Por que tantas doenças?: O SENHOR que te sara!

Você está aqui

Por que tantas doenças?

O SENHOR que te sara!

Download (Baixar)
MP3 Audio (39.78 MB)

Download (Baixar)

Por que tantas doenças?: O SENHOR que te sara!

MP3 Audio (39.78 MB)
×

Tantas pessoas estão doentes, e tantos têm morrido! Por quê? Por que não há mais curas? Será que não temos fé suficiente? Ou talvez não seja a vontade de Deus para conosco. Então qual é a vontade de Deus para que eu venha a ser curado? Este assunto importante é abordado neste sermão e a nossa responsibilidade pessoal é discutida.

Transcrição

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

Tantas pessoas, hoje em dia, estão doentes. Outros tantos até têm falecido. É fácil estarmos numa posição em que se diz: estou desencorajado. Por quê que não há mais cura? Será porque não temos fé suficiente ou então temos que trabalhar para desenvolvermos e termos mais fé. Ou, então, perguntamos: talvez, não seja a vontade de Deus de nos curar. Então, qual é a vontade de Deus para sermos curados? Estou doente porque pequei? Então, qual é o meu pecado? Por que Deus não responde a minha oração? Por quê Deus permite tantas pessoas morrerem? Quando é que devo pedir ao ministro para pôr-me unção para ser sarado? Existem muitas perguntas que se podem levantar, perguntas válidas e que hoje quero abordar este assunto: por quê tantas doenças? Por que diz: o Senhor é que te sara! Pecisamos de entender isso muito bem claramente.

Um bom ponto para começar está em Êxodo 15, quando os israelitas passaram pelo Mar Vermelho, depois do cântico de Moisés, depois disso, vê-se o período que Moisés clamou ao Senhor em Êxodo 15 versículo 26; porque as pessoas estavam a reclamar por conta das águas amargas. Então, no versículo 26, o Senhor diz:

E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.

Então, Deus está a enviar-nos doenças por causa dos nossos pecados? Um ponto para começar neste capítulo 15:26, é entendermos que isto era uma promessa nacional. Deus não enviará a nação doenças ou enfermidades como as enviou aos egípcios. Viu-se pragas específicas que ele enviou aos egípios para os israelitas saíram do Egito. Isso, precisa ser bem claro porque algumas pessoas dizem: olha, Deus prometeu aos israelitas que não deveriam ter doenças. Mas, os israelitas, na realidade, nunca tiveram doenças? Então, por quê que haviam leis para lidar com as doenças? Por exemplo, leis para não tocar nos mortos de modo a não haver proliferação de doenças; como lidar com pessoas com fluxo de sangue; maneiras de lidar com pessoas leprosas, etc.

Ora, haviam doenças entre os israelitas. Mas, geralmente, pessoas pensam que estando doentes porque pecaram. Mas é sempre esse caso? Eliseu era um homem justo vamos ver em II Reis; Eliseu recebeu uma bênção dupla cap.2:9:

... peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

Eliseu realmente recebeu essa porção dobrada do Espírito de Deus. Depois veja no cap. 13 versículo 14:

E Eliseu estava doente da enfermidade [Eliseu, um homem muito justo, um homem com uma porção dobrada do Espírito de Deus estava padecendo da enfermidade de que havia de morrer] de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros!

Versículo 20:

Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.

Eliseu não foi curado. Deus não o curou. Por que? Porque Deus tinha completado o que queria fazer com Eliseu e a sua hora chegou.

Vejam também casos de pessoas na Igreja que estavam doentes, no Novo Testamento e que não se vê aqui que estiveram doentes mas não foram curadas. Veja em II Timóteo 4, Paulo está a concluir esta carta e no versículo 20, diz:

Erasto ficou em Corínto, e deixei Trófimo doente em Mileto.

Paulo deixou este irmão doente.

Veja também em I Timóteo 5 versículo 23:

Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho [Nessa altura o vinho era considerado como um medicamento no geral], por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

Timóteo tinha problemas de dor de estômago e de frequentes enfermidades. Por que não foi curado? Veja em Filipenses 2 versículo 25:

Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades.

Visto que ele tinha saudades de vós e estava angustiado porque ouviste que adoenceu [estava doente, esteve doente].

Com efeito adoenceu mortalmente [chegou a um ponto que eles pensavam que ele havia de morrer. Esteve mesmo muito mal], porém, Deus compadeceu não só dele mas também de mim para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.

Vê-se mais adiante no versículo 30:

Visto que por causa da obra de Cristo chegou ele às portas da morte [esteve ele muito doente] e se dispôs a dar a própria vida.

Vemos que Epafrodito estava muito doente até a morte neste caso, depois disso, ele veio a ser curado.

Havia doença, irmãos. Mas, aqui, não está a dizer que esteve doente por causa do pecado.

Veja em III João versículo 2:

Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde [faço orações pela vossa saúde].

Vê-se aqui que João fazia pedidos de oração pela saúde das pessoas, de irmãos ... Por que? Porque havia doentes na Igreja. Por isso, dizer que no Antigo Testamento ou na Igreja Primitiva todas as pessoas eram curadas quando estavam doentes não é a realidade que vemos e, ao fim de contas, todas estas pessoas morreram mas mesmo assim Deus nos sara, nos cura.

Precisamos entender que Deus não promete completa saúde física. Deus não promete vida eterna neste corpo físico. Então, por que Deus permite que as pessoas adoencem? Por que pecaram? Sim, pode ser um caso de pecado. Por exemplo: doenças transmitidas sexualmente, como o SIDA, são por causa do pecado; beber álcool demasiado e acabar com o fígado por causa deste abuso do álcool é um pecado. Veja em I Coríntios 11 versículos 20 e 21:

De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.

Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.

Vê-se aqui que alguns irmãos estavam bêbados antes na cerimónia da Páscoa. Por isso dizer que: não venham para aqui ... porque isso não é uma ceia. A Páscoa no Novo Testamento não é a ceia do Senhor. Ainda mais: vocês estão a vir aqui embriagados na cerimónia da Páscoa. Por isso que mais adiante, no versículo 27, dizer:

Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

Versículo 28:

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

Versículo 29:

Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

Versículo 30:

Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

Porque não estão a discernir o Corpo de Cristo, a Igreja de Deus, os irmãos. Estão a maltratar uns aos outros e vê-se aí que havia pecado e por isso muitos estavam doentes, fracos e outros mesmo tinham morrido.

O pecado, sim! Pode ser uma razão. Mas não é a única razão. Então, quais são outras razões de doenças?

Em primeiro lugar, Deus não deseja que seres humanos estejam doentes mas permite e a razoes para isso e vamos ver mais adiante.

Quando Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden, daí em diante, ao longo da trajectória humana, a natureza acabou corrompida a medida que os anos foram passando. Com isso, uma das causas das doenças, é o ambiente. Adão e Eva inicialmente viviam num ambiente perfeito mas foram expulsos e daí vemos que os anos de vida foram diminuindo. Hoje, não vivemos oitocentos ou novecentos anos. O ambiente tem-se deteriorado a cada instante. Nós nos degeneramos. Assim, todos os seres humanos mais cedo ou mais tarde, acabam morrendo. Portanto, pessoas morreram não necessariamente por causa do pecado de hoje em dia mas umas por causa do covid-19, uma doença, resultado da mutilação do nosso sistema imunitário que é cada vez mais fraco.

Há outras causas. Por exemplo, bilógicas. Doenças hereditárias. Doenças do próprio ADN. Há ainda causas orgânicas. O que você está a comer. Estás a comer alimentos saudáveis? Ou está a comer alimentos sintéticos (fast food, cogelados, enlatados, etc.), está a abusar de refrigerantes, de carboidratos, de açucar branco? Tudo isso não prejudicial a saúde.

Por outro lado, é possível que estejamos a quebrar leis físicas de saúde. Não estou a dizer que seja um pecado mas estou a dizer que pode ser que estejamos a quebrar leis físicas de saúde. Por exemplo, talvez não estejamos a beber água suficiente, talvez estejamos a adotar um estilo sedentário com falta de exercícios físicos ou falta de um sono reparador, ou ainda, de não cuidados com o nosso corpo: fumar, drogar-se, abusar do corpo; ou não estar a controlar as emoções e a ira. Aí vem outro problema que afeta a saúde: a ira, levanta a pressão arterial e traz outros problemas. O grande matador: o stress (preocupação excessiva com tudo ou com qualquer coisa). Isso afeta a nossa saúde física. As vezes é possível que Deus castigue, por outro lado pode ser que nos protege de certas doenças ou pode decidir não proteger. Vejam alguns casos bíblicos: o caso de Jó.

Vamos em Jó 2 versículos 1 a 3:

E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o Senhor.

Então o Senhor disse a Satanás [e venha quem começa esta conversa (foi o Senhor. Foi o senhor com a pergunta asseguir)]: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: de rodear a terra, e passear por ela.

E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.

 

Neste caso vê-se que Deus começou com a conversa através da pergunta sobre Jó e vemos que Deus pôs Jó nas mãos de Satanás e permitiu que Jó ficasse doente.

Sim, sabemos que Deus  o sarou. Mas, Deus usou esta situação para ensinar uma lição à Jó porque Jó não estava num relacionamento consistente com Deus. Felizmente, Jó venceu e aprendeu a lição espiritual que Deus deu a ele. Algumas pessoas podiam dizer a Jó: olha, nunca tiveste uma situação difícil como o próprio satanás disse: ... ele tem todas as coisas fáceis porque tu [Deus] tens-no protegido.

Haverá na ressurreição pessoas que dirão a mesma coisa de nós? Olha, tiveste uma boa vida porque Deus te protegeu. Mas, Deus não vai dar à essas pessoas a ocasião porque tivemos sempre uma vida a correr bem ou tivemos doenças e dificuldades na vida?

Queridos irmãos, Deus nos dá oportunidades de aprender as nossas lições muitas vezes através de doenças porque ele está nos preparando para algum maior, extraordinário, no seu plano e precisamos de confiar porque ele sabe melhor os seus caminhos. Veja também outro caso diferente em João 9 versículo 1:

Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença.

E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

Quem é que pecou?

Resondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se  manifestem nele as obras de Deus.

Este não fez nada errado mas nasceu cego. Por que? Ele é cego para o propósito de Deus. É o que Jesus Cristo diz: para que se  manifestem nele as obras de Deus.

Deus permitiu ele nascer com este problema e algumas pessoas nascem e vivem com problemas físicos terríveis e não quer dizer que o doente ou seus pais tenham pecado mas as vezes é para um propósito de Deus que não entendemos. Veja nos versículos 7 e 8:

Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-os aos olhos do cego,

Dizendo-lhe: vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.

Foi curado porque fez o que Jesus disse para fazer.

Então, os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que estava assentado pedindo esmolas?

Agora, quero fazer uma pergunta: este homem que estava cego, tinha fé que ia ser curado? Não. Porque ele nem esperava que haveria de ser curado. Estava aí desde nascença cego. Irmãos, há várias causas de doenças. Então, o que podemos aprender disto tudo? É que Deus tem uma visão muito maior do que a nossa. A visão de mundo, da humanidade, de cada um de nós e do nosso propósito. Veja em Isaias 55 versículos 8 e 9:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor,

Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Deus tem uma visão muito maior, muito mais ampla. Os pensamentos de Deus são maiores do que os nossos e nós não conseguimos entender. Por isso, vemos o justo falecer e perguntamos: por que? Por que Deus não o curou? Veja em Isaías 57 versículo 1:

Perece o justo, e não há quem se impressione com isso; e os homens piedosos são arrebatados sem que alguém considere nesse fato; pois o justo é levado antes que venha o mal

Sim. As pessoas justas podem morrer. Estar doentes e morrer e saírem desta vida.

As vezes para Deus, ele tem seu plano com cada pessoa também e quando este plano esteja consumado deixa esta pessoa morrer e diz: chega para esta pessoa!

Eu não o sararei nesta vida mas o sararei no mundo do amanhã, na vinda vindoura. Mas será sarado. Deus já completou o seu desígnio co esta pessoa. Por isso, não precisa viver mais na maldade deste mundo mau como diz em Gálatas 1:4. Vou deixar esta pessoa dormir agora. Isto é, morrer. Já decorreu a sua vida, já correu a sua corrida, já venceu ou é suficiente para ele ou para ela, agora, neste momento. Deus sabe.

Queridos irmãos, Deus diz que nos sara. Deus nos dá muitas promessas. Ele nos protege de muitas coisas. As vezes nos protege de mais coisas que possamos lembrar. Mas, por exemplo, Deus nunca nos prometeu de ser pessoas famosas; é possível que alguém seja mas ele nunca nos prometeu isto. Deus nunca prometeu por estarmos a obedecer eu vou sempre curar-te. Vimos vários casos bíblicos no Antigo e Novo Testamento. Deus nunca prometeu, por estares na Igreja, já convertido, eu vou sarar-te. Pensem bem!

Quando você estuda os quatro evangelhos existe alguma pessoa que estava convertida a qual Jesus curou. Jesus curou todas pessoas dos evangelhos e nenhuma delas estava convertida. Queridos irmãos, temos que confiar em Deus, pois, ele fará o melhor para nós (para ti e para mim). Romanos 8 versículo 28:

Sabemos que todas as coisas cooperam [contribuem] para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Tudo coopera, contribui para o bem final.

As vezes ele nos cura agora, as vezes ele não nos cura agora. Aprendemos a dizer: a sua vontade seja feita!

Uma vez mais, irmãos, Deus não promete saúde perfeita física agora; Deus não promete vida eterna neste corpo físico. Deus não está no negócio de prolongar esta vida física.

Há cura? Sim. Vemos no Novo Testamento que as curas eram públicas. Como mencionei, eram de pessoas que não eram convertidas para apontar o papel do Messias, do Cristo e iniciar a Igreja. E, hoje em dia? Sim, há curas. Muitas curas. Mas são privadas, privativas. Vemos muitas curas nos pedidos de oração, nos cultos da Igreja. Há muitos pedidos de orações mas também, há muitas pessoas a apresentarem acções de graças pelas curas por Deus. Muitos casos de intervenção directa de Deus. Na igreja, o que devemos fazer? Vocês leem em Tiago 5, dá uma instrução do que deve ser feito na Igreja no versículo 14:

Está alguém entre vós doente? [a implicação disto é que em um momento haverá pessoas na Igreja doente] Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

A primeira coisa que deve ser feita é pôr Deus primeiro e depois, pedir aos ministros para orarem por esta pessoa, ungindo-o com óleo. Sabemos da história de Paulo que até mandava lenços e nós da Igreja de Deus Unida seguimos este mesmo princípio enviando o que nós chamamos panos ungidos com azeite. Por que chamar um ministro? Porque é esta instrução de Tiago que veio de Cristo e chegou até nós. Pois, demonstra uma submissão a Jesus Cristo e a autoridade que ele estabeleceu na Igreja. Por que? Primeiro, porque Jesus Cristo é a cabeça da Igreja; segundo, porque nã estamos sozinhos. Somos parte um do outro. Temos que orar uns pelos outros. Não é uma questão de que o ministro esteja a curar você ou que o pano ungido seja um pano mágico (não é); é simplesmente um pano normal com um bocadinho de azeite que é simbólico.

Ora, Deus é obrigado a curar? A resposta de Deus pode ser imediata. Sim, cura. A resposta de Deus ode ser: espera! E a resposta de Deus pode ser: Não, agora!

Você como pai, quando seus filhos virem pedir algo a ti, são susceptíveis das seguintes respostas: sim, não, espera. Com Deus é a mesma coisa. Uma vez mais, Deus não promete uma eterna saúde física e eterna vida neste corpo físico. Ao fim de contas, o nosso corpo está a deteriorar-se e você e eu não podemos impedir isso. Deus promete cura mas haverá uma altura que você e eu não estaremos aqui, estaremos mortos. Por que? Porque Deus não está no negócio de prolongar esta vida física. Mas Deus está no negócio de desenvolver o caráter santo e justo de Deus em nós; em ns preparar-nos para o seu vindouro reino. Porque Deus é amor e quer este mesmo caráter em cada um de nós, em cuidarmos uns aos outros. Deus usa doenças para desenvolver doenças para firmar este relacionamento, esse caráter de cuidado, de amor, uns para com os outros e para com Deus. Veja em Lucas 5 versículos 17 a 19:

Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar [fala de Jesus Cristo].

Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.

Veja que houve grande esforço dos amigos desta pessoa paralítica. Houve um cuidado, uma verdadeira amizade destes para com o paralítico.

E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus.

Foram até ao teto, abriram parte dele e fizeram-no descer até Jesus.

Vê-se aqui um grande esforço dos amigos para com o paralítico, o próximo. Verdadeira demonstração de amor para com o próximo. Versículo 24:

Mas, para que saibas que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.

Jesus Cristo tem autoridade para fazer curas e para perdoar pecados.

Este grande milagre foi feito ao lado dos seus amigos. E, certamente, os amigos ficaram muito felizes ao verem seu próximo curado.

Queridos irmãos, para termos este cuidado e amor para com o próximo, as vezes, nós temos que ficar doentes para aprendermos algumas lições: ter cuidado para com o próximo. Porque se estou sempre bem, sem problema algum, não tenho compaixão, carinho com os outtros ante as suas dificuldades.

Deus usa doenças para desenvolver seu caráter em nós. Um caráter justo e santo que é um caráter de amor. Vejam também em II Coríntios 12 versículo 7:

E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.

Deus permitiu Paulo ter um problema físico (um espinho na carne).

Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.

Paulo por três vezes pediu para que fosse sarado pelo Senhor.

Estamos aqui a ver que Paulo não tinha fé? Está claro que Paulo era homem de muita fé. As vezes pessoas que têm muita fé estão ou sentem-se ok, aceitam a situação de não serem curados mas são pessoas de muita fé. Porque confiam em Deus para lá das suas expectativas, das suas dores. Veja no versículo 10:

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

É como Paulo estivesse a dizer: as doenças não seriam uma coisa boa para mim? Pois, a falta dela, me desviaria de Deus. Talvez seja o que nós temos de dizer a nós próprios. Se eu não tivesse nenhum problema, talvez esta condição não seria boa para mim. Pois, não colocaria Deus em primeiro na minha vida.

A doença de Paulo permitiu desenvolver um melhor relacionamento entre Deus e Paulo.

Pelo que lemos nas escrituras, Deus nnca curou Paulo dessa enfermidade e assim seja possível Deus ter dito: eu vou te deixar doente, pois esta doença afectará positivamente no nosso relacionamento. Será possível Deus estar a dizer o mesmo a nós? Vejam também em Mateus 25, na separação dos cabritos e das ovelhas. Veja no versículo 34:

Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;

Estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.

Jesus Cristo está a dizer que estava doente e me visitastes. Ora, no versículo 43, diz:

Sendo forasteiro, não me hospedastes; estava nu, não me vestistes; achando.me enfermo e preso, não fostes ver-me.

... No versículo 45:

Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos [irmãos na fé, por exemplo], a mim o deixastes de fazer.

Há doentes na Igreja. O mandamento aqui é para cuidar dos doentes. Por isso, tem que haver doentes para cuidarmos deles.

Queridos irmãos, como podemos cuidar do próximo, o mais fraco, o doente, o que tem necessidades se nós não estamos a cuidar das necessidades destes? Isso, então, não significaria que aprendemos a cuidar deles. Aprendemos quando os amamos e isso aprendemos também quando estávamos doentes. Então, é o que gostamos que os outros façam a nós e por isso nós fazemos aos outros.

Irmãos, qual é a nossa responsabilidade pessoal? Qual é a minhia, a sua, a nossa responsabilidade pessoal nas decisões que tomamos acerca da nossa saúde?

Queridos irmãos, nós, individualmente, somos responsáveis de como tratamos o nosso corpo. Por exemplo: que comidas usamos para nossa alimentação? Se como certas coisas ou de certas maneiras, uma pessoa vai ficar doente. Alguns come alimentos saudáveis mas ainda estão doentes. Qual é a nossa responsabilidade? A nossa responsabilidade é fazer o melhor que podemos fazer. Comer alimentos saudáveis; cuidar da sua saúde mental, emocional, pois isto, afecta a sua saúde; cuidado com o stress, com a frustração, o medo, pois isto vai afectar a sua saúde.

Se você não está a viver de acordo ao fruto do Espírito Santo: paz, bondade, generosidade, gentileza ... não está a ter essas emoções positivas, ao invés disso, está a ter emoções negativas: zanga, ira, stressado, mais cedo ou mais tarde, vai ficar doente. Assim, estde cuidadosamente coisas que afectam a sua saúde. Estude cuidadosamente o que deve e o que não deve fazer para cuidar da sua vida física. Agumas decisões podem ser boas para algumas pessoas, mas podem ser más para você. Por que? Porque somos diferentes. Uns tomam medicamentos e ficam bem, outros tomam os mesmos medicamentos e não ficam bem. Ora, você vai ter que tomar certas decisões através de algum estudo e ponderação. Por exemplo: seguir umprotocolo duma doença (quimioterapia ou não). A decisão é sua. Tem que pesquisar e tomar, diante da realidade, sua decisão pessoal.

Uma vez mais, uns se dão bem com algumas comidas naturais, vtaminas e outros não se dão bem. Não faz diferença nenhuma. Também há decisões que temos que tomar que têm consequências morais. Temos que analisá-las eter fé em nós que fizemos tudo em boa consciência.

Queridos irmãos, eu como ministro de Jesus Cristo, não posso fazer as suas decisões pessoais de saúde. Têm que ser suas. Nós, na Igreja de Deus Unida, ensinamos a Bíblia. Mas não fazemos decisões individuais de pessoas de saúde.

No entanto, se você decide fazer uma operação, por exemplo ou outro processo de tratamento, ponha Deus em primeiro, aproxime-se de Deus primeiro. Peça oração antes da operação ou do processo de tratamento. Ponha Deus primeiro.

Então, irmãos, por que tanta doença?

Hoje, abordamos várias razões: orgânicas, biológicas, hereditárias, etc. Vimos vários casos bíblicos e vimos, igualmente, que Deus tem um propósito melhor e uma visão mais ampla. Temos que confiar em Deus. Deus usa as fraquezas, as doenças ... para desenvolvermos um relacionamento de amor entre nós e para com ele. Por isso, as doenças, na maneira como Deus vê, podem ser para o nosso bem ao fim disto tudo.

Por outro lado, para tratamento e coisas pessoais que nós decidimos fazer, são mesmo pessoais. Não deixe que outras pessoas estejam a criticar ou vilipendiar o que você decidiu para seu bem pessoal, pois, tê que ser as suas próprias decisões. Claro que você precisa estudar, analisar, ponderar sobre qual decisão, qual rumo melhor a seguir, todavia, ponha Deus em primeiro. Pois, Deus sara mas ele decide quando. Sim agora, não agora ou espera um pouco.

Finalmente, lembrem-se: se você tem o Espírito Santo de Deus, se você está a trabalhar com Deus, irmão, Deus vai trabalhar com todo mundo mais cedo ou mais tarde. Deus não permitira você morrer até ele ter completado o seu desígnio em sua vida.