Pregando o evangelho e preparando um povo

Quem é o Anjo da presença de Deus?

Você está aqui

Quem é o Anjo da presença de Deus?

Transferência
MP3 Audio (53.74 MB)

Transferência

Quem é o Anjo da presença de Deus?

MP3 Audio (53.74 MB)
×

Como Deus apareceu no Antigo Testamento, visto que Jesus Cristo disse que nimguém viu ou ouviu o Pai? Este sermão responde a esta questão.

Sermon Notes

Como Deus apareceu no Antigo Testament?

Como Deus se revelou aos homens?

João 14:8-9 João 14:8-9 [8] Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. [9] Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Almeida Atualizada×
– na noite que foi traído … “Quem me vê a Mim, vê o Pai”

E como é possível?

João 1:18 João 1:18Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Almeida Atualizada×
– “nimguém jamais viu o Pai” – Jesus Cristo o revelou

João 5:37 João 5:37E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma;
Almeida Atualizada×
– “jamais ouviste a Sua voz, nem visto a Sua forma”

João 6:46 João 6:46Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus; só ele tem visto o Pai.
Almeida Atualizada×
– ‘não há que alguém tenha visto o Pai, aquele que vem de Deus;

este o tem visto”  (outro Ser).

Lucas 10:22 Lucas 10:22Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Almeida Atualizada×
– Jesus Cristo disse que veio revelar o Pai

 

As respostas a estas questões estão descritas na Bíblia?

Será possível que o entendimento acerca do papel e a importância do Anjo da presença de Deus

nos dá chaves principais para respondermos a estas questões, e muitas outras acerca de Quem é Deus?

Tema: Examinar o papel e importância do Anjo da presença de Deus

Este estudo Bíblico à chaves essenciais para entendermos a Natureza de Deus e de Cristo.

Nas passagens nas quais Deus declarou Seus estatutos e juízos a Moisés, aparece de repente um grupo de versículos que geralmente as pessoas não prestam atenção e que são esssenciais para o entendimento da natureza de Deus o Pai e de Seu Filho Jesus Cristo.

Ex 23:20-21 – Deus assegura a Moisés que guiará Israel à Terra Prometida.

Deus prometeu que os guiaria à Terra prometida pelo Anjo da Sua Presença

  1. O Anjo é o mensageiro de Deus (mensageiros podem ser divinos ou humanos – é determinado pelo contexto)

O Anjo é o mensageiro da presença de Deus.
Sua presença é essencialmente o mesmo que Deus estar presente
De fato, Ele é um dos Seres Deus que não foram criados e existindo pela eternidade

– Ele tem o nome Deus. Ele é Deus. Como veremos Ele é o Ser que se fez carne: Jesus Cristo. Este Ser tem o nome de Deus nEle

Os únicos anjos que são chamados pelo nome deles na Bíblia são arcanjos, Miguel, Gabriel e Lucifer (estrela da manhã). Os anjos Miguel e Gabriel têm um dos nomes primários de Deus neles, “El,” que significa o forte.

Colossenses 1:13-17 Colossenses 1:13-17 [13] e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; [14] em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; [15] o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [16] porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. [17] Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;
Almeida Atualizada×
– Anjos são seres criados – criados pelo que se tornou Cristo

Alguns argumentam que se está a referir a Miguel, visto que o significado literal do nome Hebraico Miyka’el, significa que é como Deus. Mas Miyka’el não é um nome primário de Deus, e não há qualquer evidência Bíblica que o nome Miyka’el, seja usado por Deus em qualquer lugar na Bíblia.

Hebreus 1:5 Hebreus 1:5Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?
Almeida Atualizada×
– A Filiação nunca foi prometida aos anjos. Eles não são herdeiros de Deus. 

João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
– unigénito – monogenes, (único, um e só um) assim gerado. (Não é anjos [pl.])

Apocalipse 1:5 Apocalipse 1:5e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Âquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados,
Almeida Atualizada×
, 17 – Primogénito (primeiro nascido Filho de Deus) dos mortos  (prototokos

(Colossenses 1:15-18 Colossenses 1:15-18 [15] o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [16] porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. [17] Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; [18] também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Almeida Atualizada×
) – Este primógénito dentro os mortos - criou o reino / domínio angélico

2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
-  Crentes são recipientes da natureza divina, a própria essência de Deus. Anjos não podem herdar esse mesmo nível de existência como Deus, pois são criados.

Hebreus 1:14 Hebreus 1:14Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
Almeida Atualizada×
– anjos são seres criados para servir aos herdeiros da salvação. Eles não são herdeiros da salvação. 

Hebreus 1:5 Hebreus 1:5Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?
Almeida Atualizada×
– É impossível para um ser criado morrer pelos pecado do mundo pois nenhum deles foi o gerado Filho de Deus.

Não existe evidência na escrituras que anjos tenham autoridade ou poder de perdoar o pecado. Este Anjo (mensageiro tem autorização ou poder de perdoar (Ex 23:21).

1 Ped 1:18-19 – Perdão de pecados é através Cristo  e (Colossenses 1:15-18 Colossenses 1:15-18 [15] o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [16] porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. [17] Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; [18] também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Almeida Atualizada×
) foi Cristo que criou os anjos. Por isso o Anjo (Hebreu, mMalak, mensageiro) da presença de Deus em Ex 23:20-23, e noutras escrituras não é nemhum outro que Jesus Cristo.

  1. O Testemunho inspirado de Estevão (Quem deu os 10 Mandamentos a Moisés)

Atos 7:37-39 Atos 7:37-39 [37] Este é o Moisés que disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta como eu. [38] Este é o que esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu palavras de vida para vo-las dar; [39] ao qual os nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seus corações voltaram ao Egito,
Almeida Atualizada×
– Estevão afirma no seu sermão inspirado que foi um mensageiro que falou a Moisés e a nossos pais no Monte Sinai.

       - Anjo (aggelos, mensageiro) (Heb: Elohim/YHWH) dà os 10 mandamentos (Ex20:1-2; 34:1-2, 29)

       - Claramente revela que o Anjo (Malak) é o mesmo Anjo (Aggelos)

       - O Profeta profetizado a vir é Cristo (Atos 7:37 Atos 7:37Este é o Moisés que disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta como eu.
Almeida Atualizada×
; 52)

  1.  Quem é o Mensageiro [Anjo] da Aliança

Malaquias 3:1 Malaquias 3:1Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.
Almeida Atualizada×
– “Eis que eu envio o meu anjo (mensageiro – mMalak [João Batista]), que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor (adown [Jesus Cristo]), a quem vós buscais, o anjo (mensageiro – mMalak [Jesus Cristo]) do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR (YHWH) dos Exércitos (Deus o Pai).”

Marcos 1:2 Marcos 1:2Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho;
Almeida Atualizada×
– O mensageiro da Nova Aliança é Jesus Cristo – Ele veio e tornou-se o Cordeiro Pascal do Páscoa da Nova Aliança (1 Coríntios 5:8 1 Coríntios 5:8Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Almeida Atualizada×
).

Mateus 22:42-45 Mateus 22:42-45 [42] Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe: De Davi. [43] Replicou-lhes ele: Como é então que Davi, no Espírito, lhe chama Senhor, dizendo: [44] Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te � minha direita, até que eu ponha os teus inimigos de baixo dos teus pés? [45] Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?
Almeida Atualizada×
– O Senhor é Jesus Cristo como verificado por Jesus Cristo quando Ele perguntou aos fariseus ‘que pensais vós do Cristo’? 

Ele edificou a Igreja da Nova Aliança. Não há dúvidas que Jesus Cristo é o mensageiro da Aliança.

  1. O nome Eterno de Deus está no Anjo da Sua presença

Ex 23:21 – ‘nEle está meu nome’ - o nome de Deus está no Anjo da Sua presença

João 1:18 João 1:18Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Almeida Atualizada×
; 5:37 - Chave para entender o que Cristo disse que nimguém viu o Pai nem ouviu Sua vóz?

            Por isso quem apareceu aos Pais da fé, a Moisés, e outros foi o Verbo.

Ex 6:2-3 – Não fui conhecido pelo nome YHWH aos pais da fé.

       Quando lemos acontecimentos antes do tempo de Moisés vemos vários nomes de Deus e até SENHOR (YHWH) – por isso Deus revelou a Moisés que nome usar conforme Ele se revelou. 

Ex 3:13-15 – que lhes direi? Deus revela Seu nome: Eterno: YHWH – Eu Sou o que Sou

Deus enviou o Anjo da Sua presença – que tinha o nome eterno de Deus (SENHOR) – para ser Quem falasse, interagisse com os homens.

Isso responde às muitas perguntas que cercam as teofanias nas quais Deus apareceu aos humanos e falou com eles… Quem era esse Deus? O mensageiro que tinha o nome Deus.

João 14:9 João 14:9Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Almeida Atualizada×
– Por isso o nome YHWH – o SENHOR – muitas vezes se refere ao que se tornou carne: Jesus Cristo – “O meu nome está nEle.”

  1.  O Anjo de Deus é equado com YHWH (Javé)

Ex 3:2-6  - v2 – o Anjo (mMalak) aparece a Moisés na sarça ardente.

                        V4 – O SENHOR (Deus) chama a Moisés

                        V5 – O SENHOR (Deus) diz a Moisés para tirar as sandálias.

                                    Terra santa porque Deus esta presente - mMalak e o Senhor são o mesmo Ser.

                        Deus se estava a revelar por intermediário – do Verbo que se fez carne

O entendimento do significado do Anjo da Presença de Deus responde às perguntas que explicam por que Jesus declarou que ninguém viu o Pai e que nenhum homem viu sua forma ou ouviu sua voz.

  1. O Anjo da presença de Deus guiou Israel do Egito

Números 20:16 Números 20:16e quando clamamos ao Senhor, ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos.
Almeida Atualizada×
– O Anjo da presença de Deus

Is 63:9 – os salvou

1 Coríntios 10:4 1 Coríntios 10:4e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
Almeida Atualizada×
– A pedra que os acompanhou era Cristo

  1. O Acordo entre Deus e o Verbo

2 Timóteo 1:8-9 2 Timóteo 1:8-9 [8] Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, [9] que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,
Almeida Atualizada×
-  Plano de Salvação – antes da criação – antes da criação dos anjos

O Verbo foi o representante – o mensageiro – o anjo  (Malak) da Sua presença – que criou tudo – que interagiu com a humanidade – que se fez carne – que concordou morrer pela humanidade para nos perdoar do pecado.

Fil 2:6-7, 10-11 – todo o joelho se dobre e toda a língua confesse… (a Jesus Cristo)

Is 45:23, 21 – Deus (Jesus Cristo era Deus, da forma de Deus)

Hebreus 1:8-9 Hebreus 1:8-9 [8] Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. [9] Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros;
Almeida Atualizada×
– O Pai chama a Jesus Cristo: Deus

É Jesus Cristo que retornará para salvar o mundo:

Zacarias 14:3 Zacarias 14:3Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha.
Almeida Atualizada×
, 5, 9 – Claramente referindo a Jesus Cristo – à Sua segunda vinda.

Podemos nos alegrar no grande plano de salvação de Deus, e ser encorajados e fortalecidos pelo grande plano de salvação de Deus, através do qual Deus, o Pai, e Jesus Cristo estão trazendo filhos e filhas para a glória em Sua Família.