As Três facetas do Evangelho

Você está aqui

As Três facetas do Evangelho

Simplificando, a nossa entrada neste relacionamento eterno é: (1) o que Deus tem feito por nós, (2) o que Deus está fazendo por nós e (3) o que Deus fará por nós. Todos os três são alcançados por meio de Jesus Cristo.

A primeira faceta do evangelho é o papel da vida, morte e ressurreição de Jesus em nossa salvação. Sem isso não haveria meios de nos reconciliar com Deus e começar o processo de salvação. Isto é o que enfatizam a maioria dos teólogos, mas, muitas vezes, excluindo os outros dois importantes aspectos. Muitos interpretam esta parte do plano de Deus como o fim do processo de salvação. Na realidade, esse é apenas o ponto de partida.

O segundo aspecto decorre da promessa de Cristo de enviar uma "Ajudador", o Espírito de Deus, para guiar os discípulos de Cristo a compreender como viver pela verdade de Deus (João 14:16-17, 26). Quando alguém se arrepende na fé e recebe o dom do Espírito de Deus (Atos 2:38), então começa uma vida guiada pelo Espírito. Através do Seu Espírito, como explicou Paulo, Deus "é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Filipenses 2:13).

Para nos ajudar a alcançar a salvação, Cristo, como nosso Sumo Sacerdote, intercede por nós à direita do Pai no céu. Muitas passagens do livro de Hebreus ampliam este ponto. Devemos nos sentir encorajados de chegar "com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hebreus 4:16).

O terceiro aspecto do nosso relacionamento com Deus, possível somente através de Jesus Cristo, é o que vai acontecer quando Cristo voltar. Naquele tempo, os "que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1), aqueles que têm o Espírito de Deus, herdarão o Reino de Deus e se tornarão seres espirituais imortais na família eterna de Deus através da ressurreição para a vida eterna (1 Coríntios 15:50-54). Como reis e sacerdotes, eles vão ajudar Cristo a reinar sobre as nações (Apocalipse 5:10; 11:15).

Nenhum desses três aspectos dos evangelhos deve ser desprezado. Nem qualquer um dos três pode ser negligenciado sem distorcer o evangelho ensinado por Jesus e Seus apóstolos. Todos os três são elementos essenciais do evangelho do Reino de Deus.