Três Benefícios Espirituais dos Dias de Pães Asmos

Você está aqui

Três Benefícios Espirituais dos Dias de Pães Asmos

Download (Baixar)
MP3 Audio (41.33 MB)

Download (Baixar)

Três Benefícios Espirituais dos Dias de Pães Asmos

MP3 Audio (41.33 MB)
×

Os dias dos pães asmos têm vários benefícios espirituais. Este ato físico que simboliza remover o pecado da nossa vida tambêm nos faz recordar de outros pontos espirituais importantes.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O diabo tem uma falsificação de tudo e para tudo.

Mas exceto uma falsificação do Dia dos Pães Asmos isso ele não tem e por que? porque este dia representa obediência à lei de Deus e vejamos então no início em EX 12 como é que este dia veio a ser instituído e vamos iniciar no v. 6 que diz:

“tinham que guardar este cordeiro até o 14º dia deste mês”

Quer dizer que guardavam desde o 10º dia e ao início do 14º dia que é depois do por do sol diz assim: que o matavam, era para o imolar e diz:

“que eram para o matar no fim da tarde”

No lusco/fusco depois do por do sol antes de ficar escuro a este crepúsculo da tarde e depois explicam que era para tirar o sangue e por o sangue nas ombreiras e vergas da porta e depois se lê no v. 11:

“é a Páscoa do Senhor”

E depois se lê no v. 12:

“que naquela mesma noite, ora isso era no dia 14 do 1º mês do calendário hebraico, e então a meia noite diz assim: passarei pela terra do Egito no v. 12 e ferirei a todos os primogênitos”

“mas diz quando Eu vir o sangue que se lê no v. 13 sobre as vossas ombreiras e vergas das portas então diz assim: passarei por cima, isto é, Páscoa, passar por cima”

E esse é o significado da palavra Páscoa, Pessah, em hebraico passar por cima e diz:

“e não haverá entre vós esta praga destruidora quando Eu ferir a terra do Egito e assim os primogênitos dos israelitas foram protegidos “

E aí se vê outro significado importante da proteção de Deus e os egípcios não foram protegidos e depois diz:

Isso é um memorial, no dia 14, à meia noite, onde se lê no v. 29 com diz:

“e aconteceu à meia noite que feriu o Senhor todos os primogênitos da terra do Egito”

Então isso foi ao dia 14, primeiro ao lusco/fusco onde mataram o cordeiro e depois comeram de acordo com as instruções que foram dadas e depois à meia noite como diz: o Senhor passou por cima dessa porta que tinha o sangue que é o que lemos no v. 23:

“passará o Senhor aquela porta e não permitirá ao destruidor que entre em vossas casas para vos ferir”

E por isso Jesus Cristo, O Verbo, Aquele que veio a ser Jesus Cristo, os protegeu assim como nos protege através do seu sangue simbólico que permite a nossa redenção e os nossos pecados serem perdoados.

E vemos também que eles não deviam de sair de suas casas até ao amanhecer e por isso o dia 14 começa no por do sol, e à meia noite houve a morte pelo destruidor dos primogênitos egípcios, e não podiam sair da porta da casa deles até pela manhã como lemos ao fim do v. 22:

“nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã”

Ora os egípcios e o faraó quando isso aconteceu diziam: saiam daqui! E depois os apertou para saírem mas não podiam sair de casa até pela manhã que se vê aqui no v. 28:

E foram os filhos de Israel e fizeram isso como o Senhor ordenara a Moisés”

E assim fizeram, obedeceram e por isso se vê que obedeceram e não saíram de casa até a manhã e então se vê que foram apertados para sair e então eles receberam o favor da parte dos egípcios como lemos no v. 36 e então depois saíram mas saíram quando?

Depois de se arrumarem estes cerca de 600 MIL homens como lemos aqui, somente homens, e tem as mulheres, e as crianças, e depois há outra multidão de pessoas de outras nações que também quiseram ir também!

Então possivelmente estas 2 milhões de pessoas ou talvez até 3 ora para organizar esta saída do Egito, todos organizados, demorou um tempo pois quando vamos sair de casa para uma viagem demora um tempo para por as coisas todas organizadas e sabemos que leva tempo!

E aqui não era viajar mas sim fugir e apanhar as coisas como se diz aqui no v. 35:

“que os filhos de Israel de acordo com a palavra de Deus pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro e roupas”

E então quando se puseram tudo isto junto então saíram na noite seguinte, ao início da noite do dia 15 e por isso é que diz no v. 42:

“esta noite se observará Senhor porque nela os tirou do Egito, e esta é a noite do Senhor, que todos os filhos de Israel devem de comemorar nas suas gerações”

Por isso na noite do dia 14 foi a Páscoa me na noite do dia 15 quando saíram do Egito porque não podiam sair de casa até pela manhã e por isso saíram apenas ao início da noite do dia 15 que é a noite do Senhor.

Depois continuando a ler em EX 13:3-6 diz:

“disse Moisés ao povo: lembrai-vos deste dia que saístes do Egito”

Ora quando é que foi isto quando Moisés falou ao povo? Foi durante a parte do dia 15 que era este dia que é um DIA SANTO que é um dia de feriado e por isso saíram à noite pois durante o dia tiveram, digamos assim, um culto e durante esse culto disse:

“lembrem-se este mesmo dia que saístes do Egito da casa da servidão pois com mão forte o Senhor vos tirou de lá portanto não comereis pão levedado”

E por isso temos aqui a instrução de que não era para comerem pão levedado por 7 dias a partir do dia 15, primeiro dia dos pães asmos como diz no v. 6:

“sete dias comerás pães asmos e ao sétimo dia haverá solenidade ao Senhor”

Então foi assim que começou o significado, o simbolismo dos pães asmos, e vejam em EX 13:7:

“sete dias comerás pães asmos e o levedado não se encontrará contigo nem ainda fermento será encontrado em todo o teu território”

Por isso temos que tirar, simbolicamente, o simbolismo do pão levedado da área que esteja sob nosso controle e por que que isto é tão importante? Porque isto é um sinal de obediência a Deus e diz assim no v. 9:

“e será como sinal na tua mão e memorial entre teus olhos”

É um sinal, não uma marca, marca é forçado, por ex. a marca da besta é desobedecer às leis de Deus e o sinal é especificamente desobedecer ao Sábado e os anuais.

E o sinal de Deus é obedecer a Deus e por isso está na mão e entre os teus olhos porque representa trabalho e entre os olhos representa os nossos pensamentos e aqui diz isto é um sinal durante estes sete dias dos pães asmos tirarás todo o fermento.

Ora, o que o fermento faz a massa? O fermento leveda a massa, a faz encher e crescer; é isto um simbolismo espiritual deste período que é quando emos pecado e o fermento simboliza pecado.

E o pecado é como o fermento que faz crescer a massa do ponto de vista de ficarmos arrogantes, soberbos, cheios de ares e de auto importância e isso é o que temos que tirar da nossa vida e temos que nos arrepender e ser humildes.

Ora, o significado por isso, do dia dos pães asmos, que são sete dias e onde o 7 representa completamente, o significado é de que precisamos de tirar o pecado completamente da nossa vida.

Imagine se o mundo obedecesse às leis de Deus e tivesse pecado? As pessoas não matariam, não haveriam tropas, nem exército, e nem guerras, nem filmes violentos como matar ou essas ideias, e não haveria adultério nem pornografia, nem roupa assim reveladora, não haveriam violações de damas, não haveria aborto e nem divórcios, nem haveriam doenças sexuais transmissíveis.

Imagina se ninguém roubasse onde não haveria de trancar tudo à chave, não haveria necessidade de guardas de segurança, e nem policiais, não haveria medo durante a noite.

Imagine se ninguém mentisse, não haveria falsificação de documentos, nem haveria tanta necessidade de documentos de identificação, passaportes, etc.

Não haveria tribunais para resolver estes problemas que muitas vezes são causados por egoísmos das pessoas, das arrogâncias e das mentiras, e ainda mais se ninguém cobiçasse as pessoas estariam contentes com o que tem e não teriam este desejo de ter mais do que precisam.

E além disso uma parte dos mandamentos de Deus como sabem é de não haver outros deuses e por isso só adoravam a Deus e não haveria esta variedade de uma igreja, e outra, e outras crenças e outras ideias porque todos acreditavam no mesmo Deus.

O problema é que os israelitas foram rebeldes e não obedeceram a Deus, foram um povo rebelde, e desobediente como se lê em JR 5:21-25 e não vamos ler esta seção embora encorajo a vocês lerem ao seu vosso próprio tempo e verem como o povo não tinha temor de Deus e O desobedeceram.

E por isso hoje irmãos estou a falar de 3 benefícios dos dias dos pães asmos, sim, há muitos mais e quero apenas mencionar três e estes s]ao:

1º este dia dos pães asmos nos encorajam e nos fazem recordar da importância de obedecermos a Deus; e esse é um benefício pois quando obedecemos a Deus isso é para o nosso bem e nossa benção.

2º o dia dos pães asmos fazem de nos lembrar que não devemos de estar cheios de ar e auto arrogância e sim cheios do Espírito Santo de Deus.

3º os dias dos pães asmos que representam simbolicamente o comermos aquele pão e termos simbolicamente aquele pão da vida em nós que é sermos unidos, sermos um como Deus é e isto é estarmos perto de Deus.

E por isso estes 3 benefícios dos pães asmos vamos os analisar um bocadinho com maior detalhe cada um e então continuando a ler em EX 13:21-22 lemos aqui:

“o Senhor ia adiante deles, quando saíram do Egito, durante o dia numa coluna de nuvem para os guiar o caminho e durante a noite numa coluna de fogo para os aluminar a fim de que caminhassem de dia e de noite e Deus nunca se apartou do povo na coluna de nuvem durante o dia nem a coluna de fogo durante a noite”

Deus sempre esteve com eles e Deus oferece estar conosco e não só conosco mas também dentro de nós após o batismo e a imposição das mãos de nos dar o Seu espírito de Deus e estar conosco e dentro de nós.

E qual é a chave para fazer isso?  É o arrependimento e o compromisso de obedecer a Deus porque desobedecendo a Deus não teremos essa promessa, sim, somos salvos de graça pela fé de Jesus Cristo.

Não há nada que nós possamos fazer justificados mas uma vez que estamos justificados então agora temos que cumprir este compromisso e nos mantermos fieis a Deus até ao fim.

E isso representa de que precisamos de estar obedecendo a Deus até ao fim e alias se por ex. lerem ao início dos Dez Mandamentos em EX 20:2 diz assim:

“Eu Sou o Senhor Teu Deus que te tirei da terra do Egito e da casa da servidão”

A introdução aos Dez Mandamentos é que Deus nos tira deste Egito do pecado e a mesma coisa é aplicada a nós que vemos neste mundão e neste deserto do mundo de tristeza, de pecado, de sofrimento e Deus é que nos tira deste ambiente terrível, inicialmente agora, através do conhecimento, das leis e princípios e então começamos a ser pessoas diferentes.

Embora ainda estejamos no mundo embora não somos parte do mundo e futuramente seremos completamente liberados deste mundo quando viermos a ser seres espirituais.

E por isso lemos que os israelitas, então, quando saíram do Egito mas depois o que aconteceu? Começaram a murmurar e a criticar e vejam por ex. em EX 14:10 diz:

“que temeram muito e então os filhos de Israel clamaram ao Senhor”

Continuando no v. 11 que diz:

“disseram a Moisés: será que porque não haver sepulcros no Egito nos tirastes de lá para que morramos neste deserto? Por que nos tratastes assim? Fazendo-nos sair do Egito”

Por que estás a nos tratar assim? Por que temos estas dificuldades todas como cristãos? E agora uma vez que nos arrependemos e estamos a seguir o caminho de Deus por que é que temos estas dificuldades?

Sim, porque as pessoas pensam: estou a obedecer a Deus e isso deveria de tudo a correr bem! Mas não, não é sempre assim! Porque temos um inimigo e um adversário, temos o maligno e ele nos vai atacar e o simbolismo aqui era o Egito e o faraó que estava a atacar os israelitas.

E deus permitiu para nos provar! E para provar a eles!

E continua no v. 12 que diz:

“não é isso que dissemos no Egito? Deixe-nos e sirvamos aos egípcios pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto”

Estavam a olhar para trás! Olha estava muito melhor quando estava no mundão e quero voltar para o mundão, e quero continuar a viver esta vida de mundão.

Queridos irmãos não podemos olhar para trás e então Moisés nos vs. 13-14 diz:

“não temais e aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará”

E no EX 14:14 diz:

“o Senhor pelejará por vós e vós vos calareis”

Queridos irmãos quando encontramos dificuldades na vida temos que ter fé e acreditar em Deus que Ele diz: “nunca vos abandonarei”; ou nunca vos deixareis sozinhos e nós temos que ter fé em Deus.

Temo que ter confiança que Ele não mente e é fiel e diz que o Senhor pelejará por vós e nós como ministros estamos sempre a encorajar irmãos na fé e dizendo: Deus lutará por você, seja forte, seja corajoso porque só há uma opção que é andar para a frente.

Tiveram que andar para a frente e atravessaram o mar Vermelho e tiveram que obedecer pois não havia opção de desobedecer porque se não iam ser destruídos pelos egípcios.

E por isso o primeiro benefício no dia dos pães asmos é nos lembrar e encorajar de que precisamos ser obedientes a Deus continuamente até ao fim e vocês veem em EX 15:22 diz assim:

“fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho e saíram para o deserto de SUR e ficaram 3 dias no deserto e não acharam água, assim chegaram a Mara, todavia, não puderam beber as águas de Mara porque eram amargas e chamou-se mara, amarga”

“e o povo murmurou contra Moisés dizendo: o que havemos de fazer? O que vamos beber?”

E então se vê aí no v. 25 que diz:

“então Moisés clamou ao Senhor e o Senhor lhe mostrou uma árvore e lançou Moisés ramos às águas e elas se tornaram doces e deu-lhes ali Deus estatutos e uma ordenação e ali os provou”

Irmãos e Deus está a nos provar continuamente e vamos obedecer a Deus ou não? E acreditamos que Ele, Deus, diz que faz e fará; e não podemos facilitar a desobediência; temos que obedecer a Deus, sim, as vezes, somos confrontados com certas dificuldades, o mar Vermelho a frente, montes aos lados direito e esquerdo e o exército egípcio na retaguarda, atrás, e o que vou fazer?

Olha é fácil dizer: está bem eu vou facilitar um pouco e vou desobedecer a Deus e sei que Ele vai entender.

E queridos irmãos isso não é fé em Deus e temos que andar para a frente e acreditar em Deus e acreditar é obedecer e isto é um exemplo das duas árvores do período de Adão e Eva:

A árvore da vida e a outra árvore da morte; a árvore do caminho de Deus, de vida e felicidade, isto é, acreditar no que Deus disse que essa árvore é boa, simplesmente acreditar.

Ou não acreditar que é a árvore da morte e então nós estamos apenas a acreditar no nosso próprio raciocínio à parte de Deus, no nosso próprio entendimento, no que nós pensamos que é bom ou mau e isso é não acreditar em Deus assim como isso é não fazer o que Deus diz para fazer e isso também é falta de fé assim como isso é desobedecer.

Quando nós pensamos que a nossa ideia e que a nossa maneira de ver as coisas e que a nossa proposta, e a nossa sugestão é a melhor então estamos a descrer no que Deus nos diz, e em outras palavras, estamos a pensar que sabemos melhor que Deus.

Estamos cheios de ar, e de vaidade e de orgulho que significa cheios de fermento espiritual e esse é um benefício do dia dos pães asmos que nos fazem recordar de que precisamos de tirar este fermento espiritual da nossa vida deste pecado de pensar que as nossas ideias e pensamentos são melhores  que os de Deus.

E por isso eles murmuraram, os israelitas, porque não acreditaram de que Deus os ajudaria e por isso foram provados como lemos em EX 15:25, ao fim deste v.

Queridos irmãos ao fim de contas eles pensaram que sabiam melhor que Deus, pensaram que a opção deles era a melhor e então o que deveriam de ter feito? Como lemos em JS: tem coragem, anda para a frente, sejam fortes, como está em JS 1:6-9, andem para a frente.

Nós como ministros de Jesus Cristo queremos e temos que encorajar a vocês irmãos a obedecerem, e a não desistirem e esse é o benefício, ou digamos assim, o simbolismo dos dias de pães asmos que simbolizam andar em fé sem pecado na nossa vida e para o nosso bem.

O problema é que como disse pensamos que sabemos melhor e pensamos que olha esta soluço é melhor e então ficamos cheios de ar e ficamos inchados e ficamos soberbos e depois o que dizem: olha eu não fiz nada de errado porque estava a fazer o que era melhor mas não acreditaram em Deus e esse é o ponto errado.

E um outro benefício dos dias dos pães asmos e por isso que não podemos de estar cheios de nós próprios, cheios das nossas ideias, das nossas soluções, dos nossos pensamentos que óh isto é melhor maneira e sabemos que não é!

Precisamos de ver a necessidade de que precisamos de estar cheios do Espírito Santo de Deus e não dos nossos próprios e vejam aqui em 1 CO 5 onde Paulo está a escrever referente a um problema que existia em Corintos e aqui diz no v. 1:

“geralmente se houve entre vós imoralidade, porneia, imoralidade tal que nem entre os gentios, isto é, haver quem se atreve a possuir a mulher do seu próprio pai”

A sua própria madrasta, este homem, estava a possuir a mulher do seu pai e por isso Paulo diz: vocês estão ensoberbecidos e arrogantes e por que? olha nós somos pessoas que perdoamos, estamos a perdoar, sim, precisamos de perdoar mas não podemos permitir isso pois é algo a se lamentar como diz aqui:

E deviam de estar a lamentar para que fosse tirado do vosso meio quem estava a praticar esse pecado”

Temos que tirar esse pecado ou em outras palavras: este fermento espiritual da nossa vida, e da nossa comunidade e não é odiar a pessoa mas a pessoa tem que entender que não pode conviver na igreja com pecados deste gênero.

E por isso tem que haver arrependimento e por isso Paulo diz:

“eu já sentenciei (v. 3) como estivesse presente do autor de tal infâmia seja em o nome do Senhor Jesus remidos vós em meu espírito com poder de Nosso Senhor entregue a satanás para destruição da carne”

Tira essa pessoa da igreja e o põem nas mãos do maligno para que? para se arrepender! Para destruir este desejo carnal e para que depois possa retornar para a igreja.

O que realmente foi o que aconteceu quando lemos em 2 CO e por isso Paulo está a dizer no v. 6:

“não é boa a vossa jactância, não é bom o vosso orgulho, não é bom você dizer: olha somos pessoas tão boas, e somos cristãos que estamos a perdoar esta pessoa”

Não! Temos que tirar este pecado dentre nós! Tem que ser tirado de dentro de nós!

“não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?”

Aí está o exemplo deste fermento e no v. 7 diz:

“lançai fora o velho fermento para que sejais nova massa”

Lançai fora da vossa vida o velho fermento da maneira de vivermos, isto é, do velho e antigo homem, do antigo eu, o velho eu, tirar esse fermento espiritual da nossa vida para que sejamos uma nova massa espiritual, isto é, para sermos uma massa sem fermento e sem pecado a frente de Deus.

E como sois sem fermento físico, isto é, como vocês estão agora sem fermento e por que? Estavam sem fermento físico porque estavam a guardar os dias dos pães asmos e isto eram os coríntios e eram gentios!

E isto é Paulo a escrever aos coríntios e gentios a demonstrar que os gentios na igreja de Deus e na era primitiva, na era dos apóstolos, estava a observar fisicamente os dias dos pães asmos!

“pois, também Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado”

Cristo foi imolado e tirou e pagou pelos nossos pecados e agora por isso não podemos continuar a viver em pecado e temos que tirar o velho fermento da nossa mentalidade de seguirmos o caminho do pecado e temos que ser nova massa e como?

Porque não devemos de estar inclinados para as coisas da carne mas precisamos das coisas do espírito e por isso no v. 8 diz:

“celebremos a festa”

Qual a festa? A festa dos pães asmos!

“e não com o velho fermento, como mencionei no v. 7, esta carnalidade com inclinação para a carne, do velho homem e velho eu, com o pecado, da maldade e da malícia que é a inclinação de pensar o mal, mas sim com os asmos sem o pecado espiritual, isto é, a vida de sermos uma nova massa espiritualmente, com sinceridade e na verdade”

Por isso os benefícios dos pães asmos que precisamos de ver a necessidade de estarmos cheios do Espírito de Deus, isto é, inclinados para as coisas do espírito em vez de inclinados para as coisas da carne.

Vejam também em 1 CO 8:1 que diz:

“no que se refere as coisas sacrificadas a ídolos reconhecemos que somos todos senhores do saber; e o saber ensoberbece mas o amor edifica”

E quando temos esta ideia de que sou importante e que tenho este conhecimento e sei tudo é preciso de ter muito cuidado! Porque isso é uma arrogância mental nesta soberba do conhecimento porque este conhecimento leveda, é um fermento, e por isso precisamos de ter cuidado de pensar que sabemos tudo.

Eu sei tudo melhor do que os outros e até melhor do que Deus e por isso a minha opinião e minha maneira de ver as coisas é melhor do que Deus nos diz.

Não irmãos, precisamos de seguir a doutrina pura de Jesus Cristo e lemos em 1 TM 6:3-5 diz:

“se alguém ensina outra doutrina, irmãos não podemos de ter esta soberba de: olha isto quer dizer isto ou estou a injetar um significado diferente as escrituras? Não! Temos que ler a pura verdade da doutrina!

“por isso se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras do Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade essa pessoa é enfatuada”

É, digamos assim, um idiota e cheio de vaidade.

“nada entende, ou pensa que sabe tudo, porque não guarda como se disse: a doutrina sã”

“e então uma pessoa desse gênero tem mania de ter questões e contendas de palavras”

Ah é fácil de ter argumentos e olha isto acontece aqui e ali e em outro e isto quer dizer aquilo e são questões e contendas de palavras e precisamos de ter cuidado e mania de questões e contendas.

“como provocação, difamações, suspeitas malignas, quer dizer o resultado dessas questões e contendas de palavras o resultado é altercações sem fim, são difamações, são suspeitas malignas por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade”

E por que? porque não estão a seguir a sã doutrina.

“Supondo que a piedade é fonte de lucro”

Óh quanto ministros que se auto denominam dessa foram: olha, eu sou um ministro e eles só querem dinheiro.

Pensam que a religião é uma fonte de ganhar dinheiro e de fato a grande fonte de lucro é a piedade com grande contentamento, uma fonte de lucro diferente, no é dinheiro, e sim a piedade e ser como Deus é e estar contente com o que temos e isso é um grande lucro!

Irmãos vejam aqui também em FP 2:19-21 que diz:

“espero, porém, no Senhor Jesus mandar-vos Timóteo”

Paulo estava a dizer que iria enviar Timóteo, um ministro de Jesus Cristo.

“o mais breve possível assim que eu me sinta animado também tendo conhecimento da vossa situação porque a ninguém tenho mau sentimento que sinceramente cuide dos vossos interesses”

Como Timóteo que está interessado e tem amor pelos irmãos e para com os outros.

Queridos irmãos estes são os benefícios do dia dos pães asmos que nos ajudam a lembrar desta atitude e por isso durante a cerimônia da Páscoa, por ex., o lava pés que nos faz lembrar que precisamos de servir os outros e este é o compromisso que temos que fazer durante os pães asmos de que precisamos do Espírito de Deus  e de que nos precisamos de encher não de nós próprios, não da nossa arrogância, e não do nosso saber mas se encher do Espírito Santo de Deus é o que lemos em EF 5:18 que diz:

“não vos embriagueis com o vinho no qual há dissolução mas enchei-vos do Espírito”

Não vos encheis de bebidas alcoólicas, ou drogas, ou seja lá o que for que óh para me sentir bem mas encha-se do Espírito de Deus e Deus dá o Seu Espírito aqueles que lhe obedecem está em AT 5:32

Queridos irmãos se você quer ter sabedoria e o Espírito Santo de Deus então você peça a Deus e com fé como lemos em TG 1:5-6 e tenham coragem, andem para a frente e não olhem para trás e peçam com fé a sabedoria de Deus esta sabedoria com mansidão, isto é, com esta humildade e esta atitude maleável e andem para a frente.

Então irmãos: estamos cheios do Espírito de Deus? Ou estamos cheios de nós próprios? Estamos ensoberbecidos de nós próprios? Arrogantes? Pensando que sabemos tudo? Em altercações e questões de palavras? Ou estamos acreditando que Deus resolverá as dificuldades que temos?

Que Ele nos livrará e nos ajudará a atravessar o nosso mar vermelho?

Este é um dos significados e um dos benefícios dos dias de pães asmos e outro benefício desses dias é quando o Espírito de Deus está dentro de nós e vejemos em JO 14:17 porque Jesus Cristo estava aqui a falar aos apóstolos e diz a eles:

“o Espírito da verdade que o mundo não pode receber porque não O vê e não O conhece e vós O conheceis porque Ele habita convosco e estará em vós”

Era isto que Cristo estava a dizer aos apóstolos porque veio a estar com eles ou em eles quando do dia de Pentecostes.

Ora, como é que nós estamos a conduzir o Espírito de Deus simbólico como a glória de esquina que estava no templo e que estava com os israelitas, o Espírito de Deus também estará em nós e vejam a oração de Jesus Cristo em JO 17:9; onde antes de ser traído Ele orou:

“é por eles que Eu rogo e não pelo mundo mas por aqueles que Me destes porque são Teus”

E depois veio no v. 11 que diz:

“Eu já não estou no mundo mas eles continuam no mundo”

Sim, nós continuamos no mundo, irmãos.

“ao passo que Eu vou para junto de Ti, Pai Santo, guarda-os em Teu Nome, isto é, no nome de Deus que é a igreja de Deus e estamos guardados no nome de Deus”

“os que Me destes para que eles sejam um assim como nós”

Queridos irmãos quando temos o Espírito de Deus em nós, e estamos cheios do Espírito de Deus e desta essência de Deus, e desta maneira e sentimento de Deus e ter este, digamos assim, este “DNA espiritual” de Deus e dentro de nós então seremos e somos pessoas diferentes.

Somos regenerados pelo Espírito e somos lavados pelo Espírito e dia a dia somos santificados pelo Espírito e pela santificação do Espírito e vejam por ex. no v. 20 que diz:

“não rogo somente por estes mas também por aqueles que vierem a crer em Mim por intermédio da Sua palavra”

E isto se refere a nós que cremos em Jesus Cristo através da palavra destes apóstolos que está aqui na nossa Bíblia e então cremos em Deus e em Jesus Cristo.

“a fim de que todos sejam um como és Tu ó Pai em Mim e Eu em Ti e também Eles um em nós para que o mundo creia que Tu Me enviastes”

Tal como o Pai e Jesus Cristo são um, nós devemos de ser um com eles e está claro que não vamos deixar de ser pessoas individuais, não, mas devemos de ser um e estar unidos.

“Eu lhes tento transmitido a glória que Me tens dado (v. 22) para que sejam um como nós O somos”

Jesus Cristo quer e orou para nós sermos um, unidos, como o Pai e O Filho são um, Deus é um e o que isso quer dizer? Unido! E nós precisamos de estar unidos!

“Eu Neles e Tu em Mim (v. 23) a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade para que o mundo conheça que Tu Me enviastes e amastes como também amastes em Mim”

O vínculo e a conexão, a ligação de sermos um é o amor!

“a minha vontade, Pai, (v. 24) é que onde estou também estejam aqueles que Me destes para que vejam a Minha glória a que me conferistes e como me amastes antes da fundação do mundo”

Queridos irmãos precisamos de ter esta união e precisamos de estar perto de Deus assim tão perto que estamos cheios do Espírito de Deus e que temos Deus em nós, temos Cristo em nós, e como?

Bem, não é a pessoa individual de que Jesus Cristo está dentro de nós mas é esta mentalidade e este sentimento e esta maneira de ver, e esta essência de Deus, esta maneira de pensar, esta atitude de Deus que é a mesma de Jesus Cristo que é o mesmo Espírito pois só há um Espírito é esta maneira de ser de estar em nós.

E por isso como isso é possível? Vemos por ex. nos dias dos pães asmos que devemos de comer pão sem fermento, asmo, todos os dias e o pão simboliza o Espírito Santo e o pão asmo simboliza estarmos a ter Deus em nós e Cristo em nós através do Espírito Santo e desta essência de Deus e desta mentalidade de Deus e de Cristo em nós e Nosso Pai em nós e não é temos uma pessoa em nós, não é que o Espírito Santo é Cristo, é a essência, a maneira, esta mentalidade e sentimento que Cristo tem que é o mesmo sentimento que o Pai tem e por isso que Eles estão em nós, ambos!

Por que? Porque temos o mesmo sentimento , o mesmo Espírito e estamos cheios do Espírito de Deus!

Queridos irmãos nós precisamos de estar sem pecado e isso é outro simbolismo e benefício dos dias dos pães asmos e em IS 59 vamos ler então:

“eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar”

Se você está a ter dificuldades na sua vida e que certamente todos temos a mão de Deus não está encolhida para que não lhes possa salvar.

“nem Ele é surdo para não poder ouvir”

Deus não está surdo e você está a orar? E acha que Deus está surdo? O ponto é que os pensamentos de Deus são muito mais altos do que os nossos.

É como os nossos filhos que quer isto ou aquilo e o pai pode dizer: não vais ter isso ou aquilo e por que? porque os pensamentos do pai são mais altos que os pensamentos do filho e diz: não filho isso não é o ideal para ti e não te vou dar isso.

E o filho chora a querer aquilo ou isto e não pois o pai sabe melhor que é para o bem do filho ou da filha e por isso as vezes parece que o Pai não está a responder as nossas orações e não é porque Ele não nos ama.

Mas o pensamento Dele é mais alto do que o nosso pensamento mas quando desobedecemos a Deus isso é outro ponto porque diz aqui no v. 2:

“mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus”

Para estarmos unidos com Deus precisamos de estar a obedecer a Deus pois quando estamos a desobedecer a estas iniquidades e este fermento espiritual é o que diz aqui: nos separam de Deus.

Por isso lemos aqui: precisamos de fazer o que é bom e leiam esta seção de IS 59:3-7 muito interessante e significativa e por que? porque as pessoas no mundo têm: mentiras, injustiças, tecem teias de aranha é o que se passa hoje em dia com essas que chamamos de fake news que são notícias falsas e é isto o que fazem hoje em dia e diz no v. 7:

“os pés correm para o mal, derramam sangue inocente, pensamentos de iniquidade; e isto é o mundão hoje em dia, veredas tortuosas (v. 8) e por isso não tem juízo”

Não há justiça e não há paz na terra e por que? por causa do pecado e por isso é que Jesus Cristo tem que voltar e trazer paz à terra irmãos e por isso precisamos de ter uma afinidade com Deus.

E precisamos de nos aproximar de Deus como lemos em HB 10 e começando do v. 19 que diz:

“tende, pois, irmãos intrepidez para entrar no Santo dos Santos”

Nós hoje em dia podemos entrar no trono de Deus, espiritualmente, nas nossas orações.

“pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus aproximemo-nos com sincero coração e plena certeza de fé e confiança tendo coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”

E isto quer dizer: parar de pecar e tirar o fermento espiritual da nossa vida que é simbolizado por estes pães asmos que estamos a tirar este fermento por 7 dias que nos ajuda a gravar na nossa mente a pensar que precisamos de tirar todo o pecado da nossa vida.

E assim como fazemos isso dizemos assim como no v. 24:

“consideramos uns aos outros o bem dos outros não é só a nós próprios para estimularmos ao amor das boas obras”

E por isso é bom conviver uns com os outros quando podemos como observar a festa dos tabernáculos onde temos a oportunidade de conviver e coisas desse gênero.

Queridos irmãos ao fim de tudo é o que diz aqui estimularmos ao amor e as boas obras e o vínculo da união é o amor.

Queridos irmãos satanás falsificou tudo e falsifica tudo mas não os dias dos pães asmos porque estes dias simbolizam e apontam, tem este benefício espiritual de nos dar-nos um entendimento melhor do que é do fruto de obedecer a Deus.

E por isso lembrem-se dos três benefícios que eu mencionei hoje são:

1º) Precisamos de encorajar um ao outro a obedecer e não facilitar a desobediência.

2º) Precisamos de estar cheios do Espírito Santo em vez de estarmos cheios de nós próprios

3º) Precisamos de estar unidos com Deus e sermos um com Deus porque o que de fato nos faz ficar unidos, o vínculo da perfeição em unidade é o amor.