Não Seja Enganado

Não Seja Enganado

Qual foi o primeiro sinal de advertência descrito por Jesus?

“E estando Ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os Seus discípulos em particular, dizendo: ‘Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.’ Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane” (Mateus 24:3 4).

Jesus começa com uma séria advertência: Não sejam enganados! Muitas pessoas estão familiarizadas com a profecia do Monte das Oliveiras. E estão cientes dos eventos e as condições descritas por Ele. Contudo, muitas delas não percebem que estão rejeitando os primeiros sinais de advertência de Jesus Cristo. Elas se tornaram vítimas dos enganos religiosos!

Os enganos religiosos serão largamente difundidos?

“Porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo’; a muitos enganarão” (Mateus 24:5).

“Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos” (Mateus 24:11).

“Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24:24).

Note as palavras de Jesus: “. . . Muitos virão . . . e enganarão a muitos . . . muitos falsos profetas enganarão a muitos”. A palavra grega polus, traduzido como “muitos”, significa “demasiado, demais, grande” (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985, "Muitos"). Esse engano é claramente gigantesco e amplamente difundido.

Não deixe de estudar todas estas escrituras em sua Bíblia. Leia as palavras de Jesus Cristo e dos apóstolos, que advertem sobre um grande movimento religioso—invocando o nome de Cristo—que levaria a maior parte do mundo à perdição. Tragicamente, a maioria tem ignorado as advertências do próprio Jesus Cristo. (Para entender melhor como surgiu esse grande engano religioso, solicite o seu exemplar gratuito do livro A Igreja que Jesus Edificou).

Quem está envolvido com esse engano?

“Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo” (2 Coríntios 11:13).

Dentro de apenas alguns anos depois da morte de Jesus Cristo, as pessoas passaram a distorcer e a deturpar a Sua mensagem. Quando duas décadas mal tinham passado, o apóstolo Paulo advertiu às congregações a respeito “dos falsos apóstolos”, dizendo lhes que ele mesmo já tinha sofrido nas mãos dos “falsos irmãos” (2 Coríntios 11:13, 26). Estes enganadores chegaram dizendo falar em nome de Jesus, mas desviaram muitos com uma mensagem distorcida.

Quem é o verdadeiro responsável por trás desse engano mundial?

“E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" (2 Coríntios 11:14-15).

Qual é o enfoque desse engano religioso?

“Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais” (2 Coríntios 11:3-4).

 “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo” (Gálatas 1:6-7).

Jesus predisse que alguns usariam o Seu nome, dizendo representá-Lo, mas seriam enganadores. Eles iriam se declarar cristãos, mas trariam uma mensagem diferente e um cristianismo falso.

Nos dias de Paulo, este movimento já estava bem encaminhado. Alguns já estavam pregando “outro Jesus” e um “evangelho diferente”. A maioria das igrejas de nosso tempo divulga um evangelho sobre Cristo, embora ignorem o foco de Seu ensinamento. Eles obscurecem o significado de Sua mensagem ao pregarem um evangelho que é diferente do “evangelho do Reino de Deus”, que foi ensinado por Jesus (Marcos 1:14). Não deixe de solicitar o seu exemplar gratuito do livro O Evangelho do Reino de Deus para entender melhor esta verdade vital.

Apesar desta fraude, o verdadeiro evangelho—o evangelho do Reino de Deus—também será proclamado antes do retorno de Jesus Cristo?

“E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14).