O Papel do Sumo Sacerdote

Você está aqui

O Papel do Sumo Sacerdote

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.61 MB)

Download (Baixar)

O Papel do Sumo Sacerdote

MP3 Audio (47.61 MB)
×

O dia de Expiação tem vários significados importantes. Um deles é o papel do Sumo Sacerdote celestial. Este sermão explica essa responsibilidade de Jesus Cristo identificando esse papel usando Levítico 16 e o livro de Hebreus.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Qual é a mensagem principal e central do dia da expiação?

Muitos não entendem a diferença do significado espiritual da Páscoa e do Dia da Expiação

Qual é a diferença? Muitos talvez não entendam essa diferença.

A Páscoa, sim, temos um sacrifício do cordeiro que simboliza o cordeiro pascal que é Jesus Cristo.

No dia da expiação também há uma cerimônia de sacrifício particularmente a volta de 2 bodes um que é morto e o outro se mantém vivo.

Então qual é o foco do dia da expiação?

Claramente a Páscoa representa o sacrifício de Jesus Cristo, seu sofrimento, representado pelo pão e sua morte representada pelo vinho.

O dia da expiação por outro lado é um dia que muitos na igreja de Deus sabem claramente que representa que satanás será enviado para uma prisão, o abismo, durante o período de 1.000 anos.

Então durante esse período ele não poderá mais enganar o mundo e nós poderemos estar unidos com Deus através de Jesus Cristo.

Mas há cerca mais sobre o dia da expiação, sim, porque esse dia coloca mais um pormenor importante acerca do papel de Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote.

E por isso hoje a minha intenção é focar, sublinhar ou explicar esta função e papel de Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote.

Então vejamos brevemente o que se passa no dia da expiação e para vermos isso com mais detalhe vamos então ver LV 16:1-2: “diga ao teu irmão Arão que não entre no santuário em todo o tempo, isto é, a qualquer altura, para dentro do véu, que é simbólico diante do propiciatório que representa o trono de Deus no céu!”

É um simbolismo, uma sombra, uma metáfora do que está no céu.

“para que não morra porque aparecerei sobre a nuvem no propiciatório”; e continua no v. 3: “entrará Arão no santuário com isto: um novilho para oferta pelo pecado e um carneiro para o holocausto”.

Tem que oferecer um sacrifício por ele próprio, primeiro, para então poder cumprir o papel designado em simbolismo de Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote.

Leia também que além do novilho e do carneiro diz assim no v. 5: “a congregação dos filhos de Israel tomará 2 bodes para a oferta do pecado e um carneiro para o holocausto”.

E por isso além do novilho vem com o carneiro para o holocausto.

Há mais 2 bodes com um carneiro para o holocausto.

E por isso o primeiro novilho é o que vemos aqui no v. 6: “terá o novilho da sua oferta pelo pecado e fará a expiação por si e pela sua casa”; e por isso se vê aqui o novilho é para ele ser digamos assim, limpo, expiado, perdoado para si e para sua casa e poder representar o papel do perfeito sumo sacerdote que é Jesus Cristo.

E depois diz também: “tomará ambos os bodes e porá perante o Senhor na porta da tenda da congregação e depois lançará sortes sobre estes 2 bodes sendo uma sorte para o Senhor e outra sorte para o bode emissário, a palavra hebraica aí é Azazel que representa simbolicamente um demônio ou mais especificamente representando satanás”.

E por isso se vê aqui esses 2 bodes, um representa Jesus Cristo e o outro representa satanás.

Mais adiante então lemos no v. 11: “Arão fará chegar o novilho da sua oferta para ele poder ser expiado e limpo para representar Jesus Cristo, fará expiação por si e sua casa e imolará o novilho da sua oferta pelo pecado”.

E também como se lê no v. 12: “também trará 2 punhados de incenso aromático bem moído e trará para dentro do véu”

Por que? uma vez estando santificado representando Jesus Cristo como sumo sacerdote pode se apresentar a Deus e entregar as nossas orações porque sabemos que o incenso aromático em AP representa as orações dos santos; orações bem moídas e detalhadas e serão entregues no trono de Deus dentro do véu.

O sumo sacerdote físico estava a representar aqui Jesus Cristo a fazer este papel.

Lemos também muito bem em HB 5:5-11 que Jesus Cristo tomou esse papel de sumo sacerdote de acordo com a ordem de Melquisedeque e por isso vemos aqui que esse sumo sacerdote físico está a tomar a posição do sumo sacerdote espiritual nesta carga importante.

Depois lemos nos vs. 15-16 se vê depois da ação importante que ele tem que fazer: “imolará o bode da oferta do pecado que será pelo povo, representando a morte de Jesus Cristo que é um cordeiro pascal, está claro, a Páscoa que está a dar este simbolismo pois esse bode agora uma vez mais está a apontar ao cordeiro pascal da Páscoa”.

“e trará o seu sangue para dentro do véu e por isso não só o sangue de Cristo que morreu e seu sangue pagou pelos nossos pecados, simbolismo da Páscoa, mas agora como um sumo sacerdote representando Jesus Cristo traz este sangue para dentro do trono de Deus”.

E mais uma vez isto é simbólico, não é?

“Trará o sangue deste bode, isto é, o bode da oferta, que representa Jesus Cristo e fará com seu sangue como fez com o sangue do novilho e o que fez com o sangue desse novilho? O aspergiu 7 vezes o dedo com sangue sobre o altar como se lê no v. 14”

Por isso como ele teve que fazer isso para expiar os seus pecados ele agora está a fazer uma expiação do povo usando o sangue do bode do Senhor, o bode da oferta do Senhor, aspergindo esse sangue 7 vezes.

E assim no v. 16: “fará a expiação pelo santuário por causa das impurezas dos filhos de Israel”; e por isso o sacrifício de Jesus Cristo agora é para limpar os nossos pecados conforme os dias passam depois do batismo perante o trono de Deus, as nossas orações pedindo a Jesus Cristo através Dele para Deus perdoar quaisquer pecados que nós ainda façamos”.

Inocentemente na nossa fraqueza então isso é perdoado como diz aqui: “por esta aspersão que é feita 7 vezes, isto é, completamente”

E no v. 16: “e assim fará a expiação por causa das impurezas dos filhos de Israel e das suas transgressões e de todos os seus pecados”.

E por isso é o que ele tem que fazer vai para dentro do véu e faz isso, o sumo sacerdote físico traz isso para dentro do santuário, e o sumo sacerdote espiritual que ele está a representar, que é Jesus Cristo, está a fazer isso simbolicamente perante o trono de Deus e quando nós temos pecados ele então Jesus Cristo diz: Pai, perdoa a eles porque Eu morri por eles.

E por isso vemos aqui que isso é o que Jesus Cristo está a fazer que é o papel Dele como nosso Sumo Sacerdote nesta era e é muito importante entendermos isto: Jesus Cristo tem um papel muito importante vivendo agora como nosso Mediador intermediando entre nós e o Pai como nosso advogado de defesa e defendendo-nos quando temos seja um pecado ou transgressão que embora nós já batizados possamos ainda fazer.

Às vezes dizemos coisas que não devíamos e temos que nos arrepender.

Vejam também no v. 17: “nenhum homem estará na tenda da congregação quando Ele entrar para fazer expiação no santuário”.

Ora, este simbolismo representa Jesus Cristo no céu e quando Jesus Cristo está a fazer isto no céu hoje em dia não há nenhum homem no céu e aí está também o simbolismo.

“até que ele saia feita a expiação”; até quando Jesus Cristo vier ao seu retorno à segunda vinda Dele.

V. 18: “então sairá ao altar que está perante ao Senhor”; então, Jesus Cristo um dia vai sair e vai voltar à terra.

E por isso vemos este dia de expiação está a descrever um papel muito importante do verdadeiro sumo sacerdote que é Nosso Senhor Jesus Cristo.

Depois se lê em LV 16:20: “havendo depois acabado de fazer a expiação do santuário pela tenda da congregação e pelo altar, então fará chegar o bode vivo”; depois de Jesus Cristo voltar para a terra vemos então que Ele porá satanás na prisão.

E isso é o que lemos em AP 20:1-3 e vejam brevemente: “então vi descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente e segurou o dragão, a antiga serpente que é o diabo e satanás e o prendeu por 1.000 anos; lançou-o no abismo, fechou e lhe pôs sobre ele o selo para que não mais enganasse as nações até se completarem os 1.000 anos”.

“depois disso, é necessário que ele seja livre brevemente.”

E por isso vemos aqui que isto simboliza este bode vivo representa Azazel que representa satanás e que será posto neste abismo e se vê aqui em LV 16:21: “Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados e os porá sobre a cabeça do bode, que representa satanás”.

“e enviá-lo-á ao deserto, ao abismo, pela mão do homem necessário para isso, que é um anjo como lemos em AP 20”.

E por isso vemos aqui queridos irmãos o que quero sublinhar hoje é o papel do sumo sacerdote que é Jesus Cristo e este papel é descrito em maior detalhe no libro de HB.

Então vamos ver algumas secções do livro de HB para entendermos melhor este papel e vemos então começar em HB 2:1-3: “por essa razão importa que nos apeguemos com mais firmezas as verdades ouvidas para que delas jamais nos desviemos”.

“se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos e toda a transgressão ou desobediência recebeu justo castigo como escaparemos nós e negligenciarmos tão grande salvação a qual tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor e nos foi confirmada depois pelos que a ouviram?”

Queridos irmãos se vê aqui que precisamos de ter cuidado porque isto é um significado muito importante.

Então saltemos mais a frente e está a falar aqui acerca de Jesus Cristo está ele a dizer qual dos anjos sujeitou o mundo que há por vir porque está claro que foi Jesus Cristo se lê isso no v. 5 e depois no v. 10 se lhe que convinha por cuja causa e por quem todas as coisas existem, isto é, Jesus Cristo, conduzindo muitos filhos à glória e aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o autor Dele que é Deus.

Deus através de Jesus Cristo que sofreu e morreu Ele é o autor da salvação nossa e então seguindo no v. 16: “pois Ele evidentemente não tomou a posição de anjos, ou seja, Jesus Cristo não desceu da posição do gênero de Deus, da forma de Deus como lemos em FP 2:6, não tomou a forma de um anho e sim a de um homem!”

E por isso diz assim: “tomou a forma da descendência de Abraão, da forma dessa família, sim, veio descendente de Davi que originalmente vem de Abraão”.

“por isso mesmo convinha que todas as coisas se tornasse semelhante aos irmãos para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote das coisas referentes a Deus e para fazer expropriação pelos pecados do povo.”

Por isso Jesus Cristo tomou a forma humana para ajudar e socorrer o homem e fez isso sendo tentado como lemos em HB 2:18: “porque aquilo que ele mesmo sofreu tendo sido tentado é poderoso para socorrer os que são tentados”.

A obra do papel do sumo sacerdote é extremamente importante além da morte de Jesus Cristo nós somos salvos pela vida Dele! Como lemos em RM e por isso é muito importante entendermos este papel.

Vejam em HB 4:14-15: “tendo, pois, a Jesus, o filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus conservemos firmes a nossa confissão porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer de nossas fraquezas antes Ele, Jesus Cristo, foi tentando em todas as coisas a nossa semelhança mas sem pecado”.

Ele veio na carne, completamente, e foi tentado como todo nós mas não pecou.

E por isso embora Jesus Cristo seja divino e agora é imortal, Ele sabe o que é sofrer por isso as pessoas dizem: olha, Deus não sabe o que é sofrer mas sabe muito bem, Ele veio para a carne sofrer como nós sofremos por causa dos nossos pecados.

Muitas pessoas acusam a Deus e dizem: olha se existe Deus por que há sofrimento no mundo? Irmãos há sofrimento no mundo por causa dos nossos pecados e não por causa de Deus!

A culpa não é de Deus e sim nossa! E Deus veio e sofreu por nós e entende o nosso sofrimento e por isso Ele tem compaixão por nós.

E por isso irmãos no dia de expiação, jejuamos, para nos aproximarmos de Deus e para sermos mais como Deus o é, nos examinarmos e não estamos jejuando para fazermos com que Deus faça algo para nós, não jejuamos para exigir algo de Deus!

Porque este jejum é um ato de humildade, um ato de arrependimento, é um ato de ser moldável e ensinável, isto é, ser manso e então Deus toma nota disso.

E por isso lembrem-se que o nosso sumo sacerdote quer nos ajudar SE somos humildes, arrependidos e mansos e SE nos aproximarmos Dele pedindo perdão e ajuda quando precisamos dela

E por isso diz no v. 16: “acheguemo-nos, portanto, confiadamente; temos confiança em Deus? Junto ao trono da graça a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

Este é um dos grandes significados do dia de expiação particularmente da responsabilidade do sumo sacerdote.

Lembrem-se irmãos que os símbolos da Antiga Aliança eram importantes como lições ou metáforas e todos os atos como por ex. os sacrifícios e cerimônias apontavam ou para Jesus Cristo ou para a obra do poder do Espírito Santo de Deus da santificação pelo espírito.

E por isso, particularmente os dias santos, apontam para o papel de Jesus Cristo e por isso o dia de expiação tem um valor importante e a explicar vários pontos que são mencionados em vários sermões pelos irmãos ministros da igreja de Deus mas também explica em detalhe o papel de Jesus como Nosso Sumo Sacerdote e o seu sacrifício e o seu perdão através do aspergir do seu sangue 7 vezes depois do batismo.

Os símbolos são realmente símbolos, irmãos, que nos ajudam a olhar para Jesus Cristo.

Estas lembranças físicas são necessárias porque somos pessoas físicas e precisamos de lições físicas para podermos aprender as lições espirituais e o dia de expiação aponta para Jesus Cristo o Nosso Sumo Sacerdote a intermediar por nós.

E por isso durante o dia da expiação um dos grandes símbolos é a cerimônia do sumo sacerdote indo além do véu ao trono de Deus Pai para nos perdoar, reconciliar, expiar continuamente com Deus e para unirmos entre nós como um e com Deus como um.

Isto é um processo de reconciliação e de unificação e isto não é fácil e Jesus Cristo é o nosso advogado de defesa e que tira a acusação de satanás que está a nos acusar perante o Pai continuamente.

E ao fim disso vai remover satanás de sua posição de acusador dos irmãos.

Vejamos então em HB 5 vemos aqui que Jesus Cristo uma vez mais como mencionei a pouco porque lemos aqui em HB 5:8: “embota sendo filho aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e tendo sido aperfeiçoado tornou-se o autor da salvação eterna para todos que lhe obedecem”.

Por isso tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque”.

Vejam também em HB 8:1: “ora, o essencial das coisas que temos visto é que possuímos tal sumo sacerdote que se assentou à destra do trono da majestade nos céus”.

“como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu não o homem”.

E por isso o ato do sumo sacerdote em LV 16 simplesmente apontando para o ato de Jesus Cristo agora no céu.

E veja no v. 5: “os quais esses sacerdotes (físicos) ministro em figura e sombra de coisa celeste assim como foi Moisés devidamente instruído quando estava para construir o tabernáculo depois diz Ele: vê que faça todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte”.

E por isso estes atos e cerimônias eram simplesmente símbolos do trono do céu e da coisa que está a acontecer espiritualmente.

E depois lemos no v. 6: “agora com efeito obteve Jesus ministério tanto mais excelente (que os sumos sacerdotes físicos) quanto Ele o é também mediador da superior aliança instituída com base em superiores promessas”; sim promessa da vida eterna.

Veja então no v. 10: “porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel”; esta aliança que Deus firma conosco; “e que põem a sua lei em nossas mentes e no nosso coração escreve essas leis e Ele será o nosso Deus e nós seremos o seu povo”.

Isso é o que Ele está a fazer com todos nós e todos nós o conheceremos individualmente.

Queridos irmãos esta é a grande vantagem da nova aliança em comparação com a antiga porque na nova aliança temos Jesus Cristo como nosso verdadeiro sumo sacerdote para realmente nos perdoar.

E por isso vemos que Deus quer um nova, perfeita e limpa relação conosco para estar unido conosco e por isso nós precisamos de estar unidos e irmãos não podemos ter uma pessoa a dizer deste lado: olha eu não quero conversar com aquele irmão porque estou aborrecido com ele.

Temos que nos reconciliar e não podemos estar a vida eterna um nesta esquina do reino milenar e o outro na outra esquina do reino milenar e nunca os 2 a falar eternamente e isso é ridículo.

Tem que haver uma união e temos que ser um como Deus e o pai são um e esse foi o desejo de Jesus Cristo na oração que Ele fez em JO 17 em que disse: Pai oro para que sejam um como nós somos um.

Para sermos perfeitos nesta unidade e nesta união.

O gol de Deus é desenvolver em nós a mente de Jesus Cristo, o sentimento de Jesus Cristo, a mesma confiança, a mesma fé, os mesmos valores, o mesmo amor para que sejamos um! Com Deus e com os outros!

E por isso é que diz em FP 2:5: “tende em vós o mesmo sentimento a mesma maneira de ser e pensar assim como a mesma mentalidade”.

E por isso como sumo sacerdote Jesus Cristo vive hoje perante o trono de Deus para intermediar por nós porque Deus quer um relacionamento muito íntimo com seus filhos e filhas.

HB 9:7: “mas no segundo, o sumo sacerdote, ele sozinho uma vez por ano não sem sangue que oferece por si e pelos pecados da ignorância do povo”.

Isto é, vemos aqui que no dia de expiação como lemos a pouco em LV 16 o sumo sacerdote físico entrava nesta segunda parte do santuário do tabernáculo que representava o trono de Deus e só entrava aí uma vez por ano como lemos no v. 7 sozinho uma vez por ano.

Que representava Jesus Cristo entrando perante o trono de Deus para mediar por nós sozinho mas Ele faz isso continuamente e o sumo sacerdote só fazia isso uma vez por ano.

Continuando em HB 9: 9: “isto é uma parábola para a época presente que se oferece tanto dons como sacrifícios embora estes no tocante à consciência sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto”.

Por isso sacrifícios físicos não tinham valor real eram simplesmente um simbolismo.

No v. 11: “agora, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados diante do maior e mais perfeito tabernáculo não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, pois está no céu, não por meio de sangue de bodes e bezerros mas pelo Seu próprio sangue entrou no Santo dos Santos uma vez por todas permitindo eterna redenção”.

Nos comprou de volta eternamente.

“portanto se o sangue de bodes, touros e as cinzas de uma novilha aspergidos sobre os contaminados os santificam quanto à purificação da carne muito mais o sangue de Cristo pelo espírito eterno a Si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus Vivo”.

Precisamos de entender o papel do Nosso Sumo Sacerdote que é Jesus Cristo que é simbolizado pelo papel feito pelo sumo sacerdote no dia da expiação que apontava a Cristo aspergindo e purificando completamente a nossa consciência.

Agora em HB 9:15: “por isso mesmo Ele é o Mediador da Nova Aliança a fim de que intervindo a morte para as transgressões que haviam sobrea primeira aliança recebam a promessa de herança eterna aqueles que tenham sido chamados”.

E por isso vemos aqui porque onde há esta aliança é necessário que intervenha a morte desse mediador para pagar o preço, o compromisso dessa aliança pois esta aliança só é confirmada no caso de mortos e de haver este pagamento principalmente quando estamos a falar da morte isto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vivo o testador e está aqui a dizer que é como um testamento onde Jesus Cristo teve que morrer e pagar por nós.

Vejamos agora HB 10:1: “ora visto que alei tem sombra dos bens vindouros que é a lei desses sacrifícios, essa lei cerimonial, não imagem real das coisas, nunca jamais se pode tornar perfeitos os ofertantes, os que fazem as ofertas de lei e de sacrifícios, como os mesmos sacrifícios que ano após ano perpetuamente eles oferecem, particularmente no dia de expiação e de outra sorte não teriam então cessado de ser oferecidos?”

“Porquanto os que prestam culto tendo sido oferecidos e purificados uma vez por todas não mais teriam consciência dos pecados; entretanto estes sacrifícios de fácil recordação dos pecados de todos os anos porque é impossível que o sangue de touros e bodes removam os pecados e por isso ao entrar no mundo de sacrifício e oferta não quiseste antes um corpo me formaste”.

Deus fez do Verbo um ser humano e lhe deu um corpo.

“e não Te deleitastes com holocaustos e ofertas pelo pecado e Eu disse: eis aqui estou e no rolo do livro está escrito a Meu respeito para fazer ó Deus a tua vontade”.

Jesus Cristo então veio para fazer a vontade do Pai e morrer por nós.

“depois de dizer como acima sacrifícios e ofertas não quisestes nem holocaustos e oblações pelo pecado nem com isto Te deleitaste coisas que se oferecem segundo a lei então acrescentou: eis que aqui estou para fazer ó Deus a tua vontade”.

Jesus Cristo veio para fazer a vontade de Deus e nós temos que imitar a Jesus Cristo e fazer a vontade do Pai.

“remove o primeiro para estabelecer o segundo, remove a primeira aliança para estabelecer a nova, e nessa vontade é que temos sido santificados mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo uma vez por todas; e ora, todo o sacerdote se apresenta dia após dia para exercer o serviço sagrado e oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios e que nunca jamais podem remover os pecados”.

“Jesus, porém, tendo oferecido um único sacrifício pelos pecados se assentou à destra de Deus, do lado direito de Deus Pai, governando daí em diante até que seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés por uma única oferta, da vida de Cristo, aperfeiçoou para sempre quantos estão a ser santificados”.

O sacrifício de Jesus Cristo nos aperfeiçoa para sempre desde que estejamos a andar nesse caminho de ser santificados através da santificação do Espírito Santo de Deus, isto é, porque estamos arrependidos e a continuar a aprender, fazemos uma coisa errada, pedimos perdão então o sangue de Jesus Cristo ele como nosso sumo sacerdote é aspergido para nos limpar uma vez mais.

E como diz em JO andamos na luz mas se dizermos que não temos pecado estamos a mentir.

V. 15: “e disso nos dá testemunho também o Espírito Santo que porquanto após ter dito: esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias diz o Senhor porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as escreverei e acrescentarei e também de nenhum modo me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades para sempre”;

“ora onde há remissão destes já não há oferta pelo pecado”; porque Jesus Cristo ofereceu isto por esse pecado o sacrifício de seu corpo uma vez e para sempre e por isso aperfeiçoou para sempre com um sacrifício, nós.

Mas precisamos de estar no caminho para sermos santificados na nossa vida.

E mais adiante no v. 19: “tende, pois, irmãos intrepidez para entrar no Santo dos Santos, isto é, no trono de Deus, espiritualmente, pelo sangue de Jesus”.

Quando fazemos um erro pelo sangue de Jesus Ele está no trono de Deus e pelo sangue de Jesus, simbolicamente, está claro, irmãos, pelo seu sacrifício que nos perdoa do seu sangue.

“pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdócio sobre a casa de Deus aproximemo-nos com sincero coração em plena certeza da fé tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”.

“guardemos firme a confissão da esperança sem vacilar, pois, quem fez a promessa é fiel e consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras”.

Por isso não podemos estar nesse caminho e dizer: olha não quero falar com aquele irmão ou com aquela irmã, sim, as vezes as coisas demoram tempo mas a nossa intenção deve ser só uma de reconciliação.

Por isso irmão Deus fez este sacrifício, sim, Jesus Cristo o fez porque Ele quer ter confiança em você que vai responder a este grande sacrifício de viver de uma maneira nova e diferente.

E por isso lemos em HB 11:6: “de fato sem fé, sem confiança, é impossível agradar a Deus”; nós temos que ter fé em Deus e Deus quer confiar em nós que nós vamos fazer isto e por isso sem termos esta fé mútua de fé a fé.

“e por isso é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Deus existe e que Deus é o nosso galardoador”; é o nosso juiz que nos vai dar a recompensa quando nós o buscamos e precisamos ter completa confiança nisso e completa fé!

E por isso se não temos fé nisso é impossível agradar a Deus!

E aqui se vê em HB 11 muitos outros antes de nós demonstraram essa lealdade e confiança pela maneira que obedeceram até o fim e alguns deles foram como se diz apedrejados e outros cortados ao meio mas morreram na fé e não desistiram!

E por isso lemos em HB 12:1-3: “portanto, também nós irmãos, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, como esses descritos em HB 11, desembaraçando-nos de todo o peso e de todo o pecado que tenazmente nos excedia corremos com perseverança a carreira que nos está proposta”.

Precisamos de continuar esta maratona perseverando até ao fim e precisamos de nos examinar e arrepender e precisamos de ser melhores pessoas e por isso que jejuamos no dia de expiação e por que? para podermos ver como poderemos ser melhores pessoas.

Veja em HB 12:12: “restabelecei as mãos decaídas e os joelhos trôpegos, fazei caminhos retos para os pés para que não se extravie o que é manco e seja curado”.

Por isso não desista, não fique tão ansioso que quer desistir e tenha confiança porque Deus quer que você esteja no reino de Deus e seja leal até ao fim.

“segui a paz com todos e a santificação”; precisamos de seguir a paz e sermos pacificadores sem a qual ninguém verá o Senhor e atentando diligentemente que ninguém seja faltoso separando-se da graça de Deus e que não haja alguma raiz de amargura que brotando vos perturbe e por meio dela sejam muitos contaminados nem haja algum impuro ou profano como foi Esaú o qual por repasto vendeu o seu direito da primogenitura”.

Queridos irmãos precisamos de seguir a paz e de nos arrepender, devemos de ter cuidado com qualquer raiz de amargura e impureza na nossa vida e precisamos de andar diligentemente.

V. 22: “mas tendes chegado ao monte Sião, a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial e a incontestáveis hostes de anjos e a universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus e a Deus o juiz de todos e aos espíritos dos justos e aperfeiçoados e a Jesus o mediador da nova aliança e o sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel”.

Queridos irmãos esta é a nossa meta e temos que usar Jesus Cristo como nosso mediador, o seu sangue, temos que fazer a nossa parte e o nosso alvo é a VIDA ETERNA e essa é a nossa aliança com promessas de vida eterna.

E precisamos de usar esse sangue de aspersão para aspersão!

Durante o dia da expiação, irmãos, onde honramos o nosso sumo sacerdote e intermediador.

E vejamos nos vs. 28-29: “por isso recebendo nós um reino inabalável retenhamos a graça pela qual sirvamos a Deus de modo agradável com reverência e santo temor porque nosso Deus é fogo consumidor”.

Queridos irmãos temos uma grande esperança mas isto não é uma brincadeira e temos que usar o sangue de Cristo com cuidado e ser fieis e estar em paz com todos.

Então, poderemos andar para a frente nos dias adiante e na festa e termos uma grande festa porque lembrem-se em HB 13:5 diz ao fim desse v. 5: “DE MANEIRA NENHUMA TE DEIXAREI, NUNCA JAMAIS TE ABANDONAREI”; Deus não nos vai deixar, Jesus Cristo não nos vai deixar nem nos vai abandonar, não, não vai mas você vai abandonar.

Então para concluir leia HB 13:20: “ora, o Deus da paz que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus Cristo, Nosso Senhor, O GRANDE PASTOR DAS OVELHAS, e sim, o Nosso Grande Sumo Sacerdote, pelo sangue da eterna aliança vos aperfeiçoo em todo o bem para cumprires a sua vontade operando em vós o que é agradável e diante Dele por Jesus Cristo a quem seja a glória para todo o sempre”. AMÉM!!