Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Os Anjos Não São Pessoas Falecidas — O Futuro e O Propósito do Homem São Muito Maiores

Você está aqui

Os Anjos Não São Pessoas Falecidas — O Futuro e O Propósito do Homem São Muito Maiores

Além disso, quando as pessoas morrem, elas não ascendem como almas desencarnadas e conscientes ao céu para se unirem às fileiras dos mensageiros espirituais de Deus. Na verdade, essas pessoas ficam inconscientes, sem consciência de nada (Ecclesiastes 9:5 Ecclesiastes 9:5For the living know that they shall die: but the dead know not any thing, neither have they any more a reward; for the memory of them is forgotten.
American King James Version×
, 10). A Bíblia compara a morte ao sono do qual as pessoas, mais tarde, vão despertar em uma futura ressurreição (Daniel 12:2 Daniel 12:2And many of them that sleep in the dust of the earth shall awake, some to everlasting life, and some to shame and everlasting contempt.
American King James Version×
; 1 Corinthians 15:20 1 Corinthians 15:20But now is Christ risen from the dead, and become the first fruits of them that slept.
American King James Version×
; 1 Thessalonians 4:14-16 1 Thessalonians 4:14-16 [14] For if we believe that Jesus died and rose again, even so them also which sleep in Jesus will God bring with him. [15] For this we say to you by the word of the Lord, that we which are alive and remain to the coming of the Lord shall not prevent them which are asleep. [16] For the Lord himself shall descend from heaven with a shout, with the voice of the archangel, and with the trump of God: and the dead in Christ shall rise first:
American King James Version×
). (Para saber mais sobre isso, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O Que Acontece Depois da Morte?).

E Deus criou os seres humanos com um propósito maior que o dos anjos. As pessoas foram feitas à imagem e semelhança de Deus, assim como os filhos são à imagem e semelhança de seus pais (Genesis 1:26 Genesis 1:26And God said, Let us make man in our image, after our likeness: and let them have dominion over the fish of the sea, and over the fowl of the air, and over the cattle, and over all the earth, and over every creeping thing that creeps on the earth.
American King James Version×
; 5:1-3). As pessoas foram criadas para se tornarem a divina família de Deus (para aprender muito mais sobre esse destino incrível leia nosso guia de estudo bíblico gratuito Por Que Você Nasceu?).

Em relação a Jesus Cristo, afirma-se: “Porque a qual dos anjos [Deus] disse jamais: Tu és Meu Filho, hoje te gerei?" (Hebrews 1:5 Hebrews 1:5For to which of the angels said he at any time, You are my Son, this day have I begotten you? And again, I will be to him a Father, and he shall be to me a Son?
American King James Version×
). Embora Jesus, certamente, era o Filho gerado de Deus num sentido único, Ele ainda abriu o caminho para outros seres humanos se tornarem filhos de Deus, gerados espiritualmente — assim "trazendo muitos filhos à glória" (Hebrews 2:10 Hebrews 2:10For it became him, for whom are all things, and by whom are all things, in bringing many sons to glory, to make the captain of their salvation perfect through sufferings.
American King James Version×
), Ele mesmo sendo "o primogênito entre muitos irmãos" (Romans 8:29 Romans 8:29For whom he did foreknow, he also did predestinate to be conformed to the image of his Son, that he might be the firstborn among many brothers.
American King James Version×
).

Em Hebreus 2 se afirma que “não foi aos anjos que [Deus] sujeitou o mundo futuro" (versículo 5), mas que essa responsabilidade é do homem, e Jesus é precursor disso (versículos 6-9). E essas passagens ainda salientam que o homem, com Jesus à frente, foi feito "um pouco menor [ou mais baixo] do que os anjos" para então serem coroados com glória e honra. O livro de Apocalipse nos diz que os santos, os seguidores de Cristo desta época, reinarão com Cristo no vindouro Reino de Deus como reis e sacerdotes (Revelation 2:21 Revelation 2:21And I gave her space to repent of her fornication; and she repented not.
American King James Version×
; 5:10; 20:4, 6). Em 1 Corinthians 6:2-3 1 Corinthians 6:2-3 [2] Do you not know that the saints shall judge the world? and if the world shall be judged by you, are you unworthy to judge the smallest matters? [3] Know you not that we shall judge angels? how much more things that pertain to this life?
American King James Version×
, o apóstolo Paulo, de forma  notável, escreve: "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo?...Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?”

Exatamente! Os seres humanos que se tornarem filhos espirituais de Deus e permanecerem fiéis acabarão sendo exaltados acima dos anjos. Enquanto isso, nos é dito acerca dos anjos: “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores [servidores] enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebrews 1:14 Hebrews 1:14Are they not all ministering spirits, sent forth to minister for them who shall be heirs of salvation?
American King James Version×
). Talvez possamos pensar neles como cuidadores de uma criança real, que espera assumir o trono de um reino. Em muitos aspectos, isso diz respeito a uma criança em fase de crescimento, mas que um dia se tornará o governante desses cuidadores. E assim é com os filhos humanos de Deus que eventualmente serão glorificados e para depois governar os anjos.

Inclusive agora, Deus tem uma relação especial com Seus filhos humanos, mas não compartilha isso diretamente com os anjos — pois Deus deu Seu Santo Espírito, Sua própria essência, aos seres humanos para que se tornem "participantes da natureza divina" (2 Peter 1:4 2 Peter 1:4Whereby are given to us exceeding great and precious promises: that by these you might be partakers of the divine nature, having escaped the corruption that is in the world through lust.
American King James Version×
). E é pelo Espírito Santo que as coisas profundas de Deus são reveladas (1 Corinthians 2:9-12 1 Corinthians 2:9-12 [9] But as it is written, Eye has not seen, nor ear heard, neither have entered into the heart of man, the things which God has prepared for them that love him. [10] But God has revealed them to us by his Spirit: for the Spirit searches all things, yes, the deep things of God. [11] For what man knows the things of a man, save the spirit of man which is in him? even so the things of God knows no man, but the Spirit of God. [12] Now we have received, not the spirit of the world, but the spirit which is of God; that we might know the things that are freely given to us of God.
American King James Version×
).

De fato, Deus revelou aspectos de Seu plano e propósito divino a Seus filhos humanos, algo que anjos ainda não tinham conhecimento. Sob a inspiração do Espírito Santo, Pedro escreve sobre os profetas do Antigo Testamento: "Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho [ou as boas novas], para as quais coisas os anjos desejam bem atentar" (1 Peter 1:12 1 Peter 1:12To whom it was revealed, that not to themselves, but to us they did minister the things, which are now reported to you by them that have preached the gospel to you with the Holy Ghost sent down from heaven; which things the angels desire to look into.
American King James Version×
). E é assim que os anjos obtêm algum entendimento do que Deus revela por meio de Seu povo.

Sem dúvida, Deus pretende que ao fim de tudo os seres humanos sejam muito maiores do que anjos!