O corpo é semeado em corrupção - essa corrupção deve se revestir de imortalidade. Deus elevará aqueles que são de Cristo a um nível diferente de existência. Uma qualidade de vida muito maior e alegre. Paulo conclui sua epístola dizendo aos irmãos para começarem sua coleta de bens, alimentos etc., para as igrejas na Judeia que estão passando por uma fome.
Ora, boa noite, irmãos. A esperança da ressurreição é um tema tão importante que deve nos tornar inabaláveis no caminho de Deus. Após explicar que, sem ela, isto é, sem a esperança da ressurreição, o evangelho é em vão, Paulo então mostra que houve muitas testemunhas incluindo ele mesmo. Cristo foi o primeiro a ressuscitar dos mortos e nós o seguiremos em sua segunda vida. Esta esperança, além da nossa morte, é tão grande que nos deve motivar a morrer diariamente. Isso é o que lemos no versículo 31, no capítulo 15. Amor, o protesto que cada dia morro. E, depois, continuando, lemos assim, Cristo foi o primeiro a ressuscitar dos mortos e nós o seguiremos em sua segunda vida.
Esta esperança, além da nossa morte, é tão grande que deve nos motivar a morrer diariamente, como disse, há pouco. É muito importante entendermos isto, por isso é que eu repeti isto para entendermos isto completamente. Esta esperança é muito grande. Isto deve-nos motivar a continuar vencendo as nossas fraquezas carnais, sejam mentais, ou seja, for diariamente. Eu, pessoalmente, até risco, queria dizer o seguinte. Precisamos manter esta grande esperança em mente, provavelmente muito mais do que fazemos.
Por que? Para nos dar motivação adicional para vencer com a ajuda do Espírito Santo de Deus. Isto é para morrer diariamente. Agora, Paulo continua em resposta à pergunta com que corpo seremos ressuscitados. Então, Paulo explica que, assim como uma semente precisa morrer, antes que uma nova planta venha a surgir ou crescer, da mesma forma, nosso corpo humano precisa morrer. Isto é corromper-se ou de cair para que um novo corpo incorruptível seja levantado em sua... isto é, segunda vinda de Cristo e sua segunda vinda de Cristo. Então, velemos, versículo 42. Leça-se assim. Assim também, a ressurreição dentro dos mortos semeia-se o corpo em corrupção e ressuscitará em incorrupção.
Semeias o corpo em corrupção. Eu vou abordar estas palavras gregas acerca da corrupção, incorrupção e imortalidade, porque é bom entendermos profundamente estes significados. Esta palavra em corrupção é a palavra grega 53-56 Pharao, quer dizer que é sujeito à decadência, à destruição, ao parecimento. E a realidade, este corpo nosso está sujeito à decadência, à destruição, ao parecimento. E depois diz, como estou a ler aqui no versículo 42, resuscitará em incorrupção, que é a palavra grega 861, a fársia, a qual vamos falar, como eu disse, um querinho mais acerca disso daqui um pouco, quer dizer incorruptível, ou, em outras palavras, em perpetuidade.
Às vezes é traduzida também como sincero, incorruptível, em perpetuidade, e às vezes é traduzida como sincero, vamos ver isso. Ora, o corpo humano está sujeito à decadência, isto é, a poder ser, ser destruído no solo, mas é resuscitado incorruptível para a perpetuidade. Então, lendo no versículo 45, assim também está escrito, o primeiro homem, Atão, foi feito em alma vivente, o último Atão, em espírito vivificante. Atão foi um ser vivente, como a vida temporária. Cristo é um espírito vivificante que dá vida, mas verdadeira vida, a vida eterna.
Ora, vejamos um mecaninho acerca deste ponto, de ele dar a vida eterna. Isto é importante entendermos isto, irmãos. Vou abordar aqui algumas escrituras, que já abordámos muitas vezes, e por isso é um gênero de breve revisão. Primeiro, João, capítulo 1, versículo 4. Ele diz assim, ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E ele tem a vida para nós, ela é que nos vai dar a vida eterna. Mas vemos que nele está a vida. Depois, vejamos, João 5, versículo 26. João 5, versículo 26. Diz, porque, como o pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao filho ter a vida em si mesmo. Então, entender o que está a dizer aqui, o pai tem imortalidade e deu ao filho ter a vida em si mesmo, isto é, imortalidade. João 14, versículo 6. Diz Jesus, eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.
Nós devemos seguir Cristo, Ele é o caminho, Ele é absolutamente verdade, e Ele é a vida. Ninguém vem ao Pai, se não para mim. Ele é a vida, e quando a bíblia fala de vida neste tipo de significado, está a falar da vida eterna, da verdadeira vida. A vida, não é desta vida humana. Vejam também, em primeiro João, capítulo 5. Primeiro João, capítulo 5. Primeiro João, capítulo 5. Começando a ler no versículo 11. E o patrimonio é este, que Deus nos deu a vida eterna.
E esta vida está em seu filho. Sim, Deus nos está a dar a vida eterna, ainda não a temos. Quando viermos ser os suscitados, como veremos, que Paulo explica a maior detalhe, em primeiro 45, como vamos ver daqui a pouco, ele nos vai dar imortalidade, porque vamos suscitar a imortalidade. Mas diz assim, e o testimonio é este, que Deus nos deu a vida eterna. O plano de Deus é para nós termos a vida eterna, como através do filho, porque diz, e esta vida está em seu filho? Sim, está hoje, em seu filho. A vida eterna está em seu filho.
Jesus Cristo, depois do suscitado, está agora na vida eterna. Acho que não há dúvida nenhuma disto, mas é importante entender isto. E Deus nos vai dar esta vida eterna. Então, vejamos também em 1 Coríntios 15, o versículo 21 e 22. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. A morte veio por Adão e a ressurreição dos mortos veio para o Cristo. Porque assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Todos voltarão a viver em Cristo. É que a Bíblia diz que há ressurreição para a vida eterna e há ressurreição para o juízo. Mas todos serão vivificados. Por isso Cristo é um espírito vivificante que nos dá a vida. Isto é, a nossa morte foi paga, mas quando estamos a falar aqui neste contexto de termos a vida eterna, que é a primeira ressurreição, que é direto para a vida eterna, é uma vida eterna de qualidade.
É importante entender uma vida eterna de qualidade. Não é só ter uma vida eterna, mas tem uma boa qualidade de vida. Boa qualidade de vida. Então, continuando a ler no versículo 46. Mas não é o primeiro, o espiritual, se não o natural. Isto é, a Dão não é o espiritual, é o natural. Depois o espiritual, foi Cristo.
O primeiro homem, a Dão, da Terra, é terreno. O segundo homem, Jesus Cristo, o Senhor é do céu. Vamos agora focar um bocadinho nesta palavra o Senhor. O que, irmãos? Vou demonstrar que aqui está uma implicação direta de que a palavra Senhor, aqui está a falar da palavra Ibraica, YH, WH e AoÉ, Jove. Vamos então ver um bocadinho mais disso acerca em Isaías 45, Isaías 45, versículo 5. Isaías 45, versículo 5. Isaías 45, versículo 5, vemos.
Eu sou o Senhor. Vemos que o Senhor é a letra meiústula, quer dizer que é YH, WH e AoÉ, ou de Alva. Eu sou o Senhor e não há o outro. Fora de mim não há Deus. Eu te sinheirei ainda que tu não me conheças. Em Isaías 45, versículo 5, na versão grega de Isaías 45, versículo 5, que se chama Aceptuaginta, a palavra é que usada para o Senhor é curioso, grego 29, 62. Mas agora vejam, para provar ainda mais a curadamente, ou detalhadamente, vejam o versículo 23, de Isaías 45. Vocês devem ler o capítulo inteiro, porque este é um capítulo maravilhoso, quando tem este entendimento. Mas vejam versículo 23. Por mim mesmo. Ora, quem é a mim mesmo que está a falar?
Porque lemos o versículo 5, eu sou o Senhor, ele é das maniúsculas, e lhes, por mim mesmo, tenho jurado. Já saiu da minha boca a palavra de justiça e não tornará atrás. Que diante de mim, sabemos quem este é, é o versículo 5, eu sou o Senhor, diante de mim, se durará todo o joelho e para mim jurará toda a língua. Então, entende-se bem, diante de mim, todo o joelho se durará e toda a língua jurará. Quem é este mim? Vejam, então, em Romanos capítulo 14, versículo 10. Romanos 14, versículo 10.
Mas tu, porque jogas teu irmão, ou tu também porque expressas o teu irmão, pois todos avemos de comparecer ante o tribunal de Cristo, sim, vai ser Cristo que nos vai julgar, irmãos. Temos que entender isso perfeitamente, é Cristo que nos vai julgar. Continuando, então, a ler no versículo 11, porque está escrito como eu vivo, diz o Senhor. O Senhor é que disse, leemos isso em Isaías 45, versículo 23. E veja assim, que todo joelho se durará a mim e toda a língua confessará a Deus.
Quem está a falar? Irmão está a falar de Cristo. Está a falar de Cristo. Vejam, e filipensas, capítulo 2, versículo 10. Para que, ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra?
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus-Pai. Jesus Cristo é o Senhor. Jesus é o Senhor. E vemos aqui, comparando com Isaías 45, que está a falar de Y, H, W e A. Jesus Cristo é o Senhor. Então, voltando em Coríntios 15, versículo 47, ao fim de Dese, lemos o segundo homem, que é Cristo, o Senhor é do céu. Isto significa bem claramente que esta palavra Senhor, embora em grego, ou seja, a palavra Curios, está a referir-se à palavra hebraica Y, W, H.
Então, Y, W, H e A é muito importante entendermos isto, porque, na realidade, muitas vezes, a palavra Iaue, no entitustamento, é usada referindo a Cristo. E, às vezes, também é usada referindo ao Pai. Temos que entender e ler e discernir baseado no contexto. Então, continuando agora no versículo 48, qual o terreno, tais são também os terrestres? E qual o celestial, tais também os celestiais?
Algumas versões bíblicas, e usa a palavra homem, mas a palavra homem está em talico. Na Almeida Corrigida Efiél diz qual o terreno, tais são também os terrestres. A palavra homem está em talico, mas está correto. Em Génesis 1, versículo 26, vemos que, como o homem foi feito à imagem de Deus. Génesis capítulo 1, versículo 26 e 27. Vigemos.
Génesis 1, versículo 26 e 27. E disse Deus, isto é Elohim, que é uma palavra plural, Elohim. Façamos plural o homem à nossa plural imagem, conforme a nossa plural semelhança. E domino sobre os peixes do mar, sobre os árvores dos céus, sobre o gado, sobre toda a terra e sobre todo o reptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem, Deus Elohim, plural. Criou Deus o homem à sua imagem. A imagem de Deus Elohim o criou. Homem e mulher os criou. A composição física, natural do homem, a nossa composição somos do gênero humano, mas já somos da imagem de Deus. Parecemos como Deus é, agora, mas não em composição. A composição nossa é do gênero humano, é física, é mortal, mas somos semelhantes da imagem da semelhança. A Deus parecemos como Deus é, agora, mas não somos da mesma composição, da mesma qualidade de tipo, de material, digamos assim, porque somos físicos e não somos espirituais. E também não somos ou não temos o caráter de Deus. Sentiremos, no futuro, a sua imagem em composição e em caráter, mas hoje estamos desenvolvendo, através das nossas dificuldades e problemas na nossa vida, testes que passamos e desafios, desenvolvendo o caráter de Deus agora. Estamos desenvolvendo a imagem de Deus em caráter. Na resolução, a primeira resolução, a resolução à vida eterna, teremos o caráter e a composição de Deus. Em Romanos 8, versículo 17, em Romanos 8, versículo 17, acerta, lemos. E se nós somos filhos, somos logo herdeiros, também, verdadeiramente herdeiros de Deus. Vamos herdar a mesma composição, na sua família, a composição de que ele é hoje. A nossa composição hoje, fisicamente, é segundo o adão. Mas a composição espiritual, vamos ter o acer do género, do tipo da família de Deus. Verdeiramente, herdeiros de Deus. E com herdeiros com Cristo. Sim, vamos herdar o que Cristo vai herdar também. Vejam também 1º João, capítulo 3.
1º João, capítulo 3.
Vejam mais um, capítulo 3, versículo 2. Amados, agora somos filhos de Deus. Hoje em dia, nós que temos o Espírito Santo de Deus, somos filhos de Deus. Fomos gerados por Deus. Temos o Espírito Santo de Deus em nós, que se uniu com o Espírito homem no homem. Somos gerados, somos filhos de Deus. E ainda não é manifestado o que a vemos de ser.
Mas sabemos quando ele se manifestar, isto é, quando Jesus Cristo vier, seremos semelhantes a ele em composição. Porque assim, como é, o veremos. Na composição que ele é, nós veremos esta composição, porque hoje em dia não podemos ver Jesus Cristo ou ver Deus na glória em que eles estão, porque senão isso nos queimaria. Mas veremos Cristo como Ele é, à recepção. A recepção. Reciclo 50, de 1º Corinthians 15.
Acho que não li 49, mas deixe-me ler 49. E assim, como trouxemos a imagem de torreno, assim teremos também a imagem do celestial. Reciclo 50. E agora digo isto, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus.
Lembrem-se de Romanos 8, 17, acabamos de ver que seremos herdeiros de Deus. A carne e sangue não podem herdar o reino de Deus. Não podemos ser dessa composição, dessa família, desse gênero de seres. E desse governo, nem a corrupção, é de dar a incorrupção.
Indivindualmente, irmãos, devemos viver uma vez que tenhamos sido batizados e tenhamos sido convertidos. De baixo ou sob as regras do governo de Deus. Por isso é como se o governo de Deus já estivesse em nós, porque temos que viver sobre as regras do governo de Deus. E as regras do governo de Deus não é só os dez mandamentos, é da maneira como tratamos os outros, como falamos, como fazemos várias coisas desse gênero. Temos esse amor de Deus, que as regras do governo de Deus são batizadas em amor. Por isso hoje em dia temos que estar a viver sobre essas regras do governo de Deus. No mundo Vindoro, está no milênio, os seres humanos estão a viver na terra, que ainda vão ser caro e sangue. Serão governados pelo governo de Deus. Sim, por exemplo, você vive no Brasil, você é governado pelo governo de Brasil, você vive em Angola, você é governado pelo governo de Angola. No mundo da manhã, durante o milênio, você será governado pelo governo de Deus. Mas, hoje nós, individualmente, temos que estar sob ou debaixo das regras do governo de Deus. Temos que estar a praticar essas mesmas regras na nossa vida. E, por isso, estamos a entender que, hoje em dia, nós não estamos ainda dentro do governo de Deus, também o governo nacional ou mundial não é o governo de Deus, mas os seres humanos no milênio, os seres humanos no milênio ainda não estão dentro do rei de Deus. Porque ainda são carne e sangue, embora vivam ou estejam a viver literalmente sobre o governo mundial de Deus. entender isto claramente. Versículo 51. E, aqui, vos digo um mistério. Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Aqui está outra verdade ao culto, um mistério que todos nós vamos ser transformados, aqueles que vamos estar na primeira resolução, vamos ser transformados para seres espirituais, mas quando dizem-nos-nos, é aqueles que estão na fé, que já morreram, ou aqueles que estão na fé e que ainda estão vivos à vinda de Cristo. Todos nós, aqueles que estão mortos à vinda de Cristo e aqueles que ainda estão vivos à vinda de Cristo, seremos transformados. Isso é um ponto muito importante para entender. Versículo 52. Isso acontecerá no momento, no abrir e fechar de olhos. Vai ser assim, rapidamente. E quando? Ante a última trombeta. Ao som da última trombeta. A trombeta é soada, a trombeta soará, e isto é a sétima trombeta profética, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Por isso lemos essa sétima trombeta, é o que está descrito em Apocalypse capítulo 11. Apocalypse capítulo 11 é quando a sétima trombeta toca. Vigemos versículo 15. Apocalypse 11, versículo 15. E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vosas que diziam, que diziam, os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e de seu Cristo. Ele renará para tudo sempre.
Ora, nós entendemos reinos do mundo, quer dizer, os governos deste mundo, vão ser de seu Cristo. Mas se você analisar isto cuidadosamente, no grego, esta frase, os reinos do mundo, está no singular, não no plural. E por isso, o reino do mundo é o Deus deste século, que é Satanás. Então, neste momento, ele vai deixar de ser o Deus deste mundo. Então, Cristo é que vai renar para todo sempre.
E veja que, quando isso acontece, ele não vai aceitar isso facilmente, porque ele é aqui no versículo 18, iráram-se às noções e veiam-te o ira e o tempo dos mortos, para serem julgados, alguns mortos vão ser julgados para estarem na primeira resolução e os outros mortos vão ser julgados para continuar a dormir, até mil anos depois, a segunda resolução, que não vai ser uma resolução à vida interna, vai ser uma resolução ao juízo. Sim, ao fim deste período, pode ser decidido que terão a vida interna, ou pode ser decidido que não terão.
E por isso lemos aqui que a esta última trombeta ocorre a resolução. E você sabe que este sétimo anjo, que representa esta sétima trombeta, é parte do sétimo selo, dos sete selos do livro da Apocalipse.
E por isso sabemos, irmãos, que hoje em dia ainda não chegamos ao quinto selo. E vai ver o sexto, que é os sinais celestes. E o quinto selo é a grande tribulação. Depois, no último ano da grande tribulação, vai ser, depois dos sinais celestes, o dia do Senhor, que são essas sete trombetas. E há o último trombeta, que é simbolizado pelo dia das trombetas. Depois da última trombeta, vai haver ainda as sete últimas pragas, por um breve período, porque essas pragas vão ser tão grandes, que não vai haver água, não vai haver pra alimentar nada, as pessoas não vão sobreviver por muitos dias. Muito curto! Mas o ponto que quero se aglianhar aqui, é que, em primeiro quarenta e os, capítulo 15, versículo 52, diz que quando as pessoas vão ser transformadas, vai ser a última trombeta. Isso é quando ocorre a resurreção. Então, vamos agora ver o versículo 53. Porque convém que isto, que é que o peruptível, se revista da incorruptilidade, e isto que é mortal, se revista da imortalidade. Agora, eu vou dedicar um bocadinho de tempo, em este ponto. E talvez, como eu vou citar várias passagens, sugiro que vão escrever essas passagens para tomar nota, porque não vou virar essas passagens, para não perder tempo, vai ser várias passagens que vou mostrar. Mas aqui, esta palavra imortalidade, no versículo 53, é a palavra grega 110, a Thanacia. Esta palavra grega tem um significado muito profundo, e nós vamos analisar esse significado. Por isso, vamos ver três palavras gregas, importantes.
Pelavas que são relacionadas, que são traduzidas para português, como incorruptível, incorrupção e imortalidade. Esta palavra, ao fim do versículo 53, imortalidade, grego 110, a Thanacia. É a terceira destas três palavras que vou falar um bocadinho acerca delas. Mas é muito importante observar a comparação destas três palavras, pois vamos revelar um ponto muito interessante, que provavelmente você nunca reparou previamente.
Então, a primeira dessas três palavras é a palavra grega incorruptível. Se vimos essa palavra grega várias vezes aqui, primeiro, corinte e os quinze. A palavra grega é 8602, a farta, que é um adjetivo, que é incorruptível, isto é, imortal.
Vou então mencionar alguns versículos que usam essa palavra, vocês então escrevam esses para estudarem depois. O Romano 1, 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível, 862, em semelhança da imagem do homem incorruptível e de aves, e de quadruples e de rápidas. A glória de Deus é incorruptível. Outro versículo é 1 Coríntios 9, versículo 25, e todo aquele que luta de tudo se apostém, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós porém, uma incorruptível, grega 862, uma coroa incorruptível, permanente. 1 Coríntios 15, 52 No momento, no ouvir e fechar de olhos, anta a última trombeta, porque a trombeta se mora e os mortos os osuscitarão incorruptíveis. Grega 862, e nós seremos transformados, seremos osuscitados incorruptíveis.
1 Timóteo 1, versículo 16, 1 Timóteo 1, versículo 17, ora ao rei dos séculos, imortal, grega 862 também, isto é, incorruptível, invisível, a única Deus-sábio, seja honra e glória para todos sempre. Amém! 1 Pedro 1, versículo 4, para uma herança incorruptível, grega 862, incontaminável que não se pode mochar, guardada nos céus para vós. 1 Pedro 1, versículo 23, sendo de novos gerados, não de semente corruptível, mas da, entrepreendente, semente incorruptível, pela palavra de Deus viva, e que permanece para sempre, no incorruptível, grega 862, de novo. 1 Pedro 3, versículo 4, mas o homem é encoberto no coração, no incorruptível, grega 862, traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Por isso, Deus quer que nós tenhamos um espírito manso quieto, quieto, o qual é precioso diante de Deus. Agora, outra palavra, a segunda palavra grega, que é muito semelhante a 862, é 861, que é a farsia, mas neste caso não é um adjetivo, é um substantivo, e essa palavra é incorrupção, que às vezes é traduzida como perpetuidade, ou traduzida como sincero. Incorrupção, isto é, perpetuidade. Vigemos, em Romanos 2, versículo 7, a vida eterna que comprese verança em fazer bem, procura um glória, honra e incorrupção, grego 861, isto é, procura também, perpetuidade. Primeiro coríntios 15, 52, assim também é resolução dentro dos mortos, se meias o corpo a incorrupção, e os sucitas a incorrupção, grego 861, perpetuidade. Primeiro coríntios 15, 50, e agora digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o rei de Deus, nem a corrupção, herdar a incorrupção. Grego 861, perpetuidade. E feze os seis, versículo 24, a graça seja com todos os que amam o nosso Senhor Jesus Cristo, em sinceridade. Grego 861, que é um caso em que a palavra foi traduzida para sinceridade, em vez de incorrupção. O significado aqui é que é um amor que é incorruptível, que é prepétuo, que é sincero, o amor que é incorruptível, prepétuo. Em segundo Timótipo capítulo 1, versículo 10, e que é a manifesta agora pela aparição do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção. Grego 861, perpetuidade pelo evangelho. E o outro que tem aqui é tito 2, versículo 7, e o outro que tem aqui, é tito 2, versículo 7. Em tudo, te dá, por exemplo, de boas obras. Na doutrina mostra incorrupção. Interessantemente, irmãos, esta palavra incorrupção, esta palavra grega, é uma palavra diferente. É a palavra grega 90, 9, 0. A dí a fortia, quer dizer, pureza de doutrina, ou integridade. Ao meio da revista autorizada, a versão do rei James atualizada, a nova versão transformadora, a nova versão internacional, usam integridade. E por isso, em tudo, te dá, por exemplo, de boas obras, na doutrina mostra pureza, ou integridade, gravidade e sinceridade. A palavra para sinceridade, aqui, é grega 861, incorrupção, perperturidade. Por isso, vemos aqui, alguns pontos interessantes, acerca de incorrupção. Como um substantivo, ou incorruptível, como um adjetivo. Mas a terceira palavra, que eu quero sublinhar, e que é importante, é a palavra grega 110, que é o substantivo, que significa a Thanacia, que é usada, ao fim do versículo 53, e que isto, que é mortal, se revista de imortalidade. Ora, esta palavra imortalidade, significa vida eterna, mas o dicionário, é expositivo de Vine, diz que esta imortalidade sugere a qualidade de vida desfrutada.
A qualidade de vida desfrutada.
Não é só imortalidade, mas é imortalidade, numa qualidade de vida especial. Ora, produzindo aqui, produção livre, desta secção do dicionário expositivo de Vine, diz assim, refere-se a qualidade de vida, que é eterna e impercível. Sugere um estado de ser, onde a morte não tem domínio, está claro, e este conceito está frequentemente associado à imortalidade, prometida aos crentes, na fé que está. Tudo bem? Não entanto, essa qualidade de vida não é apenas uma existência interminável, mas carrega a ideia de uma vida preenchida com a presença divina e ausência de decadência ou corrupção. A noção enfatiza uma vida que está além do alcance da morte eterna em sua natureza e perfeita em seu comprimento. Isto é numa qualidade de vida extremamente boa. Continuando agora a ler, eu abordei estas palavras gregas para verem a diferença entre incorruptabilidade, perpetuidade e a palavra de imortalidade grega 110. Então vejam isso agora, no versículo 54. E quando isto que é corruptível, se revestir da incorruptibilidade, isto é, da perpetuidade, e isto que é mortal, se revestir da imortalidade, que é viver para sempre numa qualidade de vida extremamente maravilhosa, então cumprir-se-á a palavra que está escrita, dragada foi a morte na vitória.
Vejam também, em primeiro Timótipo capítulo 6, no s. 16. Primeiro Timótipo capítulo 6, versículo 16.
Aquel que tem, ele só é imortalidade e habita na luz inacessível a quem nenhum dos homens viu, nem pode ver a qual seja a honra e poder sempre eterno.
Aquel que tem, ele só é imortalidade e habita na luz inacessível. O comentário de Jameson Fawcett Brown diz Aquel que tem, ele só é imortalidade, em sua própria essência, não meramente a vontade outro, mas como todos os seres, não meramente a vontade outro, como todos os seres imortais, vocês entenderam o que eu estou a dizer aqui? Está a implicar aqui que há seres que são imortais hoje em dia, mas que não têm imortalidade em sua própria essência. E pois aqui diz, assim como ele tem imortalidade, assim ele nos dará a nós que queremos.
Quer dizer que, quando nos vamos tornar imortais, é uma decisão permanente. Assim como ele tem vida em si mesmo, assim ele deu ao filho para ter vida em si mesmo, como lemos a pouco, em João 5, versículo 26. Estou a entender o que está a dizer aqui. Isto implica que Deus pode destruir outras vidas que vivem há muitos anos, que parecem ser imortais, se ele quiser. É o caso, não sei, não estou a dizer que isto é doutrina nova, estou a dizer que é um ponto interessante de perguntarmos. Nós seremos suscitados para a imortalidade como Cristo. Atualmente, apenas Cristo tem a mortalidade. Sim, depois da sua resolução, ele tem a mortalidade. Agora, com este pano de fundo, e com este pleno conhecimento bíblico, leia o contexto de começando, no versículo 13, até o versículo 16, de primeiro Timóteo 6, e vejamos um grande possível profundo significado. Vamos então ler versículo 13, manda-te diante de Deus, primeiro Timóteo, capítulo 6, versículo 13, manda-te diante de Deus que todas as coisas vivicam e de Cristo que diante de Ponsio pilates de outros demônios de boa confissão, que guares este mandamento sem mácula e repreensão até a aparição de Jesus, que se desmute até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual a seu tempo mostrará o bem, mostrará o bem-ventar e único, poderoso Senhor, rei dos reis e Senhor dos senhores, aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível, a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, a qual seja honra e poder sem piterno. Amém. Deus quer nos elevar a um nível de imortalidade, tal como Cristo tem hoje. Então, quando ele não anda a ler, no versículo 54, diz assim, e quando isto que é corruptível, se revestir da incorruptilidade, isto que é mortal, se revestir da imortalidade. Irmãos, Cristo já recebeu isso à sua ressurreição. Então, como policia, a palavra que está escrita, tragada foi a morte na vitória.
Então, como podemos ter vitória sobre a morte? Através da ressurreição para a vida eterna, por isso é que a primeira ressurreição é uma melhor ressurreição. Deus quer nos levar a um nível diferente de existência, em qualidade de vida. Por exemplo, qual é o maior prazer que você possa ter na existência humana, na vida humana? Qual é a ação, a coisa que você tenha feito, que tenha dado o maior prazer enquanto você é um ser humano? A maior sensação de prazer?
Esta qualidade de vida vai ser maior.
Versículo 55 e 56, onde está o morte, o teu agilhão? Onde está o inferno, a tua vitória? O agilhão da morte é o bocado, e a força do bocado é a lei. Versículo 55 e 57, mas graças a Deus, que nos dá a vitória por o nosso Senhor, Jesus Cristo. A vitória, não é porque eu sou uma boa pessoa, ou você é uma boa pessoa, a vitória através de Jesus Cristo. 58, portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes, na obra do Senhor, que o vosso trabalho não é em vão no Senhor. Isso nos dá tanta esperança que devemos nos tornar inabaláveis no caminho de vida que Deus nos dá a dar através de Jesus Cristo. E, por isso, as provações, os vencimentos das dificuldades que temos, a superação que temos, os sofrimentos que temos e que passamos, não são em vão.
É o que ele diz aqui, à conclusão do versículo 58, à conclusão deste capítulo. Ora, hoje, eu quero completar primeiros corintes, e por isso, vamos concluir esta carta rapidamente.
16, versículo 1 a 3. Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, facei vós também o mesmo que ordenei às igrejas na Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parto o que puder ajudar, conforme sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E quando eu tiver chegado, manderei os que por cartas aprovadas para levar a vossa dávida a Jerusalém. Várias igrejas dizem que isto é uma instrução para fazerem as coletas e guardar o domingo. Mas lembra-se, não está a falar aqui de dísimos, ou ofertas, não está a dizer aqui para não guardar o sábado. Isto nem não é uma desculpa para dizer, olha, não preciso dizimar. Em Atos capítulo 11, versículo 27, 30, vemos uma profecia que há uma grande forma, haveria uma grande forma. E então, uma coleta para os santos para ajudar os membros da igreja, por exemplo, com alimentos para os irmãos não ajudem a pagar. Estavam passando por uma forma. Indo ao campo, colhiam grãos, frutas, punham-o instalado, armazenando-o, de acordo com o crescimento das suas colheitas, de acordo com a prosperidade individual. Assim, essa coleta é feita antes de Paulo chegar lá.
E por isso, o que é que a gente tem? E por isso, é uma coleta de bens, de alimentos, até podia ser de dinheiro. E depois, no versículo 2, diz no primeiro dia de semana.
Por quê? Porque elas, então, pediram para fazer isso depois do sábado, que era um trabalho. Em ratos 20, versículo 6 e 7, Paulo esteve em Troate até meia-noite, isto é, sábado à noite, e depois, no versículo 11, vence ao mansecer, então, no versículo 13 e 14, eles encontraram Paulo em Assos. E por isso diz, envia o seu presente no versículo 3. Quando tiver-se chegado, mandarei para o Cartas aprovados para levar a vossa dávida, o vosso presente, para levar a Jerusa. Não está a falar de dísimos, estão a falar destas ofertas.
Em atos 24, 17, vemos que Paulo disse, quando ele vê Jerusa, no final da sua Troneira Jornada, e depois, em Romanos 15, versículo 26, foi a Macedona e a Caia, onde houve uma certa contribuição. Em 248, versículo 4, eles estavam dando aos santos em Jerusa, que estavam passando por grande provação. E depois, lemos em 249, versículo 1, 5 e 12, servindo aos santos, diz, prepara essa generosa oferta para suprir as necessidades. No versículo 4 e 8, diz, e se valer a pena que eu também vá, irão comigo.
Irei também ter convosco depois ter passado pela Macedona, portanto, passar pela Macedona, que eu demonstrei há pouco, quando eu mencionei a Romanos 15, versículo 26, e bem pode ser que fique convoco e passe também o inverno. Para que me acompanhais onde quer que eu for.
Porque não vos quer agora ver de passagem, eu espero ficar com vos, por algum tempo, se o Senhor permitir. Ficarei porém em Fésio até Pentecostes. Por que que ele vai esperar até Pentecostes? Notem que ele estava escrevendo a uma igreja gentia. Se os dias santos tivessem sido abolidos, por que dizer preferir a Pentecostes?
Está claro que eles estavam guardados os dias santos. E no versículo 9, por que uma porta grande e ficasse-me abriu, e há muitos adversários, ele não teve uma oportunidade para ir ao evangelho lá. E depois diz, versículo 10, E, se Timóteo for, vê-te que esteja sem tumor convosco. Porque ele trabalha na obra do Senhor, como eu também. Timóteo era mais jovem, era mais terno e sensível, e está basicamente a dizer a eles para o aceitarem, não tratar mal, não me nos presarem. Versículo 11. Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhe-o em paz para que venha a ter comigo, pois o espero com os irmãos.
E versículo 12. E acerca do irmão Apólogo, por um greio muito que fosse com os irmãos ter convosco, mas na verdade ele não teve vontade de ir agora. Desta vez não era conveniente para Apólogo, ele queria visitar outras áreas, e por isso não era a vontade dele de fazer isso nessa altura, mas irá porém quando se lhe oferecer boa ocasião, quando tiver uma boa oportunidade, que seja conveniente.
E depois, em conclusão, começando no versículo 13, então aqui algumas advertências que são para nós. Basicamente precisamos para macer firmas e ser corajosos. Pegemos no versículo 13. Vigiai, estás firme na fé. Porta-vos verunilmente e fortaleceivos. Precisamos estar firme na fé. Precisamos nos comportar com coragem na fé. Em Apocalipse 21, versículo 8 diz, os tímidos, os covardes, não vão estar no rei de Deus. Por quê? Porque têm tumor de homens, em vez de ter tumor de Deus.
E se tiverem tumor de Deus, vão ter fé de andar para a frente e homens de ser. Mas os tímidos têm medo dos homens, não vão fazer isso. Por isso é que diz que os tímidos, os covardes, não vão estar no rei de Deus. Versículo 14. Tudo o que você faz deve ser motivado por amor. E assim, todas as vossas coisas sejam feitas com amor. Isto é muito importante, irmãos, porque Deus é amor. E depois, no versículo 15, agora vos rogo, irmãos, sabéis que a família de Stephanas é as primícias da Acaia e que se tem dedicado ao Ministério dos Santos.
Deus trabalha através de famílias. A família de Stephanas era os primeiros convertidos nessa região. Talvez hoje possamos dizer, sem mencionar nomes, que há certas famílias que foram os primeiros, no Brasil. Deus está a trabalhar com outras famílias também, recebendo o Espírito Santo. E por isso estão a servir à Igreja. Deus trabalha por famílias. Versículo 16. E que também vos sujeiteis aos tais, submettam-se a esses que foram os primeiros, na fé, no país, respeitam-os.
Sujeitai-vos aos tais. E a todo aquilo que auxilia na obra, e trabalham. Versículo 17. Fogo porém, com a vinda de Stephanas, de Fortunado e de Caio, porque eles supriram o que da vossa parte me faltava.
E depois diz, porque recriaram o meu Espírito e o vosso. Recondecei, pois, os tais. Esses, então, vieram e serviram a Paulo. Esses também deram a Paulo uma atualização dos problemas em coríntios. E, por isso, usando essa informação que Paulo recebeu desses visitantes que vieram ter com ele, ele, então, escreveu primeiro coríntios. Talvez esses teriam sido aqueles que contaram a Paulo, que haviam um fornicador em coríntios. Como lembramos, em 1º Coríntios, capítulo 5, versículo 1, versículo 19. As igrejas da Ásia vos saúdem. Seudam-vos efetuosamente no Senhor Aquila e Priscilla, com a igreja que está em sua casa. As igrejas eram nesse período pequenas, suficiente pequenas, para se reunirem em suas casas. Não tinham um prédio, estavam a reunir-se nas casas dos irmãos. Versículo 20. Todos os irmãos vos seguram. Saudáveis uns os outros com o óscar do Santo. Os antigos patriárquios e judeus em geral costumavam beijar sempre que se encontravam. Isso era um sinal da amizade e paz com eles. Quando eu vou ao Portugal, leveijo essa prática também em Portugal, no dia 2. Em que praticamente todas as pessoas, quando se cumprimentam, dão um beijo de um lado a cara e de outro lado a cara. É um, digamos assim, é um afetuoso abraço de grande amizade. Em certas sociedades atuais, talvez um abraço. Em vez de simplesmente um aperto de mão. Um abraço tem esse significado mais íntimo. Versículo 21. Paulo escreveu isto com a sua própria mão. Quer dizer, esta parte final. Para provar que isto era a carta dele, diz assim, saudação da minha própria mão de Paulo. Por isso isso era autêntico. Por quê? Porque alguns estavam falsificando cartas. Por siglo XXII. Mas se alguém não ama ao Senhor, Jesus Cristo seja anatma maranata. Então, ele está aqui a usar palavras arameicas, seja um anatema, seja uma pessoa contra o caminho de Deus, seja anatma. Assim, seja pela ordem do Senhor. Versículo 23 e 24. Em graça do Senhor, Jesus Cristo seja convosco. O meu amor seja com todos vós, em Cristo Jesus. Amém! Aqui vê-se Paulo, que era uma pessoa com muito carinho, muito amoroso. E ele, então, estava a dizer adeus aos irmãos concluindo esta carta. No próximo estudo, então, como seremos com o segundo coríntios.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).