O Propósito de Deus para a Humanidade

O Propósito de Deus para a Humanidade

Download (Baixar)
MP3 Audio (12.8 MB)

Download (Baixar)

O Propósito de Deus para a Humanidade

MP3 Audio (12.8 MB)
×

O propósito da existência do homem está declarado em toda a Bíblia. No princípio, Deus revelou que criou o homem à Sua própria imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27) — linguagem que se refere a prole ou filhos (Gênesis 5:1-3) — para compartilhar, sendo-Lhe submisso, Seu domínio ou governo sobre a criação (Gênesis 1:28). (Ver capítulo intitulado "A Humanidade").

E, no final da Bíblia, Deus diz: “Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho” (Apocalipse 21:7). Mais uma vez, isso se refere ao domínio compartilhado com Deus sobre toda a criação, submetendo-se a Ele como Seus filhos.

Assim, vemos que o destino do homem é fazer parte do Reino e da família de Deus. E aqui nessa última passagem, como em toda a Bíblia, somos informados de que o homem somente pode alcançar esse destino através de um processo de superação.

O desejo de Deus é que nenhum ser humano pereça, mas que todos se arrependam para se tornarem membros de Sua família como filhos e filhas em Seu Reino (2 Pedro 3:9; 2 Coríntios 6:18). Como parte desse processo, Deus está chamando agora algumas pessoas para herdarem a vida eterna no retorno de Jesus Cristo à Terra (1 Coríntios 1:26-28; Mateus 20:16; João 6:44, 65), contudo, mais tarde, toda a humanidade será chamada. (Ver capítulos intitulados “As Festas Santas de Deus”, “A Igreja” e “As Ressurreições e o Julgamento Eterno”).

Aqueles que estão sendo escolhidos agora devem aceitar a Cristo como seu Salvador, render-se à vontade de Deus e com Sua ajuda se esforçar para vencer o pecado durante sua vida (Apocalipse 3:21).

Jesus Cristo é chamado de “primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29; ver também versículos 14-17; Apocalipse 1:5-6; Colossenses 1:15-18). Ele veio como ser humano para abrir o caminho para que outros sejam glorificados e herdem todas as coisas. Na verdade, os cristãos são chamados de "herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo" (Romanos 8:17). Entretanto, como explica Hebreus 1 a 2, a humanidade ainda não alcançou seu destino de herdar todas as coisas, somente Jesus, mas Deus está no processo de trazer “muitos filhos à glória" (Hebreus 2:10).

Nesse processo, as pessoas se tornam filhos de Deus ao receber Seu Espírito Santo, que se une ao espírito humano de cada pessoa (Romanos 8:16). Assim, somos “de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível” (1 Pedro 1:23).

Então, nos tornamos “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4) — assim como uma criança herdam os traços genéticos de seus pais. Através de um processo de desenvolvimento, nos tornamos cada vez mais parecidos em caráter com Deus, enquanto aguardamos a última transformação que envolve nossa própria essência e existência.

O apóstolo Paulo explicou que ao nascer “trouxemos a imagem do terreno [o primeiro homem, Adão], assim traremos também a imagem do celestial [Jesus Cristo]” (1 Coríntios 15:49). E enquanto “o primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão [Cristo], em espírito vivificante" (versículo 45). Então, seremos seres espirituais como Cristo. Na verdade, “carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus” (versículo 50).

O apóstolo João faz uma surpreendente declaração sobre nossa futura ressurreição no retorno de Cristo: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos” (1 João 3:2).

E Paulo explica ainda que “esperamos ansiosamente... o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que O capacita a colocar todas as coisas debaixo do Seu domínio, Ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao Seu corpo glorioso” (Filipenses 3:20-21, NVI). Ou seja, o corpo espiritual divino de Cristo é o mesmo tipo de corpo que teremos na ressurreição!

Assim como as crianças humanas são do mesmo gênero de seres que seus pais e irmãos, seres humanos, nós também seremos o mesmo gênero de seres que Deus Pai e Jesus Cristo — seres divinos. Quando João disse que ainda não foi revelado o que seremos, ele quis dizer que agora não podemos entender verdadeiramente o que significa ser como o Pai e Cristo, pois isso está além da capacidade de nossas mentes humanas limitadas. Contudo, ele entendeu que seríamos como Eles são.

Aliás, Deus foi ainda mais explícito sobre nosso destino no Salmo 82:6, afirmando Seu intuito para os seres humanos: “Vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo”. E Jesus citou essa passagem (ver João 10: 30-36). A verdade é que nosso destino é levar o nome da família de Deus (Efésios 3:14-15). Atualmente, o único Deus — isto é, a única família de Deus — consiste em dois seres divinos: Deus Pai e Jesus Cristo. Mas, Deus pretende expandir essa família divina em bilhões. (Ver capítulo intitulado “Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo”).

A Igreja de Deus desta era é precursora no cumprimento desse propósito. E, no momento do retorno de Cristo, aqueles que morreram na fé serão ressuscitados e aqueles que estiverem vivos na fé serão transformados.

Ambos os grupos se tornarão seres espirituais divinos e imortais na família de Deus. Então, eles servirão com Cristo na Terra como reis e sacerdotes durante Seu governo milenar, que ocorrerá imediatamente após Sua vinda (Apocalipse 5:10; 20:4). (Ver capítulos intitulados “As Ressurreições e o Julgamento Eterno” e “O Retorno de Jesus Cristo e o Reino Vindouro”).

Jesus Cristo tem as funções de rei e sacerdote. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:15-16). Ele também é nosso Sumo Sacerdote (Hebreus 3:1; 4:14-16; 5: 5-6; 6:20; 7:24-28; 8: 1-6; 9:11; 10:12). Assim, como acabamos de ler, esses cristãos transformados, como reis e sacerdotes, vão compartilhar essas responsabilidades de Cristo, servindo sob Sua autoridade para realizar a vontade do Pai.

Aqueles que se tornarem sacerdotes no milênio serão responsáveis por ensinar as pessoas a discernir “entre o impuro e o puro”, uma frase que em seu sentido mais amplo diz respeito ao discernimento entre o bem e o mal (ver Ezequiel 22:26; 44:23-24). Como mensageiros de Deus, eles ensinarão a lei de Deus, expressando seu significado e aplicação (Malaquias 2:7-9).

No Antigo Testamento, uma das responsabilidades de um rei era escrever as palavras da lei de Deus e lê-las “todos os dias da sua vida” para observá-la cuidadosamente e nunca se afastar delas (Deuteronômio 17:18-20). Aqueles que receberão as funções de reis e sacerdotes no Reino de Deus serão os que permitirem que Deus escreva Suas leis em seus corações e mentes enquanto ainda são seres humanos (ver Hebreus 8:10-11; Jeremias 31:33).

Como reis durante o milênio, eles ensinarão o caminho de vida de Deus aos seres humanos que estiverem vivendo naquela época (Isaías 30:20-21). E vão administrar o governo de Deus nas áreas designadas para eles (ver Mateus 19:27-28; Lucas 19:11-19). Ademais, eles terão autoridade sobre os anjos (1 Coríntios 6:1-3). Entretanto, eles estarão inteiramente sujeitos à vontade de Cristo, assim como o próprio Cristo está inteiramente sujeito à vontade do Pai (João 5:30).

O grande plano de Deus abrange toda a humanidade. O Julgamento do Grande Trono Branco, descrito em Apocalipse 20:11-13, é o período em que todos os seres humanos que morreram sem nunca entenderem esse grande plano serão ressuscitados e receberão a revelação de seu verdadeiro destino. O plano de Deus é abrangente. Toda a humanidade desfrutará da oportunidade de aprender Sua verdade e de se arrepender. (Novamente, ver capítulos intitulados “As Festas Santas de Deus” e “As Ressurreições e o Julgamento Eterno”).

Isso acontecerá após o milênio, quando a grande maioria dos seres humanos será ressuscitada dentre os mortos para receber sua oportunidade de salvação. Todo aquele que se arrepender e aceitar a Cristo como Seu Salvador vai receber o dom da vida eterna na família de Deus, alcançando, enfim, seu destino almejado por Deus.

Sob um novo céu e uma nova terra transformados, a cidade celestial de Deus, a Nova Jerusalém, finalmente descerá para a Terra com Deus Pai. E aqueles que se arrependeram e o serviram fielmente, depois de transformados em seres espirituais glorificados, habitarão com Ele e com Cristo para sempre em perfeita paz e felicidade — não haverá mais sofrimento ou morte (Apocalipse 21:1-4). (Novamente, ver capítulo intitulado “O Retorno de Jesus Cristo e o Reino Vindouro”).

Como já mencionado, aqueles que serão glorificados herdarão de Deus “todas as coisas” — compartilhando o domínio e governando não apenas a Terra, mas todo o universo e o reino espiritual. Este incrível aspecto do destino do homem foi predito por Moisés no início do Antigo Testamento quando ele declarou que “o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus...o SENHOR, Teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus” (Deuteronômio 4:19).

Então, esse é o propósito para o qual a humanidade foi criada — compartilhar o nível divino de existência de Deus para sempre como Sua família amorosa e feliz, e exercer domínio junto com Ele e governar todo o vasto reino criado. Esse destino é tão transcendental que mal podemos compreendê-lo!

(Para mais informações, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito Por Que Você Nasceu?).