A nossa esperança perante desafios fortes

3 minutos tempo de leitura

Muitas vezes ouvimos como irmãos na fé superam perante desafios enormes. As maneiras como eles demonstram fé e esperança tão positivas nos dá forças.

Que força espiritual Deus transmite aos que estão sofrendo graves dificuldades? Uma irmã escreveu essa coragem espiritual desta maneira: "Temos uma tremenda esperança de que Deus nos guie por este vale e que Ele está em completo controle da situação. Ele nunca nos deixou, e estou confiante de que ele não vai agora nos deixar. Agradeço a vocês que nos contactaram e cercaram de amor e orações. Na verdade, é isso que precisamos agora. As vossas orações, apoio emocional e amor são como um cobertor que eu estou segurando firmemente à minha volta. Quando eu tenho receio, essas orações me sustentam, pois sei Que Deus nos ajudará".

Como o rei Davi escreveu: "Nós pomos a nossa esperança no Deus Eterno; ele é a nossa ajuda e o nosso escudo. Ó Deus Eterno, que o teu amor nos acompanhe, pois nós pomos em ti a nossa esperança!" (Salmo 33:20, 22, Bíblia na Liguagem de Hoje).

Quando os desafios vêm - e vêm duma maneira que não podemos imaginar - precisamos ter essa esperança firme e ativa em nossas vidas.

Paulo nos dá uma visão sobre o papel da esperança na qualidade divina do amor que vem de Deus. Ao descrever as características espirituais do amor, Paulo nos diz do amor que vem de Deus: "Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência" (1 Coríntios 13:7).

Então, quando oramos para que o Espírito Santo de Deus seja dado a nós, lembramos sempre de pedir que Deus literalmente derrame Seu amor em nossos corações através desse dom. "Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu" (Romanos 5:5).

Cheios desse amor divino, podemos então suportar pessoalmente todo o estresse, podemos ter confiança e não perdemos a nossa capacidade de acreditar no poder de Deus. Temos uma expectativa confiante de que este desafio não só irá passar, mas será para a nossa glorificação: "Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória" (Rom. 8:17, BLH). "Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos" (Rom. 8:24-25, ARC). Como o próprio Jesus enfatizou: "Mas aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mateus 24:13).

E quando se sentir que tudo é desesperado, seja como Davi e olhe para Deus como seu escudo, pois Ele o envolverá com o Seu poderoso amor e força para perseverar, cheio de esperança! "Porque em ti, SENHOR, espero; tu, Senhor, meu Deus, me ouvirás" (Salmo 38:15).

E por gentileza ore por aqueles que atualmente se encontram no meio de provações, pequenas ou grandes!

Nosso Deus é um Deus amoroso e pessoal. Ele se preocupa com você pessoalmente, e Ele cuida dos Seus santos que sofrem provações difíceis. Busque a esperança na sua situação pessoal, a qual pode parecer ser uma situação sem qualquer esperança.

"Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo" (Romanos 15:13).

Graças a Deus pela poderosa esperança que está disponível para nós, cristãos.

Para conhecer a razão Por que você nasceu? clique aqui. Isso é uma grande esperança!

Course Content

Victor Kubik

Active in the ministry of Jesus Christ for more than five decades, Victor Kubik is a long-time pastor and Christian writer. Together with his wife, Beverly, he has served in pastoral and administrative roles in churches and regions in the United States, Europe, Asia and Africa. He regularly contributes to Church publications and does a weekly podcast. He and his wife have also run a philanthropic mission since 1999. 

He was named president of the United Church of God in May 2013 by the Church’s 12-man Council of Elders, and served in that role for nine years.

Studying the bible?

Sign up to add this to your study list.