Em Treinamento

Você está aqui

Em Treinamento

Download (Baixar)
MP3 Audio (42.75 MB)

Download (Baixar)

Em Treinamento

MP3 Audio (42.75 MB)
×

Deus nos chama nesta era para sermos treinados para responsibilidades muito importantes no Reino de Deus à segunda vinda de Cristo. Este sermão aborda a necessidade de entendermos a importância deste treinamento.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Em 1 CO temos uma seção em que Paulo fala aos cristãos acerca de vários assuntos ou vários problemas ou dificuldades que tinham acerca do matrimônio e no meio de uma dessas situações dá um versículo muito encorajador para os nossos filhos e para a nossa juventude.

E esse está em 1 CO 7:14: “porque o marido incrédulo é santificado no convívio com a esposa e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente de outra sorte os vossos filhos seriam impuros, porém, agora são santos”.

A palavra santo de santificação significa que são separados, escolhidos ou são selecionados para um trabalho específico e tratados em separado.

Ora, os nossos filhos são separados para o que? são separados para a salvação? Sim, Deus quer todo o homem seja salvo!

Então o que está aqui a dizer que são santos? Separados para o que?

Irmãos aqui está um significado e entendimento muito importante que precisamos de entender porque se fosse simplesmente para a salvação podiam ser salvos uns dias que fossem mais fáceis como por ex. no milênio que seria muito mais simples. E muito mais fácil!

Então, o que está a falar aqui deste período, o que está a se falar aqui? Separados para que? separados para serem treinados? Sim, porque não estamos em treinamento e estão separados, selecionados para terem esta oportunidade de serem treinados agora e outros vão ser treinados depois!

Não é porque somos melhores mas porque somos membros da igreja de Deus e do corpo espiritual de Cristo e nossos filhos são separados agora para este treinamento especial.

Treinamento de que? E vejemos em AP 19:16 aí falando quando Cristo retornará e depois diz que Ele vai ser o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores e por isso nós vamos reinar com Cristo como reis debaixo da autoridade do rei dos reis e nós vamos ensinar sermos, digamos assim, professores, ensinar a outros como senhores debaixo do Senhor dos senhores e a nossa juventude, os nossos filhos vão ter uma oportunidade de estarem a ensinar no mundo do amanhã porque a vinda de Cristo está muito perto.

E por isso os nossos filhos estão a ser treinados agora se eles aceitam esse treinamento e eles respondem a esse treinamento e por isso estarão a ser escolhidos, separados para esse treinamento agora e isso é uma oportunidade tão grande e tão maravilhosa e tão encorajadora para nós!

Porque Deus nos está a fazer seus filhos como parte da sua família como lemos em 1 JO 3:1-3: “vede que grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus e de fato somos filhos de Deus e por essa razão o mundo não nos conhece porquanto não conheceu a Ele mesmo; Amados agora somos filhos de Deus mas ainda não se manifestou o que haveremos de ser “.

Porque vamos ser, ainda, maiores do que hoje somos pois somos seres físicos, carne e sangue, e vamos ser seres espirituais na família de Deus; e por isso sabemos que quando Ele se manifestar, Jesus Cristo vier, seremos semelhantes a Ele, Jesus Cristo, porque haveremos de vê-lo como Ele o é.

E por isso hoje em dia estamos a ser treinados para isso e também nossos filhos para governarem no mundo do amanhã! E por isso cada um de nós que entende isto vai tentar mesmo se esforçar como diz no v. 3: “a si mesmo se purifica todo aquele que tem Nele esta esperança”.

E precisamos de ter esta esperança! E a temos? E assim como Ele é puro!

Queridos irmãos temos esta visão? Temos esta visão do mundo do futuro que Deus tem preparado para você? E para nós? No governo Dele e na família Dele? No Reino Dele?

Estamos a tomar atenção ao treino e treinamento que Deus está a nos dar hoje em dia? Mas que benção! Se você está em treino numa companhia portanto você está todo animado porque está neste treino desta empresa importante.

E que companhia mais importante é do que a companhia de estarmos com Deus?

E por isso pensem bem: você já esteve em treinamento numa empresa num período de treino, já esteve? Por ex. você teve treinos na escola, fomos treinados e os nossos filhos estão a ser treinados nas escolas e somos treinados a qualquer profissão pois para uma profissão precisas de treino para executar esse trabalho de uma maneira mais eficaz.

Por ex. imagine que você vai treinara para ser um bombeiro e requer certo treino especial e queridos irmãos isto envolve autodisciplina, esforço, fazer o que não me apetece como fazer? Eu não posso fazer que é muito difícil para mim! Porque eu tenho este problema ou esta dificuldade e não posso fazer isso!

Lembram-se da parábola dos talentos de como temos que usar os talentos e habilidades que Deus nos dá e não podemos esconder, digamos assim, da cama! Ou num buraquinho!  E sim temos que usar! Um pouquinho que temos mas temos que nos esforçar e vencer as dificuldades que temos para crescermos e então Deus no vai dar mais ajuda.

Por ex. para ser um bom gerente, sim, porque há bons gerentes e maus gerentes e para sermos um bom gerente precisamos de desenvolver habilidades e dar com pessoas além das habilidades da tarefa e precisamos de saber como lidar com pessoas!

Irmãos, para estarmos no Reino de Deus precisamos de aprender a lidar com pessoas com amor!

Irmão se não estamos a aprender isto como é que Deus nos pode dar esse poder enorme na família Dele? Como?

Por isso irmãos esse treinamento requer autodisciplina, requer trabalho, esforço, requer provações e testes e vencer dificuldades, desafios, vencer coisas como: não posso fazer isto! Porque tenho esta doença, ou este problema ou isto!

Irmãos temos que vencer estes desafios até ao fim! Não podemos dizer: olha eu tenho este problema e não posso fazer e Deus vai me entender!  Temos que vencer!

E por isso além disso temos que desenvolver as nossas habilidades em lidar com pessoas, sim, pessoas nos maltratam e nos maltratarão seja onde você esteja!

Você vai ficar ofendido e vai receber um tropeço mas o que acontece? Temos que aprender a amar os nossos inimigos. Não há outro caminho!

Por isso é que lemos em MC 1:15: “depois de João Batista ter sido preso foi Jesus para a Galileia pregando o Evangelho do Reino de Deus”; o evangelho do governo de Deus!

“dizendo: o tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho”, arrepender quer dizer que temos que mudar e vencer as nossas fraquezas! E não é só do pecado e também dos nossos medos! Temos que vencer! Temos que controlar a nossa mente! E vencer e andar para a frente!

E se não vencemos, pergunto: como é que Deus pode confiar a você o poder de governar o mundo se você não consegue governar a você mesmo?

Por isso irmãos precisamos de os arrepender! Para chegarmos aos padrões de Deus! De servil, de vencimento, de ação e de trabalho porque até Jesus Cristo diz: o meu Pai trabalha e Eu trabalho!

Deus está a trabalhar e a vencer estas coisas!

Depois diz assim: crede no evangelho, óh o evangelho de Jesus Cristo, ele nos ama e Jesus Cristo está a falar do evangelho do reino de Deus e é o que estava a pregar: acreditem no evangelho!

Entendemos o que é o Reino de Deus? Porque o reino de Deus é o governo de Deus!  Debaixo da família Dele, isto é, dos seus filhos e filhas e governando!

Isto é que Ele vai dar poder, glória aos seus filhos e filhas para governarem no mundo e se seus filhos e filhas nem sabem vencer as suas próprias fraquezas pequeninas da carne como é que Deus nos pode dar o poder de governar outras pessoas com amor e carinho se nem conseguimos a governar a nós próprios??

Queridos irmãos precisamos de ter isto em mente e jovens adultos, como de 30, 40, 50 anos são jovens! E precisamos de vencer esses desafios!

E por isso precisamos de acreditar no que é o Reino que é o governo de Deus na terra que você pode estar selecionado por Deus e Deus quer que você esteja lá mas você tem que fazer a sua parte e eu a minha parte!

E qual é a sua e a minha parte? A nossa parte é de vencer as nossas dificuldades e entre essas uma das mais importantes é de usar a língua, ter sabedoria, saber como falar, dizer coisas sem magoar ou machucar a outra pessoa! Óh irmãos e é difícil!

Por isso estamos aqui em treinamento e precisamos de ter esta visão e esta esperança e por isso estamos aqui em treino e entendemos então o que é o reino de Deus? E que este governo de Deus que nós estamos que estar qualificados, digamos assim, treinados e preparados! Ter como fosse um diploma espiritual de Deus que sim passamos as provas!

E vencemos as provações que temos! Você está a vencer as provações que tem e precisamos de vencer as provações!

Vejam comigo em HB 1:3: “Ele, Jesus Cristo, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser, isso é do Pai”; e o que quer dizer esta frase: expressão exata é?

Queridos irmãos a expressão exata, a imagem exata, a fotocópia exata do seu ser que é o Pai e Jesus Cristo como resplendor da glória, é digamos assim, a fotocópia exata desta forma do Pai!

A palavra em grego que é traduzido esta expressão: expressão exata, a palavra em grego é caracter e que significa caráter e que é uma palavra grega que traduzindo literalmente você poderia traduzir caracter=caráter.

E por isso essa palavra é usada para o instrumento para gravar como por ex. fazer moedas que gravava exatamente a imagem do molde na moeda que era estampada, digamos assim, a expressão exata, a imagem exata da outra pessoa e neste caso do Pai e com uma profunda semelhança e uma reprodução perfeita com todos os respeitos e particularmente da sua natureza, e como Deus é, isto é, o caráter de Deus.

E por isso a nossa visão de imitar a Cristo como diz Paulo: imitem a mim como eu imito a Cristo o nosso golo é de chegarmos à perfeição da característica e do caráter de Jesus Cristo e não é o que lemos em EF 4 começando no v. 11:

“Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos santos”; de nós, aqueles que estão a ser separados para este propósito e “para o desempenho do seu serviço para edificação do corpo de Cristo que é a igreja de Deus até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, Jesus Cristo, ao perfeito homem e a perfeita varonilidade à medida da estatura da plenitude de Cristo”.

Irmão este é o nosso golo! Essa é a nossa meta! Para termos o caráter de Jesus Cristo e o que é caráter? Irmãos caráter é sabermos o que é errado e o que é o certo, é ter o livre arbítrio de escolher entre o errado e o certo!  E de ter a autodisciplina de fazer o que é certo!

Isso é que é caráter:

Primeiro: saber o que é certo e o que é errado e vejam por ex. SL 19:7-11: “a lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices, os preceitos do Senhor são retos, são direitos e justos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos; o temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos; são mais desejáveis do que ouro mais do que muito ouro depurado e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos além disso por eles admoesta o teu servo em os guardar há grande recompensa”.

E para sermos filhos e filhas de Deus a governar debaixo de Cristo grande recompensa e temos esta visão?

Como disse caráter e reconhecer o bem e o mal e o que nos indica o que é o bem e o mal são as leis de Deus!

Depois é o livre arbítrio de escolher e ter a capacidade de escolher o que é bom!

Vejam em DT 30:15-16: “vê que te proponho hoje a vida e o bem e a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno que ames o Senhor teu Deus, que andes nos Seus caminhos e guardes os Seus mandamentos, Seus estatutos e Seus juízos então viverás e te multiplicarás e o Senhor teu Deus te abençoará na terra a qual passas para possuí-la”.

E por que? porque vamos ser reis no governo de Deus! No Reino de Deus vamos governar na terra!

Veja no v. 19: “os céus e a terra tomo por testemunho contra ti que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição e escolhe, pois, a vida! Para que vivas tu e a tua descendência”.

Deus quer que escolhas a vida porque Deus quer que estejas no Reino Dele o qual Ele predestinou para você, para mim, e para nós estarmos lá!

Como eu estava a explicar o caráter é saber o bem e o mal e a lei de Deus nos dá esse conhecimento, o caráter é a ter a capacidade de escolher através de livre arbítrio como lemos aqui em DT 30 e depois eu disse: o caráter é a capacidade de decidir e fazer o que é certo mesmo debaixo de dificuldades!

Veja em RM 5:3-4: “e não somente isto mas também nos gloriamos nas próprias tribulações”; desses testes e provações e por que? para vencermos e para qualificarmos e termos uma maior recompensa!

“sendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança experiência, e a experiência esperança”.

Experiência e a palavra grega é docmeia que quer dizer aprovado, atestado, passou o teste com experiência e por isso conduz a esperança e precisamos de ver e entender e ter a visão desta esperança do resultado final e ver esta visão é tão importante irmãos!

Precisamos de continuamente de estar a ver e a visualizar esta visão na nossa mente e eu quero sublinhar este ponto irmãos de que precisamos de ver o futuro que Deus quer para nós!

E o futuro é que venhamos a reinar com Ele debaixo de Jesus Cristo como reis debaixo do Rei dos Reis e como senhores debaixo do Senhor dos Senhores e que por isso estamos em treinamento!

E não podemos receber esta glória e esse poder se não passarmos nos testes!

E se você está treinado para ser um eletricista você não pode ter a certidão de ser um eletricista se você não passar os testes!

E Deus nos dá uma ajuda através do Seu Espírito que nos guia e que nos ensina mesmo ainda quando não estamos batizados e vai conosco pelo Seu Espírito nos guiando e o Espírito Dele está conosco!

E está a nos guiar e ajudar a sermos diferentes do mundo!

Vejam comigo em 1 PE 1:2: “eleitos segundo a presciência de Deus Pai”; e o que isto quer dizer: para sermos filhos e filhas Dele em seu Reino.

“em santificação do Espírito”; através da obra, do poder, da ajuda de Deus através do Seu espírito! E Para o que? para a OBEDIÊNCIA! Para que? Para sermos como Deus é! Que fazemos o bem! A lei de Deus é amor e para termos o amor que Deus tem!

“para santificação do Espírito em obediência e para a aspersão do sangue de Cristo, graça e paz vos seja multiplicada”.

E através deste Espírito Santo segundo a presciência da santificação do Espírito e a aspersão do sangue de Jesus Cristo porque ele nos compra de volta e nos redime!

“bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a Sua muita misericórdia nos regenerou”; de novo uma segunda vez através do Seu Espírito que após o batismo e a imposição das mãos.

“para uma viva esperança”; nos regenerou para realmente sermos filhos e filhas de Deus no Reino de Deus! E os nossos filhos e os nossos jovens estão, digamos assim, predestinados para este propósito de serem filhos e filhas de Deus!

Isso não quer dizer que estão predestinados a vencer! Deus quer que eles vençam! Mas Deus quer que você vença e quer que nós vençamos! Mas nós temos a nossa responsabilidade! Temos que vencer esses desafios! Temos que trabalhar para passar nesses testes!

Temos que trabalhar!! E esforçar!! Fisicamente, e trabalho físico é bom porque aprendemos muitas lições espirituais através do trabalho físico! E por isso que Deus nos diz para trabalharmos!

E diz assim: “para uma viva esperança”; e nos regenerou para uma viva esperança! E qual é a viva esperança? A viva esperança para sermos filhos e filhas Dele no reino Dele para governar, espalhar e para que outras pessoas também estejam felizes!

Esse é o nosso destino e a nossa meta!

“mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”; sim, porque isso é possível pois Jesus Cristo ter ressuscitado dos mortos!

“para uma herança incorruptível”; uma herança enorme! E qual é a herança? De sermos reis e governantes no governo de Deus! No Supremo governo de Deus! Mundial! Sermos o gabinete governamental de Deus! E digamos assim dessa maneira!

“uma herança incorruptível, sem mácula, inacessível, e reservada nos céus”; e Deus tem reservado para nós outros quando o reino de Deus vier para a terra.

“para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus”; vocês estão a ser protegidos, guardados, vigiados pelo poder de Deus!

“mediante a fé”; porque você confia em Deus! E porque você tem essa confiança você vai se esforçar e a continuar a vencer”.

“para atingir esta salvação preparada para revelar-se no último tempo”; sim, vamos ser salvos mas além da salvação é esta herança enorme! Para sermos os governantes neste gabinete, os primeiros, as primícias que vão ser parte deste governo!

“nisto exalteis embora no presente por breve tempo se necessário sejais contristados por várias provações”; sim, isto é a nossa esperança! Isto é a nossa meta! De por e. recebermos este diploma ou certificado que atingimos a meta! Estou a falar assim em analogia espiritual de recebermos este diploma, esta benção, esta glória!

Mas antes isso, entretanto, temos esses testes e essas provas para passarmos do primeiro, para o segundo, e depois o terceiro ano! Digamos assim! E nesta escola espiritual que é a nossa vida cristã e verdadeira vida cristã!

“para uma vez confirmado o valor da nossa fé”; nossa confiança em Deus, estamos a andar para a frente estamos a vencer estes desafios em completa confiança em Deus que ele nos vai dar esta herança; e “muito mais preciosa que ouro perecível e mesmo apurado pelo fogo redunde em louvor, glória e honra na elevação de Jesus Cristo”: e isto vai dar um ponto final em louvor, em glória quando Jesus Cristo vier!

“a quem não havendo visto a mais no qual não vendo agora mas querendo exaltar com alegria invisível e cheia de glória obtendo o fim da vossa fé a salvação da vossa alma”.

Sim, é a salvação mas é especial porque estão a ser chamados agora!

“foi a respeito dessa salvação que os profetas indagaram e inquiriram aos quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada”; e por isso depois diz recebemos isto e por que? por causa do que Jesus Cristo fez!

Por isso no v. 13: “cingindo o vosso entendimento”; tenham a vossa mente pronta para a ação correta!

“sede sóbrios, esperai inteiramente da graça que vos está sendo trazida pela revelação de Jesus Cristo como filhos da obediência; não vos amoldeis as paixões que tinhas antigamente na vossa ignorância”; temos que vencer essas dificuldades! Temos que vencer esta preguicite! Temos que vencer estes medos!

“pelo contrário, segundo é santo aquele que vos amou, tornai-vos santos tal como Deus é santo”; precisamos de nos tornar santos! Não só separados mas viver e ser pessoas diferentes! E santas!

“também vós mesmos em todo o vosso procedimento”; em tudo o que fazemos: “porque está escrito: sede santos porque Eu sou santo”.

E depois que diz: não podemos fazer isto por causa do que Jesus Cristo fez por nós e depois lemos em 1 PE 2:1: “despojando-vos, portanto, de toda a maldade, de dolo, de hipocrisias e de invejas e de toda a sorte de maledicências”

A língua, e a boca, devem dizer coisas de maneira que não venhamos a magoar os outros!

“desejai ardentemente como crianças recém nascidas o genuíno leite espiritual para que por ele vos seja dado o crescimento para a salvação se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso chegando-vos para Ele a pedra que vive rejeitada pelos homens mas para com Deus eleita preciosa também vós mesmos com pedras que vivem (pedrinhas) (grego: litos)”; e somos pedrinhas vivas nesta construção e neste prédio.

E por isso irmãos nós precisamos de estar a crescer e por isso lemos assim mais adiante no v. 9: “vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”.

Nós, uma pessoa aqui no Brasil, uma aqui na América, uma aqui em Angola, uma outra pessoa aqui em Portugal, outra por ex. na Espanha e outra aqui no México, outra pessoa aqui na Argentina, outra pessoa por ex. aqui no Quênia ou na Alemanha.

Somos uma nação especial! Somos uma nação santa!

v. 10: “vós, sim, antes não éreis um povo”; que são esses que são chamados como um no Brasil, um em Angola e assim; um de Roraima, outro de São Paulo, outro por ex. de Brasília, outro de Minas Gerais e coisas assim!

Vós não éreis um povo mas agora são um povo de Deus!

“que não tinham alcançado misericórdia mas agora alcançastes misericórdia; amados diz aqui Pedro: exorto-vos como peregrinos e forasteiros que sois a absteres de terdes paixões carnais que fazem guerra contra a vossa vida mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios”

Temos que vencer os nossos pensamentos errados, as nossas palavras erradas, as nossas ações erradas; “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios para que naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores observando-vos em vossas boas obras venham no dia da visitação (quando Jesus Cristo vier e nós e vocês sermos glorificados e estarmos a reinar no reino de Deus) então venham glorificar a Deus nesse dia”.

Queridos irmãos somos peregrinos, somos estranhos e estrangeiros nessa terra que é a nossa pátria embora não é porque a nossa pátria é o reino de Deus!

A nossa recompensa e herança é enorme! Precisamos de ver esta visão; irmãos precisamos de ter esta visão! Juventude e jovens adultos precisamos de ter esta visão! O tempo é curto!

Lembrem-se que vai haver proteção, as coisas vão ficar terríveis mas vai haver proteção! Se você estiver a obedecer a Deus veja aqui em AP 3:10: “porque guardastes a palavra da minha perseverança também eu te guardarei da hora da provação que irá de vir sobre o mundo inteiro para experimentar os que habitam sobre a terra”.

Vai haver proteção irmãos! Como? Não sei! Mas Deus O sabe! E você e eu precisamos de ter fé e confiança em Deus que Ele nos vai proteger porque promete aqui!

E para aqueles que não se arrependeram ainda mas tem que passar pela Grande Tribulação para se arrependerem para esse também diz em AP 7:9: diz que: “vi uma grande multidão que ninguém podia enumerar de todas as nações que vão se arrepender”.

E depois mais adiante diz nos vs. 16-17: “jamais terão fome, nunca mais terão sede e não cairá sobre eles o sol nem calor algum porque o cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará”; através destas dificuldades que vão acontecer.

“e os guiará para as fontes das águas da vida eterna”; ainda não tem a vida eterna mas os guiará para esse caminho e por isso é que lemos por ex.: “até esses próprios que são selados” veja aqui em AP 9:4: “e foi lhes dito não causassem dano à terra nem a qualquer coisa verde ou árvore alguma e tão somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte”.

Os que têm o selo de Deus acabamos de ler agora em AP 7 e por isso queridos irmãos entendemos esta visão? A visão de que Deus nos quer treinar para nós estarmos prontos para ele nos dar este poder e esta glória como filhos Dele.

Mas só se nós vencermos até ao fim! Obtenham esta visão e ele nos promete proteger nos dias difíceis à frente! Ele promete nos proteger nos dias difíceis à frente!

Por isso é que estamos em treinamento agora! Por isso que você e eu e os jovens, a juventude, os jovens adultos na igreja estão neste campo de treino como li durante a introdução deste sermão em 1 CO 7:14; estamos a ser e a nossos filhos santos!

São separados para a salvação? Sim! Mas muito mais que a salvação! Para serem entre aqueles que vão governar no mundo de amanhã que vão ser os líderes do mundo do amanhã!

E treinados para que? para serem reis debaixo do rei dos reis e senhores debaixo do Senhor dos senhores como lemos em AP 19:16.

Queridos irmãos isto é uma grande chamada onde você é chamado e por favor: NÃO DESCONSIDERE ESTA GRANDE HERANÇA.