Introdução

Introdução

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.38 MB)

Download (Baixar)

Introdução

MP3 Audio (2.38 MB)
×

 A maior parte das pessoas tem as suas próprias impressões sobre um Ser Supremo. Mas de onde vêm essas impressões? Muitas são reflexões de como as pessoas veem a Deus. Em consequência disso a palavra Deus acabou recebendo uma diversidade de significados, muitos deles completamente estranhos à Bíblia.

Mas qual significado é verdadeiro? Como é que o Criador se revela ao homem?

A resposta é, obviamente, uma questão a debater. Mas vamos afirmar aqui inequivocamente que a principal forma de Deus se revelar é através de Sua Palavra, a Bíblia (para a prova de sua autenticidade, baixe ou peça o nosso guia de estudo bíblico gratuito A Bíblia Merece Confiança?). A Bíblia é um livro sobre Deus e Sua relação com os seres humanos. As Escrituras contêm uma longa história da revelação do próprio Deus ao homem―desde o primeiro homem, Adão, ao profeta e legislador, Moisés, através dos apóstolos de Jesus e da Igreja primitiva.

Em contraste com muitas suposições humanas, a Bíblia mostra uma imagem verdadeira de Deus. Este livro notável revela Sua semelhança, o que Ele anda fazendo e o que espera de nós. Ainda nos diz por que estamos aqui e apresenta-nos o Seu pouco compreendido plano para a Sua criação. Este manual de conhecimento básico é fundamentalmente diferente de qualquer outra fonte de informação. É genuinamente único porque contém, de muitas maneiras, a verdadeira assinatura de Deus.

O Criador diz-nos na Sua Palavra: “Eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme . . . ” (Isaías 46:9-10). Ele nos diz que somente Ele, ninguém mais, prediz o futuro e o faz acontecer. Este é um testemunho poderoso do Todo-Poderoso Deus da Bíblia!

Mas, mesmo sendo tão grandioso, Deus não é inacessível. Ele não está além do nosso alcance. Nós podemos vir a conhecer este Ser magnificente!

Como observou a autora Karen Armstrong: “Ao longo da história, homens e mulheres têm experimentado uma dimensão de espírito que parece transcender o mundo terrestre. Na verdade, é uma característica espantosa da mente humana ser capaz de conceber conceitos que, desse modo, vão muito além dela” (Uma História de Deus [A History of God], 1992, pág. XXI).

Ela expressa o nosso inato desejo de conhecermos e compre-endermos as coisas muito além dos nossos sentidos físicos. Nós queremos saber por que estamos aqui, qual é o nosso propósito, se há algum poder superior que opera em nossas vidas e no mundo ao nosso redor.

Inspirada por Deus, através da obra de Seu Espírito Santo, a própria Bíblia dá-nos a chave mestre do conhecimento de Deus: “Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam’. Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus” (1 Coríntios 2:9-10, BLH, grifo do autor).

Nós precisamos saber—da própria Escritura inspirada—quem é Deus e com quem se relaciona e como Se revela a nós. Precisamos conhecer a verdadeira natureza do nosso Criador—conhecer, como disse Albert Einstein: “A mente de Deus”. E esse é precisamente o propósito desta publicação. (Esta questão fundamental sobre a existência de Deus é tratada em profundidade nos nossos guias de estudo gratuitos A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe? e Criação ou Evolução: Realmente Importa em que Você Acredita?).

Nunca a humanidade precisou tanto do verdadeiro conhecimento sobre Deus. Um escritor descreveu, adequadamente, que o nosso mundo está “repleto de vidas desnorteadas: homens e mulheres esgotados, sem rumo, desesperadamente à procura de esperança”. Nosso Criador quer que O compreendamos muito melhor, por isso podemos ter esperança e confiança na veracidade da Sua Palavra, a qual descreve o Seu plano e propósito para a humanidade.

Comecemos o nosso estudo vendo o que as Escrituras revelam acerca da glória e magnificência de Deus. Isto dá-nos o adequado conhecimento—a atitude e abordagem corretas—para compreender a majestosa natureza do nosso Criador.