Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Humanidade

A Humanidade

Transferência

Transferência

A Humanidade

×

O primeiro capítulo da Bíblia Sagrada revela que Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27 Gênesis 1:26-27 26 E disse Deus: Façamos o homem � nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem � sua imagem; � imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Almeida Atualizada×
). O contexto deste fato é importante entender-se. Cerca de 6.000 anos atrás, Deus preparou este mundo para a habitação humana durante uma única semana, como explicado no Gênesis 1. Nos vários dias antes da criação do homem, Deus fez as várias formas de vida, cada uma das quais era de se reproduzir “conforme a sua espécie” (versículos 11-12, 21, 24-25).

Este princípio fundamental descarta a evolução como comumente entendida—a idéia de que as criaturas evoluíram de uma espécie para outra. (Deus criou o código genético para permitir mudanças limitadas dentro das espécies, mas não de uma espécie para outra).

Depois de afirmar repetidas vezes que as criaturas eram para reproduzir conforme a sua espécie, Deus disse que faria o homem à Sua imagem e semelhança (novamente, versículos 26-27). A implicação clara é que o homem foi criado de acordo com o “género de Deus”, por assim dizer, tendo Deus a intenção de reproduzir-se através dos seres humanos. Na verdade, Gênesis 5:1-3 Gênesis 5:1-3 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, � semelhança de Deus o fez. 2 Homem e mulher os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados. 3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho � sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
Almeida Atualizada×
compara quando Deus fez Adão, o primeiro homem, à Sua semelhança, a quando Adão “gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete.”

A humanidade foi, portanto, criada com um potencial realmente maravilhoso. O futuro da humanidade, como explicado na Escritura, é de vir a ser filhos na família de Deus (1 João 3:1-2 1 João 3:1-2 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
Almeida Atualizada×
; 2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
; 2 Coríntios 6:18 2 Coríntios 6:18e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Almeida Atualizada×
). Contudo, os seres humanos, como criaturas físicas de carne e sangue, foram inicialmente formados num nível muito inferior ao de Deus.

Como inicialmente criado, a “semelhança” a Deus no homem é bastante restrita—limitada a áreas, como a semelhança geral na forma, sentimentos, pensamentos, habilidades criativas e a capacidade de governar—tudo em um sentido bastante inferior quando comparado a Deus. No entanto, Deus quer que o homem finalmente venha a partilhar a Sua glória divina, o Seu poder, inteligência, sabedoria e caráter justo e carinhoso. (Veja o capítulo intitulado “Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo” e “O Propósito de Deus para a humanidade”, começando nas páginas 4 e 53).

O carácter do Deus Todo-poderoso é perfeito. Ele é bom por inerência e não pode pecar. Isto é também o que Deus deseja para Seus filhos. Até mesmo Deus, que é Todo-poderoso, não cria um carácter perfeito nos seres humanos apenas por querer esse resultado. O desenvolvimento do carácter requer uma decisão consciente por um agente independente de moralidade, que tome a responsabilidade de conduzir a sua vida baseada nos conhecimentos do que é moralmente certo e do que é moralmente errado. Requer também uma decisão de escolher o que é certo e de rejeitar o que é errado.

Como descrito acima, quando os nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram criados, receberam uma vida física, uma existência carnal de duração por um periodo limitado. “E formou o senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7 Gênesis 2:7E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Almeida Atualizada×
).

A palavra Hebraica nephesh , traduzida “alma” em Gênesis 2:7 Gênesis 2:7E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Almeida Atualizada×
, é usada no primeiro capítulo de Génesis quatro vezes em conexão com animais (Gênesis 1:20 Gênesis 1:20E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.
Almeida Atualizada×
, 21, 24, 30) e é traduzida como “corpo” na frase “corpo de um morto” em Números 6:6 Números 6:6Por todos os dias da sua separação para o Senhor, não se aproximará de cadáver algum.
Almeida Atualizada×
. Mais tarde, foi dito ao primeiro homem, “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gênesis 3:19 Gênesis 3:19Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes � terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.
Almeida Atualizada×
).

O livro bíblico de sabedoria conhecido como Eclesiastes contém a seguinte exortação: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projecto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10 Eclesiastes 9:10Tudo quanto te vier � mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Almeida Atualizada×
; veja também versículo 5). Portanto, não há consciência na morte, que é comparada em outros lugares nas Escrituras com o dormir em desconhecimento total (veja, por exemplo, João 11:11-14 João 11:11-14 11 E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. 12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. 13 Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. 14 Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 11:30 1 Coríntios 11:30Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.
Almeida Atualizada×
; 15:51, 1 Tessalonicenses 4:13-14 1 Tessalonicenses 4:13-14 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.
Almeida Atualizada×
) .

Os seres humanos são mortais, sujeitos à corrupção e à decadência. Os seres humanos não possuem imortalidade na forma duma “alma imortal.” Em vez disso, eles começam sem a vida eterna. Uma oração bíblica declara: “Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?” (Salmo 30:9). Outro afirma: “Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?” (Salmos 6:5 Salmos 6:5Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará?
Almeida Atualizada×
). (Veja o capítulo intitulado “As Ressurreições e o Juízo Eterno,” começando na página 65.)

Os seres humanos têm um componente espiritual na sua composição inicial—o espírito humano (32:8 32:8Há, porém, um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido.
Almeida Atualizada×
; Zacarias 12:1 Zacarias 12:1A palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito do homem dentro dele.
Almeida Atualizada×
). É este espírito que dá inteligência ao cérebro físico do Homem, dando assim à mente humana habilidades bem além de outras criaturas físicas: “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?” (1 Coríntios 2:11 1 Coríntios 2:11Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Este espírito é inconsciente de si próprio para além do corpo, e volta a Deus no momento da morte (Eclesiastes 12:7 Eclesiastes 12:7e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.
Almeida Atualizada×
). Na ressurreição futura, Deus colocará os espíritos daqueles que morreram em novos corpos, devolvendo-lhes a inteligência consciente com suas personalidades e memórias intactas.

Os seres humanos são criações incompletas, quando inicialmente formados. Deus quer partilhar com a humanidade a Sua própria natureza e permitir que eles se tornem, literalmente, Seus filhos espirituais. Isso só é possível quando o Espírito Santo de Deus se junta com o espírito de cada pessoa humana (Romanos 8:16 Romanos 8:16O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;
Almeida Atualizada×
). Este Espírito dá ao homem um maior entendimento divino e confere-lhe o caráter de amor de Deus (1 Coríntios 2:10-16 1 Coríntios 2:10-16 10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. 11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; 13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. 16 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Almeida Atualizada×
, Romanos 5:5 Romanos 5:5e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Almeida Atualizada×
). É através do Espírito Santo que Deus nos transformará em seres que, quando ressuscitados ou transformados à segunda vinda de Cristo, viverão com Ele para sempre (Romanos 8:11 Romanos 8:11E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Almeida Atualizada×
).

Deus deseja dar a todo o ser humano o dom da vida eterna, como membro da Sua família. A vida eterna não é algo que as pessoas possam ganhar. Contudo, Deus não vai dar este precioso dom a alguém que não se renda a Ele e à Sua lei (1 Coríntios 6:9-10 1 Coríntios 6:9-10 9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Na Bíblia, a vida eterna na família de Deus é chamada salvação , pois aqueles que recebam a imortalidade na Sua famíla numca jamais estarão sujeitos à morte. Deus revela-nos, através das suas Escrituras divinamente inspiradas, que a salvação não é dada de forma automática a todos os seres humanos. Ele dará esta bênção somente àqueles que tenham comprovado a sua boa vontade em obedecer-Lhe (Apocalipse 21:7-8 Apocalipse 21:7-8 7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Almeida Atualizada×
).

Deus não estava obrigado a elevar os seres humanos à eternidade com Ele no domínio espiritual, mas sabemos que Deus é amor (1 João 4:8 1 João 4:8Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Almeida Atualizada×
). Portanto, por amor transbordante e altruísta, Ele arquitetou um plano pelo qual nos pode ser dada a salvação, a maior bênção possível que um Criador amoroso pode conferir (Lucas 12:32 Lucas 12:32Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Almeida Atualizada×
).

Quando Deus criou Adão e Eva, Ele deu-lhes o acesso à árvore da vida, que simbolizava a vida eterna (Gênesis 2:9 Gênesis 2:9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis � vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Almeida Atualizada×
; 3:22). E disse-lhes que não comessem do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, que era simbólica da escolha humana, sem a ajuda de Deus, para determinar o que é certo e o que é errado.

Mas eles desobedeceram à ordem de Deus, e disobediência às ordens de Deus constitui pecado ou iniqüidade (1 João 3:4 1 João 3:4Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Almeida Atualizada×
). E o pecado leva à morte (Gênesis 2:17 Gênesis 2:17mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Almeida Atualizada×
, Ezequiel 18:4 Ezequiel 18:4Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Almeida Atualizada×
, 20; Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
). Todo o pecado danifica o caráter de quem o comete. Além disso, o pecado prejudica [causa dano a] o pecador assim como à sociedade em geral. (Veja o capítulo intitulado “A Lei de Deus e o Pecado”, começando na página 18.)

O arbítrio livre foi dado ao Adão e Eva, tal como a todos os seres humanos, e sob a influência de Satanás, violaram o explícito comando de Deus (Gênesis 3:1-6 Gênesis 3:1-6 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse � mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu a mulher � serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. 4 Disse a serpente � mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
Almeida Atualizada×
). (Vejam o capítulo entitulado “Satanás o Diabo” começando na página 11.) Os primeiros humanos começaram então a viver numa maneira contrária à vontade do seu amoroso Criador, colocando-se a si próprios debaixo da pena da morte, da qual Deus os tinha prevenido antecipadamente. Nenhum ser humano tem vivido uma vida sem pecado, excepto Jesus Cristo, o Filho de Deus (Eclesiastes 7:20 Eclesiastes 7:20Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.
Almeida Atualizada×
; Romanos 3:23 Romanos 3:23Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Almeida Atualizada×
; Hebreus 4:15 Hebreus 4:15Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Almeida Atualizada×
).

Apesar da propensão humana para o pecado, o plano final de Deus para a humanidade não foi frustrado. Na Sua sabedoria omnisciente, Deus providenciou uma forma pela qual os seres humanos podem ser reconciliados com Ele (João 3:16-17 João 3:16-17 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Almeida Atualizada×
). As pessoas ainda podem desenvolver o carácter divino, o qual é um requisito indispensável para que recebam o preciosíssimo dom da vida eterna como filhos de Deus (1 Coríntios 15:22 1 Coríntios 15:22Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.
Almeida Atualizada×
; Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
). No entanto, independentemente desta libertação providenciada por Deus, a morte continua a reinar sobre toda a humanidade porque todos têm pecado (Romanos 3:23 Romanos 3:23Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Almeida Atualizada×
).

Deus deseja um relacionamento harmonioso—tanto entre os seres humanos e Ele mesmo, assim como entre seres humanos, entre indivíduos e entre grupos. Novamente, Deus está envolvido no processo de criação de Sua grande família, da qual a família humana física é uma representação. Também vemos este simbolismo na sagrada instituição do casamento. Ao criar Adão, Deus disse que não era bom para ele ficar sozinho (Gênesis 2:18 Gênesis 2:18Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
Almeida Atualizada×
). O homem precisava de companheirismo. Então Deus fez a mulher e estabeleceu o casamento (versículos 21-25)—uma aliança de parceria entre um homem e uma mulher perante Deus  (Mateus 19:4-6 Mateus 19:4-6 4 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, 5 e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? 6 Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
Almeida Atualizada×
; Malaquias 2:14 Malaquias 2:14Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.
Almeida Atualizada×
).

O relacionamento conjugal foi destinado a modelar a relação que Jesus Cristo viria a ter com a Igreja de Deus (Efésios 5:22-23 Efésios 5:22-23 22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.
Almeida Atualizada×
). E Deus também afirmou que marido e mulher são feitos “um” para produzir descendência de Deus (Malaquias 2:15 Malaquias 2:15E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
Almeida Atualizada×
). Casamento é um compromisso muito sério, salvaguardado na lei de Deus. (Vejam o capítulo intitulado “A Lei de Deus e o Pecado”, começando na página 18.)