A epístola aos Coríntios, a primeira epístola. Nesta epístola, Paulo abordou e tem abordado muitos problemas que estavam a confrontar a Igreja em Coríntio. Agora, nos capítulos 12, 13 e 14, vai abordar outro problema acerca de como estavam a usar os domes espirituais. Agora, vamos abordar este assunto entre esses estudos, capítulo 12, um estudo, capítulo 13, outro estudo e capítulo 14, outro estudo. Mas os três podem se ver em conjunto, como eu vou demonstrar daqui a pouco. O capítulo 12 trata de domes, domes do Espírito Santo de Deus. Em primeiro lugar, domes é diferente de que o fruto do Espírito. São duas coisas diferentes. Agora, em primeiro coríntio, os capítulos 1, versículo 4 a 7, vemos que a Igreja em Coríntio tinha recebido muitos domes espirituais. Vamos, então, ler, começando no versículo 4 do capítulo 1. Sempre dou graças a meu Deus, a vosso respeito, a propósito da sua graça que vos foi dada em Cristo Jesus, porque em tudo foste enriquecidos nela, enriquecidos como? Enriquecidos com vários domes espirituais. Em toda a palavra, em todo o conhecimento, assim como o Testimunho de Cristo tem sido confirmado em vós, de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação do nosso Senhor Jesus Cristo. E por isso vemos aqui que a Igreja em Coríntio tinha recebido muitos domes espirituais, mas, como vemos, diretamente, eles estavam usando esses domes incorretamente, ou digamos assim, indevidamente, e estavam a usar esses domes de uma maneira que estavam a causar divisão na congregação.
Por exemplo, falar em idiomas diferentes é um dom muito importante mencionado aqui nesta epístola, por aquela região onde eles estavam, a região de Coríntio era um ponto central de comércio internacional devido à sua localização geográfica. E por isso era um local ideal para a propagação da boa nova do que Jesus Cristo nos traz para se espalhar pelo mundo.
E por isso falar em vários idiomas era importante em Coríntio. Mas, quando falar em línguas diferentes se torna uma coisa arrogante e de ser, olha, sou melhor que tu, porque eu falo em uma língua, que é língua ou outra língua. Uma coisa, esse assunto pode se tornar facilmente um assunto, um dom que é usado incorretamente ou mesmo falsificado. Ora, no capítulo 12, de 1º Coríntio, Paulo aborda o assunto de que vários dons diferentes, dons espirituais diferentes, são dados aos irmãos de um modo ou da maneira que Deus decide. Uma pessoa a um certo dom, a outra pessoa a outro dom. No capítulo 13, depois, Paulo explica que existe uma maneira mais excelente ou uma maneira melhor de como usar esses dons espirituais. E depois, no capítulo 14, Paulo reúne este assunto para abordar o problema, ou um dos problemas, que existia em Coríntio, porque vimos que haviam vários problemas em Coríntio.
E este problema que ele está a abordar agora é a incompreensão da razão pela qual nos dá, na pela qual Deus nos dá dons espirituais.
Perdão. Elos não estavam a entender a razão pela qual Deus nos dá dons espirituais.
Por exemplo, usando o exemplo do dom de línguas ou de idiomas diferentes, Paulo, então, demonstra como eles estavam usando esse dom de uma maneira mais excelente ou de outra maneira. Paulo explica que eles não estavam usando esse dom da maneira de vida. E qual é a maneira de vida? É para edificar a igreja, para a edificação da igreja. E assim, em Coríntio, alguns tinham o dom espiritual de falar ou entender outros idiomas, mas alguns, por qualquer razão, por qualquer motivo, podiam estar a atuar ou fazer parecer que fossem pessoas mais espirituais ou melhores do que outros irmãos, porque tinham maior capacidade ou habitação ou doms, particularmente de traduzir ou explicar o que outras pessoas estavam dizendo em outros idiomas.
E então estavam usar isso de modo para se engrandecer, serem mais arrogantes, para se exibirem que eram melhores que outros. E até alguns podiam estar atuando, digamos assim, fingindo, como se soubessem mais línguas que outros. E, às vezes, até podiam começar a falar em língua, que não era língua, simplesmente para dizer, olha, eu tenho mais esta língua, não é? E sabe-se quem é? Então, vês esta atitude incorreta, uma atitude que não estava certa, porque não entendiam o que é que Deus dá certos dons?
E está claro, quando eles faziam isso e quando havia esta arrogância, isso abre uma grande porta a Satanás para causar problemas na Igreja. E até, em certos casos, pode vir a ser que venha possessar uma pessoa. Agora, a palavra dons, porque estamos aqui a ler no capítulo 12, a palavra dons, grego 5486, carisma, é um favor recebido sem qualquer mérito. É um don da Graça Divina. E algumas pessoas podem ter um don e outras pessoas podem ter um don diferente. Pessoas podem ter dons diferentes. Não é que uma pessoa seja melhor que outra, é que Deus decide dar um certo favor, uma certa Graça a um pessoa, um certo don, enquanto decide a outra pessoa dar um don diferente.
A palavra Graça, por outro lado, que é a palavra grega 5485, assim, a palavra don é 5486, carisma. A palavra Graça é 5485, caris, quer dizer bom-vontade, bondada-morosa, favor. Por isso, don e Graça, dons, carisma e Graça, caris, são palavras muito semelhantes em grego. Ora, dons do espírito, não são necessariamente talentos ou habilidades naturais. Por exemplo, tem pessoas que têm certos talentos ou habilidades naturais, por exemplo, sabe cantar muito bem, tem boa voz, sabe tocar o piano. Às vezes, praticamente, não precisam de ser ensinadas e têm ouvido para tocar o piano.
E todos nós temos talentos naturais diferentes. Serem pessoas que têm certos talentos, outras pessoas que têm outros talentos naturais. E durante a nossa vida, podemos desenvolvê-los ou melhorar esses talentos ainda mais. Mas don espirituais são concedidos sobrematuralmente a nós. Ora, essas podem, em alguns casos, aprimorar talentos ou habilidades naturais. Deus pode dar dons de acordo com as nossas habilidades e simplesmente melhorar e aumentar essas habilidades naturais.
Por outro lado, pode dar dons adicionais à pessoa. Agora, vamos começar agora a ler no versículo 1, de 1º Coríntios, capítulo 12. A respeito dos dons espirituais não quer irmãos que sejais ignorantes. É interessante tomar nota que a palavra dons aqui no versículo 1 não está no grego. Não estou a dizer que tenha sido introduzida incorretamente, porque sim está a falar acerca de dons espirituais. Mas no grego simplesmente isso é a respeito dos espirituais. Não quer irmãos que sejais ignorantes. Ora, espiriguagem é porque vem através do Espírito Santo de Deus. São dons que Deus nos dá através do seu Espírito. Continuando a ler no versículo 2, sabéis que, outra hora, quando eras gentios, deixávamos conduzir-vos, tensháveis conduzir-vos aos ídolos mudos segundo eras guiados.
Quer dizer, estavam a ser guiados por idolatria, por ídolos, pedaços de madeira que realmente eram mudos, que não falavam. Por isso, vos faça compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma a nátima Jesus. Ora, esses ídolos mudos que eram um pedaço de madeira, ao fim de conta, muitos dessas pessoas inspiradas por esses ídolos eram inspiradas, digamos assim, por Deuses falsos e do latria. Mas, está a falar aqui, ou deixe-me voltar atrás, ou seja, aqueles que falavam através, ou eram conduzidos pelos ídolos mudos, segundo eles eram guiados, estavam a ser guiados por estes espíritos irrados, não eram os espíritos de Deus, espíritos do mal.
Por isso, vos faça compreender que ninguém que fala pelo espírito de Deus afirma a nátima Jesus. Ou outras palavras, a nátima quer dizer, ao mal dissuado. Jesus está claro, estamos a falar pelo espírito de Deus, não vamos dizer isso. Mas, como é que certas pessoas podiam estar a ser iludidas ou enganadas na realidade, a darem a dizer a nátima Jesus, mas não queriam dizer isso, mas efetivamente estavam a fazer isso.
Vou dar um exemplo. Neste contexto, é que falando em línguas, sem saber o que estavam a dizer, não estavam a dar um bom exemplo a Jesus Cristo. O comentário bíblico do expositor coloca este assunto desta forma. Diz assim, vou citar agora, eles se formularam uma teoria que se adaptasse aos seus próprios preconceitos e sustentavam que o Logo Divino desceu sobre Jesus no seu batismo e falou e agiu através dele, mas o abandonou antes da crucificação.
Para ele, Jesus foi um mero homem como reu na cruz a morte amaldiçoada. E por isso havia este ensino nóstico, este conceito de que o Logos, aquela que, a palavra, aquela que veio a ser Jesus Cristo, que se esvaziou, é que se desceu sobre Jesus no seu batismo e que agiu através dele, mas que abandonou o homem antes dele morrer na cruz e deixou ele ser amaldiçoado. E por isso essas atitudes incorretas, baseadas neste ensino falso, estavam a fazer com que as pessoas não entendiam realmente quem era Cristo e isso vence hoje em dia no mundo.
Essas ideias que existem acerca de quem é Deus são semelhantes a isto e por causa dessas atitudes estavam também a dizer amaldiçoado Jesus, aquele homem. Veja esse exemplo em segundo João capítulo 7. Segundo João capítulo 7. Em segundo João capítulo 7, vocês dizem porque muitos agrenadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne.
Jesus Cristo veio na carne. O Logo divino se esvaziou e se tornou carne e veio a ser Jesus Cristo e por isso Jesus Cristo veio na carne. Jesus Cristo, o Logo, deu a sua vida física na cruz. O Logo não abandonou esse homem Jesus como mero homem e o deixou amaldiçoado, uma morta amaldiçoado. Por isso, vários ensinos que existiam estavam a dizer que Jesus, aquele homem, tinha sido amaldiçoado e esse é um enganador e um anticristo e por isso havia várias maneiras de enganar as pessoas. Uma delas era enganar de quem era Cristo. Por exemplo, eles não podiam dizer ou não entendiam que Jesus é o Senhor.
A palavra que era o Senhor era a palavra grega curioso, mas na Bíblia Septuaginta do anticristo que era grega, em grego, na Septuaginta, a palavra iaue, Senhor, é traduzida como curioso.
E por isso, quando dizer que Jesus é Senhor, usando a Septuaginta, poderia estar a dizer que Jesus é o YH, WH, Senhor. E isso só podem lhe dizer isso, que Jesus é Senhor através do Espírito Santo de Deus. Por isso é que diz no versículo três, por outro lado, ninguém pode dizer, Senhor Jesus, senão pelo Espírito Santo. Mesmo hoje em dia, muitas pessoas pensam que o YH, WH, o Senhor, ou Jovem, ou Yhá, é o nome do Pai. Mas muitas vezes a palavra Jovem, ou Jovem, ou como eles vão dizer, essas quatro letras no tétrograma, muitas vezes essas quatro letras no tétrograma, no antigo estamento, está a referir a Jesus Cristo. Veja, por exemplo, Zechariah 14.
Zechariah 14. Zechariah 14. Zechariah 13. Zechariah 14. Zechariah 14. Zechariah 14. Zechariah 14. Zechariah 14. Então virá o Senhor, vem aqui em letras maiúsculos, que significa que este tétrograma YH, WH, virá o Senhor e quem é este Senhor? Quem vai sair? E vai pelejar contra todas as nações. Este é Jesus Cristo, a sua segunda vinda, quando Ele sair e vier do céu como a sua segunda vinda, Ele vai pelejar contra todas as nações.
E diz assim no versículo 4, naquele dia estarão os seus pés, este é os pés de Jesus Cristo, sobre o monte das Oliveiras que está de fronte de Jerusalém para o Oriente. E depois continua esta polícia. Vence aqui claramente a falar de Jesus Cristo. No versículo 5, ainda de Zechariah 14, ao fim do versículo 5 diz, virá o Senhor, letras maiúsculas, YHWH, e sabemos que é Jesus Cristo. E depois diz, meu Deus! E todos os santos com Ele. Por isso, aqui está a falar que Jesus Cristo, o Senhor, é meu Deus.
É Deus. Vejam também no versículo 12. Esta será a praga que o Senhor, como vejam mais, em letras maiúsculas, que é o Tethragrama, ferirá a todos os povos que guerriarem contra Jerusalém. Este é Jesus Cristo, está vindo a Ele. Vejam também no versículo 16 e 17. Todos restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, soberão de ano para ano para adorar o rei. Quem é o rei? É Jesus Cristo, o Senhor dos exércis. Senhor, letra maiúscula. Tethragrama. E para celebrar a festa dos tabernacos. Claramente está a falar de Jesus Cristo. E se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém para adorar o rei, o Senhor, letra maiúscula, dos exércis, não virá sobre ela chuva.
Está claro a falar de Jesus Cristo. Por isso, vence, há várias escrituras no antigo justamente que se referem a Jesus Cristo usando o tethragrama YHWH. Vejam Romanos capítulo 14. Romanos capítulo 14. Romanos capítulo 14, ciclo 11 e 12. Como está escrito? Por minha vida, diz o Senhor, direante de mim se dobrará todo o joelho e toda a língua dará alovores a Deus. Isto vem, diz aí, às 45, versículo 23, que uma vez mais está a falar de YHWH. Senhor, está a falar de Jesus Cristo.
Versículo 12, continuando a ler Romanos 14 e 12, assim pois cada um de nós dará contas, sim mesmo a Deus. Philippe 2, versículo 9 a 11. Philippe 2, versículo 9 a 11. Pelo que também, Deus o exaltou de maneira que lhe deu o nome, que está acima de todo o nome, e para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus e na terra, debaixo da terra.
Foi o que acabamos de ler agora, em Romanos 14. E toda a língua confessa que Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus. Irmãos, isto, como mencionei, é extraído ou tirado de Isaías 45, versículo 23. Vigemos, então, Isaías 45, versículo 23. Para mim mesmo, tê-lo jurado da minha boca, saiu que é justo e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se durará todo o joelho e jurará toda a língua. E, por isso, eu tenho que dizer que eu não posso falar. Tão-me a falar aqui, como se vê, no versículo 21. Está a falar, pois não há outro Deus, senão eu, o Deus Justi e Salvador. E, por isso, eu tenho que dizer que eu não posso falar.
Eu não posso falar. Como se vê, no versículo 21, está a falar, pois não há outro Deus, senão eu, o Deus Justi e Salvador. E não há outra lei de mim. E, pois, diz, no versículo 23. E, diante de mim, se durará todo o joelho. Está claramente a falar de Jesus Cristo.
Vejam também, versículo 5 a 7, diziaías 45. Dizem, eu sou o Senhor e não há outro, além de mim não há Deus. Elohim, plural. Eu te singirei, ainda que não me conheces, para que se sabe até o nascente do sol e até o puente, que além de mim não há outro. Eu sou o Senhor e não há outro.
E, por isso, vemos que o Pai delegou tudo àqueles que se esvaziou. E, por isso, vence em muitas secções da Bíblia, no Antiguitos, que Jesus Cristo é referido como o Senhor, o tetragrama. Continuando a ler aqui em Coríntios, 1 Coríntios versículo 12, por outro lado, ninguém pode dizer Senhor Jesus. Não podem dizer o Senhor, sim, é no grego, por isso era curioso, mas, como vimos, muitas vezes na secta ojinta referia a Senhor Curios, traduzindo do YHWH, é bem possível que estava a falar aqui acerca de, quando eles falaram, possivelmente, em Aramaico ou em Ibraico, estava a falar do tetragrama Senhor, eletro-maiúsculos. E por isso é que diz aqui, por outro lado, ninguém pode dizer Senhor Jesus, senão pelo Espírito Santo, porque muitas pessoas dizem, olha, Senhor, Mestre, nem ensino, e tal, mas aqui está a falar a unível mais alto. Mesmo hoje, muitos chamam Jesus de Senhor e Mestre, mas eles obedecem a Jesus Cristo, fazem-nos os Cristis para fazerem, em Luka 6, 46, vejam, porque é que me chamam o Senhor e não fazem o que eu digo para fazer? E por isso, voltando aqui ao contexto do primeiro Coríntio, os capítulos dela, 12, os ídolos que estavam a ser guiados, estes deuses falsos, espíritos malignos, eles estavam a ser guiados por eles, mas agora que estão convertidos, estão na igreja, eles devem compreender que o Espírito Deus não pode dizer que aquele homem Jesus era amaldiçoado. Não podem dizer que, só podem dizer pelo Espírito Santo, que Jesus é o Senhor, com o significado, deste significado profundo, e outro ponto é que não podiam dizer mal, exemplar, ou de ser um mau exemplo, de como falavam e falando coisas sem saber o que estavam a dizer, porque estavam a dar um mau exemplo a Deus, e por isso assim, ele está a abordar o tema, que é usar os dons incorretamente, não edificar a igreja e não dar glória a Deus Jesus Cristo. E depois, então, ele começa a abordar assunto, aqui, no versículo 4, e diz, ora, os dons são diversos. Mas o Espírito é mesmo. Há uma diversidade de dons, há vários dons, são diversos. Por exemplo, há uma distinção de colocar os dons a umas pessoas e dons diferentes a outras pessoas. Por isso, há vários dons, e Deus decide, há uma variedade de dons, há vários tipos de dons para fazer a obra de Deus. Há vários tipos de dons para edificar a igreja. Continuarem, então, a ler no versículo 5. E também há diversidade nos serviços. Mas o Senhor é o mesmo. A palavra serviços, é a palavra grega diaconia, de onde se tem a palavra diáculo, mas também pode ser ministro, porque são formas diferentes de servir. Há diversidade de serviços, alguns como diáconos, alguns como ministros, há diversidade de maneiras de servir. E como vamos ver ao fim deste capítulo, vemos que Deus nos dá servos. É um don também de Deus, de nos dar servos, pessoas a servir, a igreja com vários talentos, várias dons espirituais, com os como ministros. E por isso o próprio Ministério é um don de Deus.
E depois continuo a ler aqui, no versículo 6. E há diversidade de realizações. Isto é de atividades, de operações, diferentes atividades, ou secções da obra, ou funções da obra, diferentes administrações para fazer a obra. E debaixo dessas diferentes funções, precisamos de dons espirituais diferentes. Esta palavra realizações, também pode ser que é a palavra grega energema, que significa atividades ou operações, também é traduzida como Deus opera. É traduzido como operações, no versículo 10, operações de milagres. E no versículo 11, é traduzido como, diz assim, no versículo 11, é traduzido realiza. Mas um só espírito, um só e o mesmo espírito, realiza. Isto é, na alma da revista atualizada, na alma da revista encorregida, diz opera. E por isso há várias operações, mas o mesmo espírito. Por isso, o espírito dá, 11 espirituais, para fazer várias atividades na Igreja, para ter várias maneiras de servir na Igreja, seja como diáculos ou como ministros, ou seja, o que for. O versículo, o ler agora, o versículo 7. A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso. Por que é que desde há domes? É porque esta pessoa é melhor que a outra? Não. Não é para um lucro maior pessoal ou individual. Deus dá domes para o benefício do corpo. Por isso é que está avisando a um fim proveitoso. Não é para um alto engredecimento. Ora, vamos agora, ele vai começar a descrever vários domes. É importante notar que há basicamente duas categorias de domes. Ou, outra maneira, podemos classificar os domes em dois tipos genéricos. Um é domes para servir. E outro é domes para evangelizar ou propagar a obra. Vou pôr em palavras diferentes. Um é domes silenciosos para servir. E outros são domes demonstráveis para evangelizar ou para propagar a obra. Por isso é que diz aqui, mas a manifestação do Espírito é para o benefício do corpo de Cristo. Para um fim proveitoso. Agora, vamos ver essas categorias de domes. Porque cada um versículo 8 é nada mediando o Espírito a palavra da sabedoria. Digamos assim, é um dom adicional, uma medida adicional. Mas falando, podemos dizer que é demonstravel. Se vê, demonstravel. Para o evangelho, para pregar, para ensinar. Para ensinar. O outro diz assim, a palavra do sabedor, perdão, o outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento. O versículo 9, o outro, no mesmo Espírito, a fé. A certa pessoa tem fé. E o outro, no mesmo Espírito, domes de cura. Ora, domes de cura. Aqui vê-se que a domes de cura é no plural. Neste caso, é domes de curar. Vê-se, por exemplo, em Tiago 5-14, que, em certos casos, esses domes de cura eram, digamos assim, para servir. Para servir a igreja, para servir os irmãos. Para ungir os irmãos quando estão doentes. Digamos assim, eram domes, digamos assim, silenciosos. Mas também há, às vezes, curas, milagrosas públicas. Por exemplo, lembramos em Atos 5-15-16, que era a sombra de Pedro, certas pessoas eram curadas. Por quê? Porque estava a apontar, era um dom, nesse caso, demonstravel, porque estava a ajudar a propagação da obra nessa altura.
O verso século X temos aqui o outro, operações de milagres. As milagres acontecem e atraiam multidões. Mas realmente, pensa como Jesus Cristo fez muitos milagres, mas muito poucas pessoas foram convertidas, porque ao fim desses três anos e meio só havia 120 pessoas. Ora, não foi os milagres que converteu pessoas, se atraiam multidões. Milagres ajuda a pregação, chama a atenção a certas coisas, mas converter é outro assunto. Muitas vezes, a minha experiência não é por causa de milagres. Sim, há um milagre grande que é a chamada de Deus e entenderem a palavra de Deus, mas esses milagres visíveis, o resultado não tem sido, vence pelos frutos, não tem sido, ou causado, grandes conversões de pessoas. E depois diz assim também, outro dono de profecia. Profecia seria pregação inspirada, pregar de uma maneira que é inspirada, que é ensinar de uma maneira inspirada.
Não é estar a dizer profecias do que vai acontecer amanhã e estas notícias que queremos aqui, isto significa algo no outro e tal, porque na maioria destes casos, na grande maioria destes casos, estas coisas são todas falsas, incorretas.
O outro diz assim o descerenimento dos espíritos. Uma pessoa tem este, consegue ver o que está atrás do que esta outra pessoa está querendo dizer. Tem este sermimento especial, isso é um dono espiritual.
A outros, a capacidade a interpretar várias línguas ou vários idiomas. Deus dá essa capacidade a pessoas. Paulo, por exemplo, falava vários idiomas. É um ciclose, mas um só e o mesmo espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as como via praxe a cada um individualmente. Deus vai repartindo, repartindo, vai distribuindo como ele quer. Como Deus decide a esta pessoa dar este dono espiritual, ou outra pessoa dar um dono diferente. Ou seja, um dono é encorajar outra pessoa. Você que haja um irmão, esteja muito desencorajado. E então, Deus está a dar a você um dono, é encorajar um irmão. Um dono irá ajudar esse irmão ou irmã quando está muito doente, tem uma certa dificuldade. E vai repartindo e distribuindo essa pessoa.
Um capítulo em paralelo a este é Romanos 12. Romanos 12, vejemos como se era a ler no versículo 4. Dizem, porque assim como num só corpo temos muitos membros, nem todos membros têm a mesma função. Nem todos membros têm a mesma função. Nós temos dedos, temos braços, temos oeiros, temos pés, temos tronzelos, cada um tem a sua função e cada um serve o corpo fazendo a sua função. Por isso nem todos membros têm a mesma função. Assim também nós, como quanto muitos, somos um só corpo em Cristo, que é o corpo espiritual de Cristo, a Igreja de Deus, e membros juntos dos outros.
Assim, tendo porém diferentes dons. Sim, o joelho tem, digamos, uma capacidade a atuar como joelho. O tronzelo tem uma capacidade a atuar como tronzelo. O nariz atua como o nariz. Cada um vai servir silenciosamente o corpo físico, igualmente. Na Igreja de Deus, os irmãos têm vários dons espirituais e esses dons, como diz aqui, no versículo 6, do Romário 12, tendo porém diferentes dons, segundo a graça que nos foi dada. Deus decido de dar esses dons. Se profecia, seja a segunda proporção da fé, se ministério, dediquemos ao Ministério, se você tem um don de servir, seja diálogo, seja como ministro, sirva. O que ensina, esmerce, não fazê-lo. Se Deus dá a você um don de ensinar, faça o seu esforço de ensinar da maior maneira possível. Ou o que exhorta aquele que está a encorajar a outra pessoa, se você pode ter um don de encorajar outro irmão ou outro irmã. Falar com ela, falar com ela, ir lá e dar-lhe coragem quando ela ou ela está desencorajada, desanimada, machucada emocionalmente. Estamos a ajudar um a outro.
O que contribui, isto é, está a repartir com liberalidade, o que preside com diligência, o que exerce-se-me, se recorde com alegria. Vemos aqui que existem vários dons diferentes, mas somos um só corpo. E, por isso, vamos continuar agora em 1º Corinthians capítulo 12, versículo 12.
Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos constituem um só corpo, assim também corresponde ao Cristo.
Somos só um, somos um corpo. O que se faz, o que acontece, é que muitas vezes uma pessoa não está satisfeita, não está contenta com a responsabilidade que Deus lhe deu no corpo de Cristo. Se Deus deu a você uma responsabilidade no corpo de Cristo de encorajar, faça isso da melhor maneira possível. Se Deus deu a você, o corpo de Cristo, uma capacidade de discernir, e de ajudar outras pessoas a discernir e a ver coisas, faça isso da melhor maneira possível para servir o corpo de Cristo. Se Deus deu a você um dom de ensinar, ensine da maior maneira possível.
Se Deus deu a você a capacidade de distribuir e contribuir e ajudar em qualquer maneira física, quando pessoas têm um problema físico, mas Deus deu a você a segunda ajudar essa pessoa, faça isso com liberalidade.
Em 1 Coríntios, capítulo 10, versículo 17, diz porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo, porque todos participamos do único pão. Pão espiritual, pão bem lá do céu, que é um pão da vida que é suscrito.
Nós somos todos partes importantes do corpo de Cristo. Por exemplo, o joelho diz, olha, não preciso do cotovelo, ou não preciso do turmeselo. Todos têm uma função importante.
Versículo 13, de 1 Coríntios 12. Pois, em um só espírito, todos nós fomos batizados em um corpo. Por um só espírito, fomos batizados, fomos imersos, para dentro de um só corpo. Pela autoridade do Cristo, em Nomes do Cristo, mas fomos batizados em, ou para dentro de, um só corpo. Em grego, e, e, s, para dentro. O Espírito de Santo Deus é que você faz você parte da igreja. É o Espírito de Santo Deus que nos gera. Nós recebemos o Espírito de Deus e recebemos assim a sua natureza. Nós somos batizados com o Espírito de Deus, atos 11, versículo 5 e 1. Também atos 11, versículo 16 e 17. Mas agora devemos ser um. Devemos ser unidos. Veja, por exemplo, João 10, versículo 30. João 10, versículo 30. Diz assim, eu e o Pai somos um. O Pai, Jesus Cristo, são um. Queria-se dizer que são uma pessoa, não. São duas pessoas, mas são um. E nós temos que estar unidos com eles. Devemos com o Pai e com o Filho. Nós devemos ser um, como eles são. Isso foi, como sabemos, o que Jesus Cristo orou. Veja aqui, em João, capítulo 17, versículo 11, que diz, ao fim do versículo 11, diz, Pai Santo, guarda-os em teu nome, os que me destes para que eles sejam um, assim como nós. E no versículo 21, diz assim, afim de todos sejam um. Como este o Pai e mim e eu e em ti, para que eles, para que, como tu, és, em mim e eu e em ti, também sejam eles um em nós, para que o mundo creque que tu me enviaste. E depois diz, no versículo 22, para que sejam um como nós o somos. E no versículo 23, eu, Nels e tu, em mim, afim de que sejam aperfeiçoados na unidade. Por exemplo, ser um. Por isso, através de um espírito, somos parte de um corpo. E Deus nos coloca nesse corpo aonde Ele deseja. Uma pessoa é um tronozelo, outra pessoa é um joelho, outra pessoa é um ouvido, outra pessoa é uma boca, outra pessoa é o nariz, seja o que for. Espiritualmente, Deus põe você dentro do corpo de Cristo, como Ele quer, como Ele deseja. E então dá a você dons espirituais para você cumprir a obra que Ele está a dar a você, para você fazer. Veis, vamos então ler no versículo 14, no versículo 18. Por que também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé, porque não sou mão, não sou do corpo, nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser, não sou olho, por isso não sou do corpo, nem por isso deixa de ser, parte o corpo, parte o corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo o corpo fosse ao fato? Ouvido, onde estaria o alfato? Mas Deus expõe os membros, colocando cada um deles no corpo. Se no corpo espiritual de Cristo, na Igreja de Deus, como lhe aprove? Como Ele quer? Como Ele deseja? Versículo 19. Se todos porém fossem um só membro, onde estaria o corpo. Por isso Deus nos dá funções diferentes, operações diferentes, e por isso nos dá dons diferentes.
Versículo 19. Se todos porém fossem um só membro, onde estaria o corpo. O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Se você pensa, ah, eu deveria ter um papel diferente na Igreja de Deus, mas, onde é que você pôs na Igreja? Então faça o que você pode, com o don que Deus lhe deu, o don espiritual que Deus lhe deu para fazer o que você pode fazer na Igreja. Versículo 21. Nem podem os olhos dizer a mão, não precisamos de ti. Nem ainda a cabeça aos pés, não precisam de vós. Pelo contrário, pelo contrário, os membros do corpo, que parecem ser mais fracos, são mais necessários, e os que parecem menos dignos no corpo, esses damos muito maior honra. Também os que, em nós, não são decorosos, revestimos de especial honra. Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso, contudo Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha. Para que não haja divisão no corpo, pelo contrário, terem os membros com igual cuidado em favor um dos outros. E que, em vez de precisamos cuidar um dos outros, nós temos habilitações ou talentos ou dons espirituais diferentes para trabalharmos de mão dada, como um corpo, para fazer a obra. E uma parte da obra, por exemplo, no corpo, o joelho, a parte da obra do joelho, não é estar a falar, é de ajudar, de estar a funcionar bem, para que essa pessoa se sinta bem, para que depois a boca possa falar.
E, por isso, todos nós temos uma função importante de cuidar um dos outros, para que o corpo esteja saudável, para haver edificação do corpo, para podermos crescer e, de Deus, nos preparar para reinar no mundo da manhã, deste modo, por siglo XXVI. De maneira que, se o membro sofre, todos sofrem com ela. E, se o membro deles é honrado com eles, todos se reorgizam. Estávamos a dizer, há pouco, que o Romano dos Doce é um capítulo paralelo, vejam, então, o Romano dos Doce versículo XV, que diz assim, alegravos com os que se alegram e chorai com os que choram. Se um irmão na igreja está muito doente, todos nós choramos com ele, e temos compaixão com ele na igreja. Se o irmão na igreja está muito alegro, nós estamos alegres com ele ou com ela. Continuando a ler, então, em 1 Coríntios capítulo 12, versículo XXVIII. A um estabeleceu Deus na igreja primeiramente apóstolos, em segundo lugar, profetas, entre o terceiro lugar, mestres, depois operadores de milagres, depois dons de cura, de curar, socorros, governos, veridades de línguas. Existe uma hierarquia, e Deus dá vários dons, várias responsabilidades, conforme seja necessário nessa era, nessa região, na igreja.
Mas existe uma hierarquia.
Vejam em Eiffésios capítulo 4, versículo 11 e 12. Eiffésios capítulo 4, versículo 11 e 12. Diz assim, mas ele mesmo concedeu, isto é, deu, como lembramos na Almeida revista Incrujida, deu dons para servir a igreja.
Mas ele concedeu uns para apostos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastor e mestre, com vistas ao profecimento dos santos, da igreja, para o desempenho do seu serviço, do seu ministério, de ajudar uns aos outros. Para quê? Para que o propósito é que temos donos?
Para a edificação do corpo de Cristo. Aqui vemos, em primeiro lugar, que o ministério é um don para a igreja. E o propósito de todos nós temos vários donos e trabalharmos em conjunto. Parte deste corpo é para a edificação espiritual da igreja.
Continuando a ler, onde estávamos a ler há pouco, versículo 29, primeiro corínteros 12, versículo 29, porventuras são todos apóstolos, ou todos profetas, são todos mestres, ou para dois milagres, têm todos donos de curar, falam todos em outras línguas, falam todos interpretar as línguas. Não, não, sim, existem melhores dons. Entretanto, procurar e conselo os melhores dons. Sim, alguns dons são melhores. Uns têm uma oportunidade maior de servir, de ajudar mais pessoas. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sob remodo excelente. Uma outra palavra. Sim, há vários dons. Temos vários dons para servir a igreja. Mas eu quero mostrar a vocês uma maneira, a melhor maneira, uma maneira melhor, uma maneira que ajuda melhor para usar esses dons com uma atitude necessária em todas as partes da obra da igreja, uma maneira melhor. Por isso, no capítulo 12, vimos que Deus nos distribui vários dons, se for isto de hoje. No próximo estudo, vamos ver que há uma maneira mais excelente de como usar esses dons, uma atitude que é necessária em todas as partes da obra, isto é, em todo o uso dos vários dons de Deus, há uma atitude mais importante, mais excelente como usar esses dons. E depois, no outro estudo, seria do capítulo 14, vamos, então, a ver a função dos dons. Ou, em outras palavras, porque é que Deus nos dá dons espiritual?
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).