This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom, deu-me boa tarde, queris irmãos, aqui, Jorge Campos, em Cincinnati, dando-vos esta mensagem das boas novas do Vindouro rei de Deus. Por que que nascemos? Qual é a razão da nossa vida? Qual é o significado? Porque vivemos? E sim, o que é a morte?
Existe uma resolução? Sabem os mortos alguma coisa? Tem algum conhecimento?
Queris irmãos, a nossa única esperança, a nossa única verdadeira esperança, é de vir a viver de novo, uma vez nova.
De facto, este assunto é um assunto muito importante, é uma importância tão indispensável.
E, na verdade, é o assunto, na Bíblia, que é descrito ou conhecido com o nome de O Evangelho.
A palavra Evangelho quer dizer as boas notícias, a boa nova.
E, por isso, precisamos entender qual é o Evangelho de Jesus Cristo. E, por isso, tornem, ouvirem a Vossa Bíblia se faz favor comigo, a Marcos 1, Marcos 1, versículo 1, Marcos 1, 1.
E diz assim, princípio do Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus. Então, qual é o Evangelho de Jesus Cristo? O Evangelho de Jesus Cristo é o que Ele pregou. Ora vejam, então, no mesmo livro, no mesmo capítulo, no versículo 14, dizendo depois de João, isto é, João Batista, ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do Reino de Deus. Pregando o Evangelho do Reino de Deus, como podem ler, na versão almeida revista e corrigida. E, queris irmãos, o Evangelho do Reino de Deus é o Evangelho de Jesus Cristo, é o Evangelho que Ele pregou. E, então, Ele disse, dizendo, o tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo a arrepender-vos e creiam, ou crede, no Evangelho.
Precisamos ter fé e precisamos nos arrepender e precisamos de acreditar no Evangelho. Ora, queris irmãos, neste mundo encontramos muitos enganos, muitos enganos, que acreditamos ou note, ou não, acreditemos ou não. São implantados nas nossas mentes, por Satanás. Sim, não estou a dizer que foi só pessoas que implantam esses pessoas, estão enganadas e estão sinceras, mas sinceramente enganadas. E essas pessoas nos enganam, como bons corações, como corações sinceros. Mas precisamos ter cuidado, porque precisamos de estudar a Bíblia e tirar da Bíblia, a estreir da Bíblia a verdade, entender a verdade. E a verdade é o que devemos seguir.
E, por isso, precisamos de entender o Evangelho do Reino de Deus. Pois foi o que Jesus Cristo pregou. E, ao fim de contas, foi o que Jesus Cristo disse que nós devemos de buscar em primeiro lugar. Em Mateus capítulo 6, versículo 33, 6.33 diz assim, buscar, pois, em primeiro lugar o seu Reino, este é o Reino de Deus. E a sua justiça, isto é, a justiça de Deus. E todas estas coisas vos serão acrescentadas. E ele estava a falar aqui de coisas básicas, essenciais para a nossa vida. Isto é, o que comemos, o que bebemos, o que vestimos, coisas básicas.
E ele diz, estas coisas básicas serão acrescentadas, se buscarmos primeiro o Reino de Deus e a justiça de Deus.
Ora, aqui vemos uns pontos importantes. Por exemplo, se não compreendemos ou se não entendemos o que é o Reino de Deus, então não entendemos, não compreendemos, não conhecemos a boa nova da promessa que Deus nos dá.
E em segundo lugar, se não entendemos o que é a justiça de Deus, a justiça que temos que praticar para podermos entrar no Reino de Deus.
Isto é a retidão de Deus, o caráter de Deus. Se não entendemos essa justiça, essa maneira de viver, que não é a nossa justiça, é a justiça de Deus. Não é a nossa justiça, não é a nossos pensamentos do que é justo ou que não é justo. É o que a Bíblia nos diz, o que é justo.
Por isso precisamos saber o que é o seu Reino para podermos buscar e precisamos entender o que é a sua justiça para buscar também.
E por isso, queris irmãos, hoje vou cobrir uma parte desta doutrina básica, uma parte importante desta doutrina básica, que é a doutrina da resurreição e do juízo eterno.
E queris irmãos, estas duas estão ligadas, uma a outra. E este entendimento é necessário para ter uma esperança no futuro e, por isso, é uma doutrina básica.
Queris irmãos, muitas pessoas deixam o caminho da verdade, abandonam o caminho da verdade. E por que? Por que abandonam o caminho da verdade?
Abandonam o caminho da verdade porque deixam de buscar o que deve ser, em primeiro lugar, que é o Reino de Deus e a sua justiça.
Por isso, é extremamente importante não nos esquecermos estes assuntos básicos e fundamentais, em vez de começarmos a construir castelos e confusões enormes baseadas em filosofias e ideologias falsas.
Queris irmãos, precisamos de estar bem estabelecidos, bem esclarecidos e bem solidificados na verdade e nas doutrinas básicas.
Nós precisamos de estar bem claros na verdade e na doutrina básica da verdade. Para aguentarmos os ventos das doutrinas falsas, para aguentarmos os temporais, os ciclones, as tempestades que nos atacarão, inspiradas por Satanás, com doutrinas falsas. Isto é, para estarmos fortes e não sermos abalados pelos debates, pelas confusões que pessoas nos vão dar, com ideias falsas, para nos desviarmos da verdade. Pois essas ideias falsas, essas doutrinas falsas, esses ensinamentos falsos, são e estão prevalentes hoje no mundo cristão. E, por isso, vou mostrar a voz hoje uns princípios simples básicos de doutrinas básicas. E, para como ver, então, isso, vamos ler em Hebreus 6.
O sexto capítulo de Hebreus.
Reciclos 1 a 3.
Hebreus 6. Reciclos 1 a 3. Diz assim.
Por isso, ponde partos, princípios elementares da doutrina de Cristo.
Deixámos-nos levar para o que é perfeito.
Precisamos de andar para a frente, não estar sempre a concentrar só nas coisas básicas. Precisamos de andar para a perfeição. Precisamos de andar para a frente. Precisamos de ser perfeitos. E, queridos irmãos, não podemos andar para a perfeição se andamos a partir de uma base falsa. Temos que ter a certeza que a nossa base é verdadeira e é correta.
E, por isso, diz assim, não lançando a nova base do arrependimento. Vamos lançar uma base diferente. Mas entende aqui três, digamos assim, pares de doutrinas básicas. O primeiro par é o arrependimento de obras mortas e da fé em Deus.
Arrependimento de obras mortas. Isto é que devemos, então, ter obras vivas. obras que conduzem à vida. Mas temos de arreprender de obras que conduzem à morte. E precisamos ter fé em Deus. Os dois estão um ligados ao outro. Isto é a fé está intrínsecamente ligada ao arrependimento de obras mortas. Isto é obtecer e fazer as leis de Deus, a justiça de Deus, com obras que dêem vida. O segundo par é o ensino de batismos e da imposição das mãos. Que lhes irmãos? Isto é um ponto básico. Ensino de batismos e da imposição das mãos. E o terceiro par é da resurreção dos mortos e do juízo eterno. Que igualmente, uma vez mais, estas duas doutrinas básicas, da resurreção dos mortos e do juízo eterno, estão ligadas um ao outro.
A resurreção dos mortos e o juízo eterno são contemporâneos. São, digamos assim, uma ligada à outra. Mas lembr-se, é a resurreção dos mortos. Não é a resurreção dos vivos. A resurreção dos mortos. Isto é uma base doutrinal da qual nós temos que progredir e andar para a frente para andarmos para o que é perfeito. A caminho para a perfeição. Mas isto tem que ser bem estabelecido na nossa mente.
E infelizmente, na vida cristã, a nossa volta, no mundo cristão, a nossa volta hoje em dia. A resurreção dos mortos é, digamos assim, tratado ou tratada, como se fosse uma coisa que não existisse. Se as pessoas falam de uma resurreção dos mortos, mas ao mesmo tempo falam a dizer constantemente, quando morramos, vamos para o céu, ou o meu pai, ou a minha mãe, ou o meu avô, ou o bisavó, ou ele está no céu, ou foi para o céu, ou quando estão no céu.
Querias irmãos, se estão no céu, estão vivos. E se estão vivos, não precisa andar de resurreção. Sim, porque é resurcitar? Já estão vivos. Se já estão no céu, porquê resurcitar? Porquê? Querias irmãos, é a resurreção dos mortos, não é a resurreção dos vivos. E não é uma questão de, ou estarem no céu, ou no inferno, ou como alguns dizem, no purgatório, porque Deus não sabia onde os pôr. Deus não sabia onde os pôr. Querias irmãos, é a resurreção dos mortos.
E está claro, essa resurreção está ligada ao juízo eterno. E o resultado desse juízo é eterno. Pois o resultado desse juízo, desse período de juízo, um período de juízo, é importante entendermos isto. E eu descriverei isso em vários outros sermões que seguirão, mas é um período de juízo. Não é uma condenação, é um juízo. Um juízo leva um certo período. E o resultado desse juízo será eterno.
Conduzindo a vida eterna ou a morte eterna. Então o que é a morte? Sim, então o que é a morte? Entendemos o que é a morte? Entendemos o que é a morte? Porque a maioria das pessoas não entendem o que é a morte. Porque vão para a igreja, vão para um funeral, e dizem, olha, todos os ministros, mais ministros e mais ministros e padros, a mais padros e dizem, oh, vai para o céu, oh, vão para o céu.
As pessoas dizem, então, todos, enganados, porque se fossem para o céu, estriam a viver. Estriam a viver e estão no preciso do amor e a precisão de reação dos mortos. Pois as pessoas dizem, ah, a alma vai para o céu. Ou vai para o inferno, ou vai para o purgatório. Oh, mas está aqui outro erro. Então, o que é a alma? O que é a alma? Temos uma alma, ou somos uma alma. São duas coisas diferentes, sim.
Ter uma alma é uma coisa que tenho, por exemplo, eu tenho um carro, mas eu não sou um carro, ou eu, por exemplo, tenho óculos, mas não sou os óculos. Sim, são duas coisas diferentes. Então, temos ou somos? O que a Bíblia diz? Não precisam acreditar em mim, querido irmãos. Não acredita em mim. Estudem a vossa Bíblia. Estudem a vossa Bíblia.
E acreditam, ou não, o que a Bíblia diz. E hoje vou abrir a Bíblia. E quero que vocês abram a vossa Bíblia e entendam. Querido irmãos, se temos uma alma, e se vai a algum local depois da nossa morte, então a alma é eterna. Se temos uma alma, e se quando morremos, a alma continua a viver, então a alma não morreu. Por isso a alma é eterna. Se é eterna, isto é, se estamos a viver ainda, no céu ou no inferno, não precisamos de uma resolução.
Não é? Ora, notem que a história da alma ser eterna é uma falsificação de Satanás. É uma mentira. Posso provar isso? Sim, posso. Vou provar. Mas, para isso, temos que ir ao princípio. Sim, ao princípio, em gências, haviam dos árvores, a árvore da vida e a árvore da morte. A árvore do caminho da vida, que é o caminho de dar, de ter cuidado e carinho para com os outros, a árvore da vida, isto é, de aceitar o conhecimento de Deus e das instruções de Deus, e a árvore da morte, a árvore de tirar, a árvore de ter cuidado para mim, para nós próprios.
Isto é de fazer as minhas próprias decisões do que é bom e do que é mal e não nos sujeitar à instrução divina de Deus e acreditar no que Deus diz do que é bom e do que é mal. Sim, porque a árvore do conhecimento do bom e do mal é uma que nós decidimos, nós julgamos, concluímos o que é bom e o que é mal, pois nós achamos que sabemos melhor, temos mais orgulho, mais conhecimento e por isso não acreditamos na educação, na instrução de Deus. Sim, duas árvores. Uma é do caminho da vida, o caminho de dar, e outra é o caminho da morte, o caminho de tirar.
Então, vejamos em Gênesis capítulo 2. Vejamos aqui com S. Eliot no versículo 16 e 17. Gênesis 2, versículo 16 e 17. E o Senhor Deus te deu esta ordem, de toda árvore de lindos como rás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não como rás. Não deve seguir o caminho em que tu pensas que podes decidir, para ti próprio, o que é o bem e o que é o mal.
Porque no dia em que dela comeas, no dia em que tu tomares essa posição de decidir o que é bom e que é mal. Então, estás no caminho da morte porque diz assim, certamente morrerás. A palavra certamente acho que não deixa nenhuma dúvidas. Não é? Não deixa nenhuma dúvidas. Diz certamente morrerás. É o que Deus disse. Quando morreres, estarás morto. Ponto, final. Até uma criança entende. Mas aqui temos a primeira mentira de Satanás. Vejam, em capítulo 3, versículo 1 a 4. Mas a serpente, mais sagaz que todos animais salváticos que o Senhor Deus tinha feito.
A mulher. É assim que Deus disse. Não comoreis de toda a árvore do jardim. Respondei a mulher. Do fruto às árvores jardins podemos comer. Mas do fruto da árvore que está no meio jardim, disse Deus, Deus não comoreis de coragem a ele, para que não morras. Não morrês. A Eva bem sabia que aquela árvore, que o fruto daquela árvore comer desse fruto, de viver e tomar conhecimento e tomar uma atitude e tomar o caminho dessa vida, de que nós decidimos para nós próprios o que é bem e o que é mal, nos conduziria à morte.
A Eva sabia isso bem. Então, a serpente, disse a mulher, aqui está a primeira mentira. É certo que não morreréis. Deus disse, ao homem e a mulher, certamente morrerás. E agora, a Satanás está a dizer, é certo que não morreréis. Então, quem é que faz acreditar? A Deus? Ou o diabo? Afim de contas, quem é mentiroso? É Deus? Ou é o diabo? Deus disse, certamente morrerás. E o diabo disse, é certo que não morreréis. Ora, o que diabo está a dizer, é o seguinte, se não vais morrer, é porque tens uma alma imortal.
E aqui vê-se as ideias falsas de Satanás, que já estavam aí, no jardim do Eddon. Ora, o livro de Genesis, é um somário muito breve, e por isso, vê-se aqui que Deus lhes ensinou o seu caminho da vida, a sua verdade, no sétimo dia. No sétimo dia te cansou, no sábado, e os ensinou. E no dia seguinte, no oitavo dia, no domingo, lá veio Satanás, com as suas mentiras, a ensinar a eles. Por isso, vemos aqui, que ele não perdeu o tempo nenhum.
Então, qual foi o truque de Satanás aqui? O truque de Satanás foi misturar a verdade com a mentira. Quer dizer, irmãos, o truque de Satanás para enganar, é sempre misturar a verdade com a mentira. É um truque simples, misturar a verdade com a mentira. Quando misturar a verdade com a mentira, é difícil distinguir onde está a mentira. Sim, se fosse só mentiras, sabia-se exatamente que era mentira. Mas quando mistura a verdade com a mentira, engana, confunde. O exemplo que eu gosto de dar, é o exemplo do copo de água.
Um copo de água. Eu disse, está aqui uma água limpa, pura. Tu bebes? A água limpa. Mas se eu te der um copo com água suja, porca, cheia da areia, assim, castanha, e disse, bebe esta água. Tu dizias não, não bebo? Por quê? Porque vias logo que é um copo sujo e mundo. Não iria se beber. E disse, é louca, não vou perder isso. Vai fazer mal. Mas se eu te der um copo de água que parece limpo, mas tem um bocadinho de veneno lá, então, poderia enganar-te. É o truque de Satanás. Ele nos dá um copo de água que parece limpo, parece água pura, mas tem um bocadinho de veneno lá dentro, um bocadinho de mentira.
E ele nos dá vários copos de água. Um com bocadinho desta mentira, o outro contra bocadinho daquela mentira, o outro contra bocadinho, e as pessoas podem escolher entre estas mentiras todas. Ele não se preocupa, por isso há várias variedades de mentiras, várias variedades, desde que não seja o copo da água pura. Por isso, há tantas religiões com falsificações da verdade. Porque ao fim de contas, as pessoas dizem que estas igrejas todas não podem estar erradas, que dizem irmãos, também não podem estar todas certas. Sim, não podem estar todas certas. Que dizem irmãos, temos que procurar a verdade da Bíblia.
E temos que ter cuidado, porque ele engana o mundo todo. Satanás engana o mundo todo, como podem ler em Apocalipse 12. Ele engana o mundo todo, todo. Não é quase todo, é todo. Por isso, nós, como seres humanos, as religiões cristais, estão enganadas. Estão cheias de mentiras.
E uma das mentiras é dizer que vão para o céu, a pão e o inferno. Porque se vão para o céu, a pão e o inferno, eles vão para o céu. Então, não morrerão, continuam a ter vida eterna. E vimos aqui, Deus disse, a odão é a da, se comer-os desta árvore, desta atitude de pensar-se, que tu sabes o caminho do bem e do mal, tu decides para mim próprio, para ti próprio, e hoje em dia, isso é prevalente no mundo.
Hoje em dia, as pessoas dizem, não me digas o que é certo e errado, não aceito estar-me a dizer o que eu vou fazer, não aceito. Eu decido. E quando uma pessoa tenta dizer qualquer coisa, as pessoas ficam assim, assim irritadas, não querem, porque não querem seguir a verdade de Deus. Querem ter a sua própria opinião. E quando a opinião deles é afrontada com a verdade de Deus, tínhamos esta, um cabeça contra a cabeça, porque as pessoas são orgulhosas, porque as pessoas não se submetem à verdade de Deus. Queres irmãos, o truque de Satanás é misturar a verdade com a mentira.
Porque quando é um misturar a verdade com a mentira, é fácil enganar. Se só fosse mentiras, como diz, era simples e nós sabíamos onde estava a mentira. Mas quando a mentira está misturada com a verdade, e muita verdade, mas só um bocadinho da mentira, ainda está enganado. Veja como é que se faz favor em João 8, versículo 44. João 8, versículo 44. Queres irmãos, isto são as palavras de Jesus Cristo. Ele disse, vosso estudiábulo, que é o vosso Pai, e vocês querem satisfazer-lhe os desejos. Ele, isto é o diabo, foi homicida desde o princípio.
O diabo foi um assassino, matou desde o princípio, e jamais se firmou na verdade. Nunca se firmou na verdade. Jamais, nunca, nunca, jamais, nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Porque no diabo não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e Pai da mentira. Queres irmãos, Satanás mentiu ao Adão em Eva, como vimos ali, no jardim antes, do Adão e da Eva terem pecado. Sim, as pessoas dizem, ah, o pecado entrou na terra, porque o homem pecou.
Queres irmãos, antes do homem pecar, Satanás já estava mentir. E antes de ele mentir, já tinha sido homicídia, como Jesus Cristo disse aqui, no versículo 44 de João 8, pois ele já é um assassino. Assassinou a verdade e fez com que muitos anjos viessem a ser demónios antes do homem ter sido criado. No princípio, antes, antes do homem ter sido criado.
Ele é mentiroso e para mentira. Antes do homem pecar, Satanás já tinha pecado. Ora, vejam aqui também, continuam então, em Génacias capítulo 3, onde estávamos a ler a pouco, a pouco, vamos continuar a ler agora, em Génacias capítulo 3.
E então, lemos no versículo 4, porque diz assim, a serpente disse à mulher, é certo que não morreréis. A serpente estava a mentir, porque vimos, no versículo 17, do capítulo 2, que Deus tinha dito ao Dão Henheva, que certamente morreriam. Então, Satanás está aqui a mentir, dizer, ah, certo que não morreréis. Vê-se aqui a mentira. Mas o que é que ele fez? Misturou a mentira como querido de verdade. Qual é a verdade que ele misturou essa mentira? A verdade que ele misturou está no versículo 5, porque Deus sabe que no dia em que ele comer, que dele comer-os, se vos abrirão os olhos e, como Deus serei, serei-se conhecendo do bem e do mal. Ele misturou aqui uma certa verdade. Uma certa verdade. Porque estava a dizer que há-se de vir a ser como Deus. E, queridos irmãos, nós, os homens, fomos feitos na semelhança de Deus, para virmos a ser filhos e filhas de Deus. Vem como ele já começou a misturar e confundir estas coisas todas. Vejam, por exemplo, em Genesis 1, versículo 26, diz assim, também diz Deus. Elohim, a palavra Ibraque aí, é Elohim. Elohim é um plural, uma palavra em plural, de L Elohim, quer dizer, Deus em plural. Façamos plural o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar e criou Deus, versículo 27. O homem à sua imagem, à imagem de Deus, o criou. O homem e mulher os criou. Vemos aqui que o homem foi criado à imagem de Deus, à semelhança de Deus. E sabemos, quando lemos o novo testamento, que a intenção e o propósito de Deus é para virmos a ser filhos e filhas de Deus. Por isso, ve-se aqui que Satanás misturou verdade com a mentira. Por exemplo, quando nós dissemos Pai nosso, que estás no céu. Por que é que se chama-nos Deus Pai? Nosso Pai é porque somos filhos de Ele. Os meus filhos são semelhantes a mim, ou são diferentes, são semelhantes. E nós somos semelhantes a Deus, conforme a semelhança de Ele. Cris e irmãos, visto que vamos morrer, porque Deus disse certamente morrerás. Então a alma não é imortal. Então o que é a alma? Então o que é a alma? Agora vejam em Génesis 2, versículo 7. Diz assim, então formou o Senhor Deus, ao homem do Pá da Terra, e Ele os soprou nas narendas o fólogo da vida, e o homem passou a ser alma vivente. O homem passou a ser alma vivente. O verbo é ser, não é ter. Não diz o homem passou a ter uma alma, o homem passou a ser uma alma. O que eu disse, o que eu perguntei há pouco era, somos ou temos uma alma? Nós somos uma alma. O homem passou a ser, e isto é somos, então, uma alma vivente. A palavra hebraica aí é na fech, e, nesse mesmo livro, no capítulo 1, usa essa mesma palavra quando fala de animais. Vejam, por exemplo, em Géncias capítulo 1, versículo 20 diz assim, diz também Deus, povoem-se as águas de enxames de seres viventes, seres viventes. A palavra hebraica é na fech, que foi traduzida como alma vivente. Por isso, um ser vivente é uma alma vivente. E, por isso, nas águas, os peixes, em enxames de almas viventes, os peixes são almas viventes e são seres viventes. Versículo 21 criou pois Deus, os grandes animais marinhos, e todos os seres viventes. E hebraico é a mesma palavra, na fech, quer dizer, almas viventes. Os crastejam, os quais povoavam. As águas, segundo os suspeços, e todas as águas, segundo os suspeços. Vejam no versículo 24. Diz também Deus, produce à terra seres viventes. A palavra seres, é uma vez mais a palavra hebraica, na fech, quer dizer, que é traduzida, no capítulo 2, versículo 7, como alma. Por isso, produce à terra, almas viventes, conforme a sua espécie, a mais doméstico, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. Esses animais, quando são seres viventes, são almas viventes. E, por isso, a alma, é o que somos quando temos vida.
A alma, é o que somos, quando temos vida. Por isso, somos uma alma. Isto é, somos um ser com vida.
Não é que temos uma alma, somos uma alma. E Deus disse à Adão, se ele pecasse, ele morreria. Isso é, deixaria de ser um ser com vida. Isto é, deixaria de ser uma alma vivente.
Isto é o ser vivente. Isto é a alma. Parava de viver. Isto seria morta. Por isso, quando morremos, paramos de ser uma alma. Paramos de ser um ser vivente. Simples, não é? Tem uma criança em tente. Mas Satanás engana o mundo todo. Satanás engana. Mas vejemos mais provas, de que isto é correto, mais provas. Leiam comigo, se faz favor, em Ezekiel capítulo 18. Ezekiel capítulo 18, versículo 4. Diz assim, ''Eis todas as almas são minhas. É todos os seres viventes são minhas. São meus. Como a alma do pai, o ser vivente do pai, como a alma do filho, o ser vivente do filho, a alma que pecar, o ser vivente que pecar, essa morrerá.
A alma que pecar, essa alma morrerá.
A alma morre. Quando morremos, a alma morre. É o que está aqui na Bíblia. Leia na sua própria Bíblia. Não é o Jorge que ia dizer. É o que a Bíblia diz. Não acredite em mim, acredite na Bíblia.
A alma que pecar, a pessoa vivente que pecar, essa pessoa morrerá. Vejam também no versículo 20. No versículo 20. A alma que pecar, essa morrerá.
A Bíblia lhe diz. A alma morre. Se a alma morre, se a alma morre. Se a alma morre, se a alma morre, quando nós morremos, então não vai para o céu, nem vai para o inverno.
Vamos ver mais outra prova da Bíblia. Mais outra prova da Bíblia. Então vamos ver no livro Isaías 53. Isaías 53. Esta é uma profecia acerca de Jesus Cristo. Isaías 53 podem estudar. É uma profecia a falar de Jesus Cristo. E está a falar aqui que Jesus Cristo morreu. Vejam aqui no versículo 12, que diz assim. Por isso, eu lhe darei muitos, como a sua parte e com os poderosos, o que partirá e eu lhe disposto, por quanto drramou a sua alma na morte. Jesus Cristo drramou a sua alma na morte. Como diz uma Bíblia na linguagem 2, diz assim, ele deu a sua própria vida.
A alma é um ser vivente. Quando temos vida, somos uma alma.
Vejam, por exemplo, mesmo no versículo 10, diz assim. Quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, deu a sua vida como oferta pelo pecado.
Como é que Jesus Cristo deu a sua vida como oferta pelo pecado? No versículo 12, dizia-se, 53, diz, drramou a sua alma na morte. Como é que drramou? Aonde está a vida, quando nós somos seres humanos? Aonde está a vida?
Vejam comigo, em Levíticos, capítulo 17. Levíticos 17, versículo 11. Levíticos 17, versículo 11. Levíticos 17, versículo 11. Aonde está a vida? Porque a vida da carne está no sangue. E por isso, quando diz, Jesus Cristo drramou a sua alma na morte, drramou a sua vida, que está no sangue, drramou o sangue e morreu.
Eu voltei em dado sobre o altar para fazer expiação pela vossa alma, pagar pela vossa vida, pela vossa ser, porque é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Expiação pela vossa alma é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Expiação pela vossa alma é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Expiação pela vossa alma é a expiação da alma, pela vossa alma, pela vossa vida. A alma é a vida, como vêem aqui em Levíticos 17, 11.
Acho que é bem claro. Provei claramente da Bíblia, se tens o teu coração aberto e os olhos abertos, para ler-se e prová-los da Bíblia. Vês que somos uma alma, somos ser viventes, a vida está no sangue. Jesus Cristo ramou a sua alma quando morreu. Ele morreu por causa da perca de sangue.
Vejam comigo se faz favor em João capítulo 19. João capítulo 19 versículo 34.
Diz assim, 19, 34. Diz assim. Eles queriam saber se já estava morto, porque começaram a quebrar as pernas das pessoas que estavam no madeiro. E então, quando se aproximaram a Jesus Cristo, versículo 34, mas um dos soldados, ou um dos soldados, Jesus Cristo já estava morto, por que? Porque um dos soldados, lhe tinha aberto o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água, e por isso é que ele morreu. A tradução é que era do passado, tinha aberto.
Esta é a tradução correta. Quando eles chegaram a ele, eles não quebraram as pernas dele, porque antes disso, já lhe tinham aberto o lado com uma lança, e por isso tinha saído sangue e água dele, e por isso é que ele morreu. Queria-me, irmãos, precisam de ler o nosso Guia de Estudo, intitulado Jesus Cristo a verdadeira história. Na página 39 e 40 de esse Guia de Estudo, demonstra da Bíblia qual foi a causa da morte de Jesus, e então, na página 40, descreve uma descrição que foi extraída do comentário de Tindael do Novo Testamento por João, editado no ano 2000, nas páginas de 2012 a 2013, e que tem um doutor de medicina, o doutor John Lyle Cameron, que explica o seguinte, dizendo, soldado romano, estava bem treinado, proficiante e sabia o seu dever. Ele sabia que parte do corpo devia traspassar da forma a saber, a obter um resultado rapidamente fatal, ou assegurar que a vítima estava inegadalmente morta. O soldado pôde-se por baixo do nosso Senhor crucificado. Quando ele estava pendurado na cruz, desferiria a lança de baixo das costelas da esquerda para cima. A lança larga e dois gomos afiados entraria pelo lado esquerdo da parte superior do abdomen. Abriria o estómago, perforaria o diafragma, cortaria ao meio o coração e os grandes vasos sanguíneos, artérias e veias. E lanceria o pulmão. A ferida seria suficientemente grande de forma a permitir que uma mão aberta pudesse por ela entrar, comparem o João 20, 24, 27, e então sangue juntamente com a água, do estómago de ramar-se-a em abundância. O acontecimento na íntegra descrito por São João na verdade deve ter acontecido, pois o escritor algum poderia apresentar com detalhes tão coerantes, tão reconhecível feito, sem que ele ou alguém tivesse desmonhado a ocorrência.
Queres irmãos, precisam de estudar a Bíblia com cuidado e entender que somos espiados pelo sangue de Cristo. O sangue de Cristo foi derramado para pagar pelos nossos pecados.
E, por isso, como lemos em Isaías 53-12, há pouco, Jesus Cristo derramou a sua alma, a sua vida na morte, e a sua vida, a sua alma está no sangue.
Queres irmãos?
Jesus Cristo, quando derramou a sua alma na morte, deixou de ser uma alma vivente, e tornou-se um ser morto, e ele estava morto.
E, por isso, crises irmãos, como vimos claramente, através de várias escrituras bíblicas, que as pessoas, quando estão mortas, estão mortas, porque deixam de ser uma alma vivente. E, por isso, essa alma não pode estar no céu, porque está morta, a pessoa está morta.
E, como vimos, vai haver uma resurreção, como lemos a sécara da doutrina básica, da resurreção dos mortos, em Hebreus 6, versículo 2. E, por isso, será uma resurreção da morte dos que estão mortos. Ora, se estão mortos, estão mortos, e não estão no céu, ou no inferno, estão mortos.
João 3, versículo 3, está a falar, está aqui, Zújo, a falar com Nicodemos. João 3, versículo 3.
E, então, diz assim, João 3, versículo 3.
E, isso responde-o, Jesus, em verdade, em verdade, digo, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Precisamos de nascer de novo. Depois de morrer, precisamos de ser ressuscitados. E, digamos assim, viver de novo. E, depois, diz assim, também, no versículo 13. No versículo 13 diz assim, ora ninguém subiu ao céu, disse Jesus, senão aquele que lato seu a saber o filho do homem, que agora está no céu. Assim, quando isto foi descrito para nós agora, está no céu. Mas, naquela altura, diz assim, ninguém subiu ao céu. Ninguém foi para o céu, senão aquele que lato seu, foi que Jesus Cristo disse, que, irmão, Jesus Cristo disse, que ninguém subiu ao céu. Jesus Cristo disse que, quando ele esteve na terra, ninguém tinha subido ao céu. Ninguém, nenhum homem tinha ido para o céu, exceto aquele que lato seu do céu, que é o filho do homem que lato Jesus Cristo, lato seu do céu. Por isso, cris irmãos, ou acreditas em Cristo, ou estás a chamar a Cristo mentiroso. Está claro, então não é? Ele disse, ninguém subiu ao céu. Por isso, por exemplo, o David, o rei David, não está no céu ainda. Está morto. Porque ainda não há uma resolução? Vejam que a mim se faz favor em Atos 2. Atos 2, Atos 2, versículo 29. Diz assim, Irmãos, este é Pedro aqui a falar. Diz assim, Irmãos, Sejam permitidos dizer-vos claramente a respeito do patriarca David, que ele morreu e foi sepultado. E o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Ele não está enterrado, não necessitou. Sendo pois profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado, que um dos seus descendentes se assentaria no seu trônimo, isto é, Jesus Cristo, prevendo isto referindo-se à recepção de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. Jesus Cristo não foi deixado na morte, morreu, mas não foi deixado lá fora, resucitou. E este Jesus Deus resucitou, do que todos nós somos testemunhas. Nós ouvimos Jesus resucitado. Por isso que dizer-se, exaltado pois à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, este Espírito Santo que derramou este, que vejo e ouvís, porque David não subiu aos céus. David não está no céu, não subiu aos céus.
E, então, continua a descrever, disse-se o Senhor, ao meu Senhor, assenta-te à mão direita, que eu ponho os teus inimigos postrados dos seus pés, esteja absolutamente certo, pois estou à casa de Israel, daqui a estes jus que vos crucificaste, Deus o fez, Senhor e Cristo. Mas o que está a dizer aqui é que David não subiu aos céus. Jesus Cristo também disse, ninguém subiu aos céus.
Por isso, David está morto.
A alma dele não está no céu, porque ele não tem uma alma, não temos uma alma, sóamos uma alma.
Ele está morto e parou de viver. Como leemos no versículo 29, diz assim David, que ele morreu e foi subletário, o Seu túmulo que me paranece entre nós até hoje. Não foi restricitado ainda.
Cris irmãos, ele morreu. Ele parou de viver quando morreu e por isso parou de ser uma alma.
Por isso, Cris irmãos, ir para o céu e ter uma alma eterna é um engano de Satanás.
Cris irmãos, e esse engano não está aí em todas as igrejas ou quase todas as igrejas. Não dizem pessoas, após pessoas, após pessoas a que vão para o céu ou que parentes ou avós estão no céu ou quando morrem ministros e mais ministros e padres mais ministros a que põem em mano as pessoas para o céu a que esta pessoa vai para o céu e tal. Cris irmãos.
Quando morremos só temos uma esperança e esta é a esperança de vir a viver outra vez no reino de Deus.
E como é que entramos no reino de Deus? Só podemos entrar no reino de Deus por uma ressurreição para a vida eterna.
Só podemos entrar no reino de Deus por uma ressurreição para a vida eterna. E como é que se faz favor? 1 Coríntios, 1º livro de Coríntios 1º livro de Coríntios Capítulo 15 1º livro de Coríntios, Capítulo 15 versículo 50 a 52 que diz assim isto afirme irmãos que a carne e o sangue Cris irmãos, tu e eu temos carne e temos sangue Não podem herdar o reino de Deus Nem a corrupção é herdar a incorrupção É isto que vos diga o mistério nem todos dormiremos, isto nem todos morreremos mas seremos transformados todos num tempo, num abrir e fechar tolos ao ressoar da última trombeta a trombeta seará os mortos vs.
citarão incorruptíveis primeiro, como podem ler em primeiro de salo de s. 4 nós temos transformados depois Cris irmãos, não podemos entrar no reino de Deus como lemos aqui não podemos herdar o reino de Deus com carne e sangue para herdá-nos o reino de Deus temos que primeiro morrer ou se estivermos a viver ainda durante a vinda de Cristo seremos transformados nessa altura Cris irmãos nessa altura está claro o ato de ser um resuscitados para a vida eterna é um ato de julgamento eterno por isso a resurreição e os juízes eternos estão ligados por isso em hebreus 6 versículo 2 das doutrinas básicas fala-se acerca da resurreição dos mortos e dos juízes eternos isto é um julgamento que será uma verificação de que vivemos de acordo com a justiça dele porque buscamos o reino de Deus e a Sua justiça e se vivemos de acordo com a justiça dele seremos resuscitados na primeira resurreição para a vida eterna Cris irmãos isto é importante neste capítulo de 1º Coríntios capítulo 15 descreve uns pontos muito importantes aqui leiam comigo e começaram a ler o versículo 1 irmãos venho lembrar-vos o evangelho que vos enunciei isto é a boa nova que vos enunciei o qual recebesse e no qual ainda perceberás porque ele também sois salvo retirar verdes a palavra tal como vula preguei menos que tenhais querido em vão antes de tudo vos entreguei que o que também recebia que Cristo morreu pelos nossos pecados ele morreu morreu tramando sangue pelos nossos pecados segundo as escrituras e que foi sepultado ressuscitou a terceiro dia segundo as escrituras isto é facto e depois no versículo 12 diz assim ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentro os mortos como após afirma alguns dentro de vos que não há ressurreição de mortos vocês dizem ah não, não, eu digo acredito na ressurreição mas a ressurreição vai ser quando a alma se junta ao corpo outra vez é o que os cérebros sobre os dizem outra mentira, porque como vimos somos uma alma não é temos uma alma e e se as pessoas estão a dizer que têm uma alma vivente viver no céu, então não estão mortos então não é uma ressurreição dos mortos e por isso estão a dizer que não há ressurreição de mortos é exatamente o que Paulo está a dizer afirma alguns dentro de vos que não há ressurreição de mortos como é que eles afirmam isso?
dizendo que as pessoas estão no céu estão no céu e isto é se vivem internamente então não há ressurreição de mortos porque já estão a viver e se não há ressurreição de mortos então o Cristo não recitou sim porque porque é que Deus mandou Jesus Cristo para morrer e sofrer para nós e pagar este preço e se já estão no céu e se Cristo por isso não precisa outro recitar, não recitou é a nossa pregação e a nossa fé sim porque Jesus Cristo não precisa recitar de facto se não há ressurreição de mortos então Jesus Cristo não recitou não é?
e se Cristo não recitou então ele morreu e não pagou pelos nossos pecados sim, se não há ressurreição e se não há ressurreição de mortos porque dizem que as pessoas já estão no céu então Cristo não recitou porque ele não morreu se não morreu não recitou não é? porque continuou a vida e a terra e continuou a alma de ele foi para o céu, logo morreu por isso não precisa outros recitar e por isso a nossa fé é enven... e então nós diz aqui Paulo, no versículo 15 1515 somos tidos por vossas testemunhas de Deus porque temos acelerado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo isso Deus para os ressuscitores de Cristo mas a qual, se vocês dizem que ele não recitou se o que vocês estão a dizer é certo que os mortos não recitam porque se os mortos não recitam e também Cristo não recicitou e se Cristo não recitou é a nossa fé, para si que os acerta ele repetir aqui a mesma coisa e assim permanecer os nossos pecados e ainda mais, os que dormiram em Cristo apareceram e em a mais, os que morreram em Cristo estão mortos e por isso a nossa fé em Cristo se limita apenas a esta vida somos os mais infelizes de todos os homens versículo 20 mas de facto Cristo ressuscitou os mortos, sendo ele a primícia dos que dormem em grego a palavra aqui é no singular ele a primícia dos que dormem visto que a morte veio por um homem por adão também por um homem veio a ressurreição dos mortos por Cristo porque assim como é adão todos morrem todos, todos assim também todos vivificados em Cristo todos serão vivificados em Cristo todos cada um porém na sua própria ordem Cristo a primícia uma vez a palavra que é aqui é no singular depois os que são de Cristo e são de cristãos na sua vinda na sua vinda quando Cristo vier na vinda dele todos cristãos todos bons irmãos haverá uma ressurreição de mortos de todos os mortos cristãos, essa é a nossa esperança haverá uma ressurreição cristãos, estes são as boas novas do reino de Deus a boa nova de quebra-ma ressurreição e que só podemos entrar no reino de Deus para reinar com Ele no futuro por mil anos como vamos ler noutros sermões e por isso, cristãos a nossa única esperança a nossa única esperança a nossa única esperança a nossa única esperança a nossa única esperança é a ressurreição graças ao ato de Cristo morrer por nós e por isso, viver uma vida e ter vivido uma vida perfeita e por isso, foi ressuscitado e essa é a nossa esperança que grande esperança nós temos, queridos irmãos nós morremos porque a alma morre porque o ser vivente morre e por isso é necessário uma ressurreição Jesus Cristo vai reinar os de Cristo vão-nos ressoitar porque Cristo voltará para salvar o mundo e por isso, queridos irmãos é importante nós termos esta fé queridos irmãos grande fé nós temos, que grande fé e por isso tenham cuidado, irmãos com as mentiras deste mundo porque este mundo mistura um bocadinho de mentira com muita verdade e aí está um grande problema por isso as pessoas são facilmente enganadas sim, são sinceras são sinceras e se não sejam sinceras mas estão sinceramente irradas e um bocadinho de veneno mata não é preciso muito por isso queridos irmãos mantenham-se firmes nas doutrinas prásicas entendam que precisamos de entender as doutrinas básicas que Deus nos dá e lembrem-se de uma das doutrinas básicas é a doutrina da ressovação graças a Deus que Jesus Cristo nos dá um ensinamento aqui descrito na Bíblia e esta é a nossa grande esperança quando parentes e amigos de nossos e familiares falecem temos esta grande esperança a esperança da ressovação queridos irmãos mantenham-se fiéis até ao fim precisamos de perseverar e precisamos de estudar a Bíblia por isso que os irmãos mantenham-se fiéis até ao fim.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).