This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia a boitado, queridos irmãos, aqui é Jorge Campos com a boa nova de que o mundo vai ser salvo. Por que nós acreditamos o que é oposto ao que a Bíblia diz? E por que nós praticamos costumes que não se caçam contra o que Jesus Cristo fez? Sabemos que devemos fazer como Jesus Cristo fez. Podemos ler isso em João 13.15. E Pedro também disse que devemos seguir o espaço de Jesus Cristo. Vecis em primeiro Pedro. 2.21. E isso é porque Jesus Cristo nos deu um exemplo para nós seguirmos. Ora, sendo isso verdade, por que que acreditamos hoje em coisas que nunca foram acreditadas por Jesus Cristo e que nem foram ensinadas por Jesus Cristo?
E nunca foram ensinadas ou acreditadas pela Igreja fundada, debaixo da inspiração do Espírito e debaixo da guia dos primeiros apóstolos e debaixo da liderança direta de Jesus Cristo que é a cabeça da Igreja? Por que que seguimos crenças e acreditamos em coisas que são contrárias ao que foi ensinado por Cristo e pela Igreja? Queris irmãos, o meu tema hoje é para vos ajudar a abrir a Vossa Bíblia e ler da nossa própria Bíblia. O que a Bíblia diz há cerca de certas crenças e hoje vamos ver uma crença que é a da alma imortal.
E vamos ver que Jesus Cristo não ensinou o que a maioria de nós foi ensinado quando fôramos, éramos criancinhas. Vamos começar a ler em João 5, versículo 26 a 29. Veja como isto é diferente de que você foi ensinado e de que você provavelmente acredita. Veja que assim, começar no versículo 26 de João 5. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo. Entendem? O Pai tem vida em si mesmo.
Isto é, o Pai tem vida inerente em si próprio. Também concedeu ao filho ter vida em si mesmo. O Pai concedeu ao filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar porque é o filho do homem. Jesus Cristo tem autoridade a julgar porque é o filho do homem e é o filho de Deus. Está claro? E depois continua. Não vos maravilheis disto porque vem agora em que todos os que se acham nos túmulos, todos os que estão nos spúlculos, ouvirão a sua voz e sairão, onde?
Dos túmulos, dos spúlculos. Os que tiverem feito bem para a ressurreição da vida e os que tiverem praticado mal para a ressurreição do juízo. Que, nos irmãos, vemos aqui que há duas ressurreições. Uma ressurreição de vida e uma ressurreição do juízo. Então vamos, queridos irmãos, analisar este trecho em maior detalhes e vejamos que Jesus não falou como se alguém estivesse no céu ouvindo a sua voz. Pois ele disse, vejam um ou dois capítulos anos, de João 3, versículo 13.
João 3, versículo 13. Diz assim, ora ninguém subiu ao céu, se não aquele que te late seu a saber o fim do homem, que está no céu. Ninguém subiu ao céu. Não há nenhum homem que tenha subido ao céu, exceto o próprio Jesus Cristo, que desceu a saber o filho do homem, que está no céu. Ele, Jesus Cristo, é o filho de Deus, que estava com o Pai desde a eternidade. Vejam com isso em João capítulo 1, versículo 1 e 2.
Diz assim, no princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Ora a palavra o verbo, que é do grego logos. E lembrem-se que o novo testamento foi escrito em grego. Significa a palavra logo, significa palavra ou verbo. Em outras palavras, ou de outra maneira de dizer, Jesus Cristo foi o porta-voz. Foi aquele que falou, aquele que entregou a palavra. Jesus Cristo foi a boca, foi o bocal, digamos assim, o porta-voz, a palavra, o verbo de Deus.
E vejam, continuando no versículo 3. E todas as coisas que foram feitas por intermedio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Por isso vemos aqui em João I, que o logos estava com Deus no princípio, e era Deus. E que todas as coisas foram feitas por Ele, foi o Criador. E esse logos, vê-se no versículo 14 do capítulo 1, diz assim, e o verbo se fez carne. E habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos o Seu glória, glória como do unigénito do Pai.
Aí vemos que este verbo, o porta-voz, foi Jesus.
Ele tinha estado com o Seu Pai desde a eternidade, como lemos no versículo 1 deste capítulo. Ora, queridos irmãos, a existência de Deus é uma coisa que é evidente pela criação. É evidente, tal como Paulo disse em Romanos capítulo 1, versículo 20, diz assim, porque os atributos invisíveis de Deus, assim como os sentaram no poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem, Deus do princípio de mundo sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. E como vimos, foram criadas pelo Logos, que é que veio a ser carne, que é Jesus Cristo. E por isso Deus, o poder Dele, a Sua própria divindade, são percebidos por meio das coisas que foram criadas, como diz aqui em Romanos capítulo 1, versículo 20, e por isso as pessoas que não acreditam na criação, e no Criador, e em Deus, são indesculpáveis.
Além disso, queres e irmãos, se você estudou física, você sabe que na física há uma lei, que diz que só a vida pode dar vida. Na verdade, a ciência prova que a vida não pode vir do que não é vivente. A vida só pode vir de vida. A vida só pode ser concebida por vida.
Uma coisa morta como um copo não pode dar vida. Tem que ser um ser com vida que gera outro ser com vida, por exemplo. É importante que você entenda isso. Por isso Deus é a fonte da vida. Deus é aquele de onde vem toda a vida. Porque vemos a João capítulo 5, vejam de novo, João capítulo 5 diz assim, assim como o pai tem vida em si mesmo. É o pai que tem vida em si mesmo. E ele é a fonte da vida, é aquele de onde vem toda a vida. E convimos o logo era existente desde o princípio, com Deus e ela era Deus. Ora, notem bem, porque diz aqui em João 5, 26, o pai tem vida em si mesmo. Deus é a vida e tem vida inerente em si mesmo. Crizes irmãos, você foi enganado a acreditar que você tem vida eterna, inerente em si mesmo. Você foi enganado a dizer quando dizem que você tem uma alma eterna, e que esta vida sobrevirá o seu corpo físico. Crizes irmãos, eu sei que é muito difícil, ter que vos informar que esta crença da alma imortal está incorreta e a falsa. Mas deixe-me dizer, vos, com muita sinceridade e querinho, que você tem estado a acreditar. Se você que tem acreditado acredita numa alma imortal. Você tem estado a acreditar numa coisa sem qualquer evidência, isso é qualquer prova, pois a palavra de Deus, a Bíblia, diz exatamente o contrário. Você não tem qualquer vida inerente em si próprio. A vida vem de Deus e Deus não deu a você a vida eterna neste corpo. Deus não deu a vida eterna aos seres humanos, como vivem agora. Deus não deu a vida eterna ao adão e à Eva. Não existe nenhum lugar na Bíblia que diga que Deus deu a adão a vida eterna. Não existe nenhum lugar na Bíblia que diz que Deus fez adão um ser imortal, com uma alma imortal. A vida eterna nunca foi concedida a adão. Desde o início, Deus é supremo, governante. Não só como criador, criou a matéria, mas também criou todas as forças e as energias e pôs leis em ação, leis físicas, leis químicas, pôs leis em ação, que governam estas coisas que criou. Além disso, também pôs leis em ação, leis espirituais, que governam os nossos relacionamentos entre pessoas e com Deus.
E Deus goverma e mantém em ordem o universo inteiro por essas leis que ele pôs em ação. Quando Deus criou o primeiro homem, o adão, Ele o colocou e lhe deu instruções bem claras, a cerca da maneira. Isto é, do caminho de viver, que o fizesse feliz.
Deus pôs o adão e a Eva num jardim maravilhoso e lindíssimo, o jardim do Eden. Foi um jardim lindo. Era o próprio para isso. Talvez o local mais lindo que jamais tenha existido nesta terra. Eu devido que haja alguém, ou algum lugar na terra, que tenha visto, alguém que tenha visto algum lugar na terra tão lindo como o jardim do Eden. O jardim de sardim era maravilhoso. Mas havia neste jardim uma só árvore, com um certo fruto nesta árvore, que iria fazer mal ao homem. Como Deus amava o homem, Deus disse ao homem, ao adão e à sua esposa, à Eva, para não comerem daquele fruto daquela árvore. E disse, podiam comer todas as outras árvores e tudo mais do jardim, mas não daquela árvore. Foi aí que adão obteceu ao diabo, em vez de obtecer a Deus.
Vocês imaginem como uma criança, vocês dão a uma criança uma quantidade de brinquedos. E diz a criancinha, olha, este brinquedo aqui muito bonito, não pode brincar com ele. Pode brincar com todos os outros, mas não pode brincar com este. E depois viras de costas e vais desconder atrás da porta e olhar. Tenho quase a certeza que esta criança vai tocar naquele brinquedo que disse este que não podia tocar. E, cris irmãos, nós adultos somos simplesmente crianças que crescemos. E é a mesma coisa que conosco. Cris irmãos, a vida pode ser uma grande benção, mas também pode ser uma grande maldição. Por que? É tudo acerca de como, da maneira, do caminho, de como vivemos. Quando você ouve os sermões que eu dou aqui da Igreja deus unida, você aprenderá muito em como viver a sua vida de maneira que seja alegre e que seja uma vida feliz. Por que? Porque Deus quer que você seja feliz. Leia aqui em 3ª João. 3ª Livro de João. Capítulo 1, versículo 2. Diz assim, 3ª João, capítulo 1, versículo 2. Amado, acima de tudo, faça votos para a tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. A tua vida, como é próspera. Eu desejo que tenham prosperidade e tenham saúde. Acima de tudo, Deus quer que nós sejam saudáveis, que vivemos em alegria, em paz, na sua graça. Deus não nos deu dores e sofrimentos. A causa das dores e sofrimentos de todos nós é a nossa rebelião contra os princípios e contra as leis de Deus. Sim, o sofrimento é porque fazemos coisas contra as leis de Deus, contra o que Ele disse. E foi o que aconteceu com a Dão e a Eva. Eles tomaram fruto da árvore irrada. Eles foram rebeldes, eles desobteceram a Deus. Vamos aí, no início. No Jordín do Edan, Deus como governante, dando as suas leis e o seu conselho baseado em amor, e dando ao homem a oportunidade que o homem podia ter tomado o fruto da árvore que lhe daria a vida eterna. Se o homem podia ter tomado o fruto da árvore da vida, notem que a vida eterna estava à disposição do homem no Jordín, estava no fruto desta árvore da vida. Mas o Adão e a Eva nunca comeram do fruto da árvore da vida.
Eles não receberam a vida eterna. Eles não tinham a vida eterna. Deus não pôs a vida eterna no Adão e na Eva, durante a criação do homem. Deus não lhes deu uma alma imortal. Aqui está um desafio que eu vos deixo, queridos irmãos. Eu desafio a você, desafio a qualquer pessoa, para me mostrarem, na Bíblia, uma Escritura, que diga que Deus deu a Adão e a Eva, a vida eterna. Se me mostrarem tal Escritura, eu, então, lerei esta Escritura num dos sermões aqui no futuro. Mas Deus não fez tal coisa. Não deu a Adão e a Eva a vida eterna. Não existe nenhuma Escritura que diga que Deus deu a vida eterna a Adão e a Eva. Se a vida eterna estava disponível, nos Jardim do Edo, mas eles não tomaram dela. Queridos Irmãos, o que vemos aqui em Génacias, é que Deus, pós disponível a Adão e a Eva, duas árvores, uma a árvore de vida e a outra a árvore que se comecem, essa árvore certamente morreriam. Vejam comigo se faz favor em Génacias 2, versículo 17. Diz assim, mas da árvore do conhecimento, do bem e do mal, não comerás. Porque no dia em que dela comeres certamente morrerás, e a Adão e a Eva morreram. Sim, viveram cerca de 930 anos, como podem ver em Génacias 5, mas morreram. Não tinham a vida eterna. Morreram. Deus disse ao Adão e a Eva certamente morrerás. Mas o diabo veio. E o diabo disse, oh não, não. Deus sabe mais do que isso. Deus está a mentir-te. O diabo disse ao Adão e a Eva, não podes ter confiança em Deus? Não podes ter fé em Ele? Não podes acreditar em Ele? O diabo disse, Deus está a enganar-te, oh Eva. Acredite em mim, disse o diabo. Eu sou teu amigo, disse-Ela, Eva. Olha bem, disse o diabo. Olha bem para eu reforçar desta árvore. Não é bonita? Não é agradável? Não é uma beleza? Não é linda? Não é boa para se comer? Então a mulher olhou e vejam em Gérasis 3, versículo 6. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento. Porque queria ser mais como Deus, com mais conhecimento, como Deus. Tomeu-te o molho do fruto e comeu e deu-te também o marido e ele comeu. E o diabo também disse, em Gérasis 3, versículo 4. É certo que não morrerás. Diabo disse à Eva, não vais morrer. Quando acabamos de ler que Deus disse à Oadão e à Eva, certamente morrerás, o diabo disse, não acredites nisso, não vais morrer. Não vais morrer. Tu tens uma alma imortal, não vais morrer. Já tens a vida imortal em ti. Não deixes Deus enganar-te. Foi o que Satanás disse à Eva. Mas, irmãos, não foi isso o que Deus disse. O que Deus disse é certamente morrerás. E até, em Gérasis 3, versículos 19, diz, até que te tornes à terra, pois dela foste formado, porque tu és pó e ao pó tornarás.
Sabem qual foi o primeiro pecado? Sabem onde é que começou? Foi quando eles começaram a acreditar na mentira que o diabo disse. Porque o diabo disse a eles, não morrerás. Não morrerás. Como lemos aqui há pouco, diz assim. É certo que não morrerás. Mas Deus sabe que no dia que comeres, os abrirão os olhos e, como Deus, conhecedeus do bem e o mal, sereis este conhecimento todo. Querias irmãos, você está aqui, na mesma armadilha do diabo? Você acredita, nele, no diabo, em vez de acreditar em Deus? Acreditas, na verdade, a Deus? Que diz, morrerás? Mas o diabo diz, não, não morrerás, porque tens mal, não é imortal. Em quem acreditas?
A Bíblia diz em Ezekiel 18,4.
Ao fim, neste reciclista diz assim, a alma que pecar, essa morrerá. A alma que pecar, essa morrerá.
Sim, somos uma alma de vento, somos um ser vivente. Sim. E o ser vivente, a alma vivente, a alma que pecar, essa morrerá. E diz a mesma coisa, no versículo 20. A alma que pecar, essa morrerá.
Então, o que é que aconteceu aqui, no Jardim do Edan? O homem e a mulher, o Adão e a Eva, acreditaram no diabo. Tiveram desejo de ter posse do que Deus lhes tinha negado. Esta árvore, pretencia a Deus. Não pretencia a eles. E eles foram e tiraram o fruto desta árvore que não deviam ter tirado. Robaram. E tiveram cobiça de vir a ser como Deus.
E por isso, fez com que eles robassem. Puseram outro Deus à frente de Deus, em frente do verdadeiro Deus, quando obteceram ao diabo. Porque Paulo diz em Romanos 6, versículo 16. Vejam Romanos 6, versículo 16.
Diz assim. Não sabéis daquilo a quem vos ofereceis como servos para a audiência desse mesmo, a quem obteceis sóis servos. E obteceram ao diabo e por isso tornaram-se servos do diabo e por isso servos do outro Deus. Eles desobteceram a Deus. E como Deus era o único Pai deles, pois em Lucas 3, versículo 38, diz que Deus era o Pai da Adão, eles deshonraram o Pai deles.
E por isso pecaram. Eles pecaram, porque foram contra as leis de Deus. Vejam em 1 João 3, versículo 4.
Diz assim.
E o adão em Eva quebraram a lei de Deus. Eles quebraram 4 dos 10 mandamentos. Eles deixaram a cubiça, a luxúria e a ganância entrar nos corações de Deus. Eles roubaram o fruto, deshonraram o Pai e tiveram outro Deus à frente do verdadeiro Deus. Eles quebraram 4 dos 10 mandamentos. Isso foi pecado e lese em Gênesis 3, versículo 23 a 24. Gênesis 3, versículo 23 a 24.
Então o Senhor Deus disse, Deus disse, Eis que o homem se tornou como um de nós com um setor de bem e de mal, assim que não esteja à mão e tome-te bem na arda-vida e coma e vive eternamente. Por isso o Senhor Deus o lançou para fora do jardim do Edan, a fim de labrar a terra de que for atumado. E expulso o homem, e colocou carubins ao oriente do jardim do Edan e o refogir de uma espada que se revolvia para guardar o caminho da árvore da vida. Vemos aqui que o Senhor Deus o lançou ou os lançou para fora do jardim do Edan. Expulsou o homem e colocou carubins ao oriente do jardim do Edan para os manter longe, como a espada que se revolvia para guardar o caminho da árvore da vida eterna, para o atão em Eva não poderem tomar agora da árvore da vida eterna. Porque, como lembramos no versículo 22, para que não estenda a mão e tome também da árvore da vida e coma e viva eternamente.
Deus não prometiu que o atão em Eva comece do fruto da árvore da vida para eles não poderem viver eternamente. A vida eterna tinha sido acessível, mas eles nunca tomaram desse fruto. Deus os expulsou do jardim do Edan, porque? Para não tomarem da árvore da vida. Porque, se tomassem dessa árvore, então teriam a vida eterna. Deus os expulsou para não terem a vida eterna. Porque? Porque eles decidiram viver contra as leis de Deus, desobtecendo a Deus.
E, quando uma pessoa desobtece a Deus, isso faz uma pessoa miserável. E, por isso, Deus em Misericórdia não lhes deu a vida eterna para não viverem eternamente em Miséria.
Sim, como é que eles tinham resolvido viver? Decidiram viver em rebelião a Deus contra as leis de Deus. E, por que que Deus pôs as suas leis em ação? Deus pôs as suas leis em ação, principalmente as leis morais. Pós para sermos felizes, para nos dar felicidade. Para nos dar paz. Para nos dar abundância e prosperidade. Para fazer as nossas vidas cheias de alegria e felicidade. Para fazer as nossas vidas interessantes sem um momento triste. Para vivermos abundantemente, felizes e alegres. Deus quer que nós sejam felizes. Por isso é que nos deu os 10 mandamentos. E temos este dia de estudo. Os 10 mandamentos que vocês podem pedir se forem ao nosso site. Que está escrito aí no cima do ecran. Vão ao nosso site revistabonova.org. E podem pedir este dia de estudo a cerca dos 10 mandamentos para verem como eles são aplicáveis hoje. E como eles têm a ver com o nosso relacionamento de uma pessoa com outra. E com um bom relacionamento de nós com Deus. Cris irmãos, porque eles desobteceram a Deus. Foram rebeldes contra as leis de Deus. Deus não lhes deu a vida eterna. Por que? Para não viderem eternamente a miseria e tristeza. Deus não deseja que vocês se magoem. Deus está a dar a você uma oportunidade para seguir o caminho para você ser feliz. Mas você precisa escolher esse caminho. E esse caminho requer que você viva de acordo com as leis morais de Deus. Isto é que você não roube, que você não mate, que você não quebre estas leis de Deus. Que são parte dos dez mandamentos. Você quebra uma, é como se tivesse quebrado todas elas. Porque estão ligadas umas às outras.
Este é o caminho de Deus. É o caminho de amor. Porque as leis de Deus são baseadas em amor. Amar contra o próximo e amar a Deus.
São baseadas em amor. Deus não quer que você se magoem. Não há nada errado com as leis de Deus. São boas, são para o nosso bem, para nós estarmos felizes. Felizes.
Mas você tem que fazer uma decisão. Você tem que fazer uma decisão. Vejam em Deuteronómio capítulo 30. Deuteronómio capítulo 30, versículo 19. Os céus e aterna tomam hoje, por testimonhas contra ti, que tu propus a vida e a morte. Deus nos dá a escolher a vida eterna ou a morte eterna, morrer eternamente.
Abenção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida. Sim, Deus, quer que nós escolhamos a vida e não a morte, para que posses viver tu e os teus descendentes, para possamos viver alegres, em paz, em felicidade, sem, nos recorde, sem descontentamento.
Você tem que escolher e você tem que fazer a sua própria decisão para seguir o caminho de Deus. Esse é o caminho de Deus, o caminho de que foi falado no Novo Testamento, como o caminho, o caminho dos cristãos. Podem ler isso em Atos 19 e Atos 24. E essa foi a fé, que foi entregue aos santos, originalmente, como se lê em Judas 1, 3, seguir esse caminho. É o caminho da vida que traz felicidade e alegria sem sofrimento. Querias irmãos, por que que há sofrimento? Temos aqui um guia de estudo, vocês podem comendar, por que que Deus permite o sofrimento?
Para entender melhor, por que que Deus permite vocês fazerem uma escolha. É importante entender, por que que Deus permite você fazer a escolha? Assim, Deus não deu a oddão em a Eva a vida eterna. Por que? Porque eles tinham começado a andar no caminho de desobediência às leis de amor de Deus. As leis que Deus pôs em ação para fazer o homem feliz. E no momento que você começa a viver em conflito ou em rebelião às leis de Deus, você, então, terá sofrimento. Há verá sofrimento.
E querias irmãos, esta é a maneira deste mundo. É a maneira do mundo inteiro. Por isso que há tanto sofrimento no mundo, à nossa volta. É o caminho que este mundo tem seguido. O caminho da desobediência às leis de Deus que são necessárias para haver uma completa felicidade.
Infelizmente, é a maneira que muitos de nós temos vivido. Muitos de nós temos vivido de acordo com os costumes e tradições dos homens. De acordo com o caminho desta civilização. E toda esta civilização, este mundo, à nossa volta, esta sociedade, esteja você viver no Brasil, esteja você viver em Portugal, esteja você viver em que país seja.
Esta civilização foi estabelecida por mentes pagãs. Isto é contra Deus, em rebelião a Deus, incluindo tradições pagãs da nossa sociedade, que vemos à nossa volta. Por exemplo, da duração do Deus deste mundo, que é Satanás, disfarçado debaixo de como o Deus do Sol.
E assim as pessoas adoram o dia do Sol, adoram e seguem um calendário baseado no sistema solar e não no sistema que Deus nos deu. E este sistema pagão do mundo, é que a maioria das pessoas têm seguido no mundo. E vocês, basta olharem à vossa volta, está o mundo inteiro enganado, como diz na Apocalipse Satanás, enganou o mundo inteiro, apocalipse 12, versículo 9. E os seres humanos estão cheios de desculpas. Oh, é tão bonito! Oh, que mal há em fazer isto! É tão bonzinho, é tão bondoso!
Infelizmente Satanás faz coisas parecerem bonitas, agradáveis, mas no processo de fazer isso, as pessoas estão a desobrecer a Deus. Como Satanás é esperto, como Satanás é esperto, porque as pessoas têm este raciocínio humano que diz, oh, as coisas são lindas e agradáveis, tal como o fruto da árvore, da morte, que parecia agradável e lindo, mas é o fruto que conduz ao sofrimento, a tors, a tristeza e finalmente a morte.
Este sistema do mundo, em que você e eu estamos neste mundo, este sistema do mundo desafia a lei de Deus. Tal como o Adão e Eva desafiaram a lei de Deus e desobreceram. Eles desafiaram as instruções de Deus e, por isso, este mundo todo, esta sociedade toda está debaixo do Deus deste mundo, que é Satanás. Ora, ninguém vê Satanás. É lei invisível, mas este Espírito de maldade, este Espírito de ódio, é o Espírito em que o mundo, em geral, está a seguir. E esta influência e os seus demónios que existem neste mundo, à nossa volta, precisamos ter cuidado e vencer. E precisamos evitar de seguir esta influência do diabo que é maldosa e que só nos traz sofrimento, torres, tristeza, fracasso e desencorojamento e, finalmente, a morte. Irmãos, isto é o que está errado com o mundo. Como eu desejo que vocês abrissem os vossos olhos para entenderem o que eu estou a dizer? Você sabe que o caminho do bocado fica cada vez pior. Vejam em segundo Timótio 3, versículo 13. Segundo Timótio 3, versículo 13. Diz assim, mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Vão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Querias irmãos, quando as pessoas pecam, cada vez ficam piores e piores e piores e piores. O bocado é o caminho que parece agradável, parece atraente, mas realmente é o caminho para o sofrimento. Deus nos envia a ser, não deu à adão a vida interna, pois este pecado de adão se tornaria pior e pior e pior. Internamente, até chegar a um ponto, seria tão terrível, extremamente terrível, mas não podia morrer. Seria terrível. E Deus não permitiu que isso acontecesse. Sim, Deus tem a vida eterna. E nós não temos a vida eterna. Nós não temos a vida eterna. Nós não temos a vida eterna. Nós não temos a vida eterna. A vida eterna. Nós não temos uma alma imortal.
Deus, sim, nos dará a vida eterna, mas isso é um dom de Deus, debaixo das suas condições, de quando nós vivermos de acordo com o caminho, o caminho. Isto é de acordo com as suas leis, de amor, de felicidade, de paz e de alegria. Romanos 6, versículo 23. Romanos 6, versículo 23, diz assim.
Porque o salário do pecado é a morte. Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. A vida eterna é um dom que Deus dará aos que não pecam, porque os que pecam vão ter a morte eterna.
Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
A vida eterna é um dom. O dom gratuito de Deus é a vida eterna. Nós não temos vida eterna. Ainda não recebemos esse dom. Está à espera de nós, na ressurreição, ressurreição da vida. Como lemos em João 5 e como vamos ler um pouco mais daqui a pouco, mas nós não temos uma alma imortal.
Por exemplo, se uma pessoa tem uma alma imortal e odeia o seu irmão, então essa pessoa tem a vida eterna? Por exemplo, se uma pessoa tem uma alma imortal, porque todos temos a alma imortal, mas se odeia o irmão, tem a vida eterna?
O que a Bíblia diz acerca disso? Vejam comigo 1 João 3, versículo 15.
Diz assim, toda aquela que odeia o seu irmão é assassino. Ora, você sabe que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.
Todo assassino não tem uma alma eterna permanente em si.
Se você odeia o seu irmão, não tem uma alma eterna. Mas se uma pessoa tem uma alma eterna, e se essa pessoa odeia o irmão, como as pessoas pensam, quem que está a ser verdade?
Ora, João aqui, no primeiro João 3, 15, diz assim, toda aquela que odeia o seu irmão é assassino, e o assassino não tem a vida eterna, não tem uma alma eterna.
Qual é a mentira? O que você foi ensinado pelos homens, você foi ensinado que você tem uma alma eterna.
Isso é verdade?
Ou é verdade o que a Bíblia diz?
Quem que está a mentir? Aqueles homens que ensinaram a você, ou Deus, aqui na Bíblia? Quem está a mentir? Qual é a verdade?
A verdade é a Bíblia. A verdade é a Bíblia. E diz-se, todo assassino não tem vida eterna permanente em si. Por isso, pessoas como homens, que podem pecar e que pecam, não têm vida eterna.
Crescim irmãos, uma vez mais, fomos ensinados que o primeiro Adão recebeu do Diabo um ensino, e nós fomos ensinados esse mesmo ensino. Qual foi o ensino que o Diabo deu a Adão? O ensino que o Diabo deu a Adão foi, não morrerás! Isto é, tens uma alma eterna. E esse é o ensino que hoje continua na maioria das pessoas.
Deus não ensina que temos uma alma eterna. Deus não ensina isso.
Jesus Cristo demonstra que a vida vem do Pai.
O Pai a deu ao Filho, o Filho que nasceu de um homem que foi ressuscitado e mortal. Léu comigo de novo. João capítulo 5, onde conversamos há pouco. João capítulo 5, versículo 26. Assim, porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, vida inerente em ele próprio, tem a vida eterna. Também considerou ao Filho ter vida em si mesmo.
O Logos, que viveu com o Pai, que era Deus, como lemos em João 1, tinha a vida imortal, como o original Logos. O verbo. Antes de ter sido transformado num ser humano, para o propósito morrer, ele morreu, para nós. Mas agora o Pai deu a vida eterna. Agora, o Filho do homem, que ao mesmo tempo é o Filho de Deus, tem a vida em si mesmo, porque o Pai é Deus. É o que diz aqui. Também considerou ao Filho ter vida em si mesmo.
Por que que considerou isso ao Filho? Porque o Filho estava cheio do Espírito de Deus, que é a vida de Deus, que é a vida eterna, que é o Espírito de Deus inerente em ele. E o Pai, então, como lemos no versículo 27, João 5, o Pai deu ao Filho e ele deu a autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. Pai deu a Jesus a autoridade de julgar, pois ele é o Filho do homem. Sim, o Logos. O verbo. Se esvaziou da vida eterna que tinha na forma de Deus. E se fez um ser humano para morrer por nós, pelo amor que ele tem para conosco. Leia um comigo que se faz favor em Filipe II, versículo 6, a 8. Filipe II, Filipe II, versículo 6, a 8. Diz assim, pois ele, Jesus Cristo, substindo em forma de Deus, ela era o Logos, substia em forma de Deus, estava com o Pai, como lemos em João 1. Não julgou como as urpação o ser igual a Deus. Não era nenhum robo de identificação e de identidade dizer que ela era igual a Deus, ele era igual a Deus. Versículo 7, antes de si mesmo se esvaziou, se esvaziou de ser Deus. Assim mesmo, assumindo a forma de homem, de servo, tornando-se em sumilhança de homem, e reconhecido, reconhecido em figura humana. Assim mesmo se humilhou, tornando-se obdiente, até a morte e morte de cruz.
Por que que o Logos fez isto? O Logo se esvaziou da sua vida eterna, de ser igual a Deus, como lemos aqui em Filipenses 2, versículo 6. Assumiu depois a forma humana, morreu, para nos abrir o caminho de salvação, para pagar o preço dos nossos pecados.
De graça, de graça. Não é nada que possamos fazer para isso, ele fez isso de graça. Para podermos ser reconciliados com o Pai, com Deus. O Pai então ressuscitou o filho que tinha morrido por três dias e três noites, e depois da terceira dia. Ele deu a vida eterna, reconcedeu a vida eterna e lhe deu a autoridade de jogar, pois é o filho do homem. Por isso é que diz, no versículo 5, versículo 28.
Começando em 27, ele deu a autoridade para jogar, porque é o filho do homem. Não vos maravilheis disto, porque vem agora, vem agora e não não veiam, em que todos que estão nos túmulos ouvirão a sua voz. Isto é o tempo da ressurreição. A segunda vinda diz o Cristo. E sairão. Os estiverem feito o bem para a ressurreição da vida, como leem na Apocalipse, é a primeira ressurreição, e os estiverem praticado o mal para a ressurreição do juízo, que é, como leem na Apocalipse, que é mil anos depois.
A ressurreição do juízo. Cris irmãos, isto é um julgamento, é uma separação. Uns para a ressurreição para a vida eterna para receberem a vida eterna nesse momento da ressurreição. Agora estão mortos.
Ou para a ressurreição do juízo. Cris irmãos, é importante poderem entender o que acontece depois da morte. Temos um guia de estudo, o que acontece depois da morte. A descrever isto em grande detalhe. E outro guia de estudo, a seca de o céu e o inferno.
Estudando a Bíblia, a seca destes pontos, em grande detalhe.
Cris irmãos, leiam comigo, em primeiro João capítulo 5, versículo 11 a 12, primeiro João capítulo 5, versículo 11 a 12.
Liz assim, e o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna e esta vida está no seu filho.
Deus nos deu a vida eterna, mas vemos que nos dará esta vida eterna a ressurreição. Da vida, Ele nos deu, mas está no seu filho, a espera da vinda dele.
Aquel que tem o filho tem a vida, aquele que não tem o filho de Deus não tem a vida.
Receberemos esta vida eterna, este Dom de Deus, baseado no julgamento de Jesus Cristo. Como lemos, o salário do pecado é a morte, em Romano 6, 23, lemos isso há pouco, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Então, para que Jesus Cristo seja o primeiro de muitos filhos e filhas de Deus, para que possamos vir a nascer de novo como filhos de Deus, na família de Deus, exatamente como Jesus Cristo veio a ser através da ressurreição dos mortos.
Por isso, é que o Logos se esvaziou, transformou em ser humano, foi gerado pelo Pai como um ser humano. Morreu para nós, foi para isso, porque depois Ele ressuscitou, Deus o Pai, Ele deu a vida eterna e Ele deu o julgamento, o poder de nos julgar e de fazer a decisão de ressurreição da vida e da morte para nos dar a vida eterna. E essa vida eterna, que é seguindo a ressurreição de Jesus Cristo, como a de Jesus Cristo, tal como Ele foi glorificado e tal como Ele se tornou Deus com direito a ser adorado pelos anjos e pelos homens, nós também seremos glorificados, em conjunto com Ele, como lém Romanos 8-17, e seremos como Ele é, pois o veremos como Ele é, como lém, em primeiro João 3, versículo 2. Cariz, irmãos, esse é o nosso destino. Devermos a ser filhos e filhas de Deus. E temos aqui um estudo bíblico, um guia de estudo bíblico acerca deste tema, que é muito importante que vocês também podem pedir do nosso site. E poder emcomendar. E por isso, queris irmãos, quero perguntar a vocês uma coisa. Vocês entendem esta boa nova do reino de Deus? Vocês entendem o significado destas boas notícias do reino de Deus? Nós temos uma publicação, a boa nova, uma revista para você ler. Com vários artigos de dois em dois vezes, acerca de vários assuntos cristãos. Você pode emcomendar a boa nova pedindo-a ou baixando-a da nossa site. Queris irmãos, este é a boa nova do reino de Deus. Deus é o rei deste reino. Jesus Cristo é o rei dos reis, o Senhor dos Senhores.
Deus, este reino, é parte da promessa que nós vamos saber para vermos a ser filhos e filhas de Deus e para reinar com Ele, neste governo, neste reino, para ver felicidade. E, então, a segunda vindo de Cristo, nós ressuscitaremos, tal como David, que ainda está na sepultura, vai ter que ser ressuscitado, como leem a Ates 2,29, diz que David está morto e foi sepultado e o Seu túmulo permanece ainda entre nós. David não está no céu, está no túmulo. E, como leemos em João 5, quando Jesus Cristo vier, Ele falará e os que estão nos túmulos ouvirão a Sua voz e se levantarão. Isso é a segunda vinda de Cristo para a ressurreição da vida. Queris irmãos, se nós estamos em Cristo, se vivemos de acordo com este caminho de alegria e paz, renaremos na terra com Jesus Cristo durante esses mil anos para salvar a terra. E, depois dos mil anos, o juízo acontecerá, que os outros os ressuscitarão e, então, haverá um período de juízo em que eles vão aprender a verdade, vão aprender o que não nunca tinham aprendido e vão ter uma oportunidade de se arrepender e uma oportunidade de se batizarem e de receberem o Espírito Santo e de vencerem a fraqueza da carne, para poderem também, depois disso, ter a vida interna. Irmãos, se estamos em Cristo, renaremos na terra para salvar a terra com Jesus Cristo. Teremos a grandiosa responsabilidade de salvar esta terra, desta terrível miséria em que o mundo se encontra hoje. Querias, irmãos, vá-se a olhar à volta. Em que país você esteja? Coisas terríveis estão a acontecer e vão acontecer ainda pior, brevemente, querias irmãos, até um ponto que pessoas vão pensar, é o fim do mundo.
Mas não é o fim do mundo, porque Jesus Cristo vai voltar a salvar a terra. Essa é a boa nova. Os mortos que estão à espera estão a dormir. Não estão no céu, estão a dormir. Não têm a alma eterna. Estão a dormir, à espera da resurreção. À espera da segunda vinda de Cristo o messias, da resurreção da vida eterna para depois receberem a vida eterna, para reinarem com o rei dos reis e o Senhor dos senhores para salvar o mundo.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).