A Graça: Como Deus interage conosco

Você está aqui

A Graça

Como Deus interage conosco

O apóstolo João resume a motivação e o caráter de Deus em três palavras simples: "Deus é amor" (1 João 4:8, 16). Sua relação conosco é motivada pelo Seu amor e cuidado, Sua preocupação e até mesmo sua disciplina, para que possamos receber o Seu dom da vida eterna, como membros de Sua família.

Muitos dos apóstolos resumiram a atitude de Deus, e Sua maneira amorosa de cuidar e Se preocupar conosco, na palavra graça. Paulo, Pedro e João usam essa palavra muitas vezes. O que eles querem dizer com isso, e como isso pode nos ajudar a compreender melhor o nosso Criador?

A palavra graça é a que aparece com mais frequência nas modernas traduções da Bíblia, ela foi traduzida da palavra original grega charis. Charis significa "aquilo que se faz com alegria, prazer, satisfação, favor espontâneo, por uma gentileza concedida ou desejo . . . [e] um favor feito sem expectativa de retorno; algo absolutamente gratuito que expressa a bondade de Deus para com os homens por generosidade e benevolência do Doador" (Spiros Zodhiates, o Dicionário Completo do Estudo da Palavra: Novo Testamento, 1993, p. 1469). Ela vem do verbo grego chairo, que significa "alegrar-se" (mesma fonte).

A palavra charis também é traduzida como "favor", "agradecimento" e "prazer". Uma forma simples de definir a palavra graça seria pensar nela como algo imérito, favor imerecido de Deus para nós—motivado por Seu amor e preocupação conosco, especialmente aqueles que aceitaram o convite para entrarem em um relacionamento com Ele. Isso abrange todos os maravilhosos dons que Deus tão graciosamente nos oferece.

Paulo geralmente começa suas cartas às igrejas com a seguinte frase: "Graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo". Ao fazer isso ele queria ressaltar aos destinatários o favor de Deus para com aqueles que aceitam o Seu chamado.

Como Deus expressa Seu amor por nós através da graça?

Através da graça de Deus se revela e nos ajuda conhecê-Lo e também a Jesus Cristo, Seu Filho (João 1:14-16).

Deus nos chama por meio de Sua graça (Gálatas 1:15).

Através da graça Deus nos aceita como "justificados"—justos e livres de pecado, por causa do sacrifício de Jesus Cristo (Romanos: 3:24; Tito: 3:7).

Deus nos oferece a salvação—Seu dom da vida eterna—por meio da graça (Romanos 5:15-18, Tito 2:11; 3:5; Atos 15:11).

Através da graça Deus nos permite desfrutar de um relacionamento com Ele (Romanos 5:1-2).

Deus nos salva por Sua graça (Efésios 2:5, 8).

Por causa de Sua graça, Deus ofereceu a Jesus Cristo, e Jesus ofereceu a Si mesmo, como um sacrifício pelos pecados de toda a humanidade (João 3:16; Hebreus 2:9).

Através da graça Deus nos dá misericórdia e nos ajuda "em tempo oportuno" (Hebreus 4:16).

Por meio da graça Deus nos dá não apenas o que precisamos, mas o suficiente para que compartilhemos com outras pessoas (2 Coríntios 8:1-4, 9:8).

Deus nos perdoa por Sua graça (Efésios 1:7).

Através da graça Jesus Cristo veio em carne, no papel de um servo para que pudéssemos ter um Salvador e receber a vida eterna (2 Coríntios 8:9; comparar Filipenses 2:5-11).

Deus nos dá conforto e esperança através da graça (2 Tessalonicenses 2:16).

Através da graça Deus concede dons espirituais a Seu povo para o benefício de todos em Sua Igreja (Efésios 4:7-16, 1 Pedro 4:10).

A graça de Deus—Sua atitude para com a humanidade, motivada por amor—faz parte do verdadeiro evangelho (Atos 20:24). O evangelho—a boa nova—é a mensagem do plano de Deus para oferecer a vida eterna em Seu Reino a todos os que já viveram e ainda vão viver. Isto tornou-se possível através do sacrifício de Jesus Cristo, que levou sobre Si a pena pelos nossos pecados.

O evangelho inclui a maravilhosa notícia de que Deus intervirá nos assuntos humanos para nos salvar de nós mesmos e enviará Jesus para estabelecer o Reino de Deus na Terra. (Para saber mais acerca dessa verdade sobre o Reino de Deus, não deixe de ler o guia de estudo O Evangelho do Reino).