Como pregar o evangelho do Reino de Deus

Você está aqui

Como pregar o evangelho do Reino de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (61.45 MB)

Download (Baixar)

Como pregar o evangelho do Reino de Deus

MP3 Audio (61.45 MB)
×

Muitas pessoas têm um grande desejo de pregar o Evangelho do Reino de Deus. Mas infelizmente, muitos pregam duma maneira incorreta que atrapalham a Obra de Deus em vez de apoiar a Obra de Deus. Então qual é a maneira correta de pregar o Evangelho do Reino? E igualmente importante, se você não sabe o que realmente é o Reino de Deus, está então a pregar algo incorreto? E o que Deus diz sobre os pastores, que não foram enviados por Ele? Este sermão aborda estes princípios e dá 10 pontos de como apoiar a Obra de Deus da pregação do Verdadeiro evangelho do Reino de Deus.

Transcrição

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

Muitas pessoas têm o desejo sincero de pregar o Evangelho do Reino de Deus, mas aqui está uma questão que é importante entendermos: existe uma maneira correcta e uma maneira incorrecta. Uma maneira que é para honra de Deus e uma maneira que não é para hona de Deus. Por isso, queridos irmãos, quero abordar este tema de como pregar o Evangelho do Reino de Deus.

Cristo fala muito direito em nós acerca de muitos temas, e, veja aqui quando ele está a falar acerca de ministros e pastores num mundo em que temos que discernir quem é um verdadeiro ministro ou discípulo de Jesus Cristo ou não. Vejam em Mateus capítulo 7, vamos começar a ler a partir do versículo 15, diz assim:

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Aqui vêm-se palavras muito importantes. Primeiro, parecem ovelhas, parecem ministros verdadeiros; porque está a falar de falsos profetas; em palavras de hoje, seriam ministros, pastores mas são falsos pastores; depois, diz ovelhas. O que é uma ovelha? Uma ovelha é um animal muito manso e gentil, não é agressivo comparando à pessoas, são pessoas muito boas, são pessoas muito gentís, muito amigáveis; sim, disfarçados em ovelhas mas por dentro são loubos roubadores. Ora, aqui tem um ponto que é importante entender. Porque muitas pessoas são sinceras mas não sabem que eles próprios estão enganados e que estão a enganar. Isso é que é difícil de compreendermos, queridos irmãos. Porque estas pessoas são boas pessoas mas estão enganadas, mas estão concomitantemente a ensinar coisas erradas e por isso estão a desonrar a Deus porque estão a ensinar coisas erradas. Mas são boas pessoas. São muito boas pessoas, simpáticas, tratam os outros muito bem e sim, precisamos ser boas pessoas, tratar bem os outros; mas também temos que dizer a verdade de Deus. Não podemos estar a enganar porque senão estaremos a roubar do rebanho de Deus por mas que sejamos sinceras, embora que não saibam o que estão a fazer porque estão enganados. Por isso vamos ler mais um bocadinho adiante no versículo 16:

Pelos seus frutos [qual é o resultado do que as pessoas estão a pregar. E quais são os frutos? Han! As pessoas estão a aceitar a Cristo. Mas estão a mudar as suas vidas para uma vida melhor? Estão a obedecer e a guardar os mandamentos de Deus que são para o bem deles e para o bem dos outros? E por isso, estão a causar alegria, paz, felicidade; estão a mudar o mundo pelo seu exemplo e pelas suas vidas? Estão a fazer com que tenhamos um mundo melhor?] os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

Veja no versículo 21:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele quee faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Queridos irmãos, não vamos entrar no reino de Deus a não ser que estejamos a fazer a vontade do Pai. Precisamos de fazer a vontade do Pai. Continuando a ler no versículo 22:

Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado [não pregamos o evangelho em nome de Jesus Cristo? Não dissemos: aceita em Jesus Cristo, aceita em Jesus Cristo!] em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Sim, há boas pessoas que são sinceras, mas estão sicenramente erradas; estão sinceramente enganadas e enganando porque estão enganadas.

Queridos irmãos, não é só ser uma boa pessoa. Sim! Precisamos ser boas pessoas. Precisamos ser ovelhas, precisamos ser boas pessoas, mas precisamos ensinar as coisas correctas e se você não sabe o que ensinar porque não aprendeu, não pratica, como é que pode ensinar, se você não sabe, como pode fazer? Versículo 23:

Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci [Imagine: esses pastores, boas pessoas, muito boas pessoas, gentis, fazem muitas coisas boas… mas (esses pastores) estão a dizer coisas que não são de acordo com a Bíblia e o resultado, Jesus Cristo diz: saiam daqui! Não quero vê-los.]. Apartai-vos de mim [não vão estar no reino de Deus. Por quê? Porque não estão a obedecer as leis de Deus], os que praticais a iniquidade.

O que vemos, hoje em dia, é o que está escrito em Judas versículos 3 e 4:

Amados, quando empregava [quando eu queria escrever-vos uma carta, senti-me, diz Judas, obrigado a corresponder-me convosco] toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos [queridos irmãos, quer dizer que há outra fé? Temos que batalhar pela fé que nos foi dada, a fé de Cristo, a fé verdadeira. Não é uma fé falsa que é pregada hoje em dia. Depois, explica mais no versículo abaixo].

Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

Queridos irmãos, pessoas que fazem libertinagem da graça de Deus, como diz NTLH, «… eles torcem a mensagem a respeito da graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral.». Se de facto queremos viver uma vida correcta, temos que olhar para a Bíblia, para os mandamentos de Deus e viver uma vida moral – limpa, certa, correcta.

Queridos irmãos, vejamos também em I João 3 versículos 21 a 24:

Amados, se o coração nos acusar, temos confiança diante de Deus; [Queridos irmãos, se nós somos sinceros, nossos corações sinceros, o coração não nos acusa porque estamos a obedecer as leis de Deus, estamos a praticar o que a Bíblia nos diz para fazer e, então, quando lemos na Bíblia que temos que guardar as leis de Deus, você lê e obedece ]

Queridos irmãos, você não é salvo, não é justificado por obedecer as leis de Deus. Você é justificado pela graça de Deus e no sangue de Jesus Cristo. Somos redimidos por Jesus Cristo. Correcto! Mas, agora, temos que responder a esta graça, temos que retrinuir isso, obedecendo a Deus. Demonstrar gratidão por esta graça e obedecer a Deus.

Ora,  se não estamos a demonstrar esta gratidão no nosso viver, então, Deus, não nos vai pôr no seu reino. Sim! Somos justificados de graça mas temos que ter uma fé viva, temos que praticar, temos que viver os mandamentos de Deus. Andam de mais dadas, são unos. Por isso irmãos, Deus nos aceita, nos perdoa, mas com certas condições e as condições são arrependimento. Nós temos que estar ao lado de Deus e temos que nos arrepender. Deus não quer que fiquemos como estávamos. Deus quer um arrependimento como diz em Romanos 2 versículo 4: [ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?] Deus quer que acreditemos nele, sim! Mas quer também frutos do arrependimento como João Baptista disse aos fariseus quando esses se aproximaram  a ele. Estava a avisar porque não via frutos de arrependimento.

E aquilo que pedimos dele recebemos. Porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.

Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.

E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.

Irmãos, nós, como ministros de Jesus Cristo, baptizamos pessoas e perguntamos as pessoas se de facto se arrependeram. As pessoas dizem que se arrependem. Nós em boa sinceridade acreditamos. Às vezes há frutos que se evidenciam, outras vezes não conseguimos ver os frutos mas Deus vê os nossos corações e temos que nos arrepender e guardar os seus mandamentos. Veja em I Pedro 1 versículo 2:

Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito [é o Espírito de Deus que nos dá força, nos ajuda, que nos guia, que nos dá os toques na nossa consciência e diz: “olha, precisas obedecer a Deus”; “olha, Deus diz para guardar o sábado”;  Deus diz: não cometas adultério, cuidado para aquilo que olhas. Deus diz: “não mintas, cuidado com o que estás a dizer; tem que ser uma pura verdade”], para a obediência [quando somos baptizandos em nome de Jesus Cristo, então recebemos o Espírito de Deus após a imposição de mãos pelo ministro ordenado por Jesus Cristo e o Espírito de Deus] e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

Por isso irmãos, conforme aprendemos mais e mais acerca de Deus, vamos analisando, examinando a nós próprios e com a ajuda do Espírito Santo, como diz no versículo acima, «a santificação do Espírito para a obediência». O Espírito nos ajuda a obedecer.

Ora, o que vemos hoje em dia, as pessoas a pregarem, os evangélicos a pregarem, mas estão a pregar coisas incorrectas; um Jesus falso, estão a pregar heresias. Por que? Porque vêm certas coisas na Bíblia e não estão a praticar e estão a dizer as otras pessoas que não precisam praticá-las. Irmãos, precisamos praticar como vimos em Mateus 7, Jesus disse: vocês estão a pregar em meu nome, fizeram milagres em meu nome e Jesus Cristo diz: afastem-se de mim, diz, Jesus Cristo, explicitamente, nunca vos conheci.

Ora, você ou outras pessas que estejam a ouvir ou ler este sermão podem ser, digamos assim, autodenominados pastores ou pastoras; em primeiro lugar, vamos falar disto mais adiante, mas é preciso termos muito cuidado; não nos podemos autodenominar ministros de Deus. Vamos ver isso daqui a pouco. Em segundo lugar, estão a pregar o verdadeiro evangelho do reino de Deus, as verdades de Deus ou não? Ao fim de contas, vejemos, o que Jesus Cristo nos disse? Jesus disse aos apóstolos, depois da sua ressureição, em Mateus 28 versículo 18:

Jesus, aproximando-se, falou-lhes [aos apóstolos. Estava a dar uma instrução aos apóstolos], dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

Jesus Cristo enviou os apóstolos pela sua autoridade.

Versículo 19:

Ide [ir em nome, pela autoridade de Jesus Cristo], portanto, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Notem: Não diz façam pregadores. Diz: façam discípulos.

A instrução de Jesus Cristo é de fazer discípulos, seguidores, imitadores de Jesus Cristo. Baptizamos para dentro do corpo de Cristo em nome de Deus, em nome do Filho que é Filho de Deus, em nome do Espírito Santo de Deus; para dentro deste corpo que é o corpo de Deus – que é um organismo espiritual e está a fazer isto pela autoridade de Jesus Cristo, ara dentro do Coro de Cristo que é um organismo espiritual e depois diz: ensinando estes discíulos a guardar todas as coisas que tenho ordenado. A guardar, a obedecer, a viver o caminho. Irmãos, a nossa resonsabilidade é viver o caminho; a guardar os mandamentos de Deus; é fazer a vontade do Pai. Foi o que Jesus Cristo fez e nos diz igualmente para fazermos, para imitarmos a ele.

Mas, quais são os frutos destas pregações dos evangélicos, hoje em dia? Muitas pessoas vêm isto e vêm uma confusão, uma babilônia, uma bagunça. E o quê que as pessoas dizem: “se isto é de Deus, não quero nada a ver com isto. Não quero nada a ver com religião. Então, os frutos destes pregadores, pergunto eu, é para honra e glória de Deus? Não, não.

Veja em II Timóteo capítulo 3 versículo 13:

Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganandos.

Ora, uma pessoa que está enganada, está sincera, possivelmente, está sincera; mas está enganada e por isso está enganando porque está enganada; estão sinceramente errados e estão ensinando coisas erradas. E o quê que a Bíbli chama à essas pessoas? Veja na sua própria Bíblia: homens perversos e impostores.

Se as pessoas, embora sinceras, ora muito boas pessoas, muito gentis, são; são muito boas pessoas, não estou a dizer que não. Mas estão enganadas e sinceramente estão a enganar, a Bíblia os chama homens perversos e impostores. Pensam que estão a dizer o que é bom mas não estão a pregar a verdade, estão a enganar.

Por isso, é importante ser boa pessoa. Não estou a dizer que não. Temos que ser boas pessoas. Mas mais importante ainda, temos que pregar a verdade. Não podemos pregar a mentira.

Queridos irmãos, a mesma coisa pode ser um professor numa escola. Para ser um bom professor, uma boa professora, tem que aprender primeiro, tem que passar num curso oficial e tem que ter a formatura – como nas demais profissões – para ter um certificado válido, não é por uma instituição qualquer, mas tem que ser válido para poder estar aí a ensinar, para poder ter a autorização  de ensinar. Ora, se isto é como é feito no mundo, que é uma maneira de fazer as coisas decentemente e em ordem e então, por quê que não nas coisas de Deus? Porque Deus faz as coisas decentemente e em ordem como lemos em I Coríntios 14: 40.

Repetindo: o mundo está cheio de pessoas sinceras evangélicas; sim! Que têm uma missão de querer pregar mas esta missão não foi dada a eles por Deus. O professor é professor porque a instituição, o ministério da educação deu o certificado a esta pessoa para ensinar. A mesma coisa! Deus tem que dar a você autoridade pelo seu ministério, pela linhagem dos ministros de Deus, que vem desde os apóstolos. Esta linhagem de ministros, dos que foram chamados e a uma continuação desde a imposição das mãos até aos apóstolos e não só desde a imposição de mãos para serem membros da igreja, mas também, uma chamada adicional, uma imposição  de mãos adicional para serem ministros de Jesus Cristos, ordenados e chamados por Deus.

O mundo por outro lado, está cheio destas pessoas que estão a ensinar coisas incorrectas; vocês sabem … olha, dizem que vai para o céu; foi o que satanás disse a Eva «certamente não morrerás». Por quê? Porque vives eternamente, tens uma alma imortal. O quê as religiões dizem hoje em dia? Você tem uma alma imortal e por isso quando morres vais para o céu. Vocês sabem que isto é mentira; isto não é verdade. Outro exemplo: olha, uma vez você aceitar a Jesus Cristo, você já está salvo. Incorrecto, mentira, heresia. Porque você precisa ser fiel até ao fim. Isto é, estar a guardar, a fazer a vontade de meu Pai como Jesus Cristo disse em Mateus 7, como lemos a pouco. Vocês pregam de mim mas se não fazem a vontade de meu Pai, Jesus Cristo diz: afastem-se de mim, vocês que praticam a iniquidade. Isto é, vocês que quebram as leis de Deus.

O que se passa, irmãos? É que hoje em dia no mundo, pessoas são sinceras e estão a dizer: olha, precisamos salvar mais almas! Temos que pregar para salvar mais almas. É como se Deus não tivesse a capacidade de salvar mais almas e nós temos que fazer o trabalho de Deus. Sim, temos que fazer a obra de Deus. Mas do jeito de Deus, da sua maneira. Sim, temos que pregar o evangelho doreino de Deus, mas da maneira que Deus nos diz que devemos pregar o evangelho do reino. Não é do nosso jeito. Não é de tomar as coisas das nossas próprias mãos e fazer: olha, então, vou fazer! E o que estão a fazer? Estão a ensinar heresia, mentiras e isso não é o que Deus quer. Não devemos ensinar heresias, mentiras. Ao fim de contas, irmãos; somando isto, muito brevemente, o que se passa é que as pessoas não sabem o verdadeiro plano de salvação. Não sabem o verdadeiro plano de salvação de Deus.

O plano de salvação de Deus tem estágios. E, como é que você conhece o plano de salvação de Deus? Você conhece o plano de salvação de Deus quando você guarda, pratica, obedece os dias santos de Deus, os dias santos anuais. Esses dias santos, descrevem por exemplo a páscoa – a morte de Jesus Cristo; os pães asmos – que temos que guardar os mandamentos de Deus; o dia de pentecostes – que precisamos da guia do Espírito Santo; o dia das trombetas – que simboliza a vinda de Jesus Cristo para trazer paz na terra; o dia de expiação – que representa satanás a ser posto na prisão e depois, a festa de tabernáculos por sete dias – para nós realmente aprendermos e compreendermos o que vai ser o reino milenial e para lá …

Queridos irmãos, se vocês não praticam, não vai entender. Queridos irmãos, é uma convocação sagrada, são dias santos sagrados. Não é que eu decido que não vou ou eu não obedeço. É como dizer: vou decidir que não devo dizer a verdade. Posso mentir. É isso, guardar os mandamentos de Deus? Queridos irmãos, guardar os mandamentos de Deus é fazer oque Deus diz. Em Levíticos 23, lemos acerca dos festivais de Deus. Precisamos guardá-los, observá-los, obedecê-los. E não sou eu a dizer que eu não vou fazer isso. Não tenho esse direito de dizer: olha, eu posso cometer adultério, por exemplo; ou, eu posso mentir ou cobiçar… NÃO. Não temos este direito de quebrar as leis de Deus. Igualmente, não temos o direito de dizer: não vou guardar o sábado porque é um dos dez mandamentos. As razões que os israelitas foram dispersos é porque tiveram idolatria, não guardaram os sábados. Estas duas razões. Vocês lêm em Isaías 58 que diz:

Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar a Deus,

Dizendo: por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu  não levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho.

Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto.

Seria este jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia caietável ao Senhor?

Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo o jugo?

Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?

Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do  Senhor será a tua retaguarda;

Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,

Então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.

Os meus sábados, inclui os sábados semanais (do sétimo dia) e os sábados anuais (nas datas e estações ordenadas) que são os dias santos de Deus.

O problema é que o mundo não observa, não obedece as leis de Deus; isto é, não são discípulos e depois querem pregar. Ora, estão a pregar o que? Coisas que não sabem. Não são verdadeiros discípulos.

A instrução de Jesus Cristo aos apóstolos foi – fazer discípulos. Fazei seguidores, praticantes que vivam o caminho. Isto é que é importante, irmãos. O mundo hoje em dia: “oh, eu tenho que pregar para salvar mais almas” e pregam mentiras. Irmãos, isto não é para a honra de Deus. Isso não é para a honra de Deus. Vejam em Jeremias 23, se faz favor. Jeremias 23 é uma profecia aos pastores. Peço, por favor, leiam com cuidado Jeremias 23. Vou ler alguns versículos. Não vou ler o capítulo todo e vejam como este capítulo é tão aplicável à estes pastores falsos de hoje em dia. Quando digo falsos, não quero dizer que não são sinceros, irmãos. Não estou a dizer que não são boas pessoas. Mas estou a dizer que estão enganadas e enganando porque estão enganadas. E, Deus não olha a isto com bons olhos. Está muito zangado, está muito fulo com esta atitude das pessoas porque Jesus Cristo disse que: SEJAM DISCÍPULOS PRIMEIRO. Não é pregadores primeiro. Como eu expliquei no exemplo: você aprende primeiro a ser um professor e, depois de ser formado, é que tem autorização de exercer o professorado. Mas, primeiro, tem que aprender; tem que ir a escola, depois tem que ir a escola secundária, depois a faculdade, isto tudo para aprender primeiro, antes de poder ensinar. Ser discípulos, Jesus disse aos apóstolos: FAZEI DISCÍPULOS, como lemos em Mateus 28. Então, em Jeremias 23, começando no primeiro versículo:

Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! – diz o Senhor.

Ai dos pastores – irmãos, é muito sério.

Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o Senhor

Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo [Isto é, Jesus Cristo que vai reinar na terra e vai trazer juízo e justiça na terra. Cristo vai reinar, vai ser o rei milenial, Jesus Cristo vai ser chamado: Juíz – justiça nossa]; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra.

Porque a terra está cheia de adúlteros e chora por causa da maldição divina; os pastos do deserto se secam; pois a carreira dos adúlteros é má, e a sua força não é reta.

Queridos irmãos, esta terra está cheia de adúlteros, de porcaria, de coisas que continuamente vêm a nossa mídia social e é porcaria. Infelizmente, é assim. Vejam um bocadinho mais adiante no versículo 16:

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam [não deis ouvidos a estes ministros que ficam a pregar a vocês] e vos enchem de vãs esperanças[por que, irmãos? As coisas não vão ficar melhor, as coisas vão piorar. É para cima, para baixo, como as dores de parto, cada vez ficando pior, até a vinda de Cristo. Não tenham vãs esperanças]; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor.

Vejam aqui no versículo 17:

Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis [essas pessoas, esses pastores dizem: olha, Deus está a dizer: paz, paz… irmãos, se você está a ver as notícias cuidadosamente não há paz. Não há paz. Isto vai rebentar]; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração dizem: Não virá mal sobre vós.

Veja no versículo 21:

Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram.

Estão a entender? Esses falsos ministros andam aí a correr a pregar no meio da rua com autofalantes e micros e tal, tal, tal … não os mandei. Não mandei estes profetas. Admiração! Então, Deus tem que mandar, não é? Não é que você vai sozinho e decides ser ministro de Deus. Não! Eu quero ser um pastor! Sim, é um bom desejo, I Timóteo 3, diz ser um bom desejo; mas, primeiro diz: “comporta-te bem”. É bom desejo ser um pastor mas primeiro tenha uma vida correcta. Muda a tua vida. Noutras palavras, mas é o que Jesus Cristo disse. Primeiro, torna-te discípulo. Isso é que é importante. Por isso lemos no versículo 21, foram correndo e não os mandei para correr, não os falei, contudo, profetizam. Não mandei-lhes profetizar e eles estão a profetizar. Para o que? A palavra deles, não a palavra de Deus. Veja no versículo 31:

Eis que eu sou contra esses profetas, diz o Senhor, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse [Deus disse].

Estão enganados e estão a enganar. Versículo 32:

Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos [eu tive este sonho, tive esta visão, Deus veio a mim…], diz o Senhor, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o Senhor.

Por isso, irmãos, vemos aqui, que Deus está muito zangado comestes profetas, estas religiões que estão aí a dizer coisas, que ao fim de contas, não é obra de Deus mas é obra de satanás. Por isso, irmãos, o que devemos de fazer; ir a igreja, sentar e não fazer mais nada? Não, irmãos.

Deus nos chama, Deus nos escolhe para certas responsabilidades. Para aprender e sermos treinados agora. Veja aqui em Efésios capítulo 4. Este é um capítulo muito importante. Recomendo que leiam cuidadosamente. Eu não vou ler todo o capítulo, apenas, lerei algumas partes do mesmo, a partir do versículo 1:

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, [nós fomos chamados por Deus. “Ninguém pode vir a mim a não ser que o meu Pai o chame” (João 6:44). Somos chamados por Deus para sermos discípulos de Jesus Cristo. Qual é a nossa vocação? A nossa vocação é ser um verdadeiro cristão. Não fomos chamados para sermos ministros. Sim, alguns de nós fomos chamados para sermos ministros, como vamos ver daqui a pouco, mas a maioria das pessoas não]

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;

Queridos irmãos, estão a tratar uns aos outros de maneira correta? Estamos a falar acerca de uns e de outros de uma maneira carinhosa e cuidadosa ou estamos a ser juízes? Muitas pessoas são novas na fé, digamos assim, são bebés na fé, não precisam desta crítica. Precisam de encorajamento. Encorajamento daqueles que estão mais tempo na fé. Precisamos de os ajudar para os encorajar como diz aqui «com humildade e mansidão». Não estamos aqui numa posição autoritária e de peito aberto dizer: “essas pessoas não estão a obedecer corretamente”. Quantos anos levou a você obedecer para chegar a uma certa madurez espiritual agora? Espero que tenha essa madurez.

Queridos irmãos, por exemplo, eu já completei cinquenta e dois anos de observar as festas santas de Deus. Queridos irmãos, só comecei a observar quando tinha mais de vinte anos e nunca falhei a uma festa. Nunca houve um dia de festa que eu não fui. Graças a Deus, não estava doente nestes dias de festa. Pois que doente, seria outra situação, entendo. Graças a Deus não estava doente. Lembro-me que a minha esposa estava para breve dar à luz a nossa última filha … a Bíblia diz: “o marido vai a festa.” E eu fui a festa. Do primeiro ao último dia. E depois voltei para estar com ela. Na festa, levei os outros filhos comigo. Tive na festa e durante os dias de festa, no ano em que ela estava para dar o último filho, guardamos os dias do meio da festa em casa. Mas nos dias santos, no primeiro e no último dia, o oitavo dia, estive no local da festa com os quatro filhos que já tinham nascidos.

Queridos irmãos, por isso eu digo, eu tenho observado os dias santos de Deus, sem falhar por cinquenta e dois anos. A minha responsabilidade é de ensinar a vocês a seguir para o mesmo caminho. Mas eu não sou o policial. Deus vê os corações. Deus sabe o que é e não. A decisão é de cada um. O Espírito de Deus que vocês recebem no baptismo é a santificação do Espírito para a obediência. O Espírito de Deus vai tocar nas vossas consciências para guiá-los a obedecer ou não. Vocês é que vão responder. Aos outros irmãos, encoragem – os que têm menos fé. Não fiquem a criticar eles mas sim, estejam a encorajar. Isso para pôr o amor em prática, como diz aqui «com toda a humildade e mansidão… suportando-vos uns aos outros em amor».

Quantas vezes preciso dizer isso às vossas cabeças que precisam suportar-vos uns aos outros em amor? Queridos irmãos, desculpem, eu ser forte. Mas como Paulo está a dizer aqui «eu rogo-vos …». Neste caso, ele era o prisioneiro do Senhor. Estou a rogar a vocês, por amor de Deus, andem de modo digno neste caminho de ser cristão. Pratiquem, sigam a Deus. A responsabilidade é para nós todos crescermos à unidade, como lemos a partir do versículo 11:

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,

Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus [para sermos um homem perfeito, isto é, para sermos discípulos. Deus põe no corpo cada um como lhe convém (I Coríntios 12) Deus dá vários dons, a várias pessoas; depois disto, buscai o melhor dom. qual é o melhor dom? no capítulo seguinte, diz que o melhor dom é o amor], à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

Queridos irmãos, nós temos responsabilidades de fazer o que Jesus Cristo diz para fazermos. Isto é ser discípulo. Mas o que acontece, é as pessoas virem à igreja para serem pastores. Quero ser um ministro. Em I Timóteo diz que sim, é um bom desejo, mas tens que ser escolhido. Veja em Atos 13 versículo 2:

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Vejam no AT, é a mesma coisa. Moisés foi chamado para as responsabilidades que lhe foram acometidas. Ele não se auto-impôs: eu vou tirar os israelitas do Egito. Não! Foi Deus que o chamou. Deus fez os milagres. Foi a obra de Deus. Não foi a obra de Moisés. Moisés foi chamado para fazer esta obra para Deus, mas ele não decidiu por si próprio. Pois, senão, não conseguiria fazer. O profeta Jeremias foi selecionado, Elias foi selecionado por Deus. Continuamente na Bíblia Deus decide: vou fazer isso. Seleciona uma pessoa e dá a esta a responsabilidade de fazer tal obra. Não é você que auto-impõe: vou ser um pastor, muito menos uma pastora. Porque não vemos, irmãos, no AT sacerdotes do sexo feminino. Não vemos. Como não vemos nenhum apóstolo que era uma mulher. Pensem bem e se tiverem dúvidas perguntem a mim.

Continuando, vemos por exemplo em Atos 20 versículo 24:

Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Em I Coríntios 1 versículo 1, diz:

Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes,

Veja em I Tessalonicenses 2 versículo 4:

Pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.

Os ministros foram aprovados por Deus. Lembram do exemplo que eu dei acerca do professor, sua formação até o exercício da actividade? Tem que passar por testes, provas e exames para ter o seu certificado em mãos. Assim é a mesma coisa com Deus.

Deus escolhe os seus ministros e Deus confia a seus ministros o evangelho. Isto é uma confiança sagrada. O ministro não se confiou a si próprio. Deus é que confiou a esta pessoa a resonsabilidade de pregar o evangelho. Você não pode tomar, de ti próprio, essa posição. Tem que vir de Deus. Tem que vir de Deus e seres aprovado por ele e você tem que ser aceitar isto que te foi confiado por Deus.

Queridos irmãos, Jesus Cristo é mesmo ontem, hoje e amanhã. (Hebreus 13:8).

Queridos irmãos, quando lemos em Timóteo «prega» está a falar a Timóteo que é um ministro. O evangelho será pregado e virá o fim. Por quem? Por Deus através da sua obra. Então, como é que podemos apoiar a obra de Deus? Como é que podemos pregar o evangelho do reino de Deus?

  1. Temos que estar organizados como uma equipa para fazer a obra. Por exemplo: Não posso fazer tudo. Há pessoas que me ajudam com traduções, pessoas que me ajudam a pôr as coisas na internet, pessoas que me ajudam a preparar os vídeos. Posso fazer as coisas por mim próprio como este vídeo, as viagens, que faço por mim próprio, mas leva mais tempo a mim, mas, semanalmente, temos pessoal técnico que ajuda para termos as coisas mais personalizadas. Por isso, precisamos de uma equipe para fazer a obra. Não é coisa de só uma pessoa. Temos que orar e apoiar para essa equipa. Apoiar com qualquer gênero que possa servir para ajudar a obra desta equipa. Esta equipa é um corpo, um organismo físico para suportar o organismo espiritual. Mas esta organização física, nem todos são bocas. Tem mãos, tem dedos, tem braço, tem pernas. A boca é o ministro, mas os outros têm outras responsabilidades para apoiar a organização.
  2. Por ser uma organização, precisa de finanças. Precisa de dinheiro. Então, Deus instituiu o sistema de dízimos que é uma lei. Irmãos, a Igreja de Deus nunca está a dizer: olha, você nunca está a dar os dízimos. Dê mais o dízimo. Não. Mas simplesmente, estamos a dizer que é uma lei. Em próximos tempos, vou dar mais sermões para explicar mais da lei do dízimo. Já dei e vou dar mais, conforme a oportunidade se aproxima, mas o ponto é que é uma lei. Mas eu não estou a verificar quem dá dízimos e quem não dá; não é minha responsabilidade. Isto é entre você e Deus. Ou você obedece ou não obedece. Ou você tem o coração, uma consciência limpa ou não.
  3. Uma obra de orar. Precisamos de orações. Só as pessoas idosas e as pessoas que têm problemas de saúde, que não podem  fazer outras atividades. É uma obra muito importante – orar.
  4. Encorajamento. Estamos a encorajar os ministros, a igreja, os irmãos a crescerem no caminho? Estamos a encorajar ou não?
  5. O nosso exemplo. Somos uma luz, somos o sal da terra? Quantas as vezes as pessoas dizem: este irmão aqui da igreja faz isso e aquilo e isso não tem nada a ver com a igreja. É dizer, o seu exemplo pode ser tão mau que está a estragar, a destruir a obra de Deus. É uma acção negativa contra o ministério de Deus. A obra é de pregar mas você que é um membro da igreja, desta organização, que é um organismo espiritual, mas desta organização que está a fazer a obra física aqui na terra e você está a ser um mau exemplo e as pessoas estão a dizer: olha, não quero nada a ver com esta igreja por aquilo que você está a fazer. Estás a ajudar a pregação ou não? Por isso o seu exemplo é muito importante em vários pontos. É uma luz positiva ou não? Seu exemplo é tão importante quer seja na igreja, no seu emprego, na sua casa, na família, nos amigos … você é uma pessoa exemplar? Este é um tema enorme, enorme.
  6.  Como você se comporta com as pessoas… digamos irmãos, é o ponto principal. Outro ponto: como você fala? Sobretudo quando você tem dificuldades, quando as coisas não correm bem, quando as coisas estão difíceis, como é que nos comportamos, somos boas pessoas embora tenhamos dificuldades ou não? Por isso, pessoas vão ver suas ações e lemos em I Pedro 3 versículos 15 a 17:

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,

Fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,

Porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.

 

  1. Precisamos ter mansidão e temor quando às pessoas que nos perguntam coisas. Temor por que? Porque embora não estejamos a pregar, quando estas pessoas nos perguntam a razão da nossa fé.
  2. Nós vamos guiar estes interessados à obra da Igreja, com a boa nova; vou apontar a eles onde a obra está para lerem;
  3. Distribuir às pessoas a Revista A Boa Nova a esses que estão interessados. Não é estar a distribuir a esuqerda e a direita, à todo o mundo; mas dar aqueles que de facto estão interessados na A Boa Nova para eles lerem e depois encomendarem as suas próprias cópias. Não é dar bimensalmente as cópias. Não. É dizer: se você está interessado, por que você não encomenda? Assim, demonstram que estão realmente interessados.
  4. Finalmente, se a pessoa está realmente interessado, apontam esta pessoa a um ministro de Jesus Cristo para fazer perguntas, para o ministro poder ajudar esta pessoa.

Queridos irmãos, sim, podemos apoiar a obra de Deus da maneira correcta. Etsou a falar da maneira correcta, irmãos; porque estamos a ser um exemplo e estamos a viver o caminho ou fazemos do nosso jeito: oh, eu vou começar a pregar aí sem saber a verdade completamente porque não estou praticando e sem eu ter sido enviado por Deus. Olha, se você não foi enviado por Deus, você está a assumir uma responsabilidade que não te foi confiada por Deus. Cuidado!

Por isso, sim, precisamos de apoiar a obra de Deus mas da maneira que Deus quer e eu dei a vocês dez pontos aqui, exemplos, você pode pensar em mais mas aqui tem pontos de como podem apoiar a obra de Deus. Isto é, como pregar o evangelho do reino de Deus. Deixa-me pôr isto de outra maneira, talvez mais simples: Qual é a nossa responsabilidade individual? Qual é a sua, qual é a minha responsabilidade individual?

  1. É ser separado do mundão; não é ser misturado com o mundão. É viver uma vida de santificação; é ser santo. A santificação do Espírito;
  2. Obedecer a Deus. Guardar os seus mandamentos, guardar os dias santos. Guardar os sábados. Obedecer e fazer a vontade de Deus;
  3. Estar a preparar-nos agora para quando Deus decidir que nos quer usar, nós estarmos prontos. Estamos a trabalhar numa equipe, estamos a colaborar com outros irmãos, estamos a aprender a trabalhar em colaboração uns com os outros e estamos a ser treinados a ter amor uns com os outros, a conviver uns com os outros; quando alguém tem dificuldades, as vezes têm dificuldades porque desobedeceram a Deus, não estejam  a criticar e metralhar os irmãos: olha, desobedeceu a Deus. Não! Devemos encorajar as pessoas a viver o caminho certo.

Queridos irmãos, Deus nos dá vários dons, como lemos em I Coríntios capítulo 12. Nós temos que usar essas habilidades, desenvolvê-las devagarinho, devagarinho e ficando mais capazes. Cada um tem suas habilidades. Nem todos somos dedos, nem boca, nem todos somos mão direita ou mão esquerda; somos pessoas diferentes. Então, estamos a desenvolver estas habilidades, mas lembrando que a maior, o maior talento, o maior dom espiritual, é o maior, é o carinho pelos outros.

Por isso, queridos irmãos, a chame principal da pregação do evangelho é viver o caminho, é praticar, é ser um discípulo. Por isso que Jesus disse claramente: FAZEI DISCÍPULOS. Precisamos de ser discípulos primeiro e assim, sendo bom discípulo, devemos apoiar a obra de Deus para o seu ministério usando os dez pontos acima.

Então, o que Deus quer de você? Deus quer que você esteja a viver, a praticar o caminho de Deus, o caminho da vida e não quer que você esteja a dizer as outras pessoas coisas que você não sabe bem porque não foi aprovado e não foi confiado a você fazer isto por Deus.

Miquéias capítulo 6 versícuo 8, na NTLH descreve isto muito claramente e diz assim:

O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.

É desta maneira, irmãos, que pregamos o evangelho do reino de Deus.