Prepare-se agora para ser um Rei

Você está aqui

Prepare-se agora para ser um Rei

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.27 MB)

Download (Baixar)

Prepare-se agora para ser um Rei

MP3 Audio (47.27 MB)
×

Deus tem um plano de nos dar a vida eterna no Reino de Deus. E para isso Ele está chamando muitos para reinar com Cristo no milénio. Mas como diz na Bíblia, muitos são chamandos, mas poucos são escolhidos (ou seja selecionados, ou eleitos) por Deus. E subsequentemente, ainda menos são fieís até ao fim. Para sermos eleitos e fieis, o que precisamos fazer AGORA? Certamente precisamos andar neste Caminho de conversão, aprendendo de dia a dia a ser mais como Cristo é. Precisamos de desenvolver, entre outras coisas, a mente de Cristo, isto é o mesmo sentimento que houve em Cristo. E isso é a mente dum rei, e particularmente dum rei no Reino de Deus. Este sermão aborda sete pontos para se preparar para ser um Rei no Reino de Deus.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Queridos irmãos, vamos ser reis e governantes no reino de Deus, governando debaixo de Cristo, inicialmente por mil anos e depois eternamente.

Sim, primeiro lemos em AP 5:10: que reinaremos sobre à Terra, depois, mais adiante também vemos em AP 19:16: Jesus Cristo a retornar à Terra como rei dos reis e Senhor dos senhores.

E depois se vê em AP 20:4-6: ser mencionada a primeira ressurreição e diz que: aqueles ressuscitados viveram e reinaram com Cristo durante mil anos ao fim do v. 4.

Ora, sabemos que esse reino é eterno e está claro que esses mil anos significa o milênio e, digamos assim, ser a primeira fase desse reino e depois há outras coisas para acontecer e depois haverá um reino eterno no novo céu e na nova Terra.

Mas o ponto a sublinhar aqui, irmãos, é que vamos reinar com Cristo, debaixo dele, e da sua autoridade, e Ele, está claro, debaixo da autoridade do Pai e por isso precisamos de estar a aprender hoje em dia a sermos reis e por isso ter uma mentalidade deque os reis precisam de ter!

Ora, não estou a falar de reis deste mundo e sim reis debaixo do governo do reino de Deus, isto é, de acordo com os princípios e regras de Deus porque estes que vão estar no reino de Deus e como governantes serão selecionados por Deus!

 

Porque não respondem adequadamente à chamada de Deus e não é só serem chamados pois Deus chama a muitos, mas poucos são escolhidos porque não respondem a chamada, mas além disso lemos em AP 17:14: que aqueles que vão estar com Cristo à Sua vinda serão não só chamados, escolhidos, mas fiéis até ao fim!

E aqui está um ponto importante que temos que vencer, perseverar até o fim porque ao fim de contas, irmãos, é um convite para governarmos o muno e o universo eternamente, sim, inicialmente o mundo por mil anos, mas o universo eternamente! E com Jesus Cristo!

E por isso precisamos de hoje em dia estarmos a treinar para sermos realmente selecionados e sermos fiéis até ao fim e por ex.: lemos em HB 8:10: que diz que Deus nos deu uma nova aliança e esta nova aliança é de pormos as suas leis e princípios que são baseados em o quê?

Em amor para com o próximo, está claro, primeiro para com Deus e essas leis em que Deus está a escrever nas nossas mentes e nos nossos corações que são leis de amor e não é uma questão de intelectualismo, nem de que eu sei mais acerca deste detalhe da profecia ou eu sei mais o dia e a data ou a hora de quando Jesus Cristo vem; eu sei mais acerca do entendimento do que quer dizer os 1.260 dias ou os 1.335 dias.

Irmãos, sim, isso é parte de um conhecimento de que Deus nos dá, mas isso não é uma parte importante como lemos em 1 CO 13: o maior dom é o amor porque o amor é basicamente o que Deus é! Deus é amor e por isso as regras, princípios e diretrizes de Deus são baseadas em amor.

E por isso devemos de estar a treinar a nossa mente nestes princípios de amor para sermos um rei!

Por isso hoje, queridos irmãos, estou a fazer uma pergunta: estamos a treinar a nossa mente, o uso da nossa mente como um rei no governo de Deus e no reino de Deus deve de ter!

Porque se não estivermos a treinar a nossa mente e nosso coração dessa maneira e de acordo com esse princípio de amor para com o próximo então é possível que não estaremos na primeira ressurreição embora tenhamos todo o conhecimento da verdade, mas temos que por em prática o amor.

Por isso, irmãos, o primeiro ponto de desenvolvermos esta mente que é uma mente de Deus, primeiro, precisaremos de ter uma educação para conhecermos os princípios e os valores importantes e vejamos por ex. DN 1:4 diz: que esses jovens, onde um deles é Daniel, foram instruídas em toda a sabedoria e doutos em ciência, o que quer dizer, que foram treinados; a mente deles foi treinada, educados, sim, embora fossem de sangue real como diz: eram pessoas de sangue real foram instruídos nas leis e princípios de Deus.

Não foi só Daniel, vejam o ex. de Moisés e lemos em AT 7:22:

“e Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras”

Irmãos, Moisés aprendeu a sabedoria dos egípcios e há algo de errado em aprender sabedoria que o mundo nos ensina como por ex.: Daniel e Moisés aprenderam?

Não, mas não é só esta sabedoria posi também precisamos de aprender a sabedoria e os princípios de Deus e a verdade de Deus e veja também em AT 22.3: porque aí vemos o próprio Paulo também foi instruído aos pés de Gamaliel segundo a exatidão da lei de nossos antepassados e ele próprio era zeloso para com Deus.

E por isso Paulo também foi instruído e por isso vimos aqui que: Daniel, Moisés e Paulo receberam educação e lemos em DT 6:6-7 diz:

“estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração e tu as inculcarás a teus filhos”

Isto é, tu vais ensinar a Palavra de Deus, os ensinos e princípios de Deus aos teus filhos e por isso aqui vemos princípios muito importantes que para desenvolvermos uma mente para ser um rei temos que receber a educação e temos que aprender coisas.

e por isso, precisamos de educar os nossos filhos em todas as ciências tanto quanto é possível a nós conforme tenhamos possibilidades em várias disciplinas e para ter uma educação bem de vários níveis como só uma educação muito focada só numa área, mas uma educação ampla em vários assuntos.

Sim, depois vão aprofundar essa educação numa área profissional dele, mas é importante termos educação e não só para a nossa profissão para as pessoas poderem ter uma vida de boas condições por causa que foram educados e treinados, mas, está claro, inclui uma educação acerca da Palavra de Deus.

Por isso temos que estudar a Palavra e vejam em 2 TM 3:16:

“toa a escritura (a Bíblia) é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação, na justiça do caminho certo e para que o fim do homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado em toda a boa obra”

Precisamos de aprender a Palavra de Deus porque além da educação, digamos assim, outras ciências e como vimos: Moisés aprendeu, Daniel aprendeu, mas também precisamos de ter os ensinamentos de Deus.

Nós na Igreja de Deus Unida temos vários guias de estudo que lhe darão uma certa guia e uma certa ajuda para estudar a Bíblia porque ao fim de contas o importante é a Palavra de Deus, é a Bíblia.

Queridos irmãos, não acreditem no que eu estou a dizer e acreditem no que a Bíblia diz!

E por isso precisamos de verificar se de fato estamos a falar de acordo com a Bíblia, mas vemos que as Escrituras, a Bíblia e a Palavra de Deus são boas para o ensino e a educação para que o homem de Deus e o servo de Deus esteja bem equipado, mas não é a única educação pois a Palavra de Deus é o fundamento da educação, mas há outras disciplinas de educação que precisamos de ensinar para os nossos filhos.

Ora, hoje em dia vivemos num mundo em que o conhecimento aumentou muito, por ex. Você pode ir a internet fazer uma pesquisa no motor de busca como o google ou outros e vai encontrar muitas coisas e muito conhecimento, mas o conhecimento por si próprio não é suficiente.

Lembrem-se que isso foi profetizado em DN 12:4 diz:

“e tu Daniel (ACF) encerra estas palavras e sela este livro até o fim do tempo, muitos correrão de uma parte para outra (muitas viagens pelo mundo apesar da pandemia) e o conhecimento se multiplicará”

Queridos, o conhecimento se tem multiplicado com a ajuda não só dessas, inicialmente bibliotecas disponíveis, mas dizemos assim: as bibliotecas agora estão disponíveis através desses motores de busca nas suas mãos em sua própria casa e na palma da sua mão até!

Mas como disse só o conhecimento não é suficiente porque precisamos de entender ou aprender a discernir entre o bom e o falso conhecimento como aquele conhecimento que é inútil e seja fake, falso!

E precisamos deste discernimento e esta compreensão e não é só conhecimento, mas é discernir e compreender esta informação que existe por aí e voltando a 2 TM 4.3 diz:

“pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina”

Irmãos, vai haver tempo em que as pessoas não terão uma mente sã e sem senso comum e não estão a seguir coisas que sejam sãs e em todos os ângulos! Em todas as matérias! Em todos os assuntos! E isto está claramente revelado ou entendido hoje em dia com esta confusão onde opiniões acerca de máscaras, ou isto cura ou não cura, e sei lá que mais!

Queridos irmãos, vivemos num dia em que há tanta informação e tanto conhecimento, mas não há uma compreensão do que realmente é válido e não é só nas coisas do mundo, mas isso se leva e se reflete as coisas de Deus! A doutrina sã! O princípio de engano está no mundão todo!

E por isso diz assim:

“e pelo contrário se cercarão de mestres”

Hoje em dia as pessoas têm esses mestres todos como: olha, eu li isso na internet e por isso é verdade! Não, irmãos só por ler não quer dizer que seja verdade tudo que se lê na internet! Há muitas coisas que são falsas e precisamos de discernir e compreender e também pensar e usar a mente porque um rei precisa de ter conhecimento e educação, mas precisa de ter um discernimento para fazer um julgamento correto e decisão correta! E por isso diz assim:

“se cercarão de mestres segundo as suas próprias cobiças sentindo coceira nos ouvidos”

Só querem ouvir mais coisas e que sejam atraídas a eles e por quê? Por causa que querem que suas cobiças e as suas ideias e as suas maneiras de ver as coisas sejam aceitas por outro e por isso temos que ter este discernimento e esta capacidade de entender e de compreender e separar o que é real do que não é! Para não sermos levados por enganadores!

Discernir a verdade assim como as atitudes e ver e conseguir perceber quando uma pessoa tem essas atitudes como: eu sou superior, sou mais importante, a minha opinião está correta. E por isso, precisamos de ter cuidado e ter a capacidade de discernir isto e veja também em 2 TM 2:15-16:

“procura te apresentar a Deus aprovado como obreiro que não tem que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade”

Quer dizer que você consegue discernir o que é verdade e separar do que é mentira? Em todos os temas e disciplinas! E como eu disse: na internet há muita porcaria e precisamos de, as vezes, de nos desligar da internet e de nos desligar destas redes sociais e por quê? Porque é só perda de tempo!

E por isso diz assim em 2 TM 2:16:

“evitem, igualmente, os falatórios inúteis e profanos”

Queridos irmãos, muitas coisas na internet são falatórios inúteis! E profanos! Óh como há isso na internet, não há? Tanta iniquidade na internet, não há? Basta abrir os olhos e se estou a falar precisamos deste discernimento e também ter a capacidade de abrir os olhos e distinguir o que é bom e o que é mau! Veja, por ex. Em MT 16 vemos aqui a situação de Jesus Cristo: porque ele entendeu ou percebeu em que certas situações as pessoas não estavam a perceber isso!

E começando em MT 16:5 diz:

“ora, tendo os discípulos passado para o outro lado se esqueceram de levar pão e Jesus lhes disse: vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus”

Vemos aqui que Jesus Cristo está aqui a pensar e não acerca do pão e usou o pão como uma oportunidade para dar uma lição e disse: olha, cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus.

Cuidado com estes falatórios inúteis! Dos fariseus e saduceus! E como diz no v.12:

“cuidado com a doutrina dos fariseus e saduceus”

Isto é dos seus ensinos; Jesus Cristo discerniu e estava a perceber e tinha os olhos abertos e estava a compreender esta sutileza dos fariseus e dos saduceus para enganar através do ensino deles.

E então se vê aqui que as pessoas não entenderam e então Jesus Cristo estava a dizer: Eu estou a dizer a vocês para terem cuidado com o ensino deles! E vejam também em MT 22:18 diz:

“Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia e porque me experimentais, hipócritas”

Ele percebeu que os fariseus O estavam a tentar enganá-lo e fazer com que caísse numa cilada e por isso, nós, igualmente, para sermos reis no reino de Deus precisamos de ter uma mente treinada para discernir, entender, a perceber certas atitudes e certas linguagens do corpo da maneira que as pessoas reagem e estar sensibilizado e estar a discernir estas coisas.

Ora, e como podemos desenvolver isso? Um dos pontos importantes é de termos uma visão do grande plano de Deus e ter uma visão do que está acontecendo e ter uma perspectiva geral do que está acontecendo e não só do plano de Deus, mas também do maligno sobre o que ele está a querer fazer.

Entender a oposição que existe contra nós assim como entender que o causador deste engano mundial não esta ou aquela pessoa ou este governo ou este partido do governo ou estes governantes, sim, são peões e instrumentos na mão do grande causador que é o maligno, satanás, o diabo.

E por isso, parte desta caminhada para entendermos melhor isto tudo temos que perceber e temos que ter a visão, a grande perspectiva de que existe um plano e existe um inimigo.

Vou por isto de outra maneira: imagine que você liga a tv e quando você a ligou está no meio de um filme por ex. de 2 horas e você ligou uma hora depois do filme ter começado e olha isso por cinco minutos e depois desliga a tv.

O que é que você entendeu acerca desse filme? Nada ou você ficou confundido, mas se você ler ou estudar e tiver uma visão: olha, o filme é sobre este assunto deste tema e a estória vai assim até acolá e tem este entendimento geral do filme.

Então você vê que este bocadinho de 5 minutos é simplesmente uma peça embora você precise de entender o contexto e o contexto inteiro é O PLANO DE DEUS e que há um inimigo contra nós!

E por isso precisamos de ter uma visão e por isso não é só saber ou conhecer os fatos as coisas a nossa volta e a ser educado e aprender e ir para a escola e não é só isso, mas é também entender onde tudo está a caminhar nesta direção, onde está o inimigo com estas pressões e então através disso e entender que há princípios básicos que precisamos de conforme estivermos debaixo dessas pressões ter um certo domínio próprio.

Autodomínio para termos um controle das nossas ações, das nossas emoções, das nossas atitudes e das nossas direções espirituais que tomamos porque existe uma luta irmãos!

Uma luta pelo controle da nossa mente que Deus permite! Para o nosso bem, final! Precisamos de ter aquela visão de por que Deus permite isso? Para aprendermos certas lições e ficarmos melhores pessoas neste processo e nós no meio e quando vivemos é só 5 minutos desta vida e deste grande plano de milênios! E por isso são só uns minutos, não estou a dizer que você vive só 5 minutos, mas em comparação ao tempo da vida da humanidade são só uns minutos nestes milhares de anos.

E por isso precisamos de entender isso e ter uma visão e veja por ex. em PV 29 e falando acerca de PV quero mencionar que vamos virar a vários PVs durante este sermão e mantenham uma marca aí na sua Bíblia para virar rapidamente a PV. E em PV 29:17-18 diz:

“corrige o teu filho e te dará descanso para delícias a tua alma”

Ora, o ato de corrigir é educar, é treinar, é ensinar e com amor! Corrigir não é bater! Até pode ser, mas de uma maneira geral corrigir é uma correção ou recalibrar uma direção e não é um castigo enorme! É simplesmente: olha, não é assim, mas é um bocadinho mais a esquerda ou para a direita e com amor esta correção e no v. 18:

“não havendo profecia o povo se corrompe, mas o que guarda a lei esse é feliz”

Ora, o que é profecia? É um ensinamento, mas neste ponto aqui é uma visão do plano de Deus!  e por isso, onde não há visão não há um entendimento do plano de Deus é como estarmos num filme no meio, só uns minutos, e sem entendermos esta visão; é o que diz aqui: o povo se corrompe; o povo pensa: ah não vale a pena, vou deitar tudo fora e vou andar da maneira incorreta; mas o que guarda a lei é feliz e por quê?

Porque está a entender que a lei de Deus, os princípios de Deus e que é baseado em amor porque entende a visão do plano de Deus e isso é vital para o sucesso dessa pessoa! Um sucesso interno e para o quê? Para sermos filhos e filhas de Deus no reino de Deus como reis governando debaixo de Jesus Cristo!

E por isso precisamos de governar a nossa mente para entendermos o que é o governo de Deus e que é baseado no amor e que temos como governar nossos pensamentos e o nosso coração debaixo dessas mesmas diretrizes de amor!

Como é que nos conduzimos ao próximo? Com amor ou não? Por isso, irmãos, quando obedecemos às leis de Deus como diz aqui: aquele que guarda as leis de Deus é feliz; então o que Deus nos dá? Nos guia um tantinho mais do Seu Espírito porque vemos em AT 5:32: que Deus nos dá o Seu Espírito aos que Lhe obedecem!

Sim, o Espírito de Deus nos dá esse entendimento adicional e por quê? Porque estamos a obedecer e a seguir o caminho das Suas leis e estamos a aplicar o caminho de amor e então Deus nos dá o Seu poder, a Sua ajuda como um adicional para entendermos as coisas de maneira melhor.

E conforme vamos praticando e vivendo mais e de acordo com os princípios e as leis de Deus e com os ensinos de amor de Deus, e não é ser pegajoso ou coisa assim, mas é ser genuíno do coração a ter este amor de Deus e então vamos receber mais deste guia do Espírito de Deus e através disso vamos entendendo um bocadinho melhor as coisas de Deus e assim entendemos melhor o plano de Deus! A grande perspectiva! E veja em 1 CO 2:11-14:

“por qual do homem sabe as coisas do homem se não o seu próprio espírito”

Sim, você entende as coisas do homem, mas você tem o espírito do homem no homem que ajuda a você entender as coisas físicas, a sabedoria, vai para a escola, e aprende.

“mas também as coisas de Deus ninguém as conhece a não ser o Espírito de Deus”

Então, Deus nos dá o Seu Espírito e começamos a entender as coisas a um nível mais elevado não só a um nível físico, mas começamos a entender de uma maneira espiritual.

“nós não recebemos o espírito do mundo e sim o Espírito que vem de Deus para que conheçamos que por Deus foi dado gratuitamente; disso também falamos não só em palavras ensináveis da sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito de Deus”

Por isso, irmãos, o Espírito de Deus nos dá um adicional, um conhecimento, um entendimento mais profundos e uma perspectiva mais correta e nos ajuda a ter esta visão de uma maneira mais correta e por isso diz assim no v.14:

“ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque lhe são loucura e não pode entendê-las por que elas se discernem espiritualmente”

Por isso pedimos a Deus a Sua ajuda, e o Seu Espírito, a Sua guia, o Seu ensino para nós podermos entender as coisas num nível mais alto e veja em 2 TM 1:7 diz assim:

“porque Deus não nos tem dado um espírito de temor (não é de covardia como ter medo de coisas), mas um espírito de poder, de amor e de moderação”

O Espírito de Deus nos dá este equilíbrio moderado do conhecimento, um equilíbrio mental, uma mente sã para vermos as coisas de uma maneira bem equilibrada. E em SL 111:10 lemos na ACF:

“bom entendimento tem todos que Lhe obedecem”

Quando obedecemos a Deus e quanto mais o fazemos mais entendimento teremos e por quê? Deus nos dá essa ajuda do Espírito Dele e nos dá mais e mais desta capacidade de poder do Espírito de Deus para nós começamos a entender as coisas de uma maneira melhor.

Por isso, irmãos, quanto temos problemas e dificuldades e acontecem coisas difíceis à nossa volta não fiques chateado ou envolvido emocionalmente com o problema imediato à sua volta assim como não fique irado com isto, e não estou a dizer que é fácil, mas temos que ter a perspectiva e a visão geral.

E por isso pense em termos mais amplos de que a sua situação específica e pense em termos do plano de Deus e do que está a fazer conosco e para a humanidade e pense também que existe um grande ataque de satanás que é a verdadeira causa desses problemas.

E veja esta visão e por isso esta visão vem do treino mental para pensar além de hoje! Pensar para além do que está a acontecer agora! E isso requer DOMÍNIO PRÓPRIO e temos que olhar para o verdadeiro resultado final da situação ou do problema.

E o resultado final é que vamos ser filhos e filhas de Deus no reino de Deus para governar com Ele e por isso precisamos de aprender estas lições e por isso estamos numa aprendizagem e por isso lemos:

Quando Deus se aproximou de Salomão, inicialmente, e lemos isso em 1 RS 3:9-10: Salomão pediu a Deus para ter um coração compassivo para discernir prudentemente e para poder julgar o povo da maneira correta!

Por isso, estamos a pedir a mesma coisa nas nossas orações quando nos aproximamos de Deus nas nossas orações diárias? Estamos a pedir a Deus um coração compreensivo? Para discernirmos cuidadosamente entre o bem e o mal? Ou o bom e o mau?

Para compreendermos essas coisas e para que possamos fazer o que é correto e pedir a Deus esta sabedoria e por isso precisamos de ver o plano Dele e então pedir esta sabedoria e por quê? Para fazer as decisões corretas e com sabedoria!

E então este é o quarto ponto neste ponto de preparação para ser um rei segundo os princípios de Deus!

Como disse: o primeiro: educação e conhecimento; o segundo: é o discernimento e compreensão; o terceiro: é a visão do grande plano e este quarto: é fazer as decisões corretas baseadas em sabedoria.

A capacidade de usar este conhecimento e com entendimento correto e de discernimento de fatos, atitudes e emoções e entendendo este grande plano de Deus temos que fazer a decisão correta nesta situação! Uma decisão que seja prática, que funcione e isso é: sabedoria. E em PV 4:7 diz:

“o princípio da sabedoria é: adquira sabedoria sim, contudo, a que possuís adquire o entendimento”

Na ARC diz:

a sabedoria é a coisa principal”

Por isso, irmãos, hoje em dia há muito conhecimento como na internet, mas não há esta compreensão desse conhecimento e muito menos não há sabedoria como por este conhecimento em prática correta!

E qual é a base de fazer esse ponto de efetuar as coisas de uma maneira correta, ora a resposta a isso está em PV 9:10 diz:

“o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”

Ter respeito a Deus e querer fazer o que Deus quer que nós façamos! Esse é o início da sabedoria e por isso precisamos de pedir a Deus: sabedoria e com respeito sabendo que é ele que nos dá a sabedoria e para isso precisamos de fazer o que nos diz para fazer.

E está claro e não é só de Deus é também pedir conselho de outras pessoas que já tenham tido essas experiências como lemos em PV 11:14 diz:

“não havendo sábia direção cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança”

Peça conselho a outras pessoas e não seja tão arrogante e soberbo como eu não vou perguntar aos outros e por quê? Temos que ser humildes e pedir conselhos a outros e está claro pedir a Deus sabedoria, mas também conselhos de outros, e talvez Deus esteja a nos dar pessoas à nossa volta que tenham experiência para nos ajudar no caminho.

Ora, por isso, até pessoas do mundo tem certa sabedoria que podemos usar em LC 16:8 diz:

“elogia o Senhor o instrutor infiel porque se houver equivalentemente os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz”

Quer dizer, que embora estas pessoas fossem pecadoras, estavam a usar coisas com uma certa sabedoria e está a dizer: ei, aprende e não pratiquem como eles, mas aprendam de todos, mas os princípios eternos da vida eterna; esses princípios têm que vir de Deus e praticar o que Deus diz: obedecer a Deus, primeiro em vez de homens, por isso é importante, aprender de Deus!

Em TG 1:5 diz que se tens falta de sabedoria, pede a Deus como diz:

“se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera e ser-lhe-á concedida, e peça, porém, em fé e nada duvidando”

Por isso peça a Deus e assim como você pede; você será engenhoso, vai ter recursos em face das situações e dificuldades, vai ter os fatos todos e vai então pedindo a sabedoria a Deus vai agir como diz aqui: com fé.

E esse é o quinto ponto: precisamos de ter fé, esperança no que Deus nos está a dar e nas direções Dele e ter fé e ter coragem de fazer o que for correto; e esta fé, esperança e coragem que precisamos de ter. E em 1 SM 17:37 vemos aí o caso em que Davi estava a confrontar o gigante Golias e ele então teve a coragem, mas quem é este homem que está aqui a dizer mal de Deus? E então se lê no v. 37:

“disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e do urso e Ele me livrará das mãos deste filisteu”

Ele teve fé e coragem de atuar de acordo com os princípios de Deus; ele foi positivo e atuou com fé em Deus! É o que precisamos de ter, irmãos, fé em Deus e pensar no positivo e nunca no negativo como que não vai dar certo, óh isso não pode ser, estou ansioso e com medo; irmãos, leiam em FP 4:8:

“finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama; e se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isso o que ocupe o vosso pensamento”

É um pensamento positivo, com fé e esperança em Deus e atuando com coragem! É positivo e isso está na nossa mente! E em vez de sermos covardes emocionais, em vez de estarmos num estado de espírito de medo e de ansiedade temos que estar numa atitude mental positiva.

Em vez de termos uma ansiedade ou medo que nos fazem presos e que nos levam a uma inação que é basicamente uma falta de fé; tenha fé na sua decisão que seja de acordo com os princípios de Deus e você estudou e pediu a sabedoria Dele para você ver o caminho correto e tenha agora coragem, a fé e a esperança de atuar! De trabalhar! De enrolar as mangas e trabalhar!

E com todos os seus recursos para ter o resultado que deseja e não é só orar e dizer: olha, Deus vai me prover, mas você tem que trabalhar, tem que fazer a sua parte; e em AP 21:8 diz:

“quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos (você não acredita em Deus?) (você é covarde?) (ou você tem fé, esperança e coragem?); porque esses, a parte que lhes cabe será o lago que arde com fogo e enxofre a saber: a segunda morte”

Se nós não temos coragem, ou fé, ou se nós não atuamos e pensamos de maneira positiva e com fé e trabalharmos nessa decisão com fé então perante Deus somos covardes! Perante Deus temos medo do homem! Leia PV 29:25:

“quem teme ao homem arma ciladas”

Se, quando você tem medo do homem você está criando ciladas para você mesmo! Você está preso pelo seu próprio medo e por sua própria ansiedade e não estou a dizer que há certos casos em que a ansiedade é um problema médico, mas temos que pensar positivo e a fazer a nossa parte tanto quanto é possível.

Estamos a enrolar as mangas e a trabalhar??? Em vez de ficar: óh, estou com pena de mim! Tenho medo! É o que se lê no v. 25:

“mas o que confia no Senhor está seguro”

Então, irmãos, qual é o sexto ponto aqui? O sexto ponto, por isso, tendo esta fé, esperança e coragem precisamos de ter agora como o sexto ponto: a persistência mental e o autodomínio de fazer o que sabemos que temos que fazer!

Isto, irmãos, é a definição de CARÁTER! Precisamos de ter a persistência mental e autodomínio de fazer o que sabemos que devemos de fazer! Isto é, enrolar as mangas e trabalhar e fazer o que sabemos que devemos fazer!

Em GL 5:22-23 falando acerca do fruto do espírito diz:

“que um dos atributos do fruto do Espírito Santo é: DOMÍNIO PRÓPRIO”

E por isso você necessita de aprender a importância de ter domínio próprio ou autodomínio ou autocontrole e de fazer o que sabe que deve de fazer! E isto é CARÁTER! E veja em PV 17:27-28:

“quem retém as palavras possui conhecimento e o sereno de espírito é alma de inteligência até o estulto quando se cala é tido por sábio e o que cerra os lábios por sábio”

Na BLH diz:

“quem controla as suas palavras, isto é, tem domínio próprio de controlar o que está a dizer, é sábio e quem mantém a calma mostra que é inteligente; até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado”

Veja também em PV 16:32:

“melhor é o longânimo, isto é, aquele que se tarda em irar-se, do que o herói da guerra e o que domina o seu espírito do que toma uma cidade”

E se você está a ser treinado para ser um rei para controlar uma cidade; você tem que primeiro controlar a sua mente e ter domínio do seu espírito e ter esta persistência mental e autodomínio de fazer o que sabe de que deve fazer! E por isso este autodomínio, dominar o seu espírito.

E isto é uma característica importante e essencial para ser escolhido por Deus! E aprender a dizer NÂO quando for necessário dizer NÂO e a mim mesmo! E ser um mestre dos nossos pensamentos e emoções é a única liberdade; é a liberdade de ter domínio próprio.

Por isso é uma disciplina como por ex.:levantar-se a hora que deve levantar de manhã, a ter disciplina de estar no trabalho a hora correta ou mesmo antes da hora! Disciplina de trabalhar duro e crescer no seu emprego.

Trabalhar duro! Não é arranjar desculpa de dizer: olha, não posso trabalhar! É a disciplina de você controlar os seus pensamentos em coisas construtivas; é a disciplina de você guardar os seus pensamentos para serem positivos; é a disciplina de evitar de estar desencorajado; é a disciplina de completar o que iniciou.

É a disciplina de persistir no caminho de Deus até o fim! Perseverar até ao fim! Em PV 24:10 diz:

“se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena”

Não sejas uma pessoa que desiste quando encontras dificuldades, não se dê ao luxo de estar sentado e dizer: óh, tenho pouca sorte; não se dê ao luxo de se sentir triste por si próprio; não se dê ao luxo de sentir pena de si próprio; não se dê ao luxo de desistir, mas tenha a persistência mental e o autodomínio de fazer o que sabe que deve fazer.

Dirija a sua mente na direção de ser positivo, de ter o caráter de analisar e fazer com fé e coragem e finalmente o sétimo ponto: a motivação disto tudo, a intenção e a motivação disto tudo tem que ser: para servir o outro, o próximo, a mente é para servir o próximo e não é para servir a mim mesmo ou a si próprio.

Pense nos outros, pense em ter cuidado para com o próximo e não pense: olha porque eles não cuidaram de mim; óh, eles não fizeram isto a mim e deviam de ter feito e estou zangado com eles, não!

Jesus Cristo disse em LC 22:42 antes de morrer e estava a ser sacrificado e diz:

“Pai, se queres, passa de mim este cálice contudo não se faça a Minha vontade e sim a Tua”

Não é a minha vontade, mas é a vontade de Deus e Deus permite o que estas coisas que estão a acontecer no mundo e lemos em EF 5 este simbolismo entre Cristo e a igreja que é o simbolismo do homem sobre a mulher, mas entre Cristo e a igreja lemos no v. 25 que diz:

“maridos, amai a vossa mulher como também Cristo amou à igreja e a Si mesmo se entregou por ela”

E o que isso quer dizer? Não esteve a pensar a respeito Dele, esteve a pensar acerca dos outros, da igreja, e você? E eu? Temos o mesmo sentimento? Temos a mesma atitude que houve em Cristo? Para servir aos outros? Mesmo que não sirvam a nós!!

Isso não importa! Quando Jesus Cristo morreu quantas pessoas O estavam a servir? Zero! Todas se desviaram Dele! Estava sozinho! E tal como Cristo sofre, nós também! E temos que ter a mesma atitude! E veja em AT 20:35 e aqui se lê uma coisa que Jesus Cristo disse aos irmãos e por isso que está escrito aqui que diz:

“recordem as palavras do próprio Senhor Jesus que é bem mais aventurado dar do que receber”

Olha eu não vou dar porque não estão a dar a mim! Por isso, não vou dar a eles! E foi essa a atitude de Cristo para conosco? E em MT 20:25-28 diz:

“então, Jesus os chamando disse: eis que aos governadores dos povos os dominam e os maiores exercem autoridade sobre eles”

Este mundo hoje em dia está a ficar mais e mais desse gênero: dominar as pessoas, vocês têm que obedecer ao que eu faço senão não podem ir aqui ou acolá, ou viajar, ou visitar e tal.

E isto é dominação a exercer autoridade sobre os outros e no v. 26:

“não é assim entre vós, pelo contrário, quem quiser tronar-se grande entre vós, ser filho de Deus e no reino de Deus e para governar a humanidade, quem quiser ser parte dos fiéis, filhos de Deus, pelo contrário, diz assim: será esse que vos sirva e quem quiser ser o primeiro entre vós será o vosso servo”

Qual é a sua motivação do coração? É para servir aos outros? Ou é para servir a mim mesmo? É para fazer a vontade de Deus, que é obedecer e amar a Deus e amar o próximo ou é: tem que fazer o que eu quero.

Queridos irmãos, precisamos de ser líderes servidores, e essa pessoa, então, tem essa atitude mental e que tem essa motivação para servir o próximo, MOTIVAÇÃO SINCERA E DENTRO DO CORAÇÃO, é o que eu quero, é o que você está a pensar: eu quero servir aos outros!

Não me preocupa se não estão a fazer da maneira a mim, eu quero servir os outros! Eu quero fazer a vontade do Pai! E amar a Deus e ao próximo e então você será uma pessoa feliz! Você então será um rei no reino de Deus!

E por isso você precisa estar a treinar agora para ser um rei no mundo de amanhã e desenvolver essas atitudes mentais, a atitude e a mente de servir ao próximo e de ter uma persistência natural e autodomínio de saber o que sabe que deve de fazer.

E para isso precisa de ter fé, esperança e coragem e para isso precisa de ter sabedoria e ter a visão do grande plano e assim para isso precisa de aprender e pedir discernimento e compreensão.

E está claro que você precisa de ter uma educação e conhecimento, mas o ponto final é esta mente de rei para servir o próximo, e uma mente como a mente do criador para ser um verdadeiro filho de Deus no reino de Deus!