O Supremo Sacrifício: Páscoa

Você está aqui

O Supremo Sacrifício

Páscoa

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.84 MB)

Download (Baixar)

O Supremo Sacrifício: Páscoa

MP3 Audio (47.84 MB)
×

O sacrifício de Deus Pai e de Seu Filho nosso Salvador é maior que nós jamais tenhamos imaginado.

Transcrição

O SUPREMO SACRIFÍCIO - 28.03.2020

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

A Páscoa é sempre o início do novo ano das solenidades de Deus e após a Páscoa imediatamente os dias santos começam que nos revelam o plano de salvação de Deus.

Deus tem um plano de salvação muito grande para todos nós para virmos a ser filhos e filhas de Deus no reino de Deus e na família Dele.

E isto é um grande e enorme objetivo para nós, incompreensível, que nós nem começamos a entender mas para Ele nos fazer filhos com capacidades para termos liberdades de escolher e fazer e criar e construir não podíamos ser robôs.

Não podíamos ser máquinas como computadores que faz o que é instruído a fazer.

Temos que ser pessoas com livre arbítrio para aprendermos a fazermos o correto.

Para aprendermos a sermos seres perfeitos como Deus é perfeito; e para aprendermos da melhor maneira é vivermos através da escola de pancadas fortes, a escola em que temos que aprender certas coisas e bater a cabeça na parede algumas vezes para aprendermos uma lição que não podemos continuar a fazer isso.

Queridos irmãos é o que todos nós fazemos com os nossos filhos, sim, instruímos, educamos tal como nós, na Bíblia temos instruções e princípios para aprendermos mas as vezes temos que bater com a cabeça dura na parede para aprendermos lições duras e por isso a chamam de escola de pancadas fortes.

É o que nós tentamos com os nossos filhos para que não venham muitas pancadas fortes na vida deles mas mais cedo ou mais tarde vão bater, vão fazer coisas erradas e por isso nós estamos sempre a tentarmos a ajudar a eles para não fazerem as coisas erradas como Deus nos faz através da Palavra Dele.

Mas infelizmente muitos não querem mas mais cedo ou mais tarde todo o mundo, todos vão fazer uma cosa errada e o problema é que essa coisa errada façamos mais cedo ou mais tarde é pecado e em RM 6:23: “o salário do pecado é a morte”.

E por isso mesmo que estejamos mortos, falecidos, na sepultura, quem é que nos vai trazer de volta a vida? Porque uma vez que estejamos mortos o plano de salvação de Deus terminou a não ser que haja um Salvador, um redentor, um ser que nos compre de volta.

E por isso é necessário o supremo sacrifício e leiam comigo se faz favor em MT 23:23 é Jesus Cristo falando aos escribas e fariseus está muto zangado com eles e diz assim: “ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do coentro e do cominho mas tendes negligenciado, quer dizer fazem as coisas, sim, deviam ter feito para as outras pessoas verem cosas por fora, e sim, devem fazer essas coisas, mas negligenciaram os preceitos importantes da lei”.

Negligenciaram os pontos importantes, primeiro a justiça, segundo a misericórdia e terceiro andar em fé porque a mente de Deus e o amor de Deus e a lei de Deus requer justiça, misericórdia e requer andar em fé.

E por isso queridos irmãos a lei de Deus requer justiça em primeiro lugar e o que é isso? E o salário do pecado é a morte.

E em EX 21 começando no v. 22: “se homens brigarem e ferirem mulher grávida e forem causa de aborto porém sem maior dano, isto é, sem maior nascimento prematuro”; sim, sem grande dano, aquele que feriu será obrigado a indenizar segundo lhe exigir o marido da mulher pagará de acordo como determine o juízo mas se houver maior dano no grave, quer dizer, o bebê morrer e abortar no ventre da mãe.

Queridos irmãos aqui está um ponto importante o aborto é pecado, é matar, é uma matança e isso é pecado e por isso diz aqui: “se houver dano grave então darás vida por vida”.

A justiça da lei é vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.

Quer dizer a justiça é o castigo próprio para o que fizeres, não é um castigo grande ou pequeno demais, é o castigo devido, justiça.

Mas parte da lei, também há lei dos sacrifícios para haver misericórdia e por isso Deus nos quer perdoar mas lembrem-se que existem sempre consequências.

E quando há uma vida por uma vida quer dizer que há perdão ou que há vida por vida e por isso como todos nós pecamos, vida por vida como nós pecamos o salário do pecado é a morte para pagar por nós tem que ser outra vida, para pagar para nós podermos voltar ao estado de viver de novo porque estávamos mortos e tem que ter o preço de uma vida, vida por vida.

UMA VIDA POR UMA VIDA e então quantos Cristos há? Há um só Cristo e por que? Porque a vida dele é mais valiosa que todas as vidas humanas.

Por que ela é mais valiosa que todos nós? Porque Ele é o nosso criador.

Porque Ele é quem nos criou e por isso a vida dele é mais valiosa que a de todos nós.

O Senhor Jesus Cristo foi o nosso criador e vejam por exemplo em 1 CO 8:6: “todavia para nós há um só Deus, o Pai, o Altíssimo, digamos assim, o Supremo, há um só que é o Pai de quem são todas as coisas de quem existiu e um só Senhor, Jesus Cristo e são todas as coisas que nós também por Ele”.

Tudo foi criado por Ele, um só Senhor Jesus Cristo.

Vejam em JO 1: “no princípio era o Verbo, no início antes da criação do mundo era o Verbo e o Verbo estava com Deus, como o Pai, o nosso Deus e Pai.”

Mas depois diz: “mas o Verbo era Deus, estava com Deus mas era Deus”; e isso queridos irmãos quer dizer que o Verbo era do reino de Deus, era do gênero de Deus, era um ser do gênero de Deus mas não era o Pai, o Altíssimo.

“Ele estava no princípio com o Deus, todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, o Verbo e sem Ele nada do que foi feito se fez”.

Tudo foi feito pelo Verbo e o Verbo se fez carne como se lê no v. 14 e habitou entre nós cheio de graça e verdade, o Verbo, é verdade, veio e se fez carne e este ser que veio habitar entre nós, que era Deus, se fez carne e era Deus pois era um outro ser, eram duas pessoas.

“E vimos a sua glória, glória como do unigênito, isto é, o único que foi gerado desta maneira pelo Pai porque o seu pai, foi o pai celestial, o único que foi gerado desta maneira porque a Maria era uma virgem.

Vejam também no v. 10: “o verbo também estava no mundo mas o mundo não o conheceu”.

Vejam também no v. 18: “ninguém jamais viu Deus, o Pai, o Deus unigênito, o filho unigênito, Deus unigênito, o único que foi gerado desta maneira e quem está no seio do Pai.

Até João Batista diz no v. 15 falando acerca de Jesus Cristo diz: “porquanto Jesus Cristo já dizia de mim, vocês sabem que João Batista era mais velho que Jesus Cristo fisicamente falando mas Jesus Cristo já existia antes de João Batista e por que? Porque era eterno, o verbo era eterno.

Por isso estamos a ver aqui que havia 2 seres no reino de Deus, um é o Pai e o outro o que vem a ser o filho, 2 seres,  e estes planejaram de ter filhos na família de Deus para ter mais seres no Reino de Deus e vejam então em MT 11:25: “por aquele tempo exclamou Jesus, graças te dou o Pai, Senhor  do céu e da terra porque ocultastes estas coisas sábias e as revelastes aos pequeninos”; sim, ó Pai, quer dizer, este plano o mundo não entende este plano de salvação, sim, o mundo não entende.

Sim, ó Pai porque foi assim do teu agrado, assim foi a vontade do Pai e Jesus Cristo sempre obedeceu desde o início da fundação do mundo, Jesus Cristo obedeceu ao Pai, foi da vontade e do agrado do Pai.

“Tudo me foi entregue, todas as coisas me foram entregues por meu Pai, isto é, tudo foi delegado a Jesus Cristo, tudo porque Ele criou tudo, o Pai disse a Jesus Cristo: este é o plano e vamos fazer, então Jesus Cristo vai ser o executor, vai ser aquele que vai executar este plano e quem reconhece o filho se não o Pai e quem conhece Pai se não o filho e aquele a quem o filho quiser revelar.

Ninguém conhece o Pai a não ser a quem o filho o queira revelar.

Queridos irmãos o mundo no AT não conhecia o Pai, sim, há algumas escrituras que mencionam brevemente essa implicação; por ex diz: vamos criar o homem, no plural, mas esse entendimento não era como entendemos agora no NT porque Jesus Cristo veio para revelar o Pai.

Então continuamos a ler em JO 14 este foi durante a noite em que Jesus Cristo foi traído, depois do lava pés, depois do simbolismo dos novos símbolos no NT da Páscoa mas antes Dele ser traído em JO 14 diz assim começando no v. 1: “não se turve o vosso coração, credes em Deus e credes também  em Mim, na casa do meu Pai há muitas moradas se assim não fosse não teria dito e vos preparado lugar e quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e receberei para mim mesmo para onde Eu estou estejais vós também”.

Está Jesus Cristo a dizer eu vou vos preparar lugar e uma posição para vocês a Deus.

Depois do simbolismo do NT da Páscoa e vós sabeis o caminho para onde eu vou e disse Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais e como saber o caminho?

Estás a dizer para onde vais e qual é o caminho? Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, a eterna está claro e ninguém vem ao Pai se não por mim, não há ninguém outro e só podemos ter salvação através de Jesus Cristo e nenhuma outra pessoa, nenhuma outra religião pode vir com outro nome e tem que ser por Jesus Cristo continuando a ler  nesta secção: “se vós tivesses me conhecido conhecerias também o meu Pai e desde agora o conheceis e o tens visto e replicou-lhe Filipe: mostra-nos o Pai e disse Jesus: basta, estou a tanto tempo convosco e não me tens conhecido? Quem vê a Mim vê o Pai e como dizes tu: mostra-nos o Pai?

Mas o meu caráter e a minha característica e por isso vocês estão a ver-me e o tipo de pessoa, o tipo de amor e o Pai tem o mesmo!

Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo nas as digo por mim mesmo, o que eu estou a dizer é o que Eu tenho instruído a vocês não só as minhas palavras por que? Porque Jesus Cristo era o verbo, o porta voz, sempre obedeceu às ordens do Pai como Verbo e porta voz e foi o eu o Pai lhe disse para dizer.

“Mas o Pai permanece em Mim e faz as suas obras credes ao menos que Eu estou no Pai assim como o Pai está em Mim pelas mesmas obras.

Vejam no cap. 16:26: “naquele dia podereis em Meu Nome e não vos digo que rogarei por vós porque o próprio Pai os ama”; quer dizer, vocês podem ter acesso direto à sua palavra e tendes crido que Eu vim da parte de Deus pois Eu vim do Pai e entrei no mundo.

Eu Jesus Cristo estava a dizer: vim de estar ao lado do Pai, entrei no mundo, todavia, agora deixo o mundo e vou para o Pai como sabem vai para a mesma posição que estava ao lado do Pai do lado direito; pois vim do Pai e vou para o Pai.

Disseram os seus discípulos agora vemos que sabes todas as coisas e que não precises que alguém que pergunte e por isso queremos que de fato vieste de Deus, do Pai, do Reino de Deus.

“por isso respondeu-lhes Jesus: credes agora?”; e Jesus pergunta a você agora: acreditas agora? Que Jesus Cristo veio do Pai, voltou ao Pai e que é Deus? Não é o mesmo ser e sim, 2 seres distintos mas Ele é sempre submisso ao Pai, a autoridade do Pai e agora está com o Pai ao lado direito como as escrituras revelam, são 2 pessoas diferentes e não há um ao lado esquerdo não, são 2 seres e não 3!!!

Vejam a oração de Jesus Cristo em JO 17 e vejam no v. 3: “e a vida eterna é esta; que Te conheçam a Ti, o único Deus e Pai verdadeiro”; Tu, o Pai eras o altíssimo, o supremo, o Deus verdadeiro e Jesus Cristo o ser do Reino de Deus, veio do Pai que o enviaste.

“Eu te glorifiquei na terra consumando a obra que me confiaste para fazer e agora glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que Eu tive junto de Ti antes que houvesse o mundo”.

Glorifica-me com a glória que Eu tive junto de Ti, que tive junto de Ti, ao lado do Pai, junto, não é um dentro do outro, que seja apenas 1 pessoa, não, são 2 pessoas, um ao lado do outro, junto de Ti, antes que houvesse mundo.

Queridos irmãos, estamos aqui a entender o que Jesus Cristo estava a dizer na oração que Ele fez ao Pai?

Vejam também aqui no v. 11: “já não estou no mundo mas eles continuam no mundo, sim, Jesus Cristo ia morrer brevemente, basicamente já estava a dizer que não estava no mundo.

“Ao passo que Eu vou para junto de Ti”, Eu tive esta glória que Ele disse no v. 5, junto de Ti e agora vai para junto de Ti; é a mesma condição junto um do outro de antes dele vir para a terra como carne e quando voltou para o céu voltou junto do Pai.

Vejam também no v. 20: “não rogo somente por estes mas por aqueles que vieram crer em Mim por intermédio da Sua palavra a fim de que todos sejam um”.

Aqui Jesus Cristo está a orar por nós porque nós aprendemos através da palavra dos discípulos e puseram aqui na Bíblia para nós aprendermos.

“e não roo também por eles mas pelos que vieram a crer em Mim por intermédio da sua palavra a fim de que tosos sejam um e como és Tu Pai em Mim e Eu em Ti também sejam eles um em nós”.

Queridos nós devemos ser um é o que diz aqui: que todos sejam um como és Tu ó Pai em Mim e Eu em Ti também eles sejam um!

Irmãos nós não somos uma pessoa, alguns de vocês estão no Brasil, outros em Angola, outros em Portugal e sejam onde estejam a ouvir este sermão mas nós como irmãos precisamos de ser um tal como o Pai e o Filho são um.

Nós não somos uma pessoa tal como o Pai e o Filho não são uma pessoa mas devemos de ser um.

“hoje tenho transmitido a glória que me tens dado e que sejam um como nós e que sejam aperfeiçoados na unidade”.

Por isso chamamos a igreja de Deus Unida e precisamos de estar unidos! Para sermos um! Para sermos aperfeiçoados na unidade! Sim, ainda não o somos mas estamos tentando e nos esforçando para sermos aperfeiçoados na unidade.

Irmãos é como o marido e a esposa que devem ser uma carne, devem ser um, em atitude e maneira de pensar.

Vejam como o Pai descreveu Jesus Cristo em HB 1:5: “pois a qual dos anjos disse o Pai tu és meu filho? Eu hoje te gerei e outra vez Eu lhe serei pai e Ele me será filho; e novamente ao introduzir o primogênito no mundo diz: e todos os anjos de Deus O adoraram e adoram ainda quantos aos anjos diz: aquele que a seus anjos faz vento e aos seus ministros labaredas de fogo mas acerca do filho o Pai diz: o teu trono ó Deus é para todo o sempre”.

O Pai celestial está a chamar Jesus Cristo de Deus.

E disse também: “centro de equidade é o centro do seu reino, amaste a justiça e odiaste a iniquidade, o Pai a falar a Jesus”.

“E por isso Deus, isto é, Jesus Cristo, o teu Deus, o Pai te ungiu com óleo de alegria como a nenhum de Teus companheiros e ainda no princípio Senhor, isto é o Pai ainda a falar do filho diz assim: lançaste os fundamentos da terra”.

O Pai está a dizer a Jesus Cristo: “lançaste os fundamentos da terra e os céus são obra das tuas mãos”; uma citação de SL 102.

Queridos irmãos vejam SL 102:25-27: “em tempos remotos lançastes os fundamentos da terra e os céus são obras das tuas mãos eles perecerão mas Tu permaneces, todos eles envelhecerão como uma vez como roupas serão mudados Tu, porém, és sempre o mesmo e os Teus anos jamais terão fim”.

Está aqui a falar de Deus diz aqui no v. 22: “quando se reunirem os povos e os reinos para servirem ao Senhor Ele me abateu a força no caminho e me abreviou os dias e eu dizia: Deus meu não me leves na metade da minha vida.

Está a falar aqui de Deus e do Senhor do YHWH, de Jesus Cristo.

E por isso a palavra YHWH ou Jeovah quer dizer eterno e significa aquele que viveu sempre e é eterno, e o Pai o é e também Jesus Cristo e por o isso, ambos, digamos assim, podem ser chamados de YHWH, o Senhor.

Queridos irmãos vimos aqui em HB que o Pai diz que Jesus Cristo lançou os fundamentos da terra, vimos que o próprio Pai chamou Jesus Cristo de Deus!

E agora vejam aqui em FP 2:5-7: “tendo em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, tenham a mesma mentalidade, a maneira de ver as coisas e a mesma atitude pois Ele, Cristo, subsistindo em forma de Deus, Jesus Cristo era da forma e do Reino de Deus e do gênero de Deus! e não julgou como usurpação, isto é, não julgou como ser mantida ou retida, o ser igual a Deus!”

Não julgou isto como um estelionato ou falsidade ideológica ser igual a Deus!

“antes a si mesmo se esvaziou e assumindo a forma de servo tornando-se em semelhança de homens e reconhecido em figura humana”.

Irmãos Jesus Cristo era igual a Deus mas não em autoridade, não em imposição dessa autoridade mas igual em qualidade a você ou eu ou do Presidente da República somos iguais mas não em autoridade, somos todos de carne e sangue, seres humanos.

O Verbo e o Pai eram do mesmo gênero e qualidade: Deus.

Por isso queridos irmãos vemos aqui no v. 8-11: “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.

Mas queridos irmãos o que vemos aqui é que: ele se esvaziou e por isso deixou a vida eterna para ter uma vida física sujeita à morte e morreu! E por 3 dias e 3 noites! Esteve morto e foi o supremo sacrifício de Jesus Cristo, o supremo sacrifício do Pai de deixar Aquele que tinha a eternidade com Ele morrer por nós.

E não foi simplesmente morrer como uma pessoa física e foi como o próprio criador que nos criou e morreu por nós.

“porque Deus também o exaltou sobremaneira que Lhe deu o nome que está acima de todo o nome para que o nome de Jesus se dobre todo o joelho nos céus, na terra e debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor”.

E isso é citado de IS 45 que Jesus Cristo é o YHWH e para a glória de Deus Pai”.

Vejemos então IS 45:23: “por mim mesmo tenho jurado que da minha boca só saiu o que é justo e não tornará atrás e ante de Mim se dobrará todo o joelho e jurará toda a língua”.

Meus irmãos isso é o que lemos em FP 2:10-11 e aqui quem está a falar é Jesus Cristo, o Verbo, é Deus.

Veja o contexto começando a ler do v. 20 de IS 45: “congregai-vos e vinde, chegai-vos todos juntos vós da parte das nações nada sabem os que carregam o lanho de suas imagens de escultura e fazem súplicas a um deles que não o pode salvar!”

Aqueles israelitas que saíram do Egito estavam a praticar idolatria! Estavam a fazer imagens de madeira! Estátuas! E estavam as adorar! E a fazer súplicas a um deus que não era Deus!

E debaixo deste contexto de idolatria o Verbo está a dizer: EU É QUE SOU DEUS! EU QUE SOU O CRIADOR! NÃO ESSES! NÃO ESSAS ESTÁTUAS E ESCULTURAS!

“declarai e apresentai as vossas razões e tomem conselhos uns com os outros quem fez isso ouvir isso desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo anunciou? Porventura não fui Eu, o Senhor?”

Aquele que diz que todo o joelho se dobrará e jurará toda a língua que lemos em FP e que está a falar que é Jesus Cristo?

Tão claro? Pois não há outro deus, se não Eu! Estas estátuas e coisinhas de madeira que vão aí nos montes como vemos de braços abertos no Rio, esse não é Deus! É idolatria!

Óh então dizem que esta estátua de Jesus não é, primeiro lugar, Jesus Cristo tinha o cabelo curto e não comprido e essa não é a estátua porque Jesus Cristo disse: não façam estátuas de Mim, nem imagens de Mim.

E diz assim: pois não há outro Deus se não Eu, Deus justo e salvador! Cristo é o nosso Salvador! Ele veio e deu a sua vida por nós para nos salvar e Ele o nosso salvador e redentor!

Vejam em IS 43:1: “mas agora diz assim o Senhor: quem te criou ó Jacó? Que te formou ó Israel? Não temas porque eu te remi, chamei pelo teu nome, e tu és Meu”.

É o Senhor o Verbo que criou tudo e tudo foi criado por Ele.

E veja no v. 3: “porque Eu sou o Senhor Teu Deus, o Santo de Israel, o Teu Salvador”.

E quem é o nosso salvador? Jesus Cristo.

E no v. 11: “Eu sou o Senhor e fora de Mim não há salvador; Eu anunciei salvação, realizei-a e afiz ouvir”.

Queridos irmãos, ESTE SER, O Verbo que nos criou é quem morreu por nós, supremo sacrifício.

Vejam em IS 44:6: “assim diz o Senhor: rei de Israel e seu redentor, Senhor dos Exércitos, Eu sou o primeiro e o último, além de Mim, não há Deus”.

Ele está a falar num contexto desta idolatria pois até o Pai disse: Deus, o chamou assim, como vimos em HB 1.

Vejam em 1 CO 10:1: “ora irmãos não quero que ignoreis que nossos pais todos estiveram sobre a nuvem e passaram pelo mar, tendo sido todos batizados assim na nuvem como no mar em respeito à Moisés”.

Eles foram batizados em Moisés e nós não somos batizados em Moisés e sim batizados para dentro do corpo de Cristo.

“todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia”; ou talvez uma melhor tradução é que os acompanhava.

“e a pedra era Cristo!”

Aquele Deus que falou que Deus dera os 10 Mandamentos a eles era Cristo, era o Verbo, era Aquele que falou, era o porta voz!

“entretanto Deus não se agradou com a maioria deles, o Verbo não se agradou com eles e nem o Pai, razão porque ficaram prostrados no deserto; ora e todas estas coisas se tornaram exemplos para nós a fim de que não cobicemos as coisas más como eles cobiçaram, não vos faceis idólatras como a alguns deles.”

Tal como diz: o povo assentou-se a comer e a beber e levantou para divertir-se”

“e não pratiquemos imoralidades como aqueles que o fizeram e caíram num só dia 23.000; não ponhamos o Senhor, Cristo, como estão na ACF e ARA.”

“não ponhamos Cristo a prova”

Queridos irmãos a rocha era Cristo, no entanto estava a seguir idolatria.

E por isso não estejamos nós a provar Cristo.

Queridos irmãos eu expliquei isto em grande profundidade para entendermos que a morte de Cristo não foi só a morte de um ser humano, foi a morte do Deus que nos criou.

E Ele esteve morto e o Pai teve que O ressuscitar!

E por isso que lemos em 1 PE 1 começando a ler no v. 17 diz assim: “ora, se invocais como Pai Aquele que sem exceção de pessoas julga segundo as obras de cada um portáveis com temor durante o tempo da vossa peregrinação sabendo que não foi mediante sobre coisas corruptíveis ou prata, ou ouro que fostes resgatados”.

Queridos irmãos, você e eu não somos resgatados da morte porque o salário do pecado é a morte; não somos resgatados por dinheiro, seja qual a moeda for, nós somos resgatados pelo precioso sangue.

“como de cordeiro e sem defeito ou mácula, o sangue de Cristo”.

Nós somos resgatados pelo precioso sangue do Nosso Criador.

“conhecido com efeito antes da fundação do mundo”; este era o plano que o Pai e o Filho, Deus e o Verbo, tinham planejado antes da fundação do mundo.

“porém, manifestados no fim dos tempos por amor de vós que por meio Dele tendes fé em Deus, O qual O ressuscitou dentre os mortos e Lhe deu glória de sorte que a vossa fé esteja em Deus”.

Queridos irmãos, o precioso sangue de Cristo é muito mais valioso de que qualquer outra vida e Jesus Cristo sabia que ia morrer e vejam ao início do seu ministério em JO 3:14-15: “e do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto assim importa que o Filho do Homem seja levantado”.

Como se levantou a serpente no deserto? Pôs a serpente no madeiro, a matou e a pregou no madeiro.

Jesus Cristo teve que ser levantado da mesma forma no madeiro e ali foi crucificado.

“assim importa que o Filho do Homem seja levantado para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna”; e crer quer dizer praticar e não é só olha eu acredito e sim provar essa crença com a nossa prática.

E Jesus Cristo sabia disso porque Ele profetizou que ia morrer e vejam por ex. em IS 52:14: “como pasmaram muitos à vista Dele porque o seu aspecto estava muito desfigurado mais do que outro qualquer e a sua aparência mais do que outros filhos dos homens”.

Queridos irmãos, Ele estava tão mutilado que estava irreconhecível e vejam em IS 53:4 e diz assim: “certamente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores e no v. 5: ele foi trespassado pelas nossas transgressões e moído por nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e as suas pisaduras, chagas, contusões como nódoas negras, digamos assim, somos sarados”.

Veja no v. 10: “todavia ao Senhor agradou moê-lo fazendo o enfermar quando der Ele a sua alma como oferta pelo pecado”.

Derramou seu sangue, o precioso sangue de Cristo, a preciosa vida do nosso Salvador.

Vejemos então em HB 10:1: “ora visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, qual lei? A lei dos sacrifícios porque estamos aqui a falar do sacrifício de Jesus Cristo; a lei dos sacrifícios, não é a lei dos 10 mandamentos”

Esta lei dos sacrifícios era uma sombra para apontar para Cristo para os bens vindouros.

“nunca jamais pode tomar perfeitos os ofertantes”; sim, a lei dos sacrifícios como os seus bodes e as suas ovelhas e o que significavam; “nunca fazia as pessoas perfeitas como os mesmos sacrifícios que ano após ano perpetuamente oferecem ou se fosse assim de outra sorte não teriam cessado de ser oferecidos? Porquanto os que prestam culto tem sido purificado de uma vez por todas não mais teriam consciência dos pecados”.

“entretanto nesse sacrifício de fácil recordação de pecados todos os anos porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados”.

“por isso ao entrar no mundo diz, é Jesus Cristo quando entrou no mundo, se tornou carne, o Verbo se fez carne como vemos em JO 1:14 e diz: sacrifício e oferta não quiseste antes um corpo me formaste”; sim, o Verbo se fez num corpo físico para dar a sua vida por nós.

“não te deleitastes com holocaustos e ofertas pelo pecado, sim, como de bodes e de touros; e então disse: eis aqui estou e no rolo do livro está escrito a Meu respeito para fazer ó Deus a tua vontade”;

“e depois de dizer como acima: sacrifícios e ofertas não quisestes, nem holocaustos e oblações pelo pecado nem com isto Te deleitaste coisas que só se oferecem segundo a lei, a lei sacrificial do AT, então acrescentou: eis aqui estou para fazer ó Deus a Tua vontade por isso removeu a primeira, a Antiga Aliança, para estabelecer a segunda, a Nova Aliança”.

“nesta vontade é que temos sido santificados mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo uma vez por todas”.

E esta é a vontade do Pai e de Jesus Cristo e nós somos santificados pela graça, pela bondade, pelo carinho de fazerem esses sacrifícios de ser o Nosso Salvador, este supremo sacrifício, a oferta do corpo de Jesus Cristo de uma vez por todas.

“ora todo o sacerdote se apresenta dia após dia exercendo o sacrifício sagrado e oferecer muitas vezes o mesmo sacrifício que nunca jamais podem remover pecados, porém, tendo oferecido apenas um único sacrifício pelos pecados assentou-se à direita de Deus aguardando daí em diante até que os seus inimigos sejam prostados debaixo  de seus pés porque com uma única oferta aperfeiçoou para sempre; porque Jesus Cristo com uma única oferta do seu corpo, uma única vez,  aperfeiçoou uma vez para sempre”

Esta oferta de Jesus Cristo é capaz de aperfeiçoar para sempre e não precisa de ser sacrificado de novo e todos como nós que estamos a ser santificados no processo de ser santificados.

Mas que grande esta graça de Deus e mas que grande o supremo sacrifício do Pai ao nos dar o seu filho, Jesus Cristo que deu a sua vida por nós.

Um sacrifício supremo!

Vejam então no v. 19: “tendo, pois, irmãos intrepidez para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, este precioso sangue, pelo novo e vivo caminho que Ele consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne e tendo grande sacerdócio sobre a casa de Deus aproximemo-nos com sincero coração em plena certeza de fé e tendo o coração purificado de má consciência e elevado corpo como água pura”.

“guardemos firme a confissão da esperança sem vacilar, pois, quem fez a promessa é fiel consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras e não deixemos de nos congregar como costume de alguns”.

Queridos irmãos agora não podemos congregar (ERA 2020) mas quando temos a oportunidade por ex. nas festas que possamos estar juntos devemos de ter cuidado de apreciar a congregação.

“por isso façamos admoestações e tanto quanto mais vedes que o dia se aproxima porque se vivermos deliberadamente em pecado depois de termos recebido o completo conhecimento da verdade já não resta sacrifícios pelos pecados, pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários”.

Por isso é que diz: muito severo é esse castigo e mais adiante diz no v. 31: “horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

Depois em HB 11 está a descrever várias testemunhas de fé e depois em HB 12 diz assim: “portanto também nós visto que temos a nos rodear tanto grande nuvem de testemunhas e desembaraçando-nos de todo o peso do pecado que tenazmente nos excedia corramos com perseverança a carreira que nos está proposta e olhando firmemente para o autor e consumador da fé: Jesus”.

Queridos irmãos temos que lutar contra o pecado como diz assim no v. 4: “não resistimos ainda assim com sangue mas temos que lutar e nos submeter ao Pai espiritual”.

Queridos irmãos estamos aqui ao início da festa da Páscoa e estamos a começar um ano novo das festas de Deus para nos recordarmos de novo do plano de salvação de Deus.

E estamos no caminho para sermos glorificados como filhos e filhas de Deus no Reino de Deus.

Por isso, temos que viver esta vida com livre arbítrio para aprendermos a parecer como Ele é e aprendermos a ser perfeitos mas infelizmente ainda não somos perfeitos e infelizmente cometemos erros e outros cometem erros por nós e por isso todos nós sofremos.

Vivemos nesta escola de pancadas fortes mas os dias da festa agora se aproximam para nos relembrar de novo o grande plano de Deus para nós conforme nós praticamos de ano a ano entendemos melhor o plano de salvação de Deus.

Vejam em conclusão AP 22 começando no v. 12: “eis que venho sem demora, isso é Cristo a dizer”

E queridos irmãos, isto é, uma grande esperança e alegria para todos nós.

“e comigo está o galardão”, Jesus Cristo é o juiz e vai trazer a nossa recompensa e nosso galardão.

“que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”.

“EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, O PRINCÍPIO E O FIM”.

Ele começou, e criou o mundo e vai completar este plano de salvação do homem.

“BEM AVENTURADOS AQUELES QUE GUARDAM OS SEUS MANDAMENTOS PARA QUE TENHAM DIREITO À ÁRVORE DA VIDA E ENTREM NA CIDADE NOVA JERUSALÉM PELAS PORTAS”.

E queridos irmãos podemos dar graças a Deus pelo SUPREMO SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO e digamos assim:  ABRE AS PORTAS PARA NÓS SERMOS BEM AVENTURADOS E PODERMOS ENTRAR NA CIDADE PELAS PORTAS E ESTA CIDADE É A NOVA JERUSALÉM!