This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Onde é a boa tarde, Cris Irmãos? Aqui é Joscamos. Uma vez que Jesus Cristo tenha retornado à terra e os santos tenham sido precipitados, o qual é simbolizado pela festa das trombetas, e depois de Jesus Cristo ter derrotado a oposição militar dos homens e a prisionado Satanás, o Deus deste mundo e a liberdade ter sido declarada na terra, o que é simbolizado pelo dia de expiação, então Jesus Cristo estabelecerá o reino de Deus na terra por mil anos. Como lemos, em Apocalipse 5, versículo 10, diz, reinarão sobre a terra. E, Apocalipse capítulo 20, versículo 4, viveram e reinarão com Cristo durante mil anos. Isto é o Santos os suscitados, reinarão com Cristo durante o milênio, e isso será, digamos assim, esta primeira fase deste plano. E este milênio, este milênio, é simbolizado pela festa dos tabernáculos.
Cris irmãos, uma vasta população mundial terá sobrevivido esta crise do tempo do fim, e estarão emocionalmente machucados.
Pois o mundo estará num desastre. Tudo devastado. Tudo em caos, por causa de guerras, por causa de crises mundiais e pandemias, por causa de terromótios, furacões tornados.
Assim, a vasta população mundial estará em condições emocionais de choque, com síndrome pós-traumático, emocionalmente desgastados.
E bilhões de pessoas, bilhões de pessoas, terão morrido ou terão sido torturadas.
E desses que sobreviveram, estarão em completo transe emocional.
Mas entre esses que sobreviveram, haverá 144 mil israelitas e uma grande multidão de gentios que ninguém poderia enumerar, como lemos em Apocalipse 7, o versículo 4, os quais fisicamente sobreviverão essas crises e essa grande multidão teria sido protegida durante o período das sete trombetas. Isto é o período da ira do Senhor e esse povo será um povo humilde.
Em Apocalipse 7, versículo 16 e 17, lê-se que jamais terão fome e nunca mais terão sede.
Isto é vão ser protegidos destas dificuldades que vão acontecer neste tempo do fim.
E diz assim pois o coro deiro que se encontra no meio trono os apacentará. E vamos ver mais a cerca deste ponto de o apacentará e os guiará para as fontes da água da vida. Esta secção, versículo 16 e 17, é extraída diretamente de Isaías 49, versículo 10. Vejam com isso que faz sabor a Isaías 49, versículo 10.
Em onde se lê, não terão fome nem sede.
A calma nem o sol os afligirá, porque o que dê-los se compadece os guiará e os conduzirá aos mananciais das águas.
E por isso vemos aqui, irmão, praticamente as mesmas palavras que, em Apocalipse, 7, versículo 16 e 17.
Vesse, no versículo 12, 12, desta mesma secção de Isaías 49, que diz, eis que estes virão de longe, eis que aqueles do norte, do ocidente e aqueles outros da terra sinímen, e está aqui a falar que estas pessoas vêm, são pessoas físicas que vêm, e isto é o que nós, na Igreja, conhecemos como o segundo êxodo, o novo êxodo, que serão estes povos, estes reilitas, saindo de várias nações, não como no primeiro êxodo que saíram do Egito, mas do cativeio do Egito, mas estão agora saindo de condições cativas em que estavam ou nos seus próprios países ou em outros países.
Vejam no versículo 13. Cantai aos céus, alegre, a terra, e vos montes rompem, e cantem, porque o Senhor consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece.
Esses são os restantes de Israel.
Esses são os restantes de Israel que estão a voltar. Vejam também em Sufonias capítulo 3.
Sufonias capítulo 3, versículo 8.
Esperar-me, pois, a mim, diz o Senhor, no dia em que eu me levantarei para o dispósito, no dia em que os Cristo se levantarei a retornar à terra, porque a minha resolução é ajuntar as nações e congredar os reinos para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira.
Estas nações vão juntar e lutar contra Cristo, pois toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo. Estes militares, estas nações que estão a lutar contra Cristo vão ser devoradas.
Veja então no versículo 11. Naquele dia, não te avergonharás de nenhuma das suas obras, com que te rebelaste contra mim, então tirarei do meio de ti os que exultam na sua soberba. Os arrogantes serão destruídos, e tu nunca mais te ensubreber serás no meu santo monte, mas deixarei no meio de ti um povo modesto e humilde, que confia em nome do Senhor.
Aquelas que vão sobreviver, aquelas que vão sobreviver estas coisas físicas, que vão ser protegidas fisicamente, esta grande multidão e este 144 mil de Israelitas, grande multidão de gentios, vão ser protegidos. Vejam no versículo 13.
Os rostantes de Israel, significando desse 144 mil, não como terão iniquidade nem preferirão mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa, porque serão apacentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.
Está aqui a falar, como lemos, em Apocalypse 7, versículo 7, que diz que os apacentará e os guiará, e que está a dizer que que se vão ser apacentados, vão ser educados e treinados no caminho de Deus, e continuar, então, a ler no versículo 15. O Senhor afastou as sentenças que eram contra ti, e lançou fora o teu inimigo, quando os Cristo voltaram.
O inimigo vai ser destruído, não só Satanás vai ser postulado, mas estas homens que estão a ser, digamos assim, piões de baixo.
Do engano de Satanás, esses homens que são os liras e aqueles que estão a causar aflição, aos povo humilde, é que este povo humilde e modesto, esses vão ser retirados e depois diz, o rei de Israel, o Senhor está no meio de ti.
O rei de Israel, o rei que virá, o rei dos reis, que é Jesus Cristo, está a sua segunda vinda, ele é o rei de Israel, o Yahweh, o Jovem, o Senhor.
O tetragrama aqui, em letras maiúsquelas, isto é Jesus Cristo, está no meio de ti.
Jesus Cristo estará na terra, a renar na terra, e debaixo dele, renando com Cristo, serão os santos os suscitados. Mas este povo físico ainda continuará a viver na terra. Diz assim, o rei de Israel, o Senhor está no meio de ti, tu já não verás mal algum. Naquele dia, se derá a Jerusalém, não temas o oceão, não se afrouchem os teus braços. Versículo 17, o Senhor, que é o Senhor, é o rei de Israel, que está no meio de Deus, o Senhor Deus. Deus, está no meio de ti. Jesus Cristo, filho de Deus, está declarado aqui no versículo 17 como teu Deus, poderoso para salvar. Ele se deleitará em ti com alegria. Renovar-te-á no seu amor, reguzizar-se-á em ti com júbilo.
Por isso, irmãos, vejam também no versículo 20, de Sufonias 3, naquele tempo. Eu vos farei voltar, este é o segundo êxodo, e vos reculherei, certamente farei de vós o nome e o louvor, entre todos os povos físicos, pessoas físicas da Terra.
Quando eu vos mudar a sorte, isto é o que eu fizere voltar os vossos cativos, como lemos na Almeida Corujir e Fiel. Quando eu vos mudar a sorte, diante os vossos olhos, diz o Senhor. Três irmãos, é debaixo destas condições terríveis do mundo, em que vai haver pessoas que vão sobreviver. E vai haver, nesta humanidade física, vai haver pessoas que vão sobreviver. E Jesus Cristo voltará à Terra, à última hora, antes da humanidade se destruir a si própria.
Então Jesus Cristo virá para reconstruir a Terra, reconstruir a sociedade mundial, depois de completa devastação mundial. E é nesse mundo, após esta crise, que os santos necessitados vão reinar com Cristo. Ora, estes detalhes todos que mencinei agora brevemente, descreví e provei bíblicamente, em muito maior detalhe, nos sermões prévios desta série de sermões da profecia do mundo da manhã.
E por isso, precisamos entender, irmãos, que embora Satanás tenha sido imprisionado, e, no entanto, as pessoas que sobrevivem humanos, sim, vai haver um povo modesto e humilde, mas há haver outros também.
Qualquer maneira, este povo físico humano ainda terá a natureza humana.
E, por isso, ver sobreviventes, não necessariamente os modestos e humildes, mas os outros, que sobreviveram. Ainda haverá pessoas com atitudes mentais rebeldes, odiando a autoridade de Deus e as leis de Deus, e não querendo obedecer a Deus.
Isto é o início do milênio. Quer dizer, irmãos, ainda haverá pessoas com atitudes mentais deste género de terroristas.
Ainda haverá ódio e ira em certas pessoas.
Por quê? Porque cresceram e têm esta cultura, este treino, na vida delas, que vem de uma sociedade egoísta e pecaminosa de Satanás.
E essas raízes mentais, essa cultura, não muda de um dia para o outro. Leva gerações, como lemos em êxodo, capítulo 20, versículo 5. Então, queridos irmãos, como é que é utópia o país do mundo da manhã, será estabelecido.
E esse é o meu tema hoje, irmãos. Vejam então em Atos capítulo 3, Atos capítulo 3, versículo 19 a 21.
Rependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados. Ao fim de que da presença do Senhor venham tempos de refrigério e quem vi-lhe o Cristo, que já vos foi designado, o Messias, que já foi designado, que é Jesus.
A qual é necessário que o céu receba até os tempos de restauração? O céu agora tem-lhe lá até os tempos de restauração de todas as coisas. De que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a Antiguidade. E por isso vai haver tempos, vai haver um periúdulo de restauração mundial.
Esse é o milênio, por mil anos. Esse é o milênio. Esse é o simbolismo dos sete dias da festa dos tabernáculos.
Vejamos então, em Levítico capítulo 23, começando no versículo 34.
Fala aos filhos de Israel dizendo, aos 15 dias deste mês sétimo, será a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias. Ao primeiro dia haverá santa convocação, nenhuma obra servil faréis, sete dias ao francês, a fertas queimadas ao Senhor. Sete dias da festa dos tabernáculos. Sim, ao oitavo dia.
E isso abordarei no próximo sermão desta série. Mas agora estamos a falar a cerca dos sete dias da festa dos tabernáculos. O oitavo dia é um dia de festa. É o oitavo dia depois deste sete. Mas não é intitulado da festa dos tabernáculos, é simplesmente o oitavo dia de festa. A festa dos tabernáculos é por sete dias. Durante este período vemos o governo de Jesus Cristo a reinar na terra. Este governo é o governo para o bem do povo.
É o governo por Jesus Cristo e pelos seres espirituais, pelos que foram ressuscitados ao último atrombeta, esses que são os reis, debaixo do rei dos reis, os reis desse reino de Deus. Eles estarão a governar na terra. Em Apocalipse capítulo 20, versículo 5 e 6, que já me ensinei há pouco, mas quero agora ler cuidadosamente, Apocalipse capítulo 20, versículo 5 e 6, lemos-os-los. Esta é a primeira ressurreição, aqueles que estão a reinar com Cristo durante mil anos, e diz assim, bem-aventurado e santo, é aquele, versículo 6, tem parte na primeira ressurreição. Isto é a ressurreição ao último atrombeta, que vem reinar, viveram e reinam com Cristo durante esse milhãoio, bem-aventurado e santo, é aquele, tem parte na primeira ressurreição, sobre eles, e esse, a segunda morte, não tem autoridade. Por contrário, serão-se as redotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele os mil anos.
Sim, reinarão por mil anos, inicialmente, porque reinarão internamente, mas estamos a ver aqui, digamos assim, esta primeira fase. Este governo, não é um governo de seres humanos, não é um governo de carne e sangue, é um governo de seres que foram transformados, como lembramos em Apocalipse 15, por ciclo 51 e 52, são aqueles que foram transformados, que já não são carne e sangue, são seres espirituais.
Eles governarão.
Esses são seres que foram provados, foram chamados hoje em dia, nestes dias deste mundo, desta era, foram eleitos, foram escolhidos, porque? Porque responderam à chamada e obedeceram às leis de Deus. Que sim, são os dez mandamentos, mas mais de que os dez mandamentos, as leis de Deus incluem outros mandamentos, além dos dez mandamentos. As leis de Deus são mais de que os dez mandamentos. E esses foram provados fiéis até ao fim. E por isso, são provados, por essa fidelidade até ao fim, que não são corrutos.
E por isso, são escolhidos e provados fiéis para serem governantes. Por que? Porque venceram as fraquezas da carne, sabem ter domínio próprio, e se têm domínio próprio, então têm controle próprio para serem governantes mundiais. Por controlar a carne e ser fiéis até ao fim, de baixo de tentações e pressões. Isso é que prova o caráter de uma pessoa, que de facto seja uma pessoa piadosa, e semelhante ao que Deus quer, semelhante ao caráter de Deus, que tem o caráter de Deus, que tem a piedade dele.
Isso é o que Deus quer em nós. E por isso, irmãos, esses que vão reinar com Cristo, são provados que não são corrutos. Não é como os governos de hoje em dia, em que os líderes são corrutos. Ponto final. São corrutos, são cupardas, são hipócritas. É a liderança deste mundo. Aqueles que vão reinar com Cristo, são provados que são fiéis, que são corajosos, que têm coragem perante o perigo da vida deles, que se manterem fiéis até ao fim. Ora vejam, Jesus Cristo, então, vai reinar com o poder dela e com líderes fiéis.
Vejam, então, em Isaías 11, Isaías 11, versículo 2 a 4. E aça será o reino de Jesus Cristo durante o milenio. Isaías 11, versículo 2, repousará sobre ele o Espírito Senhor, o Espírito de Sabedoria e de entendimento, o Espírito de Conselho e Fortaleza.
Vai ser um líder de Jesus Cristo, que é sábio, que faz boas decisões, que entenda os truques e as mentiras de outras pessoas e que não vai ser eludido. O Espírito de Fortaleza, que não vai dizer coisas com uma voz assim fraca, vai dizer, isto é, yeah! Espírito de Conhecimento e do verdadeiro temor do Senhor. Respeito aos valores de Deus e a Deus. Deleitar-se-á no temor do Senhor. Não julgará a segunda vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos, mas julgará com justiça o governo de Deus. Por Jesus Cristo e pelos santos, os suscitados, provados, fiéis e que não são corruptos.
Vão julgar na terra, no milênio, com justiça. Os pobres e decidirão com equidade. Isto é, vão-se ser, vão julgar de uma maneira justa, de uma maneira que seja tratar todos da mesma maneira, do mesmo modo. A favor, a favor dos mansos. Isto é, dos que elas que são humildas, imaliáveis e prontos a obter. Ferirá a terra com a vara da sua boca. E com o sopro dos seus lábios, matará o perverso. Cris irmãos, não é só ao momento da vida, da vinda de Cristo, quando ele vai destruir os militares e o zército, quando ele estabelecer esse reino e quando houver, aparecer, pessoas que são rebeldas, esses vão ser castigados.
O versículo 5, a justiça será o cinto dos seus lombos e a fidelidade, o cinto dos seus rins. Ele é fiel, não é diz uma coisa e depois olha, não acontece. É fiel! Irmãos, Deus é amor. Deus, Jesus Cristo, o Filho de Deus, vai governar com carinho. O desejo Dele é para o bem de todos.
Mas Ele não permitirá rebeldas e serão tratados como a vara de ferro. E por isso, irmãos, na terra, vai haver dois géneros de pessoas. Pessoas que terão sido transformadas à última trombeta, como seres espirituais, que vão reinar com Cristo e são um género de pessoas e outros géneros de pessoas são seres humanos que não estão no rei de Deus mas que estão a ser governados pelo rei de Deus.
Porque para entrar no rei de Deus precisam ser seres espirituais. Carno e sangue não entram no rei de Deus. Esse é o que lemos em 1 Coríntios capítulo 15. Versículo 50. Por isso, afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus. Nem a corrupção é herdar a incorrupção. Por isso, aqueles que vão estar a reinar com Cristo não são carne e sangue, são transformados, não são corruptos, são líderes, são reis debaixo do rei dos reis que são fiéis que não têm qualquer corrupção.
Esses santos que vão reinar, alguns reinarão sobre dez cidades e outros sobre cinco. Esse é o que lemos em Lucas capítulo 19. Lucas capítulo 19, começando a ler do versículo 17. Lucas 19, começando a ler do versículo 17. Respondeu-lhe ao Senhor. Muito bem. Serve-o bom. Porque foste fiel no pouco, traz autoridade sobre dez cidades. Veio o segundo dizendo, Senhor, a minha mina rendeu cinco. A este Jesus Cristo disse, traz autoridade sobre cinco cidades.
Imagine, irmãos, vão reinar com justiça e têm qualificação para reinar. Porque sabem usar os talentos, as minas, o dinheiro. Não vão desperdiçar dinheiro em seja o que for. Por exemplo, campanhas eleitorais. Nada disso. Não haverá partidos políticos. Não haverá disputas políticas. Vai reinar debaixo de Cristo. Cristo vai ter conquistado as nações e aqueles que estão com Ele, como diz em Apocalipse 7, versículo 14, são chamados e leitos e fiéis.
Isto é, como disse, com caráter provado debaixo de fogo nesta vida e venceram até ao fim. Esses vão reinar com Cristo.
Mas vejam em Romanos 8, versículo 7.
Vemos por isso. O pendor da carne é inimizado contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus nem pode estar. Cris irmãos, o ser é o que é.
Pois não está sujeito à lei de Deus nem pode estar.
Cris irmãos, os seres humanos que estão a viver, que estão a ser governados pelos seres espirituais, estão no rei de Deus, debaixo de Cristo. Esses seres humanos estão a ser governados por Cristo e pelos seus reis foram transformados na resurreição ao Última Trombeta. Esses seres humanos, irmãos, ainda têm carne humana, ainda têm a inclinação da carne, ainda têm a natureza mana.
E por isso este Governo de Deus vai atuar em dois rumos de ação, digamos assim, em dois ramos de Governo. Está claro, de Baste Jesus Cristo, pelos reis, e sacerdotes e senhores que estão a reinar com Cristo. Esses dois ramos de Governo, esses dois, digamos assim, essas duas direções de ação, são, primeiro, todo crime, todo arrebelião.
Seja feita por homens, todos os grupos de drogas. Seja que for, será destruída por força superior do Governo de Deus. Qualquer rebelião seja organizada. E além disso, vão governar, vão reinar.
Vai haver um Governo justo.
O outro curso de ação, é que a população vai ter que ser reeducada por Cristo e pelos seus sacerdotes e professores que agora foram transformados como seres espirituais, para salvar e para converter o mundo inteiro. Quando estes dois cursos de ação, uma vez mais, o primeiro, é tomar conta do Governo Mundial e controlar através de um Governo para o bem do povo, e governar o povo de uma maneira sã para dar alegria e felicidade ao mundo. Vejam em Zacarias capítulo 14.
Mas está claro, este Governo não vai permitir rebeldes. Não vai permitir rebeldia.
Zacarias 14, versículo 12.
Mas esta será a praga, com que o Senhor feridá todos os povos que guerriarem contra Jerusalém, por isso vai ser este primeiro ponto, quando eles vão lutar contra Cristo.
Mas depois disso, essas nações vão se submeter e vão ter que aprender o caminho correto e vai haver um Governo.
E esse Governo vai ser um Governo de treinar, educar e governar as nações em primeiro lugar, começando com Judá e depois para as outras nações de Israel. Isto é por isso que vai começar primeiro com as 12 tribos de Israel.
E depois, para o resto dos filhos da Abraão, porque Abraão teve outros filhos através de Ismael.
E depois disso, vai reinar sob outras nações que tiveram o maior contato com Israel.
Por exemplo, Egito, a Síria e outros, ou nomeadamente, África e Europa.
E se vemos em secções de geramias, profecias.
Geramias a partir de 46 a 51, assim como os outros profetas menores, como Amós, Sufonias e Obadias.
Vê-se que, ao início do Reino, esses grupos de nações vão ser corrigidos e educados.
E depois, finalmente, vai haver uma oposição da região de Gog e Magog, das nações do Norte e do Oriente, como lemos em Ezekiel 38 e 39, e esses também vão ser destruídos.
Então veremos que todo mundo então reconhecerá que Deus, Cristo e Cristo, é o Senhor.
Cris irmãos, isso vai ser durante um período de anos, talvez décadas. Esse é o primeiro curso da ação, de governo e controle, e treino de governo de Deus.
Mas isso tem que ser em combinação de mão em mão dada, em paralelo com o segundo curso da ação, com o segundo ramo do governo, que é educação. O sistema educacional das pessoas, do povo, da sociedade e da religião.
A educação será uma educação sã, aprendendo o propósito, a razão.
Por que é que vivemos? Por que é que o homem existe? Qual é o propósito? Qual é a meta para o homem? Uma educação para o homem realizar com sucesso o seu propósito, por que é que vive?
E é propósito porque o que nós vivemos, a razão da nossa vida, é descrita, pura e simplesmente, pelos festivais santos de Deus. E como mundo não guarda os dias santos de Deus, não entendem o plano da salvação. Os dias santos de Deus serão celebrados, pois isso representa uma educação mundial do plano de Deus. Então não haverá mais os dias pagãos, os sistemas e costumes pagãos, com as suas mentiras e enganos de Satanás. Por que o modo deste mundo parece correto? Mas não é. Leiam em provérbios capítulo 14, versículo 12, diz, há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos da morte. As pessoas pensam que o que estão a fazer é reto, é correto, é direito, mas não é. É o caminho da morte.
Vejam em Deutronômio capítulo 12. Deutronômio capítulo 12, versículo 8. Deutronômio capítulo 12, versículo 8. Não procederéis em nada segundo o que estamos fazendo aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos. Não podemos seguir esta ideia de fazer o que parece correto aos nossos olhos. Porque vimos em provérbios 14 que esse é o caminho da morte. Continuar a ler um bocadinho mais adiante, no versículo 30, deutronômio 12, versículo 30. Guarda-te, não têm laças com imitalas.
Isto é imitar ou copiar as nações pagãs do mundo. Pois após terem sido destruídas diante-te e que não indagas acerca dos seus deuses.
Dizendo, ah, sim, como serviram estas nações aos seus deuses, do mesmo modo também farão.
É o que o mundo cristão está fazendo hoje em dia. Copiou as ideias babilônicas religiosas e vestiúas por fora com nomes cristãos.
Mas na verdade, realidade, estas festas pagãs, pagãs babilônicas, que têm nomes cristãos, não são nada mais, nada menos, de que coisas pagãs. E sim, parecem direitos, parecem muito bonitinhas, isso tudo. Oh, mas o que é que há errado em dar a presença às crianças? O que é que há errado com esta árvore que é tão bonitinha? Parece irar direito, mas é o caminho da morte.
É uma tradição, é um ensino pagão contra Deus. Por que é contra Deus? Porque desvia do significado do plano de Deus para a humanidade, que é descrito pelos dias santos de Deus.
Por ciclo 31. Não, não farás assim ao Senhor. Teu Deus. Por tudo o que é abuminavel ao Senhor e que Ele odeia.
Esses dias pagãos, este sincretismo, este aceitar ideias pagãs dentro da igreja, é abuminação, é abuminavel e Deus odeia.
Deus odeia estes sistemas deste mundão, estas mentiras do mundo II.
Mas, então, todos obtecerão aos dias santos e, como lembram, em Zechariah 14, versículo 16.
Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão da ananano para adorar o Rei, o Senhor dos exécitos e para celebrar a festa dos tabernáculos. Porque representa a feita da feita dos exécitos, e para celebrar a festa dos tabernáculos. Porque representa este período que Jesus Cristo vem para restaurar tudo. E Ele vai restaurar os festivais de Deus. O novo templo será restabelecido, como leemos na secção de Ezekiel, a partir do capítulo 40 até o fim do livro, capítulo 48. E o sistema sacrificial será restabelecido pelos judeus, particularmente de uma tribo e de uma família, como um modo de lembrança do que Jesus Cristo fez e de educação.
Aqueles que não queiram obedecer, Jesus Cristo usará uma força sobrenatural sobre a natureza para fazer com que eles obedeçam. Como leemos no versículo 17 a 19 de Zechariah 14. Se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalem para adorar o rei, o Senhor dos exércitos não virá sobre ele a chuva. Cristo vai estabelecer um governo perfeito, com poder e com glória. Será bem organizado. Há muitas posições de autoridade. É o governo de Deus. Não é o governo de homens. É um governo para os homens, mas é de Deus. Exegutado por Jesus Cristo pelaqueles reis debaixo dele, que ele selecionou e escolheu e que foram fiéis e que foram transformados para seres espirituais incorruptos. Porque o homem demonstrou por seis mil anos que é incapaz de se governar a si próprio. É incapaz de se governar a si próprio. É incapaz de se governar a si próprio. Lembrem-se de Isaías 59, Versículo 4 a 10. O que Deus chama a este governo dos homens. Diz que ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade. Confiam que é nulo falando mentiras. Os governantes das nossas nações falam mentiras. Mentiras. Concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Dão à luz mais problemas mundiais. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha. O que comer os ovos dela morrerá, e se um dos ovos é pisado, saia uma víbora. Seus pés corram para o mal, esse Novo Ciclo 7. Velosos para derramar sangue inocente. Seus pensamentos não permaneçam, são pensamentos de iniquidade. Vejam Novo Ciclo 8. Fizeram para si veredas torturosas. Com minhos assim confusos e dizendo mentiras. Ciclo 9. Por isso está longe de nós, o juízo. E a justiça não nos alcança. Ciclo 10. Tropossamos ao meio-dia como nas trevas, e entre os robustos somos como mortos. Ciclis irmãos, é o Mundo 2. É o Governo 2. É o que estamos a ver. Mas Deus é supremo. Jesus Cristo é o rei dos reis e Senhor dos Senhores, e sacerdotes, sacerdotes. E esse Governo e essa religião não vai haver divisão. Não vai renar como reis, reis e Senhor dos Senhores. Vai ser um Governo de cima para baixo, autoridade acima para baixo, para o bem dos povos. E vai ser governado pelos santos os necessitados e provados sem corrupção. Em Isaías 11, versículo 9.
Lê-se um bocadinho acerca desse Governo.
Isaías 11, versículo 9.
Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo nome, porque a terra sem encherá do conhecimento Senhor, como as águas cobrem o mar.
Mas que dias lindos vai ser isso no milênio, irmãos? Que dias lindos vai ser isso no milênio? Leiam também em Miqueias 4, versículo 1 a 3. Nos últimos dias, a considerar que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cima dos montes. Isto é o rei de Deus, que é o monte Governo de Deus. E será estabelecido no cima dos outros governos, as outras nações. E se levará sobre os auteiros, e se levará sobre as nações mais pequenas. E para ele afluirão os povos, e irão muitas nações e dirão, vim-de, e subamos ao monte do Senhor, ao rei de Deus. E a casa do Deus de Jacob, para que nos ensinem os seus caminhos, e andemos pelas suas varedas, porque de sião procederá a lei. E a palavra do Senhor de Jerusalém. Ele os jogará entre muitos povos, e corrigirá nações. Corrigirá nações. Para haver pessoas que vão ser rebeldes, nações que vão rebelar, e vão ser corrigidas durante o milênio. E vão converter as suas espadas em reiras darados e as suas lanças em pudadeiras. Uma nação não levantará espada contra a nação, nem aprenderão mais guerra. Mas, queridos irmãos, isto vai durar uns... vai demorar uns anos, porque não vai ser tudo imediato. Nações que vão se levantar e tudo vão ser corrigidas, como lemos, por exemplo, em Ezekiel 38 e 39. Vemos que isso vai acontecer. A lei de Deus vai ser ensinada por senhores bem-treinados. Agora, esses senhores bem-treinados são os santos transformados em seres espirituais, com capacidades ou habilidades, além de físicas. Conformas pessoas obedecem, conforme as pessoas aprendem, o gado será alimentado nos campos, como deve ser, com comida, será, digamos assim, gado orgânico. Os legumes e vestais serão saudáveis, como chamamos hoje em dia, completamente orgânicos. A fruta será fresca e saudável. Não haverá pestes na terra. Não haverá necessidade de pesticidas. Então, Deus abençoará a terra. As plantações milhares e milhares de hectares serão super-productivos. A chuva estará na própria estação. Então, você acha que isto é impossível? Não. Nada é impossível nas mãos de Deus. Veja Isaías 41. Versículo 14 a 20. Porque... Isaías 41. Não temas ao vermesinho de Jacó. Povinho de Israel, eu te ajudo. Diz o Senhor, o Teu Redentor, o Santo de Israel. Eis que farei de ti um trilho cortante e novo, armado de lâminas, duplas. Os montes trilharás e moerás. Os oteiros de Roro do Ciras apalham. E depois vejam que ali mais adiante. No versículo 18. Abrirei rios nos altos, desnudos e fontes no meio dos valos. Trunarei o deserto em assurdos de águas e a terra seca em manaciais. Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira. Querias irmãos?
Diz aqui, no versículo 20, para que todos vejam e saibam. E considerem e justamente entendam que a mão do Senhor fez isto. E o santo Israel o criou. Foi Jesus Cristo, vai ser Jesus Cristo.
E aquele o Rei na terra que vai fazer isto. E vão reconhecer isso. Vejam as aias capítulo 35. Leia no versículo 6, por exemplo. Os coxos sairão, ou salterão como servos. E a língua dos mordes muda os cantará. Pois águas rebentarão no deserto e rebeiros no termo. A areia esbraseada se transformará em lagos. A terra sedenta em manaciais águas, onde ao terrore viviam os chacais, que será a erva com canas e juncos. Vejam, por exemplo, no versículo 1 e 2. O deserto e a terra se alegrarão, o ermo exultará e flucerá como o nasciso. Flucerá, abundantemente, jubilará a alegria e exultará e Deus nos aglória. A glória do Senhor, o esplendor de Deus. Amós capítulo 4.
Versículo 13. Amós capítulo 4.
Porque é ele quem forma os montes e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento, e faz de manhã atrevas e pisos altos de terra. Senhor Deus os exércitos, é o Seu nome, é Deus que criou a terra e os montes e os vai reformar. Muita da riqueza da terra será revelada, porque há muita riqueza, por exemplo, debaixo do mar, e vários terremotos e vão acontecer, vão mudar a configuração geográfica do mundo.
Vejam, por exemplo, em Náum.
Capítulo 1, versículo 5.
Os montes vão ser reluzidos. Vejam, por exemplo, em Isaías 11, versículo 15. Isaías 11, versículo 15.
O Senhor destruirá totalmente o braço do mar do Egito, e com o força do Seu vento, moverá a mão contra o efrite e frindo de Vindiluá em Sete Canais. Vê-se aqui que o mar do Egito irá acontecer a outros mares, não é só o mar Egito, vai acontecer que os oceanos vão ser reduzidos em tamanho. Assim, haverá mais terra e mais água doce, mais rios e mais terreno arável. Vai ver água para beber em abundância.
Então, com comida saudável, com boa água, com boa nutrição, haverá menos doenças. E Deus, por outro lado, será os doentes. Como lemos em primeiro Pedro, capítulo 2, versículo 24, por suas chagas, fostes, sarados. Então temos uma utópia. Um paraíso na terra. Vejam em Isaías capítulo 33. Isaías capítulo 33, versículo 21 e 22.
Mas o Senhor ali nos será grandioso. Fará, às vezes, de rios e correntes largas. Barco nenhum de remo passará por eles. Navio grande por eles não navegará. Ora, o que é isso? Isso são navios grandes, são esses navios de guerra, navios militares ou de inimigos. Porque o Senhor é nosso juízo, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei, Ele nos salvará.
No versículo 24, nenhum morador de Israel dirá, Estou doente, estou deprimido, estou triste, estou com uma depressão, estou com desejos de me cometer suicídio. Isso parará! Porque há o povo que habita nela por doar-se-lhar a sua iniquidade.
Vejam isso aí, as 35, versículo 3 a 6, lendo na Bíblia da Linguagem 2, diz, Forneçam as mãos cansadas, dêem-lhe firmeza aos joelhos fracos, digam aos desanimados, não tenham medo, animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos, então os cegos verão e os surdos ouvirão, e os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria, pois fontes brotarão no deserto, e os rios crurrão pelas terras secas. Ora está claro, isso são benções físicas, irmãos, mas isso tem um símbolo espiritual. Por que? Os surdos são aqueles que não entendiam a palavra de Deus, agora vão entender. Os cegos são aqueles que não viam o plano de Deus, o plano de salvação e vão ver e entender. Os aleijados são aqueles que são machucados e imaguados por estas religiões falsas. Por isso, irmãos, esses vão cantar de alegria.
Ezaías 58, versículo 8, lê. Então a luz da minha salvação brilhará como sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do Deus interno os protegerá por todos os lados. Jermias 30, versículo 7, os seus inimigos dizem se a um é desprezada, ninguém se importa com ela. Mas eu lhe darei saúde novamente e curarei as suas feridas. Eu, o Deus interno, falei.
Irmãos, estamos para dias difíceis. Isto é o começo dos dores, as coisas vão ficar bem. Isto é o começo dos dores, as coisas vão ficar muito piores.
Mas lembre-se, ele diz, que nos vai dar saúde novamente, entretanto temos que ser fiéis até o fim. Jermias 31, versículo 12, 40, e vão chegar e cantar da alegria no mundo sial. Vão se alegrar com os meus presentes, com os cereais, o vinho, o azeite, o gado e os carneiros. Eles serão como um jardim bem regado e terão tudo o que precisarem.
Deterronome 28, versículo 16. Moisés disse ao povo, se vocês terem atenção a tudo que o eterno, o nosso Deus está dizendo a vocês, se obtecerem, finalmente, a todos os seus mandamentos, que eu lhes tenho dado hoje, Deus fará com que sejam mais poderosos de qualquer outra nação do mundo. Obedeção ao Deus eterno e Ele lhes dará todas estas benções.
Deus os abençoará nas cidades e nos campos. Deus os abençoará, danos muitos filhos, boas colheitas e muitas crias de gado e de alveias. Deus os abençoará com boas colheitas de trigo e de sevada e com muita comida. Deus os abençoará em tudo o que fizerem.
Isto vai ser no milenio.
Isso aí é 60, versículo 5. Então, o verás e serás iluminado e o teu coroção extremo será e se alargará. Porque a abundância do mar se tornará a ti e as riquezas dos gentios virão a ti. Há muita riqueza, há muita abundância no mar. Esta abundância vai ser dada aos povos.
Ajeu capítulo 2, versículo 6 a 8. Porque assim diz o Senhor dos exércitos, ainda uma vez daqui a pouco e farei tramer os céus e a terra e o mar e a terra seca. E farei tramer todas as nações e será e virá o desejado. Isto é as coisas preciosas, o desejo de todas as nações.
Enxerrei esta casa de glória, diz o Senhor dos exércitos. Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos. Vai haver grande abundância. E está claro, irmãos, não estamos só a ver fisicamente, estamos a ver espiritualmente. O desejo de Deus, o desejado, o verdadeiro Cristo estará na terra e vai haver paz no mundo.
As pessoas vão ter dinheiro para as coisas que precisam. Não vão ser superpópres, como hoje em dia. Não vão ter juros, não vão ter impostos deste mundo. Veja em Malacías 3, versículo 8 a 10. Aí vence à cerca do sistema do Dísimo.
Diz assim, roubará o homem a Deus? Todavia voz, me roubais e desejos. Oh, mas é que estamos a roubar, o Deus? Nos dizimos e nas ofertas. Dizimos e ofertas. Há dizimos, que há uma lei que defina a quantidade, 10%, e há ofertas, além dos dizimos. Com maldição, sois amaldiçoados, por caminho roubais, voz, a nação toda. Trazeis todos os dizimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa e depois faça prova de mim, diz o Senhor dos exércitos. Eu, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre voz uma benção tal, que dela vos advenha a maior apostança.
E Deus vai mudar também a natureza humana.
Como? Com o Espírito de Santo Deus?
Mateus 6.31 a 33. Não andais pois inquietos dizendo porque comeremos, ou que beberemos, ou com o que nos vestiremos, por todas essas coisas gentis os procuram. De certo, vosso Pássio Social bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça. E todas estas coisas vos serão acrescentadas. Isso é uma mudança mental de não tarem a procurar as inclinações da carne.
Cresirmãos, Deus é multibillionário! Cresirmãos não é pecado ter dinheiro, não é pecado ter riqueza, mas a cobiça e a avareza é pecado. Obter isso de maneiras incorretas sim é pecado. 3.3 João, 1,2 Acima de tudo, faça votos por Tua prosperidade e saúde. Assim como é próspera a Tua alma. Aqui João está a dizer que deseja que todos tenham prosperidade e saúde. João 10, versículo 10, Cristo disse o ladrão não vem se não para roubar e matar e destruir. Eu, Jesus Cristo, vim para que tenham vida e a tenham com abundância. Cris irmãos, este mundo vai ser um mundo baseado no sistema de dar. Lucas, capítulo 6, versículo 38, diz dai e ser-vos a dado. Boa medida. Recalcada, sacudida e transbordando-vos darão. Porquê a mesma medida como me dizes, também vos mandirem dar. De novo. Esta é a boa nova. Do reino de Deus a governar na terra, no milenio. Cristo terá o seu trono no mundo, o trono de David. Ele será o filho do Altíssimo, como sabemos. O Senhor Deus lhe dará o trono de David. Seu Pai, Ele reinará eternamente na carne de Jacó e o Seu reino não terá fim. Sim, inicialmente reinará para um milenio, mas reinará eternamente. O milenio é simplesmente uma fase e como vamos ver, em serumão futuro, vamos ver outra fase, que é depois do milenio, para um pequeno período, que é o simbolizado pelo oitavo dia da festa, depois dos sete dias destabronáculos. Vamos abordar esse assunto na próxima série destes irmãos, mas entretanto, estamos a ver aqui como devemos de pedir a Deus para mudar a nós agora. Porque você e eu temos a oportunidade de estar ser transformados, de estarmos na primeira ressurreição. Mas temos que vigiar e orar para sermos dignos para estar em pé à vinda de Cristo. Isto é estarmos ressuscitados à vinda de Cristo. Precisamos de evitar e vencer e ganhar, e vencer esta guerra contra as fraquezas da carne e por o caráter de Deus na nossa vida. Para crescermos no poder do Espírito Santo, para sermos treinados agora, a sermos governantes e senhores com Cristo, para salvarmos o mundo. Sim, como dizem em Oba Dias 1, 1, 5, 1, e levantar-se-ão salvadoras no monte de Siam. E a Salvador serão vocês e eu, se Deus quiser. Se formos considerados dignos para estarmos na primeira ressurreição, para julgarem a montanha de Isaú, isto é, os países pagámos todos e o Reino será do Senhor. Cris irmãos, a utópia, o paraíso do mundo da manhã será estabelecido. Quando Cristo vier para reinar, este é o significado do Festival dos Tabernáculos, que nos lembra deste grande passo importante no plano de salvação mundial.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas, Fort Worth (TX) and the Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).