Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

As Ressurreições e o Juízo Eterno

As Ressurreições e o Juízo Eterno

Download (Baixar)
MP3 Audio (11.27 MB)

Download (Baixar)

As Ressurreições e o Juízo Eterno

MP3 Audio (11.27 MB)
×

Os ensinamentos sobre a ressurreição dos mortos e juízo eterno são listados como duas das doutrinas fundamentais do cristianismo que conduzem à perfeição e vida eterna (Hebreus 6:1-2 Hebreus 6:1-2 [1] Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, [2] e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno.
Almeida Atualizada×
). Sem a ressurreição dos mortos, Cristo não teria ressuscitado e a nossa fé seria em vão (1 Coríntios 15:12-19 1 Coríntios 15:12-19 [12] Ora, se se prega que Cristo foi ressucitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos? [13] Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. [14] E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. [15] E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados. [16] Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado. [17] E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados. [18] Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. [19] Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.
Almeida Atualizada×
). Os seres humanos são mortais, sem qualquer imortalidade inerente. Além disso, o homem é incapaz de dar a vida eterna a si mesmo—necessitando por isso de uma ressurreição. Além disso, devemos entender que Deus é o Juiz final e determinador do destino eterno de uma pessoa.

A Bíblia é bem clara quando diz que não há consciência na morte (Eclesiastes 9:5 Eclesiastes 9:5Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
Almeida Atualizada×
, 10; Salmos 6:5 Salmos 6:5Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará?
Almeida Atualizada×
). A morte é repetidamente comparada na Bíblia com o dormir (Jó 3:11-17 Jó 3:11-17 [11] Por que não morri ao nascer? por que não expirei ao vir � luz? [12] Por que me receberam os joelhos? e por que os seios, para que eu mamasse? [13] Pois agora eu estaria deitado e quieto; teria dormido e estaria em repouso, [14] com os reis e conselheiros da terra, que reedificavam ruínas para si, [15] ou com os príncipes que tinham ouro, que enchiam as suas casas de prata; [16] ou, como aborto oculto, eu não teria existido, como as crianças que nunca viram a luz. [17] Ali os ímpios cessam de perturbar; e ali repousam os cansados.
Almeida Atualizada×
; 14:10-12, Salmos 13:3 Salmos 13:3Considera e responde-me, ó Senhor, Deus meu; alumia os meus olhos para que eu não durma o sono da morte;
Almeida Atualizada×
, Isaías 57:1-2 Isaías 57:1-2 [1] Perece o justo, e não há quem se importe com isso; os homens compassivos são arrebatados, e não há ninguém que entenda. Pois o justo é arrebatado da calamidade, [2] entra em paz; descansam nas suas camas todos os que andam na retidão.
Almeida Atualizada×
; Daniel 12:2 Daniel 12:2E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Almeida Atualizada×
, João 11:11-14 João 11:11-14 [11] E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. [12] Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. [13] Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. [14] Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;
Almeida Atualizada×
, 1 Coríntios 11:30 1 Coríntios 11:30Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.
Almeida Atualizada×
; 15:51, 1 Tessalonicenses 4:14 1 Tessalonicenses 4:14Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.
Almeida Atualizada×
). Nenhuma alma consciente e imortal deixa o corpo no momento da morte, seja para ir com grande felicidade para o céu, ou para sofrer interminável tormento no inferno. (Veja o capítulo intitulado “A Humanidade”, começando na página 13.) Estes conceitos vêm da religião pagã falsa e duma má interpretação das Escrituras.

Vemos em 1 Coríntios 15 que a ressurreição é a esperança de toda a humanidade. Ressurreição significa levantar ou levantamento. Biblicamente, refere-se ao levantamento dos mortos à vida de novo. As escrituras ensinam a ressurreição de “todos os que estão nos sepulcros” (João 5:28 João 5:28Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão:
Almeida Atualizada×
), mas há uma ordem na qual os mortos serão ressuscitados (1 Coríntios 15:23-24 1 Coríntios 15:23-24 [23] Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. [24] Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.
Almeida Atualizada×
). A Bíblia revela que uns serão ressuscitados para a vida eterna e outros serão sentenciados à morte eterna (Daniel 12:2-3 Daniel 12:2-3 [2] E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. [3] Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 20:13-15 Apocalipse 20:13-15 [13] O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. [14] E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. [15] E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
Almeida Atualizada×
).

As ressurreições são possíveis porque Deus tem o poder de dar vida. Deus, através do Verbo, que se tornou Jesus Cristo, deu vida ao primeiro homem, Adão. Jesus tem o mesmo poder de dar vida a um ser humano, uma segunda vez. Ambos, o Pai e o Filho têm vida neles mesmos (João 5:26 João 5:26Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos;
Almeida Atualizada×
).

Este poder inerente de Deus pode produzir ambas a vida física e a vida espiritual. Deus tem poder para ressuscitar alguém da sepultura em forma física ou espiritual (1 Coríntios 15:35-38 1 Coríntios 15:35-38 [35] Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? e com que qualidade de corpo vêm? [36] Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. [37] E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente. [38] Mas Deus lhe dá um corpo como lhe aprouve, e a cada uma das sementes um corpo próprio.
Almeida Atualizada×
). Na verdade, Deus já demonstrou que Ele tem o poder de ressuscitar para a vida física (João 11:43-44 João 11:43-44 [43] E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! [44] Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.
Almeida Atualizada×
, Mateus 27:52-53 Mateus 27:52-53 [52] os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados; [53] e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
Almeida Atualizada×
) e para a vida espiritual (Mateus 28:6-7 Mateus 28:6-7 [6] Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia; [7] e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.
Almeida Atualizada×
).

Ressurreições são também possíveis porque o próprio Cristo foi ressuscitado (1 Coríntios 15:20-22 1 Coríntios 15:20-22 [20] Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. [21] Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. [22] Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.
Almeida Atualizada×
). Sua ressurreição como um Salvador vivente tornou possível a salvação de todos os povos. Assim, a humanidade iria morrer e perecer para sempre se não fosse pela ressurreição de Cristo (Romanos 5:10 Romanos 5:10Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Almeida Atualizada×
, 1 Coríntios 15:26 1 Coríntios 15:26Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.
Almeida Atualizada×
, 55).

O plano de Deus para a salvação da humanidade exige a ressurreição de todos os que morrem (João 5:28 João 5:28Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão:
Almeida Atualizada×
). O apóstolo João referiu-se a três ressurreições em Apocalipse 20—uma para a vida eterna (versículos 4-6), uma para a vida física (versículos 11-12) e uma à morte no lago de fogo (versículos 13-15). (Embora os últimos versículos citados aqui não mencionam uma ressurreição especificamente, os incorrigíveis perversos dos séculos passados, que rejeitaram a oferta de Deus para a salvação, terão de ser ressuscitados para serem lançados no lago de fogo.) Vamos considerar cada um destes, por sua vez.

A primeira ressurreição é chamada por esse mesmo nome: “. . . E viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos . . . Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Apocalipse 20:4-6 Apocalipse 20:4-6 [4] Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. [5] Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. [6] Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
Almeida Atualizada×
).

Esta ressurreição ocorrerá na segunda vinda de Cristo, quando os justos mortos serão ressuscitados para a imortalidade (1 Coríntios 15:50-52 1 Coríntios 15:50-52 [50] Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Almeida Atualizada×
1 Tessalonicenses 4:14-17 1 Tessalonicenses 4:14-17 [14] Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. [15] Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [16] Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. [17] Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Almeida Atualizada×
). É conhecida como “a ressurreição da vida” em João 5:29 João 5:29os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Almeida Atualizada×
, e é também referida como uma “melhor ressurreição” (Hebreus 11:35 Hebreus 11:35As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
Almeida Atualizada×
) porque é uma ressurreição à imortalidade e regência com Cristo durante o Milênio.

Então Cristo “retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mateus 16:27 Mateus 16:27Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
Almeida Atualizada×
ARA). Embora a própria salvação é um dom gratuito de Deus e não se baseia em obras, as obras duma pessoa demonstram quanto essa pessoa tem crescido no caminho de vida de Deus e será um fator na determinação do grau de responsabilidade de cada pessoa no Reino de Deus (veja Mateus 25:14-30 Mateus 25:14-30 [14] Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: [15] a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. [16] O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; [17] da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; [18] mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. [19] Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. [20] Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. [21] Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. [22] Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. [23] Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. [24] Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; [25] e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. [26] Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? [27] Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. [28] Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. [29] Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. [30] E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
Almeida Atualizada×
, Mateus 19:11-27 Mateus 19:11-27 [11] Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado. [12] Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o. [13] Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreenderam. [14] Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus. [15] E, depois de lhes impor as mãos, partiu dali. [16] E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? [17] Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos. [18] Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; [19] honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. [20] Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? [21] Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me. [22] Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens. [23] Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. [24] E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. [25] Quando os seus discípulos ouviram isso, ficaram grandemente maravilhados, e perguntaram: Quem pode, então, ser salvo? [26] Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. [27] Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós?
Almeida Atualizada×
).

A segunda ressurreição terá lugar no final do reinado de mil anos de Cristo e dos santos. “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.” (Apocalipse 20:5 Apocalipse 20:5Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
Almeida Atualizada×
).

Esta ressurreição, também conhecida como a ressurreição geral ou o Juízo do Grande Trono Branco (ver versículo 11), é descrita em detalhe adicional no versículo 12 (ACF): “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros [evidentemente significando que os livros da Bíblia estavam agora abertos para o entendimento deles]; e abriu-se outro livro, que é o da vida [ou seja, teriam uma oportunidade para ser listados com os salvos]. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” Isto é, eles são avaliados ao longo do tempo—de acordo com a forma como eles vivem pelo que então aprendem—e não condenados imediatamente.

João 5:29 João 5:29os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Almeida Atualizada×
na versão Almeida Revista e Atualizada (ARA) corretamente descreve esta “a ressurreição do juízo”—pois não é a ressurreição “da condenação” como algumas versões da Bíblia vertem as palavras aqui.

Deve ser mencionado que o Juiz aqui e em todo o julgamento, é Cristo: “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo” (João 5:22 João 5:22Porque o Pai a niguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento,
Almeida Atualizada×
). Isto é porque Jesus teve experiência da vida como um ser humano (versículo 27, Hebreus 4:15 Hebreus 4:15Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Almeida Atualizada×
).

A segunda ressurreição é uma ressurreição de volta à vida física (ver Ezequiel 37:1-14 Ezequiel 37:1-14 [1] Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; [2] e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos. [3] Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. [4] Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. [5] Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis. [6] E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor. [7] Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso. [8] E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego. [9] Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. [10] Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. [11] Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados. [12] Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei � terra de Israel. [13] E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor. [14] E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor.
Almeida Atualizada×
). Esta ressurreição incluirá a grande maioria de todas as pessoas que já viveram—pessoas que nunca conheceram Deus e Seu grande propósito para elas. Será um momento emocionante, quando milhares de milhões de pessoas de todos os períodos da história voltarão a viver (Mateus 11:20-24 Mateus 11:20-24 [20] Então começou ele a lançar em rosto �s cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo: [21] Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. [22] Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós. [23] E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. [24] Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.
Almeida Atualizada×
; 12:41-42).

Embora estas pessoas viverão fisicamente uma segunda vez, este periodo será a primeira oportunidade delas para a salvação e imortalidade gloriosa na família de Deus. Estas pessoas que serão ressuscitadas à vida física nesta ressurreição vão ter tempo suficiente para aprender e crescer no caminho de Deus da vida. Verdadeiramente, o plano de Deus inclui todos. Ele não quer que nimguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento e à salvação (2 Pedro 3:9 2 Pedro 3:9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Almeida Atualizada×
, 1 Timóteo 2:4 1 Timóteo 2:4o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Almeida Atualizada×
). No entanto, alguns, mesmo com conhecimento suficiente e oportunidade, ainda se recusam a obedecer.

A terceira ressurreição terá lugar perto da conclusão do plano revelado por Deus para a humanidade. Esta será uma ressurreição para a vida física de todos que propositamente tenham rejeitado a oferta de Deus para a vida eterna em épocas passadas, embora plenamente conscientes da verdade e finalidade de Deus.

Eles serão trazidos de volta para ser justamente punidos com a morte no lago de fogo juntamente com aqueles que não se arrependem no final do período da segunda ressurreição. “Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:14-15 Apocalipse 20:14-15 [14] E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. [15] E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
Almeida Atualizada×
; 21:8; ver também Hebreus 10:26-29 Hebreus 10:26-29 [26] Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, [27] mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários. [28] Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; [29] de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?
Almeida Atualizada×
; 2 Pedro 3:10-12 2 Pedro 3:10-12 [10] Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. [11] Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, [12] aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Almeida Atualizada×
).

Este não é um lugar de tormento ardente, mas um fogo que arderá na terra no futuro, e apenas por um tempo. Conforme mencionado, nosso amado Deus dá a todos uma oportunidade de ter a vida eterna e deseja que ninguém pereça. Mas se as pessoas, no fim de contas, se recusam a arrepender-se, a punição é a segunda morte—uma aniquilação total, através de incineração, acabando com suas vidas e existência de forma rápida e para sempre (Malaquias 4:1 Malaquias 4:1Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
Almeida Atualizada×
, 3; Mateus 10:28 Mateus 10:28E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Almeida Atualizada×
, 25:46).

Este é um juízo e castigo eterno—e não porque o tormento continua para sempre, pois certamente não continua, mas porque os efeitos da punição são permanentes. Aqueles que morrem a segunda morte permanecerão para sempre mortos, não tendo possibilidade de uma ressurreição subseqüente.

As três ressurreições revelam a ordem do plano muito inspirador de Deus para toda a humanidade. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo” (Hebreus 9:27 Hebreus 9:27E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
Almeida Atualizada×
), isso exige uma ressurreição para todos aqueles que tenham vivido.