This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia ou boa tarde, queridos irmãos, aqui a Josh Campos, falando-vos de Cincinnati, e desejo a todos vós uma excelente festa de tabernáculos.
O significado da festa de tabernáculos, que é após o dia das trombetas e o dia das piação, é um de que representa a boa nova do mundo do futuro.
Pois, uma vez que Jesus Cristo tenha voltado, que é representado pelo dia das trombetas, e que tenha vencido toda a oposição, que é representado pelo dia da piação, então o reino de Deus é estabelecido na terra, por mil anos, o qual é representado pelos dias da festa de tabernáculos.
Mas quando Jesus Cristo voltar para a terra, para reinar, por mil anos inicialmente, então o mundo, nessa altura, estará num completo desastre.
Tudo estará estragado, várias coisas estarão completamente destruídas, haverá um crises mundiais de saúde, terá havido terremotos que fez grandes desastres ao mundo e que mudou e que tenham mudado a topologia mundial, haverá o resultado de vários temporais, perdão, e até sim temporais que, temporales que tenham mudado e causado grande danificação, e as cidades serão em completo desaranjo, completamente destruídas, por causa de guerras que tenham existido e tenham acontecido durante os anos que tinham passado, pouco antes da vinda de Cristo.
E assim o mundo vai necessitar de uma grande reconstrução e reparação.
Não só o mundo, mas as pessoas, os corações, as emoções das pessoas vão estar muito desabaladas.
As pessoas vão ter tido grandes tristezas, vão ter visto muitas pessoas amorrerem e afalicerem por causa dos desastres que aconteceram, por causa de simplesmente da cobiça humana e da cobiça de Satanás que afetou a humanidade, e assim por causa dos pecados do homem, houve estas destruições todas.
Por isso muitas pessoas estarão em grandes transo-emocionais e assim vai ser, quando Jesus Cristo voltar para estabelecer o reino de Deus, inicialmente, fazer uma coisa de muito trabalho para reparar o mundo e, digamos assim, encorajar e reparar os corações das pessoas.
Por isso, embora Satanás esteja imprisionado, ainda haverá um grande trabalho a fazer.
E notem que ainda haverá a natureza humana, que tem um coração que é contra as leis de Deus e contra os caminhos de Deus.
Por isso a minha pergunta hoje, o meu tema de hoje, é como é que a utópia do mundo da manhã virá?
Ou, por outras palavras, como é que a boa nova do mundo de futuro vai ser realizada?
Vejamos comigo, se faça-vôo, brevemente, em terceiro capítulo de Atos, começando a ler o versículo 19 e vamos ler até o versículo 21, em que diz assim, arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.
Sim, queridos irmãos, é a mensagem, digamos assim, que hoje em dia precisemos de receber, mas ainda será uma mensagem ainda mais importante, quando os Cristo voltarem, que é simbolizado, como estou a dizer, pelos dias da festa de Tabronáculos, e então a mensagem será ao mundo e às pessoas para se arrependerem, porque, a fim de que a presença do Senhor venha no tempos de refrigério, isto é aplicável a hoje a nós, e que Ele envia o Cristo, que já vos foi designado Jesus. Nessa altura, então, Jesus Cristo teria acabado de voltar. Ao qual é necessário que o céu receba, sim, Jesus Cristo, correntemente, está no céu, foi recebido no céu, e está no céu até aos tempos da restauração de todas as coisas. E quando Jesus Cristo voltar para a Terra, então vai ser o tempo de restaurar todas as coisas na Terra. Tempos estes de que Deus falou, por boca dos Seus desprofetas, desde a Antiquidade, em que a Terra vai ser restaurada, o tempo de restauração.
E este, de facto, queridos irmãos, é o simbolismo dos sete dias da festa de Tabronáculos. O simbolismo de restauração do planeta, da Terra, para uma condição mundial tal, que o mundo será, então, um verdadeiro paraíso, ao fim de esse período inicial de restauração. Vejam comigo se faz favor, então, em Levíticos 23, vigésimo terceiro capítulo de Levíticos.
E vamos, então, ler versículos 34 até o início do versículo 36. Fala aos filhos de Israel dizendo, Aos 15 dias deste mês sétimo, será a festa dos Tabronáculos ao Senhor por sete dias. Ao primeiro dia haverá santa convocação, nenhuma obra civil fareis. Primeiro, o primeiro dia das festas dos Tabronáculos, isto é, o dia 15 do mês, do sétimo mês, sagrado, haverá uma santa convocação, é um dia santo, mas a festa, por si própria, é por sete dias.
Os outros seis dias não são dias santos, só o primeiro dia, que é um dia santo. Por sete dias, ofereceis ofertas queimadas ao Senhor, por isso sete dias, é o dia, é a festa de Tabronáculos. A festa de Tabronáculos representa, como disse, a vinda de Jesus Cristo à terra, e o reino de Jesus Cristo e dos reis os suscitados, por Jesus Cristo, para reinarem por mil anos. Vejam comigo isso brevemente aqui, na Apocalipse capítulo 20. O capítulo 20 da Apocalipse, vamos, então, ler no versículo 4. Perdão.
Bem como por causa da palavra Deus, tantos quantos não adoraram a besta, não tomam pouca sua imagem e não receberam a marca na fronte e na mão, e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Isto é as pessoas que não receberam a marca na cabeça, à frente, na cabeça, na testa, e na mão. Isto é a marca da besta, que é uma marca que significa que as pessoas têm que pensar e fazer certas coisas num certo dia da semana, em vez de descansarem ao sábado. E, por isso, a vez aqui que essas, os santos, então, transídulos suscitados e, então, viveram e reinaram com Cristo, inicialmente, está claro, durante mil anos que é o milênio que é representado pela festa de Tabernáculos. Será um governo governado por Jesus Cristo, um governo mundial, um governo governado por Jesus Cristo, para o povo, para as nações todas do mundo. Será um governo para o povo, para as nações. E será um governo governado por seres espirituais, por reis que estarão no reino de Deus. Esses reis são os reis do reino de Deus, do governo de Deus. E esses reis vão governar na Terra e são seres espirituais. Continuando, então, a ler no versículo 5 e 6. Os restantes dos mortos não reviveram, isto é, os restos dos mortos, as pessoas tenham morrido, durante os seis mil anos passados, não vão ser ressuscitados até que se completassem os mil anos. Porque só os que terão provado e terão sido chamados e tenham respondido e tenham sido fiéis, esses são os que serão ressuscitados, os verdadeiros cristãos, cristão na Igreja de Deus, e que venceram pela vida deles, durante a vida deles, e venceram a luta contra Satanás e a luta contra a carne e as fraquezas humanas. Então, essas pessoas serão da primeira ressurreição, serão, então, ressuscitadas quando devinda de Cristo, que é simbolizado pelo dia das Trombertas, e então essas pessoas vão reinar. Versículo 6, bem-adventurado e santo, é aquele que tem parte da primeira ressurreição. Isto é aquele que foi ressuscitado durante o simbólico de dia das Trombertas, quando devinda de Jesus Cristo.
Segundo esse, a segunda morte não tem autoridade. Essas pessoas não morrerão uma segunda vez. Isto é, viverão internamente. Já têm uma vida eterna. Pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos. Isto é, durante o milenio, mas reinarão internamente, porque têm vida eterna, mas o milenio é a primeira fase aqui que estamos a falar.
Por isso, o governo não vai ser um governo, o governo de Deus não vai ser um governo de seres humanos, mas sim, vai ser um governo de seres espirituais, que tenham sido ressuscitados na primeira ressurreição e que nunca mais morrerão, porque nunca não estão sujeitos à segunda morte. Por isso, esta ressurreição, a primeira ressurreição, é uma ressurreição melhor, porque é uma ressurreição para a vida eterna.
Então, vejam o poder deste reino, o poder que Jesus Cristo, como rei dos reis, vai ter, vai exigir no governo. Vejam, então, aqui, em Isaías, versículo 11. Porque queremos ver agora como este reino vai governar a terra e governando a terra, então quais são os resultados deste governo de Jesus Cristo e dos santos de baixo de Jesus Cristo a governarem na terra. Por isso, vamos começar a ler aqui, em Isaías, capítulo 11. Então, vejemos, no versículo 2 a 4. Repousará sobre ele, perdão, este Jesus Cristo, o Espírito Senhor, o Espírito de Sabedoria e de Entendimento, o Espírito de Conselho e Fortaleza, e de Fortaleza, o Espírito de Conhecimento e de Temor do Senhor.
De lei tarciá no temor do Senhor, não julgará a segunda vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Quer dizer, não vai simplesmente julgar o mundo pelas aparências, pelo que parece, ou pelo julgo a ouvir, mas julgará, continuando então no versículo 4, com justiça. Julgará, Jesus Cristo vai julgar e em julgar com ele os reis que estão debaixo do rei dos reis. Isto é os santos, os suscitados que vão julgar com ele, vão todos julgar com justiça, vão julgar os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra. Ferirá a terra com a vara da sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. Por isso, vai governar Jesus Cristo e os santos debaixo dele, o rei e os reis debaixo dos reis, vão governar com justiça, porque Deus é amor. Jesus Cristo é amor e por isso, Ele vai governar com carinho e o Seu desejo será para o bem de todos. E por isso, nessa altura, precisamos de compreender bem, haverá dois tipos de pessoas na terra. Primeiro, haverá os seres humanos, as pessoas que sobreviveram estes desastres, porque lembrem-se que não foi o fim do mundo, porque Jesus Cristo veio antes da extinção do mundo, para que não houvesse um fim do mundo. E por isso, os humanos continuam a viver, as pessoas humanas, as pessoas na terra continuam a viver e vão ser governados por seres divinos, seres que tenham sido ressuscitados. E por isso, temos dois tipos de pessoas. Temos as pessoas humanas, que continuam a viver filhos e netos e das pessoas que estão a viver hoje em dia, e, por outro lado, teremos os seres divinos, que são as pessoas ressuscitadas.
Os seres humanos que estão a viver na terra, as pessoas físicas que estão a viver na terra, não são o reino de Deus. São as pessoas, os povos na terra, as nações na terra, a viverem que estão a ser governadas pelo reino de Deus, mas não são o reino de Deus. Vejam comigo se faz favor. Primeiro Coríntios, primeiro livro de Coríntios.
Primeiro livro de Coríntios, capítulo 15. Versículo 50. Sim, afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus. Por isso, os seres humanos que têm carne e sangue, que estão a viver no mundo da manhã, no mundo do futuro, esses seres humanos não são o reino de Deus porque ainda não herdaram o reino de Deus. Por outro lado, os seres espirituais a viverem, que terão sido ressuscitados, que estão a governar as povos e as nações e os seres humanos. Os seres espirituais são parte do reino de Deus porque herdaram o reino de Deus.
E então, esses santos que herdaram o reino de Deus vão reinar sobre as nações, sobre as cidades. Vejam comigo, se faça a favor. Lucas, capítulo 19. Lucas, capítulo 19. Versículo 17 a 19. Diz assim, respondeu-me o Senhor.
Muito bem, sere-me bom. Porque fôs de fiel no pouco. Pois, as pessoas que serão ressuscitadas foram chamados, responderam essa chamada e são fieis. E por isso é que é porque fôs de fiel no pouco, traz autoridade sobre as cidades. Veio o segundo dizendo-se-nhor, a tua mina rendeu cinco e esse diz traz autoridade sobre cinco cidades. Por isso alguns santos vão reinar sobre dez cidades, outros santos reinarão por cinco, dependendo do grau de fidelidade que demonstraram na vida hoje em dia, que estão a vencer e a lutar para vencer as dificuldades e as fraquezas humanas. E por isso vemos assim que estes santos são desistados, o reino estão a reinar e foram elegidos por Deus. Deus os elegeu, Deus os escolheu e por isso não vai haver desperdição de dinheiro em campanhas eleitorais, não haverá partidos políticos, não haverá disputas políticas porque não haverá esses partidos, não haverá uma oposição no Parlamento, digamos assim, porque será o Governo de Deus a governar e os que estão a governar são santos, são perfeitos, estão a governar com amor e carinho, para o bem da humanidade, para fazerem o que é bom para a humanidade, mas isso é, vão governar para servir e dar o que é bom à humanidade. E lembrem-se que Jesus Cristo, quando conquistou as nações, com Ele, então, estão os santos e vejam comigo, se faz chavoura, em Apocalypse capítulo 17. Apocalypse capítulo 17. Apocalypse 17, vou ler, então, o versículo 14.
Diz assim, quando Jesus Cristo vem, Ele peligerá, mas as nações peligerão contra o Cordeiro e o Cordeiro as vencerá, vencerá, conquistará as nações, as nações serão conquistadas e por isso não há mais partidos políticos, pois o Senhor é o Senhor dos Senhores e o Rei dos Reis e vencerão também. Os chamados foram chamados por Deus, foram eleitos por Deus, eleitos a este governo, ao governo, ao reino de Deus e acharam-se fiéis até ao fim da vida deles, por isso é que foram ressuscitados.
E por isso são as pessoas que tiveram um caráter que foi provado debaixo de fogo nesta vida e venceram. E por isso esses fiéis que provaram por um caráter de carinho e amor estão provados a serem competentes, serem fiéis a governar e por causa dessa fidelidade alguns terão cinco nações, outros cinco países, outros têm dez países, perdão cinco cidades, outros dez cidades e assim. Mas estão a governar seres humanos. E os seres humanos têm o que se lê aqui em Romanos 8, versículo 7.
Porque, lembra-se, embora Satanás esteja imprisionado, Romanos 8, versículo 7 diz assim, porque o pendor da Carla é inimizado contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus nem mesmo pode estar. Por isso, seres humanos ainda têm esta natureza humana, que é o pendor da Carla, que é a inclinação da Carla. E as pessoas humanas têm que continuar a vencer, têm que continuar a lutar, embora não tenham a influência de Satanás, mas vão ter que continuar a lutar e a vencer as fraquezas humanas que têm e a vencer a inclinação da carne que têm. E, por isso, haverá dois cursos práticos, ou duas maneiras práticas, ou dois cursos práticos que Jesus Cristo e o Governo de Deus vão governar os seres humanos.
Uma da maneira vai ser que todo o crime e toda a rebelião que seja organizada, por exemplo, uma organização de crime, uma organização de drogas, uma organização tentativa de militar, ou uma revolta militar, essas serão destruídas por força superior do Governo de Deus pelo rei, pelos reis e juízes que se estão espirituais. As populações físicas não vão ter que lutar em coisa nenhuma. Isso é um curso de ação do Governo de Deus.
O outro curso de ação do Governo de Deus é que a população vai ter que ser reeducada por Cristo e pelos seus sacerdotes, pelos seus senhores e professores espirituais para salvar, para poder... As vão ser treinadas, vão ser educadas por Cristo e pelos sacerdotes ou senhores, para que essas pessoas sejam salvas, para converterem o mundo inteiro. O inteiro vai ser então sistema mundial de educação. Educação pura, educação perfeita, educação com boa disciplina, educação correta, mas educação para o bem dos cidadões e das crianças e das pessoas e dos adultos que estão a ser educados ou reeducados.
Por isso, o sistema social e o sistema religioso vão ser mudados por força divina. Por exemplo, os dias santos de Deus serão celebrados pois representam a educação mundial, educação de todo o mundo, para compreenderem o plano de salvação de Deus. Por isso, o mundo não vai ter mais as regiões pagães, não vão ter mais os sistemas e os costumes de educação pagã, não vão ter as mentiras pagães, porque os sistemas de hoje em dia que te pareçam, ou mas é tão bonito, ou é tão giro, ou é tão engraçado, mas que são pagãs, serão parados.
Embora, emocionalmente, parecem muito bonitos, mas essas coisas que são erradas serão terminadas. Não vai haver mentiras e falsidades acerca de dias religiosos, azerá, mas é tão giro, as luzes são tão giras, a arva é tão bonita, homens, os ovos são tão lindos, estes ovos pintados, mas o que está ao significado atrás disso, dessas coisas, é uma mentira, e se é uma mentira, não vai ser propagado.
Vejam comigo, se faça a favor, em Proverbios capítulo 14, porque isto é o sistema do mundo hoje em dia, e vejamos aqui, então, em Proverbios capítulo 14, e então vamos ler no versículo 12. Ao caminho que ao homem parece direito, Proverbios 14, 12. Ao caminho que ao homem, que as pessoas do homem parece direito, as coisas do homem, a certos sistemas, certas coisas, parecem tão bonitas, são tão giras, são tão lindas, parecem corretas, mas ao cabo, dão em caminhos da morte.
Por isso, Deus, quando vai reinar no reino de Deus, o reino de Deus, quando vai reinar na terra, durante o milênio, não vão fazer o que parece correto, mas sim vão fazer o que é correto. Vejam comigo, se faça a favor, em Deuterónimo capítulo 12. Vigamos aqui, em Deuterónimo capítulo 12. Vamos ler, então, primeiro, no versículo 8. Não procederéis em nada segundo, estamos fazendo aqui, cada qual tudo o que parece bem aos seus olhos. Nós, pessoas, não vão fazer o que parece bem, porque às vezes o que parece bem é errado, e se é errado, não será feito. Vejam, então, continuando no versículo 12, do mesmo capítulo, de Deuterónimo 12.
E vos alegrei, esperante o Senhor, vos Deus, vos, os vossos filhos, as vossas filhas, os vossos servos, as vossas servas, e o Levita, que mora dentro das vossas cidades, que não têm porção nem herança convosco. Guarda-te, não ofereças os teus holocostos em todo lugar que vires, mas no lugar que o Senhor escolher, numa das suas tribos, ali ofereceis seus holocostos, que é dizer, estão a fazer coisas da maneira que Deus quer.
E continuando, um bocadinho mais à frente, no versículo 30, diz assim, guarda-te, não têm laças em imitar as nações, nas maneiras que as nações fazem coisas, como o mundo faz as coisas, pois após terem sido destruídas de ando de ti, e que não te indagues a século dos seus deuses, deuses, dizendo assim como serviram estas nações aos seus deuses, deuses do mesmo modo também farei-o.
Quando Jesus Cristo vier com o reino de Ele, a governar o reino de Deus, não, as pessoas não vão fazer o que as regiões deste mundo fazem hoje em dia. No versículo 31, não farás assim ao Senhor Teu Deus, porque tudo o que é abominável ao Senhor e que Ele odeia, fizeram-Eles as Seus deuses, isto é, com as Seus religiões, foi tudo o que era abominável a Deus, até que fizeram crimes como matarem os Seus filhos a esse Deus.
Tudo o que Teu ordem não observarás, nada-lhe acrescentará, nem diminuirás. Por isso, hoje em dia, é uma instrução para nós, não devemos de aumentar, nem devemos de diminuir da instrução de Deus. Devemos fazer o que Ele nos diz, não devemos de tentar aumentar para parecermos mais justos, sermos mais justos não. Não é a nossa justiça própria, é a justiça de Deus, mas quando os Cristo vier, os sistemas e os dias religiosos deste mundo, hoje, que são uma abuminação para Deus, vão ser parados.
Então todo mundo vai observar a religião de Deus e vai observar os dias santos de Deus. Vejam comigo, então, aqui, em Zecharias, capítulo 14.
Vamos ler, então, no versículo 16.
Todos os que restarem da todas as nações que vieram contra o Jerusalma, isto é, todos os seres humanos que sobreviveram, de todas as nações, de todas as nações, sejam brasileiros, sejam portugueses, sejam espanhóis, sejam coreanos, sejam chinesas, sejam italianos, sejam que nação, seja. Todos que restarem da todas as nações que vieram contra o Jerusalma subirão de ano em ano, subirão todos os anos para adorar o rei, o Senhor dos exércitos e para celebrar a festa dos tabernáculos. No mundo do futuro, no mundo da manhã, vão se celebrar a festa dos tabernáculos. Todo o mundo, todas as nações, será, então, como se vê, um tipo de restaroção de tudo, até as próprios, próprios festivais de Deus.
Aqueles que chamam estes dias de festas, judaicos e que não os querem obtecer, vão ter que obtecer, porque vejam aqui no versículo 17. Se alguma das famílias da terra não saber a Jerusalma para adorar o rei, o Senhor dos exércitos, não verem adorar, não fizerem celebrar a festa dos tabernáculos, então vão ter um castigo.
O castigo de Elas será que não terão chuva, não haverá comida para eles, e se a família dos egítulos não subir, nem vier, não queiera sobre eles a chuva. Então virá a praga, como o Senhor ferirá as nações, que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.
Este será o castigo dos egípcios e o castigo de todas as nações, que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. Todas as nações o mundo inteiro vão celebrar os dias santos e as festas santas de Deus.
Por isso, não vão chamar a este dia são judáculos, não, não são judáculos, são festas de Deus. Não são festas de Judeus, são festas de Deus. E por isso, Jesus Cristo vai estabelecer assim, um governo perfeito com poder e com glória.
Será um governo muito bem organizado? Há muitas posições de autoridade? É um governo de Deus, não é humano? E a razão é que, como vimos, que o Homem do Mão estrou por 6 mil anos, completamente incapaz de se governar assim próprio.
Vejam aqui o que Deus chama ao Governo 2, Isaías 59.
E vemos então, versículo 4 a 10.
Ninguém há que clama pela justiça. É o Governo que temos hoje em dia.
Ninguém que acompareça em juízo, pela verdade. Confiam no que é nulo e andam falando mentiras.
Concebem o mal e dão a luz em liquidade. Chocam ovos da áspide e tecem teias de aranha. O que comer os ovos dela morrerá, e se um dos ovos é pisado, saem uma víbora. As suas teias não se prestam para vestes. Os homens não poderão cobrir-se com o que eles fazem. As obras deles são obras de iniquidade, obras de violência há nas suas mãos. Este é o mundo de hoje em dia, queridos irmãos. Os pés corram para o mal. São vilosos para derramar o sangue no centro. Os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade. Nos seus caminhos há desleção e batimento. Descunhessem o caminho da paz. Não há justiça nos seus passos. Fizeram perciveredas estruturosas. Quem anda por elas não conhece a paz. Por isso está longe da voz a juízo. E a justiça não nos alcança. Esperamos pela luz e a eix que só há trevas. Pelo resplendor, mas andamos na escuridão. Apalpamos as paredes como cegos, sim, como os que não têm olhos. Andamos apalpando. Tropçamos ao meio-dia como nas trevas. E entre os robustos somos como os mortos. Isto é o que se passa hoje em dia. É o governo do mundo hoje em dia. Não será assim o governo de baixo de Deus, porque, em primeiro lugar, o governo, o reino de Deus, será, em primeiro lugar, na posição suprema, será Deus-Pai. Depois, de baixo de Deus-Pai, vai ser Jesus Cristo, o rei dos reis e sacerdote dos sacerdotes, e Senhor dos senhores. Vejam comigo, se faz favor, em Apocalypse, capítulo 19. Apocalypse, capítulo 19.
Apocalypse, capítulo 19, que diz assim, o ler em versículo 16. Diz assim, sim, no seu manto e no seu coxa, tem o nome escrito, rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus Cristo, quando virá, Ele vai ter reis debaixo de Ele, e também vai ter debaixo de Ele, senhores, isto é, sacerdotes. E, por isso, vai ter debaixo de Ele reis, isto é, o governo das nações, e vai ter debaixo de Ele a religião e a educação.
E vai por...
em Jesus Cristo, em Jesus Cristo, vai ser a união de ambos, do Estado e da religião. Não vai haver uma divisão de Estado e religião, mas vai ser unificada debaixo do Governo de Jesus Cristo, porque Ele é Jesus, que é a religião, e é Cristo, que é o Governo, que é o Messias. De debaixo de Ele, vai haver ambos, todos juntos, uma união e não uma divisão entre Estado e religião. E, por isso, vai ser um Governo, começando pelo Deus Pai, por Jesus Cristo, e a autoridade continua daí para baixo, pelos reis e pelos sacerdotes, que são seres espirituais, para governarem os povos para o bem dos povos.
E uma das coisas que vão ter, vão ter é um sistema de educação. Vejam comigo se faz favor em Isaías capítulo 11. O décimo primeiro capítulo de Isaías, e vejamos, então, aqui, no versículo 9. Isaías 11.
Isaías 11. Versículo 9.
Não se fará mal nem dano algum em todo o santo-monte. Isto não haverá nenhum mal, nenhum dano, no reino de Deus, no Governo de Deus, porque a Terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. A Terra se encherá do conhecimento de Deus. Como é que a Terra se vai encher do conhecimento de Deus? Porque os sancerdotes, os senhores dos senhores, os senhores vão ensinar, que são os santos dos suscitados, vão reeducar o mundo inteiro. E quando digo senhores, serão pessoas suscitadas, que são homens, e que eram mulheres, são os filhos e filhas de Deus, suscitadas no Governo de Deus, a treinar e a educar. E por isso, vão educar o mundo todo, no sistema verdadeiro. Por isso, o reino de seres imortais terá um controle completo sobre as nações humanas, as nações que estão a ser governadas no mundo. Vejam-se, faça-vôr! Miqueias, Miqueias, Miqueias, Miqueias, na um, Abacuc, Miqueias. Vamos a capítulo 4, Miqueias, capítulo 4. Vamos ler versículo 1 a 3.
Mas nos últimos dias, acontecerá que o monte da casa do Senhor, isto é o reino de Deus, será estabelecido no cima dos montes, o reino de Deus, governado por seres espirituais, será estabelecido no cima dos montes, isto é, acima de todas as outras nações, e se elevará sobre os alteires, os nações grandes e pequenas, e para ele, para os governantes do reino de Deus, afluirão os povos. Irão muitas nações e dirão, vinde e subemos ao monte do Senhor, isto é o reino de Deus, e a casa de Deus de Jacob, para que nos ensinem os seus caminhos, para sermos treinados, para sermos educados, para sermos reeducados na maneira de viver. E andemos pelos Suas veredas, porque de sião procederá a lei. Isto era a Igreja de Deus, sairá a lei e a palavra do Senhor do Jerusalém. Vem dessa área, vão estar nessa área, o governo de Deus vai ser estabelecido, a volta com a parte principal, será estabelecida em Jerusalém, e então procederá de lá. Ele jogará entre muitos povos, vão julgar, vai haver julgamento, os cristãos que tenham sido ressuscitados, como reis e senhores, vão julgar entre muitos povos e corrigir as nações poderosas e longínquas. Eles converterão as suas espadas, em reias darados e as suas lances, em pudadeiras, e então não levantará espada contra a autonação, nem aprenderão mais a guerra, mas a sentar-se a cada um de baixo da sua videira. Não vão ter treinos militares, não vão as colas militares, não existirão mais, mas a sentar-se a cada um de baixo da sua videira, de baixo da sua figueira, e não haverá a quem os espante, porque a boca do Senhor dos exércitos o disse, porque Jesus Cristo disse, que ele não vai ter paz, e vai haver um governo de seres imortais a governar sobre todas as nações humanas. A lei de Deus, por isso, será ensinada, por senhores que estão bem treinados, e que estão treinados, ser treinados hoje em dia, mas que, uma vez depois dos suscitados, não terão simplesmente capacidades físicas, mas terão capacidades, e, mesmo ainda, maiores, porque serão seres espirituais, e serão perfeitos, e terão umas capacidades ainda muito maiores. E, conforme, então, as pessoas obedecem, conforme as pessoas aprendem a maneira de viver, então se arrependem, então começam a vencer a inclinação da carne, começam a vencer a natureza humana, começam a desenvolver a natureza divina dentro deles, e, então, começam, por exemplo, a plantar de maneiras diferentes. Plantam as coisas nas quintas de maneiras diferentes, como, em vez de usar fertilizadores e pesticidas, cultivarão de maneiras diferentes que se quedam resultado a coisas sãs, a frutos e comida sãs, sãs, pesticidas e sãs doenças. E, então, os pastores, por exemplo, não vão ter casas enormes, ou coisas enormes, onde ponham os animais um em cima do outro, que nem podem andar, porque para fazer e terem mais lucro, não vai ser assim, os animais vão então andar livremente no campo. E, então, digamos assim, toda a comida será, digamos, orgânica, porque o gado será alimentado nos campos, como deve ser, e, por isso, não haverá pastes na terra, não haverá necessidade de pastes e cidas, porque tudo será feito da maneira correta. Então, Deus abençoará a terra, abençoará as plantações, milhares de ácres serão super-produitivos, haverá chuva na própria estação. Acham que isto é impossível? Não, não é impossível. Vejam comigo se faz favor a Isaías 41. Isaías 41. Isaías 41. Versículo 14 a 20.
Isaías 41. Versículo 14. Não temas. Hovermos indesacopo, o Vesínio de Jereal. Eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é o Santo Israel. Está a falar aqui Israel, mas será o mundo todo, porque o mundo todo será o Israel, o Espiritual de Deus. Exque que farei de ti um trilho corrente e novo, armado de lâminas duplas.
Os mondes trilharás e morás, e os auteiros de reduzirás a palha. E tu os pagerás, e o vento os levará, e o redemoinho os espalhará. Tu te ligarás no Senhor, e te queuxarás no Santo Israel. Os reflitos e necessitados buscam águas, e não ansá. E a sua língua seca de sede. Mas eu, o Senhor, os ouvirei, o Deus de Israel não os empanarei. Abrirei-lhe os rios, nos altos genudos, fontes no meio dos válvos.
Tornarei o deserto em açúdos de águas, de terra seca e manaciais. Plantarei no deserto o cedro, a cácia, a murta e a oliveira. No deserto, a cácia, no deserto, a oliveira. Vejam porque vai ver chuva, vai ver chuva na sua própria estação. Tudo vai ser arável, vai ser uma coisa linda, o mundo vai ser conjuntamente por aí o ermo, o cipreste, o almeiro e o bucho, para que todos vejam e saibam e considerem juntamente, entendem, que a mão do Senhor, a mão de Jesus Cristo fez isto, e o Santo de Israel criou este mundo novo, porque o mundo vai ser restaurado.
Vai ver uma restauração de todas as coisas. Imaginem, os desertos vão se tronar grandes plantações. Incrível? Vejam outras profecias aqui, em Zaiias 35. Zaiias 35, versículo 6 a 7. Os coxios saltarão como servos, e a língua dos mudos cantará, pois águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. Vejam isto. As pessoas que estão doentes, serão curadas e vão avar água. Vejam aqui no versículo 1, do mesmo capítulo. O deserto e a terra se alegrarão. O ermo exaltará e forcerá como nasciso.
Forcerá, abundantemente. Jubilará a alegria e exaltará. Deus lhes aglória do Libro, o esplendor do Carmelo e de Saron. Eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Vai ver grande alegria, porque Deus vai reformar e recriar tudo. Deus que criou a terra, que criou os montes, que foram para arrumar os montes. Vai fazer os montes, talvez não tão altos, e vai fazer o mar assim, não tão baixo. E, por isso, haverá mais terra para plantações. Vejam aqui, se faz favor, em Amos, em Amos, capítulo 4, Amos, capítulo 4, versículo 13.
Porque é ele quem forma os montes e criou vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento, e faz da manhã trevas e pisa os altos da terra. O Senhor, Deus os exércitos, é o seu nome. Ele é que cria os montes, ele é que cria os mares, e por isso, ele tem poder de os mudar. E, por isso, por exemplo, muita da riqueza que está do baixo do mar, ouro, e óleo, e coisas, virão para a superfície, porque por certas partes do mar estarão, agora, serão terra. Vejam comigo, por exemplo, em Apocalipse capítulo 16.
No décimo sexto capítulo da Apocalipse, houve muitos termótidos, e esses termótidos mudaram a topologia da terra. Vejam aqui, isso faz favor, Apocalipse capítulo 16, versículo 18, por exemplo, aqui. E sobreviveram relâmpagos, vozes e turbões, e ocorreu grande termoto, como nunca ouvi igual, desde que há gente sobre a terra. Tal foi termoto forte e grande.
Um termoto deste tamanho vai mudar a topologia da terra. Mondes vão descer e maras vão subir. Isto é, as terras que estavam debaixo de mar vão estar, vão ser agora terras, vão. E por isso mudando essa topologia, vejam aqui também, em Náum, capítulo 1, Náum, o livro de Náum, estou a usar livros que as pessoas normalmente não não lê, mas estou a ler para demonstrar como isto está tudo bem, muito profetizado e bem escrito.
Está aqui Náum, capítulo 1, versículo 5, os mondes tremem para ele, os oteiros se derretem e a terra se levanta diante deles. Sim, o mundo! O mundo e todos que nele habitam, por isso veem aqui que os mondes deixem, a terra levanta-se, vai haver mudança na topologia e por isso os oceanos serão reduzidos em tamanho. Vejam aqui, por exemplo, em Isaías, capítulo 11, Isaías, capítulo 11, Isaías, capítulo 11, versículo 15, o Senhor destruirá totalmente o braço do mar do Egito e com a força do seu vento movirá a mão contra o Eufrates e, ferindo de vida e loa, em sete canais, sorte que qualquer o atravessará e o avião de um avião que se derruba e que qualquer o atravessará de sandálias.
Isto é, haverá maras que vão desaparecer e as pessoas terão a possibilidade de andar por essa terra sem precisar de navios e será mais simplesmente do mar, do mar do Egito, isto é, os maras no Mundo de Terrâneo, no Mundo de Terrâneo, há grandes mudanças na topologia da terra e assim, vai haver mais terra, arável e vai haver mais rios e água doce.
Mais rios e água doce. E, por isso, vai haver menos doenças, Deus vai serar os doentas e, então, vamos ter uma utópia na terra. Vejam comigo, se faz favor, capítulo 33 Exíquias, capítulo 33 versículo 21 a 22, diz assim, mas o Senhor, ali, nos será grandioso, fará as vezes de rios e correntes largos. Há, verá mais rios e mais rios, haverá mais água doce, mas, não haverá barco nenhum de rémoque, que passará por eles, navio grande por eles, não, não, neve Grae. Isto é navio os inimigos, não haverá inimigos, porque será paz, não, não há, não há haver navios e inimigos a navegar por eles. Versículo 24, nenhum morador de Jerusalém dirá, está doente, porque ao povo que habita nela, perduce-lhe a a sua iniquidade. As pessoas vão ser perdoadas, e não só ser perdoadas, vão ser saradas, porque Deus diz que vai sarar as pessoas. Então, aqui estão as aias. Capítulo 35 Versículo 3 a 6 Fortalecei as mãos frochas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração, sim, porque as pessoas quando verem do mundo, quando os Cristo, inicialmente, vier para a Terra, as pessoas que sobreviveram, vão ter os corações comparamente desalentados, desencorajados. Sede fortes, não tem mais. Veja o vosso Deus. A vigança vem, a retorboção de Deus, e Ele vem por salvar, vem salvar a humanidade, vem salvar o mundo. Continuando, então, no versículo 5. Então, se abrirão os olhos dos segos. As pessoas vão ver, os segos vão ver, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos, coitadas, as pessoas que não conseguem ouvir bem, têm infeções, têm problemas nos ouvidos, vão ouvir tudo. Que beleza! Quando um pessoal não consegue ouvir coisas bem, e de repente consegue ouvir, mas que beleza! Não consegue ver, mas de repente deve tudo tão bem, tudo tão mais claro, tão mais lindo. É belo! Os coxos saltarão como servos. Oh, as pessoas! Oh, as minhas pernas! Já não consigo os meus joelhos! E, então, essas pessoas pronto, vão, vão andarem, saltaram como servos, e a língua dos mundos cantará. Vão poder falar, vão cantar com voz linda, pois águas rebentarão no deserto, e ribeiros no ermo. Sim, vai ser um tempo lindo, em que isto vai ser tudo transformado, vai ser tudo mudado. Vejam, então, em Isaías 58, Isaías 58, Versículo 8. Diz assim, então, romperá, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detensa. A tua justiça irá irada diante ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Vai haver curas, as pessoas vão ser curadas, e não haverá, não haverá detensa, não há fraqueza. Vai haver justiça, vai haver saúde. Vejam comigo, também, em Jeremias, Capítulo 30. Jeremias, Capítulo 30.
Jeremias, Capítulo 30. Lérem-no, Versículo 17. Porque te restaurarei a saúde, e curarei as tuas chagas, diz o Senhor, pois te chamaram de chamar-se a repudiada, dizendo é-se-ão, já ninguém pergunta por ela. Já ninguém pergunta o que que se passa com estas pessoas, que estão doentes, com a igreja, que se passa, vai ter descerado, vai haver paz, vai haver saúde, vai haver alegria.
Vejam comigo, se faz favor em Jeremias, Capítulo 31, Versículo 12. Aonde vir e exaltar na altura de sião radiantes de alegria, por causa dos bens de Senhor, do cereal, do vinho, do azeite, dos cordeiros e dos bezerros, a Sua alma será como um jardim regado, e nunca mais desfalecerão, não vão estar desencorajados, vão estar cheios de coragem, vão estar todos tão contentos, tão alegres, por causa de comida saudável, comida com bom sabor, vai haver chuva, vai haver bastante terreno e vai ser tudo como um jardim regado com os ars frescos muito agradáveis.
É o que se verá, então. Então a virgem se alegrará na dança e também os jovens e os velhos. Sim, as pessoas idosas vão estar alegres, não vão estar tudo com dor e dificuldades. Diz assim, tornarei o seu pranto em júbilo e os consularei. Transformarei, enregojizo, a sua tristeza. As pessoas vão estar contentes, vai haver alegria, vai haver uma utópia na terra.
Saciarei de gordura, por siglo XIV, a alma dos sacerdotes e o meu povo se fertará com a minha bondade. Diz-se-se-nhor, as pessoas vão estar até cansados da bondade. Parece impossível, porque vai ser um dia, uns dias tão alegres. Vejam comigo em Deutrônimo 28, Capítulo 28, Deutrônimo Capítulo 28. Por que isto está a acontecer? Porque isto é o que foi prometido se as pessoas obtecessem a Deus, mas infelizmente o mundo desobteceu a Deus. Agora, com o reino de Deus na terra, a governar a terra e os Cristo e os sacerdotes e os reis dos reis e os reis com o rei a governarem, vai haver paz, porque vão obtecer a Deus.
Vejam aqui em Deutrônimo Capítulo 28. Diz-se-se-nhor, se atentemente ouvir a voz do Senhor Teu Deus Tente cuidar e guardar todos os seus mandamentos, que hoje Teu ordano o Senhor Teu Deus Te exaltará nas suas nações da terra. O Israel da adiquidade teve essa oportunidade. Mas falharam, não obteceram, porque Deus disse Se ouvir-os a voz do Senhor Teu Deus virão sobre Ti e te lancerão todas estas benções. Bem-vindos serás na cidade, bem-vindos serás no campo, bem-vindos no fruto Teu ventro e no fruto da Toda-terra, e o fruto dos Teus animais e as crias das Tuas vacas e das Tuas erveias.
Bem-vindos do Teu sexto não obtecerão a Deus. Vai haver uma abundância, vai haver uma riqueza em todas as áreas. E por isso, vai haver grande abundância. Vejam comigo, se faz favor, em Isaías, capítulo 60. Isaías, capítulo 60. Vamos ler versículo 5. Isaías 60, versículo 5. Isaías 60, versículo 5. Isaías 60, versículo 5. Então, verás, e serás radiante da alegria.
O Teu coração, o instrumento, será e se delitará de júbilo. Porque a abundância do mar se tornará a Ti, e as riquezas das Nações virão a ter contigo. As pessoas vão ter riqueza, e vão estar abundantes, e vai ser o top no mundo. Porque, queridos irmãos, a riqueza não é pecado. O que é pecado é cobiça. É por isso, à frente de Deus. Vejo, então, aqui, então, em Ageu, Ageu capítulo 2.
Ageu capítulo 2. E vamos, então, ler versículo 6 a 8. Pois assim, diz o Senhor dos exércitos, ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca. Farei abalar todas as Nações. E as coisas preciosas todas as Nações virão. E encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos. Minha prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.
Sim. Deus tem a prata, tem o ouro, tudo pretence, pretence Deus. E por isso, vai haver abundância no mundo. As pessoas vão comprar o que precisam, vão poupar, vão poupar primeiro, então comprar o que precisam, não vão ter justos, vão ter impostos. E sim, vai haver o sistema do dízimo. E então, é assim que o governo vai ser, como se diz, mantido, porque vai haver o sistema do dízimo. Vejam-se, faz favor, em Malaquias. É o último livro do Véreto Estamento.
Malaquias capítulo 3, por ciclo 8 a 10, roubará o homem a Deus, todavia vosmos roubais, e dizem, gente, que roubamos. Nos dízimos, e as nas ofertas, as pessoas não estão a obter a lei do dízimo hoje em dia. Precisamos de obter a lei do dízimo. E como a lição sois a mal de suados, por caminho roubais, vos, nação toda, trazei todos os dízimos a casa do desouro, para que haja mantimento na minha casa, e diz-se, provar-me nisto, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vos, a pensão, sem medida, vocês obtecem, vocês pagam o dízimo, como deve ser, então eu vos darei grandes pensões.
Eu, sim, não vai haver taxas, não vai ser impostos, mas haverá o sistema do dízimo. Então, Deus mudará o mundo, e as pessoas que vão mudar a sua inclinação da cara, através do poder do Espírito Santo, vão pôr primeiro o reino de Deus na vida delas, e então vão ter, vão ser prósperas. Vejam comigo, se faz favor, no terceiro livro de João, terceiro livro de João, versículo 2, Amado, acima de tudo, faça votos portoa, prosperidade e saúde.
Jesus Cristo, Deus, João, está a dizer, eu quero que vocês sejam prósperos, tenham prosperidade, e tenham saúde. Assim como a vossa vida, a vossa pensamento, as vossas mentes sejam prósperas, mas quero que vocês sejam prósperos. João, capítulo 10, João, capítulo 10, se faz favor.
João, capítulo 10, versículo 10. O João, o ladrão vem somente para robar, matar e destruir, mas eu, Jesus Cristo, vim para que tenham vida, e que atenham em abundância.
Jesus Cristo, quando reinar no mundo da Terra, vai haver abundância na Terra.
Mas será um mundo, com esta abundância, as pessoas então dão. Não estão a ter abundância para ter mais e serem mais para mim, em mim próprio, mas têm mais para poderem dar. Vejam comigo se faz favor em Lucas. Lucas, capítulo 6. 6º capítulo de Lucas versículo 38 6º capítulo de... Dá-e e ser-vos já dado boa medida recalcada, sacudida, transbordante, generosamente, vos darão. Porque com a medida com que tiveres medido, vos medirão também. Isto é, se vocês darem, então vão receber ainda mais. E então vai ser a pensão no mundo, no mundo de Baste Cristo. As pessoas não vão ter cubissa, mas vão ser mudadas. A inclinação da carne, natureza humana vai ser mudada para uma natureza divina. Vão fazer coisas para dar, vão ter abundância, porque vão estar a dar, vão ter um espírito de dar, vai ser um espírito de paz, vai haver um mundo de paz, um mundo de abundância, um mundo de boa comida, um mundo de prosperidade, um mundo de felicidade, um mundo de alegria, um mundo de saúde. Vai ser uma utópia. Jesus Cristo vai reinar no mundo. Este é a boa nova, queridos irmãos, do reino de Deus, na terra, a governar na terra. Vejam comigo, se faz favor, no capítulo 1, capítulo 1, versículo 32 e 33. Diz assim, este será grande, e será chamado filho do Altíssimo, Deus, o Senhor, liderá o trono do David, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, sim, e sobre todo o mundo. E o seu renado, não terá fim. Sim, renará inicialmente para o milenio, no milenio, mas tal como nós devemos te orar, a dizer, Deus venha ao teu reino, seja o seu desejo, feito na terra como no céu, queridos irmãos, esta é a boa nova, do reino de Deus, a reinar da terra. A terra vai ser uma terra nova, vai ser um mundo feliz, alegre, vai ser uma utópia na terra, e este é o significado da grande festa de tabernáculos. Queridos irmãos, por outro lado, o que devemos nós de fazer? Nós devemos orar, que o reino de Deus venha. Precisamos de pôr uma prioridade de procurar, de tentar sempre procurar o reino de Deus e a justiça de Deus. Devemos de pedir a Deus para nos mudar a nós, para que nós tenhamos um arrependimento, e para que tenhamos o caráter de Deus. Isto é a sabedoria de Deus a fazer o que é correto, mas além de ter a sabedoria de Deus, temos o caráter de Deus, isto é a força de vontade e a capacidade de fazer com a ajuda do Espírito Santo de Deus para fazer o que é correto, e por isso praticamos e vivemos com o caráter de Deus. Acreditamos em Jesus Cristo, porque pomos o nosso coração completamente em Jesus Cristo, e por isso, então, temos o Espírito de Deus, para podermos vir a ser, quando formos os suscitados, virmos a ser co-governantes, co-herdeiros do reino de Deus com Ele, para, então, podermos ter esta oportunidade de ajudar a Jesus Cristo, a ajudar a Deus a salvar o mundo, o mundo do futuro, a ver, então, um grande, um maravilhoso mundo da manhã, que Deus vos ajude a todos nós, ajuda-te e ajuda-me, a termos a coragem e a força de vontade de mudarmos o nosso caráter para sermos mais como Jesus Cristo é, mais com a altitude e o carinho e as atributos e o sentimento, que é o sentimento de Jesus Cristo. Até a próxima, queridos irmãos! Tão uma boa festa de tabrenáculos e aqui é Jorge Campos.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).