Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Batismo de Água e a Imposição das Mãos

Você está aqui

O Batismo de Água e a Imposição das Mãos

Transferência

Transferência

O Batismo de Água e a Imposição das Mãos

×

Depois de Hebreus 6:1 Hebreus 6:1Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
Almeida Atualizada×
mencionar o arrependimento e a fé como princípios elementares de Cristo, o versículo 2 continua essa lista identificando “a doutrina dos batismos” e “imposição das mãos”, como os dois princípios seguintes.

João Batista introduziu o batismo do arrependimento, ligado ao conceito de remissão dos pecados (Mateus 3:1-6 Mateus 3:1-6 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão, 6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Almeida Atualizada×
; Marcos 1:4-5 Marcos 1:4-5 4 assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. 5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Almeida Atualizada×
). O próprio Jesus foi batizado por João (Mateus 3:13-17 Mateus 3:13-17 13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. 16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; 17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Almeida Atualizada×
), não porque Ele precisasse de se arrepender ou ser perdoado, mas como um exemplo para os Seus discípulos de todas as épocas.

A palavra batismo é simplesmente uma tradução da palavra Grega baptizo que significa “imergir” ou “mergulhar.” Por definição, então, a única forma de batismo bíblico é a completa imersão na água. João Batista escolheu um lugar particular no Rio Jordão para os seus batismos porque lá havia água suficiente para submergir completamente as pessoas (João 3:23 João 3:23Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ía e se batizava.
Almeida Atualizada×
).

Para o Cristão, a ordenança do batismo é muito importante. Numa só acção, a morte, o enterro e a ressurreição de Cristo são lembrados ao crente e associados à sua própria simbólica “morte” e “ressurreição” da “sepultura de água” para andar em novidade de vida (Romanos 6:3-6 Romanos 6:3-6 3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Almeida Atualizada×
; Colossenses 2:12-13 Colossenses 2:12-13 12 tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos; 13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos;
Almeida Atualizada×
).

Também inerente no simbolismo está a promessa da ressurreição futura do crente para o Reino de Deus. O pecador perdoado levanta-se da água do batismo para viver uma nova vida em Cristo, livre da pena de morte originada pelo pecado. As águas do batismo simbolicamente lavaram todos os pecados. Neste sentido, o batismo é um reconhecimento externo das intenções internas do crente, de entregar e submeter a sua vida a Deus e ao Seu caminho (Efésios 4:20-24 Efésios 4:20-24 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo. 21 se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.
Almeida Atualizada×
).

O batismo, que é ordenado nas Escrituras, deve ser precedido pela fé e arrependimento (Atos 2:37-38 Atos 2:37-38 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
; Marcos 16:16 Marcos 16:16Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Almeida Atualizada×
). O próprio simbolismo de batismo demonstra o desejo de “enterrar” a velha vida pecaminosa (Romanos 6:11 Romanos 6:11Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
Almeida Atualizada×
). O nosso reconhecimento de culpa e a necessidade de que Jesus Cristo nos salve das consequências do pecado é de suprema importância. Este arrependimento se caracteriza por uma mudança de coração e de acção, e é baseado na fé pessoal, e num compromisso total com Jesus Cristo e Deus Pai (Lucas 14:25-33 Lucas 14:25-33 25 Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: 26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também � própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. 28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? 29 Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, 30 dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. 31 Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? 32 No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. 33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.
Almeida Atualizada×
, Colossenses 2:12 Colossenses 2:12tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos;
Almeida Atualizada×
). (Veja o capítulo intitulado “O Arrependimento e Fé”, começando na página 28.)

Uma pessoa só deve ser batizada se é suficientemente madura para entender e apreciar completamente o compromisso de vida necessário. A Bíblia não dá nenhuma indicação de que o batismo é apropriado  para crianças.

A comissão que Jesus deu a Seus discípulos inclui a autoridade para batizar os crentes (Mateus 28:18-20 Mateus 28:18-20 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Almeida Atualizada×
). O batismo é seguido pela oração e pela imposição das mãos de um (ou mais que um) dos serventes de Deus devidamente ordenados. Isto demonstra que Deus age através de agentes humanos e que estamos a cooperar com o ministério fiel que Ele estabeleceu em Sua Igreja. (Veja o capítulo intitulado “A Igreja” começando na página 56.)

Isso tudo é parte do processo pelo qual recebemos o dom do Espírito de Deus (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
; 8:14-18; 2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
, Hebreus 6:1-2 Hebreus 6:1-2 1 Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, 2 e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno.
Almeida Atualizada×
). É através da habitação do Espírito Santo, que Cristo vive no cristão (João 14:16-17 João 14:16-17 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
Almeida Atualizada×
, 23, Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
). E através deste processo, o crente é colocado no Corpo espiritual de Cristo (1 Coríntios 12:12-13 1 Coríntios 12:12-13 12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Almeida Atualizada×
), trazendo alegria no céu (Lucas 15:7 Lucas 15:7Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Almeida Atualizada×
).

Mais uma vez, aqueles que se tenham arrependido através da chamada de Deus (João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
) devem ser batizados para o perdão dos pecados, seguindo o exemplo e ensino de Jesus Cristo. E, com a imposição das mãos, eles receberão o Espírito Santo, capacitando-os para começar a viver uma vida transformada liderada por esse Espírito.