas, a lente, leis, transformi em demótido, porque eu ainda continuei a servir e continuei a dizer bem da companhia, a servir os clientes, e depois fui promovido de novo.
Mas aprendi.
Eu não venho aqui para a Maloca, porque quero uma promoção, quer ser uma pessoa importante, não. Venho aqui porque Deus me reviste através dos ministros da Igreja para servir a vocês. Um dia, quando a Igreja disser George, agora, quero que outra pessoa faça essa parte da obra, eu digo sim, Senhor.
Mas posso servir sempre no preciso de tico. Posso continuar a servir onde Deus me guia para servir. Entretanto, o Deus verá o meu coração, quando eu for despromovido. Sabe que o coração é mais provado quando é despromovido do que quando é despromovido. The Rock is the test of the One God, the Melted, the One God, the Melted.
É um teste maior do teu coração quando tens uma pessoa em posição importante e então, cabe-se por ter uma posição que não é importante, Deus vê o teu coração melhor dessa maneira do que quando é desprovo.
E Deus está a esquadrinhar os nossos corações?
Infelizmente! Infelizmente! Muitos lindas na igreja que têm os corações a ser esquadrinhados Mas ante Deus, talvez os corações deles não estejam 100% correntes. E por isso temos problemas nas igrejas. É triste. É triste. É muito triste que, mesmo em igrejas, são problemas de líderes que não podem ser demultados. E Deus está testando os seus corações.
E é por isso que temos problemas. Por isso, vimos o que que Deus diz a certo do coração. Vemos como podemos aprender a certo do coração, pela maneira que lideramos. Então, como é que servimos? Como é que podemos servir como Cristo? Vejam como Cristo serviu em Filipenses capítulo 2 Filipenses capítulo 2 Filipenses capítulo 5 Filipenses capítulo 2, versículo 5 Filipenses capítulo 2, versículo 5 Filipenses capítulo 2, versículo 5 Filipenses capítulo 2, versículo 5 Tendem-vos o mesmo sentimento que houve também, os dos nos Cristo. Por isso, a primeira lição A realização de servir como Cristo servir é basear o nosso padrão, o nosso modelo em Jesus Cristo.
A primeira aula, em servir como Cristo, é para basear nosso sábado de serviços em Cristo. O modelo é Jesus Cristo. É quem estamos olhando para. O nosso modelo é Jesus Cristo. Não é homem. Não olhem para mim.
Não olhem para mim. Eu não sou modelo. Eu sou um ser humano. Não olhe para mim. Eu não sou modelo. Eu sou um homem. Eu sou um homem. E porque sou humano, faço erros. E porque eu sou humano, faço erros.
Quem vê os meus erros melhores é a minha mulher, que está perto de mim. O que você é meu erro, é o meu erro beta, é o meu ar, porque ela é perto de mim. Mas todos temos erros. Todos somos imperfectos. Nós todos somos os meus erros, nós todos somos imperfectos. Mas quando fazemos erros, temos que ter a capacidade de nos aproximar a Deus e pedir a Deus perdão. Quando nós somos os meus erros, nós temos a capacidade de nos aproximar a Deus e pedir a Deus perdão. Quando fazemos erros, nós temos a capacidade de nos aproximar a Deus e pedir a Deus perdão. E mudar e arrepender e ser diferente.
Mas o nosso modelo é Cristo. Não sou eu. Eu sou ser humano como tu, com os mesmos erros que tu tens, como você tem. Estou aqui porque fui mandado para servir por Jesus Cristo através do Ministério que Ele pôs. Mas estou aqui simplesmente a servir-nos.
Mas se não é porque eu sou melhor que vocês. Não ser nada melhor. São ser humano, tenham os mesmos dores, tenham os mesmos sufrimentos, tenham os mesmos prequesas que vocês têm. Estou aqui mesmo. Estou com os mesmos perigos, as mesmos dificultades, as mesmos perigas que vocês têm. Estou apenas um humano que está a favor de vocês. Estou apenas um pedaço de dor. Eu sou simplesmente um bocado de pó. E só estou aqui pela Graça de Deus. E eu estou a almear por Deus. E eu me diga isso. E eu digo isso. Sinceramente, o coração só estou aqui pela Graça de Deus. Por que não fosse pela Graça de Deus? Eu me tinha desviado o caminho há muito tempo. Dou Graças a Deus por estar aqui.
E digo isto sinceramente do meu coração. Por isso o nosso modelo é Jesus Cristo. Ponte número um. Depois, Paulo disse, imitem-me como eu imito a Cristo. Em 141, versículo um, em 1411, o ano Paulo, ouça-se, as imitei-te-me, as imitei-te-crase. Mas só imitem-me como eu imito a Cristo. Só imitam o Jorges conforme ele imita a Cristo. Quando ele não imita a Cristo, não cumprimem a mim, porque eu faço erros.
Eu estou a tentar imitar a Cristo, mas sou imperfecto. Desculpem por ser imperfecto, mas sou imperfecto.
Em segundo lugar, Cristo quando serve. Serve de uma maneira que pensa mais acerca dos outros.
Pensa acerca dos outros. Não pensa acerca dele próprio, mas pensa o melhor dos outros.
Vejam, em Filipenses capítulo 2, versículo 1 a 4, no mesmo livro, na mesma secção, versículo 1 a 4. Viz assim.
Em Filipenses capítulo 2, versículo 1 a 4. Se há pois alguma exurtação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito em que há entranhados afetos e misericórdias, completar a minha alegria. Qual é a alegria? De modo que penseis a mesma coisa, tenheis o mesmo amor, seis unidos da alma, tenham o mesmo sentimento. Não faceis nada porque partilhe da rismo, ouvanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
Um servente como Cristo serve, considera os outros superiores a si mesmo. A servant like Christ serves, considera as diadas superior da mimself. Look for the best interest of the others, not of himself. Is not selfish. O servente como Cristo serve, olha para os melhores interesses dos outros. Não é egoista, mas quer servir aos outros porque ama, de facto, aos outros, sinceramente, do coração. É de coração, é genuíno do coração. Não é uma coisa artificial.
Vocês lembram-se como Jesus Cristo antes de morrer? Em João 15 disse assim, o meu madrameiro é este, que vos ameizmos aos outros assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor que este, dá alguém à sua vida pelos seus amigos. Por que? Porque considerou os outros melhor que ele próprio. Foi o exemplo Jesus Cristo. Pois as outros primeiro.
E, em terceiro lugar, percebemos serventes como Cristo certo. Precisamos de servir, ou pensar, como mordomos e não como donos. Precisamos de pensar como mordomos e não como donos. Precisamos de pensar como uma pessoa que está a servir e não como patrão.
Queridos irmãos, vejam aqui, em Felipe 2, versículo 6, a 8. Felipe 2, versículo 6, a 8. Ver a atitude de Cristo. Nesta mesma secção que estamos a ler. Pois é, o Cristo subsistido em forma de Deus. Jesus Cristo existia na forma de Deus. Era da mesma espécie, da mesma qualidade de Deus, da mesma forma de Deus. Não julgou como usurpação ser igual a Deus. Não era insulto nenhum, não estava a roubar. Nada, simplesmente era igual a Deus. Antes, assim mesmo, se esvazdiou. Se esvazdiou dessa posição de Deus, assumindo a forma de servo. Tornando-se semelhantes aos homens, reconhecidos em figura urmana, assim mesmo se humilhou. Tornando-se obediente até a morte e a morte na cruz.
Jesus Cristo tornou-se, como lemos, a forma de servo. Não de domo, de domo de paterão, mas de servo, de mordomo, de serventes. Por isso, servir como Cristo serve, em primeiro lugar, precisamos de ter Cristo como o nosso modelo na nossa vida. Em segundo lugar, precisamos de pensar acerca dos outros maior ou mais do que nós próprios. E, em terceiro lugar, precisamos de servir ou pensar como serventes e não como donos. Como mordomos, mas não como donos. Pensar como serventes e não como patrões. To be like Christ, serve like Christ, nós precisamos de ser Christ primeiro como o modelo, número um é nosso modelo, número dois, precisamos de servir como ele está, de servir, de pensar em outros, que são mais importantes, e também pensar como serventes e não como patrões, como os homens. Então, Cristo e Mons, se nós virmos a palavra de Deus, a importância do coração, precisamos de entender que o coração e a mente têm de estar em sincronismo, a trabalhar juntos. A mente com a doutrina, com o ensinamento correto, o especialmente correto, o caminho correto, e o coração é a motivação correta.
Precisamos aprender, sendo serventes, aprender dos nossos pais, aprender a servir, e aprender quando somos despromovidos. Quando somos reduzidos para baixo, aprendemos disso. É importante. Mas também precisamos, então, servir como Cristo serve, do coração, sendo um modelo como ele é, cansar dos outros mais importantes que ele é, e ter um pensamento de servente e mão de tono. Cris irmãos, vocês todos tenham talentos. Vocês sabem a palavra dos talentos. Um tinha cinco talentos, outro tinha dois talentos, outro tinha um talento. O que tinha cinco talentos fez dez. O que tinha dois talentos fez quatro. Multiplicou, duplicou. Amos duplicaram. Não é que tenha cinco, tenha dois, mas o importante é que duplicaram. O coração e a mente estavam corretos, e duplicaram os talentos e tiveram frutos. E Deus disse, bem-aventurado, bom servente, fizeste bem. Mas o outro, que só tinha um, que os enterrou, não serviu, não foi um servente, servidor, com o coração correto, tinha o coração imrado, foi castigado, porque não serviu com o coração correto. E enterrou esse talento. Cris irmãos, todos nós podemos servir. Não precisas de um emblema, não precisas de um título, nós todos podemos servir. Não precisa de um bad, não precisa de um fatal, você pode servir. Servir é a igreja. Tem muitas oportunidades para servir a igreja.
Cris irmãos, espero que todos vocês pensem profundamente acerca desses princípios que eu dei hoje, e que estejam a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. A graça vem do coração, o conhecimento vem da mente, crescer na graça e no conhecimento. A graça vem primeiro, que é a motivação do coração, que é esta graça e o conhecimento de Jesus Cristo que é a doutrina e o ensinamento. Crescer nisto, crescer no amor de Deus. Eu tenho feito uma certa de sermões acerca do amor de Deus, e eu não complotei. Espero trazer um total de 8 sermões acerca do amor de Deus. Só fiz 4 ainda.
E, então, deste amor de Deus vão ver o exemplo de Cristo, que é uma motivação do coração, porque Jesus Cristo não precisa de nós, mas Ele não zama. E quer que nós estejamos com Ele, que é uma demonstração dessa motivação à atitude de Cristo. Crito irmão, peço adeus, e ouro adeus para que vocês ponham em prática uma motivação correta do coração para servir como Cristo. Sabe.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).