Como A Bíblia Ajuda A Reparar Os Relacionamentos Rompidos?

Você está aqui

Como A Bíblia Ajuda A Reparar Os Relacionamentos Rompidos?

Do princípio ao fim, a Bíblia é um livro que fala a respeito de relacionamentos—e como eles podem ser revitalizados e restaurados.

Nada caracteriza mais nossa era moderna do que relacionamentos pessoais rompidos e instáveis. Na verdade, o colapso inicial ocorreu não muito depois da criação da própria vida humana. Adão e Eva se afastaram de Deus; seu filho mais velho assassinou o próprio irmão, e continuaram a partir daí a situação vem piorando, até chegar a nossa geração moderna de relações humanas distorcidas.

O rabino inglês, Jonathan Sacks, descreve o estado geral de nossos relacionamentos. "Hoje, a grande parte da Inglaterra e dos Estados Unidos sofre com o vandalismo, a violência, a criminalidade e a desordem civil; com o colapso da família e o descuido com as crianças, com a queda na confiança e a descrença generalizada no poder dos governantes para resolver alguns dos nossos maiores e mais arraigados problemas, e também com um sentimento abrangente de que essa situação complicada está afetando o nosso futuro bem-estar, ademais, que estão escapando de nosso controle".

Nós não confiamos mais uns nos outros. Os relacionamentos nao duram muito tempo. O casamento por toda a vida deixou de ser a regra geral. As carreiras estão desaparecendo. Há pouco tempo atrás uma pessoa trabalhava durante trinta e cinco anos e já tinha direito a uma aposentadoria ou pensão. Mas isso está desaparecendo. Agora, os jovens devem se preparar para aprender várias profissões em suas vidas, além de enfrentarem relacionamentos instáveis, e ganhando somente para a sobrevivência.

O parecer é simples. Os relacionamentos que funcionam são baseados numa regra comum. Quando os padrões tornam-se indefinidos e as pessoas não podem concordar e anuir aos mesmos valores, a sociedade caminha sem rumo. É preciso haver acordo sobre os princípios para que os seres humanos sigam em frente. Caso contrário, vamos continuar experimentando o caos em nossos relacionamentos.

A Bíblia é um livro que sobre relacionamentos. Ela enfatiza o mais importante relacionamento que qualquer ser humano pode ter—o relacionamento com o próprio Deus! E mostra como se reconciliar com Deus leva a uma restauração correta de nossos relacionamentos com os outros seres humanos—cônjuge, amigos, membros e companheiros da igreja ou colegas de trabalho.

Que relacionamento natural Deus tem com o Seu Filho, Jesus Cristo?

"O Pai ama o Filho e todas as coisas entregou nas Suas mãos . . . Porque o Pai ama ao Filho e mostra-Lhe tudo o que faz . . . " (João 3:35; 5:20).

Muitas outras escrituras mostram que o relacionamento dEles é baseado em amor, harmonia, cooperação e carinho. É um relacionamento perfeito!

O desejo de Deus Pai e de Seu Filho, Jesus Cristo, seria estender o amor dEles aos homens e mulheres, criados à Sua imagem?

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele" (João 14:21).

Deus, o Pai, e Cristo, o Filho, estenderam o amor dEles aos homens e às mulheres. Mas, note que o amor dEles é baseado nos valores e padrões eternos, que vêm do Pai: "Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou" (versículo 24, comparar com 1 João 4:16-19; João 17:22-26).

O Pai e o Filho estão totalmente unidos às leis que governam a humanidade. Essas leis mostram o caminho do amor de Deus e foram dadas para benefício da humanidade (1 João 5:3; 2 João 6; Deuteronômio 5:33). Aqueles que se opõem a essas leis de amor atraem muito sofrimento e angústia sobre si mesmos e sobre os demais. Frequentemente, esse sofrimento se manifesta em forma de relacionamentos rompidos e infrutíferos.

O que mais se oferece, agora e para sempre, àqueles que desejam seguir os padrões e valores espirituais de Jesus Cristo e do Pai?

"Jesus Respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (João 14:23).

"Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (João 1:12).

" . . . mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir" (1 Timóteo 4:8).

A salvação é, espontaneamente, oferecida àqueles que são chamados agora, e que desejam arrepender-se dos seus pecados passados, tornando-se obedientes ao Pai (comparar Atos 2:37-39). Note que o arrependimento, o batismo nas águas e a imposição das mãos são exigências bíblicas específicas para o recebimento do Espírito Santo. Ter o Espírito de Deus é essencial para a salvação (comparar Tito 3:4-7).

Os nossos relacionamentos devem refletir a harmonia entre o Pai e o Filho?

"E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão" (1 João 4:21).

"Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos" (1 João 5:2).

O amor é dirigido e definido pelos valores eternos advindos do próprio trono de Deus (1 João 2:3-7). A única solução para nossa triste situação de relacionamentos rompidos é nos arrependermos e começarmos a guardar os Dez Mandamentos de Deus—que definem o amor verdadeiro para com Deus e o próximo—tanto na letra como no espírito (comparar Tiago 2:8-12; Romanos 13:8-10; 1 João 3:10-11).

O relacionamento adequado com Deus e o homem nos levará a um maior entendimento do propósito da vida.