POR QUE PRECISAMOS DO ESPÍRITO SANTO?

Você está aqui

POR QUE PRECISAMOS DO ESPÍRITO SANTO?

Será que nós mesmos somos capazes de cumprir nosso compromisso para com Deus?

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2:8).

"Disse, então, Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus. Os Seus discípulos, ouvindo isso, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá, pois, salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível" (Mateus 19:23-26).

Com o batismo submetemos nossa vida a Deus. Mas nós mesmos não possuímos o poder nem a fé para manter firme esse compromisso. Necessitamos do poder divino para nos ajudar a cumprir esse maravilhoso chamado de Deus. Essa força vem como um presente de Deus.

Como recebemos esse poder de Deus?

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo . . . " (Atos 1:8, ARA).

Como explicou Paulo: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Filipenses 2:13). Ele também escreveu, com muita segurança: "Posso todas as coisas Naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).

É necessário receber o Espírito de Deus, após o batismo, para ser convertido?

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38).

"Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual" (João 3:5-6, BLH).

Como e quando Deus nos dá o Seu Espírito?

"Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo . . . Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo" (Atos 8:14-17).

Pelos exemplos Bíblicos, as Escrituras mostram que Deus geralmente dá o Espírito Santo àqueles que são batizados, quando os verdadeiros ministros de Cristo oram enquanto lhes impõem as mãos sobre eles (Atos 8:14-17; 19:5-6). Em Hebreus 6:1-2 a "imposição de mãos" está listada entre os "princípios elementares de Cristo", que compõem a doutrina fundamental da Igreja—mostrando que é um procedimento que ainda deve ser praticado.