Os Anjos Não São Pessoas Falecidas — O Futuro e O Propósito do Homem São Muito Maiores

Você está aqui

Os Anjos Não São Pessoas Falecidas — O Futuro e O Propósito do Homem São Muito Maiores

Além disso, quando as pessoas morrem, elas não ascendem como almas desencarnadas e conscientes ao céu para se unirem às fileiras dos mensageiros espirituais de Deus. Na verdade, essas pessoas ficam inconscientes, sem consciência de nada (Eclesiastes 9:5, 10). A Bíblia compara a morte ao sono do qual as pessoas, mais tarde, vão despertar em uma futura ressurreição (Daniel 12:2; 1 Coríntios 15:20; 1 Tessalonicenses 4:14-16). (Para saber mais sobre isso, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O Que Acontece Depois da Morte?).

E Deus criou os seres humanos com um propósito maior que o dos anjos. As pessoas foram feitas à imagem e semelhança de Deus, assim como os filhos são à imagem e semelhança de seus pais (Gênesis 1:26; 5:1-3). As pessoas foram criadas para se tornarem a divina família de Deus (para aprender muito mais sobre esse destino incrível leia nosso guia de estudo bíblico gratuito Por Que Você Nasceu?).

Em relação a Jesus Cristo, afirma-se: “Porque a qual dos anjos [Deus] disse jamais: Tu és Meu Filho, hoje te gerei?" (Hebreus 1:5). Embora Jesus, certamente, era o Filho gerado de Deus num sentido único, Ele ainda abriu o caminho para outros seres humanos se tornarem filhos de Deus, gerados espiritualmente — assim "trazendo muitos filhos à glória" (Hebreus 2:10), Ele mesmo sendo "o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29).

Em Hebreus 2 se afirma que “não foi aos anjos que [Deus] sujeitou o mundo futuro" (versículo 5), mas que essa responsabilidade é do homem, e Jesus é precursor disso (versículos 6-9). E essas passagens ainda salientam que o homem, com Jesus à frente, foi feito "um pouco menor [ou mais baixo] do que os anjos" para então serem coroados com glória e honra. O livro de Apocalipse nos diz que os santos, os seguidores de Cristo desta época, reinarão com Cristo no vindouro Reino de Deus como reis e sacerdotes (Apocalipse 2:21; 5:10; 20:4, 6). Em 1 Coríntios 6:2-3, o apóstolo Paulo, de forma  notável, escreve: "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo?...Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?”

Exatamente! Os seres humanos que se tornarem filhos espirituais de Deus e permanecerem fiéis acabarão sendo exaltados acima dos anjos. Enquanto isso, nos é dito acerca dos anjos: “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores [servidores] enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:14). Talvez possamos pensar neles como cuidadores de uma criança real, que espera assumir o trono de um reino. Em muitos aspectos, isso diz respeito a uma criança em fase de crescimento, mas que um dia se tornará o governante desses cuidadores. E assim é com os filhos humanos de Deus que eventualmente serão glorificados e para depois governar os anjos.

Inclusive agora, Deus tem uma relação especial com Seus filhos humanos, mas não compartilha isso diretamente com os anjos — pois Deus deu Seu Santo Espírito, Sua própria essência, aos seres humanos para que se tornem "participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4). E é pelo Espírito Santo que as coisas profundas de Deus são reveladas (1 Coríntios 2:9-12).

De fato, Deus revelou aspectos de Seu plano e propósito divino a Seus filhos humanos, algo que anjos ainda não tinham conhecimento. Sob a inspiração do Espírito Santo, Pedro escreve sobre os profetas do Antigo Testamento: "Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho [ou as boas novas], para as quais coisas os anjos desejam bem atentar" (1 Pedro 1:12). E é assim que os anjos obtêm algum entendimento do que Deus revela por meio de Seu povo.

Sem dúvida, Deus pretende que ao fim de tudo os seres humanos sejam muito maiores do que anjos!