Mansidão de Sabedoria

Você está aqui

Mansidão de Sabedoria

Download (Baixar)
MP3 Audio (48.67 MB)

Download (Baixar)

Mansidão de Sabedoria

MP3 Audio (48.67 MB)
×

O que é a mansidão de sabedoria?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Eu tenho umas perguntas para você e que são:

  • Qual é a característica cristã daqueles que comerão e se fartarão e que o coração deles viverá eternamente?
  • Qual é a característica cristã daqueles que o Senhor guiará em justiça e ensinará o seu caminho?
  • Qual é a característica cristã daqueles que o Senhor os adornará com a salvação?

Estas três perguntas são citações dos Salmos e então vamos ler estas três em SL e vou me referir a ARC ou a ACF e a primeira é em SL 22:26 diz:

“os mansos comerão e se fartarão, louvarão ao Senhor os que o buscam, vosso coração viverá eternamente”

E aqui vemos que os mansos comerão e se fartarão e o coração deles viverá eternamente e estou especificamente a ler da ARC ou na ACF porque aí usa a tradução hebraica que é correta da palavra mansos.

Em SL 25:9 também usando as mesmas traduções lemos falando aqui acerca do Senhor que diz:

“guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o Seu caminho”

E se vê que é a mesma palavra usada aqui por 2 vezes: guiará os mansos e e aos mansos ensinará o caminho.

E também em SL 149:4 na ARC diz:

“porque o Senhor se agrada do Seu povo, Ele adornará os mansos com a salvação”

E nestes 3 casos é sempre a mesma palavra hebraica traduzida como mansos e que é uma correta tradução.

Queridos irmãos, o meu propósito hoje, é para vermos como esta característica de mansidão muda ou altera a sabedoria humana para vir a ser uma sabedoria segundo Deus.

Irmãos, a mansidão não é uma fraqueza e sim uma característica de força sobre controle no caso de liderar a mansidão e quantas pessoas crescem com um objetivo na vida de dizer: olha, eu quero ser manso, e sim, as pessoas dizem: olha, tenho na vida um objetivo de ser um eletricista, ou ser isto ou ter dinheiro embora quantas pessoas dizem: o meu objetivo na vida é ser manso?

Quantas pessoas que você conhece que colocam o desejo de ter mais mansidão na sua lista de resoluções para o ano seguinte? Digamos assim para o que chamam de ano bom: olha, o meu desejo para este novo ano é para ter mais mansidão! Quantas pessoas têm esse desejo?

A mansidão é uma coisa que é mal compreendida, sim, para muitas pessoas isso parece que é fraqueza e por isso até podem dizer: olha, eu não quero ser fraco e por isso não quero ser manso.

Vejam em NM 12.3 diz:

“era o varão Moisés muito manso mais do que todos os homens que havia sobre a terra”

Sabemos que Moisés tinha força e coragem de liderar e de corrigir a nação e que era rebelde, e obstinada, e que era contumaz embora Moisés era manso e veja também em MT 11:29 diz:

“tomais sobre vós o Meu jugo diz Jesus Cristo e aprendei de Mim porque Eu Sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma”

E estamos a ver que Moisés era mais manso do que todas as pessoas dessa sua era, e vemos que Jesus Cristo quando estava na terra disse: EU SOU MANSO e por isso, queridos irmãos, ser manso, ter mansidão, torna-se uma característica que precisamos de ter; e vejam aqui Paulo a descrever em EF 4:1-2 esta característica:

“rogo-vos, pois, eu o prisioneiro no Senhor (estava a escrever da prisão), que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados e com toda a humildade e mansidão, e com longanimidade suportando-vos uns aos outros em amor”

E por isso está aqui a dizer que temos que nos conduzir de um modo digno, e da obra e vocação a que fomos chamados com toda a humildade e mansidão e suportando um ao outro em amor.

A palavra mansidão aqui diz aqui praoteis que quer dizer semelhante a palavra prauos que quer dizer manso e mansidão raiz da mesma palavra e vejam também em MT 5 é o sermão do monte e começando no v. 3 está a falar acerca de várias bem-aventuranças e no v. 5 diz:

“bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra”

E por isso Jesus Cristo está aqui a dizer que há uma benção para os mansos e que essa é que vão herdar a terra e veja também em GL 5:22 está a falar sobre vários atributos do fruto do Espírito Santo e diz:

“estas características incluem: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, MANSIDÃO e domínio próprio”

Uma das características do fruto do Espírito Santo de Deus é a mansidão e vemos então que essa palavra grega: prauos que quer dizer mansos ou praoteis que quer dizer mansidão é uma palavra que demonstra uma certa força controlada tal como Moisés a tinha, as vezes, não exibiu assim tanto controle por umas coisas que fez e que claramente Jesus Cristo a tinha! E tem!

E por isso temos essa qualidade de mansidão quando há um problema entre pessoas, digamos assim, com o oponente, não vamos completamente atacar e dizer qualquer coisa na nossa ira para como chicotear a pessoa!

Mas, vamos em vez disso, guiar a nossa conversa ao longo de amor, com motivos puros, tomar atenção cuidadosamente a que as pessoas dizem e estamos prontos a nos submeter a essas pessoas e a responder gentilmente.

Cuidado com a boca, com a língua, com o que sai da nossa boca porque vem do coração e da abundância do coração a boca fala e então o que é mansidão? Sim, é humildade, é gentileza, é ser pobre de espírito, em outras palavras, não é arrogante e além disso das qualidades anteriores é uma pessoa que ACEITA CORREÇÃO, que ACEITA DISCIPLINA, isto é, ENSINÁVEL, é MALEÁVEL e MOLDÁVEL.

Vejam comigo, se faz favor, em SF 2:1-3 diz:

“concentra-te e examina-te óh nação que não tens pudor, antes que saia o decreto, pois, o dia se vai como a palha, antes que venha sobre ti o furor da ira do Senhor (a ira do Senhor, sabemos, é no último dia do ano da GT), antes disso, buscai o Senhor vós todos os mansos da terra (quem são esses mansos?) e que cumpris os seus juízos, buscai a justiça e buscai a mansidão. Porventura, lograreis vos esconder no dia da ira do Senhor”

E um bocadinho adiante em SF 3:2 diz num método de paralelismo que é uma abordagem hebraica e aqui vemos:

“não atende a ninguém, isto é, não obedecem a sua voz, não aceitam disciplina, não confia no Senhor nem se aproxima do seu Deus (falando dos rebeldes)”

Vemos em SF a falar dos mansos da terra que são aqueles que buscam a justiça e a mansidão e diz por isso aqueles que buscam essas duas características por outro lado em SF 3 diz: aqueles que são rebeldes são aqueles que não obedecem a sua voz, não obedecem a ninguém, isto é, injustiça e não aceitam disciplina, isto é, não são mansos.

E se vê esse paralelismo entre SF 2.3 e SF 3:2 em que se vê que mansidão está aqui a dizer aqueles que não aceitam disciplina e também se vê em SF 3:7 diz:

“eu dizia certamente que me temerás e aceitarás a disciplina e assim a cidade não será destruída”

Muito paralelo com que lemos em SF 2.3: buscai a justiça e buscai a mansidão, onde a justiça é obedecer a Deus, o temor do Senhor e a mansidão é aceitar disciplina.

Por isso, quando lemos as bem-aventuranças voltando a MT 5:5 se vê que depois de mencionar a benção proveniente de ser manso fala acerca da benção de ter fome e sede da justiça; e se você é manso e aceita disciplina e correção você vai querer fazer o que Deus diz para você fazer.

E por isso você vai ter fome e sede de justiça, e então esses serão fartos, aceitam correção e disciplina e estarão espiritual e emocionalmente preenchidos na vida e fartos, contentes e satisfeitos por causa desta paz mental que vem desta mansidão.

E aceitar correção e então com fome e com sede buscamos a justiça de Deus, não é a nossa autojustiça e que eu vou ser mais justo, não, tem fome e sede da justiça de Deus e não da autojustiça deles!

Então a minha questão ao ponto inicial deste sermão eu disse que ia mostrar a mansidão muda ou altera a sabedoria então, a pergunta é: como é que a mansidão muda ou altera a sabedoria?

Ora, a mansidão, esta atitude de aceitar correção e disciplina quer dizer que tem uma atitude que está pronta a mudar de direção e a se arrepender, e essa capacidade de aprender e receber correção e também disciplina, e de receber esta mudança de direção e mesmo quando é difícil de ser corrigido, sim, porque quando somos corrigidos por outra pessoa não gostamos!

Embora aceitar essa correção é ser manso! É ser maleável e moldável! Pelo grande oleiro que é Deus! E por isso essa capacidade de aceitar correção e disciplina e de mudar de direção faz com que nós venhamos a ser realmente sábios, isto é, estamos prontos a receber sabedoria que vem de Deus!

Porque estamos dispostos a aceitar essa correção! E por quê? Porque quando aceitamos essa correção que vem de Deus, ou vem pelo Seu ministério ou vem pela Sua palavra, a Bíblia, então estamos a aceitar essa crítica positiva e bíblica é na direção de virmos de ser aperfeiçoados como Deus é perfeito!

Vejam, então, comigo se faz favor em TG 3:13 diz:

“quem entre vós é sábio e inteligente”

E se você é realmente sábio, segundo Deus, e se você é realmente inteligente, segundo Deus:

“mostre essa sabedoria em mansidão de sabedoria e mediante com digno proceder (por um bom trato) as suas obras”

Por isso então mostre esta mansidão de sabedoria da maneira como você está a atuar e que seja de uma maneira digna! E segundo Deus! E por isso, a mansidão, esta capacidade de estar pronto de ser corrigido e mesmo quando é difícil mudar de direção faz com que a pessoa tenha a mesma sabedoria de Deus!

Sim, muitas pessoas hoje em dia são inteligentes e sábias neste mundo, são espertas em negócios, são espertas, por ex., em matemática, nas ciências ou finanças, são espertas, por ex., nas leis como advogados e em certa inteligência nesses assuntos!

Mas aqui em TG 3:13 neste contexto estamos a ver aqui um ponto muito importante e vejemos então o que é que está a dizer aqui em TG 3 está a falar de como usamos a nossa língua e como dizemos coisas porque, irmãos, vamos ser julgados pelo que sai da nossa boca e leiam por ex., em MT 12:36-37 diz:

“digo-vos de que toda a palavra frívola que proferirem os homens dela darão conta no dia do juízo”

Queridos irmãos, tudo que estamos a dizer que possa ser frívolo e machucar outra pessoa vamos ter de dar conta no dia do juízo e irmãos, sim, há um dia de juízo e vamos ter de dar contas.

“e pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado”

Lembrem-se que a uns capítulos mais a frente em MT 15:18 diz:

“o que sai da boca vem do coração”

O que falamos, o que dizemos, vem daqui dentro e Deus olha para o nosso coração e isso é demonstrado mais cedo ou mais tarde pelo que sai da boca e por isso TG 3 neste contexto e começando a ler do v. 1 diz assim:

“meus irmãos, não vos torneis muito de vós mestres sabendo que havemos de receber maior juízo”

Cuidado, não se tornem mestres! E o que isso quer dizer? Está aqui a falar, particularmente, acerca daquele que ensina coisas de Deus, sim, podem ser professores públicos embora aqui está a falar se você está numa posição de liderança ou seja o que for e quando você diz qualquer coisa: cuidado com o que sai da língua! E sai da boca!

E, particularmente, se você quer ser um mestre na igreja ainda mais cuidado! Porque receberemos maior juízo! E por isso um ensino através de uma pessoa que é mansa não é para dar atenção ao professor ou mestre; o ensino de uma pessoa que é mansa é para ajudar os outros; é para ter amor para com o próximo.

Vejam também em PV 18:17 diz:

“o que começa o pleito, parece justo, até que vem um outro e examina”

Quando vemos uma pessoa a dar uma explicação ou posição deles falamos: o que ele está a dizer está correto e ele está a dizer mal daquela pessoa ou então esta pessoa está errada porque da maneira que ele explicou esta pessoa está completamente errada.

Você tem que ouvir os dois lados da questão antes de fazer uma decisão pois sempre há dois lados de cada história, talvez, haja até três, o lado deste, o lado do outro e a verdade e por isso devemos de ter cuidado e não saltar a conclusões quando há situações ou argumentos entre pessoas.

E aí, então, estamos a ver um ponto de sabedoria e para ser manso na sabedoria e ter esta mansidão temos que esperar e ouvir a coisa com cuidado, por ex., uma pessoa chega a uma decisão que esta pessoa fez algo errado e sim, as vezes, é necessário corrigir.

Mas vejam em PV 10:12 diz:

“o ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”

Sim, quando ouvimos esta coisa e a pessoa diz mal contra nós ou vimos que fez alguma coisa errada e tem esta falta de amor excita contendas, quando você ouve uma pessoa dizer qualquer coisa e depois diz da maneira que essa pessoa disse isto e a pessoa fica toda irada e zangada está a demonstrar que não tem muito amor.

Mas, se você tem amor por aquela pessoa, vai deixar isso passar, vai cobrir essa transgressão, sim, há ocasiões em que o pecado tem que ser corrigido, mas há ocasiões também que é bom cobrir as transgressões e deixar a coisa passar e veja em 1 PE 4:8 diz:

“acima de tudo, porém, tende amor intenso de uns para com os outros porque o amor cobre multidão de pecados”

E com a esperança que a outra pessoa se arrependa e voltando a TG vejam por ex., em TG 4:11 diz:

“irmãos, não faleis mal uns dos outros, aquele que fala mal do irmão, ou julga a seu irmão, fala mal da lei e julga a lei”

E por quê? Porque a lei condena todo o mal incluindo toda a difamação.

“e aquele que é culpado de difamação (dizer mal do outro) e permite esse hábito (vício) efetivamente está a dizer que a lei está incorreta”

Está a julgar a lei ou está a falar mal da lei! Está a condenar a lei! E por isso essa pessoa considera essa lei não ser necessária de obedecer e essa lei não é digna de ser obedecida ou mantida!

Sim, porque se estamos a falar mal do outro e ouvimos o outro a falar mal e ficamos irados, ou seja, o que for e se de fato houve algo errado, cuidado, é melhor cobrir as transgressões porque o amor cobre as transgressões como lemos a pouco em PV e em 1 PE.

E por isso essa que faz isso, diz: não é pecado quebrar a lei! Essa lei porque está a falar mal do outro ou está a julgar o outro e não é nossa responsabilidade dizer mal do outro ou julgar o outro!

Porque diz assim:

“se julgas a lei ou outra pessoa e dizes mal então não és observador da lei, mas juiz! E só há um legislador e juiz, Aquele que pode salvar e fazer perecer, mas tu, porém, quem és que julgas o próximo?”

Estás a falar mal do outro? Quem tu achas que és? Tens esse direito? Porque não tens e se estás a dizer mal da lei estás a dizer mal de Deus! Porque Deus é o legislador! É o juiz!

Então, voltando a TG 3 lemos a pouco diz no v. 2:

“porque todos tropeçamos em muitas coisas e se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo”

Queridos irmãos, todos nós tropeçamos, particularmente, no falar e todos fazemos isto e no v. 4 diz:

“ora, se pomos freios na boca dos cavalos para que obedeçam, também lhes dirigimos o corpo inteiro, igualmente também os navios que sendo tão grandes e batidos de rijos ventos por um pequeníssimo leme são dirigidos por onde queira do impulso do timoneiro e assim também é a nossa língua, pequeno órgão e se gaba de grandes coisas e vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva; a língua é fogo e mundo de iniquidade”

Mas não devia de ser assim, irmãos é o que lemos no v. 10:

“de uma só boca procede benção e maldição, meus irmãos, não é conveniente que essas coisas sejam assim”

E muito menos na igreja! Por isso irmãos, Tiago está aqui a falar aos membros da igreja de expressão como lemos em TG 1:1 as doze tribos que se encontram na expressão, ou seja, aos membros da igreja que eram das doze tribos de Israel e está a escrever a eles!

E está a dizer: como membros da igreja precisamos de ter cuidado com o que sai da nossa boca, e nós estamos facilmente irados? E dizemos coisas que não devíamos de dizer? Ou estamos a dedicar tempo para demonstrarmos amor para com o próximo e por isso não quer dizer que nos afastemos do próximo! Mas quer dizer que devemos de estar perto deles para demonstrar amor!

E por isso temos que controlar a nossa mente, o nosso coração porque o que sai da boca vem do coração!

E por isso que diz em TG 3:11-12:

“por acaso pode uma fonte jorrar o doce e o amargo? Acaso meus irmãos pode a figueira vir azeitonas ou a videira, figos? Tão pouco água salgada pode vir a dar água doce”

Tão pouco um cristão deve dar estes frutos ou de pôr em brasa outros membros da igreja, uns com os outros e isso não é amor!

Queridos irmãos, sim, precisamos de saber a verdade e precisamos de praticar a verdade, precisamos da doutrina que é importante, mas não é suficiente; a verdade da doutrina tem que ser em amor.

Lembrem-se que o diabo não estava enganado, isto é, sabia a verdade quando se revoltou contra Deus! Sim, ele sabia muito bem o que estava a fazer e vejam em EZ 28:12 falando do diabo e se referindo a ele como rei de Tiro diz:

“assim diz o Senhor Deus: tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura, estavas no Éden, jardim de Deus, de todas as pedras preciosas te cobrias”

Este Éden se refere ao céu, não este que existiu fisicamente, um Éden perfeito!

“topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda, de ouro te fizeram engastes e teus ornamentos no dia em que fostes criado, foram eles preparados”

No dia que este ser que foi criado perfeito e que estava no Éden, isto foi preparado neste Éden espiritual, no céu, era um ser muito esperto, cheio de sabedoria, cheio de formosura e cheio de perfeição como relatado no v. 12 e no v. 14 diz:

“tu eras o querubim da guarda para proteger como personificado nos 2 querubins da arca do trono de Deus e por isso tu eras, já não és, e por isso te estabeleci no monte santo de Deus, isto é, no céu e à volta do trono de Deus; e no brilho das pedras andavas, perfeito, eram os teus caminhos desde o dia em que fostes criado por Deus até que se achou iniquidade em ti”

Até que um dia decidistes te rebelar contra Deus e este ato de rebelião era um ato de falta de amor!

“na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência e pecaste! Pelo que te lancei profano para fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda em meio ao brilho das pedras”

“elevou-se o teu coração por causa da tua formosura”

Ficou arrogante, e soberbo por causa da beleza dele

“corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor”

Ele tinha a sabedoria de Deus, era sábio, mas foi corrompido.

“lancei-te por terra diante dos reis te pus para que te comtemplem”

E isso é futuro, esse lance de ser lançado, é no tempo do fim! Como parte do seu castigo.

Queridos irmãos, este é um grande teste e você é manso e humilde ou você é arrogante e soberbo? Porque essa arrogância e soberba significa falta de amor! Em JO 13:34-35 Jesus Cristo disse:

“novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei, também vos ameis uns aos outros”

sim, o mandamento é de amar o próximo e não é de falar mal! e por isso quando pessoas falam mal estão a condenar e a julgar a lei! A lei é amar o próximo! Mas Jesus Cristo deu um novo mandamento porque a lei diz: ama o próximo como a ti mesmo mas Jesus Cristo elevou o padrão dizendo: não é só amar o próximo como amas a ti mesmo, mas ama o próximo como EU vos amei!

Levantou e aumentou o padrão assim como magnificou e amplificou o amor que precisamos de ter pelo próximo que é maior que o amor por nós próprios pois o amor que Deus tem por nós é maior que o amor que nós temos por nós próprios! Entendemos isso?

O amor que Deus tem por você é maior que o amor que você tem por si próprio! E o amor que precisamos de ter para com os outros tem que ser como Jesus Cristo nos ama.

“nisto, conhecereis todos que sois meus discípulos se tiveres amor uns aos outros”

que seria este nível elevado de amor! Então? Acusações ao próximo é um nível de amor? Não! E por isso lemos aqui em MT 5:39 diz:

“eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso, mas a qualquer que te ferir na face direita, volta também a outra”

Ora, você veja, de uma maneira geral, as pessoas usam a mão direita e se bater a outra pessoa com a mão direita vai bater na face esquerda dessa pessoa! Para bater na face direita dessa pessoa é com o peito da mão que é bater de uma maneira diferente!

E como diz no v. 39 esse é o exemplo de Cristo! Oferece-lhe também a outra e está a falar aqui que está a ser maltratado da forma de bater com o peito da mão e não com a parte lisa da mão.

e então vemos que o exemplo de Cristo foi um que acusaram, maltratado e ainda mais: deixou ser crucificado! E o que Jesus Cristo fez de mal a outra pessoa? Nada!

Meus irmãos, por isso lemos em TG 3:13 diz assim:

“quem entre vós é sábio e inteligente mostre em mansidão de sabedoria mediante com digno proceder as suas obras”

Mostre as obras de amor uns aos outros, isto é, com digno proceder de amor! Então o que são estas obras de mansidão de sabedoria? Ou digamos: o que são as obras sem mansidão?

Ora, as obras sem mansidão estão escritas aqui em TG 3:14-16:

“se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso de ambição egoísta e de criar divisões, nem vos glorieis disto e nem mintais contra a verdade e esta não é a sabedoria lá do alto, de Deus, mas é a sabedoria terrena e mal do demônio”

Como lemos em EZ 28 onde esse ser do mal perverteu a sua sabedoria.

“pois, onde há inveja e sentimento faccioso, isto é, desejo de poder e de divisão, aí há confusão e toda a espécie de coisas ruins”

Por isso esta sabedoria do mundão como eu sei mais que tu, e invejoso, e sei lá o que mais! E de dar bofetadas à outra pessoa não é sabedoria com mansidão e com esta atitude de ser manso e então quais são as obras de sabedoria de mansidão? Está escrito aqui no v. 17 que diz:

a sabedoria lá do alto, a sabedoria de Deus, a sabedoria que tem mansidão é primeiro pura, regnós, é a mesma palavra que foi usada em 2 CO 7:10-11:

“porque a tristeza, segundo Deus, produz arrependimento para a salvação a que ninguém trás pesar, mas a tristeza do mundo produz morte”

Sim, o arrependimento segundo Deus é o verdadeiro arrependimento, mas o arrependimento do mundão produz morte, e por quê? Porque não é um verdadeiro arrependimento como: olha, desculpa, mas continua a fazer a mesma coisa! E no v. 12:

“porquanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que segundo Deus fostes feitos tristes, indefesos, isto é, apologia de indignação, temor, que saudades, zelo que vindicta, em tudo destes prova de estares inocentes neste assunto”

Sabem que a palavra inocentes em grego é regnós que foi traduzido em TG 3:17: pura, a mesma palavra grega e por isso a sabedoria lá do alto é primeiramente pura e inocente, e pura de todas as falhas e imaculada. E veja em TT 2:5 falando acerca das senhoras:

“que sejam sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido para que a palavra de Deus não seja difamada”

A palavra honesta ou em outras Bíblias diz: castas é a palavra regnós, puras, honestas, inocentes, imaculadas, sem falhas.

Sem esta pureza, sem esta inocência, todas as outras características não tem valor nenhum porque é falso e tem que ser puro e por isso lemos em TG 3:17:

“porém, a sabedoria lá do alto é primeiramente pura, sem qualquer falha, imaculada, inocente, honesta, casta, pura da carnalidade e isso é que é esta pureza: a sabedoria com mansidão e tem esta pureza e inocência e honestidade”

E depois diz continuando a ler em TG 3:17:

“depois, pacífica”

a sabedoria com mansidão produz paz e por quê? É honesta, não é política, não é manipulativa, não é para uma pessoa estar a fazer uma desculpa para transigir com a verdade, para dizer uma mentira como precisar de mentir para haver paz!

Irmãos, quando mentimos não estamos a causar paz! Nunca devemos de transigir com a verdade e por isso esta mansidão de sabedoria tem que ter a verdade em amor; e sim, a verdade pode magoar ou machucar e até doer, mas a verdade nos libertará! Vejam em MT 5:9, outra bem-aventurança diz:

“bem-aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus” os pacificadores são os que fazem a paz e não são os que amam a paz e sim os que a fazem porque é bem diferente do que simplesmente amar a paz! Fazer paz é difícil! E continuando a ler em TG 3:17:

“é pacífica, indulgente, isto é, uma certa moderação”

E vejam, por ex., em FP 4:5 diz:

“seja a vossa moderação conhecida de todos os homens, perto está o Senhor, a vossa moderação”

A vossa gentileza, a vossa amabilidade conhecida de todos os homens; e você é moderado e indulgente com as outras pessoas? Você é gentil ou tem um gênio de ficar facilmente irritado, zangado, irado?

A sabedoria com mansidão é indulgente e moderada, bondosa e depois diz:

“tratável”

Que quer dizer que esta sabedoria é inocente e sincera e vejam, por ex., em 1 PE 5:5 diz:

“rogo, igualmente aos jovens, sede submissos aos que são mais velhos, outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos de toda a humildade porque Deus resiste aos soberbos contudo aos humildes concede a Sua graça”

E por isso é esta capacidade de submissão, de humildade, de mansidão que está pondo a ser tratável porque tem esta submissão entre um e outro e depois diz em TG 3:17:

“plena de misericórdia”

Cheio de misericórdia! Quando Jesus Cristo disse aos fariseus: vocês são hipócritas porque vocês fizeram estas coisas e esqueceram dos pontos mais importantes da lei que são: a justiça, a misericórdia e a fé, e isto está em MT 23:23 e em TG 2:13 diz:

“porque o juízo é sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia, mas a misericórdia triunfa sobre o juízo”

Por isso cheio de misericórdia é uma pessoa que não tem uma aparência falsa, mas sim sincera e essa cheia de misericórdia também representa aqui em TG 3:17 diz:

“plena de misericórdia e de bons frutos”

Como lemos em MT 7:15-20 diz: pelos frutos vos conhecereis! E vejam também no capítulo do amor que é em 1 CO 13:4-7 diz:

“o amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera (irritado), não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se na verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta”

Temos estes frutos do verdadeiro amor? Estes bons frutos? E retornando a TG 3:17 diz:

“imparcial”

Isto significa não ter favoritismos, sem parcialidade, não demonstrar ser parcial a uma pessoa ou a outra e vejam, por ex., em 1 TM 5:20-21 diz:

“quanto aos que vivem no pecado, repreendo-os na presença de todos para que os demais temam, conjuro-te perante Deus e Cristo Jesus e os anjos eleitos que guardes estes conselhos sem prevenção, nada fazendo com parcialidade”

Isto é, precisamos de ser IMPARCIAIS! E a nova questão de parecer imparcial não é uma falsa aparência porque então se é isso estamos a fingir porque diz em TG 3:17:

“imparcial sem fingimento”

Estamos a honrar a Deus com a boca? Mas não do coração? Vejam em MT 15:7-8 diz:

“hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito dizendo: este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim e em vão Me adoram ensinando doutrinas que são preceitos de homens”

E por isso é uma adoração e sabedoria fingida! E em TG 3:18 diz:

“ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça para os que promovem a paz”

Esta sabedoria com mansidão, irmãos, e que é ensinável, é moldável, estas palavras com sabedoria são como uma semente de justiça e que produz paz e por isso a mansidão é um forte em autocontrole emocional, mas onde há disputas, lutas, zangas e falar mal da lei, isso não é mansidão!

Por isso é que lemos depois em TG 4 que está a dizer: de onde vem as guerras? Desta falta de mansidão e sabedoria e por isso é que diz em TG 4:6:

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes, sujeitai-vos, portanto, a Deus, mas resisti ao diabo”

Sejam mansos e no v. 8 diz:

“purificai as vossas mãos, limpai o coração, humilhai-vos na presença do Senhor”

E nos vs. 10-11 diz:

“irmãos, não faleis mal uns dos outros, aquele que fala mal do irmão ou julga o seu irmão, fala mal da lei!”

E julga a lei! Porque diz: eu posso falar mal porque a lei diz: ama o próximo! E dizer mal não é amar o próximo!

“e por isso estás a julgar a lei? Não és observador da lei? Mas juiz embora só Deus é o nosso juiz”

Então vejam TT 3:1-2 e vou ler da ARC:

“admoesta-os aos que sujeitam aos principados e potestades que lhes obedeçam e estejam preparados para toda a boa obra que ninguém infame ou seja contenciosos e sim modestos, e mostrando toda a mansidão para com os homens”

E isto é sabedoria que vem lá do alto! Isto é sabedoria de Deus! A mansidão muda a nossa sabedoria para ser uma sabedoria lá do alto! E essa é a mansidão de sabedoria!

Oro, irmãos, que Deus nos ajude a você e a mim pelo poder do Seu Espírito a sermos mansos pois os mansos herdarão a Terra!