Princípios para tomar decisões sábias

Você está aqui

Princípios para tomar decisões sábias

Download (Baixar)
MP3 Audio (41.62 MB)

Download (Baixar)

Princípios para tomar decisões sábias

MP3 Audio (41.62 MB)
×

Como podemos aumentar a probabilidade de tomar decisões sábias continuamente? Este sermão aborda sete princípios importantes para tomar decisões sábias.

Transcrição

18/12/2021 - PRINCÍPIOS PARA TOMAR DECISÕES SÁBIAS

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

A nossa vida é uma grande série de decisões. Decisões contínuas do dia-a-dia e essas decisões às vezes são tão críticas e tão importantes que vão causar nosso sucesso ou fracasso na vida ou ter dificuldades que vão continuar no nosso dia-a-dia ao longo da nossa vida.

Sim, quantas vezes na nossa vida à sua felicidade ou seu respeito próprio foi afetado negativamente ou positivamente por uma decisão que tenhas feito. Obviamente, se você tomou uma decisão errada, mesmo que tenha sido só uma vez, isso causou ou está a causar dificuldades à você na sua vida e que vai afetar você na sua vida inteira.

Por isso, às vezes, tomams uma decisão, um erro na nossa vida, só um erro e a nossa vida está afetada negativamente por causa deste erro. Precisamos ter cuidado. Nessas condições, quantas vezes é que dizemos a nós próprios: como desejo não ter feito isso!

Jovens, juventude tomem em atenção à este princípio importante porque pode afetar a sua vida inteira. Quantas vezes você tem uma oportunidade de fazer uma coisa e não faz e se tivesse feito essa coisa teria tido sucesso na sua vida. Hoje, por não ter coragem sofre as consequências de não ter tomamo a melhor decisão nessa ocasião. Às vezes, essa oportunidade só vem uma vez e como desejamos ter sido sábios para tomar uma decisão correta.

Como você pode aumentar as suas probabilidades de tomar decisões sábias continuamente na sua vida? Sim, porque a nossa vida é uma série de decisões, pois, temos livre arbítrio e, Deus, em Deuteronómio 30 versículo 15 diz:

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;

Nós temos o livre arbítrio de tomar uma decisão e de seguir essa decisão correta ou errada. Versículos 19 e 20:

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz [isto é, ouvindo o conselho de Deus], e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias [isto vai afectar a sua vida]; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais [para nós, é a vida eterna], a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.

A vida é uma série de escolhas, irmãos. Por exemplo: você vai escolher este emprego ou trabalho ou não... você vai se esforçar a estudar para ter uma vida melhor no futuro u não. Isto, particularmente, é importante para a juventude. Você vai dedicar-se a estudar ou vai desperdiçar o tempo; você vai comprar um carro ou não ... você vai começar o seu próprio negócio ou não. Vou estudar para ser um doutor, engenheiro ou não.

Queridos irmãos, um erro vital que nós não reconhecemos, é que nossa natureza humana, a nossa inclinação e tendência natural da nossa natureza, é somos pessoas egocêntricas. Somos pessoas centradas em nós próprios, temos essa tendência. Temos a tendência que sabemos o que devemos fazer: as coisas dependem de mim mesmo e sei o que devo fazer. Veja em Jeremias 10 versículo 23:

Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.

O que se passa, é que nós presumimos que temos a capacidade básica de tomar decisões certas e não reconhecemos que nós, muitas vezes, não fazemos as decisões certas por causa da nossa natureza humana, da nossa tendência egocêntrica. Veja por exemplo em Provérbios 3 versículo 3:

Não te desamparem a benignidade e a fidelidade [tenha cuidado, seja fiel, sobretudo, com Deus]; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração

Versículo 5:

Confia no Senhor [confia em Deus] de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

É sábi reconhecermos a tendência da natureza humana. É fácil pensar que «olha, eu sou uma pessoa boa, sou uma pessoa do bem. O que se passa é problema do meu esposo, da minha esposa, é problema do outro. Não fiz nada de errado, sou uma pessoa basicamente boa. A culpa é da minha esposa, não fui eu... culpados são os outros». Isso é da tendência humana, ter de apontar o dedo, usar o outro. «eu sou uma pessoa gentil, me preocupo com os outros, os outros é que não se preocupam comigo. Eu sou generoso. Os outros é que não se preocupam comigo.. sou bondoso... mas os outros é que não são».

Queridos irmãos, isso é um problema da natureza humana. Precisamos reconhecer que o coração é enganoso. Pois, na realidade, você e eu, a nossa natureza real, é de ser egoísta, gananciosos, enganosos, perversos e nunca chegar a assumir isso. Olha, eu sou bom!

Queridos irmãos, porquê que não nos humilhamos, nos examinando a nós próprios e vendo a verdade? Porque que temos que apontar sempre que é culpa do outro? A resposta está em Jeremias 17 versículo 9:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

Você entende que o seu coração é enganoso? Você mesmo? Eu sou uma boa pessoa. O coração é enganoso. Você e eu temos que nos humilhar, examinar e reconhecer que temos esta tendência natural, da carne, da natureza humana.

Nós não vemos o que realmente somos. Nós não vemos o que realmente somos. Em Romanos 8 versículo 7, lemos que:

Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

Queridos irmãos, reconhecemos este problema em nós? É muito importante reconhecermos. Para reconhecermos isto, temos que, em primeiro lugar, digamos assim: o primeiro princípio para tomar decisões sábias, é pedir a Deus a sua sabedoria. Não sabedoria humana, mas sabedoria divina. Só Deus sabe o caminho correcto sempre. Ninguém mais sabe. Em I Samuel 2 versículo 3:

Não multipliques palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca [não pense: eu sei tudo, eu estou correcto. São sempre os outros que estão contra mim. Irmãos, precisamos de nos auto-examinar]; porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.

Queridos irmãos, é Deus que pesa todas as nossas obras na balança. Por isso, você e eu precisamos de ir a um lugar privado e orar e explicar a Deus a nossa posição e as nossas opções para tomar uma decisão correcta. Veja em Tiago 1 versículo 5:

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria [em primeiro lugar, você precisa reconhecer que precisas de sabedoria, pois, você não a tem], peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera [Deus vai dar sabedoria a você se, antes, te submeteres em verdadeira hulmidade para fazer segundo a vontade de Deus]; e ser-lhe-á concedida.

Peça a Deus sabedoria e se a decisão for muito profunda, então, não só esteja a orar mas também esteja a jejuar. Jó 28 versículo 12:

Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento?

O homem não conhece o valor dela, nem se acha ela na terra dos viventes.

Nós não temos sabedoria. Tem que vir de Deus. A sabedoria tem que vir de Deus. Leia a secção toda, se faz favor deste capítulo.

No versículo 28:

E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria [o início da sabedoria é o temor a Deus], e o apartar-se do mal é o entendimento.

Então, onde está a sabedoria? Está no temor a Deus e em não pecar. Veja em Salmos 34 versículos 9 a 10:

Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará.

Este é o primeiro ponto, o primeiro princípio para se tomar uma decisão sábia. Busque a vontade de Deus. Então, como vai buscar? Vamos analisar o segundo ponto: tenha exemplos bíblicos para a tua decisão.

Em Salmos 1 versículos 1 a 3:

 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem  sucedido.

Lemos a pouco em Jó: onde está a sabedoria? No temor de Deus e não fazer o mal. Em Salmos está a dizer que tem prazer na lei de Deus. Porque a lei de Deus identifica o que é bom e o que é mau. O que é amor e o que é ódio. Medita na lei de Deus de dia e de noite.

Os israelitas quando saíram do Egito, por exemplo, fizeram várias decisões. Aí está um ponto em que pode estudar na Bíblia as decisões que eles tomaram e aprender estes exemplos; porque estes estão escritos para nós. Veja isso em I Coríntios 10 versículo 11:

Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa [coisas que aconteceram aos israelitas. Leia estes exemplos a partir do versículo 1 do cap. 10 de I Coríntios; menciona vários exemplos], de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.

Tudo isto é para nosso exemplo. Por conta disso, estude a Bíblia. Isto é, toma atenção à palavra de Deus para aprender a vontade de Deus. Vejam por exemplo o caso do rei Salomão. Podemos estudar o livro de Eclesiastes para aprender várias lições acerca disso. No entanto, veja em II Crônicas 1 versículo, aí vemos um exemplo quando este (Salomão) era jovem. Vamos começar no versículo 8:

Respondeu-lhe Salomão: De grande benevolência usaste para com Davi, meu pai, e a mim me fizeste reinar em seu lugar.

Agora, pois, ó Senhor Deus, cumpra-se a tua promessa feita a Davi, meu pai; porque tu me constituíste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra.

Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a estegrande povo?

O exemplo aqui de Salomão é que pediu sabedoria de Deus. Então, vemos do versículo 12 ao versículo 17, que, porque Salomão pedira isso, então, Deus lhe deu sabedoria e mais do que isso...

Devemos de buscar sabedoria primeiro. Não coisas materiais. Tem que ser sabedoria. Ara que? Para tomar decisões prudentes de acordo com a vontade de Deus. Olhamos nos exemplos bíblicos, como é o caso dos israelitas que saíram do Egito, como podíamos olhar o exemplo de Jesus Cristo. Quando esteve debaixo da pressão do tentador, isto é, do diabo; citou várias vezes: está escrito. Veja em Mateus 4 versículo 4; mas veja por instante o versículo 1:

A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

O exemplo de Cristo diante da tentação. Ele respondeu ao diabo que primeiro, temos que fazer a vontade de Deus e não é só pelo pão. Jesus Cristo sabia a palavra de Deus. Nós sabemos a palavra de Deus? Estamos a entender e a estudar a Bíblia todo dia? Talvez devas dedicar meia hora por dia, pelo menos. Temos ler, aprender, estudar a Bíblia. Isto é importante. Isso deve ser feito em primeiro lugar no nosso dia-a-dia. Também orar e dedicar-se de todo. Talvez isso demande que devemos acordar mais cedo. Talvez seja necessário ir dormir mais cedo porque o dia começa ao pôr do sol. Isso significa que devemos comer mais cedo, ir a cama também mais cedo, para levantar mais cedo, para pôr Deus mais cedo na nossa vida. Para nós sabermos a vontade de Deus, requer estudar e aprender a palavra de Deus. Por que? Veja em Salmos 119 versículo 105:

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Ora, se estamos a acender esta lâmpada todos os dias primeiro e estamos a pôr diariamente em nossas mentes a palavra, isso nos vai ajudar durante o dia. Por isso, primeiro, buscar a Deus; segundo, saber a palavra de Deus, buscar exemplos bíblicos para tomarmos decisões correctas quando for para tomar uma decisão; depois, em terceiro lugar, obtenha todos os factos pertinentes. Obtenha todos os factos. Obtenha toda a informação correcta. Por que? Porque é fácil antes de pular sem analisar cuidadosamente toda informação. As vezes, as pessoas não tomam tempo suficiente para considerar todos os factores e factos, sobretudo, se estão debaixo da pressão de um vendedor. Olha, o vendedor espera que as pessoas façam decisões por impulso e colocam toda pressão sobre você para tomares a decisão agora. Tem que fazer hoje, a oferta especial só é possível hoje.

Queridos irmãos, infelizmente, já fiz decisões e erros na minha vida para comprar coisas ou fazer depósitos em coisas sem ponderar cuidadosamente. Comprei sem esperar.

Uma coisa que aprendi agora é deixar 24 horas antes de tomar a decisão. Deixar até amanhã. Pois que, dormindo com o assunto ajuda. O problema do nosso desejo faz-nos pensar que temos que comprar hoje. Melhor ter uma lista de compras para não fazer coisas por impulso na loja. Tem que comprar agora, temos esse preço especial que só é válido hoje. É oferta especial só para hoje. Assuma sua posição ante suas responsabilidades. É excepção quando por algum tempo já tenhas investigado o produto/serviço e seja, para ti também, uma oportunidade. Senão, cuidado! Precisamos considerar todos os factos e eventualidades. Isto é, os possíveis frutos. Faça uma lista de coisas boas, coisas más que vão acontecer ou podem acontecer por causa da sua decisão. Faça uma lista por causa de alternativas à sua decisão. Tome nota de que há diferença entre necessidades e desejos. Mas é mesmo uma necessidade ou desejo? Por isso, não chame a um desejo e diga que isto é uma necessidade. É muito fácil cometer este erro. O coração é enganoso, como lemos em Jeremias 17 versículo 9. Veja também em Deuteronómio 32 versículo 29:

Tomara fossem eles sábios! Então, entenderiam isto e atentariam para o seu fim.

Você é sábio? Você vai entender a tua decisão em qualquer ato que empreenda? Podes prever o futuro que isto vai causar a esta ou aquela pessoa, os possíveis resultados e consequências. Vai considerar o fim. por isto, é necessário analisar tudo com cuidado, considerando o fim.

Por isso, obtenha todos os factos pertinentes, não só acerca do que desejas, mas considera os possíveis frutos, resultados, o fim. depois, procure conselhos sábios. Procure abundante aconselhamento. Não confie no seu próprio conhecimento sobre o assunto, mas procure aconselhamento acerca deste tema. Tem que procurar pessoas que saibam, que tenham conhecimento acerca deste assunto. Uma pessoa que saiba deste assunto. Uma pessoa honesta e competente neste assunto. Por exemplo: você quer mudar de residência e viver para outro local. Você já considerou todas as implicações? Vai ser que tenhas uma casa diferente, escola diferente para os teus filhos, você vai estar sujeito a um clima diferente, o custo de vida nesta nova localidade, tudo istovale a pena? Você já considerou a opinião de sua esposa, ele tem certa opinião e isto vai afectar a ela e há outras situações que você tem que analisar. Por isso, uma decisão sábia, tem que tomar todas as implicações em consideração. Vale a pena? Por isso, procure aconselhamento sábio acerca destas coisas. Você está a obter aconselhamento duma fonte reputável, de quem de facto sabe? Para não ser uma busca na internet que não sabes quem escreveu; tens que ver para que seja uma autoridade. Não confies no que eles dizem. Olha, eles dizem! Quem? Já ouvi muitas vezes: eles dizem! Quem são eles? Eles, a nternet. Isso é uma loucura. Não confies em pessoas que não sabes quem são. Se são reais, então, que se identifiquem. E há muitos que se identificam mas têm decisões erradas. Vê por exemplo as prescrições médicas: um diz isso, o outro diz outra coisa totalmente diferente. Quem está certo: são todos médicos, têm todos doutoramentos. A quem vais acreditar. Precisas ser sábio. Por isso, precisa de aconselhamento variado, profundo e de várias pessoas. Principalmente em decisões espirituais. Nestes casos, tens de ter maior aconselhamento. Conselheiro espiritual, este, obedece a Deus? Veja em Jó 32 versículos 6 a 9:

Disse Eliú, filho de Baraquel, o buzita: Eu sou de menos idade, e vós sois idosos; arreceei-me e temi de vos declarar a minha opinião.

Dizia eu: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria [não quer dizer que os mais velhos sempre tomam decisões corretas].

Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio [simbolicamente está a dizer que é Deus que nos dá a verdadeira sabedoria. É Deus que nos dá a capacidade de ser sábio].

Os de mais idade não é que são os sábios, nem os velhos, os que entendem o que é reto.

Nem sempre são as pessoas mais importantes ou as mais idosas que têm a resposta correta, mas aqueles que seguem a guia correta de Deus, o Espírito, a instrução que vem de Deus. É Deus que nos faz sábios. É o Espírito de Deus que nos dá sabedoria. E a quem Deus dá do seu Espírito? Deus dá do seu Espírito aqueles que lhe obedecem (Atos 5:32).

Ora, se uma pessoa não está a obedecer a Deus, então, o seu aconselhamento espiritual não tem grande valor.

Queridos irmãos, precisamos ser sábios. Por isso que Deus nos dá pastores, ministros de Deus que obedecem a Deus para nos ensinar para crescermos. Veja em Efésios 4 começando no versículo 11:

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,

Deus nos deu líderes. Os que ele pôs nesta posição de pastores de Deus. Uma pessoa não se pode declarar: olha. Eu sou pastor! Não. Tem que vir de Deus que lhes dá esta responsabilidade. E a razão que Deus dá a estas pessoas estas responsabilidades, está no versículo 12:

Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo [que é a Igreja de Deus],

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade [isto é, o perfeito homem], à medida da estatura da plenitude de Cristo,

Para que não sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

Precisamos de ter cuidado. Então, se estamos a ver um assunto espiritual onde é necessário um conselheiro espiritual, tem que ser, de fato, um verdadeiro ministro de Jesus Cristo que esteja a seguir, a obedecer a Deus para ter um conselho sábio. Assim, não somos levados, como diz aqui, levados de um lado para o outro, com todo o vento de doutrina. Cuidado! Precisamos ser maduros para não sermos levados por várias ideias. Veja em Hebreus 13 versículo 9:

Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam.

Aqui está a declarar que precisamos estar envolvidos na verdade e não estarmos sendo levados por doutrinas e ideias vãs. Pessoas têm muitas ideias que não são bíblicas. Se uma coisa não é bíblica, tudo bem. Mas se a coisa é bíblica, cuidado. Pessoas vêm com estas ideias que não são bíblicas. De onde vem? Não da bíblia mas mera fabricação humana. Cuidado!

Precisamos de ter abundante aconselhamento e aconselhamento sábio. Este deve ser de uma pessoa que está a bedecer a Deus. Veja em Provérbios 11 versículo 14:

Não havendo sábia direção, cai o povo [se não temos conselho sábio, nós vamos cair. Vamos tomar decisões que vão destruir a nossa felicidade], mas na multidão de conselheiros há segurança.

Abundante aconselhamento. Multidão de conselheiros. Por isso que a Igreja tem um conselho de anciãos. Não é só um ancião. Um ministro pode pensar de uma forma e o outro pensar doutra forma, outro da outra forma; não estou a dizer que estão a pensar de maneira diferente contra a lei de Deus, sim, são ideias diferentes mas dentro da lei de Deus.

Por isso, irmãos, precisamos considerar o fim, como lemos a pouco. Precisamos de ver o ponto final. Veja em Jó 5 versículo 27:

Eis que isto já o havemos inquirido, e assim é; ouve-o e medita nisso para teu bem.

Presta atenção aos que já o fizeram. Presta atenção ao que já foi investigado. Ouve-o e medita nisto para o nosso bem.

Uma vez, queridos irmãos, você pediu a Deus pela sua sabedoria e direção, você buscou exemplos bíblicos, você obteve vários fatos pertinentes, buscou conselho sábio e abundante. Agora a escolha deve ser clara. A tomada de decisão deve ser clara. Então, faça a decisão definitiva positivamente. Não esteja a vacilar, não fique dividido. Apenas faça a decisãoda sua vida. Não vacile. Tiago 1 versículos 6 a 8:

Peça-a, porém, com fé [sim, a sabedoria peça-a a Deus mas com fé], em nada duvidando [nunca duvide de Deus]; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;

Homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos [faço ou não faço; hoje ou amanhã...Faça! não tenhas dúvida. Não tenhas o coração inconstante. Não olhe para trás, ande para frente].

Lucas 9 versículo 62:

Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o Reino de Deus.

Não seja como a mulher de Ló que andou para trás. Ande para frente. Não tenha dúvida. Como lemos em Tiago, tenha fé. A fé é uma força muito grande. Uma vez feita a decisão de acordo com a vontade e princípios de Deus, nós podemos e devemos ter fé que tudo correrá bem. Temos que ter uma expectactiva que tudo acabará bem. Pode ser que a curto prazo não se note, mas a longo prazo dará seus frutos. É o que nós queremos. Para tal, temos que ter fé. Temos que ter completa e absoluta fé que terá um bom fim. hebreus 11 versículo 1:

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convição de fatos que se não vêem.

A fé é a substância, a certeza, a garantia que isto vai dar certo. É ter a certeza que vai dar certo. Por que? Porque fizemos a decisão de acordo com a vontade de Deus. Pusemos Deus primeiro, analisamos exemplos da Bíblia, analisamos todos os fatos, pedimos conselhos sábios e agora, ao tomar a decisão, precisamos ter fé nesta decisão. Aqui em Hebreus 11 há vários exemplos de decisões que foram tomadas em fé, desde o versículo 4 até ao versículo 35. São decisões que foram feitas em fé que deram bons resultados. Mas, no versículo 36 em diante, vemos que os resultados, alguns, não serão colhidos nesta vida mas no mundo do amanhã, na ressurreição. Versículo 39:

Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram [por que? Acabaram por morrer, não se preocupando com o resultado temporário], contudo, a conretização da promessa,

Queridos irmãos, precisamos ter confiança na decisão que foi feita de acordo com a vontade de Deus, segundo os princípios que Deus nos dá.

O sétimo ponto é que temos que trabalhar diligentemente para o fim desejado, para alcançar a meta, alcançar o resultado desejado.

Queridos irmãos, este último ponto, é aquele em que muitas pessoas falham. Por que? Porque a decisão não é uma coisa que é automática. A decisão implica ação para ter sucesso. Precisamos trabalhar. Veja em Eclesiastes 9 versículo 10:

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além [na sepultura, no sheol (em hebraico)], para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Temos que trabalhar agora. Temos que embrulhar as mangas e trabalhar. Temos que fazer a nossa parte. "oh, não posso trabalhar por causa disto ou daquilo". Há sempre desculpas.

Irmãos, nunca me esqueço do irmão que eu conheço na África do Sul. Com 19 anos saltou para dentro dum rio, cabeça primeiro e embateu contra uma rocha. Quebrou algumas vértebras. Hoje em dia, está paralítico. Não mexe as mãos, não mexe os pés ... nada. Está completamente paralítico. A única coisa que mexe é a cabeça, a boca. Ele agora vive sentando numa cadeira, a trabalhar num computador, o rato, dispositivo do pc, é com a boca. Tem uma coisa que lhe permite mexer com a boca. Ele começou seu negócio e vive do seu próprio negócio de fazer cadeiras para pessoas que têm problema físico igual. Ele equipa as suas cadeiras com coisas próprias para pessoas sem faculdades de mobilidade nos membros. Ele entende as necessidades destas pessoas e está a fazer cadeiras especiais, tem uma equipa de trabalho, pessoas a trabalharem para ele, ele faz os desenhos e tudo mais inteligente.

Irmãos, aí está um homem, sem capacidades físicas nenhuma. Ele podia usar isso como desculpa mas ele trabalha. Tem sua família, casou-se, tem sua esposa que o ajuda a viver sua vida. Mas ele trabalha e com seu rendimento paga as despesas do lar, da família, da esposa, etc.

Queridos irmãos. precisamos trabalhar diligentemente para o fim desejado. Faça a sua parte. Não use desculpas.

Lembrem-se, irmãos, que o coração é enganoso, desesperadamente corrupto.

Use estes sete princípios para tomar decisões básicas e ter sucesso na vida.

Primeiro, pedir a Deus pela sua sabedoria; buscar exemplos bíblicos para conhecermos a vontade de Deus em várias situações; obtenha os fatos pertinentes para fazer a decisão; procure conselho sábio e abundante; faça a decisão sem vacilar; tenha fé na decisão se for feita tendo em conta estes princípios e trabalhe diligentemente para o fim desejado.

Irmãos, não negligencie estes princípios. Faça destes princípios parte da sua vida. Ponha-os em prática na sua vida.