Comentário Bíblico
Gênesis 40
A Bíblia não deixa claro quanto tempo José ficou na prisão, mas podemos deduzir que todo o tempo de seu serviço a Potifar e sua prisão até esse ponto foi de cerca de onze anos. José foi vendido por seus irmãos quando tinha dezessete anos de idade, agora ele estava com cerca de vinte e oito anos quando Potifar, capitão da guarda do Faraó, o mandou servir ao mordomo-chefe e ao padeiro-chefe do Faraó enquanto estes estavam presos. Provavelmente, seu lar agora era uma memória distante, dado o tempo que esteve fora e os problemas que enfrentava. Pelo fato de estar preso, José estava bem longe de ver sua família se curvando ante ele — mas, apesar da situação, ele continuou se esforçando, e Deus o abençoou por seus esforços.
Como sabemos que Deus tinha alguns grandes planos em mente, podemos supor que esses eventos eram obra dEle. Sem dúvida, não foi por acaso que dois altos servos da corte de Faraó foram colocados na mesma prisão em que estava José. E se fossem servos de algum funcionário de baixo escalão do governo, talvez não tivessem a oportunidade de contar a Faraó sobre o dom de interpretação de José. Depois de ouvir os sonhos dos prisioneiros, José explica seu significado — e os eventos acontecem exatamente como ele predisse. Talvez depois do cumprimento divino desses sonhos, José tenha se lembrado de seu próprio sonho, ponderando sobre seu passado e futuro.
Na verdade, parece um pouco difícil de acreditar que o mordomo, depois de ver a interpretação de seu se tornar realidade, realmente tenha esquecido de mencionar José a Faraó. Pode ser que ele tenha ficado muito eufórico por recuperar sua alta posição que tenha esquecido do pedido de José. Ou talvez, depois de recuperar seu emprego como mordomo-chefe, ele não quisesse atrair os holofotes para outra pessoa ou temesse lembrar ao faraó que este já o havia mandado para a prisão. Seja qual for o motivo, Deus ainda estava orquestrando os eventos de acordo com Seu cronograma — deixando José preso por mais dois anos antes de libertá-lo, e isso mais uma vez ilustra que devemos ser pacientes enquanto esperamos em Deus. Pode levar algum tempo, talvez até uma vida inteira, mas Ele cumprirá Suas promessas.