O Tema da Bíblia: Salvação

Você está aqui

O Tema da Bíblia

Salvação

Download (Baixar)
MP3 Audio (54.02 MB)

Download (Baixar)

O Tema da Bíblia: Salvação

MP3 Audio (54.02 MB)
×

A Bíblia é uma unidade do início ao fim. Um dos grandes temas da Bíblia é a salvação, mediante a fé pela graça de Deus.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos, aqui é Jorge Campos.

Nós precisamos de ver a Bíblia como uma única unidade do início ao fim, com uma continuidade, ex., vemos ao início a árvore da vida a qual, Adão e Eva, rejeitaram e escolheram a árvore do conhecimento do bem e do mal, mas lemos em Apocalipse 22:2, ao fim, quando Deus estará com o homem e também a árvore da vida e não haverá mais sofrimento ou dor.

Ora, o que vemos, por isso, irmãos, a Bíblia é uma unidade, sim, Deus inspirou, pelo Seu sopro e respiração a PALAVRA DE DEUS e, embora, fosse escrita por várias pessoas com as suas personalidades Deus a inspirou.

E hoje vou focar no tema da salvação e em HB 2:10 lemos:

porque convinha que Aquele por cuja causa por quem todas as coisas existem conduzindo muitos filhos à glória

Irmãos, o plano de Deus desde o início, antes da fundação do mundo, é de trazer muitos filhos à glória! É para Deus ter uma grande família.

e por isso Ele aperfeiçoou por meio de sofrimentos o autor da salvação

E irmãos este é o plano de Deus para nos salvar, este é o tema, salvação,

e tal como Jesus Cristo foi aperfeiçoado por meio de sofrimentos nós também o somos e vejamos também em 2 CO 6:16:

que ligação há ente o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente como ele próprio disse habitarei e andarei entre eles serei o Seu Deus e vos serão Meu povo e por isso retirai-vos do meio deles, separai-vos diz o Senhor, não toqueis em coisas impuras e Eu vos receberei

Aqui vemos que temos uma responsabilidade de nos separarmos, sermos diferentes, de não tocarmos em coisas imundas e Deus nos receberá e disse assim:

serei vosso Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas diz o Senhor Todo Poderoso

Queridos irmãos, o tema da Bíblia é a salvação para virmos a ser filhos e filhas de Deus no Reino Dele e na Família Dele! No entanto irmãos, existe um inimigo, sim, é Satanás, mas na nossa vida o inimigo é o resultado do pecado, em RM 6:3 diz:

o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna

A vida eterna é um dom e por quê? Porque nós pecamos e o salário do que fizemos e FAZEMOS, sim, podemos dizer que foi por culpa do inimigo, mas ao fim de contas a responsabilidade é nossa: NÓS PECAMOS! E o resultado é: morremos! Mais cedo ou tarde morreremos!

E por isso é necessário haver um Redentor e que nos justifica, que serve como propiciação, isto é, que tem uma responsabilidade de reparar o relacionamento e esse redentor que precisamos, portanto, nos conduz a redenção que nos salve!

Esse tema da Bíblia: salvação já foi mencionado desde o momento que o casal adâmico pecou e lemos em GN 3:15:

porei inimizade entre ti, falando de satanás, e a mulher, simbolicamente a igreja espiritual, entre a tua descendência, os que seguem a satanás, e o teu descendente, Jesus Cristo, e que somos nós, descendente que veio da mulher, de Eva e mais adiante de Abraão, Isaque e Jacó

Um descendente que é o Nosso Salvador e redentor é Jesus Cristo e diz assim:

este te ferirá a cabeça, JESUS CRISTO e tu, satanás, lhe ferirás o calcanhar

Mas aqui está esta profecia messiânica que JESUS CRISTO vencerá e ferirá a cabeça de satanás e nosso inimigo, não só satanás, mas o pecado, Ele nos vai redimir do pecado e lemos também em AT 318 lemos:

mas Deus assim cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas que o Seu Cristo (Messias), aquele que ia nos redimir havia de padecer

Sim, como lemos em HB 2 Ele se tornou o autor da nossa salvação através do sofrimento e por isso teve que padecer, igualmente nós temos que passar pelo mesmo processo de sofrimento para virmos a reconhecer de que precisamos de mudar e precisamos de nos aperfeiçoar, mudar do velho para o novo homem e assim diz no v. 18:

Deus cumpriu o que dantes tinha prometido

Queridos irmãos, vejam que Deus já tinha anunciado em DT 18:15:

o Senhor, teu Deus, te suscitará o profeta no meio de ti (Jesus Cristo), no meio dos teus irmãos semelhantes a Mim a Ele ouvirás

E por isso temos que acreditar Nele, na promessa do Pai e temos que acreditar no redentor que o Pai nos enviou que é JESUS CRISTO o Seu filho unigênito e por isso, irmãos, o ponto de partida é acreditar, crer e ter fé no que Deus diz por que Deus é fiel, não mente e precisamos de acreditar na Sua promessa e crer que nos enviou um redentor, JESUS CRISTO, para nos salvar. Em HB 11, capítulo da fé, vejamos no v. 6:

de fato, sem fé, é impossível agradar a Deus, porquanto, é necessário daquele que se aproxima de Deus, primeiro: creia que Ele existe

Este é o ponto de partida, que Deus é, a evolução desafia que Deus exista, pois a ciência deste mundo, conhecimento do bem e do mal, se tornou um novo deus.

Por isso, o ponto básico é que Deus existe e diz assim:

quem se aproxima de Deus é necessário que Ele creia que Ele existe e, além disso, que Deus se torne galardoador dos que O buscam

Ele recompensa, isto, é, Ele é o juiz e vai haver um julgamento recompensará aqueles que O buscam, igualmente vai castigar os que não O buscam e a base disso tudo é a Fé e vejamos no v. 1:

ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a palavra grega aqui é a 5287 e que significa uma configuração, um fundamento, é uma essência concreta e uma garantia absoluta

por isso, uma tradução que é boa para esta palavra é: A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO, a garantia, é o que mostra a realidade, é o firme fundamento das coisas que se esperam, isto é, da nossa esperança e depois diz:

a convicção de fatos que não se veem

A prova, a convicção do que não vemos e por isso este firme fundamento é que Deus é fiel e não mente! Se Ele prometeu, fará! Veja em TT 1:2:

falando Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a piedade e o pleno conhecimento da verdade, na esperança da vida eterna que Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos

Deus prometeu vida eterna ao homem como filhos e filhas Dele e por isso vemos ao fim de AP a árvore da vida e nós vivendo com deus sem dor e sofrimento e por isso esse é o propósito que Deus tem e nos trouxe um redentor, JESUS CRISTO, para ser o autor da nossa salvação. E por isso diz:

nós temos a esperança da vida eterna que Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos

Antes de criar o mundo e o homem Ele disse: vou criar este homem do pó da terra e a minha promessa que vou fazer dele, um filho e uma filha de Deus, conduzindo muitos filhos e filhas a glória na família de Deus.

E por isso diz aqui: a esperança da vida eterna e a fé é o firme fundamento desta esperança; eu tenho fé porque tenho esperança do que Deus disse e sei que essa esperança é firme, amovível, sólida, é uma realidade, vai ser! E porque Deus é fiel! E Ele prometeu!

E por isso o firme propósito da fé, irmãos, é termos esperança de virmos a ter o caráter de Deus para sermos filhos de Deus através da ajuda do Seu Espírito Santo.

Ora, Paulo descreve em RM um ex. deste processo e vejamos em RM 5:1:

justificados, pois, mediante a fé; somos justos perante Deus pela fé porque acreditamos em Deus e Jesus Cristo é fiel e pela fé de que JESUS CRISTO fez morrendo por nós e tendo completa fé no Pai que o ressuscitaria porque Ele não ia pecar e não pecou e teve completa confiança em dar a sua vida por nós e sofrer por nós; e por isso somos justificados pela fé, ambos, a nossa fé e a fé de Jesus Cristo

temos paz com Deus por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo

Temos paz! Temos paz mental! Mas que beleza é, irmãos, termos paz mental!

por intermédio de quem obtivemos acesso pela fé”, o ponto de partida é a fé! A esta graça de Deus na qual estamos “firmes e gloriamo-nos na esperançada glória de Deus

Sermos conduzidos a glória na esperança de termos a glória de Deus e por isso diz:

e não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações

Gloriamos nas aflições, testes e irmãos quando vemos pessoas a sofrer ou a serem assassinadas?

O que às vezes pode vir à sua mente: “Onde, então, estava Deus?”  

Mas a Bíblia diz assim:

nos gloriamos nas próprias tribulações

Porque temos fé e através dos sofrimentos e tribulações ficaremos melhores pessoas como Jesus Cristo teve que sofrer! Para ser o autor da salvação! E sabendo que a tribulação, e esses testes e sofrimentos produzem perseverança esta qualidade de perseverar e a manter, a manter, a manter fé, embora, haja tanto sofrimento, isto é, não duvidar de Deus, duvidar é perder fé!

e a perseverança produz experiência” (v. 4), a palavra grega para experiência é 1382 (na concordância), e quer dizer: testado ou provado, isto é, caráter provado como está na versão KJ.

Por isso como diz e repetindo:

gloriamos nas tribulações, a tribulação produz perseverança, esta perseverança produz caráter,” [caráter de Deus], “esse caráter produz esperança

esperança que não confunde, que não estou envergonhado, que não desaponta porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo de Deus que nos foi outorgado(v.5).

Irmãos, Deus é amor que neste processo, nesta ‘fórmula’ descrita aqui por Paulo somos conduzidos a desenvolver o caráter pelo qual nos vamos ter a esperança de recebermos o amor de Deus e virmos a ser como Deus é; este amor é derramado em nós pelo Espírito Santo de Deus.

Irmãos, lemos em 1 JO 4:8-16 e por isso essa é a metade virmos a ser como Deus é, o amor de Deus é derramado no nosso coração através do Seu Espírito que nos foi dado e Deus nos dá o Seu Espírito aqueles que Lhe obedecem como lemos em AT 5:32 se me recordo.

Por isso, irmãos, pela fé, o ponto da partida é a fé, temos a graça de Deus, nesta estamos firmes, como lemos no v. 2, ora esta graça de Deus, palavra grega: caris, ou digamos assim, favor divino, este favor que Ele tem para conosco que é muito mais! Do que pura e simplesmente perdão imerecido e gratuito, sim, inclui isto, mas é mais do que isso! É um favor divino que por isso a graça de Deus é uma manifestação do Espírito Santo de Deus! Ou uma manifestação do amor, seu carinho, Seu cuidado que Ele tem por nós!

É pela graça de Deus que participamos deste processo de salvação e este é um grande mistério, irmãos, de virmos a ser filhos de Deus, completamente na sua imagem e semelhança, sim, somos uma imagem Dele de forma física, mas seremos uma imagem Dele de forma de caráter e em composição quando formos ressuscitados.

E a fé temos 4 inimigos e o primeiro está em MT 6:28-34:

“ora, se Deus veste assim a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada no fogo quanto mais a vós outros, homens de pequena fé, portanto, não vos inquieteis, não estejam preocupados, não tenham ansiedade, o inimigo da fé é esta ansiedade, esta inquietação”

Por isso diz:

“que não estejam inquietos dizendo: o que comeremos, o que beberemos, o que vestiremos porque os gentios é que procuram estas coisas, pois o vosso pai celeste sabe que necessitais de todas elas, mas buscai, pois, em primeiro lugar o Seu reino e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas, portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, não estejam ansiosos e inquietos pelo dia de amanhã, pois, o amanhã trará os seus cuidados e basta o dia de hoje o seu próprio mal”

Primeiro inimigo da fé é a ANSIEDADE.

O segundo inimigo vemos em MT 8:23-26:

“então, entrando ele no barco, os discípulos O seguiram e eis que sobreveio no mar uma grande tempestade de sorte que o barco era varrido pelas ondas, entretanto, Jesus dormia, mas os discípulos vieram acordá-lo clamando: Senhor, salva-nos! Estamos a perecer!”

E no v. 26 diz:

“perguntou-lhes, então, Jesus: por que sois tímidos? Na ACF e ARC diz: porque tens temor? Ou medo?  ou na BLH: por que são medrosos, homens de pequena fé?”

Deus não está a dormir e ter medo é um inimigo da fé e vejamos agora o terceiro inimigo da fé que está em MT 14:22-31:

“logo a seguir compeliu Jesus aos discípulos embarcarem e passar adiante dele para o outro lado enquanto Ele despedia as multidões e despedida as multidões subiu ao monte para orar sozinho em que já tarde estava Ele só, entretanto, o barco já estava longe a muitos estádios da terra e acoitado pelas ondas porque o vento era contrário e na quarta vigília da noite foi Jesus ter com eles andando sobre o mar e os discípulos ao verem andando sobre as águas ficaram atemorizados e exclamaram: é um fantasma!”

“tomados de medo gritaram, mas Jesus imediatamente disse: tende bom ânimo SOU EU, não temais! Respondeu-lhe Pedro e disse: se és Tu, Senhor, manda-me para aí ter Contigo sobre as águas e Ele disse: vem! E Pedro descendo do barco andou por sobre as águas e foi direto com Jesus”

“reparando, porém, na força do vento teve medo e começou a submergir e gritou: salva-me, senhor! E prontamente Jesus (v. 31) estendendo a mão tomou-o e lhe disse; homem de pequena fé por que duvidastes?”

Duvidar, ter dúvidas, quando vemos problemas no mundo e vemos pessoas a sofrer começamos a perguntar: ONDE ESTÁ DEUS? É ter dúvidas, é um inimigo da fé e vejamos em MT 16:5-12 o quarto inimigo da fé, mas neste caso vamos interpretar um pouco e lemos:

“ora, tendo os discípulos passado para o outro lado disse-lhes Jesus: acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus e que era este fermento? Eles, porém, discorriam entre si e dizendo: é porque não trouxemos pão! Percebendo Jesus, disse: por que discorreis entre vós homens de pequena fé! Sobre não teres pão!”

“não compreendeis ainda e nem lembrais dos cinco pães e cinco mil homens e quanto cestos tomastes? Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes? Como não compreendeis e não vos falei a respeito de pães e sim acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus”

“então, eles entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento dos pães, mas da doutrina dos fariseus e saduceus”

O princípio aqui, irmãos, este fermento dos fariseus e saduceus, está claro é a doutrina e em princípio para nós é o raciocínio humano a parte da palavra de Deus, os saduceus e fariseus, raciocínios humanos à parte da Palavra de Deus e que estava a destruir a fé deles.

E por isso o quarto inimigo da fé é o raciocínio humano à parte da Palavra de Deus, sim, e não há nada errado com o raciocínio humano desde que seja de acordo com a Palavra de Deus.

E por isso, irmãos, precisamos de ter fé, é o ponto de partida, e precisamos de ter cuidado com os inimigos da fé: ANSIEDADE, MEDO, DÚVIDAS e RACIOCÍNIOHUMANO À PARTE DE DEUS!

E por isso quando vemos testes e provações, dificuldades e doenças, esses quatro inimigos da fé começam a trabalhar em nós! E vejamos em TG 1:2 lemos:

“meus irmãos, tende por motiva de toda a alegria o passares por várias provações, por vários testes e dificuldades, assim como sofrimentos e aflições, tende por motivo de alegria sabendo que a provação da vossa fé, sua e minha fé está ser provada, uma vez confirmada produz perseverança, ora a perseverança deve ter ação completa para sermos perfeitos e íntegros e para termos o caráter de Deus! E em nada deficientes!”

“se, porém, algum de vós necessita de sabedoria e pode-se perguntar: mas o que tem a ver agora a sabedoria com isto? E não é o que tem a ver e tem exatamente tudo a ver com isto!”

Nós não entendemos a sabedoria de Deus e Ele está a fazer porque Ele vê as coisas a um nível muito mais alto que eu e você! E na sabedoria Dele, Ele vê que é necessário nós passarmos por essas tribulações e testes por isso que diz:

 

“tende o motivo de toda a alegria o passares por várias provações e por quê? Porque Deus está a moldar, está a nos formar, a desenvolver o caráter Dele em nós!”

E temos que passar pelo fogo para formarmos o caráter de Deus em nós, a termos o amor de Deus em nós! E por isso se nós não entendemos, não temos a sabedoria disto, não compreendemos o que Deus está a fazer PEÇA A DEUS!

“que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera e lhes será concedida, peça, porém, com fé”

Peça a Deus a sabedoria, o entendimento para entender o que está a passar e por quê?

“e com fé e nada duvidando, pois, o que duvida é semelhante a onda do marque impelida e agitada pelo vento”

Irmãos, por isso, não devemos de duvidar; a fé produz perseverança para que tenhamos uma ação completa e em nada deficiente, e a perseverança produz caráter que produz esperança que não nos desaponta porque o amor de Deus é derramado em nós pelo Espírito santo de deus como lemos em RM 5.

Queridos irmãos, Deus é fiel, não importa o que aconteça, Deus o ajudará, no entanto, não diz QUANDO e por isso lemos em HB 11 que alguns foram cortados ao meio na fé, não tendo recebido a promessa na vida deles, as vezes, a promessa é na ressurreição e vejam em EF 6:16:

“embraçando sempre o escudo da fé (temos que nos agarrar e abraçar) com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do inimigo”

Todas as dúvidas e temores, todos os inimigos da fé! Agarra-te ao escudo da fé! O escudo protege o peito, o coração, os nossos sentimentos assim como as nossas emoções, vejam em 1 TS 5:8:

“nós, porém, somos do dia, sejam sóbrios e revestindo-nos da couraça da fé”

A couraça é o peitoral, uma vez mais protege o coração, o peito como escudo e diz aqui:

“revestindo-nos da couraça da fé e do amor”

Porque ao fim de contas a meta é a de virmos a ser como Deus é e Ele é amor;

e tomando como capacete a esperança da salvação”

Um capacete que protege a nossa mente! Os nossos pensamentos e que precisamos de ter sempre o quadro geral bem na nossa mente que é o plano de Deus de nos salvar através de JESUS CRISTO e por isso temos este plano através dos dias santos e termos este plano de salvação brilhando intensamente na nossa mente!

E por isso revendo em RM 5:1-5 este processo de salvação: somos justificados pela fé por meio de Jesus Cristo para ter acesso a graça de Deus e por isso nos gloriamos nesta esperança, assim como nestas provações e aflições, e testes e dificuldades, não duvidamos e não deixamos estes inimigos da fé destruírem, mas nos mantemos nesta perseverança para termos experiência e termos o caráter de Deus e que essa esperança não desaponta e então o amor de Deus é derramado em nós pelo Espírito Santo de Deus!

O amor de Deus é derramado em nosso coração através do Espírito Santo de Deus, mas é necessário a nossa participação porque estamos que vencer, a perseverar, a não ter dúvidas e ter um caminho sem duvidar; e em RM 4:18:

“Abraão esperando contra a esperança CREU”

Abraão contra a esperança lógica deste mundo creu porque a Sara já tinha uma idade muito avançada para ter filhos! E já tinha passado o período da vida em que podia ter filhos!

E porque era logicamente impossível, não havia esperança de ter mais filhos, mas esperou em esperança e Abraão acreditou em Deus pois Deus é fiel!

“creu para vir a ser pai de muitas nações segundo lhe fora dito: assim será a tua descendência”

Por isso ele teve que crer mesmo quando já tinha CEM ANOS, e se me lembro corretamente, Sara tinha NOVENTA ANOS! Já bem passado o período de ter bebês para uma senhora.

“e sem enfraquecer na fé (v. 19), embora, levasse em conta o seu próprio corpo amortecido (o casal era um só corpo) já de cem anos e a idade avançada da Sara, não duvidou! Por incredulidade da promessa de Deus!”

“mas pela fé se fortaleceu dando glórias a Deus e estando plenamente CONVICTO de que Ele, Deus, era poderoso para cumprir o que prometera; pelo que isso lhe foi também imputado para justiça”

Imputada por justiça, que foi colocada na conta dele, Abrão, digamos assim, creditado a favor dele, justiça, por quê? Pela fé! O ponto de partida é a fé! E não somente por causa dele e vejam aqui no v. 23:

“está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto, igualmente, que também nos será imputado, a saber: nós que cremos Naquele que ressuscitou dentre os mortos, Jesus Cristo Nosso Senhor”

Por isso também vai ser imputado a nós, justiça, porque acreditamos Nele e Ele fez o que fez porque acreditou no Pai e isso é imputado a nós por justiça; e por isso é a fé na Palavra de Deus! Fé no que Deus disse! E em JO 6:63 lemos:

“o Espírito é o que vivificou, a carne para nada aproveita, as palavras que Eu vos tenho dito (palavras de JESUS CRISTO) que são a Palavra de Deus e estão na Bíblia, pois, Jesus Cristo mencionou o que o Pai disse a Ele para dizer, o que vos tenho dito são Espírito e Vida!”

As palavras de Deus, a Bíblia, é um livro espiritual, conforme você estuda e você vai absorvendo e vai vivendo as palavras de Deus você recebe mais do Espírito Santo de Deus e este vai transformar você do velho para o novo homem e o resultado é amor de Deus.

Você se torna mais como Deus é! Em SL 119:9-11 lemos:

“de que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando, segundo a Tua palavra”

Como nos manter puros em nossas vidas e nossos caminhos? Observando a Palavra de Deus;

“de todo o coração Te busquei, não me deixes fugir aos Teus mandamentos, guardo no coração as Tuas palavras (de Deus) para não pecar contra ti”

Queridos irmãos, o coração que é o centro de amor e emoções e com este nosso coração buscamos a Deus, fazemos o que é agradável a Deus para pararmos de pecar!

Sim, somos perdoados de graça! Mas uma vez que estamos perdoados, nós entendemos que deus se comunica conosco através da Sua Palavra e deus fala a nós através da Bíblia!

Então, enquanto estudamos e temos respeito e temor pela Palavra de Deus entendemos como devemos mudar e transformar para sermos realmente filhos de Deus na imagem de Deus.

Por isso o ponto de partida, irmãos, é a FÉ baseada em que Deus é FIEL e que nós também temos que ser fiéis e o nosso sim tem que ser sim e o nosso não, não, e não mentirmos para obedecermos às leis de deus; é o que temos que por; e nós acreditamos que Deus existe, e Ele quer que venhamos a ser Seus filhos.

Ele promete toda a ajuda de que precisamos através do Seu Espírito Santo, Ele é fiel, é o galardoador de acordo com a sua Palavra ou de acordo com a sua promessa e por isso sabemos que deus nos dá fé pois a fé é um dom do Espírito Santo de Deus, 1 CO 12:9 e a fé é parte do fruto do Espírito Santo de Deus, GL 5:22.

Irmãos, a salvação começa na fé, digamos assim, é o primeiro piso doplano de salvação de Deus, acreditar que Deus existe é um ato de fé! Pela fé passamos por provações, aflições, dores, sofrimentos, pela fé desenvolvemos paciência, perseverança, por essa fé desenvolvemos o caráter de deus e temos essa esperança porque Deus é fiel porque Ele prometeu que seremos seus filhos pela Sua graça, sua boa vontade, sua gentileza e amor que Ele tem para nós!

Queridos irmãos, compreendemos, então, pela Palavra de Deus este grande processo de salvação e então recebemos mais do Seu Espírito; sim, somos redimidos de graça, mas agora uma vez redimidos, a nossa resposta Aquele que faz tanto por nós e fez tanto por nós enquanto pecadores; a nossa resposta é: OBRIGADO!!

E a palavra obrigado significa uma obrigação de retribuir e a nossa resposta agora é OBEDIÊNCIA; somos obrigados a sermos como Ele é e a nos esforçarmos como ele é e por isso passamos por provações e dificuldades para aprendermos isto! Para virmos a sermos melhores pessoas! Para finalmente termos o amor de Deus em nós! Como Deus é!

Deus é amor, irmãos, e deste modo, através deste processo seremos como Deus é! Seremos Seus filhos! Na família de Deus!

Salvos como filhos de Deus na sua família esse é o tema da Bíblia: a salvação e o ponto de partida é a fé pela graça de Deus e isso deve causar em nós uma resposta e uma obrigação e dizer: obrigado e sermos obrigados a obedecer desenvolvendo o caráter de Deus e ficando como Deus é e tendo o amor de Deus, isto é, o novo EU e que Deus vos ajude e vos dê esta fé para continuarem o caminho até ao fim!