Glossário

Glossário

Caráter: Definido espiritualmente como a habilidade de diferenciar o caminho certo de Deus com o errado, e se entregar voluntariamente ao que é certo aos olhos de Deus e, com a ajuda sobrenatural prometida, resistir ao errado, até mesmo sob pressão e tentação. Deus tem um caráter justo e perfeito que é o Seu Próprio Ser.

Céu: A Bíblia menciona três céus: (1) A atmosfera ao redor da terra, ou seja, o céu onde estão as nuvens e o ar (Atos 1:9-11); (2) O espaço, incluindo o nosso sistema solar, as estrelas e galáxias no universo (Gênesis 1:14-18; Salmos 8:3); e (3) O local do trono de Deus, de onde Ele governa o universo inteiro, chamado de “terceiro céu” (2 Coríntios 12:2). Salomão disse: “Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra” (Eclesiastes 5:2). Na Bíblia, o contexto geralmente nos indica qual dos três “céus” está se referindo.

Ser Humano: Humanidade (homem, mulher, e crianças com capacidade de pensar). O homem pertence à espécie chamada homo sapiens que é distinta de todas as espécies do mundo animal.

Imagem: A palavra imagem, num sentido literal, é geralmente usada em toda Bíblia para denotar uma representação física ou material, seja na forma humana ou animal. Num sentido teológico, ela demonstra um relacionamento entre o homem e seu Criador, Deus.

Imagem de Deus: Esta expressão bíblica abrange o propósito de Deus para criação do ser humano. Como explicado nesta lição, o ser humano foi criado para ter um relacionamento especial com Deus e com o potencial de manifestar o caráter e a natureza de Deus.

Semelhança: Indica similaridade, parecença, representação, etc.

Homem: Definido biblicamente como criado especialmente por Deus como macho e fêmea à Sua própria imagem – uma distinção não dada ao mundo animal. Na criação, ao homem foi concedido arbítrio livre, capacidade de raciocinar logicamente e domínio sobre os animais.

Ciência: Primeiramente, é uma atividade de buscar e estudar o conhecimento físico e material, particularmente de uma maneira sistemática e organizada.