O Batismo na Água e a Imposição de Mãos

Você está aqui

O Batismo na Água e a Imposição de Mãos

Download (Baixar)
MP3 Audio (5.09 MB)

Download (Baixar)

O Batismo na Água e a Imposição de Mãos

MP3 Audio (5.09 MB)
×

Após o arrependimento e a fé, Hebreus 6:2 lista “a doutrina dos batismos” e a “imposição das mãos” como dois dos princípios elementares de Cristo.

João Batista introduziu o batismo do arrependimento, que está relacionado com o conceito do perdão de pecados (Mateus 3:1-6; Marcos 1:4-5). O próprio Jesus foi batizado por João (Mateus 3:13-17) não porque precisava se arrepender de pecados ou ser perdoado, mas como um exemplo para Seus discípulos de todas as eras.

A palavra batizar deriva-se da palavra grega baptizo, que significa “imergir”. Então, por definição a única forma bíblica de batismo é por completa imersão na água. João Batista escolheu um local específico no rio Jordão para batizar porque ali havia água suficiente para imergir completamente uma pessoa (João 3:23).

A ordenança do batismo é profundamente importante para o cristão. Nesse ato, a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo são lembrados pelo crente, que, simbolicamente, "morre" e "ressuscita" desse "túmulo aquático" para andar em novidade de vida (Romanos 6:3- 6; Colossenses 2:12-13).

Também é inerente ao simbolismo a promessa da futura ressurreição do crente no Reino de Deus. O pecador perdoado emerge das águas do batismo para viver uma nova vida em Cristo, livre da pena de morte decorrente do pecado. As águas do batismo lavam simbolicamente todos os pecados. Nesse sentido, o batismo é um reconhecimento externado do intuito interior do crente de entregar e submeter sua vida a Deus e a Seu caminho (Efésios 4:20-24).

O batismo ordenado nas Escrituras deve ser precedido da fé e do arrependimento (Atos 2:37-38; Marcos 16:16). O próprio simbolismo do batismo manifesta a vontade de "sepultar" uma antiga vida pecaminosa (Romanos 6:11). Nosso reconhecimento de culpa e da necessidade de Jesus Cristo, que nos salva das consequências do pecado, são de suma importância. Esse arrependimento é caracterizado por uma mudança de coração e atitude baseados na fé pessoal e num total compromisso com Jesus Cristo e com Deus Pai (Lucas 14:25-33; Colossenses 2:12). (Ver capítulo intitulado “O Arrependimento e a Fé”).

O batismo é somente para pessoas maduras, que conseguem compreender e considerar plenamente o imprescindível compromisso ao longo da vida. A Bíblia não indica que o batismo seja apropriado para crianças.

A comissão que Jesus deu aos discípulos inclui a autoridade para batizar as pessoas convertidas (Mateus 28:18-20). O batismo é seguido da oração e da imposição de mãos por um ou mais servos devidamente ordenados por Deus. Isso demonstra que Deus age por meio de servos humanos e que devemos cooperar com o ministério fiel que Ele estabeleceu em Sua Igreja. (Ver capítulo intitulado “A Igreja”).

Tudo isso faz parte do processo de recebimento do dom do Espírito de Deus (Atos 2:38; 8: 14-18; 2 Timóteo 1:6; Hebreus 6:1-2). Através do Espírito Santo é que Cristo vive dentro do cristão (João 14:16-17, 23; Gálatas 2:20). E por meio desse processo, o crente é colocado no Corpo espiritual de Cristo (1 Coríntios 12:12-13), e isso é motivo de alegria no céu (Lucas 15:7).

Novamente, aqueles que chegaram ao arrependimento através do chamado de Deus (João 6:44) devem ser batizados para receberem o perdão dos pecados, seguindo o exemplo e a instrução de Jesus Cristo. E pela imposição de mãos, eles receberão o Espírito Santo, que os capacita a começar a viver uma vida transformada e guiada por esse Espírito.

(Para mais informações, baixe ou solicite nossos guias de estudo bíblicos gratuitos O Caminho Para a Vida Eterna e Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão).