A Escolha: Qual o Caminho da Vida?

Você está aqui

A Escolha

Qual o Caminho da Vida?

A serpente se apresentou diante de Eva com uma alternativa, tentando convencê-la de que aquele era o melhor caminho a seguir. A serpente a persuadiu, dizendo que Deus tinha omitido uma informação importante e que a estava enganando (Gênesis 3:1-6). Então, Eva, por sua vez, persuadiu a Adão a se juntar a ela numa rebelião contra a instrução de Deus e a participar também da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:15-17).

O resultado foi que outro "governante" (João 12:31), que exerce influência sobre "todos os reinos do mundo" (Mateus 4:7-9), conseguiu levar a humanidade para um caminho de vida diferente. Esse governante é "a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo" (Apocalipse 12:9). Ao longo do tempo, ele vem introduzindo uma mensagem religiosa falsa—um "evangelho diferente" (Gálatas 1:6-8)—que se opõe ao plano e propósito que Deus tem para nós.

Precisamos entender o significado desse caminho de vida diferente, que se opõe ao caminho de Deus, introduzido por Satanás no meio da humanidade. A mensagem de Satanás está envolta em uma linguagem aceitável aos nossos ouvidos, que parece correta ao nosso modo natural de pensar (2 Coríntios 11:13-15). Ele tem convencido muitas pessoas de que os caminhos de Deus são loucura (1 Coríntios 2:14). Ao proceder dessa forma, Satanás se tornou não apenas o governante, mas também o "deus" desta era (2 Coríntios 4:4). Paulo refere-se a ele como "o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência" (Efésios 2:2).

Quais as palavras proféticas de Deus acerca dessa "antiga serpente"?

"Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste . . . Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3:14-15, ARA).

No início da história humana Deus trouxe uma esperança para a humanidade. Ele prometeu que um Descendente (o Messias) viria livrar a humanidade do reinado de Satanás. Como veremos a seguir, esta antiga promessa também mostra o compromisso de Deus em complementar o Seu plano de moldar a humanidade à Sua própria imagem espiritual—a fim de estabelecer um reino que produzirá o fruto da árvore da vida para substituir o fruto enganoso de Satanás.

A profecia do descendente prometido segue uma linha através da Bíblia. Essa é a firme promessa de Deus de um Salvador, um Rei, que governará com Justiça e trará paz e salvação para toda a humanidade.

Há quanto tempo Deus planejou o Seu Reino?

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25:34).

O planejamento de Deus para estabelecer o Seu reino foi feito antes da criação do homem. Ninguém O impedirá de realizar isso. Desde o começo da Bíblia, Deus explica porque nos criou e como estabelecerá o Seu Reino.