Preparação para a Páscoa

Você está aqui

Preparação para a Páscoa

Download (Baixar)
MP3 Audio (52.48 MB)

Download (Baixar)

Preparação para a Páscoa

MP3 Audio (52.48 MB)
×

Estamos a dias da Páscoa. Este sermão aborda três pontos importantes na preparação para a Páscoa.

Transcrição

PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA

DIA 04.04.2020

Sermão do ministro Jorge Campos

 

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Estamos dias antes da Páscoa e dos dias dos Pães Asmos e é importante nós estarmos preparados de uma maneira adequada, de uma maneira que seja agradável a Deus para que nós perante Ele sejamos pessoas que estejamos a fazer coisas de uma maneira que seja de bom agrado para com Ele e estarmos perto Dele.

E por isso hoje vou abordar 3 pontos importantes na nossa preparação para a Páscoa.

E como disse para que Deus esteja de bom agrado para conosco porque quando estamos de bom agrado para com Ele Ele diz que nunca nos deixará e nem nunca nos abandonará.

Vejam por ex um exemplo físico irmãos acerca de quem você vai deixar entrar em sua casa; você vai deixar entrar em sua casa estupradores, assassinos, traficantes de drogas, ladrões e está claro que não mas vamos ver isso do ponto da nossa mente o que entra na nossa cabeça e mente, no nosso espírito humano quando estamos a ouvir coisas que não sejam boas porque ao fim de contas a nossa mente é como se fosse a casa do nosso espírito humano e digamos a casa do Espírito Santo e por isso que você permite que entre na sua mente, o que você permite ler, o que você permite observar, por exemplo, na tv, ou na internet ou ver filmes, você está a permitir coisas que não sejam boas entrar em sua casa? Mental? Se você não deixa entrar coisas que não sejam boas entrar na sua casa física porque você vai permitir coisas que não são boas entrar na sua casa mental, no seu espírito e na sua vida?

Por isso queridos irmãos precisamos lembrar que falando do ponto espiritual na nossa batalha que é uma batalha espiritual e mental que temos que manter a nossa casa espiritual limpa! Com pensamentos corretos e por isso precisamos de ter cuidado para não deixar coisas más e pecaminosas entrarem na nossa mente.

Isso, mantendo a nossa mente limpa é importante para nós termos um bom relacionamento com Deus e vejam por ex em RM 8:16: “o seu próprio espírito, ou seja, o espírito de Deus testifica com o nosso espírito, o nosso espírito humano, espírito do homem no homem e que nós temos e nós somos que somos filhos de Deus”.

Por isso existe um relacionamento entre o nosso espírito e o espírito de Deus mas o espírito de Deus testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus, quer dizer, para sermos filhos de Deus temos de ter coisas corretas e que sejam agradáveis ao espírito de Deus, usar a mente de Deus, o sentimento de Deus, a maneira de Deus pensar para estar tudo de acordo que seja uma maneira agradável a Deus.

Por isso o primeiro ponto simples, prático e importante para nós estarmos perto de Deus e para nós sermos pessoas a agradar a Deus precisamos de nos esforçar para desenvolver uma mente tal como a mente de Cristo.

Temos que ter um padrão mental semelhante ao padrão que Jesus Cristo nos dá e por isso que diz que precisamos de imitá-lo.

Vejamos então o sentimento ou a mentalidade ou a maneira de Jesus Cristo pensar, a maneira dele ver as coisas e uma das coisas importantes a cerca disso está em FP 2:5: “tende em vós o mesmo sentimento, o mesmo amor, o mesmo carinho, a mesma maneira de ver as cosas, uma mentalidade e uma mesma maneira de ver coisas que também houve em Cristo Jesus”.

Esta é a atitude que precisamos de ter irmãos, a mentalidade, este é o sentimento, a maneira de pensar, a maneira de ver que nós precisamos de ter tal como Cristo teve e tem.

Vejam por ex o versículo antes 4 diz assim: “não tenha cada um em vista o que é propriamente seu se não também cada qual o que é dos outros”; vemos aqui que a mente de Cristo, o sentimento, a maneira de ver, a maneira de pensar de Cristo não era só acerca do que era propriamente seu mas também  a mentalidade e o sentimento de Cristo é o que é bom para os outros e isto é amor, isto é a definição de amor e por isso precisamos de ter o mesmo sentimento que houve em Cristo e depois continuando em Jesus Cristo subsistindo em forma de Deus porque Ele era da forma de Deus, Ele era Deus, da forma de Deus e não julgou como usurpação ser igual a Deus, não era nenhum estelionato, não era nenhuma falsidade ideológica, não era nenhum roubo ser igual a Deus e por que? Porque Ele era da forma de Deus! Ele era e é do Reino de Deus! Tal como você é do reino humano, Ele era do Reino de Deus, da forma e do gênero de Deus.

Mas a mentalidade e o sentimento Dele é antes a Si se esvaziou, Ele tirou esta, digamos assim, esta forma de ser igual a Deus e se esvaziou disso e então se transformou numa forma de um ser humano e não só de um ser  humano mas de um servo humano!

E em semelhança aos homens e figura humana porque Ele era de figura de Deus, Ele era da imagem de Deus, era do gênero de Deus, era da forma de Deus, se esvaziou para ser um ser humano mas não só ser humano mas servo e humilhou-se a Si próprio de livre vontade tornando-se obediente até a morte, a morte no madeiro, a morte na cruz.

E por isso vemos estes sentimentos de Jesus Cristo que é um sentimento de que? DE humildade, de carinho para com os outros e você então está a reconhecer o sentimento, a mentalidade, a maneira de ver, o amor de Jesus Cristo para conosco e quando diz aqui: tende vós o mesmo sentimento e isto é o que nós devemos imitar quando dizem: imitai Cristo, imitai a Deus e isto é o que precisamos de ser, ter uma atitude destas ter um sentimento destes, uma maneira de pensar e de ver as coisas desta maneira.

Esta é a mente de Cristo e nós precisamos de ter o mesmo tipo de mente! O mesmo gênero e a mesma atitude.

Por ex vocês vejam em 1 TM 3 e eu recebe mensagens de várias pessoas a dizer: olha quero ser um ministro, quero ser um pastor, queridos irmãos antes de ser um pastor temos que ser um praticante e um discípulo de Jesus Cristo e muitas pessoas não entendem o que é ser um discípulo de Cristo; pensam que são! Em primeiro lugar muitos deles nem guardam o Sábado, em segundo lugar não comem carne somente limpas comem também carnes imundas, em terceiro lugar não guardam os dias santos de Deus e muitas outras coisas.

Queridos irmãos, sim, em 1 TM 3 diz: “certamente fiel é a palavra se certo alguém for ao episcopado, sim, é uma boa meta mas é necessário, portanto, que seja IRREPREENSÍVEL, esposo de uma só mulher, quebrante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar e agora deixe-me perguntar: como é eu você pode ensinar se você não sabe a verdade de Deus??

Oh querem ser pastores e para que? Para ensinarem mentiras, para ensinarem o que não sabem?

Não dado ao avinho, não violento porém cordato, inimigo de contendas, não avarento e que governe bem a sua própria casa criando os filhos sob disciplina com todo o respeito pois se alguém não sabe governar a sua própria casa como cuidará da igreja de Deus?

Não seja neófito, quer dizer, não seja convertido a pouco tempo, não seja uma pessoa que agora aprendeu a Palavra de Deus e está a ver olha isto, então digamos assim você é um bebê na fé! Não é um professor doutorado na fé!

Não seja neófito para não suceder que se ensoberbeça e que incorra na condenação do diabo.

Queridos irmãos acabamos de ler em FP 2 que a mentalidade e o sentimento de Cristo são de humildade que é uma das características talvez mais importantes de um ministro de Jesus Cristo e lembrem-se irmãos que ser ministro de Jesus Cristo é Cristo que escolhe a pessoa e não é a pessoa que se escolhe a você próprio.

Sim, é bom você aspirar e ter um valor desses mas é Jesus Cristo quem o escolhe e vocês veem continuamente que Paulo foi escolhido por Jesus Cristo e por Deus, sim, estava no caminho e na estrada e pum Jesus Cristo disse: olha é fácil bater a cabeça contra os espinhos? E depois o converteu, ficou cego e quantos profetas disseram: eu não quero ser profeta.

Queridos irmãos não é uma coisa fácil para ser um verdadeiro ministro de Jesus Cristo é uma chamada muito importante por Jesus Cristo, não é por você, não é você que se auto denomina como sacerdote de Cristo, não, é como por ex você se auto denomina como gerente de por ex uma cia. como a Petrobrás, ou seja, o que for.

Você se auto denomina e vai e diz eu sou um agente ou gerente de um trabalho, não, você é selecionado para estar nesse cargo da cia. E ser promovido a ser um gerente.

Então Deus faz as coisas assim, escolhe as pessoas sem serem selecionadas, não, muitos são chamados, poucos escolhidos e isso para irmãos quanto mais para os servos de Deus.

Mas continuando aqui num ponto está aqui a falar que precisa de ser uma pessoa que tenha estado na fé da igreja de Deus a muitos anos a aprender o caminho para estar no caminho da maneira correta para não se ensoberbecer, isto é, para não ficar arrogante e não ficar cheio de soberba e incorra como diz aqui do diabo porque o pecado do diabo foi a arrogância e vocês podem ver isso em IS 14:12-14 que ele diz: eu vou fazer isto, eu vou ser isto, eu vou me promover, eu vou ser igual a Deus.

Não é eu faço isto, é Deus que nos escolhe, Ele é o oleiro, Ele é que nos está a moldar com o barro, Ele que decide qual é o barro que tem esta profissão ou para este propósito ou qual é o barro para aquele propósito.

Não sou eu que estou a escolher e é Ele que escolhe, é Ele que decide mas o problema do satanás foi que ele ficou arrogante e daí em diante sabemos a estória toda do diabo.

Por isso precisamos de ter cuidado como diz aqui: não estar a incorrer porque o diabo ficou soberbo e por isso que diz que um ministro de Jesus Cristo seja neófito e por isso que estamos a falar aqui da mentalidade de ter uma mente de Cristo, uma mente humilde e não é arrogante e soberba.

Vejam em EF 2: 2-3 diz assim começar a ler do v. 1: “Ele nos deu a sua vida nós estando mortos nos nossos pecados, sim, onde andastes outrora segundo o curso deste mundo, do mundão, segundo o príncipe da potestade do ar, segundo as maneiras de satanás, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.

Queridos irmão quando vocês estão desobedientes estão a seguir o espírito de satanás, simples, quando vocês estão desobedientes estão a seguir o espírito de satanás entre os quais também todos nós andamos outrora, não devemos estar a andar agora, não devemos estar a pecar agora, andamos outrora segundo as inclinações da nossa carne e fazendo a vontade da carne e pensamentos e éramos pela natureza filhos da ira de Deus, como também os demais.

Meus irmãos, o problema de satanás é que ele odiava no seu próprio poder e nos seus próprios recursos e ele desavergonhadamente rejeitou e violou as instruções de Deus a ele; ele desavergonhadamente violou e deitou fora, desprezou as instruções de Deus, as leis de Deus.

Queridos irmãos para nós estarmos perto de Deus não podemos ser arrogantes, não podemos desprezar os ensinos e mandamentos de Deus.

Por isso irmãos o mundo hoje em dia tem as suas abordagens de satanás do mundão, as suas filosofias, os seus governos, as atitudes, a da maneira que o mundão segue; e satanás está a trabalhar nas mentes das pessoas, a trabalhar nessas lascívias, concupiscências, desejos  da carne e bolos na mente para que as pessoas sejam filhas da ira como diz aqui, segundo as intenções da carene, fazendo a vontade da carne, dos pensamentos que éramos filhos  e era o que satanás está e quer fazer com as pessoas.

Queridos irmãos temos que nos arrepender do que somos, somos seres humanos com uma natureza humana e pecaminosa e vejam comigo se faz favor em 1 JO 2:15-16: “não ameis o mundo e as coisas que há no mundo, e se alguém amar o mundo o amor do Pai não está Nele porque tudo que há no mundo a concupiscência da carne, a dos olhos, e a soberba da vida”.

Estes desejos da carne, das paixões carnais, esses desejos das coisas que queremos ver e muitas vezes não são boas, querem ver coisas na tv, filmes que não são bons, que tem matança ou espíritos malignos, coisas assim e temos que ter cuidado!

Queremos ver coisas na internet que não são boas, postar coisas na internet que não são boas! E Por que? Porque é uma arrogância e é uma soberba da vida porque olha eu ...., queridos irmãos estas coisas que não procedem do Pai mas procedem do mundão.

Querido irmãos temos que ter cuidado porque isto não é o amor do Pai e temos que ter cuidado com isto e esta soberba da vida e este orgulho e estas presunções e pretensões deste orgulho, e estas coisas que as pessoas tem, oh eu sou importante ou esta conversa vazia ou esta tagarela e você está aí a falar e por que??

É uma tagarela a dizer coisas que não devia dizer e podem ser que sejam verdade mas não devia dizer! Há outras certas coisas que outras pessoas cometeram pecados e porque você está a dizer a outros? Por que? Isso é amor?? Esteja calado! Oh as pessoas tem estas atitudes de fanfarrões ou tem uma conversa insolente e vazia, pessoas que vergonhosamente desprezam e estão a violar as leis divinas de Deus.

E o cuidado com o irmão, o amor para com o irmão; queridos irmãos o problema é que tem pessoas que confiam em si próprias e não no poder de Deus e hoje em dia temos tecnologia e capacidades de enviar coisas a lua e a outros planetas e tecnologia de fazer coisas e ciência e qual é a nossa confiança? Ah é na medicina ou a nossa confiança é numa vacina ou num medicamento, sim, precisamos de tomar as nossas precauções, sim, como seres humanos Deus espera que nos deu uma mente para usarmos da maneira correta mas não confiem em homens irmãos, não confies num governo humano, não confies no governo do teu país, não confies no governo do teu estado  ou da tua província, não confies no governo da tua cidade, não confies no governo da tua vila, pois são seres humanos embora alguns deles e muitos deles estejam a fazer o que podem e sinceramente mas não são perfeitos e por isso falham! Não é que queiram falhar mas falham porque são seres humanos e por isso queridos irmãos tudo começa no coração e na mente.

Precisamos de ser vencedores mudar nossos corações e mentes e para que? Para imitarmos a Cristo, o sentimento de Cristo e mentalidade de Cristo e leiam por ex em 1 CO 2:14: “ora o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque são loucura”; as coisas de Deus são uma loucura para o homem e não podem entende-las e delas se discernem.

As pessoas do mundo não entendem a mente de Deus através do Espírito Santo de Deus.

V. 16: “pois quem conheceu a mente do Senhor que eu possa instruir?”; quem conhece as maneiras de Deus pensar e que possa educar a Deus? Ninguém, está claro mas nós na igreja de Deus devemos ter a mente de Cristo e é o que diz aqui, nós temos a mente de Cristo! Ora se temos a mente de Cristo não vamos ser assassinos, não vamos ser estupradores, não vamos fazer pecados, não vamos roubar porque se fazem isso não tem a mente de Deus nem o Espírito de Deus e estão a cair em pecado e por isso que Paulo diz em 1 CO 5 diz assim: “quando o homem que fez esses pecados disse entrega a satanás esse homem, isto é, tira este homem da igreja para destruir a carne”; entrega esse homem a satanás, isto é, tira este homem da igreja, deixa esse homem estar no mundão, o mundo de satanás e por que? Para destruição da carne, isto é, destruição para aquele homem vir a se arrepender a sua mente carnal na esperança espiritual que ao fim o espírito desse homem e dessa pessoa seja salva, isto é, que essa pessoa se arrependa e por que? Porque estamos a orar por essa pessoa, por ele ou ela para se arrepender e se estamos a orar não estamos a distribuir ou informar o mundo todo os pecados das outras pessoas e vamos ter cuidado!

Mas por outro lado como diz aqui no v. 11: “nós como cristãos diz assim: “e agora vos escrevo para que não se associeis com alguém que dizendo-se irmão por impuro ou avarento, idólatra ou maldizente ou beberrão ou roubador com esse tal não coma!”

Separa-te dessa pessoa! Temos que separar e essa pessoa não pode vir ao culto, tem que separar!

“mas com que direto devias julgar os de fora, não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém Deus os julgará, e expressai, pois, dentre vós o malfeitor! E diz a Bíblia no v. 13, 1 CO 5.

Queridos irmãos nós temos que mudar! E não precisamos de ser arrogantes ou soberbos e o que eu estou a dizer? Não sejam, olha, eu sou melhor do que aquela pessoa porque ele ou ela me fez isso ou fez aquilo mas eu não, sou melhor.

E veja no v. 6: “não é boa a vossa jactância, não é boa a vossa altivez ou vosso orgulho, não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Não sabem que um pouco de orgulho vosso leveda a vocês todos? Precisamos de ser humildes, lança fora o velho fermento, principalmente agora que estamos a volta do período dos pães asmos para que sejais nova massa, sim, como sois de fato sem fermento e agora no período dos pães asmos e sem fermento, precisamos de tirar o fermento da nossa vida e também Cristo nosso cordeiro pascal foi imolado e foi significado por nós e por isso a nossa festa, a festa dos pães asmos como no v. 8 : “não convém fermento de arrogância, sim, lança fora este velho fermento desta jactância e arrogância, desse orgulho , desta altivez, eu sou melhor que os outros, deitem isso fora, nem com fermento de maldade, nem com malícia mas sim com os pães asmos sem fermento de sinceridade e verdade.

Somos sinceros, e limpos, pão, pão, queijo, queijo, isto é, somos quem dizemos que somos realmente cristãos e a viver uma vida limpa na verdade e sinceramente.

Queridos irmãos o Espírito de Deus nossa ajuda com isto, em 2 TM e veja comigo se faz favor em 2 TM 1: 7 diz: “que Deus nos tem dado um espírito morno de covardia, mas o Espírito de Deus é de poder e por isso se nós estamos perto de Deus e estamos a receber a força de Deus, o poder de Deus então esse espírito é um espírito de amor e de moderação, temos uma mente sã.

E por isso onde lemos em FP 2 temos que ter o mesmo sentimento que houve em Cristo e é este tipo de sentimento de humildade como Cristo teve.

Esse é o primeiro ponto da preparação da Páscoa, e estamos a nos examinar a nós próprios para sermos como Cristo é, para termos esta mente de Cristo.

Em segundo lugar precisamos de ser soldados para estarmos a batalhar essa batalha espiritual e essa batalha é de resistir a tentação 24 x 7, isto é, 24 horas todos os das, 7 das por semana, todo o tempo e toda a ora!!  Continuamente e todos os dias, e todas as Horas!!

2 TM 2:3: “participa dos meus sofrimentos como bons soldados de Cristo”; e nós somos soldados e estamos uma guerra é para lutar, não é para sermos pacifistas, é uma guerra pra lutar e para isso temos que nos armar e lutar e umas páginas antes em 1 TM 6:12 diz: “combato o bom combate da fé! E toma posse da vida eterna para a qual foste chamado e que fizeste a boa confissão e com muitas testemunhas, posse, quer dizer tens que batalhar nesta guerra espiritual”.

Vejam em 1 TM 1:1-18: “este dever é que eu te encarrego ó filho Timóteo segundo as profecias de que antecipadamente cujo objeto comparo finado nelas o bom combate”; o bom combate mantendo a fé e a boa consciência”.

Irmãos estamos em uma guerra, guerra espiritual contra poderes e domínios espirituais e é o que diz aqui mantendo a fé.

Queridos irmãos temos fé? Confiança? Confiança e fé em Deus? Temos que confiar em Deus, e fé em Deus e não em mim próprio e sim em Deus.

Agora vejemos, satanás que era arrogante e tinha fé nas suas próprias capacidades e inteligência e disse: olha, eu sou iguala a Deus, tinha confiança nele próprio.

Nós temos que ter confiança em Deus, sermos humildes e confiar em Deus e vejam em RM 8 e vamos começar no v. 1 : “agora pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”; e sim, não há condenação para os que estão em Cristo Jesus porque não andam segundo a carne mas segundo o Espírito; sim, como deva estar escrito e como está no original e e vocês estão a ler  a ARC e ACF veem o que está escrito aí pois algumas versões engoliram essa frase mas precisamos  agora os que estão em Cristo não precisamos andar segundo a carne mas segundo o espírito.

Estamos a viver o caminho de Deus? A andar segundo o espírito? Porque a lei do espírito da vida em Cristo Jesus que livrou da lei do pecado e da morte da natureza humana.

V. 3: “porque o que for impossível a lei de Deus no que estava é simplesmente uma explicação do que é bom e do que é mal”; a lei de Deus não nos justifica, a lei de Deus nos diz simplesmente bom está certo ou está errado, e isto é o amor de Deus e isto não é o amor de Deus.

A lei de Deus é perfeita e é sagrada, a lei de Deus é santa, mas a lei de Deus não nos justifica mas porque a lei de Deus estava enferma na carne e por que? Porque a carne é pecadora e por isso que Deus teve eu enviar o seu próprio filho semelhança da carne pecaminosa e com efeito os condenou na carne o pecado e não condenou a lei! Condenou o pecado a fim de que o preceito da lei e o que é o preceito da lei? É a exigência justa da lei, o que a lei exige que nós devemos fazer e por que? Porque a lei é amor e a lei nos diz o que é amor e o amor de Deus! O amor de Deus não é roubar, o amor de Deus não é cometer adultério, o amor de Deus não é matar, o amor de Deus é obedecer às suas leis e fazer o que é para ser feito e por isso quando Deus diz; vem cá hoje nós temos que ir lá hoje w=exceto quando o dia que Ele nos chama é o Sábado semanal para congregarmos com Ele e temos que respeitar a Deus e fazermos o que Ele diz para fazermos.

Por isso o preceito da lei a fim de que o preceito da lei cumprisse em nós a existência da lei se cumprisse em nós e por que? Através de Jesus Cristo como lemos no v. 3: Deus enviou seu filho, o próprio filho em semelhança da carne, condenou assim Deus na carne o pecado a fim de que nós pudéssemos cumprir a exigência da lei e é o que diz aqui no v. 4, com a ajuda do espírito e da santificação do espírito.

“porque se inclinam para a carne e habitam as coisas da carne mas os que inclinam para o espírito as coisas do espírito.

Queridos irmãos Jesus Cristo venceu o mundo, ele disse: estejam de boa alegria e bom ânimo porque Eu venci o mundo.

Foi uma luta grande mas Jesus Cristo venceu e agora nós temos que andar como Ele andou, não é simplesmente falar, temos que praticar, oh falar é simples, há muitas pessoas que gostam de falar, olha isto é o que a profecia diz, e isto que está acontecer é este sinal, o coronavírus por isso é o fim do mundo, mentiras! Infelizmente ainda vão haver coisas muito piores, irmãos.

Coronavírus é só o início das dores e vai haver coisas muito piores, infelizmente porque as pessoas não estão a obedecer a Deus, infelizmente.

Queridos irmãos temos que por nas nossas mentes, temos que inclinar as nossas mentes para o espírito, as nossas mentes tem eu estar inclinadas para a mente de Cristo.

O problema queridos irmãos é que nós somos tentados e vocês sabem o que é tentação? Há 3 elementos importantes numa tentação e vou explicar de uma maneira simples: primeiro a tentação é como uma isca, como um pescador é uma isca, é uma coisa que atrai.

Depois esta isca parece uma coisa bonita e atrativa e então queremos ir para essa isca, é o desejo e a cobiça.

E depois da cobiça quando está nascer o pecado aí virá a morte.

Por isso a tentação é a isca, esta atração, isso não é o pecado, Jesus Cristo foi tentado mas nunca pecou.

Vejemos aqui alguns pontos; vocês pensem em GN 3 acerca das 2 árvores no v. 1-6 as 2 árvores eram estas árvores do conhecimento do bem e do mal, era a isca, a atração e a atração de satanás a Eva, olha este fruto é muito bonito e vai te fazer muito esperta e inteligente, quer dizer esta isca teve o puxar nos desejos pecaminosos e quando este desejo ficou grande demais porque viu o benefício que vou ser igual a Deus, ficou um desejo grande e pecou.

Sim, irmãos, há desejos que são até justos, há certos desejos como me apetece beber um copo de água, beba e é um desejo justo mas há desejos que são pecaminosos e é importante reconhecermos os desejos pecaminosos.

GL 5:19: “ora as obras da carne são conhecidas e são prostituição”; prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, tensões, facções, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas ora a respeito das quais eu as declaro como já outrora vos preveni que não herdarão o Reino de Deus os que tais coisas praticam”; ponto final; se vocês estão a praticar estas coisas ponto final!! Não estarão no Reino de Deus a não ser que se arrependam e mudem.

Vejam em TG 1 vamos começar a ler do v. 13: “ninguém ao ser tentado diga: sou tentado por Deus”; a tentação queridos irmãos é uma atração para o pecado, nós somos provados mas a prova não é uma tentação, quando somos provados estamos a provar por ex vamos passar por um teste ou coisa assim para passar da primeira classe para a segunda classe e isso é uma prova e é um teste para passar, para suceder, e ter sucesso mas uma tentação é para falhar e para pecar! É diferente e no v. 13: “por isso ninguém diga que ao ser tentado diga que foi tentado por Deus porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Deus não vai querer fazer mal a você!

Porque a Deus ninguém tenta e não quer mal a ninguém.

V. 14: “ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça”, e é esta a isca que nos atrai e depois esta atração por causa do nosso desejo e cobiça e vamos para esta tentação e depois essa cobiça quando houver concebido faz nascer o pecado.

Vejamos aqui: é atraído pela sua própria cobiça e depois essa cobiça o seduz, o faz engodado, e essa cobiça ou essa concupiscência e esses desejos maus e diz assim: “e a cobiça depôs de a haver concebido dá à luz ao pecado e o pecado uma vez consumado gera a morte”.

Queridos irmãos quando somos tentados temos que por a nossa mente em outra direção se somos tentados a seguir um caminho errado e um desejo errado ou uma cobiça ou uma concupiscência temos que por a nossa mente em outra coisa para não sermos enganados ou seduzidos por essa cobiça.

Vejam em HB 4:15: “porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, isto é, Cristo tem compaixão das nossas fraquezas pois Ele, Jesus Cristo, foi tentado em todas as coisas!”; por isso, queridos irmãos, ser tentado não é pecado.

“Jesus Cristo foi tentado em todas as coisas a nossa semelhança mas sem pecado porque Ele foi tentado, havia esta isca, viu a isca e virou a cara e foi em outra direção, estão a entender?

Nós quando há esta isca temos que controlar a nossa mente e pôr a mente em outra direção para não sermos enganados, seduzidos ou engodados dessa isca mas vamos então seguir o caminho do espírito.

Vejam em CL 3:1-2: “portanto se fores ressuscitado juntamente com Cristo buscai as coisas lá do alto”; por isso quando tu tens estas paixões e desejos, esta concupiscência, estes enganos e cobiças, não olhes para isso e olhes para as coisas lá do alto, ponha a tua mente nas coisas do alto é o que diz aqui; “onde Cristo vive sentado a direita de Deus pensai nas coisas lá do alto, não pensai nas coisas físicas da isca.

“não nas que são daqui da terra”; precisamos de por a mente de Cristo, a maneira de pensar, a mentalidade e os sentimentos de Cristo.

Vejamos 1 PE 1: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo aos eleitos que são forasteiros da expressão nestas várias regiões, eleitos segundo a presciência de Deus Pai em santificação do Espírito para obediência.

Queridos irmãos o Espírito Santo de Deus que é a mente de Deus, a mentalidade de Deus, a maneira e o amor de Deus e o poder de Deus que recebemos para vencer e temos que usar este poder de Deus e essa maneira de pensar, essas atitudes que vem de Deus ter este espírito em nós e pensar nessas coisas lá do alto para não estar a pensar nas coisas da carne e para não estarmos inclinados nas coisas da carne mas inclinados as coisas do espírito para vencermos as coisas da carne.

Sim, infelizmente somos seres humanos e em 1 JO 1 vejemos no v. 8 diz assim: “se dissermos que não temos pecado nenhum a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós”; infelizmente, em vez em quando  falhamos mas não estou a dizer que falhamos  a estar assassinar pessoas ou estar a cometer adultério, não, falhamos, as vezes, deixamos os pensamentos estar um bocadinho tempo demais  nessas coisas e depois começamos a pensar em coisas erradas e isso é errado, é pecado, e temos que então mudar.

E é o que está aqui a dizer: se confessarmos os nossos pecados, essas falhas e fraquezas que de vez em quando umas coisas saem da boca que não devia ter saído.

“se confessarmos os nossos pecados Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça, se dissermos que não temos pecado fazemos Deus mentiroso e a sua palavra não está em nós”.

Queridos irmãos por isso precisamos de ter e acreditar aqui que Deus é fiel e nós temos que ter um relacionamento com Deus, uma fé verdadeira e entender que Ele é fiel e ter confiança que Ele é fiel e não duvidar e por isso, para andarmos com Deus temos que ter confiança Nele.

Temos que ter fé Nele e sabermos Ele é fiel e Ele nunca nos deixará ou desamparará!!

Vejemos aqui em 1 JO 1:5: “ora a mensagem aqui da parte Dele que vamos ouvir e que vos anunciamos, esta que Deus é luz e não há Nele treva alguma e se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas nós mentimos e não praticamos a verdade!”

“Se, porém, andamos na luz como Ele está na luz mantemos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado” e por isso temos que andar na luz , isto é, não é andar neste desejo da carne, das inclinações da carne mas andar na inclinação do Espírito, pensando nas coisas lá do alto e quando estamos a fazer isso e se de vez em quando falhamos porque diz que vamos falhar porque somos seres humanos Ele nos perdoará porque estamos  no coração e na mente  a tentar sinceramente com muita sinceridade e verdade a querer seguir o caminho correto e humildemente.

E por isso que diz em LC 11:9: “por isso vos digo: pedi e dar-vos-á, busquei e achareis, batei e abrir-se-vos-á e precisamos de pedir a Deus na fé, pedir a Deus a ajuda do Espírito Santo, pedir a Deus para termos o melhor relacionamento com Ele e para andarmos com Ele da melhor maneira para estarmos unidos com Ele!

E como é que fazemos isso? Orando, estudando, jejuando e meditando nas palavras de Deus.

DT 4:29-31: “de lá buscarás ao Senhor teu Deus e o acharás quando O buscares de todo o teu coração, de toda a tua alma e quando estiveres em angústia e todas as coisas sobrevierem nos últimos dias e te voltares para o Senhor teu Deus e atenderes a vós então o Senhor teu Deus não te desamparará porquanto é Deus misericordioso e nem te destruirás e nem esquecerá da aliança que jurou com teus pais”.

Quando estás ansioso, com dificuldades e como agora existem dificuldades, muitos irmãos estão confinados, em quarentena, com dificuldades, estão com muitas ansiedades, com muitos medos e lembrem-se que diz aqui: BUSCA O SENHOR, estuda a Bíblia, ora, aproxima-te de Deus e quando o buscares com todo o teu coração e com toda a tua alma, quando estiveres em angústia e quando todas estas coisas vierem a ti que te fazem ansioso nos últimos dias e te voltares para Deus e para o Senhor teu Deus e lhe atenderes a vós  e a fazer o que Ele diz para tu fazeres então o Senhor teu Deus NÃO TE DESAMPARARÁ!

Porque Ele é misericordioso.

RM 10:17: “e assim a fé vem pela pregação”.

Queridos irmãos a fé vem por ouvirem os sermões, e a pregação da igreja de Deus e esta pregação vem pela palavra de Cristo e da Bíblia e assim vem a fé quando vocês praticam e estudam a Bíblia e ouvem a voz de Cristo quando estudam a Bíblia e quando ouvem os sermões dos ministros de Jesus Cristo e isso nos dá a fé e essa fé vem pela pregação e a pregação verdadeira vem da Bíblia.

Não acreditem no que eu digo acredite no que a Bíblia diz.

RM 4:19: “e se enfraqueceram na fé embora levassem em conta o próprio corpo amortecido chegado a 100 anos e em idade avançada de Sara, isto está claro, o reino de Abraão, não duvidou por incredulidade e quando isto parecia impossível, parecia incrível que ela ia ter um filho com essa idade de 100 anos da promessa de Deus, mas pela fé se fortaleceu dando glória a Deus e estando plenamente convicto de que Deus é poderoso para cumprir o que prometera.

Queridos irmãos fé vem quando nós acreditamos em Deus e acreditamos que Ele é capaz de fazer o que Ele promete!

Por isso, para sabermos o que Deus promete precisamos de estudar a Bíblia e precisamos de orar para sabermos o que devamos prometer e as várias estórias bíblicas inspirantes de convicção de vários homens dos anos passados nos encorajam.

Vejam RM 15:4: “pois tudo quanto outrora foi escrito para o nosso ensino foi escrito a fim de que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança”.

Nós ouvimos de Deus na Bíblia é para nós termos esperança.

Queridos irmãos temos esperança? E esta esperança aumenta a nossa fé?

E além disso vejam em JL 2:12: “ainda assim agora mesmo diz o Senhor portei-vos a mim de todo o vosso coração e isso com jejuns, e choro e com pranto”; precisamos mudar a nossa maneira de ver e de fazer com jejuns, com oração, estudando a Bíblia e com jejum para podermos nos aproximar de Deus e não é só com jejuns; assim também no SL 119:148: “os meus olhos antecipam as vigílias noturnas, isto é, os nossos olhos  ficam acordados durante a noite para que eu medite as tuas palavras”.

Queridos irmãos precisamos de meditar nas palavras de Deus e por isso para termos um bom relacionamento com Deus precisamos de estudar a Bíblia e precisamos de orar, precisamos de jejuar e precisamos de meditar e pensar nessas palavras; e como é que podemos aplicar nas nossas vidas para sermos melhores pessoas na presença de Deus.

E por isso quando estamos a nos preparar para a Páscoa precisamos de fazer um esforço para desenvolver a mentalidade de Deus, o sentimento de Jesus Cristo, a mente Dele, de uma humildade e precisamos de vencer e resistir a tentação e 24 x 7, 24 horas por da sete das da semana, continuamente todos os dias desviando e deixando a inclinação da carne mas focando na inclinação do espírito e nas coisas lá do alto.

E depois precisamos de desenvolver um relacionamento com Deus andando com Ele em oração, estudo bíblico, oração é falando com Ele, estudo bíblico é Ele falando conosco, jejuando é para nós nos humilharmos e estarmos mais perto de Deus e a meditação é para nós pensarmos como é que eu posso por isto em prática na minha vida para ser uma melhor pessoa.

E assim vamos fazer o que é agradável a Ele e vejam comigo se faz favor em 1 JO 3:22: “aquilo que pedimos dele, isto é, quando oramos e temos confiança do que estamos a pedir a Deus, pedimos Dele e RECEBEMOS! E por que?? Porque guardamos os seus Mandamentos e não é só guardar os Mandamentos de Deus é fazer diante Dele o que Lhe é agradável e vimos hoje coisas que são agradáveis a Deus, isto é, ter uma mente e mentalidade, como uma maneira de pensar como Cristo tem  e teve  que é uma mentalidade humilde, vencer a tentação, não deixar esta isca nos atrair e fazer isso e focar nas coisas lá do Alto, ter um foco no Espírito de Deus e desenvolver um relacionamento com Deus, andar com Deus em estudo, em estudo bíblico, em oração, em jejum e meditação.

Queridos irmãos então como vimos aqui, então aquilo que pedimos Dele recebemos Ele ouvirá as nossas orações!! É o que diz aqui!

Por isso irmãos lembrem-se que Ele tem dito DE MANEIRA ALGUMA TE DEIXAREI, NUNCA, JAMAIS TE ABANDONAREI.