Que lhes irmãos, boa tarde ou boa noite! Hoje quero começar um estudo à seca do livro de Coríntios. E Coríntios era uma das maiores cidades do Império Romano, possivelmente a segunda maior cidade, depois de Roma, e situada na Grécia, cerca de 70 quilómetros de Atenas.
E a parte do sul, que era dessa, digamos assim, da cirurgia de uma península, era conectada à Grécia, através de um ístomo de cerca de 4 milhas, cerca de 6 quilómetros.
Para a parte oriental, temos o golfo sarónico, e para a parte oriental, o golfo de Coríntios.
E devem estar a ver aqui esta gravura, e ver se aqui onde a cidade de Coríntios é.
E comentava a parte oriental, tinha o golfo aqui, um golfinho, e isto era um ítimos, uns ítimos.
E para este outro lado aqui era o golfo de Coríntios. Por isso era uma cidade aqui no meio, entre estes dois mares, digamos assim, o mar, deste lado que era entre a Ásia e a Grécia, e o outro mar aqui, que era o mar Adriático.
E ver se então aqui esta ligação.
E muitas pessoas que iam de barco de um lado para o outro, em vez de irem à volta desta ligação toda, então tinham aqui uma possibilidade de levar os barcos através da terra, através deste ítimo, para o golfo Coríntio, a caminho do mar Adriático.
E por isso, o tráfico ou o trânsito seria da Norte-Açúl, através do país, mas desta ou esta ou esta ou esta, mais no nível medítimo.
E por isso, andar as pessoas de barco irem à volta disto, era cerca de mais de uns 350 km, e era uma viagem um caço mais perigosa através deste mar.
E, então, usavam esta cidade, como digamos assim, uma cidade no meio para viajar em um lado para o outro. Por isso era uma cidade de grandes negócios, e uma cidade que se tornou corruta, muito corruta, moralmente, e era conhecida pelos seus pecados. Vejam, por exemplo, em 1 Coríntios capítulo 6, 1 Coríntios capítulo 6, versículo 9 e 10, aqui, a falar de vários pecados que existiam aí, mas dizendo, não sabês que os injustos não herderão o rei de Deus, nem vos enganéis, nem impuros, nem adultos, nem infeminados, nem saudamitas, nem ladrões, nem verentos, nem bêbados, nem malizentes, nem roubadores, herderão o reino de Deus. Porque estas pessoas que haviam aí, ou que estavam aí, nessa seção, nessa cidade, digamos assim, eram conhecidas como muito, digamos assim, mundanas, muito pecadoras, e também havia, digamos assim, incesto dentro de famílias, como se lê em 1 Coríntios capítulo 5, versículo 1, um certo de imoralidade que nem era muito falada entre os gentios próprios, em que uma pessoa, por exemplo, possuía a mulher do seu próprio pai, e essa pessoa até estava dentro da igreja. E por isso era uma área de moralmente de grande decadência. Ora, Paulo foi a Coríntios durante esta sua segunda viagem. Aqui estou a demonstrar aqui a sua segunda viagem, a Misionária. Ele saiu da Antioquia, veio pelo sul da Turquia, esta área de Galácia, a Galácia dos Galatas, veio até Antioquia da Pmasínia, e depois foi para o norte e depois a ver se que ele teve esta visão de uma pessoa na Macedónia, e então ele foi para o que nós chamamos para a Europa. Esta Macedónia aqui, que é o norte da Grécia, e depois veio através da Grécia, é onde passou por várias cidades, acabou para ir a Tenas e depois a Coríntios. Isso foi o que ele fez na segunda viagem dele, que foi cerca do ano 52 a 53. Depois daí, Paulo, quando esteve em Coríntios, aqui em Coríntios, foi quando ele escreveu a Carta de Primeiro e Segundo de Sanos Nocenças, porque os irmãos aqui na Tessalônica estavam a ter certos problemas, e foi daí que ele escreveu Primeiro e Segundo de Sanos Nocenças.
Ele acabou a sua viagem, acabou a sua viagem, e vemos esse período em que ele acabou a sua viagem em Atos, capítulo 18. Se vocês forem ver comigo em Atos, capítulo 18, versículo 18, 19, 22 diz, chegados a Ephesus, então ele saiu de Coríntios e depois foi para Ephesus, deixou-os ali, ele porém entrou na sinagoga, pregava os judeus, e Roganlho, eles que permaneceram-se ali mais um tempo, não acedeu, mas despedindo-se, disse, se Deus quiser, voltarei para vós outros, e embarcando, partiu de Ephesus, então, tomou um barco, e partiu da Ephesus, e chegando a Cisareia, vemos aqui, chegando a Cisareia, desembarcou subindo a Jerusalem, então ele foi aqui a Jerusalem, convém aqui neste mapa, e tendo saudade à igreja, e depois voltou a Antiochia, que era, digamos assim, a base de onde ele entrava e saía, e assim acabou esta segunda viagem missionária. Depois, ele então começou a terceira viagem missionária dele, e se lessa em Atos capítulo 18 versículo 23, diz assim, passando ali algum tempo, saiu, isto é, para a terceira viagem atravessando sucessivamente a região da Galácia e Frigia, confirmando todos os discípulos, então ele saiu dessa área, e então foi para o que é a terceira, digamos assim, a terceira viagem missionária dele. Aqui está a terceira viagem dele, uma vez mais, ele saiu de Antioquia, como lemos aqui, atravessando sucessivamente a região da Galácia, esta região da Galácia, que é, e Frigia, Frigia, Frigia, veio aqui por esta secção, e depois confirmando todos os discípulos.
Nesse meio tempo chegou a Ifésio, então ele chegou aí a Ifésios, e foi daí que escreveu primeiro Coríntios. Quando ele chegou a Ifésio, escreveu uma carta aos irmãos aqui, em Coríntios, na terceira viagem. Isto terceira viagem foi cerca do ano 54 a 57, vemos que começou esta viagem em Atos 18, versículo 23, e essa viagem é descrita até Atos 21, versículo 16.
Dessa aqui a viagem, que depois daí veio mais a norte, veio de volta a Grécia, e depois acabou por voltar a Coríntios, e depois retornou neste caminho, onde ele acabou a ir a Milétios, chamou os irmãos de Ifésios, e despediu-se de eles, por disse a eles que não os iria ver de novo, e depois foi para Jerússam, onde sabemos que ele foi prisioneiro, e daí ele foi para Roma, como um prisioneiro. Essa é mais ou menos uma história breve desta secção.
Vemos também em Atos capítulo 19, versículo 1, aconteceu que estando a Paulo, em Coríntio, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Ifésio, e achando-lhe alguns discípulos, perguntou-lhe, recebesse-se porventura ao Espírito Santo quando creste-se. Vê-se aí, Apólus tinha estado em Coríntios, e então recebesse porventura ao Espírito Santo quando creste-se.
Ao que lhe responderam, pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.
Então, Paulo perguntou, em quem? Em que, pois, fosse batizado, e responderam no batismo de João.
E disse-se Paulo, João, e disse-se Paulo, João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresce naquele que vinha depois dele a saber em Jesus.
E eles, tendo ouvido isso, foram batizados, ou para dentro ou pela autoridade, do nome, em o nome de Jesus Cristo. E, impondo-lhe, Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo. Vê-se, então, aqui, que ele viu discípulos nessa área, ele estava em Ephesus, e aí, então, ele começou a estabelecer a igreja em Ephesus. E vence aí que o Evangelho se foi espalhando.
Foi espalhando. E, então, ver sem atos capítulo 19 versículo 21 e 22, diz assim, cumpridos estas coisas, Paulo resolveu, no seu Espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedónia e a Caia, considerando depois de haver estado ali, importa-me, ver também Roma. Tendo enviado a Macedónia dois daqueles que administravam, Timóthe e Irasto, promete-se algum tempo na Ásia. Na Ásia isto é em Ephesio. E, por isso, vence aí que Paulo tinha planos de ir à Macedónia, que é o norte da Grácia, mas entretanto, enviou Timóthe e ir atos à frente dele.
Mas, quando ele estava em Ephesio, ele recebeu cartas e informação de três membros em Coríntios, que haviam muitos problemas em Ephesio. Vigemos em 1 Coríntios capítulo 16, versículo 17 e 18. E diz alegre-me com a vinda de Stephanos e de Fortunato e de Caíco, porque eles supriram o que da vossa parte faltava, porque trouxeram o refrigério ao meu Espírito e ao vosso, reconhecei pois a homens como estes.
Por isso, ele recebeu notícias, digamos assim, desta delegação de três membros e trouxeram a ele uma carta, que tinha várias perguntas, que nessas perguntas revelavam os vários, ou descrevia, os vários problemas que existiam em Coríntios. E por isso, por causa disso, é que Paulo, então, escreveu a carta de primeiro Coríntios, ou epístola de primeiro Coríntios, para responder a essas perguntas. E ele provavelmente escreveu esta epístola, esta carta, ou pelo menos foi enviada durante o período da Páscoa, que recolemos em primeiro Coríntios, capítulo 5, versículo 8, que foi depois da Páscoa, porque está a dizer que celebremos a festa, não com o velho Fremento, nem com o Fremento da Maldada da Malícia, e sim com os ásimos da Sinceridade e da Verdade.
E por isso, esta epístola foi escrita durante esse período à volta da Páscoa e dos Pães-Ásmos. E por isso, vemos aqui, por causa do conteúdo da carta aos Coríntios, que era uma igreja que tinha, ou uma congregação que tinha, vários problemas, problemas de uma certa liberdade sexual, que não estavam a usar a sabedoria com os vários donos espirituales que Deus lhes tinha dado, como por exemplo, a capacidade de entenderem vários idiomas, como chama ilínguas, estavam a levar os membros da igreja à lei, à frente dos descrentes, estavam a ter dificuldades numa trimónio, haviam abuso da Páscoa, estavam a durante a cerimónia da Páscoa, estavam a fazer uma grande refeição, estavam a embebeder-se, havia vários professos falsos, havia uma má conduta durante os cultos, havia problemas acerca de carnos oficidas a ídolos, havia um mau entendimento da responsabilidade, ou do repel das damas na igreja, havia várias herzias acerca da resurrição e, como mencionei, havia este homem a viver com a mulher do seu próprio pai.
E por isso havia muitos problemas nessa congregação. A ponte de outra maneira era uma igreja com muitos problemas carnais, muitos problemas carnais. Por isso, como vimos, Coríntio era uma cidade de pessoas que andavam na marinha, gênero de marinheiros e coisas assim, pessoas que andavam no barcos e por isso era uma sociedade de grande deficiência moral. E assim, ele apresenta este tema, este grande tema, esta grande epístola aos Coríntios a perguntar o seguinte e vejam este tema em primeiro Coríntios, capítulo 1 versículo 13.
A caso Cristo está dividido. Porque causa destes problemas que havia na igreja causou muitas divisões na igreja entre os irmãos e por isso estava a plantar, digamos assim, está Cristo dividido. E esse, digamos assim, é um dos grandes temas gerais desta epístola. É possível também entre parentes que Paulo tenha escrito outras cartas aos Coríntios, mas só duas é que foram decididas para serem parte da Bíblia, o que nós chamamos primeiro Coríntios e segundo Coríntios. Então, vamos começar a ler, visto que já demos uma introdução geral à epístola dos Coríntios, vamos começar a ler, então, no versículo 1.
Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo. Um ponto importante aqui, chamado pela vontade de Deus para ser um apóstolo. Aqui está um princípio muito importante, que nós não nos chamamos a nós próprios para sermos ministros de Deus ou algo desse género, é Deus que nos chama para essa responsabilidade, para essa consagração. Principalmente o chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, este é o Paulo que estava a escrever esta carta, e o irmão Só Stenas, quer dizer, estes dois estavam juntos e estavam a escrever esta carta, e diz assim, há a Igreja de Deus. Isto é há a Igreja de Deus que está em Coríntios, isto é a congregação dos irmãos da Igreja de Deus que está estabelecida na cidade de Coríntios.
Há os santificados em Cristo, e aqui vê-se outro ponto importante, que são santificados em Cristo. E agora, vemos aqui, em Cristo Jesus, chamados para ser santos. É um ponto interessante, se você for ler primeiro Coríntios, capítulo 1, versículo 2, isto eu estou aqui a abrir a Bíblia que eu estou aqui no outro ecranho, por isso é que os meus olhos estão a olhar assim um card para cima, porque estou a ver a minha Bíblia aqui online.
E se você for à Almeida revista e corrigida, diz a Igreja de Deus que está em Coríntios, há os santificados em Cristo Jesus, chamados santos. Ora, na Almeida revista e atualizada diz chamados para ser santos, na Almeida corrigida diz chamados santos. É interessante, é bom, tomar nota que a palavra para ser não está no grego, não está no grego.
E por isso chamados santos, nós somos chamados santos. Santos quer dizer que somos separados, somos santificados, somos membros da Igreja, somos postos de lado separados dos outros do mundo. E essa é a característica da Igreja de Deus, somos chamados para sermos santos. Veja também em primeiro Salunicenses capítulo 4. Primeiro Salunicenses capítulo 4. Primeiro Salunicenses capítulo 4 versículo 7. Lembrem-se, por quanto Deus não nos chamou para a impureza, mas e sim para a santificação. Somos chamados para a santificação, somos chamados para sermos separados, diferentes do mundo. Não é para continuarmos a viver do mesmo modo do mundo.
E depois lembrem-se em segundo Timótipo capítulo 1, segundo Timótipo capítulo 1, segundo Timótipo capítulo 1 versículo 9. Porque nos salvou e nos chamou com santa vocação. Não segundo as nossas obras, Deus não nos chamou para a igreja para esta grande vocação, para esta grande responsabilidade, para esta grande obra que ele tem preparado para nós. Por isso é que uma das nossas missões da igreja é de preparar um povo, porque para a santa vocação que nós vamos ter no milênio e para lá do milênio.
E, por isso, não nos salvou deste mundão, vamos ser finalmente salvos quando seremos ressuscitados e transformados em seres espirituais, mas não nos salvou deste mundão e isso nos separou destas problemas deste mundão e nos chamou com santa vocação não segundo as nossas obras, não porque eu e você somos pessoas tão boas, não, não somos, mas conforme a sua própria determinação e graça, por causa da vontade de Deus que ele decidiu chamar e separar algumas pessoas, e isto é por causa da chamada dele, da determinação dele, digamos assim, do plano de Deus, da vontade dele e da graça dele de dar esta chamada a alguns primeiro, antes de os outros, porque esta chamada, esta graça, esta determinação dele que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos internos.
O plano de Deus requer este plano que foi projetado antes da criação do mundo, este plano que foi projetado a Deus, necessitava que Jesus Cristo morresse e necessitava que certos, certas pessoas fossem chamadas para serem preparadas para quando Jesus Cristo viesse à segunda vinda ter, digamos assim, uma equipe preparada para esta santa vocação, para serem os líderes que vão ajudar a Jesus Cristo, digamos assim, a noiva. Isto é, os seres espirituais que vão ser transformados à sua segunda vinda, à vinda de Cristo, que vão ser transformados para seres espirituais, para reinar com Cristo, para esta santa vocação.
E isto foi planejado, foi determinado que Deus queria fazer isto e tinha que fazer isto, foi determinado antes dos tempos internos. E por isso Deus nos chamou, não está a dizer que Deus tinha predeterminado que seria você ou eu ou outra pessoa, mas Deus tinha predeterminado que havia umas certas pessoas que Ele então chamaria ao seu tempo, mas foi predeterminado que algumas pessoas seriam chamadas para esta santa vocação, conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, e isto foi planejado antes dos tempos internos.
E por isso vemos aqui que nós temos uma grande responsabilidade de sermos separados do mundo. É o que a Bíblia chama a santificação do Espírito. Vejemos também aqui em Pedro, vou procurar exatamente onde está primeiro Pedro capítulo 1 versículo 2 que diz assim ou vou começar a ler do versículo 1 Pedro após Jesus Cristo aos eleitos que são furasteiros de dispersão em várias áreas. E leitos, isto é, selecionados, está claro, é chamados e eleitos, foram chamados e assim estão a ser selecionados, porque estão a responder a esta chamada e diz eleitos segundo a presciência.
Isto é, Deus tinha planejado isto tudo, Deus p... apresciência. Este é o plano de Deus, tinha isto planejado, não é que tinha predeterminado que seria você individualmente ou eu ou outra pessoa, mas tinha predetimado que haveria uma chamada e uma eleição de algumas pessoas, segundo a presciência de Deus Pai, e esta eleição, esta chamada e eleição necessitava que nós, através do Espírito Santo, que recebemos após o batismo e imposição das mãos, como lemos há pouco, ou em atos, é que, então, recebéssemos o Espírito Santo, e o Espírito Santo, que é o Consolador, que é aquele agente de Deus, que nos ajuda, que nos santifica, que nos renova a santificação do Espírito, é o Espírito que toca na nossa consciência esta...
que nos faz dizer, olha, não penses desse modo, não respondes a isso desse modo, tem cuidado como respondes, tem cuidado como estás a atuar, porque diz assim, em santificação do Espírito, para quê? Para a obediência, para obedecermos às leis de Deus. E, além disso, segundo a presciência do Pai, não só a santificação, mas também a expressão do San Jesus Cristo, porque é o San Jesus Cristo que nos limpa, que nos perdoa, que nos redime e isso, por isso diz, graças a Paz, a voz e paz, vocês são multiplicadas.
É o que está a dizer aqui em primeiro Pedro, mas voltando a Coríntios, primeiro capítulo, versículo 2, diz assim, a igreja de Deus que está em Coríntio, há os santificados em Cristo. Nós fomos chamados e leitos que estamos a ser santificados em Cristo através da santificação do Espírito Santo de Deus, que nos ajuda. Ok? Chamados os santos com todos os que, em todo lugar, invoca o Nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor, nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor Dele e nosso. Isto é, nós somos chamados e outros que igualmente são chamados como nós. E por isso há irmãos a volta do mundo, em vários locais que estão a ser chamados, não somos muitos, não somos muitos, somos poucos, é um aqui, outra colar.
E irmãos, não é um caminho fácil, não é um caminho fácil, é uma luta. E, queres irmãos, conforme os dias estão a ficar mais curtos, Satanás está a atacar cada um de nós, as nossas famílias, as nossas parentes, de uma maneira ou outra, para nos desencurajar. Para dizer, olha, não posso, por exemplo, ir à festa, ou coisas desse género. Satanás está-nos a atacar, irmãos. Precisamos de ter perseverança até ao fim e não desistir. E, por isso diz, graça a voz outros de paz da parte de Deus, nosso Pai e do Senhor, nosso Senhor, Jesus Cristo. E isto, sim, vemos que é um comprimento geral, ou normal, de Paulo, a dizer que cresçam em graça, em bondade, em carinho, na gentileza e que tenham paz, paz com Deus e paz com Jesus Cristo e paz na nossa consciência.
Por isso, seja de maneira que estejamos a viver, haja paz, um para com o outro. E por que é que Paulo está especificamente a dizer isto neste contexto aos corintios? Por causa das divisões que vêm entre eles. Por causa dos vários, digamos assim, pecados e problemas que existiam entre eles e que esses problemas estavam a criar divisões e ele está a dizer Cristo não está dividido e por isso estava a dizer a eles, Deus quer paz. Paz é resultado de união, é resultado de irmãos aprender a viver sem estarem zangados, porque quando não há paz há divisão.
Irmãos, quando uma pessoa está a puxar e está a puxar e quer deste, quer este, e está a acusar, olha, é tu a culpa, é tu a culpa, e está a causar divisão. Irmãos, isto não é o Espírito de Deus, não é o Espírito de paz, não é a sabedoria lado-alto. Vocês sabem sabedoria lado-alto, leem em Tiago capítulo 3. Sabedoria lado-alto traz paz, tem mansidão, não é este modo de divisão.
Não, não é este modo de divisão. Continuando, então, a ler aqui. Sempre dou graças, a meu Deus, a vosso respeito, a propósito da sua graça que vos foi dada em Cristo Jesus. Porque graça foi dada a elas, não só porque foram chamados, porque estão a ser justificados, foram justificados, ou que estão a ser regenerados pelo Espírito Santo. Isto é o outro tema que não dou a abordar agora.
Mas graça porque Deus tinha dado a elas, a dar graças a Deus, porque Deus tinha dado a eles muitos dons espirituais. É porque, lemos aqui, há vários dons espirituais mencionados aqui aos irmãos em Coríntios. Mas estas habilidades, estes dons, algumas pessoas tinham deixado isso, digamos assim, subir à cabeça e estava a causar divisões.
Porque não estavam a ser humildas através destas pensões que tinham. Por isso está a dizer, sempre dão graças a Deus, a Vossa Respeito, a propósito da graça que Deus tem de lado a vocês, as bondados, os dons que vocês receberam. E visto que Paulo vai, digamos assim, criticar os irmãos, digamos assim, nesta epístola, por outro lado está a dizer, precisamos de dar graça a reconhecer que o que nós recebemos e temos é pela bondade de Deus. E por isso está a referir a eles, está a apontar a eles ao autor a quem lhes deu estes dons, que é Deus. Deus é que deu a eles estes dons.
E por isso Deus deu a eles estes dons através ou por meio de Jesus Cristo. E por isso eles precisam de dar graças a Deus por causa disso e não usarem estes dons para causar divisões, porque causar divisões vão, digamos assim, estar embarassados perante Deus, por isso estava a mal usar ou mal aplicar os dons que tinham recebido.
No século 5. Porque em tudo fostes enriquecidos nela. Em toda a palavra e em todo o conhecimento. Sim, fostes enriquecidos. Como? Pelos dons, pelas graças, pelas misericordias, esbondades, ex habilidades que Deus está a dar a vocês, foram enriquecidos. E agora precisamos dar graças a Deus, em vez de estar a causar divisões entre os irmãos. Vejam em 2 Coríntios capítulo 6, versículo 10.
2 Coríntios capítulo 6, versículo 10. Diz assim, entre ex-dissidus, mas sempre alegres, pobres, mas enriquecendo a muitos. Nada tendo, mas persuindo tudo. Nós, queridos irmãos, fisicamente, muitas vezes somos pobres. Mas espiritualmente, espiritualmente, as bondades e os talentos e as habilitações que Deus nos dá, isso nos faz ricos espiritualmente. É muito importante nós, por isso diz, entre os dissidus, mas sempre alegres, pobres, mas enriquecendo a muitos. Enriquecendo em pontos espirituais, em conduta, em corajamento espiritual, uns aos outros. Vamos então continuar a ler, no versículo 5, de 1 Coríntios capítulo 1. Porquê em tudo, fossem enriquecidos nela, em toda a palavra e em todo o conhecimento.
Toda a palavra, isto, palavra que é palavra, é logos, que é a doutrina, que é ensino, fostes enriquecidos em todo o ensino que recebesse. Versículo 6. Assim como o destemunho de Cristo tem sido confirmado em voz. Isto é o destemunho de Cristo. Isto é a boa nova de que Cristo veio para nos perdoar, que até por causa disso recebemos esta possibilidade de nos arrependermos e o próprio arrependimento é um dom de Deus.
E aqui é confirmado, isto é confirmado pelos vários milagres que são feitos. Porque Jesus Cristo pregou e ele pregou e vários milagres foram feitos. Sabemos que houve vários milagres que Paulo estava a fazer e fez milagres e esses milagres foram visíveis. Por isso diz, assim como o destemunho de Cristo tem sido confirmado em voz. Como? Porque houve milagres, Paulo fez milagres, a frente desses irmãos, coisas aconteceram. E eles então veram que este evangelho, esta boa nova de Cristo estava a ser confirmada através de vários milagres que estavam a ser feitos através de Paulo e dos apóstolos.
Versículo 7. De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando voz a revelação do nosso Senhor Jesus Cristo, que não vos falte nenhum dom esperando a revelação, a manifestação de Jesus Cristo à sua vinda. Vejam, por exemplo, em Romanos capítulo 8, versículo 19. Romanos capítulo 8, versículo 19. Romanos 8, versículo 19. Há ardente expectativa da criação a guarda a revelação dos filhos de Deus.
A revelação dos filhos de Deus, a palavra revelação aqui é apocalúpsis, a palavra grego 603. A revelação isto é quando Jesus Cristo for revelado, isto é, à sua vinda, à vinda de Cristo. Também vejam em segundo de São Unicensos capítulo 1, versículo 7, segundo de São Unicensos capítulo 1, versículo 7. E há vós outros que sois atribulados, alivi juntamente com nós, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os ajos do seu poder.
Quando Jesus Cristo vier, à segunda vinda, a manifestação, a revelação apocalúpsis, esta palavra grega 603. Então, voltando a primeiro coríntios, capítulo 1, versículo 7, diz assim, de maneira que não os falte nenhum dom, aguardando-vos a revelação.
Uma vez mais, esta manifestação, esta relação apocalúpsis do nosso Senhor Jesus Cristo.
Nós aguardamos a vinda de Cristo, a vinda de Cristo, que ele vai ser relado com quando ele vier com os seus anjos. Veja também, em primeiro Pedro, capítulo 4, versículo 12 e 13. Amados, não estranheis o fogo artente que surge no meio de vós, destinado a provar-los. Que os irmãos não acham estranho. As dificuldades que existem agora entre os irmãos na igreja. Porque estas dificuldades estão a provar-nos. E não pensem que isso é estranho, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo. Pelo contrário, alegrava-vos na medida em que sois co-participantes dos sufrimos. Para que também na revelação de sua glória, uma palavra semelhante a apocalúpsis, apocalúpsis e grego 6.0.3, esta palavra revelação é 6.0.2, é uma variante da mesma forma que a palavra de Jesus. E para que também na revelação de sua glória, vos alegreis ezoltando. Quando Jesus Cristo vier, a glória de Jesus Cristo vai ser revelada. A glória de Jesus Cristo vai ser revelada. A glória de Jesus Cristo vai ser revelada. E isso é o que nós esperamos. Esperando esta manifestação, esta revelação de quando Jesus Cristo vier. Então, continuando, acabamos de ler primeiro Coríndios capítulo 1, versículo 7. Vamos agora ler o versículo 8. O qual também vos confirmará até ao fim para seres irrepreensíveis no dia do nosso Senhor Jesus Cristo. E por isso tal como leemos no versículo 6, que diz assim, assim como o destemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, o qual também vos confirmará até ao fim. Confirmará até ao fim para seres irrepreensíveis no dia do nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é, o que nós esperamos? O que nós esperamos? Para seres irrepreensíveis no dia do nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é, o destemunho de Cristo foi confirmado entre elas, através de Paulo, e nós também vamos ser confirmados. Isto deve ser estabelecido até ao fim. Isto nos ajuda a nós mantermos fieis até ao fim para nós sermos irrepreensíveis, mantermos fieis até ao fim. Isto é, no dia do nosso Senhor Jesus Cristo. Vejam aqui, por exemplo, em Romanos capítulo 14, versículo 4. Romanos capítulo 14, versículo 4. Diz, como é isto que julgas o teu servo alheio? Para o seu próprio Senhor está em pé ou cai? Mas estará em pé porque o Senhor é poderoso para o seu sostenho. O Senhor é poderoso para fazer você manter-se em pé, não desistir até ao fim. O Senhor é poderoso para manter você fiel até ao fim. Veja também em Romanos capítulo 16, versículo 25. 16, versículo 25. Ora, aquele que é poderoso para vos confirmar, para vos manter fieis, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardar em silêncio nos tempos internos. O Senhor é poderoso para vos confirmar, para vos ajudar a manter-se firmes até ao fim. Isto é a benção do Senhor. Precisamos de manter firmes. E Deus é capaz de nos dar ajuda para nos manter-nos firmes. Este é o seu plano. Vejam também, porque o plano de Deus é para nós sermos filhos e filhas de Deus. Ele quer que nós cheguemos a esse alvo, a essa neta. E Ele fez tudo e continua fazendo tudo. Fez tudo, porque Deus é o Seu único Filho, Jesus Cristo, para morrer por nós. E Ele continua fazendo tudo, como o Senhor Jesus Cristo, como o nosso humo sacerdote, a intercedir por nós, agora, para ante o Pai, como o nosso advogado de defesa, a nos defender, a nos ajudar. E por isso, Deus está a fazer tudo. Ele é capaz de nos confirmar. O ponto é, nós não devemos andar para trás. Temos que andar para frente, em fé. Temos que dizer, não vou andar para trás.
A Bíblia diz, por exemplo, você tem que guardar o sábado. Oh, não vou guardar o sábado, porque é muito difícil, isto e tudo, e tal. Deus vai entender. Irmão, irmãos, temos que ser fiéis. Oh, eu não vou guardar, observar a festa, porque a coisa financeira está a ficar muito difícil. E Deus vai entender, não vou guardar a festa. Irmãos, Deus é capaz de nos confirmar, mas nós temos de fazer a nossa parte. Então, continuem a ler aqui, em primeiro de serão de licenso, capítulo 5, versículo 23 e 24. O mesmo Deus nos dá paz, vos santifique em tudo, e o vosso espírito, alma e corpo. Isto é o vosso desejo espiritual, o espírito homem, não o homem. A vossa alma, isto é a vossa ser vivente, a nossa energia, e o vosso corpo físico, sejam conservados, integros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.
Por isso, Deus da Paz nos ajuda a santificar e a nos dar o Espírito Santo de Deus para isto, para que nós, no nosso mente, no nosso espírito, na nossa vida, com a nossa força, com o nosso corpo físico, façamos tudo para sermos conservados, fiéis, integros e irrepreensíveis. A vinda de Cristo, fiel, é o que vos chama, o qual também o fará.
Fiel, é Deus que vos chamou e Ele fará com que você receba a glória, desde que você não desista, desde que você não anda para trás.
Desde que você não diz, olha, os problemas são tão grandes, eu vou desistir. Deus vai compreender. Não podemos desistir. Irmãos, eu quando vejo, e sim eu vejo irmãos a desistirem, eu fico muito triste.
Portanto, fiel, é o que vos chama, o qual também o fará.
Vejam em Judas, Judas capítulo 1, só há um capítulo em Judas, por isso que ajudas um, no ciclo 24 e 25. Ora aquele que é apoderoso, para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação e maculados diante da sua glória ao único Deus, o nosso Salvador, mandiante Jesus Cristo, Senhor Nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras e agora por todos os séculos.
Amém? Aquele que é apoderoso, para vos guardar de tropeços. Deus é capaz de vos ajudar para que vocês não venham tropeçar. Sim, se você cair levante-se, por Deus vai ajudá-lo.
Não continuando, em primeiro coríntios capítulo 1, versículo 8. Vamos agora ler versículo 9. Fiel é Deus, pelo qual foste chamados. A comunhão, isto é a convivência de seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Fiel é Deus. Lembra-te que Deus nunca vai permitir que sejas tentado ou provado para além do que consegue suportar. Vejam comigo primeiro coríntios capítulo 10, versículo 13. Primeiro coríntios capítulo 10, versículo 13. Fiel não vos sobreveia o tentação que não fosse humana, mas Deus é fiel e não permitirá que sejas tentados além das vossas forças. Pelo contrário, juntamente com a tentação, vos provará liberamento de sorte que a possas suportar.
Diz irmãos, você não vai ser tentado ou provado para além do que você vai ou pode suportar.
Somos coerdeiros com Cristo da Sua glória. Ele quer você e eu no seu reino.
Se o seguimos a Ele, se com Ele sofremos, com Ele recebemos, receberemos a glória. E como lemos aqui, em primeiro coríntios capítulo 1, versículo 9, Fiel é Deus pelo qual foste chamado-os a convivência, a comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).