A Festa Das Trombetas

A Festa Das Trombetas

O que distingue essa quarta Festa de Deus, a Festa das Trombetas?

"Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa convocação" (Levítico 23:24).

A Festa das Trombetas é observada no primeiro dia do sétimo mês do calendário hebraico — outono do hemisfério norte, em setembro ou outubro. Nessa festa, hoje conhecida pelos judeus como Rosh Hashanah, também começa o ano civil dos judeus. Em tempos passados, Israel a celebrava com ênfase no toque das trombetas, o principal método de anunciar uma reunião de pessoas ou advertir sobre de um perigo iminente ou guerra.

De modo significativo, a maior parte das profecias do livro de Apocalipse é representada pelo toque de sete trombetas, que simbolizam principalmente o avanço dos eventos no tempo catastrófico conhecido como o Dia do Senhor, o qual muitas profecias se referem como os últimos dias. O toque das trombetas de Apocalipse adverte sobre a iminência de desastres, assim como servia o toque de trombetas na antiga Israel.

Quais eventos no plano de Deus estão diretamente ligados ao toque de uma trombeta?

"E tocou o sétimo anjo a sua trombeta ,e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 11:15).

"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" (1 Tessalonicenses 4:16-17).

"E Ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta ,os quais Lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus" (Mateus 24:31).

"Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória" (1 Coríntios 15:51-54).

Este evento crucial na profecia, o retorno triunfante de Jesus Cristo para governar a Terra com a ajuda dos Seus santos ressuscitados, está associado especificamente ao toque de uma trombeta. O estrepitoso toque da última trombeta anunciará a Sua segunda vinda para estabelecer o Reino de Deus sobre a Terra.

O retorno de Cristo é o próximo enfoque do plano de Deus profetizado nas Escrituras. É o quarto passo — o evento intermediário — no plano mestre de salvação de Deus de sete etapas. (Para saber mais detalhes desses eventos proféticos representados pelas sete trombetas de Apocalipse, não deixe de solicitar sua cópia gratuita do guia de estudo bíblico O Livro de Apocalipse Revelado).

O que mais deve acontecer antes do início desses acontecimentos do fim dos tempos?

"E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mateus 24:14).

Cristo prometeu retornar quando o verdadeiro evangelho do Reino vindouro estiver sendo pregado ao mundo inteiro. Nós estamos nesse tempo profetizado, pois a igreja continua a sua comissão de proclamar o evangelho, de ensinar e de fazer discípulos (Mateus 28:18-20), como ilustrado pela Festa de Pentecostes.

A Festa das Trombetas aponta para o Dia do Senhor, onde terríveis acontecimentos irão ocorrer imediatamente antes e durante o retorno de Jesus como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:11-16). Mas também assinala para um tempo de alegria quando os cristãos, vivos ou mortos, vão receber o divino dom da vida eterna na primeira ressurreição. A Festa das Trombetas representa esse tempo crucial no plano de Deus, quando Ele dará fim a este presente século mau e estabelecerá Seu domínio e governo sobre a humanidade.