O Retorno de Jesus Cristo e o Reino Vindouro

Você está aqui

O Retorno de Jesus Cristo e o Reino Vindouro

Download (Baixar)
MP3 Audio (9.73 MB)

Download (Baixar)

O Retorno de Jesus Cristo e o Reino Vindouro

MP3 Audio (9.73 MB)
×

Há cerca de dois mil anos, Jesus Cristo veio à Terra para carregar os pecados de muitos, "e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam" (Hebreus 9:28, NVI). Nesse tempo, começará o reinado dEle sobre todas as nações com essa impressionante proclamação: “O reino deste mundo agora pertence ao nosso Senhor e ao Seu Cristo; e Ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15, Bíblia Viva).

A futura vinda do Messias, o Cristo, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, é uma verdade atestada frequentemente na Bíblia. Ela foi prometida no Antigo Testamento (Isaías 40:10; Daniel 2:44; Miquéias 1:3) e reafirmada no Novo Testamento (Mateus 24:30; João 14:3; Atos 1:11; Apocalipse 1:7; 19:16).

Cremos que as Escrituras são a Palavra de Deus, por isso cremos piamente no retorno pessoal, visível e pré-milenar do Senhor Jesus Cristo (isto é, imediatamente antes ou no início de Seu profetizado reinado de mil anos).

O retorno de Cristo não acontecerá em segredo, pois todos os que estiverem vivos irão vê-Lo (Mateus 24:30; Apocalipse 1:7). E estrondosos sons sobrenaturais acompanharão esse evento: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus" (1 Tessalonicenses 4:16). Os governantes da Terra vão tentar fazer guerra contra Ele, mas serão vencidos rapidamente (Apocalipse 17:14) e, finalmente, haverá paz.

Antes desse evento, o mundo passará por sua pior época de calamidades da história. Jesus disse que haveria “grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais” (Mateus 24:21, ARA). Jeremias 30:7 diz que será uma época difícil para os descendentes de Jacó ou Israel: “Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela” — ou seja, depois que passar por isso.

A própria Terra será abalada por revoltas catastróficas durante o período do julgamento de Deus sobre toda a humanidade, que é referida em muitas passagens das escrituras como "o dia do SENHOR". E tudo isso culminará com o retorno e o reinado de Cristo.

E sobre isso, o profeta Zacarias proclama uma mensagem de Deus: “Eis que vem o dia do SENHOR . . . Porque Eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém . . . E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os Seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente . . . então, virá o SENHOR, Meu Deus, e todos os santos . . . E o SENHOR será Rei sobre toda a terra” (Zacarias 14:1-5, 9).

Jesus Cristo, aquele que os israelitas conheciam como o Deus do Antigo Testamento (ver João 8:58; 1 Coríntios 10:4), cumprirá essa profecia. (Ver capítulo intitulado “Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo”).

Em submissão à vontade de Deus Pai, Jesus sentará no trono do rei Davi, Seu ancestral humano, e de Jerusalém governará sobre Israel e todas as nações gentias (Isaías 9:7; Jeremias 3:17; 23: 5; Lucas 1:32; Romanos 15:12), estabelecendo o Reino de Deus como um governo literal e global — “um reino que não será jamais destruído...e será estabelecido para sempre” (Daniel 2:44).

Durante os primeiros mil anos desse reinado, Cristo inaugurará “tempos de renovação... o tempo da restauração final de todas as coisas” (Atos 3:19, 21, Nova Versão Transformadora). Essa era vindoura, o maravilhoso mundo de amanhã, será um tempo de paz, de equidade, de justiça e de abundância (Amós 9:13-14; Isaías 2:2-4; 11:1-9; Miquéias 4:1-5) . O inimigo de Deus e da humanidade, Satanás, o diabo, será banido durante esse tempo (Apocalipse 20:1-3). (Ver capítulo intitulado "Satanás, o Diabo").

O governo de Jesus terá o auxílio dos santos — Seus fiéis seguidores de toda a história humana — que serão ressuscitados quando Ele voltar. Então, eles se tornarão em filhos imortais de Deus (1 Coríntios 15:50-53). Eles serão ressuscitados para se encontrar com Cristo nas nuvens (1 Tessalonicenses 4:17) e se unirão a Ele nessa conquista das nações rebeldes da Terra e no estabelecimento do Reino de Deus (Salmos 149: 5-9; Apocalipse 5:10; 20:6). Temos essa certeza de que, sob Cristo, “os santos do Altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todo o sempre e de eternidade em eternidade” (Daniel 7:18).

Após o milênio, Satanás será libertado por um breve período de tempo, para servir como uma importante lição para a humanidade, e depois será banido permanentemente (Apocalipse 20:7-10). E logo após isso, haverá outra ressurreição em que todos os que já viveram terão a oportunidade de ser salvos e receber a vida eterna (versículos 5, 11-12). E depois acontecerá a terminante destruição dos ímpios incorrigíveis, aqueles que se recusaram definitivamente a se arrepender, no lago de fogo (versículos 13-15; 21:8). (Ver capítulo intitulado “As Ressurreições e o Julgamento Eterno”).

Por fim, o meio ambiente terrestre será transformado em “um novo céu e uma nova terra” (Apocalipse 21:1) e a gloriosa cidade de Nova Jerusalém descerá do céu para Terra junto com Deus Pai que, finalmente, morará entre Seus filhos, que agora são imortais (versículos 2-3). “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (versículo 4).

Este é o ápice do plano de salvação de Deus, quando Cristo “tiver entregado o Reino a Deus, o Pai . . . Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de Seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (1 Coríntios 15:24-26). Os filhos imortais de Deus, submissos a Cristo e ao Pai, herdarão "todas as coisas" (Apocalipse 21:7) — todo o universo. (Ver capítulo intitulado “O Propósito de Deus Para a Humanidade”). E “do incremento deste principado e da paz, não haverá fim” (Isaías 9:7).

Essa é a extraordinária salvação que esperamos — que começará no glorioso retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. “Porque, ainda dentro de pouco tempo, Aquele que vem virá e não tardará" (Hebreus 10:37, ARA). Assim como Jesus declara no último capítulo da Bíblia: "E eis que cedo venho, e o Meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra" (Apocalipse 22:12). Exatamente! Jesus Cristo está voltando. O Rei está chegando — em breve! Portanto, como está escrito em Hebreus 10:23, "retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é O que prometeu".

(Para mais informações, baixe ou solicite nossos guias de estudo bíblicos gratuitos O Evangelho do Reino de Deus, O Livro de Apocalipse Revelado, Você Pode Entender a Profecia Bíblica e Estamos vivendo no Tempo do Fim?).