Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Propósito de Deus para a Humanidade

O Propósito de Deus para a Humanidade

Transferência

Transferência

O Propósito de Deus para a Humanidade

×

O propósito da existência do homem é declarado em ambas as extremidades da Escritura. No início da Bíblia, Deus revela que Ele criou o homem à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27 Gênesis 1:26-27 26 E disse Deus: Façamos o homem � nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem � sua imagem; � imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Almeida Atualizada×
)—uma linguagem que se refere a descendência ou filhos (Gênesis 5:1-3 Gênesis 5:1-3 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, � semelhança de Deus o fez. 2 Homem e mulher os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados. 3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho � sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
Almeida Atualizada×
)—para compartilhar o domíno ou regra com Ele sobre a criação, em submissão a Ele (Gênesis 1:28 Gênesis 1:28Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Almeida Atualizada×
). (Veja o capítulo intitulado “A Humanidade”, começando na página 13.)

E no final da Bíblia, Deus diz: “Aquele que vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Apocalipse 21:7 Apocalipse 21:7Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Almeida Atualizada×
). Mais uma vez, a linguagem diz respeito aos Seus filhos compartilharem a regra sobre toda a criação com Deus, em submissão a Ele.

Assim, vemos que o destino do homem é ser parte do Reino e família de Deus. E no último versículo acima mencionado, como em toda a Bíblia, somos informados que o homem só pode chegar a este destino através de um processo de ‘ vencer ’ ou ‘superar’ na nossa luta cristã.

É desejo de Deus que nenhum ser humano pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento, de modo a tornar-se membros de Sua família como filhos e filhas em Seu Reino (2 Pedro 3:9 2 Pedro 3:9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Almeida Atualizada×
, 2 Coríntios 6:18 2 Coríntios 6:18e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Almeida Atualizada×
). Como parte deste processo, Deus está agora chamando alguns indivíduos para herdar a vida eterna no retorno de Jesus Cristo à terra (1 Coríntios 1:26-28 1 Coríntios 1:26-28 26 Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. 27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são;
Almeida Atualizada×
, Mateus 20:16 Mateus 20:16Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.
Almeida Atualizada×
, João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
, 65), enquanto os outros serão chamados mais tarde. (Veja os capítulos intitulados “Os Festivais de Deus”, “A Igreja” e “As ressurreições e o Juízo Eterno”, a partir das páginas 39, 56 e 65).

Aqueles que estão sendo escolhidos agora têm de aceitar Cristo como seu Salvador, renunciar as suas vontades à vontade de Deus e lutar com a ajuda de Deus para vencer [superar] o pecado durante sua vida atual  (Apocalipse 3:21 Apocalipse 3:21Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Almeida Atualizada×
).

Jesus Cristo é referido como “o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29 Romanos 8:29Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes � imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
Almeida Atualizada×
, ver também os versículos 14-17; Apocalipse 1:5-6 Apocalipse 1:5-6 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Âquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Almeida Atualizada×
, Colossenses 1:15-18 Colossenses 1:15-18 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; 18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Almeida Atualizada×
). Ele veio como um ser humano para liderar o caminho para que outros possam ser glorificados e herdar todas as coisas. Os cristãos são efectivamente referidos como “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8:17 Romanos 8:17e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Almeida Atualizada×
, ARA). No entanto, como Hebreus 1 a 2, explica, a humanidade ainda não conseguiu alcançar o seu destino de herdar todas as coisas, mas Jesus conseguiu, e Deus está envolvido neste processo “trazendo muitos filhos à glória” (Hebreus 2:10 Hebreus 2:10Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos � glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles.
Almeida Atualizada×
).

Neste processo, as pessoas tornam-se filhos de Deus através do recebimento do Seu Espírito Santo, que se une com o espírito humano de cada indivíduo (Romanos 8:16 Romanos 8:16O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;
Almeida Atualizada×
). Estamos, assim, “de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível” (1 Pedro 1:23 1 Pedro 1:23tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.
Almeida Atualizada×
).

E, então, nós ficamos “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
) —tal como qualquer criança toma os traços genéticos de seus pais. Através de um processo de desenvolvimento, nós nos tornamos mais e mais semelhantes a Deus em termos de caráter, enquanto temos como objetivo uma transformação final envolvendo nossa própria essência e nível de existência.

O apóstolo Paulo explicou que “assim como trouxemos a imagem do terreno [do primeiro homem, Adão], assim traremos também a imagem do celestial [de Jesus Cristo]” (1 Coríntios 15:49 1 Coríntios 15:49E, assim como trouxemos a imagem do terreno, traremos também a imagem do celestial.
Almeida Atualizada×
). E enquanto “o primeiro homem, Adão, foi feito alma [um ser físico] vivente; o último Adão, [Cristo, tornou-se] em espírito vivificante [que dá vida]” (versículo 45). Assim, seremos seres espirituais como Cristo. Com efeito, “a carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus” (versículo 50).

O apóstolo João faz uma declaração surpreendente sobre a nossa futura ressurreição durante o retorno de Cristo: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele ; porque assim como é O veremos” (1 João 3:2 1 João 3:2Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
Almeida Atualizada×
).

E Paulo explica ainda que “esperamos ansiosamente … o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso” (Filipenses 3:20-21 Filipenses 3:20-21 20 Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.
Almeida Atualizada×
, NVI). Ou seja, o corpo divino e espiritual de Cristo é o mesmo género de corpo que teremos na ressurreição!

Assim como as crianças humanas são do mesmo género de seres como seus pais e irmãos mais velhos são, seres humanos , então seremos do mesmo género de seres como Deus Pai e Jesus Cristo são, seres divinos . Ao dizer que “ainda não é manifesto o que havemos de ser”, João queria dizer que nós não podemos agora realmente compreender o que significa ser como o Pai e Cristo, pois está além da capacidade de nossa limitada mente humana. Ele, no entanto, compreendeu que seremos o que Eles são.

De fato, Deus foi ainda mais explícito sobre o nosso destino no Salmo 82:6 (ARA), declarando sua intenção para as pessoas como “[Vós] sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.” Jesus até citou este versículo (veja João 10:30-36 João 10:30-36 30 Eu e o Pai somos um. 31 Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. 32 Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? 33 Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus. 34 Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? 35 Se a lei chamou deuses �queles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), 36 �quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?
Almeida Atualizada×
). A verdade é que nosso destino é de ostentar o nome da família de Deus (Efésios 3:14-15 Efésios 3:14-15 14 Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, 15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,
Almeida Atualizada×
). Atualmente, o único Deus—isto é, a única família de Deus—consiste de dois seres divinos: Deus Pai e Jesus Cristo. Mas finalmente, Deus pretende expandir essa família divina para bilhões de seres. (Veja o capítulo intitulado “Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo”, começando na página 4.)

A Igreja de Deus nesta era é um precursor no cumprimento desse propósito. Ao retorno de Cristo, aqueles que morreram na fé serão ressuscitados e os que estão vivos na fé serão transformados (1 Coríntios 15:51-53 1 Coríntios 15:51-53 51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
Almeida Atualizada×
).

Aqueles em ambos os grupos tornar-se-ão seres espirituais imortais e divinos na família de Deus. Eles depois disto servirão com Cristo na terra como reis e sacerdotes durante o Seu reinado mileniar (por mil anos) que seguirá imediatamente (Apocalipse 5:10 Apocalipse 5:10e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Almeida Atualizada×
; 20:4). (Veja o capítulo intitulado “As Ressurreições e o Juízo Eterno” e “O Retorno de Jesus Cristo e o Vindouro Reinado”, a começar nas páginas 65 e 69).

Rei e sacerdote são ambos cargos de Jesus Cristo. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:15-16 Apocalipse 19:15-16 15 Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Almeida Atualizada×
). Ele também é nosso Sumo Sacerdote (Hebreus 3:1 Hebreus 3:1Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,
Almeida Atualizada×
; 4:14-16; 5:5-6; 6:20; 7:24-28; 8:1-6; 9:11; 10:12). Assim, como referimos acima, outros participação em ambas as Suas responsabilidades como ambos reis e sacerdotes servindo sob Ele para levar a cabo o desejo do Pai.

Aqueles que se tornem sacerdotes no milénio serão responsáveis pelo ensinamento das pessoas para discernir entre “o imundo e o limpo”, uma frase que, no seu sentido mais amplo, inclui o discernimento entre o bem e o mal (veja Ezequiel 22:26 Ezequiel 22:26Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem ensinam a discernir entre o impuro e o puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.
Almeida Atualizada×
; 44:23-24). Como mensageiros de Deus, eles ensinarão a lei de Deus e farão saber qual o seu significado e aplicação (Malaquias 2:7-9 Malaquias 2:7-9 7 Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos. 8 Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz o Senhor dos exércitos. 9 Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.
Almeida Atualizada×
).

Uma das responsabilidades de um rei no Antigo Testamento era escrever as palavras da lei de Deus num livro e “nele lerá todos os dias da sua vida” para que ele pudesse cuidadosamente observa-las e não se desviar delas (Deuteronómio 17:18-20). Os que vierem a ser reis e sacerdotes no reino de Deus serão aqueles que permitiram Deus escrever as Suas leis nos seus corações e mentes enquanto seres humanos (ver Hebreus 8:10-11 Hebreus 8:10-11 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; 11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
Almeida Atualizada×
; Jeremias 31:33 Jeremias 31:33Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Almeida Atualizada×
).

Como reis durante o Milénio, eles ensinarão o caminho de vida de Deus aos humanos que vivem nessa idade (Isaías 30:20-21 Isaías 30:20-21 20 Embora vos dê o Senhor pão de angústia e água de aperto, contudo não se esconderão mais os teus mestres; antes os teus olhos os verão; 21 e os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda.
Almeida Atualizada×
). Eles administrarão o governo de Deus nas áreas que Jesus Cristo lhes der responsabilidades (ver Mateus 19:27-28 Mateus 19:27-28 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Almeida Atualizada×
; Lucas 19:11-19 Lucas 19:11-19 11 Ouvindo eles isso, prosseguiu Jesus, e contou uma parábola, visto estar ele perto de Jerusalém, e pensarem eles que o reino de Deus se havia de manifestar imediatamente. 12 Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra longínqua, a fim de tomar posse de um reino e depois voltar. 13 E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. 14 Mas os seus concidadãos odiavam-no, e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este homem reine sobre nós. 15 E sucedeu que, ao voltar ele, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar aqueles servos a quem entregara o dinheiro, a fim de saber como cada um havia negociado. 16 Apresentou-se, pois, o primeiro, e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. 17 Respondeu-lhe o senhor: Bem está, servo bom! porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. 18 Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. 19 A este também respondeu: Sê tu também sobre cinco cidades.
Almeida Atualizada×
). Eles até terão autoridade sobre os anjos (1 Coríntios 6:1-3 1 Coríntios 6:1-3 1 Ousa algum de vós, tendo uma queixa contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? 2 Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
Almeida Atualizada×
). E em tudo isto, eles estarão completamente sujeitos à vontade de Cristo, da mesma maneira que Ele está à do Pai (João 5:30 João 5:30Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Almeida Atualizada×
).

O grande plano de Deus inclui toda a humanidade. O Julgamento do Grande Trono Branco, descrito em Apocalipse 20:11-13 Apocalipse 20:11-13 11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.
Almeida Atualizada×
, revela que todos os seres humanos que morreram sem jamais ter entendido este grande plano serão ressuscitados e o verdadeiro destino deles lhes será revelado. O plano de Deus abrange todos. Toda a humanidade irá desfrutar da oportunidade de aprender a verdade de Deus e de se arrepender. (Novamente, veja o capítulo intitulado “Os Festivais de Deus” e “As Ressurreições e o Juízo Eterno”, a partir das páginas 39 e 65).

Isto terá lugar durante o tempo além do milênio, quando a grande maioria dos seres humanos serão ressuscitados dentre os mortos para receber a sua oportunidade de salvação. Aqueles que se arrependerem e aceitarem Cristo como seu Salvador receberão o dom da vida eterna na família de Deus, conseguindo finalmente o seu destino dado por Deus.

Com o novo céu e a nova terra transformados, a cidade celestial de Deus, a Nova Jerusalém, vai finalmente descer para a terra com Deus Pai. E aqueles que se arrependeram e O serviram fielmente, e que estarão transformados em seres espírituais glorificados como Ele mesmo, morarão com Ele e com Cristo para sempre em perfeita paz e felicidade, sem mais sofrimento ou morte (Apocalipse 21:1-4 Apocalipse 21:1-4 1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. 2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. 3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
Almeida Atualizada×
). (Novamente, veja o capítulo intitulado “O Retorno de Jesus Cristo e o Vindouro Reinado”, começando na página 69.)

Como já mencionado, aqueles que são glorificados herdarão de Deus “todas as coisas”—terão co-propriedade e domínio, não apenas sobre a terra, mas sobre todo o universo e reino espiritual. Este aspecto incrível do destino do homem foi anunciado no início do Antigo Testamento, por Moisés, quando ele afirmou que “o sol, a lua e as estrelas, todo o exército dos céus… o senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus” como uma herança (Deuteronômio 4:19 Deuteronômio 4:19e para que não suceda que, levantando os olhos para o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o Senhor vosso Deus repartiu a todos os povos debaixo de todo o céu.
Almeida Atualizada×
).

Esta, então, é a finalidade para a qual a humanidade foi criada—para compartilhar com Deus o nível divino de existência para sempre como Sua família feliz e amorosa, para pussuir com Ele o vasto universo criado e dominar sobre todo. Este destino é tão transcendente que mal podemos imaginar isso!