O Que Você Fará Pela Eternidade?

Você está aqui

O Que Você Fará Pela Eternidade?

Download (Baixar)
MP3 Audio (56.44 MB)

Download (Baixar)

O Que Você Fará Pela Eternidade?

MP3 Audio (56.44 MB)
×

A eternidade será uma aposentadoria eterna, como um lar de idosos cheio de tédio e infelicidade? Ou será uma alegria tão grande que nós não a podemos imaginar? E o que você fará pela eternidade fora?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O ensino típico do cristianismo é quando você morre você vai para o céu ou vai para o inferno; e vai estar com vida eterna no céu como se fosse uma aposentadoria eterna.

Irmãos, em primeiro lugar, sabemos que isso não é o que a Bíblia diz, pois, quando a pessoa morre, morre; e dormindo esperamos pela ressurreição! Mas o que você fará após a ressurreição pela vida eterna? Será como um lar para idosos?

Eu sinto pelos idosos e vejo nesses lares que as pessoas estão completamente tristes, miseráveis, cheias de tédio e infelicidade.

Por quê? Porque não tem um propósito, um motivo e não estão fazendo nada; ora, o que Deus tem planejado para nós é algo muito mais do que isso e vejam comigo em 1 CO 2:9 diz:

nem olhos viram nem ouvidos ouviram nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam

Quer dizer que você consegue imaginar a beleza, alegria e o gozo do que será e vejam por ex. No v. 10 diz:

mas Deus não o revelou pelo Espírito a todas as coisas que perscruta até mesmo as profundezas dos rios

Nós, igreja de Deus, através da guia e dos ensinos bíblicos do entendimento através do Espírito de Deus chegamos a entender as coisas de Deus;

ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim, o Espírito que vem de Deus para que conheçamos que por Deus nos foi dado

Deus nos dá um certo entendimento, um certo conhecimento do que vamos fazer pela eternidade afora e vejam também aqui no v. 16 diz:

pois, quem conheceu a mente do Senhor que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo

Este pensamento e esta maneira de pensar, pois, Cristo é a imagem de Deus, o caráter, a maneira de ser e como Deus Pai é, nós estamos a aprender conforme vamos crescendo na graça e conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Isso, então irmãos, hoje vamos abordar mais e vejam comigo em EF 2:8-9 diz:

porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de nós, é dom de Deus

Queridos irmãos, a salvação é dom de Deus! A vida eterna é dom de Deus! nada que eu ou você tenha feito ou faz para você ou para mim faz nós herdarmos a vida eterna! Nada! E no v. 9:

não por obras para que ninguém se vanglorie pois somos feitura Ele e criados nisto para as boas obras

Temos que estar a fazer boas obras! Vamos receber a vida eterna para fazermos boas obras! Existe um propósito e meta assim como uma razão de ter e não vai ser um lar de idosos cheios de tédio e infelicidade e vai ser um uma meta de vida eterna e cheia de propósitos. Sim, irmãos, passamos por dores, temos dores e dificuldades assim como provações.

Alguns tem dores físicas terríveis, alguns tem dores mentais e emocionais também terríveis, mas temos que aprender a comprometer a dor em um propósito! Isso é importante, irmãos.

Temos que converter a dor em um propósito, e nós passamos por estas dores por causa de um propósito para nós virmos a poder ensinar a outros! Então? Que gênero de boas obras vamos fazer? Vejam em JO 5:17 aí lemos: que ambos, o Pai e Jesus Cristo, trabalham:

mas Ele os disse: mas o Meu Pai trabalha até agora e Eu trabalho também

Irmãos, nós temos que ser como eles, o Pai está sempre ocupado, trabalhando e realizando coisas. Ora, para Ele dar a você vida eterna; você também terá que trabalhar como o Pai trabalha e Jesus Cristo trabalha e fazendo boas obras!

Então? O que você vai fazer pela eternidade fora? O ponto que estou a mencionar hoje, irmãos, é ‘o que você vai fazer na eternidade’ depende do que você está a fazer hoje! E vejamos em MT 16:27 diz:

porque o Filho do Homem há de vir na glória do Seu Pai, Deus, com os seus anjos e então retribuirá a cada um, nós, conforme as suas obras

Jesus Cristo vai retribuir a você de acordo cm as suas obras, assim como a mim também e isso é a recompensa dos salvos! Irmãos, precisamos de entender que há duas coisas diferentes: um é dom da vida eterna, é de graça e o outro é um galardão ou uma recompensa de acordo com as suas obras! São duas coisas bem diferentes.

Como membro da família divina de Deus você compartilhará a unção de novos projetos, novas responsabilidades, realizações novas e duradouras, a tremenda alegria de sucesso após sucesso, fazendo boas obras ao contrário de más obras e essas obras hoje são bem mais prevalentes, mas faremos boas obras no mundo do amanhã pela vida eterna e eternidade.

Quando você nascer de novo na ressurreição você será um membro feliz! E obediente assim como submisso ao governo de Deus e você será parte desse governo! Do governo de Deus neste mundo e então você será capaz e habilitado porque você está a aprender coisas hoje pela sua experiência e será capaz de administrar uma certa parte desse governo que pode ser ensino ou guiar uma pessoa ou pode ser aconselhamento, mas você vai administrar uma parte desse governo para o benefício de outras pessoas, seres humanos, que ainda estarão vivendo na terra!

Então vamos, hoje, ver alguns cargos e ver as responsabilidades no futuro, ora, vamos começar em AP 22:12 diz:

eis que venho sem demora, é Jesus Cristo, e comigo está o galardão

A recompensa! E não é só o dom da vida eterna! Mas sim o galardão acima da vida eterna.

o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras

O trabalho que você faz hoje vai ser recompensado por Jesus Cristo, vai receber um galardão, uma recompensa além da vida eterna e depois lemos no v. 14 na ACF:

bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos para que tenham direito a árvore da vida e entrem na cidade pelas portas

Isso é uma frase positiva! E no v. 15 temos o oposto, negativo, que diz:

fora dessa cidade ficam aqueles que são os cães, isto é, prostitutas, os imorais, feiticeiros, os impuros, assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira

Então vemos no v. 14 aqueles que vão estar na cidade, no reino de Deus, são aqueles que obedecem a Deus e os que não vão estar no reino de Deus são os que desobedecem a Deus, os que quebram as leis de Deus! Ora, vejamos também em RM 2:5:

mas segundo a tua dureza de coração e impenitente acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento

Há uma recompensa de acordo com que você e nós fazemos, o dom da vida eterna aqueles que perseverando em fazer o bem procuram honra, glória e incorruptibilidade.

Sim, a vida eterna é um dom! Mas se você não pratica o bem você vai perder esse dom!  e o v. 8:

mas a ira e a indignação, isto é, não vai ter a vida eterna aos facciosos e aqueles que desobedecem a verdade e obedecem a injustiça

Por isso vemos que é uma questão de OBEDECER ou DESOBEDECER como lemos em AP 22, é uma questão de obedecer a Deus ou não; e irmãos, como lemos aqui em RM 2 começando no v. 11 diz:

porque para com Deus não há acepção de pessoas

Este é o padrão: obedeces a Deus? Vais ter a vida eterna que é gratuita, mas se desobedeces a Deus? Vais perder a oportunidade de ter a vida eterna, mas além de obedecer dependendo das obras que fazes Deus vai te dar um galardão e no v. 12:

porque assim, pois, todos que pecarem sem lei então sem lei perecerão

Sim, aqueles que não sabem, mas se estão pecando, não sabem de todas as coisas da lei, mas estão pecando vão perecer; Deus analisa o coração, Deus não faz acepção de pessoas, as pessoas sabem que devem fazer isto, mas não fazem! Mesmo que não tenham a lei toda, estão pecando, sem ter o conhecimento da lei de Deus vão perecer!

e todos com a lei pecaram diante da lei serão julgados porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei vão ser justificados

Sim, você é justificado, inicialmente, pelo dom gratuito de Deus e do sacrifício de Jesus Cristo, mas uma vez que você sabe disso e que foi liberado, digamos assim, redimido da pena da morte, uma vez que você saiba disso então você tem que obedecer a Deus! Porque não é só o ouvidor da lei, é um praticante que são justos diante de Deus, os que praticam a lei serão justificados como lemos aqui em RM 2:13

Mas sabemos que todos pecaram é o que lemos em RM 3:23 que diz:

pois todos pecaram e carecem da glória de Deus

Sim, todos somos pecadores! Mas temos que nos arrepender porque o salário do pecado é a morte como lemos em RM 6:23 diz:

mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor

A vida eterna é um dom e gratuito!! Mas tem condições, é um dom e vou te dar isto na condição de que vais obedecer a Deus, é gratuito, mas tem condições e em RM 12:21 diz:

não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem

Temos que vencer o mal e temos que nos arrepender e vencer! Temos que ser vencedores! Temos que estar a vencer as fraquezas da carne e em AP 21:7 diz:

o vencedor herdará estas coisas

Temos que vencer!

Eu Lhe serei Deus e ele me será filho

Não é simplesmente dizer: olha, eu acredito em Jesus Cristo e continuar a viver da mesma maneira, não! Aceita Jesus Cristo, (tudo bem), mas agora tem que obedecer a Deus e praticar a mudar e vencer! Obedecer! Porque senão você está a quebrar as condições que Deus está a dar a você ou quer dar a você a vida eterna; o vencedor herdará estas coisas!

Você é que tem que fazer a sua parte, e eu a minha, temos que ser vencedores e com a ajuda de Jesus Cristo e Seu Espírito que Ele nos dá o Espírito que procede do Pai, que é o Consolador, esta ajuda e poder de Deus que nos ajuda a vencer as fraquezas da carne. E temos que fazer a nossa parte para nos qualificarmos para recebermos o dom da vida eterna.

Você não pode ganhar a vida eterna, correto, não a pode ganhar! Você não ganha a vida eterna, pois a vida eterna é um presente. Mas você tem que ser um vencedor e tem que estar a vencer – isso é a uma condição (a vida eterna é um dom condicional)!

Como vemos além de receber o dom da vida eterna também há um galardão. Isso é adicional ao dom, o galardão tem que ser ganho e algumas pessoas desempenham um trabalho melhor do que outros e vão ter um galardão maior do que os outros!

Esses que desempenham um trabalho de uma maneira mais agradável para com Deus vão ser capazes de lidar no milênio e na eternidade com responsabilidades maiores porque nem todos vão ocupar um mesmo nível de posição no reino de Deus!

Ora, a igreja de Deus praticamente nos últimos dois mil anos desde a primeira vinda de Cristo até a segunda vinda acontecer, praticamente [não é exatamente, mas é um período de cerca de] dois mil anos, a igreja de Deus tem passado por vários estágios na sua história ou de diversas eras na sua história e Jesus Cristo em AP 2 e 3 está a dizer que conhece as obras destas várias eras da igreja de Deus e depois dá certas promessas à igreja de Deus de acordo com essas eras, ou digamos assim, desses estágios da história da igreja.

Mas também diz a todas (em todas as sete cartas) o que o Espírito diz as igrejas. Nós podemos ter uma atitude ou uma maneira de reagir que seja semelhante a uma certa era ou certo estágio da história da igreja de Deus.

E por isso precisamos de analisar essas sete eras ou sete estágios; ora hoje, então, vamos ver o gênero de promessas que Deus dá aos vários estágios da igreja para você analisarem que gênero de atitude ou situação que você se encontra. Você está num modelo (ou estágio da Igreja – numa atitude) ou está noutro modelo (ou estágio da Igreja – noutra atitude)? Onde você se encontra? Por isso vamos ler e observar em cada um desses sete estágios (ou atitudes em que possamos estar) da história da igreja de Deus. Vamos ver que existe uma promessa definida e registrada aos vencedores de cada era, ou desse período ou desse estágio (ou dessa atitude).

E uma vez mais, você e eu precisamos de analisar onde é que nós estamos nestas sete possibilidades gerais de atitudes ou de maneiras de atuar como pessoas que atuaram durante os diferentes estágios da história da igreja de Deus.

E esses estágios estão descritos em AP 2 e 3 que são as sete cartas escritas por Jesus Cristo às várias eras da igreja de Deus.

A primeira era histórica da igreja, ou digamos assim, o primeiro estágio histórico da igreja está descrito em AP 2:1-7 e essa é a era após a morte dos apóstolos originais depois que a Bíblia foi concluída e se vê aí no v. 2 diz:

conheço as tuas obras tanto o teu labor como a tua perseverança e que não podes suportar homens maus e que pusestes a prova os que a si mesmo se declaram apóstolos e não são e os achastes mentirosos

Conheço as tuas obras e diz no v. 6:

tens contado com tudo a teu favor porque não obedecestes às obras dos nicolaítas as quais eu também odeio

E aqui se vê que Jesus Cristo disse a esta era que conhecia as obras deles e que combatiam as apostasias dos apóstolos falsos, no entanto vemos no v. 4 que negligenciaram uma coisa aqui:

tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor

Por isso se vê aqui que depois de fugirem da perseguição do sistema romano e depois do ano de 69 da EC pararam de proclamar a mensagem do evangelho da mesma maneira que tinha sido proclamada durante o período dos apóstolos, mas diz assim no v. 7:

quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz as igrejas; ao vencedor dar-lhe-ei desse alimento da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus

Aí se vê a recompensa desta era a dizer por que venceram e obedeceram receberão a vida eterna.

A segunda era histórica da igreja está em AP 2:8-11 que é de cerca dos anos 300-650 EC e se vê aí no v. 9:

conheço a tua tribulação e a tua pobreza, mas tu és rico e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo antes sinagoga de satanás

Aqui está a dizer que eram fisicamente pobres e que tinham sofrido nas mãos de uma conspiração romana que falsamente afirmava ser o Israel espiritual, ou em outras palavras, que falsamente afirmavam serem a igreja de Deus! Mas na verdade eram servos do diabo e depois diz assim no v. 10:

não temas as coisas que tens a sofrer eis que o diabo está para lançar alguns dentre vós para seres postos à prova e tereis tribulação de dez dias; sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida

Tinham por isso aqui certa recompensa, sim receberiam o dom da vida eterna, mas tinham que ser fiéis até ao fim para receber a vida eterna.

E a terceira era histórica da igreja está em AP 2 começando no v. 12 até 17 entre os anos 650-1000 da EC e no v. 15 diz:

outrossim, tu também tens da mesma forma que sustentam a doutrina dos nicolaítas que eu odeio na ACF

E aqui vemos que esta era da igreja é a era de Pérgamo tinha existido numa época em que o cristianismo paganizado foi finalmente adotado como religião oficial do império romano o qual estava em declínio.

A atmosfera morna do compromisso cristão era forte, mas morna, o desenvolvimento dos ministérios pagãos no catolicismo romano cobrou seu preço entre os membros fracos da igreja de Deus e por isso foi uma era que esteve debaixo de pressão; e depois lemos aqui no v. 16-17:

portanto, arrepende-te e se não venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca e quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas, ao vencedor dar-lhe-ei do maná escondido bem como lhe darei uma pedrinha branca e sobre esta pedrinha escrito um nome novo o qual ninguém conhece exceto aquele que o recebe

E por isso se vê aqui uma promessa do maná escondido e uma pedrinha branca, o maná escondido lemos em JO 6:48-50 que diz:

Eu sou o Pão da Vida e vossos pais comeram o maná no deserto e morreram, este é o Pão que desce do céu, e todo o que dele comer não pereça

O maná escondido é a vida eterna em Cristo e apedra branca era uma peça dos tempos antigos, um ‘passaporte’ para os banquetes pagãos daquela era e cada convidado recebia uma pedra branca com o seu nome e então se vê aqui a promessa que esses cristãos entrariam num banquete com Jesus Cristo, isto é, nas bodas do cordeiro, e os vencedores, por isso, estarão no reino de Deus, mas como um grupo não está aqui a dizer que terão a uma função especial.

A quarta era da história da igreja está em AP 2:18-29 que está entre os anos 1000-1500 da EC e se vê aqui no v. 19:

conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu juízo, a tua perseverança, as tuas últimas obras mais numerosas do que as primeiras

A era de Tiatira foi a igreja perseguida da idade média, a igreja de Deus nessa era foi poderosa, a igreja estava crescendo e estava a vencer, mas tinha um problema se lê no v. 20:

tenho, porém, contra ti tolerares que esta mulher Jezabel que a si mesmo se declara profetiza não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a prostituição e a comer coisas sacrificadas aos ídolos

Se vê aí que tolerou uma certa apostasia, essa mulher Jezabel se vê aqui também mencionada em AP 17:4-5:

achava-se a mulher vestida de púrpura e escarlate e adornada de ouro e pedras preciosas de pérolas tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com sua imundícia a prostituição e na sua fronte achava-se escrito um nome: Babilônia, mistério grande, a mãe das meretrizes e das abominações da terra

isso se vê que esta Jezabel original que também lemos em 1 RS 16:30-31 foi fundamental para a transigência e apostasia durante o período do rei Acabe, esta Jezabel que é referida aqui, espiritualmente, perseguiu e assassinou a igreja de Deus durante a Idade Média e se proclamou profetiza, e não é outra, se não,  a Igreja Católica Romana.

Ora, durante o tempo dos VALDENSES, satanás inspirou a sua igreja a decretar uma INQUISIÇÃO contra todos os que seguiam os mandamentos de Deus e rejeitavam o sistema babilônico aquartelado no vaticano e muitas pessoas inocentes morreram entre elas membros da igreja de Deus, mas muitos facilitaram, isto é, transigiram e deixaram a lei de Deus e aceitaram esse sistema para serem poupados da tortura dos inquisidores católicos.

Esse problema de transigência, de facilitação é semelhante com o que acontecerá um pouco antes do retorno de Jesus Cristo quando a iniquidade vai abundar e o amor de muitos se esfriará e em AP 2:22 diz:

eis que aprosto de cama bem como em grande tribulação os que com ela adulterem caso não se arrependam das obras que ela incita

Jesus Cristo castigará esta igreja falsa e os que transigirem vão passar por grande tribulação e por isso lemos em AP 18:4 diz:

ouvi outra voz do céu dizendo: retirai-vos dela povo meu para não seres cúmplices em seus pecados e para não participares dos seus flagelos

Queridos irmãos, temos que sair deste sistema religioso e pagão, mas essa igreja pagã tem filhos como lemos em AP 2:23 e diz assim:

matarei os seus filhos e todas as igrejas conhecerão que Sou Aquele que sonda as mentes e corações e vos darei a cada um segundo as vossas obras

Sua igreja tem filhos que saíram dessa igreja e que hoje conhecemos como igrejas cristãs e continuando no v. 26 vemos aqui a promessa:

ao vencedor que guardar até ao fim as minhas obras Eu lhe darei autoridade sobre as nações

Aqui se vê um galardão, uma responsabilidade a esta igreja, a este grupo específico que governarão as nações a volta do mundo e não se está a falar das nações de Israel, mas nações a volta do mundo e por isso vemos que cada era da igreja tem certas promessas e umas eras têm promessas um bocadinho diferentes das outras.

O ponto aqui é que nós precisamos de analisar as nossas atitudes e perguntar a nós e examinando-nos a nós próprios para ver onde estamos nestas atitudes.

A quinta era da igreja que é AP 3:1-6 entre os anos de 1500-1934 que é a era de Sardes diz assim:

estas coisas dizem Aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas, conheço as tuas obras, os que tem nome do que vives e estás morto

Esta era da igreja mantinha o nome, mas as obras desta era da igreja não eram perfeitas e não tinham a integridade das obras e diz:

sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do Meu Deus

As obras não estavam íntegras, com honradez e honestidade perante Deus, era uma era morta, o ministério durante essa era falhou e não proclamou o evangelho como devia, essa era uma era cerca dos anos de 1500-1934, mas dá a entender que possivelmente continua até hoje porque diz no v. 3:

lembra depois do que tens recebido, guarda e te arrepende porquanto se não vigiares virei como um ladrão

E esta frase vir como um ladrão é atribuída ao tempo da era do fim e a vinda de Cristo e diz:

por isso arrepende-te”; e no v. 4:

tens, contudo, em Sardes umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto Comigo pois são dignas

E nós estamos a andar de uma maneira para não contaminarmos as nossas vestiduras para andarmos de Branco? E como diz em AP 19:8 estas vestiduras brancas são os atos de justiça dos santos e depois no v. 5 se vê a promessa a esta era da igreja:

o vencedor será assim vestido de vestiduras brancas e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida, pelo contrário, consagrarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos

E por isso diz que vão ter a vida eterna, mas nenhum cargo definido é mencionado aqui para os membros desta época ou era da igreja de Deus.

E depois vamos ver a sexta era da igreja que está em AP 3:7-17 e que vem pelos anos de 1934 e existe até hoje e no v. 8 diz:

conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta a qual ninguém pode fechar, tens pouca força, entretanto, guardastes a Minha palavra e não negastes o Meu nome

Tens proclamado o evangelho do reino de Deus e depois diz no v. 10:

porque guardastes a palavra da Minha perseverança também Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro para experimentar os que habitam sobre a terra

Te protegerei durante a tribulação que virá e depois no v. 11 diz:

venho sem demora

Essa igreja vai existir à vinda de Cristo e continuando a ler no v. 11:

conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa

Aqui se vê que estes membros desta era vão ter uma coroa especial, uma promessa de governar, possivelmente, na sede do governo mundial de Jesus Cristo e no v. 12:

fá-lo-ei coluna no santuário do Meu Deus

Por isso disse provavelmente na sede do governo de Deus e continua:

e de lá jamais sairá e também gravarei sobre ele o nome do Meu Deus, o nome da cidade do Meu deus, a Nova Jerusalém que desce dos céus vinda da parte do Meu deus e o meu novo nome

Eles vão ter o nome de Deus gravado neles, o nome de Deus escrito neles, é possível que seja uma implicação, [estou a especular aqui], mas pode ser uma implicação a AP 14:1 diz:

eis o cordeiro em pé sobre o Monte Sião e com Ele 144 mil tendo na fronte escrito seu nome, o nome do Seu Pai

Tem o nome de Cristo e do Seu Pai na mente, parece e estou especular aqui aos membros desta era de Filadélfia e depois no v. 4 diz:

estes são os que não se macularam com mulheres, pois, são castos, virgens, e são eles os seguidores do cordeiro para onde quer que vá, são os que foram redimidos entre os homens, primícias para Deus e o cordeiro

Por isso se vê aqui uma promessa para esta era da igreja que vão ter uma responsabilidade de governar, possivelmente, com uma coroa na sede do reino de Deus.

E a sétima e última era histórica da igreja em AP 3:14-22 que seria [possivelmente] por volta do ano 2000 ou um pouco antes disso e que é esta atitude de Laodiceia visto no mundo hoje em dia, particularmente, nas últimas décadas e no v. 15 diz:

conheço as tuas obras que nem és frio nem quente, quem dera fostes frio ou quente

Talvez seja uma atitude, digamos assim, arrogante de muito conhecimento e depois diz no v. 18:

aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para se vestir a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez e colírio para ungires os olhos para que vejas

Se lê aqui que, possivelmente, estas pessoas irão passar pela Grande Tribulação e depois se vê no v. 21:

ao vencedor dar-lhe-ei sentar-se Comigo no Meu trono assim como eu também venci e Me sentei com Meu Pai no seu trono

Se vê aqui uma promessa: sentar-se no trono, mas não vemos uma coroa, e por isso, TALVEZ, especulando, ajudando a Jesus Cristo na administração pessoal do Seu escritório, digamos assim, espiritual.

Então vemos aqui de uma maneira geral essas sete eras são de uma maneira geral promessas dadas as várias eras da igreja, mas a todas elas diz para ouvirmos a mensagem as outras igrejas e por quê?

Porque você e eu precisamos de nos analisar e ver onde é que nossa atitude está, em que modelo ou gênero de era que estamos? Perdemos o primeiro amor, que não estamos a pregar o evangelho, por ex., como vimos ou estamos a ceder e permitir certas coisas na nossa vida, estamos a começar a ceder, a facilitar, digamos assim, certas coisas ao Sábado?

Ou estamos realmente arrogantes porque estamos bem? Ou por outro lado somos humildes e mansos caminhando o caminho de Deus, onde é que nós estamos? Isso é de uma maneira geral e depois além disso vemos que haverá responsabilidades individuais dadas aos santos [aos membros das sete Igrejas] porque vimos nestas setes cartas de AP  2 e 3 sete generalizações ou atitudes que podem estar prevalentes em nós.

Mas cada um de nós, individualmente, vai receber a sua recompensa de acordo com as suas obras e leia aqui em AP 11:18 diz:

na verdade, as nações se enfureceram, porém, chegou a Tua ira e o tempo determinado para serem julgados os mortos para se dar um galardão aos teus servos, os profetas, os santos, os que temem o Teu nome tanto pequenos como grandes

Quer dizer, as pessoas sejam grandes ou pequenas vão receber o seu galardão, vamos receber de forma individual e por isso assim vemos diversas parábolas que Jesus Cristo deu que nos dão certo ensinamento importante e vejamos primeiro MT 24:46-47 diz:

bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor quando vier o achar fazendo assim, em verdade vos digo, que lhe confiará todos os seus bens”; e no v. 48 diz:

mas sendo aquele servo mau e disser consigo mesmo: o senhor demora-se e começa a maltratar ou espancar ou a dizer coisas incorretas

Queridos irmãos, aqui está a dizer: tenham cuidado! Não fiquem cansados! Continuem a ser fiéis até ao fim! Temos que nos manter vencendo sem desistir.

E veja também em MT 20:1-12 e aí vemos a parábola dos trabalhadores na vinha e uns trabalharam  o dia inteiro e outros trabalharam uma hora; e aí se vê que Deus requer aqueles que foram convertidos a mais tempo requer mais dessas pessoas, mais trabalho do que outros, mas todos receberão a vida eterna.

Por outro lado, em 2 PE 1:5-8 diz:

por isso mesmo reunindo toda a vossa diligência e se há com a vossa fé a virtude. Com a virtude o conhecimento, com o conhecimento o domínio próprio, domínio próprio a perseverança, a perseverança a piedade e com a piedade a fraternidade, e com a fraternidade o amor

Queridos irmãos, temos que adicionar continuamente as várias atitudes ou virtudes cristãs.

E em LC 19:11 vemos a parábola das minas dos vs. 11-28 e o que vemos aí é que o galardão é proporcional ao crescimento espiritual e por aí se vê, Deus deu aos seus servos o mesmo número de minas [inicialmente] onde um com uma mina rendeu dez, o outro com uma mina rendeu cinco e assim o galardão vai ser proporcional aos que fazemos com as habilitações, os talentos, com os dons espirituais, as habilitações e capacidades de fazer coisas espirituais que Deus nos deu a cada um de nós!

Por ex., na quarta era a igreja de Tiatira que vai governar sobre nações e tribos: Uns sobre tribos menores e outros nações maiores dependendo das obras deles; uns vão ser pilares onde fala acerca da sexta era, na sede, onde uns vão ser pilares maiores ou mais e outros menores!

E por isso a recompensa depende de você e de mim o que você faz com o que recebeu.

E em MT 25 lemos a parábola dos talentos MT 25 a partir do v.14-30. E aí se vê que nesta parábola no v. 21 está aqui um que tinha cinco talentos e entregou outros cinco, um crescimento de cem por cento e no v. 21 diz:

sê bom servo fiel fostes fiel no pouco sobre muito te colocarei entra no gozo do Teu Senhor

Por outro lado, no v. 22 se vê aquele crescimento de quem tinha dois talentos e multiplicou por outros dois, quer dizer uma vez mais cem por cento e por isso se lê no v. 23:

fostes fiel no pouco sobre muito te colocarei, entre no gozo do Teu Senhor

Se vê aqui que é basicamente a mesma recompensa porque ambos cresceram cem por cento! Isto é, uma recompensa em proporção ao que fizeram com que lhes foi dado, mas se vê nos vs. 26-30 o servo que não usou o talento, as habilitações, as capacidades, não fez obras com seu talento físico assim como o seu talento espiritual! E poderíamos dizer isto de uma maneira geral, como dons espirituais.

Esses que lhes foram dados, essas habilidades, capacidades que tem, não está a falar de uma pessoa vir a ser um ministro ou pregador, mas está a falar de uma pessoa a usar os dons espirituais para edificar ou servir a igreja como lemos em 1 CO 14:5 diz:

eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas, outros idiomas, mas também, porém, profetizásseis, tivessem a capacidade de encorajar e edificara igreja, e dizer as pessoas em conversas como Deus abençoou e encorajar as pessoas no caminho de Deus!

pois, quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar para que a igreja receba edificação

Todos nós devemos usar os nossos talentos e por isso aqui na parábola dos talentos de MT 25 devemos usar os talentos e habilidades que Deus nos deu, mas esses galardões de governar e ter responsabilidade maiores precisamos de entender que são com a intenção de servir e em MT 20:20-28 se vê aí a descrição de que a mãe de Tiago e João pediu para os filhos dela estarem a direita e a esquerda de Jesus Cristo e diz assim:

não, isso não está correto, disse Jesus Cristo, e então disse essa lição muito importante que deu nos vs. 25-26 e disse: sabeis que os governadores dos povos os dominam!  são dominadores, exercem autoridade, são autoritários e no v. 26: não é assim entre vós como cristãos, pelo contrário, quem quiser se tornar grande entre vós será esse o que vos sirva e quem quiser ser o primeiro entre vós será o vosso servo

O galardão, irmãos, que vamos receber é para servir! Não é para dominar e ser autoritário!  e queridos irmãos, as damas também vão receber galardão e em 1 PE  3:7:

porque espiritualmente não há homem ou mulher e diz: maridos, vós viveis a vida comum do lar com discernimento e tendo consideração para com a vossa esposa como parte mais frágil dando honra, tratando-a com dignidade, pois, sois juntamente herdeiros da mesma graça devida para que não se interrompam as vossas orações

As damas são herdeiras da mesma graça e do mesmo galardão de acordo com os talentos e conhecimentos delas e em JO 14:1-2 se vê que vai haver diversas oportunidades de servir no reino de Deus porque diz assim no v. 2:

na casa do Meu Pai há muitas moradas e se assim não fosse eu vo-lo teria dito, pois, vou preparar-vos lugar

Vai haver muitas áreas de muita responsabilidade, muitas oportunidades de servir sejam de aconselhamento, ou de educar, ou seja o que for, ora a pergunta: O QUE VOCÊ VAI FAZER PELA ETERNIDADE A FORA?

Deixe-me cá dizer uma coisa, irmãos, não vai ser uma aposentadoria eterna, não vai ser um lar de idosos, não será um lar cheio de tédio ou infelicidade, mas vai ser uma alegria, um gozo, uma oportunidade perfeita para você!! Baseado no seu treino que você está a receber hoje em dia, será para você uma absoluta alegria, um gozo, será um trabalho ideal para você, e perfeito para você!!

E você o amará esse trabalho como nada que você possa imaginar, mas depende do que você faz hoje com o que recebeu.