This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
V è Portuguese Eventospan SEE Há 11 horas Quрастos S beautas Mistério Bom dia ou boa tarde ao搭 likes, irmãos. Há uma anota que diz assim, havia um condutor de taxi e um padre. E, amos morreram, e um dia quando chegou o período de juízo, o condutor de taxi foi levado para ter uma recompensa de uma casa enorme, com os terrenos lindos, uma coisa maravilhosa. E o padre recebeu uma recompensa, digamos assim, uma casinha pequenina, com um terreno muito pequeno, com coisas muito pequenas.
E então o padre perguntou, mas por que eu estive a pregar e a servir ao Senhor, enquanto este condutor de taxi andava de maneira mal e punha as pessoas, a vida das pessoas em perigo, porque é que ele tem uma maior recompensa que eu? E depois foi-lhe dito, bem, é porque quando o condutor de taxi seguiava, todas as pessoas oravam, mas quando você pregava, todas as pessoas dormiam.
Bem, é uma dotazinha, mas dá-nos a pensar o que acontece quando morremos. Você tem medo da morte? Sim, alguns nós temos medo da morte do sofrimento, do sofrimento que possamos ter antes da morte, mas temos medo de morrer? E por que é ter medo? Se as pessoas pensam que vão para o céu, não estariam contentes em irem para o céu? Querias irmãos, o que é? O que é que Deus quer para nós no futuro?
Quer que nós, depois da vida, vamos para o céu? Tocar uma arpa e descansar os dias inteiros sem fazer nada? Ou, como algumas pessoas pensam, olha, vai para o inferno, queimar-se? É uma ou outra? Querias irmãos, a nossa esperança certamente é viver de novo, mas a nossa verdadeira esperança não é a uma nem a outra dessas duas, dois exemplos que dei.
A nossa esperança é vivermos eternamente no reino de Deus, como filhos e filhas de Deus. E isso é um assunto chave na Bíblia. Mas, infelizmente, este mundo tem, digamos assim, doutrinas, ou digamos mentiras, em forma de doutrinas, que estão a destruir essa esperança de estarmos no reino de céu, no reino de Deus, que é o reino dos céus, para reinar aqui na terra, o reino que virá do céu para a terra, para reinar aqui na terra, para nós podermos ser reis e senhores a governar com Cristo aqui na terra. Cristo e irmãos, os ensinamentos deste mundo destroem, destroem esta doutrina e, além disso, destroem a necessidade de que precisamos de estar a desenvolver um caráter, o caráter santo de Deus, para poder mostrar-me nesse reino.
Porque as pessoas dizem não, tudo que precisa vai ser salvo de graça, não precisa de fazer nada. Querias irmãos? Sim, somos aceitados como estamos, mas não podemos ficar como estamos. E por isso a minha pergunta hoje é, vamos para o céu? E existem pessoas agora no céu? Ou digamos assim, acreditamos na esperança de ressurreição? Lembrem-se que a Bíblia, em nenhum local, suporta o ensino.
De irmos para o céu com uma recompensa eterna quando uma pessoa morre. Aliás, há certas doutrinas básicas referidas na Bíblia. E vejemos, a Bíblia refere-se, em Hebreus capítulo 6, a seis doutrinas básicas. Vejemos essas brevemente. Hebreus capítulo 6, como se a na ler no versículo 1. Hebreus capítulo 6, versículo 1. Diz assim, por isso ponde a parte dos princípios alimentares da doutrina de Cristo. Deixemos levar para o que é perfeito, não lançando de novo a base estas doutrinas básicas, que precisamos de lançar.
Mas não precisamos de lançar de novo, precisamos de restabelecer. E é o que estou a fazer hoje, é restabelecer os alicerces destas doutrinas básicas e vamos falar acerca de uma. Mas aqui estão estas seis descritas em três pares. O primeiro par, são duas, é o rependimento de obras mortas. São obras mortas porque não as fazemos mais. Temos que nos arrepender destas obras mortas, parar de viver da maneira irrada e obtecer as leis de Deus. A segunda doutrina é fé em Deus.
Fé em Deus. É básica, a parte das doutrinas básicas. O arrependimento e fé são essenciais para quê? São condições essenciais para quê? Para a próxima doutrina, que é este par aqui de batismos e da imposição das mãos. O arrependimento e fé são básicos para podermos ser batizados. E após do batismo, recebermos a imposição das mãos por o ministro de Deus, para podermos receber o Espírito Santo de Deus. E o terceiro par, é que, uma vez que recebemos o Espírito Santo de Deus, simulizado pelo convicado do Dia de Pentecostes, temos que vencer até ao fim, e ao fim é da ressurreição dos mortos e do juízo interno.
A ressurreição dos mortos, que é, digamos assim, esta quinta doutrina básica, e a sexta, que é o juízo. E, por isso, hoje estou a falar da ressurreição dos mortos, que vem depois de recebermos o Espírito Santo de Deus, a ressurreição dos mortos. Queridos irmãos, em primeiro lugar, é a ressurreição dos mortos. Não é a ressurreição dos que estão vivos no céu, é dos que estão mortos.
Por isso, se as pessoas já estão a viver, estão no céu, porque é uma ressurreição? Para ser ressuscitado, vou só tentar morto. Está claro, pessoas, fabricam explicações. Ah, não, não é! Isso é só simplesmente tão a viver numa alma, mas depois precisam de um corpo, pois há. Queridos irmãos, o que é a morte? O que é a morte? A Bíblia diz que a alma que peca morre. A alma que peca morre. A alma não é imortal. Sim, Satanás, que é o pai das mentiras, como se lembra João 8, 44, diz que a alma é imortal, mas a alma não é.
Aquele que peca morrerá. Vigemos ao início, ao início, em Génacias 2, em Génacias 2, versículo 16 e 17. Génacias 2, versículo 16 e 17. Diz assim, e Senhor Deus lhe deu esta ordem de toda a árvore de incomerás livremente, mas da árvore do conhecimento, do bem e do mal, não comerás. No dia que dela comer-se, certamente morrerás. Não está a dizer que morrerás imediatamente, mas morrerás.
Não há confusão aqui. A Bíblia diz que o bocado conduz à morte. A alma que peca morrerá.
E os mortos estão mortos. É difícil entender isso? Os mortos estão mortos. Vejam comigo em Génacias 3. O que se passou? Satanás, o pai das mentiras, ao início começou a mentir. E ele perguntou à mulher a Deus não disse isto. As mulheres dizam, ah não, disse isto. Ele, então, disse no versículo 3. Ele não comerés. Então, a serpente diz no versículo 4, perdão, disse a mulher. É certo que não morrerás.
Deus tinha acabado de dizer certamente morrerás. No capítulo 2 versículo 17. Certamente morrerás. E Satanás disse certamente, ou é certo, que não morrerás.
Vamos aqui. O truco de Satanás. Ele basicamente estava a dizer não vais morrer porque tens uma alma imortal. Aqui está o truco de Satanás. Primeiro é uma mentira. E depois verdade, verdade, verdade, embora se um bocato destruvcida. O que é que eu quero dizer com isto? Porque vejam aqui. Ele mentiu a dizer, não vais morrer. Mas depois disse, disse assim no versículo 5, diz, porque Deus sabe que no dia em que DELO comeres, se abrirão os vossos olhos e com Deus conhecerá-lo bem ou mal. Isto é verdade? Deus quer que nós tenhamos os olhos abertos. Deus quer que nós provemos tudo, provar, provem tudo. Mas aqui, tal, como a verdade foi destruvcida, porque quando abriu os olhos, criou dúvidas, criou ou quebrou a confiança do homem no que Deus tinha dito.
Criou uma situação em que aquele relacionamento que ele fez com a vida, aquele relacionamento de confiança entre o homem e Deus, foi quebrado, perdeu a confiança e não acredita mais em Deus. É como hoje em dia. Membros da Igreja não acreditam nos ministros.
Por causa do pecado, por causa das dúvidas que Deus, que Satanás está a criar aqui, Satanás está a criar, ele criou dúvidas. Sim, abriu os olhos, os olhos estão abertos, mas através de dúvidas da falta de confiança e como Deus, é verdade, vamos ser filhos e filhas de Deus, vamos ser como Deus. E isso é verdade, segunda verdade. Mas esta segunda verdade é distorcida, porque fez homens como seu próprio Deus.
Os homens tornaram-se seus próprios Deus. Esta é uma forma de idolatria, porque eu sei melhor do que Deus. Tornaram-se em vez de Deus. E por isso diz assim, sedeis conhecedores do bem e no mal, e também é verdade. Deus quer que nós sejamos conhecedores do bem e do mal. Mas Deus quer que nós tenham confiança na palavra de Ele que Ele nos diz o que é o bem e o mal. Em vez disso, agora de Satanás quebrou essa confiança e diz que o homem precisa decidir por si próprio, o que é bom e o que é mal.
Isso é o caminho da morte. Isso é o caminho da morte.
Satanás queria, está a criar e criou e continua a criar a doutrina, uma doutrina para cegar os olhos da humanidade. De que? Cegar os homens do plano de salvação de Deus.
Qual é o plano de salvação de Deus? É para nós termos ou sermos parte da glória de Cristo a reinar com Ele no reino de Deus, no futuro reino milenial.
E por isso é que dizem, segundo Coríntios 4.4 um engano de Satanás é para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo. Isto é do reino de Deus, a reinar na Terra. Para que nós não entendamos isso. Cris irmãos, como diz a Bíblia, é muito clara a alma que peca morre. Pode ler isso em Zichiel 18, versículo 4, assim como no versículo 20. E quando uma pessoa está morta está morta. Não tem pensamentos. Vejam comigo se faz favor em Ecclesiastes 9.
Ecclesiastes 9. E diz assim, no versículo 5, porque os vivos sabem que há no morrer mas os mortos não sabem coisa nenhuma. Nem tão pouco terão eles de recompensa porque se uma hora já há no esquecimento. Conceça.
Desculpe. Porque os vivos sabem que há no morrer mas os mortos não sabem coisa nenhuma.
Assuma uma hora já há no esquecimento como diz um bocadinho mais adiante. Vocês pensem, vocês sabem as coisas que os vossos bisavós ou trisavós fizeram? Vocês provavelmente nem sabem os nomes deles. Vocês sabem os nomes de pais, poucos sabem os nomes de seus avós e ainda menos poucos sabem os nomes dos bisavós e mento menos dos trisavós. A memória deles já há-se no esquecimento. Não sabemos que eles fizeram, não sabemos quantos anos é que viveram, não sabemos aonde é que viveram, não sabemos aonde é que viveram.
E eu acho que você, você, é capaz de ser o mesmo dos seus trisavós. Quando para mais, das outras gerações antes disso.
Vejam, por exemplo, no versículo 6, o amor, o ódio e a inveja para eles já apareceram. Estas emoções já apareceram. Não têm estas emoções. Seja amor, seja ódio, seja inveja, tudo morreu. Vejam, por exemplo, no versículo 10, tudo quando vier à mão para fazer fase conforme as duas forças. Porque no xaol, ou na sepultura para onde tu vais não há obra, não há obra, não há nada a fazer, não posso fazer nada, uma vez que estás morto. Não há projetos, não há indústria, não há coisas para projetar e planejar nada. Nem conhecimento. Não, não traz conhecimento. Muito menos sabedoria alguma. Estás morto. Estás a dormir. Como a Bíblia diz, estás a dormir. E por isso, é quem Atos 2, 34, vejam comigo se faz chavô, no discurso aqui de Pedro, Atos 2, 34, diz assim, porque David não subiu aos céus. O santo David, o rei David, não está no céu, disse Pedro depois de Jesus Cristo ter sido reciclado.
Sim, precisamos nascer de novo. Foi que Cristo disse, vejam aqui, em João capítulo 3. João capítulo 3, está aqui. A história de Jesus a falar com Nicodemos e vejam aqui como Sano ler no versículo 3, dizia, isto respondeu Jesus, em verdade, verdade, vos digo, te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o rei de Deus, mas o David não nasceu de novo porque ainda está morto. Não subiu o céu, está morto, está a dormir.
Por isso não nasceu de novo ainda. E nenhum de os santos ou irmãos que nós conhecemos, que tenham morrido, nenhum de eles nasceu de novo ainda não. Vejam, por exemplo, no versículo 5, respondeu Jesus, em verdade, verdade, digo quem não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus. Precisamos de nascer da água, através do batismo e dos espíritos, através do Espírito Santo, mas temos de novo. Mas ainda não nascemos de novo porque são as que os santos que morreram estão mortos. Quando é que vão nascer de novo? Quando forem os recitados? Quando receberem um corpo novo? Diz assim, o que é nascido de carne é carne. Você e eu somos carne. E o que é nascido do Espírito é Espírito. Você e eu não somos Espírito. Ainda não. Somos carne. Não te anomires de outro dizer importa-vos nascer de novo. Não te anomires, Jesus Cristo disse, que diz que vais ter que nascer de novo. O vento só para onde quer, ovos a sua voz não sabes onde vem, nem para onde vai. Assim é todo o que é nascido do Espírito. É como o vento. Não sabes o que vem ou vai. A não ser-se revelo. Então, me perguntou o único dia, como pode-se-se ter isso? Jesus disse, tu és mestre no Israel, não entende-se essas coisas? Em verdade, verdade, diga, versículo 11, que nós dizemos o que sabemos e desfiquemos o que temos visto, contudo não aceitais um nosso estomunho. Se tratando de coisas terrenas, não me credes, como acredireis, se vos falar das celestiais. E é versículo 13. Ora, ninguém subiu ao céu. Ninguém subiu ao céu. Nenhum homem, ninguém, ninguém quer dizer ninguém, subiu ao céu, senão aquele que lá desceu, a saber o filho do homem. Ninguém subiu ao céu, é exceto Jesus Cristo que desceu de lá, agora, depois de morrer, depois de ser ressuscitado, subiu ao céu. Mas ninguém mais subiu ao céu. Por que? Porque não foram ainda ressuscitados.
Quer dizer, irmãos, nós ainda não nascemos de novo, porque diz aqui o que é o sítio do Espírito, é o Espírito. É como o vento. As pessoas não sabem de veio, de onde vai e para onde vai.
Você não pode crer na ressurreição e ao mesmo tempo crer que vai para o céu, a sua morte. Não pode crer nessas ambas coisas ao mesmo tempo. Você não pode crer na ressurreição e ao mesmo tempo crer que quando morre vai para o céu. Porque quando morre vai para o céu, porque é ressurreição.
Ora pensem nesta maneira. Se a alma imortal entre aspas porque não temos alma imortal, se a alma imortal entre aspas, como disse, vai para o céu quando morremos. Então, por que o vale dos ossos secos? Porque esta profecia? Porque esta profecia de dar estas pessoas que já são imortais, que estão no céu, porque tarem elas uma vida imortal na terra. Até em vida imortal no céu, porque dar a elas de novo uma vida mortal na terra, como diz em Zekiel 37. Vejamos então Ezekiel 37, brevemente. Ezekiel 37, versículo 1.
Vi-se sobre mim a mão do Senhor e Ele me lavou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um val que estava cheio de ossos. Pessoas mortas, só tinham os ossos. E depois diz assim, no versículo 5 e 6 assim diz o Senhor, estes ossos é isto que faria entrar o Espírito em vós, este é o Espírito homem no homem e vocês vão viver esta respiração, este Espírito o homem. E vocês vão viver por a tendões sobre vós. Ferei que eu secarne sobre vós. Sobre vós estenderei pele e porém em vós o Espírito, o Espírito homem no homem. Porém de volta lá. Então viverão, viveréis e sabréis que eu sou o Senhor. E depois teremos rido de repente são os reciclados estão aqui na terra. Hu! O que é que se passa?
Vejam também no versículo 9. Então, ele me disse, profetiza ao Espírito. Profetiza ao Filho do homem e diz assim, diz o Senhor Deus, vem dos 4 ventos ao Espírito e a sopra sobre estes mortos para que vivam estes mortos, escorpos mortos estava mortos, porca. Pôs os ossos, pôs o espel e depois joga-a disso ao Espírito. Profetiza aí, como ele me ordenara versículo 10, e o Espírito do homem no homem entrou nelas e eles então viveram e se posaram em pé um exército sobre o modo numeroso. Queres irmãos? Por que? Para as pessoas para uma vida física de novo, se já tinha uma vida imortal no céu. Por isso, você não pode acreditar na ressurreição e, ao mesmo tempo, acreditar que vá para o céu não pode. Então, a pergunta é o que é que acontece quando morremos? Veja então, em Ecclesiastes 3.
V. 19 a 21 Ecclesiastes 3. V. 19 a 21 Porque o que suceda aos filhos dos homens suceda aos animais. O mesmo lhe suceda como um morro um morro outro. Como um homem morre, ou uma mulher morre também um gato, ou um cão, ou um leão, ou um tigre, também morrem.
Todos têm o mesmo fólogo da vida. Todos têm o espírito. O espírito cão, o espírito cão, o espírito homem, o espírito homem. O espírito cão faz com que digamos assim, é a programação que um cão riaz como um cão ou como uma quedela. E um gato riaz como um gato, uma gata. E um urso riaz como urso, ou como uma ursa.
E uma águia riaz como a águia. E o cavalo riaz como um cavalo. E o cavalo tem a sua pré-programação. Mas o homem riaz com as capacidades mentais do homem. Por que? Porque tem este espírito do homem que está no homem.
E por isso, nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais, porque tudo é vaidado. Todos vão para o mesmo lugar. Todos procedem do pó e ao pão e ao pó tornarão. Do pó viemos do pó para o pó vamos. Físicamente. Morremos. O verseiro 21. Quem sabe se o folgo de vida dos filhos dos homens se dirias para cima e os animais para baixo? Sim, o folgo de vida. Isto é o espírito do homem no homem. Se dirias para cima. Deus o guarda. Para cima. Díamos assim. Guarda. Com, por exemplo, numa armazenagem espiritual. Foi como lembramos no Dichel 37, que esses corpos, esses ossos estavam secos, foi-lhes dado carne e esse espírito do homem no homem que estava nesta, digamos assim, armazenagem espiritual é posto de volta em um homem e o homem começa a ser aquela pessoa vivente que era. Por isso, o espírito homem, de uma maneira simples é dizer, é como se fosse uma gravação.
E quando você morra, como um CD, um DVD, que guarda com as suas características. O DVD, o CD espiritual não tem vida. Tem que ser posto dentro de uma máquina, de um corpo, de uma máquina de tocar o DVD para ser de novo, para vermos de novo aquele DVD, aquela gravação, aquele homem. Tem que pôr aquele espírito do homem. O espírito do homem volta a Deus quando ele morre. Vejam em Ecclesiastes 12, versículo 3. Ecclesiastes 12, versículo 3. No dia em que tremerem os guardas e os braços de voar, 12, versículo 7, diz assim, 12, versículo 7. E o pó volta à Terra como era e o espírito volta a Deus que o deu. Ecclesiastes 12, versículo 7. O pó volta à Terra como era, o nosso corpo físico volta à Terra, mas aquele espírito, aquele fólogo da vida, aquele espírito, o homem no homem Deus o guarda.
Vejam também em Jó, capítulo 32. Jó, capítulo 32. Jó, capítulo 32, versículo 8. Na verdade, há um espírito no homem. Sim, é o espírito do homem no homem. E o sopro do todo poderoso o faz sábio. É o fólogo da vida. É o espírito do homem no homem. Este fólogo da vida, como leem em Génesis 2, versículo 7, que Deus o suprou, o fólogo da vida e o homem ficou uma alma vivente, um ser vivente. Queres irmãos, não é que tenhamos uma alma?
Nós somos uma alma. Nós somos um ser vivente. Quando morremos, paramos de ser um ser vivente. Quando morremos, paramos de ser uma alma. Nós estamos mortos. A alma é um ser vivente. Sim, temos um espírito, mas o espírito não é alma. Espírito é a gravação. É o que Deus forma no homem. Vejam Isaacarias 12.
Acedência pronunciária pelo Senhor contra Israel fala ao Senhor que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele. O Senhor formou o nosso espírito dentro de nós. O espírito do homem dentro do homem. O espírito do homem no homem. O espírito do homem no homem. O espírito do homem no homem. O espírito do homem no homem. No homem no homem. Então, o que é o espírito do homem no homem? Vejam o 1º Coríntios 2.11.
Diz assim, porque qual dos homens sabe as coisas do homem e se não o seu próprio espírito que nele está? Cris irmãos, o espírito do homem faz com que nós conheçamos as coisas do homem. Faz com que nós reagimos como seres humanos. Por isso, faz com que nós possamos apreciar música, possamos aprender, possamos ir à escola, passar certos exames, possamos ir à faculdade, possamos construir e criar coisas, porque o espírito do homem nos dá a sua capacidade, como diz aqui no 1º Coríntio 11, de saber as coisas do homem. Mas além disso, o espírito do homem grava as nossas experiências, a nosso conhecimento que aprendemos na vida, o nosso caráter que nós desenvolvemos durante a nossa vida. Também o espírito do homem é o que se junta ao espírito de Deus, ou digamos assim, o espírito de Deus se junta ao espírito do homem, e os dois ficam um. A morte Deus guarda o nosso espírito. Do homem Deus guarda. Não é uma alma, não é uma vida. Parámos de ser uma alma vivente. Parámos de ser um ser vivente. Estamos mortos. E Deus guarda esta gravação que, quando ele depois nos ressuscita e dá-nos um corpo novo, ele põe esta gravação de volta no homem e nós somos o que nós somos. Está na gravada como parecemos, tipo de olhos temos, tipo de cabelo temos, tipo de pessoa sessão, somos, personalidade, que características desenvolvemos, que caráter desenvolvemos na nossa vida, que experiências tivemos, memória dessas coisas que nos aconteceu, será tudo posto de volta nesse corpo novo. Por isso não vamos ser um corpo velho, um corpo novo, mas com memória e o conhecimento de tudo que aprendemos e o caráter que estava gravado, tudo. E por isso, ressuscitamos. Rassuscitamos. Vejam aqui, em Coríntios 15, vejam aqui no versículo 12, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentro dos mortos, sim, Cristo ressuscitou dentro dos mortos, como também se afirmam alguns dentro de vós que não há ressurreição de mortos. Como é que pessoas podem dizer que não há ressurreição dos mortos? Ou, em outras palavras, como é que podem dizer que têm uma alma imortal e por isso não precisam de ser ressuscitados?
É uma ressurreição dos mortos, isso é. Ou seja, você já tem uma vida eterna, se você já está no céu, então Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, é em vão, é van a nossa pregação e van a nossa fé. A nossa fé é em vão.
Vejam então, no versículo 17, e se Cristo não ressuscitou, é a van a nossa fé e ainda permaneceréis, permaneceis nos vossos pecados. Porque Cristo não morreu para perdoar, para nos justificar.
E versículo 18, e ainda mais, os que dormiram em Cristo. Isto é os que morreram em Cristo. Estão mortos para sempre. Porque não há ressorção?
Cris irmãos, Fato. Jesus Cristo morreu. Fato. Jesus Cristo ressuscitou. Fato. Ele foi visto por mais de 500 discípulos.
Como descreve aqui, neste capítulo, em 1 Coríntios 15, a cerca da volta do versículo 6, Cris irmãos, a ressurreição da chave para a nossa esperança e para a nossa fé. É chave. É ponto principal, funcro, é o âmago da nossa fé. Por isso foi coisa tão importante na pregação da Igreja Primitiva. Este evangelho da boa nova de Jesus Cristo, que é a parte do evangelho da boa nova do rei de Deus, que é um componente, que é uma parte, que é uma secção desse evangelho ainda maior.
Vejam, então, no versículo 20, 1º Coríntios 15, 1º Coríntios 15, 2º Coríntios 20. Se, de facto, Cristo se citou dentro dos mortos, sendo ele a primícia dos que dormem, ele é o primeiro, a primícia dos que dormem, no grego está no singular. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem, veio a ressurreição dos mortos, que é Jesus Cristo. Porque assim como a manhã dão, todos morrem, assim, também todos vivem, ficam, em Cristo. Todos voltarão à vida de novo em Cristo. Cada um porém na sua própria ordem. Cristo, a primícia, o primeiro grego, em singular. Depois, os que são de Cristo, quando? Na vinda de Cristo, e então, depois, os do fim.
Existe uma ordem, existe uma ordem, tudo numa ordem, tudo numa sequência correta. Primeiros Jesus Cristo, depois, aqueles que são de Cristo, à sua vinda, e depois, aqueles do fim, que não foram de Cristo, que não se arrependeram, que não aprenderam a verdade, que não conheceram a Cristo. Então, quando é que Jesus Cristo vem? Vejam no versículo 50, I, 1 e 53. As que vos digam um mistério, nem todos derrumiremos, nem todos vamos morrer. Mas transformados seremos, sim, porque alguns ainda estão a viver quando Jesus Cristo vier. No momento, no abrir e fechar os olhos, vamos suar da última trombeta, quando for a última trombeta. A trombeta soará, os mortos se ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. A última trombeta, Jesus Cristo vem, e nós, em Cristo, seremos ressuscitados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se repete à morte da imortalidade.
Então, quando? Na última trombeta. E então, o que vamos fazer? Quando fomos ressuscitados à vinda de Cristo, porque estamos mortos agora, o que é que vamos fazer? Vejam Apocalipse 5.
Versículo 9 e 10. Apocalipse 5. Versículo 9 e 10.
E se indigno é, de tornar o livro e de abrir os seus céus, porque fôs-te morto, que o teu sangue comprós-te para Deus, os que procedem de toda a tribo. Língua, povo e nação. E para o nosso Deus os constituíste. Reino e sacerdotes. Vamos ser reis e sacerdotes. Isto é Senhor, isto é professores. E reinaremos sobre a Terra. Reinaremos na Terra. Quando fôsmos resucitados, encontramos com Cristo e depois vamos reinar na Terra. Quando fôsmos resucitados, encontramos com Cristo a vir nas nuvens e depois vamos reinar na Terra. E assim estaremos com Ele sempre. A verdade é tão simples e tão bela e nos dá tanta esperança.
Sobre quem é que vamos reinar? Na Terra. Vamos reinar sobre os professores que continuam a viver na Terra. Porque não é o fim do mundo. Isso é o nosso filhos, e netos, e bisnetos, e trinetos, e gerações para lá.
Então, quando é que vamos viver no céu? Não. Não vamos viver no céu, vamos viver na Terra. Isso não quer dizer que não possamos ir ao Pai e voltar, somos seres espirituais, podemos, mas estamos vivendo na Terra. O nosso reino é na Terra.
Então, quem são aqueles que vão ser recitados com Cristo? Quando Cristo vier, são os verdadeiros cristãos, os mortos em Cristo. Quem são essas? Apocalipse 17, versículo 14. Diz assim, esses que serão recitados à fina de Cristo, belegerão, estarão com ele, e quando essas rays e estas pessoas mais do mundo vão belejar contra o cordeiro, o cordeiro vencerá a esses, pois é Senhor dos Senhores e reis, pois é Senhor dos Senhores e reis, pois é Senhor dos Senhores e reis e vencerão também os chamados, isto é, aqueles que foram chamados na vida física, os eleitos que responderam à chamada, que se arrependeram e que começaram a viver o caminho e foram batizados e receberam o Espírito Santo de Deus, por isso foram eleitos, tem que vencer até o fim, tem que se manter fiéis até o fim e são fiéis. Esses são os que vão estar com Cristo, esses são os de Cristo, esses são os que vão ser os suscitados quando Cristo vier para estarem com Ele para vencerem contra estas pessoas mais do mundo.
Aqui está um ponto importante, fiéis até o fim. O que é esta fidelidade? Esta fidelidade até o fim é de desenvolver o caráter, a vencer a fraqueza da carne, as tentações e as provações que recebemos e temos que nos manter fiéis até o fim. E temos que nos manter fiéis até o fim.
Por que? Porque estamos a fazer decisões de discernir do bem e do mal e estamos a fazer decisões para seguir o que é bom. Estamos a fazer decisões entre as duas árvores, a árvore da morte e a árvore da vida e seguir a árvore da vida, o caminho da vida. Fazer decisões entre o mal e o bem e seguir o que é bem para que possamos viver internamente. Por isso é que dizem Doutor nome 30 versículo 19. Doutor nome 30 versículo 19.
Doutor nome 30 versículo 19. Os céus e a terra tornam hoje por testemunhas contra ti que tu propus a vida e a morte. A árvore da vida e a árvore de conhecimento do bem e do mal, este é a árvore da morte. Tu propus a ti a benção, a árvore da vida e a maldição, a árvore da morte. Escolhe pois a vida para que vivas tu e os teus filhos e filhas, os teus descendentes. Escolhe a vida.
Escolhe a árvore da vida. O que é a árvore da vida? A árvore da vida é saber e ter confiança que o que Deus nos diz que é bom e mal é verdadeiramente bom e mal e temos confiança na palavra Dele. A árvore da morte é não confiar na palavra Deus mas pensar por nós próprios somos os que decidimos nesta destrução de Satanás com os olhos abertos, não tendo confiança em Deus decidimos entre o bem e o mal nós decidimos o que é bom e o que é o mal e por isso nós decidimos por nós próprios em vez de aceitar de Deus o que é bom e o que é mal a árvore da vida ou a árvore da morte queres irmãos por isso fé é ter fé que Deus sabe melhor é ter fé de aprender e ter confiança no que Deus nos diz é não ter dúvidas em Deus porque o que é o que Satanás cria, cria dúvidas através de mentiras então qual é a grande lição? A grande lição, queres irmãos é porque nós da maneira que somos naturalmente queremos seguir o caminho da morte queremos seguir o nosso próprio caminho a minha maneira a minha ideia é a maneira que eu acho ou eu acho que isto é assim ou eu acho, ou da maneira que eu venho a maneira que eu acho não é da maneira que eu acho é da maneira que Deus acha é da maneira que Deus acha não é da maneira que eu acho e por isso a nossa grande lição é ter fé de que o que Deus diz é verdade quando nós aprendemos a fazer essa decisão de dia a dia nas dificuldades que temos de dia a dia continuamente mantemos fieis até ao fim e estamos a desenvolver o caráter de Deus e por isso essa é a nossa única esperança de estarmos no rei de Deus para governarmos com Cristo porque somos fieis até ao fim isto é porque nós estamos a desenvolver o caráter de Deus pois estamos a praticar e discernir o que é bom e mal vejam comigo em Hebreus capítulo 5 e em Hebreus capítulo 5 versículo 14 mas o alimento sólido o alimento sólido a grande lição é para os adultos para aqueles que pela prática de dia a dia dia pela sua vida diária mantenham-se fieis até ao fim pela prática tenham suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem mas o mal e não só discernir mas praticar e viver tenham prática tenham as suas faculdades assim bem exercitadas a discernir entre o bem e o mal isso é o alimento sólido isso é o alimento sólido a prática de usar o Espírito de santa deus a discernir entre o bem e o mal e viver de acordo com o que está certo isto aqui é o desenvolvimento do caráter de deus aprendendo o certo decidindo o certo embora nós tenhamos tentações e atrações para ir para o caminho errado e permanecer fiéis no certo durante um período de tempo provando que nós estamos pela prática bem desenvolvidos para nos mantermos no caminho certo esses são os chamados escolhidos e fiéis essa é a grande esperança que nós temos buscar o rei de deus e a sua justiça que é através deste desenvolvimento de caráter e de deus a morte é um sono profundo mas é só temporário porque todos os homens vão ressuscitar um dia, vão acordar, vão ser vificados o nosso golo, cris irmãos os nossos esforços, cris irmãos durante esta vida, nos mantermos fiéis e pela prática de discernir o bom e o mal e praticar o bom até ao fim para que você e eu possam estar na primeira ressurreição para reinar com Cristo no mundo do futuro
O que é a morte?
Temos uma alma imortal?
Se a alma está no Céu, cheia de alegria e felicidade, porquê uma ressurreição?
Por quê a ressurreição à vida física descrita em Ezequiel 37 dos ossos muito secos, se as pessoas já têm uma vida eterna no céu?
Ou acredita na ressurreição ou aredita numa alma imortal. Não podem ser ambos.
A Bíblia em nemhum local suporta o ensino do Céu como uma recompensa eterna quando uma pessoa morre! Mas a Bíblia suporta o ensino da esperança duma ressurreição dos mortos! Note que é uma ressurreição dos mortos - e não dos que já estão vivos eternamente no Céu.
Este sermão aborda este assunto.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).