Deus É Sempre Justo

Deus É Sempre Justo

Grande parte das desigualdades da vida é resultado do acúmulo de milhares de anos de costumes e tradições humanas, bem como das incertezas do tempo e do acaso. Não podemos pôr a culpa disso em Deus.

Quando os filhos não querem obedecer, eles sempre protestam: “Isso não é justo!” Às vezes, as pessoas dizem o mesmo a Deus. Essa era a atitude da antiga Israel: “Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é justo. Ouvi, pois, ó casa de Israel: Acaso não é justo o Meu caminho? Não são os vossos caminhos que são injustos?” (Ezequiel 18:25).

A partir de nosso limitado ponto de vista, realmente a vida nem sempre é justa. Deus tem permitido injustiças aparentes quando deu à humanidade o direito de livre escolha. Mas reconhecer que nem tudo é justo nesta vida é muito diferente de acusar a Deus de ser injusto. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Muitas injustiças na vida são o resultado acumulado de centenas de anos de costumes e tradições humanas, bem como as incertezas do tempo e do acaso. Não podemos simplesmente acusar a Deus por causas destas injustiças, criadas pelo próprio homem.

A Palavra de Deus é a verdade (João 17:17). As decisões de Deus são coerentes com o Seu caráter, que é amor (1 João 4:8, 16). A confiança em Deus e em sua Palavra é a nossa única âncora verdadeira. Além disso, nada mais é inteiramente confiável. Mas, quando a vida está cheia de dificuldades, as pessoas, às vezes, transferem para Deus o descontentamento das falhas acumuladas das pessoas bem como da insegurança de suas vidas. Então, elas concluem falsa e ilogicamente que Deus não é justo. Na verdade, Deus revelou à antiga Israel que os caminhos do homem é que são injustos.

O apóstolo Paulo levantou esta questão em uma de suas epístolas?

“Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú. Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum” (Romanos 9:13-14).

Muita coisa depende de um entendimento correto do destino e do propósito da família humana. Isso certamente é verdade quando diz respeito a esse dilema comum.

Sem dúvida, Deus terá misericórdia de quem Ele quiser e, em certas ocasiões, Ele também pode decidir ser duro com aqueles que se opõem a Ele (Romanos 9:16-18). Mas tudo isso é apenas temporário.

Todo cristão deveria aprender cada fase do plano de Deus, como está revelado através de Suas festas anuais. A maravilhosa verdade que elas revelam demonstra que se aproxima o tempo em que Deus chamará todas as pessoas, dando-lhes uma justa oportunidade de salvação. Nesse tempo, Ele lhes mostrará a Sua grande misericórdia e ninguém mais vai questionar a justiça de Deus.

Esta é uma das grandes verdades escondidas do mundo, mas reveladas aos cristãos que entendem o significado das festas de Deus. Elas revelam a sequência em que Deus vai resolver e remover as injustiças que sofremos nesta vida. Você precisa entender o que revelam essas santas convocações. Para uma explicação mais detalhada, não deixe de solicitar gratuitamente nosso guia de estudo bíblicoAs Festas Santas de Deus: Plano de Deus Para a Humanidade — A Única Esperança da Raça Humana’.

O que o Pai já fez para amenizar a injustiça desta vida?

“Naquele tempo falou Jesus, dizendo: ‘Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do Teu agrado’” (Mateus 11:25-26).

Ninguém mais do que Deus está tão ciente das crueldades cotidianas dos seres humanos nesta presente era, por causa da influência de Satanás. Mas quem são os primeiros que Deus está chamando: As pessoas muito talentosas ou as pessoas comuns?

Deus revela que, em vez de favorecer aqueles que têm vantagens materiais nesta vida, Ele decidiu oferecer primeiro o Seu Reino às pessoas que não têm tantos bens materiais, que não são famosas, e que não são as mais bem sucedidas neste mundo.

“Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus” (1 Coríntios 1:26-29).

Deus também não tem escolhido os sábios, os poderosos e nobres desta atual era. Jesus confirma que “os filhos deste mundo são mais sagazes [astutos] para com a sua geração do que os filhos da luz” (Lucas 16:8). Contudo, os filhos iluminados de Deus serão as primícias de Sua salvação.

O profeta Isaías chama a atenção para a maneira como Deus cumpre o Seu plano: “A minha Mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra” (Isaias 66:2). Assim, Deus vai equilibrar as coisas. Ninguém entrará no Seu Reino se não for verdadeiramente humilde. Quem procura exaltar-se acima dos outros, deve se arrepender do seu egoísmo para poder herdar a vida eterna (comparar Colossenses 3:12-13; Romanos 12:16; Tiago 4:10; 1 Pedro 5:5-6).

Será que Deus elaborou as Suas leis para proteger os mais fracos e desamparados?

“Quando fizeres a sega da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 23:22).

Sem dúvida, Deus é sempre justo. Ele é bom e misericordioso. Suas leis refletem o Seu amor e interesse por todos os seres humanos. “O Senhor preserva os peregrinos; ampara o órfão e a viúva . . .” (Salmo 146:9).