O Compromisso de Deus para Mudar a Nossa Natureza

Você está aqui

O Compromisso de Deus para Mudar a Nossa Natureza

Deus realmente quer que sejamos convertidos—sermos Seus servos convertidos. Ele não quer que apenas aprendamos Seu caminho de vida, mas que andemos nele—para que nos tornarmos sincera e totalmente comprometidos com Ele. Ele prometeu nos ajudar, se quisermos seguir as Suas instruções. Através de seu Espírito Ele nos dará a capacidade de "vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade" (Efésios 4:24; grifo do autor). Seu propósito é nos transformar, para que nos convertamos profundamente, de todo coração.

Quando alguém se referiu a Jesus Cristo como "Bom Mestre", Ele respondeu: "por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus" (Mateus 19:16-17). O que Ele queria dizer é que somente Deus é a fonte do caráter justo e não que alguma coisa estivesse errada com o próprio caráter de Jesus Cristo.

Se, naturalmente, não somos bons, logo como nos tornaremos justos aos olhos de Deus? Jesus simplifica a resposta: "Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores" (Marcos 2:17).

A Bíblia explica por que a humanidade necessita tanto de uma cura espiritual. E também aclara como essa cura pode ocorrer, mostrando que Deus está empenhado em curar as deficiências de caráter de nossa natureza humana. E [a Bíblia] começa mostrando como a humanidade se tornou espiritualmente doente. E termina com os seres humanos espiritualmente curados, herdando a vida eterna como filhos de Deus.

Na Bíblia encontramos detalhes da determinação de Deus para nos salvar desse malefício espiritual, que nos tem castigado ao longo da história. Isso explica a fonte de nossos problemas comportamental e espiritual. A Bíblia contrasta a natureza pura de Deus com a nossa natureza humana e descreve Seu plano para mudar nossas atitudes básicas e responsivas diante de situações cotidianas. Isso confirma o compromisso de Deus—expressado em suas "preciosas e grandíssimas promessas"—de nos tornarmos "participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4).

Dois grandes fatores formam tudo o que está errado com a natureza humana. Primeiro é a fraqueza inerente e fundamental de nossos corpos e mentes carnais. Nossos pensamentos e emoções estão diretamente ligados aos nossos impulsos e desejos carnais. Nós nascemos com isso. Mas não nascemos com o conhecimento nem com o poder para lidar, apropriadamente, com eles.

Segundo, nossos impulsos e desejos são frequentemente afetados, e até mesmo manipulados, por pressões externas. Essas influências antagônicas têm várias origens—familiar, educacional, recreativa, cultural e espiritual, citando algumas delas. Porém, todas têm algo em comum: estimulam nossos instintos e desejos básicos.

Nossos pais podem nos dar conhecimentos espirituais valiosos, especialmente se forem fundamentados nos padrões e valores de Deus. Mas somente nosso Criador pode nos dar o poder de lidar corretamente com nossos pensamentos e atitudes e resistir às tentações que nos atacam. Portanto, o processo para se tornar justo é um processo milagroso, que requer a intervenção direta e ativa de Deus.

Inicialmente, Ele nos chama e abre as nossas mentes para que possamos entender as Escrituras. Então, Ele começa a mudar nossas vidas—se desejamos obedecer ao Seu chamado e cooperamos com Ele.