Pregando o evangelho e preparando um povo

Quem é o Anjo da presença de Deus?

Você está aqui

Quem é o Anjo da presença de Deus?

Download (Baixar)
MP3 Audio (53.74 MB)

Download (Baixar)

Quem é o Anjo da presença de Deus?

MP3 Audio (53.74 MB)
×

Como Deus apareceu no Antigo Testamento, visto que Jesus Cristo disse que nimguém viu ou ouviu o Pai? Este sermão responde a esta questão.

Sermon Notes

Como Deus apareceu no Antigo Testament?

Como Deus se revelou aos homens?

João 14:8-9 João 14:8-9 [8] Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. [9] Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Almeida Atualizada×
– na noite que foi traído … “Quem me vê a Mim, vê o Pai”

E como é possível?

João 1:18 João 1:18Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Almeida Atualizada×
– “nimguém jamais viu o Pai” – Jesus Cristo o revelou

João 5:37 João 5:37E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma;
Almeida Atualizada×
– “jamais ouviste a Sua voz, nem visto a Sua forma”

João 6:46 João 6:46Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus; só ele tem visto o Pai.
Almeida Atualizada×
– ‘não há que alguém tenha visto o Pai, aquele que vem de Deus;

este o tem visto”  (outro Ser).

Lucas 10:22 Lucas 10:22Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Almeida Atualizada×
– Jesus Cristo disse que veio revelar o Pai

 

As respostas a estas questões estão descritas na Bíblia?

Será possível que o entendimento acerca do papel e a importância do Anjo da presença de Deus

nos dá chaves principais para respondermos a estas questões, e muitas outras acerca de Quem é Deus?

Tema: Examinar o papel e importância do Anjo da presença de Deus

Este estudo Bíblico à chaves essenciais para entendermos a Natureza de Deus e de Cristo.

Nas passagens nas quais Deus declarou Seus estatutos e juízos a Moisés, aparece de repente um grupo de versículos que geralmente as pessoas não prestam atenção e que são esssenciais para o entendimento da natureza de Deus o Pai e de Seu Filho Jesus Cristo.

Ex 23:20-21 – Deus assegura a Moisés que guiará Israel à Terra Prometida.

Deus prometeu que os guiaria à Terra prometida pelo Anjo da Sua Presença

  1. O Anjo é o mensageiro de Deus (mensageiros podem ser divinos ou humanos – é determinado pelo contexto)

O Anjo é o mensageiro da presença de Deus.
Sua presença é essencialmente o mesmo que Deus estar presente
De fato, Ele é um dos Seres Deus que não foram criados e existindo pela eternidade

– Ele tem o nome Deus. Ele é Deus. Como veremos Ele é o Ser que se fez carne: Jesus Cristo. Este Ser tem o nome de Deus nEle

Os únicos anjos que são chamados pelo nome deles na Bíblia são arcanjos, Miguel, Gabriel e Lucifer (estrela da manhã). Os anjos Miguel e Gabriel têm um dos nomes primários de Deus neles, “El,” que significa o forte.

Colossenses 1:13-17 Colossenses 1:13-17 [13] e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; [14] em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; [15] o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [16] porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. [17] Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;
Almeida Atualizada×
– Anjos são seres criados – criados pelo que se tornou Cristo

Alguns argumentam que se está a referir a Miguel, visto que o significado literal do nome Hebraico Miyka’el, significa que é como Deus. Mas Miyka’el não é um nome primário de Deus, e não há qualquer evidência Bíblica que o nome Miyka’el, seja usado por Deus em qualquer lugar na Bíblia.

Hebreus 1:5 Hebreus 1:5Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?
Almeida Atualizada×
– A Filiação nunca foi prometida aos anjos. Eles não são herdeiros de Deus. 

João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
– unigénito – monogenes, (único, um e só um) assim gerado. (Não é anjos [pl.])

Apocalipse 1:5 Apocalipse 1:5e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Âquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados,
Almeida Atualizada×
, 17 – Primogénito (primeiro nascido Filho de Deus) dos mortos  (prototokos

(Colossenses 1:15-18 Colossenses 1:15-18 [15] o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [16] porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. [17] Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; [18] também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Almeida Atualizada×
) – Este primógénito dentro os mortos - criou o reino / domínio angélico

2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
-  Crentes são recipientes da natureza divina, a própria essência de Deus. Anjos não podem herdar esse mesmo nível de existência como Deus, pois são criados.

Hebreus 1:14 Hebreus 1:14Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
Almeida Atualizada×
– anjos são seres criados para servir aos herdeiros da salvação. Eles não são herdeiros da salvação. 

Hebreus 1:5 Hebreus 1:5Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?
Almeida Atualizada×
– É impossível para um ser criado morrer pelos pecado do mundo pois nenhum deles foi o gerado Filho de Deus.

Não existe evidência na escrituras que anjos tenham autoridade ou poder de perdoar o pecado. Este Anjo (mensageiro tem autorização ou poder de perdoar (Ex 23:21).

1 Ped 1:18-19 – Perdão de pecados é através Cristo  e (Colossenses 1:15-18 Colossenses 1:15-18 [15] o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [16] porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. [17] Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; [18] também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Almeida Atualizada×
) foi Cristo que criou os anjos. Por isso o Anjo (Hebreu, mMalak, mensageiro) da presença de Deus em Ex 23:20-23, e noutras escrituras não é nemhum outro que Jesus Cristo.

  1. O Testemunho inspirado de Estevão (Quem deu os 10 Mandamentos a Moisés)

Atos 7:37-39 Atos 7:37-39 [37] Este é o Moisés que disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta como eu. [38] Este é o que esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu palavras de vida para vo-las dar; [39] ao qual os nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seus corações voltaram ao Egito,
Almeida Atualizada×
– Estevão afirma no seu sermão inspirado que foi um mensageiro que falou a Moisés e a nossos pais no Monte Sinai.

       - Anjo (aggelos, mensageiro) (Heb: Elohim/YHWH) dà os 10 mandamentos (Ex20:1-2; 34:1-2, 29)

       - Claramente revela que o Anjo (Malak) é o mesmo Anjo (Aggelos)

       - O Profeta profetizado a vir é Cristo (Atos 7:37 Atos 7:37Este é o Moisés que disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta como eu.
Almeida Atualizada×
; 52)

  1.  Quem é o Mensageiro [Anjo] da Aliança

Malaquias 3:1 Malaquias 3:1Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.
Almeida Atualizada×
– “Eis que eu envio o meu anjo (mensageiro – mMalak [João Batista]), que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor (adown [Jesus Cristo]), a quem vós buscais, o anjo (mensageiro – mMalak [Jesus Cristo]) do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR (YHWH) dos Exércitos (Deus o Pai).”

Marcos 1:2 Marcos 1:2Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho;
Almeida Atualizada×
– O mensageiro da Nova Aliança é Jesus Cristo – Ele veio e tornou-se o Cordeiro Pascal do Páscoa da Nova Aliança (1 Coríntios 5:8 1 Coríntios 5:8Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Almeida Atualizada×
).

Mateus 22:42-45 Mateus 22:42-45 [42] Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe: De Davi. [43] Replicou-lhes ele: Como é então que Davi, no Espírito, lhe chama Senhor, dizendo: [44] Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te � minha direita, até que eu ponha os teus inimigos de baixo dos teus pés? [45] Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?
Almeida Atualizada×
– O Senhor é Jesus Cristo como verificado por Jesus Cristo quando Ele perguntou aos fariseus ‘que pensais vós do Cristo’? 

Ele edificou a Igreja da Nova Aliança. Não há dúvidas que Jesus Cristo é o mensageiro da Aliança.

  1. O nome Eterno de Deus está no Anjo da Sua presença

Ex 23:21 – ‘nEle está meu nome’ - o nome de Deus está no Anjo da Sua presença

João 1:18 João 1:18Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Almeida Atualizada×
; 5:37 - Chave para entender o que Cristo disse que nimguém viu o Pai nem ouviu Sua vóz?

            Por isso quem apareceu aos Pais da fé, a Moisés, e outros foi o Verbo.

Ex 6:2-3 – Não fui conhecido pelo nome YHWH aos pais da fé.

       Quando lemos acontecimentos antes do tempo de Moisés vemos vários nomes de Deus e até SENHOR (YHWH) – por isso Deus revelou a Moisés que nome usar conforme Ele se revelou. 

Ex 3:13-15 – que lhes direi? Deus revela Seu nome: Eterno: YHWH – Eu Sou o que Sou

Deus enviou o Anjo da Sua presença – que tinha o nome eterno de Deus (SENHOR) – para ser Quem falasse, interagisse com os homens.

Isso responde às muitas perguntas que cercam as teofanias nas quais Deus apareceu aos humanos e falou com eles... Quem era esse Deus? O mensageiro que tinha o nome Deus.

João 14:9 João 14:9Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Almeida Atualizada×
– Por isso o nome YHWH – o SENHOR – muitas vezes se refere ao que se tornou carne: Jesus Cristo – “O meu nome está nEle.”

  1.  O Anjo de Deus é equado com YHWH (Javé)

Ex 3:2-6  - v2 – o Anjo (mMalak) aparece a Moisés na sarça ardente.

                        V4 – O SENHOR (Deus) chama a Moisés

                        V5 – O SENHOR (Deus) diz a Moisés para tirar as sandálias.

                                    Terra santa porque Deus esta presente - mMalak e o Senhor são o mesmo Ser.

                        Deus se estava a revelar por intermediário – do Verbo que se fez carne

O entendimento do significado do Anjo da Presença de Deus responde às perguntas que explicam por que Jesus declarou que ninguém viu o Pai e que nenhum homem viu sua forma ou ouviu sua voz.

  1. O Anjo da presença de Deus guiou Israel do Egito

Números 20:16 Números 20:16e quando clamamos ao Senhor, ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos.
Almeida Atualizada×
– O Anjo da presença de Deus

Is 63:9 – os salvou

1 Coríntios 10:4 1 Coríntios 10:4e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
Almeida Atualizada×
– A pedra que os acompanhou era Cristo

  1. O Acordo entre Deus e o Verbo

2 Timóteo 1:8-9 2 Timóteo 1:8-9 [8] Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, [9] que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,
Almeida Atualizada×
-  Plano de Salvação – antes da criação – antes da criação dos anjos

O Verbo foi o representante – o mensageiro – o anjo  (Malak) da Sua presença – que criou tudo – que interagiu com a humanidade – que se fez carne – que concordou morrer pela humanidade para nos perdoar do pecado.

Fil 2:6-7, 10-11 – todo o joelho se dobre e toda a língua confesse... (a Jesus Cristo)

Is 45:23, 21 – Deus (Jesus Cristo era Deus, da forma de Deus)

Hebreus 1:8-9 Hebreus 1:8-9 [8] Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. [9] Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros;
Almeida Atualizada×
– O Pai chama a Jesus Cristo: Deus

É Jesus Cristo que retornará para salvar o mundo:

Zacarias 14:3 Zacarias 14:3Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha.
Almeida Atualizada×
, 5, 9 – Claramente referindo a Jesus Cristo – à Sua segunda vinda.

Podemos nos alegrar no grande plano de salvação de Deus, e ser encorajados e fortalecidos pelo grande plano de salvação de Deus, através do qual Deus, o Pai, e Jesus Cristo estão trazendo filhos e filhas para a glória em Sua Família.

 

 

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Como Deus se parece?

Vejam aqui por ex. em JO 14:8-9 e vê-se aqui Jesus Cristo a falar com os apóstolos na noite que foi traído e Ele então diz: “replicou Felipe dizendo: Senhor mostra-nos o Pai e isto nos basta”; mostre-nos o Pai e disse Jesus: “Felipe a tanto tempo estou convosco e não me tens conhecido?”

“Quem me vê a Mim vê o Pai e como dizes tu: mostre-nos o Pai?”

Como é isso possível?

Vejam aqui por ex. em JO 1:18 diz assim: “ninguém jamais viu a Deus, o Deus unigênito que está no seio do Pai é quem O revelou”; o filho unigênito, o Deus unigênito, Ele que foi gerado o único gerado desta maneira O revelou.

Ninguém viu o Pai? Ninguém viu Deus?

Vejam aqui em JO 5:37 Jesus Cristo aqui a falar aos fariseus diz assim: “o Pai que me enviou Esse mesmo é quem tem dado testemunho de Mim jamais tendo ouvido a voz do Pai nem visto a sua forma”; e como é isso possível?

Vejam em JO 6:46 diz assim: “não que alguém tenha visto o Pai salvo aquele que vem de Deus, Este O tem visto”; Jesus Cristo está a dizer: ninguém tem visto o Pai e Eu que vim de Deus Eu o vi! Quando era do gênero de Deus, quando estava do lado Dele, Eu o vi!

Sim, diz que Esse o tem visto!

Vejam também em LC 10:22: “tudo Me foi entregue por Meu Pai, ninguém sabe quem é o Filho se não o Pai!”

Tudo Me foi entregue por Meu Pai! Tuuudddooo!!

Entendemos o que quer dizer tudo? Tudo foi entregue e delegado a Jesus Cristo pelo Pai!

Ele tem toda a autoridade e tudo lhe foi delegado e quando Jesus Cristo estava a viver na terra e disse assim: “e ninguém sabe quem é o Pai se não o Filho e Aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

Queridos irmãos isso são questões que as vezes não entendemos.

Queridos irmãos hoje o meu propósito hoje é examinar a importância do anjo da presença de Deus como um ponto de nos explicar e nos revelar este importante papel que Ele conduziu ou executou no AT para nos dar chaves principais para respondermos a estas questões de como é isto possível?

Quem é Deus? E por isso neste sermão que vai ser um estudo bíblico vamos ver chaves essenciais para entendermos a natureza de Deus, o Pai, e de seu Filho Jesus Cristo.

Queridos irmãos nas passagens que Deus declarou os seus estatutos e juízos a Moisés, sim, no AT, de repente aparece um grupo de versículos que geralmente as pessoas não prestam lá muita atenção.

E que são essenciais para o entendimento da natureza de Deus Pai e do Seu Filho Jesus Cristo.

Vejamos então em EX 23 começando no v. 20: “eis que envio um anjo”; e quem é este anjo? ; “diante de ti para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que te tenho preparado, guarda-te diante Dele e ouve a Sua voz e não te rebeles contra Ele porque não perdoará vossa transgressão pois Nele está o Meu Nome”.

Estão aqui a entender? Em primeiro lugar, Deus está aqui a assegurar a Moisés que Ele guiará Israel para a Terra Prometida através de um, palavra hebraica, MALAK, quer dizer, MENSAGEIRO, traduzido como Anjo. E o Anjo quer dizer Mensageiro e pode ser físico ou espiritual mas aqui vemos que houve um Mensageiro de Deus.

E diz assim: “pois Nele está o Meu Nome”.

E depois continuando a ler no v. 22: “mas se diligentemente lhe ouvires a voz e fazeres tudo o que Eu disser então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários porque o Meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, heteus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuzeus e Eu os destruirei”.

Este Mensageiro irá à frente de vocês e vos acompanhará e estará convosco e vai lutar por vocês.

Deus prometeu que os guiaria a Terra Prometida através deste Anjo e que representava a presença de Deus, o Anjo da sua presença.

Por isso vamos ver então em primeiro lugar que este Anjo é o Mensageiro de Deus, ora mensageiros podem ser divinos ou humanos como disse e isso tem que ser determinado pelo contexto pois al ler o contexto você irá determinar, e neste caso, o Anjo, este Mensageiro que representa que Deus está ali presente!

Noutras palavras: sua presença é essencialmente o mesmo que Deus estar presente e de fato este Mensageiro é um dos seres do Reino de Deus que não foram criados e que tem existido pela eternidade que é eterno e é, e era, e foi e será! O princípio e o fim!

E Ele tem o nome Deus! Porque diz como lemos no v. 21: “pois Nele está o Meu Nome!”; Deus, o Nome eterno de Deus! O Senhor, O Eterno, YHWH, Nele está o Nome de Deus, Ele é IAVÉ.

Ora os únicos anjos que são chamados por um nome na Bíblia são arcanjos nomeadamente: Miguel, Gabriel e a estrela da manhã que numas traduções é traduzido como Lúcifer, sim os anjos Miguel e Gabriel tem no nome El ao fim que quer dizer forte mas estes anjos foram criados porque os anjos foram seres criados e vejam comigo se faz favor em CL 1:13 diz assim: “nos libertou do império das trevas transportou para o reino o seu Filho de amor o qual temos a remissão de nossos pecados, Este, Jesus Cristo, é a imagem de Deus invisível”; é a imagem de Deus por isso Jesus Cristo disse: estão a ver a Mim, estão a ver o Pai.

“o primogênito de toda a criação, o primeiro que veio a ser Filho de Deus na família de Deus, que veio de ser físico para espiritual, pois Nele foram criadas todas as coisas nos céus e sobre a terra, as coisas visíveis e invisíveis, sejam tronos, soberanos, principados, quer potestades, tudo foi criado por meio Dele e para Ele”; tudo foi criado por Jesus Cristo, até os anjos, é o que diz aqui: visíveis ou invisíveis.

Os anjos são invisíveis.

“Ele é antes de todas as coisas e Nele tudo subsiste”.

Queridos irmãos os anjos são seres criados e foram criados por Jesus Cristo, ora algumas pessoas referem e pensam que esta secção acerca do Anjo do Senhor está a referir-se a Miguel visto que o significado literal do nome em hebraico Michael, Miguel, significa que é como Deus mas Michael não é o nome de Deus e não há qualquer evidência bíblica que o nome Michael seja usado por Deus em qualquer lugar na Bíblia.

Aliás também em HB 1:5 diz assim: “pois a qual dos anjos disse jamais tu és meu filho”; Eu hoje eu Te gerei e outra vez Eu Te serei Pai e Ele Me será Filho”.

A filiação nunca foi prometida aos anjos e esta descendência por filho e por geração nunca foi prometida aos anjos, e eles não são herdeiros de Deus.

Sim, Jesus Cristo, veja aqui em JO 3:16 um capítulo que muitas pessoas conhecem bem e diz assim: “porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito”; o único que foi gerado assim, não pelo pai físico mas pelo Pai Celestial; “o único que foi gerado para que todo que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna”.

Anjos não são gerados e foram criados.

Também lemos em AP 1:5 diz assim: “e da parte de Jesus Cristo, a fiel testemunha, o primogênito dos mortos”; foi o primeiro que nasceu dos mortos, de ser físico para ser espiritual, o primeiro, que digamos assim é o capitão, é o nosso líder, é o nosso primeiro, primogênito, a vir a ser um ser espiritual que veio da carne para ser um ser espiritual, é o primeiro.

“e soberano dos reis da terra”.

Veja no v. 17 também: “quando o vi cair a seus pés morto porém ele se pôs a mão direita a mim a dizer: não temas Eu sou o primeiro e o último, Aquele que vive, estive morto e eis que estou vivo pelos séculos dos séculos”.

Aquele que vive, estive morto e que estarei vivo pelos séculos dos séculos, pela eternidade.

Queridos irmãos aqui vê-se que Jesus Cristo é o primeiro nascido Filho de Deus, que veio dos mortos, protocós, Ele é o primogênito dentre os mortos, como lemos em CL 1:15 e 18 como lemos a pouco.

E nós como crentes somos recipientes através da mesma geração e da santificação do espírito da natureza divina; somos recipientes do Espírito Santo de Deus, sim, que é o Poder de Deus mas que é a própria essência de Deus.

Sim, normalmente não me refiro desta maneira mas é da própria essência e essa essência como se fosse matéria como é a coisa espiritual em vez de ser física usamos a palavra matéria, você eu como seres físicos somos da mesma matéria carne e sangue mas quando vermos a sermos seres espirituais não vamos ser  da mesma matéria carne e sangue mas vamos ser da mesma essência  de ser espiritual que é daquela essência que vem do Pai do Espírito de Deus que também é do Espírito de Cristo, da mesma essência, tal como eu e você somos da mesma matéria.

Queridos irmãos vejam em 2 PE 1:4 está aqui a falar visto como o seu poder divino tem criado todas as coisas que conduzem a vida, pelo seu Espírito Santo, e no v. 4: “pelos quais o tenham sido doadas as suas preciosas e muito grande promessas”; Deus nos está a dar grandes promessas; primeiro lugar: promessas pra a vida eterna, promessas para recebermos o Espírito Santo de Deus que é o Poder de Deus, a santificação do Espírito, a essência do Pai, que é da mesma matéria e essência que é do Filho, pois há um só Espírito, esta essência, este DNA espiritual, digamos assim, analogia física para nós começarmos a poder entender, esta matéria, DNA viva que vem de Deus e para nós podermos nos tornar coparticipantes da natureza divina!

Queridos irmãos através desta geração como crentes vamos ser assim como recipientes da natureza divina, a própria essência de Deus e temos que por este novo eu e mudar e com a ajuda do Espírito Santo nos tornarmos melhores pessoas!

Queridos irmãos anjos não podem herdar este mesmo nível de existência como Deus pois são criados e nós como filhos podemos herdar.

Vejam também em HB 1:14 diz assim: “não são todos eles espíritos ministradores enviados a serviço dos que hão de herdar a salvação?”; os anjos são espíritos ministradores e são enviados para nos servir e para servir a nós que vamos herdar a salvação.

Anjos são espíritos ou ministros, seres espirituais, de domínio angélico mas n]ao são do domínio de Deus, que é menor, foram criados e feitos para servir os que vão herdar a salvação.

Por isso não são herdeiros da salvação, anjos não podem herdar o mesmo nível de existência como Deus pois são criados e nós nascemos através do ponto de geração e procriação.

E outra coisa veja aqui em HB 1:5 diz assim: “Tu és Meu Filho e hoje Te gerei, Eu lhe serei Pai e Tu serás Meu Filho”; é impossível para um ser criado morrer pelos pecados do mundo pois nenhum deles foi o gerado Filho de Deus.

E irmãos não existe evidência nas Escrituras que os anjos tenham autoridade ou poder de perdoar o pecado e por isso quando lemos em EX 23:21 onde lemos ao início: “guarda-te diante Dele, este anjo, e ouve a sua voz e não te rebeles contra Ele porque não perdoará a vossa transgressão pois Nele está o Meu Nome”.

Este anjo onde Ele está é a presença do Senhor e tem a possibilidade de perdoar! E por isso não é um anjo da maneira que nós entendemos mas é um mensageiro de Deus e é o VERBO.

O Verbo mensageiro de Deus e Ele tem autorização ou poder de perdoar.

Vejam 1 PE 1:18-19: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis como prata ou ouro que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais delegaram mas pelo precioso sangue como de cordeiro sem defeito e sem mácula o sangue de Cristo”.

Queridos irmãos nós somos resgatados e somos perdoados e comprados de volta pelo sangue de Cristo e não é por um anjo Miguel, ou seja, o que for é pelo VERBO que se fez carne e que veio a ser um ser humano.

Por isso este EX 23:20-21 que está a falar acerca deste anjo é um mensageiro, o malak, é o mensageiro da presença de Deus que representa a presença de Deus e não é nenhum outro do que o VERBO que se fez carne e que veio a ser Jesus Cristo.

E por isso esse é o primeiro ponto.

Vejamos o segundo ponto: acerca deste sermão inspirado por Estevão e vejamos o testemunho que ele nos deu e por em outras palavras, no sermão de Estevão em AT 7 vemos quem deu, quem falou, quem declarou os 10 Mandamentos.

Vejam aqui em AT 7 começando no v. 37 vocês sabem que Estevão acabou por ser apedrejado, isto foi o discurso e sermão dele antes de ser apedrejado e diz assim: “foi Moisés quem disse aos filhos de Israel Deus vos suscitará dentre vós vossos irmãos um profeta semelhante a mm e este Moises quem esteve na tenda da congregação no deserto com um Anjo que lhe falava no Monte Sinai e com vossos pais o qual recebeu palavras vivas para nos as transmitir”.

Moisés recebeu palavras vivas deste Anjo, em grego, angelous, mensageiro e este Lhe falava no Monte Sinai e onde recebeu os 10 Mandamentos.

O angelous, em grego, veja por ex. EX 20:1-2: “então falou Deus, Elohim, todas estas palavras: EU SOU O SENHOR, YHWH, Teu Deus, que te tirei da terra do Egito, casa de servidão”.

Vimos que Aquele que os guiou foi este mensageiro, foi o VERBO que se tornou carne e este Ser que tem o nome Deus, o nome eterno de Deus como lemos no cap. 23 foi quem falou como Estevão estava aqui a dizer, foi quem falou.

Vejam também em EX 34 quando Moisés teve que ir à segunda vez nos v. 1-2: “então disse o Senhor a Moisés: lavra as tuas tábuas de pedra como as primeiras e Eu escreverei nelas as mesmas palavras que estiveram nas primeiras tábuas que quebraste e prepara-te para amanhã subas pela manhã ao Monte Sinai e ali te apresentes a Mim no cimo do monte”.

E lembra-se que Jesus Cristo disse: que ninguém viu ou ouviu a palavra do Pai! Então quem estava a falar com Moisés? Era o VERBO, era o porta voz, era este mensageiro do Pai que tem o nome Deus e Deus estava Nele, este anjo e mensageiro representa a presença de Deus.

Vejam no v. 29 de EX 34: “quando desceu Moisés do Monte Sinai tendo nas mãos as 2 tábuas do testemunho, sim, quando desceu do Monte não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia depois de ver Deus e falado com Ele”.

Deus falou com Moisés! Mas Jesus Cristo diz: ninguém viu ou falou com Deus! Porque o ser Deus que Moisés falou é este mensageiro, este ser Deus, que tem o nome Deus que também é chamado Deus, não são uma pessoa em duas, não, são duas pessoas diferentes, dois seres diferentes que tem o mesmo Nome, por ex., eu e meu filho ambos temos o nome De Campos, por ex., temos o mesmo nome, eram do mesmo gênero, da mesma família, do mesmo Reno, Deus! Seres do Reino Deus!

Vejam continuando a ler em AT 7:37 era aqui Estevão a falar e no v. 38 diz assim: “é este Moisés que esteve na congregação no deserto com o Anjo que falava no Monte Sinai”; quem é este Anjo, este mensageiro, angelous em grego? Era Elohim, era o YHWH como vimos em EX 20 e EX 34 e quando Moisés desceu a face dele estava a brilhar e por que? Porque tinha visto Deus! E quem era este Deus? Era este o Anjo que lhe falava no Monte Sinai!

E este anjo e mensageiro era o VERBO e era também Deus outro ser, dois seres, da família e gênero de Deus! E o Filho sempre debaixo da autoridade do Pai! Fazendo sempre a vontade do Pai! Que o Pai era maior do que Ele!

E depois assim no v. 39: “a quem nossos pais não quiseram obedecer antes o repeliram e no seu coração voltaram para o Egito”.

Queridos irmãos nos nossos corações estamos a voltar para o pecado? Óh não, não estamos! Talvez você diga: irmão quanto mais tempo estou na igreja mais triste fico quando vejo pessoas que dizem que se arrependeram mas que ainda estão muito longe do novo eu, com arrogância, com atitudes arrogantes, sim, digo que perdoam, dizem que fazem isto ou aquilo, ah mas estão envolvidos em politiquices, estão a viver em coisas, irmãos fico muito triste com isto e precisamos de nos arrepender irmãos e precisamos de mudar mas não vejo esse arrependimento no mundo, infelizmente não vejo.

E muitas pessoas, sim, vejo em muitas se não em todas por isso que diz: há 10 virgens mas 5 eram sábias e 5 não eram, cuidado irmãos, estamos a ser entre as sábias virgens?

Vejamos então o terceiro ponto: quem é o mensageiro ou o anjo da aliança?

Aqui em ML 3:1 diz assim: “eis que envio o meu mensageiro, o meu anjo, malak, que sabemos que era João Batista, que preparou o caminho diante de Mim, Deus que preparou antes da primeira vinda de Cristo, de repente virá ao seu templo o Senhor, quem é o Senhor? É Jesus Cristo e Ele veio ao seu templo, a quem vós buscais, e quem ele era? Era o anjo do concerto, o anjo da aliança, o malak, o mensageiro da aliança!”

E quem é este mensageiro da aliança? É Jesus Cristo a quem vós desejais.

“eis que venho, diz o Senhor, YHWH, dos Exércitos, diz o Senhor Deus Pai”.

Vejam em MC 1:2: “conforme está escrito a profecia de Isaias, algumas pessoas podem dizer: oh, mas a profecia não é de Isaias e sim de Malaquias mas Isaias diz algo semelhante, aliás a segunda parte aqui é Isaias e algumas versões dizem que conforme nas profecias não diz necessariamente Isaias mas continuando: “eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro o qual amparará o teu caminho”, sim, esse mensageiro que preparará o teu caminho é João Batista.

“a voz que clama no deserto preparei o caminho de quem? Do Senhor!  Que vem de Isaias 40.3.”

Vejamos brevemente IS 40.3: “a voz que clama no deserto preparai o caminho do Senhor, YHWH”; João Batista veio preparar o caminho para quem? Para Jesus Cristo, YHWH”.

“endireitai o ermo do nosso Deus!”.

Veja em 1 CO 5:7 diz assim: “mas também Cristo o nosso cordeiro pascal foi imolado”.

Jesus Cristo é o mensageiro desta nova aliança e por que? Porque se tornou o cordeiro pascal da Páscoa da nova aliança morrendo por nós e Ele por isso é o cordeiro pascal e mensageiro desta nova aliança neste novo contrato.

Agora MT 22:42-45: “que pensais vós do Cristo”; isto é, Jesus Cristo perguntou aos fariseus: “de quem é filho, responderam eles, Cristo o Messias é filho de Davi e então replicou Jesus: pois Davi pelo Espírito chama Senhor dizendo: disse o Senhor ao meu Senhor assenta-te a minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés; se Davi chama ao seu Filho Senhor como ele é seu filho?”

Diga-me quem pode responder: porque o Senhor é Jesus Cristo e quando ele perguntou aos fariseus estava a perguntar quem vocês acham quem é o Messias, Cristo?

Cristo era o VERBO, era Deus e Ele edificou quando veio para a terra a igreja da nova aliança e não há dúvidas que Jesus Cristo é o mensageiro da aliança, de ML 3:3 o mensageiro e o anjo da aliança.

Ponto número 4, vejamos então acerca do nome eterno do anjo da sua presença, vejamos como lemos a pouco em EX 23:21 disse assim: “guarda-te diante dele, deste anjo, mensageiro, que é Jesus Cristo, era o VERBO que veio a ser carne, e ouve a sua voz e não te rebeles contra Ele porque não perdoará a vossa transgressão pois Nele está o Meu Nome”.

O Nome de Deus está neste mensageiro e tem o mesmo nome e porque há 2 pessoas terem o mesmo nome não quer dizer que sejam uma só pessoa!

O Nome de Deus está no Anjo da presença que representava, Deus estava presente, veja aqui JO 1:18 que lemos inicialmente para repetir de novo: “ninguém jamais viu a Deus, Jesus Cristo está aqui a dizer ninguém jamais viu o Pai, mas o Deus unigênito que está no seio do Pai é que O revelou”; e isso explica que ninguém viu o Pai mas viu o Deus, Aquele que se tornou carne, o outro Ser que também é do gênero e da qualidade de Deus que também tem o mesmo nome.

JO 5:37 como lemos ao início e vou ler de novo para repetir: “o Pai que Me enviou Esse mesmo é que tem dado testemunho de Mim, jamais tendes ouvido a voz do Pai nem visto a Sua forma”; mas vimos que Moisés viu e Abraão falou com Deus mas não foi com o Pai e sim com o Mensageiro, foi com o VERBO. Foi com o porta voz, foi com o agente, o representante do Pai que também é Deus e também tem o Mesmo Nome e não é que seja a mesma pessoa e não estou a falar de Binarismo, estou a falar de 2 seres diferentes.

Qual é então o nome eterno de Deus? Vejam em EX 6:2-3 diz assim: “falou mais Deus a Moisés e Lhe disse: Eu sou o Senhor, apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo Poderoso”.

Apareci a eles como Deus Todo Poderoso e eles me conheceram com o nome de Deus todo Poderoso, Elohim, Todo Poderoso.

“mas pelo Meu Nome, o Senhor, YHWH, não Lhes fui conhecido”

O nome YHWH que significa O Eterno por esse nome não fui conhecido pelos pais da fé e por eles fui conhecido pelo nome de Deus Todo Poderoso e por isso as pessoas dizem: olha você tem que usar o nome YHWH para ser um verdadeiro seguidor de Deus então Abraão, Isaque, Jacó, Moisés nunca conheceram esse nome e nunca usaram esse nome e como é isso?

Pessoas começam a fazer um ídolo do Nome e é preciso ter cuidado, o Nome de Deus que representa as qualidades, características Dele que é eterno, sim, temos que respeitar o Nome como respeitamos o Sábado por ex., como respeitamos as leis de Deus, como respeitamos Deus mas não fazemos ídolos por ex. do Sábado pois o Sábado é para o homem e várias coisas as pessoas fazem ídolos de várias coisas e precisamos de ter cuidado irmãos.

Diz assim: “o Senhor pelo Nome, YHWH, não fui conhecido por eles”, Abraão, Isaque e Jacó.

Vejam quando Deus primeiro apareceu a Moisés em EX 3:13-15 diz assim: “disse Moisés a Deus: eis que vieram os filhos de Israel e disseram: os vossos pais me enviou a vós outros e eles me perguntaram: qual é o Seu nome? O que eu vou dizer? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE EU SOU, EU SOU e assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU”; qual o nome que vou dizer? EU SOU e quantas vezes que Jesus Cristo disse: Eu Sou e as pessoas caíram, lembram-se? Há em várias seções em JO, EU SOU m enviou.

Quer dizer eterno “e por isso dirás assim aos filhos de Israel: O Senhor, o YHWH, o eterno, o que era, que é e o que será, o início e o fim, sempre o mesmo; o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó me enviou a vós outros e este é o meu nome eternamente, o YHWH, o EU SOU, o Eterno, este nome estava no anjo! Não é o anjo, no mensageiro do Senhor, este mensageiro que é e era o VERBO, o Anjo do Senhor, o Mensageiro do Senhor que era o VERBO.

O Anjo da sua presença, o Mensageiro da sua presença tinha este nome Eterno; este mensageiro da sua presença tinha o nome eterno de Deus; Deus Eterno, YHWH, EU SOU e Deus o Pai enviou o seu Mensageiro de sua presença que representava o próprio Deus para interagir com a humanidade e com os homens e com todas as interações conosco tem sido através de Jesus Cristo e Ele é o nosso mediador.

E por isso responde as muitas perguntas acerca das teofanias as quais Deus apareceu aos homens e falou com eles mas quando Jesus Cristo disse: nenhum de vocês viu o Pai por que? Porque viram Deus mas era o Ser que veio a ser carne que é o VERBO e também é Deus.

Por isso JO 14:9 diz assim: “disse-lhe Jesus: Felipe a quanto tempo estou convosco e não tens conhecido? Quem me vê a Mim vê o Pai”; vê Deus porque Eu Sou Deus e sou da família de Deus e o meu caráter é o mesmo caráter que do Pai não é que sejamos a mesma pessoa mas temos os mesmos atributos, o mesmo caráter, o mesmo amor, o mesmo carinho, a mesma maneira de ver as coisas, somos UM!

Por isso como que diz: mostra-nos o Pai; e por isso que disse: o meu nome está Nele, neste mensageiro que apareceu a Moisés.

E por isso este Anjo de Deus, este Mensageiro de Deus é equiparado a YHWH, muitas vezes.

Vejam aqui em EX 3:2-6: “apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo”; quem é que estava na chama de fogo? Era o mensageiro do Senhor e apareceu na sarça ardente e apareceu a Moisés! E quem apareceu a Moisés? O mensageiro do Senhor!

Continuando: “no meio de uma sarça e ele olhou e eis que a sarça ardia no fogo e não se consumia, então disse consigo mesmo: o que se passa aqui?

E no v. 4: “vendo o Senhor que ele se voltava para ver Deus do meio da sarça chamou e lhe disse: Moisés e ele respondeu: eis-me aqui”; vocês ponham aqui o v. 2 que disse que era o Anjo do Senhor e este mensageiro  do Senhor disse vendo o Senhor, o mensageiro, o YHWH e ele quando viu que Moisés se voltava para ver Deus, Elohim que é o Anjo do Senhor do meio da sarça disse: Moisés, Moisés e respondeu: eis-me aqui.

“e Deus continuou: não te vires para cá e tira as sandálias dos teus pés porque o lugar este lugar é terra santa”; como é que pode ser terra santa porque estava ali a presença de Deus! E a presença de Deus estava neste Anjo do Senhor que era o Senhor e que era Deus!

Não estou a falar de uma coisa BINÁRIA que é um Ser com duas caras, digamos assim, não, são dois seres diferentes mas ambos têm o mesmo nome! Mas um é o mensageiro e quem estava ali era o mensageiro que é Eterno, o Senhor é eterno! E que é Deus! Elohim! E Elohim é uma palavra plural, é Deus, da família de Deus, do Reino de Deus!

“e disse mais: Eu Sou o Deus de teu pai o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó”.

Queridos irmãos o entendimento do significado do Anjo da presença de Deus, deste mensageiro da presença de Deus que representa que Deus está presente responde as perguntas e explica porque Jesus Cristo declarou que ninguém viu o Pai e que nenhum homem viu a sua forma, forma do Pai ou ouviu a voz do Pai e por que? Porque viram o VERBO, viram o Anjo, o mensageiro do Senhor, sim, era YHWH, sim, era Deus mas era outra pessoa e outro ser pois eram dois seres diferentes.

Mas feitos da mesma matéria tal como eu e você somos dois seres diferentes mas feitos da mesma matéria, carne e sangue, Eles eram feitos da mesma matéria mas como é matéria espiritual usamos a palavra: ESSÊNCIA, da mesma essência e Espírito de Deus.

Ora, outro ponto, o Anjo da presença de Deus guiou Israel do Egito e vejam o Anjo da presença de Deus, este mensageiro, que era o VERBO, estava com eles e Os guiou do Egito para a Terra Prometida.

Vejam em NM 20:16: “e clamamos ao Senhor e Ele ouviu a nossa voz e enviou o Anjo, malak, o mensageiro e nos tirou do Egito e eis que estamos em Cades confins do teu país”; este mensageiro que os guiou, este Anjo, este Ser que era o mensageiro do Pai que vemos por JO 1:1 que era o VERBO e em JO 1:14 se tornou carne e que veio a ser Jesus Cristo.

Este mensageiro do Senhor, do Pai, é que os guiou do Egito para a Terra Prometida.

Vejam em IS 63:9: “em toda a angústia deles foi ele angustiado e o Anjo da sua presença Os salvou”; o mensageiro da presença de Deus Os salvou! Os tirou do Egito e os pôs na Terra Prometida.

Jesus Cristo é esse Ser que se esvaziou e veio para a terra e Ele é esse que nos salva deste mundo para nos levar para o Reino de Deus, é o mesmo.

Vejam em 1 CO 10:4 começando a ler no v. 2 tendo sido batizados, quer dizer os pais dos israelitas que saíram sobre nuvem, passaram pelo mar, foram batizados, sim, na nuvem e como no mar como Moisés todos eles comendo um manjar espiritual, isto é, o maná, e beberam da mesma fonte espiritual porque bebiam de uma pedra espiritual que os acompanhava, os seguia e ia com eles e a pedra era Cristo.

Aquele mensageiro, aquele Anjo do Senhor que os guiava era Cristo!

Vejam então em sumário o acordo entre Deus, o Pai, e o VERBO que agora é o Filho de Deus.

Em 2 TM 1:8-9: “não te envergonhes, portanto, do testemunho de Nosso Senhor nem do seu encarcerado, sou eu, pelo contrário, participa comigo do meu sofrimento que é segundo o poder de Deus que nos salvou e chamou santa convocação não segundo as nossas obras mas conforme a sua própria pré determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos”; antes da criação dos tempos que nós conhecemos.

Queridos irmãos o plano de salvação foi desenhado e planejado antes da criação dos tempos, antes da criação dos anjos, o VERBO foi o representante, o mensageiro, o Anjo Malak, o mensageiro da presença de Deus que criou tudo e que interagiu com a humanidade e se fez carne que concordou com o Pai que Ele ia morrer pela humanidade para nos perdoar do pecado e foi Ele que nos criou e fez tudo criou os anjos, o mundo, os céus, os animais e o homem.

Jesus Cristo foi Esse que fez isto e Ele concordou morrer por nós e para nos perdoar do pecado.

Vejam em FP 2:6: “pois Ele subsistindo em forma de Deus (Jesus Cristo)”; Ele era do gênero de Deus, Ele era Deus, Nele estava o nome Deus e subsistia na forma de Deus.

Continuando: “não julgou com usurpação ser igual a Deus”; por que? Porque Nele estava o nome de Deus! O nome eterno! EU SOU! O YHWH!

Continuando: “a si mesmo se esvaziou e se humilhou”; se esvaziou de Deus para ser homem, se humilhou para ser obediente até a morte e por causa disso o Pai O exaltou e lhe deu o nome que está acima de todo nome para que ao nome de Jesus e tomem atenção a isto, ao nome de Jesus se dobrasse todo o joelho nos céus e na terra e debaixo da terra; até os seres angélicos e toda a língua confesse: que Jesus Cristo é o Senhor! Para a glória de Deus Pai.

Estão a ver isto? Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho nos céus e na terra e toda a língua confesse que Cristo é o Senhor! Donde é que isto é extraído irmãos? É extraído de IS 45:23, vejamos então, isto que é citado de IS 45:23: “por mim tenho jurado da minha boca saiu o que é justo minha palavra não tornara atrás diante de Mim se dobrará todo o joelho (quem está a falar? Jesus Cristo)”; como lemos agora a pouco em FP diante de Jesus Cristo se dobrará todo o joelho.

E continuando: “e jurará toda a língua”!

Estão a ver? Vejam no v. 21: “declara e apresentei vossas razões quem é que fez ao tempo por ventura não o fiz Eu o Senhor? YHWH? Pois não há outro Deus não Eu Deus justo e Salvador”; quem é que está a falar? Jesus Cristo.

E por isso que diz no v. 23: “diante de Mim se dobrará todo o joelho”; Jesus Cristo, YHWH, Jesus Cristo e por isso a palavra YHWH quer dizer eterno, EU SOU, era, sou e será do princípio até o fim, sempre o Mesmo e por isso irmãos precisamos de ter cuidado e precisamos compreender que a palavra, o VERBO, é Deus e o Pai também é Deus mas o Pai é mais alto em autoridade.

Pessoas dizem: ah mas Jesus Cristo nunca se chamou Deus, sim, talvez nunca mas vejam o que o Pai diz de Jesus Cristo porque Jesus Cristo vem para a terra morrer e se Jesus Cristo tivesse declarado que era Deus e Ele até disse as pessoas: não digam que Eu sou Filho de Deus e por que? Para estar incógnito e por que? Para não o matarem porque se não o matavam!!

Queridos irmãos se não o matassem satanás teria ganhado a batalha e por que? Não tínhamos um Salvador.

Se Jesus Cristo viesse a declarar a eles que era Deus não o matariam e nós não teríamos um Salvador, Ele então não teria cumprido a missão para a qual Ele veio para a terra.

Mas vejam o que o Pai disse em HB 1:8-9 diz assim: “acerca do Filho o Teu trono óh Deus é para todo o sempre, cetro de equidade é o centro do teu reino, amaste a justiça e odiastes a iniquidade e por isso Deus (Jesus Cristo), o teu Deus (que é o Pai) te ungiu com óleo de alegria”.

Deus, Jesus Cristo, o Teu Deus, que é o Pai, são dos seres diferentes mas ambos são chamados Deus!

E vejemos quando Jesus Cristo retornar à terra para completar esta parte final do plano de salvação para a humanidade veja em ZC 14:3: “então sairá o Senhor, YHWH, JEOVAH, quem está a falar aqui? É Jesus Cristo e pelejará contra estas nações como pelejou no dia da batalha”.

Veja no v. 5: “fugirás pelo vale e ao fim diz assim: então virá o Senhor, meu Deus e todos os santos com Ele”; quem é que vem para a terra com todos os santos? É Jesus Cristo, virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos com Ele.

Veja também no v. 9 diz assim: “o Senhor, YHWH, o Eterno, EU SOU, o Senhor, que é Jesus Cristo, vai ser rei sobre toda a terra naquele dia e um só será o Senhor”; Jesus Cristo, o governante da terra.

“E um só será o Seu Nome”, quer dizer que o Pai não existe? Está claro que existe mas está acima Dele mas tudo está debaixo de Cristo.

Queridos irmãos podemos nos alegrar quando entendemos este plano de salvação que é um grande plano de salvação para nós e podemos queridos irmãos ficar encorajados e fortalecidos pelo grande plano de salvação de Deus? Para nós e a humanidade?

Através deste plano Deus, o Pai, e Jesus Cristo, estão trazendo muitos filhos e filhas para a glória na sua família, GRAÇAS A DEUS!