Onde esta História Começa?
Muitos presumem que o evangelho do reino de Deus se originou com a pregação de Cristo e Seus apóstolos.
Os quatro relatos do Novo Testamento sobre a vida e os ensinamentos de Cristo geralmente são referidos como os Quatro Evangelhos. No entanto, poucos entendem que as partes essenciais do evangelho foram reveladas aos servos de Deus muito antes do nascimento de Jesus. (Na verdade, estes quatro livros não eram originalmente chamados de "evangelhos". Esse termo não foi aplicado até meados do segundo século).
A palavra evangelho significa boa mensagem ou boa nova. Na Bíblia, a palavra grega evangelion, traduzida como "evangelho", refere-se a uma mensagem de um soberano ou um relatório favorável acerca de um evento significativo. Logo, evangelho refere-se simplesmente à boa nova de Deus. É a mensagem de Deus, anunciando Seu plano e propósito a favor da humanidade. E isso são boas novas para nós. Jesus Cristo veio para proclamar a notícia maravilhosa do plano e propósito de Deus. O enfoque deste plano é o Reino de Deus.
Deus sempre revelou Seus propósitos à humanidade. Desde o início, Ele explicou a razão por que nascemos e qual é o propósito da vida humana. E nesse esclarecimento está implícito o começo do evangelho.
O apóstolo Paulo diz que o evangelho foi pregado centenas de anos antes do nascimento de Jesus a um homem chamado Abraão. "A Escritura . . . anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti" (Gálatas 3:8, grifo do autor).
Note que o evangelho se refere às bênçãos de Deus para todas as nações. Trata-se de bons acontecimentos futuros. Em certa passagem ele é chamado de "o evangelho eterno" (Apocalipse 14:6). Esse é o plano de Deus para abençoar toda a humanidade eternamente.
Jesus Cristo é o personagem central desse plano. Mas o evangelho não se limita a informações sobre a pessoa de Cristo. O evangelho envolve todo o propósito de Deus como revelado em toda a Escritura. É a boa nova a respeito de como o Messias—Jesus de Nazaré—trará esse plano a um maravilhoso e inimaginável ápice.
Vamos percorrer as linhas dessas boas novas reveladas por Deus através das Escrituras.
Quando Deus expressou o Seu propósito de criar a humanidade?
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra" (Gênesis 1:26).
Este versículo da início ao anúncio da boa nova do reino de Deus. Aqui Deus expressa Sua intenção de moldar os seres humanos à Sua imagem, dando‑lhes o domínio sobre a Sua criação. Ser criado à imagem de Deus confere um propósito especial à vida humana. (A terceira lição deste estudo bíblico traz mais detalhes a respeito disso e o motivo de Deus ter criado os seres humanos à Sua imagem e semelhança.)
Deus ofereceu à primeira família humana um caminho de vida—simbolizado pela árvore da vida—que envolve todos os seres humanos desfrutando de um relacionamento pessoal com o Criador.
Qual é o ingrediente espiritual necessário para o relacionamento do homem com Deus ter sucesso?
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6).
Deus faz com que as Suas bênçãos e recompensas estejam disponíveis a todos que O sirvam voluntáriamente numa fé ativa e viva (Tiago 2:17-23). Essa fé apenas é possível através do dom de Deus e é crucial para nossa salvação (Efésios 2:8). Nimguém que se recuse a crer e a confiar em Deus não O pode agradar.
Deus esperava que Adão e Eva confiassem nEle e demonstrassem essa confiança atravéz da obediência ao que Ele tinha dito. Em toda a Bíblia, a obediência confiante, é conhecida como fé. Infelizmente, Adão e Eva subestimaram demasiadamente a importância de confiar em Deus, deixando de seguir fielmente às Suas instruções.