POR QUE PRECISAMOS DO ESPÍRITO SANTO?
Será que nós mesmos somos capazes de cumprir nosso compromisso para com Deus?
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2:8).
"Disse, então, Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus. Os Seus discípulos, ouvindo isso, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá, pois, salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível" (Mateus 19:23-26).
Com o batismo submetemos nossa vida a Deus. Mas nós mesmos não possuímos o poder nem a fé para manter firme esse compromisso. Necessitamos do poder divino para nos ajudar a cumprir esse maravilhoso chamado de Deus. Essa força vem como um presente de Deus.
Como recebemos esse poder de Deus?
"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo . . . " (Atos 1:8, ARA).
Como explicou Paulo: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Filipenses 2:13). Ele também escreveu, com muita segurança: "Posso todas as coisas Naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).
É necessário receber o Espírito de Deus, após o batismo, para ser convertido?
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38).
"Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual" (João 3:5-6, BLH).
Como e quando Deus nos dá o Seu Espírito?
"Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo . . . Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo" (Atos 8:14-17).
Pelos exemplos Bíblicos, as Escrituras mostram que Deus geralmente dá o Espírito Santo àqueles que são batizados, quando os verdadeiros ministros de Cristo oram enquanto lhes impõem as mãos sobre eles (Atos 8:14-17; 19:5-6). Em Hebreus 6:1-2 a "imposição de mãos" está listada entre os "princípios elementares de Cristo", que compõem a doutrina fundamental da Igreja—mostrando que é um procedimento que ainda deve ser praticado.