Por Que o Homen Rejeita o Conhecimento de Deus

Você está aqui

Por Que o Homen Rejeita o Conhecimento de Deus

Qual é a fonte suprema de toda falsa informação e desinformação—sobre o conhecimento bíblico ou secular?

" . . . nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos [dos que se perdem]" (2 Coríntios 4:4).

A "Bíblia na Linguagem de Hoje" traduz esta passagem da seguinte maneira: "O deus mau deste mundo". Muitos cristãos de hoje sentem-se inegavelmente incomodados com a menção da existência de Satanás e dos relatos bíblicos sobre encontros de Jesus Cristo com espíritos malignos, que a Bíblia chama de demônios. Mais cedo ou mais tarde, teremos que aceitar a veracidade do testemunho pessoal de Cristo. Ele afirmou o seguinte: "E disse-lhes: 'Eu via Satanás, como raio, cair do céu'" (Lucas 10:18).

Como resultado direto do engano descrito pelo apóstolo Paulo (2 Coríntios 4:4), como a Bíblia retrata a desastrosa situação espiritual da presente era do homem?

" . . . Jesus Cristo . . . o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau . . . " (Gálatas 1:3-4).

A versão "Almeida Revista e Atualizada" [ARA] da Bíblia traduz esta a frase-chave como "deste mundo perverso." Portanto, o deus deste mundo tem cegado os seus habitantes através de seus muitos enganos (comparar 1 João 5:19). No entanto, há a promessa de livramento divino.

Sobre quem se está falando? Quem é realmente responsável por esse espantoso engano universal?

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo . . . " (Apocalipse 12:9).

Satanás é um arcanjo caído. Como o justo Lúcifer (que significa "mensageiro da luz"), ele esteve próximo ao trono de Deus, mas deixou o caminho de Deus por um caminho de vida absolutamente oposto. Ele foi tomado pela vaidade, pela inveja e pela cobiça. Dois capítulos da Bíblia tratam da origem do diabo e sua subsequente rebelião contra Deus (comparar atentamente Isaías 14:12-15 com Ezequiel 28:11-16.

Qual é a extensão da influência de Satanás?

" . . . todo o mundo está no maligno" (1 João 5:19).

A maioria das pessoas acha que o mundo é relativamente bom ou, pelo menos, neutro às influências do Maligno. Mas, a Bíblia revela que Satanás é o deus desta era e, hoje em dia, este é o seu mundo. Tragicamente, esse engano de Satanás é tão difundido que poucos percebem a extensão da aceitação dessa desinformação e conhecimento distorcido.

Como Satanás se aproximou de Eva ("a mãe de todos os viventes") no Jardim do Éden?

"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo" (2 Coríntios 11:3).

Deus revelou o verdadeiro conhecimento espiritual a Adão e Eva. Então Satanás, disfarçado de serpente, levou Eva a duvidar da veracidade do Criador. Ela persuadiu seu marido a cometerem um ato direto de desobediência: comer do fruto proibido. Em suma, Deus disse a Adão: "Você não devia ter dado ouvidos a sua mulher" (Gênesis 3:17). Satanás tinha passado à Eva uma falsa impressão de Deus e mentido a respeito das consequências de suas ações: "Certamente não morrereis," disse a serpente (comparar os versículos 1-7).

O que o demônio afirmou a Eva quando a enganou?

"Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gênesis 3:5).

Parte das palavras que Satanás disse a Eva é verdadeira. Seus olhos foram abertos ao conhecimento do bem e do mal. "Então, disse o Senhor Deus: 'Eis que o homem é como um de Nós, sabendo o bem e o mal'" (versículo 22). Esta tendência de rejeitar a instrução de Deus, implantada desde o início da nossa existência humana, tem persistido até o dia de hoje. O mundo está repleto tanto do que é certo como do que é errado, tanto do bem como do mal. O diabo, astuciosamente, mistura o certo com o errado. Frequentemente, as pessoas não conseguem discernir essa importante diferença. Deus precisa revelá-la. E para obter essa revelação, a Sua Palavra é essencial. Ela é o fundamento de todo verdadeiro conhecimento!

Qual foi uma das razões que Jesus Cristo veio ao mundo?

"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele [Jesus] participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo" (Hebreus 2:14).

A morte de Jesus Cristo proporcionou o perfeito sacrifício pelos pecados da humanidade. Ele pagou a pena de morte por nós e oferece à humanidade o dom da vida eterna. Este ato acabou com os propósitos de Satanás e foi o primeiro e importante passo para a salvação pelo qual mais conhecimento espiritual poderia ser acrescentado.