A segunda ressurreição. O início do julgamento do trono branco.
This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Irmãos, bom dia e alguns dizem que eu não dizem boa noite também, mas pode voltar boa noite, sejam onde estão ao vir. Hoje, quero continuar com o trigésimo estudo bíblico acerca do livro da Apocalypse. E até aqui vamos continuar nesta secção importante do nosso estudo, porque até aqui completamos a descrição profética de eventos simbolizados pela festa das Trombetas, pelo dia de despiação e pela festa dos estobrenáculos.
Ora, esses eventos proféticos são eventos que acontecerão antes da Vinda de Cristo, durante a sua vinda e após a sua vinda. Agora, hoje vamos abordar eventos racionados com o oitavo dia, que é o último festival dos sete festivais de Deus, usando o livro da Apocalypse como base. Mas, para iniciar, ou antes de iniciar, há alguns pontos adicionais que eu também quero dar uma revisão adicional dos estudos anteriores e mencionar um ponto acerca do oitavo dia. Por o oitavo dia, como lemos em Levítico 23, versículo 36, vamos ver então. Levítico 23, versículo 36 diz, Mas sete dias ofereceis ofertas queimadas ao Senhor. Isto é os sete dias de festa de estabilimáculos. Interessante, irmão. Irmãos, algumas pessoas me perguntam, aliás, tive uma pessoa que me perguntou ainda esta semana, por que que não oferecemos ofertas queimadas? Eu, então, expliquei essa pessoa baseado na situação de Samuel 15, quando o Saúl desobedeceu a Deus e Deus disse a ele que tinha desobediado e que Deus queria, era, audiência e não sacrifícios. E também, me ensinei de Samuel 51, que Deus prefere ou quer um verdadeiro sacrifício do coração, o coração quebrantado. E depois, eu mostrei também, em Reumãos capítulo 12, versículo 1, que o sacrifício que Deus quer, é um sincero do coração, um sacrifício vivo, a nós próprios da nossa vida. E por isso, assim, expliquei que, visto que não há sacrifícios a ser oferecidos hoje, os nossos sacrifícios ou ofertas queimadas hoje em dia, é a nossa oferta viva, a nossa vida, o nosso sacrifício da maneira que fazemos, de uma maneira que obtecemos a Deus. E isso é mais importante, simplesmente, um sacrifício. E por isso, esta oferta queimada é um exemplo de que, nestes dias, como todos os dias, mas nestes dias, temos que ser humildes e oferecer a Deus um sacrifício na nossa vida. Continuando depois, ao 8º dia, terei santa convocação e oferecerei as ofertas queimadas ao Senhor, é reunião selen, nenhuma obra se devia terei. Estas duas palavras, reunião selen, só é usada nestes sete festivais de Deus, aqui em 2023, só é usado esta palavra reunião selen, ou dia selen, só é usado neste dia santo, no 8º dia.
A palavra hebraica aí é et sarah, que representa uma assembleia sagrada, uma assembleia sul-âme, ou um período de festividade, e que realmente fecha o período da festa, isto é, o período da festa de Cabernacos, e o que o que o que o Cabernacos acaba no 7º dia, e então, o 8º dia, que é exatamente ao fim do 7º dia, fecha, é uma conclusão da festa, e também fecha os festivais de Deus, porque é o último dos festivais de Deus, dos 7 festivais de Deus.
Esse dia é interessante pensar brevemente como é que eles celebravam esse dia, no dia de Cristo.
Eles, lá para o fim, aliás, durante esses 7 dias de festas, havia várias festividades que faziam com água, mas a conclusão dessa festividade da água era, ao fim do 7º dia, e era também com várias luzes.
Eu lembro-me, por exemplo, quando... e vocês devem ter visto em outras cidades, às vezes, aí, fontes d'água luminosas, com luzes, nas fontes d'água.
Eu sei que, por exemplo, em Boa Vista, no estado de Roraima, é possível que haja em outro lugar isto também. Eu sei que aqui nos Estados Unidos existe também. Mas há certas fontes d'água que são com música e com luzes, e que são muito lindas, que é uma grande exibição de luzes e águas. E durante esse período, ao final da festa, ao fim do 2º dia, ao início do 8º dia, eles tinham esta celebração final de águas e luzes, que era o final da festa dos tabronacos, do início do 8º dia. Então era um grande festival de água e luzes que eles tinham. Ora, nessa hora ou nesse período, vemos então em João capítulo 7, versículo 37. Vamos, então, ler o João 7, versículo 37. Diz assim, no último dia, o grande dia da festa levantou-se Jesus e exclamou. Ora, uma vez que estudamos o contexto aqui, e eu vou mostrar daqui a pouco, lendo o versículo 53, e vou explicar este contexto aqui, com o versículo 53, lendo este contexto. Isto era ao fim do 7º dia, ao início do 8º dia, por isso era o começo do 8º dia, que era o último dia, o 8º dia, o último dia, e que era um sábado, o começo desse sábado, e por isso, diz aqui no versículo 37, no último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou. Isto quer dizer, praticamente, ao fim do 7º dia, e ao início do 8º dia, por isso, o fim do 7º dia era o fim da festa dos tabernacos. A festa dos tabernacos era por sete dias, era o fim da festa dos tabernacos. Ora, para o judeus, isso significava que depois da festa dos tabernacos, ter terminado, podiam ir para casa, para viver em casa, sem ter que estar num tabernáculo, ou em residência temporária, ou digamos assim, numa tenda, ou, ou, de maneira que eles tivessem, por exemplo, a volta da casa de Deus, porque viviam ali todos naquela cidade, então muitos judeus hoje em dia praticam isso, ou em uma tenda fora da casa deles, porque durante o período da festa dos tabernacos, não vivem dentro de casa, não estão dentro da casa deles, vivem fora de casa numa residência temporária, numa vivenda temporária.
Então é o que faziam isso e ao fim desse século e um dia havia este festival entre todas as pessoas que estavam alegres, estavam a cantar, isso tudo, e por isso estamos a ver aqui que era depois do Porto Sol, ao início do oitavo dia, isto é, durante a parte da noite, e ver se aí por isso, no vacino 37, nessa parte, nessa hora, o último dia, na grande da festa, levantou-se os juzes e exclamou, se alguém tem sede, venha a mim e beba, porque lembra-se que aqui no contexto desta luz e desta água, e havia ali muita água, e dizia-lhes, se alguém tem sede, venha a mim e beba, a água da vida, por isso eu estava a falar acerca disso. E então houve ali uma discussão entre eles, algumas pessoas que estavam ali, e depois vencem que, ao fim dessa discussão, foi uma discussão à noite, ao início do oitavo dia, vencem-se no ciclo 53 e diz, e cada um foi para a sua casa. Ora, por que que diz que cada um foi para a sua casa? Em várias pontos na Bíblia houve coisas e está claro que depois foram para casa. Por que diz especificamente que cada um foi para a sua casa? Porque foi ao fim da festa dos tabronáculos, ao fim do séquim dia, e agora podiam ir para casa, porque no oitavo dia não é o oitavo dia de tabronáculos, é só o oitavo dia. O oitavo dia dessa sequência de séquim, por isso é o oitavo, mas não é o oitavo dia de tabronáculos, por isso não precisavam de viver em tabronáculos e por isso podiam ir dormir na sua cama, porque se estarem dormindo em uma cama que não fosse assim tão confortável, ou seja, que fosse. E por isso que cada um foi para a sua casa. E por isso vemos que a secção do capítulo 8, do capítulo 8, do capítulo 9 e do capítulo 10 até ao versículo 21. É importante entender isto. A secção de João, capítulo 8, capítulo 9 e capítulo 10 até ao versículo 21. É tudo de coisas que aconteceram nesse dia, no oitavo dia, durante a parte do dia. Eu estou a mencionar isto, porque um caninho mais tarde vou mencionar isto de novo e depois vão entender. Mas continuando com isto, porque isto é importante entendermos isto neste contexto. Há um outro ponto importante de revisão que também quero mencionar, e isso é acerca dos países do norte e do oriente. Lembram-se da quinta e da sexta trombeta, que eu me ensinei que é descrito em Apocalipse 9. Apocalipse 9, versículo 1 a 12, é a quinta trombeta, a parte da história dos gafanotos. E do versículo 13 a 16, é a sexta trombeta, que é aquela secção de um exército de 200 milhões de pessoas. Você deve lembrar dessas duas secções. E depois da sexta trombeta está a clara, é a sétima trombeta, que é a vinda de Cristo. Vamos ver então brevemente Daniel 11, versículo 40.
Daniel 11, como devem saber, é uma das profecias mais longas e mais detalhadas, específicas, de Itália, ainda em Itália. E que o nosso guia de estudo, o Mário Oriente na profecia bíblica, detalha esta profecia de Daniel 11, ao fim deste guia de estudo, em grande detalha, esta profecia de Daniel 11. Mas é basicamente concentrada em dois reis, o Rei do Norte e o Rei do Sul. Ora, é um dois reis, porque eram quatro, porque era o que tinha vindo depois do governo anterior, que tinha existido depois de Mário, a predão de Dário, e depois veio o governo da Igrecia, e o governo da Igrecia depois foi dividido em quatro, e desses quatro, Norte, Sul, Este e Oeste, depois os dois de sobreviveram foi o Norte e Sul. E por isso a história em Daniel 11 é basicamente acerca desses dois reis que sobreviveram o Norte e o Sul. E quando chegamos à parte do ciclo 40, está aqui a falar no tempo do fim. O Rei do Sul lutará contra ele, ou seja, contra o Rei do Norte, e o Rei do Norte remeterá contra ele, o Rei do Sul, com carros, cabaleios e muitos medios, e entrará nas suas terras e as inundará e passará. Entrará também na Terra Gloriosa, e muitos se congolirão, mas do seu poder escaparão, estes, Idon e Moab, e as primícies dos filhos da Amon, e estenderá a Amon também contra as terras e a Terra do Egito, não escapará. E, por isso, ver-se aí, nessa secção, que o Rei do Norte vai ser puxado ou atacado pelo Rei do Sul, e, então, o Rei do Norte chega e vai praticamente destruir o Rei do Sul.
Nós comparamos isto com a quinta trombeta, que é esta trombeta de Apocalipse 9, se for uma 12, como vem aqui na tela, e que é aquela secção dos Gafaniotos, que em outras energias se compara com a Síria e países do Rei do Norte.
Ora, o que vemos é que, quando isto acontece, veja aqui no versículo 44, mas os rumores do Oriente e do Norte será perturbado e será com grande furor para destruir e extremar a muitos. Isto é, o Rei do Norte vai estar perturbado por causa de vários rumores do Oriente e do Norte. Quer dizer, depois da queda de Israel dos países israelíquias, vai haver uma luta entre três potências mundiais. O Rei do Norte, o Rei do Sul e os Reis do Norte Oriente. Ora, estes Reis do Norte Oriente vão perturbar o Rei do Norte. O que está a acontecer é que o Rei do Norte destruiu o Rei do Sul e agora só estão estes dois. E agora é uma questão de ver qual deles é que vai ser o mais forte e que vai governar o mundo. E por isso vão cabeça a cabeça. Então, o Rei do Norte vai e ele é aqui no versículo 44, diz assim, fica perturbado. E isto é, então, o que vemos em Apocalipse 9, versículo 13 a 16. Então, vamos ver agora, então, Apocalipse 9, versículo 13 a 16, que é a sexta trombeta. Isto, como estou a dizer, é um ponto de revisão, porque já vimos parte disto em estudos anteriores, mas não seja trombeta, ver se estes pessoas, estes anjos, estes harmonios que estavam preparados para a hora, para o dia do mês e o ano, isso é esse 15 de 15. Então, levantam e fazem com que esta união de países, esta união de países do norte e do oriente, e realmente países como o Irão, o Afganistão, a Rússia, a China, a Coreia do Norte e outros países que vão conquistar, que certamente ou possivelmente será a Coreia do Sul, o Japão e a Taiwan, ou a Fremosa. Vai ser uma combinação de nações do Rei do Norte e Oriente, que vão puxar e lutar contra o Rei do Norte, que é a Europa Unida. Como vemos, a quinta trombeta é quando o Rei do Norte ataca estes países do norte e do oriente, e eles ficam ligando assim paralisados por cinco meses. É o que se lê aí na seção de Apocalipse 9, Vers 5 e 5, são atramentados durante cinco meses. Mas depois que isso passa, então o Rei, o Rei, esta combinação de países do oriente e do norte, desta Ásia Pacífica, dessa área do norte e do Médio Oriente, mas mais oriente do Médio Oriente, estes países vão se unir e vão lutar contra as outras nações. Vemos aqui coisas interessantes que estão a acontecer hoje em dia, como ouviram o presidente de Estados Unidos anunciou recentemente e, parece que foi ontem, que anunciou que ainda vai, vão tirar todas as tropas do Afganistão à pressa, antes de uma data ainda mais cedo do que a data que tinha anunciado. E está a saber que estão a deixar equipamento aí atrás e que o Taliban está a avançar e a tomar posições e liderança desse país.
Eu tenho uma especulação, isto vai ser uma especulação que o próximo país que vai tomar conta dessa área, primeiramente foi influenciado pela Rússia e, agora, mais recentemente, pelos últimos, digamos, há cinco, vinte anos, pelos Estados Unidos e Europa e países europeus, mas agora vai ser influenciado depois por países como a China. Acho que vai ser um movimento seguinte que vai acontecer nessa área e essa influência do Oriente do Norte vai aumentar. Vamos ver certamente a China se impor em situações nessa área para se impor em Hong Kong. Provavelmente vai se impor, ou já se houve, alguns rumores aí, a se impor na Formosa e Taiwan e é bem possível que venham a se impor no Jocão também. Aqui vemos então essa seção de que esta conglumeração dos países do Norte e Oriente vai lutar contra os outros países e vão ter um exército de 200 milhões de pessoas. Irmãos, um exército de 200 milhões de pessoas é um exército enorme e certamente nessa área do mundo tem pessoas suficientes para ter um exército desse tamanho.
E diz que aí que vão matar um terço da humanidade, desse no versículo 18, que foi morta a terça parte dos homens, possivelmente com bombas atómicas ou seja o que for. Vai ser uma coisa terrível.
Ora, o que estamos a ver aqui é que a Europa tentou destruir este outro superpoder. Agora, este superpoder tem um contra-ataque em que um terço da população mundial foi destruída, ou será destruída.
Ora, esta besta não vai ficar assim a dizer, olha, está bem então, tu tomas conta. Não, vai dizer, não. Então, vão se levantar ainda com mais força. E por isso estou a fazer um cenário possível, é que estes dois vão dizer, ou este, tu ou eu, e estão prontos para destruir o mundo então.
Então, nessa situação é que Jesus Cristo tem que intervir para salvar o mundo, porque não seria realmente a destruição do mundo. Estes dois vão destruir o mundo todo.
Jesus Cristo tem que intervir para salvar o mundo e por isso vemos então a séptima trombeta, que é em Apocalipse 11 versículo 15. 11 versículo 15 diz assim, assim, o séptimo anjo tocou a trombeta e ouve no céu o grande voz dizendo, rei do mundo se tornou do nosso Senhor e do seu Cristo e Ele rei na ná pelos séculos dos séculos. Isto é quando Jesus Cristo diz, agora, vai tomar conta da interação. Ou digamos assim, é quando o Pai diz, Cristo, vai agora. Essa é a séptima trombeta, que é a última trombeta. Como lembramos em 1º Coríntios, capítulo 15, versículo 52, diz que é a última trombeta. E Israel já deixa-me dar a vocês um mistério. Vai ver a última trombeta e na última trombeta vai ser a resolução dos santos e aqueles de nós que nos estamos a viver, vamos ser transformados. Então, esse é o período dessa última trombeta, a séptima trombeta e, como vemos, Cristo tem que intervir para salvar o mundo. E depois vemos que Jesus Cristo vai destruir essas tropas, esse exército que se vai conglomerar. Porque, vê-se aqui, em Apocalipse 11, versículo 18, ao fim do versículo 18, que diz que, ao início do versículo 18, diz, na verdade, as nações se impurecem, chegou porém a ira do Senhor e o tempo determinado. E vejam ao fim do versículo 18 para destruir-se os que destruem a terra. Por isso, estes homens, estes exércitos, esta tropa está pronta para destruir a terra vão ser destruídos. Vejam também, em Apocalipse 16, versículo 12, a 16. Este é o sexto flagelo. O sexto flagelo, porque há última trombeta, os Escrits te vêm, pois há estes sete flagelos, estes sete, muitos flagelos. E este sexto flagelo é quando, vê-se aqui, que o Grande Rio é fracas, que os asaguas secaram e, então, dá possibilidade a destes demônios e destes povos demoníacos, se ajuntam assim os reis do mundo, como as Nações Europeias, e se, lá em baixo, se vão juntar, o que diz no versículo 16, ao fim do versículo 16, para a peleja do grande dia de Deus Todo-Poderoso. Isto é a guerra do grande dia de Deus Todo-Poderoso. Muitas pessoas chamam isto a guerra da Armagadon, mas notem aqui, está a dizer aqui, no versículo 16, que se juntaram no lugar que a hebra que se chama a Armagadon. Mas não é aí que é a guerra. Armagadon é o vale de Megiddo, onde se vão reunir ou juntar e depois vão marchar daí para Jerusalém. E a guerra deste grande dia do Deus Todo-Poderoso, vai ser em Jerusalém, não em Armagadon. Então vejam em Zacarias capítulo 14. Zacarias capítulo 14. Zacarias capítulo 14. Vamos ler no versículo 1.
Metade da cidade será apalcativeiro, mas o restante o povo não será expulso da cidade. Então, senhorá o Senhor Jesus Cristo, vem e plegerá contra estas nações, como plegeou no dia da batalha. Naquele dia estarão os seus pés no Monte Oliveiras. Vê-se aí que esta batalha está aqui a mencionar aqui. Veja então no versículo 5, ao fim do versículo 5. Então virá o Senhor meu Deus e todos os santos com Ele.
Agora, o Senhor, como vem em letras maiúsculos, quer dizer, e ao é, ou de alva, o Senhor, meu Deus, e quem é que vem? É a segunda vinda de Cãe, Jesus Cristo. E, por isso, virá o Senhor Jesus Cristo, meu Deus, e todos os santos com Ele. E, por isso, vê-se que é este. E está claro, ele está em conangios para a guerra e tudo, mas os santos vêm ali como, digamos assim, acabaram de estar ressuscitados. São, basicamente, como bebés que praticamente estão a aprender a andar, numa analogia física, quando somos bebés, espiritualmente ainda temos a aprender a andar espiritualmente, a viver, e vivimos com Cristo, e, por isso, os anjos estão ali, simplesmente, a ver isto, não vão estar, literalmente, a lutar. Vai ser Jesus Cristo e os anjos, mas não os santos. Os santos não vão lutar. Não sei se isso é um pouco misturado pela Bragius, por isso, os santos não vão lutar. Vai ser os anjos, que os anjos vão intervir, Jesus Cristo, e é o que diz aqui, continuando, então, no versículo 9, veja aqui, o Senhor, quem é o Senhor, e a aula, será rei sobre toda a terra, Jesus Cristo. Jesus Cristo, naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o Seu nome. Veja, por exemplo, no versículo 12, e esta será a praga, com que o Senhor feririrá todos os povos que guerriarem contra os genus, por isso, as regnações que vêm guerriar contra Cristo, com as suas bombas atomis, ou seja, o que for, ela vai fazê-los completamente inúteis, porque diz assim, a sua carne se reproducerá a estrangeiros da pé, a poderseriam os olhos nas suas órbitas, e eles a poderserão a língua na boca, ainda estão a pé a ver isto, e a poderece tudo, como a força espiritual de Deus, nesse momento. E, por isso, estamos a ver aqui, nos eventos que acontecem nesse momento, e como estou a dizer isto, é um ponto importante de revisão, mas a razão que eu estou a mencionar isto, é que estou a mencionar isto, a dar ou chamar a vossa atenção às nações do norte e do oriente.
Neste momento, nesta situação, estas nações não são descritas na Bíblia como Gog e Magog.
São mencionadas na Bíblia como as nações do norte e do oriente, como lemos em Daniel 11.
Para, como vimos, existe a primeira ressurreição, em Apocalipse 20, existe o milênio, e depois aí lemos que o resto dos mortos só ressuscitará depois do milênio.
O resto dos mortos, por isso, foi a primeira ressurreição. E também sabemos que a primeira ressurreição à vinda de Cristo é uma melhor ressurreição. Também mencionei isto no estudo passado, a melhor ressurreição, porque é uma ressurreição direta a seres espirituais que nunca morrerão, nunca terão a segunda morte. Os que virão na segunda ressurreição serão uma ressurreição física e podem, dependendo do julgamento, ser transformados para seres espirituais ou podem ser destruídos ao fim desse período de julgamento, no que seria, então, a segunda morte. Por isso, a primeira ressurreição é melhor, porque é direta. Não é uma vida física, é uma vida espiritual.
E, então, temos aqui o período do Reino Milenar, porque os Cristo vai ranar durante esse milênio. Agora, é um ponto importante. As pessoas às vezes pensam, olha o milênios, os Cristo vem, é tudo um momento para o outro, está tudo bem, o mundo todo está feliz. Não, não, porque o que foi destruído naquele momento foi os exércitos, foram as tropas, mas há centenas e milhares de pessoas ainda esfalhadas por aí, com as suas ideias, com as suas polêmicas, com as suas teorias, com as suas rebeliões, com as suas atitudes. E isso tem que ser tudo limpo e demora tempo, vai demorar tempo. Por isso, se veja que isso, esse Reino de Cristo, vai começar inicialmente por Juda. Estamos aqui em Zechariah 14 e vejam no versículo 14, diz assim, também Juda religiará em Jerusal, quer dizer que os judeus, não todos é que estão convertidos, mas nesse momento, nesse momento, bem em Cristo, reconhecem que é o Macias e a nação judaica, o pouco que resta deles, vai então lutar contra esta pessoa fisicamente.
Ora, aí vemos que Juda é o primeiro, depois, ao segundo êxodo, que falei em estúdios prévios, do segundo êxodo que são as outras nações, que vêm Israelitas e as Júnsanas, que vêm para a Terra contiga. E, depois, vai haver, por isso, vai haver uma mudança, um ensinamento, uma mudança, uma paz, começando nessas nações Israelitas e, depois, espalhando-se às nações vizinhas. E, por isso, vai ser uma coisa co-ordinada, clamiada, tudo feito em ordem, e vai estabelecer-se a paz no mundo, mas começando da área de Jerusalem, dos judeus, para os jubreelitas, para os filhos da Abraão. Não só os filhos da Abraão e Saquille Jacob, mas para os filhos da Abraão, que incluem outras nações, como sabem, da Abraão, e, depois, para as nações vizinhas, como a Síria e o Egito e outras. E isso vai se espalhar. E, por isso, vemos que, quando os Cristo Reina vai causar as outras nações vizinhas, aprenderem, tal como o Egito e outras, a guardar os mandamentos e a observar as leis de Deus. Vemos aqui, por exemplo, em Zechariah 14, versículo 16, todos que restarem da todas as nações que vieram contra o Jerusalem, subirão da Anéiano para adorar o rei, Jesus Cristo, o Senhor dos exércitos e a aula dos exércitos, e para celebrar a festa dos tabernáculos. E se alguma das famílias da Terra não subir a Jerusalem para adorar o rei, o Senhor dos exércitos não virá sobre ela, ou dessa família, a chuva. Se a família de os egípcios não subir, nem vier, não querá sobre eles a chuva, virá à praga como o Senhor ferirá as nações que não seguirem a celebrar a festa dos tabernáculos. E, por isso, que estou a dizer aqui, isto vai se espalhar, é como deitar uma pedra num lago e ver-se este círculo aumentando e vá se espalhando pelo mundo inteiro. Por isso, vamos ver aqui que, conforme isto acontece, vai haver certas resistências, vai haver certas pessoas que vão resistir e que vão ter que ser educadas. Por isso é que diz, quando lemos em escrituras, como os alias-homes e outros, diz que o suscrito vai reinar com uma vara e ele vai castigar muitos povos. Isso vai ser durante esses anos, as pessoas, conforme vão aprendendo, vão ser, vão aprender e vão ser castigadas. Mas, vai haver um período, alguns anos depois, seja lá quantos anos, 20, 30, 50, não sei se, na Biblião diz quantos anos, mas vai haver um período em que uma região física do mundo se vai unir e vai tentar conquistar o reino de Deus.
O reino governado por Jesus Cristo. Este reino espiritual que está a governar sobre seus humanos, mas, esta região física, essas pessoas vêm da região física específica. Esta região é do Oriente e do Nord. Vejam agora esta região mencionada em Ezekiel 38. Ezekiel 38.
Vamos começar a ler do versículo 1 até o versículo 6. Ezekiel 38, do versículo 1 ao versículo 6. Veio a minha palavra do Senhor dizendo, Filho do Homem, volvo o rosto contra Gog da terra de Magog, príncipe de Rosh, Misec e Tubal, profetiza contra ele. Basicamente, Gog e Magog é a China, Rosh é a Rússia e Misec e Tubal são áreas dessa e Tubal, provavelmente áreas como Afganistão. Profetiza contra ele e diz, assim, diz o Senhor Deus, eis que eu sou contra ti, ao Gog, príncipe de Rosh e de Misec e Tubal. Fartei ae que te voltas, te voltas, farei anzóis no teu queixo e te farei ae, de todo o teu exército, cavalos e cadaleiros, e todos vestidos, de armamento completo, grande multidão, com pavés e escudo, empunhado todos aspada, persas e equiopes e pute.
Persas, onde é a persa? É o Irã. Etiopes e pute. Lembra-se que etiope e pute existem em duas regiões. A o etiope ocidental e o etiope oriental. Pute também. A o eriope, o pute. O ocidental e o pute oriental. Os etiopes e o pute ocidental estão no norte-áfrica. Mas os etiopes e o pute oriental são regiões como a Índia e o Paquistão, regiões desse género, e todos com escúdica passem. Perdão. Gómar e todas as suas tropas. A casa de Tógar Má, do lado norte, e todas as suas tropas. Muitos povos contigo. É, muitas nações que se vão unir deste grupo, que é chamado aqui, na Bíblia, como God Nagov.
Que não são nada mais, nada menos, do que estas nações do norte e do oriente, mas que agora são nomeadas, especificamente, como God e Medog.
Continuando, então, a ler no reciclo 8 e 9, diz-se que é o 38, diz-se, então, se virás, virás como o tempo está, farteás como o lúvem que cobra a terra, tu e as suas tropas, e muitos povos contigo. E, ah, perdão, eu esqueci de ler no reciclo 8. Depois de muitos dias, será-as visitado ao no fim dos anos, virás a terra que se recuperou da espada. Ao povo que se congregou dentro muitos povos sobre os montos de Israel, que sempre estavam desolados. Este povo foi tirado dentro os povos, e todos eles habitarão seguramente. Quer dizer, isto é o início do Reino Milenar, estas nações, a volta de Israel, criaram de muitos povos, que se recuperaram, estas nações, a volta de Israel, criaram de muitos povos, e que estão agora aí, a volta de Israel, a viver em paz, habitando seguramente. E veja outro exemplo no reciclo 11, diz assim, e subirei, e dirás, subirei contra a terra das aldeias sem muros. Virei contra os que estão em repouso, que vivem seguros, que habitam todos sem muros, e não têm ferrolios nem portas. E por isso, vão lutar contra estas nações, ou vão tentar lutar, mas o Cristo vai intervir e parar e assiniar também, porque não vão causar dano nenhum. Não vão causar dano nenhum. E então, ve-se aí, que vão ser destruídos, vão ser destruídos, ve-se aí no reciclo 16, e vão lutar contra o meu povo de Israel, como nuvem para cobrir a terra, nos mudias ainda trazerem contra a minha terra, para as que as nações me conheçam a mim. Quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ou a Gog, para antes elas, vão ser esta Gog e uma Gog, vai ser completamente destruída, nada de Israel vai ser tocado fisicamente, e vão ser completamente destruídas. Veja então no reciclo 23, diz assim, assim eu me engrandecerei, vindicarei a minha santidade, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações, e sabrá-lão que eu sou o Senhor. E depois vemos no capítulo 39, ver-se o tempo que vão demorar a sepultar essas pessoas que todas foram destruídas aí de Gog e Magog, esse exército enorme, vão demorar meses a sepultar essas pessoas. E por isso, no estudo anterior, também abordámos várias escrituras acerca do milenium, no estudo anterior. Agora, irmãos, vamos ver que, ao fim do milenium, vemos outra coisa interessante que vai acontecer, que está em Apocalipse, capítulo 20. Porque o que temos aqui é, vejam que, o que se passa é que, durante o milenium, não vai haver mais, digamos assim, esta resistência oficial de governos. O Governo de Jesus Cristo, o rei de Deus, governado por nós como reis, debaixo do rei dos reis, e com o Senhor, debaixo do Senhor, do Senhor, que é Jesus Cristo. Nós vamos governar com ele na Terra, e aí vai haver paz, e a Terra vai se tornar imparível. Ora, este, uma vez mais, é o significado da festa dos tabernacos. E, durante a festa dos tabernacos, nós visitamos várias estruturas a sécara destes pontos para ver como vai ser um mundo maravilhoso.
Ora, continuando aqui, em Apocalipse, capítulo 20, vamos então ver, em Apocalipse, capítulo 20, em Apocalipse, capítulo 7 e 8. Diz assim, quando porém se completarem os Milanos, então a Terra vai ser um paríso, Satanás será solto da sua prisão.
Este grande enganador, este grande que vai iludir o mundo todo, e ele, mais uma vez mais, vai chegar a pessoas, perdão, minhas especulações, depois de mil anos, depois de haver mil anos de paz e prosperidade da Terra, vão haver pessoas que vão dizer, olha, isto sempre foi assim, isto é, minhas especulações. É como, por exemplo, hoje em dia, há pessoas que dizem, olha, nunca foram à lua, isso nunca aconteceu.
Ou pessoas dizem hoje em dia, olha o alocausto, nunca aconteceu durante a II Guerra Mundial.
O que aconteceu? Mas, ao fim de mil anos, pessoas vão dizer igualmente, olha, o mundo nunca foi mal, o diabo, ah não, não foi assim tão mal, isto é uma coisa contra o diabo, isto é um truque contra esses, não é nada, vai ver alguns rebeldes.
E, então, ver-se aqui, no versículo 8, que o Satanás vai ser libertado, por essa razão, é que Deus permitiu o Satanás ser impriginado por mil anos, para iludir ou seduzir as nações que há nos quatro cantos da Terra. Ora, isto são nações que estão nos quatro cantos da Terra.
Não estão numa área geográfica, não estão no Oriente e no Norte. Mas diz assim, estas nações nos quatro cantos da Terra, Gog e Magog, estão a chamar essas pessoas, Gog e Magog. Por isso estamos a ver aqui uns pontos. Primeiro, não é de uma região única, como por exemplo do Norte e do Oriente. E segundo, Gog e Magog, como vimos, são nações de uma região específica. Por isso, agora estou a especular de novo, porque há certas coisas que não sabemos, por isso estou a dar aqui uma possibilidade. Será que será possível que os rebeldes estarão nesse tipo?
Tal como hoje, irmãos, por exemplo, referimos a pessoas que são sedomitas, não estamos a referir as pessoas que vêm de Sodoma, ou Gomorra, mas são pessoas com as características daqueles que viviam em Sodoma e Gomorra, quando Sodoma e Gomorra foram destruídos. E por isso, será possível que ao fim do milenio, pessoas que sejam rebeldes, venham a chamar a eles como, olha, você é como um gogita e uma gita, como os gogos de uma góra, você é um deles. E por isso é que dizem, as quatro cantos da terra, estes gogos e uma doga, por isso, eu acho que a minha especulação, meu cenário, é que serão pessoas rebeldes, que vão ser conhecidas como gog e uma doga, não necessariamente pessoas dessas nações específicas, ou dessas regiões, porque vêm das quatro cantos da terra.
E dizem aqui, o número dessas pessoas é como a areia do mar, vai ver muitos rebeldes, mesmo, imagina, depois de terem mil anos de paz, depois de terem em paz, como a carne humana, como a carne, a mente carnal, como a carne ainda, tem esta intenção caminosa, mesmo como governo fantástico, ainda há estas atitudes a fermentar aí dentro de pessoas. É uma coisa enorme, de entendermos o que a carne tem, este poder da mente carnal, é uma coisa terrível. E isso, por isso é que nós temos que vencer a mente carnal, e as pessoas no milênio vão ter que vencer isso também. Por quê? Porque se não vencerem, vão ser iludidos por Satanás, e então vão ser destruídos. É o que lemos em Apocalipse do Ciclo 9. Marxaram então pela superfície da Terra, e sitiaram o campamento dos santos, e a que se dá de querida, de seu por aí, fogo do céu, e os consumir.
Estas pessoas, basicamente, tiveram a segunda-móvel, foram destruídos.
Então, vê-se aí, no Ciclo 10, que Satanás, então, foi removido permanentemente, e nunca mais influenciará a humanidade. Vê-se aqui no Ciclo 10. É assim, o Diabo, o susuitor deles, lançado para dentro do Largo do Fogo, e em Shofre, onde já se encontram, ou digamos assim, onde já tinham sido lançados, não só a besta, como também o falso profeta, porque eles tinham sido lançados ao início do milenio. Então, sabemos, o Largo do Fogo, as pessoas, são completamente destruídas, não estão a viver no Largo do Fogo, eternamente. Sabemos, também, se tinham sido destruídas. Por isso, onde já tinham sido lançados, não só a besta, como também o falso profeta, e, então, vemos aí que os demónios, aqui é que o plural, aqui, serão atormentados, é Satanás e os seus demónios, serão atormentados do dia-noite, pelos anos dos anos, pelas eras das eras. E isso é outro assunto que não vou abordar hoje. Por isso, vamos agora aqui a ver, finalmente, Apocalipse capítulo 20, recículo 5, e não só Apocalipse capítulo 20, recículo 5, mas vamos ver o recículo 11 e 12. O recículo 5, vemos que os restos mortos ressuscitam para a uma segunda vinda física. Isto é aqueles que nunca tiveram uma chance, e, por isso, será a primeira chance deles. Se isso não se encerrar à segunda vinda física, a vinda física mais terá a primeira chance deles. Isto é escrito em Apocalipse 20, recículo 11 e 12. Apocalipse 20, recículo 11 e 12.
Vê-se aqui. Vi um grande trono branco, e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles, vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé, estes eram sucintados, diante o trono, diante o período deste período de julgamento. Então, se abriram os livros, quase livros da Bíblia, se abriram a Bíblia, estes livros da Bíblia. E ainda o outro livro, o livro da vida, foi aberto. E, e assim, os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme os seus chaves, que vi que os livros esteram a Bíblia. E por isso, houve um período de julgamento, um julgamento, um período de juízo, um período de julgamento em que as pessoas ressuscitam. Por exemplo, se foram bebés, se foram bebés, tinham, por exemplo, dois anos ou três anos ou cinco anos. Agora, têm que viver e crescer e aprender o caminho, aprender o evangelho, arrepender-se, e provar que, de facto, estão arrependidos, que são fiéis. Tal como nós, hoje em dia. Temos que nos arrependermos e temos que passar por um período, digamos assim, de julgamento, para provar-nos que são fiéis até ao fim. Esses também vão ter que fazer isso. Ora, aqueles que nunca souberam a verdade, que estavam completamente iludidos com os ensinos falsos das igrejas deste mundo, vão ter que ser desencinados, vão ter que desaprender o que pensavam que era correto, e depois vão ter que aprender o que é correto, e vão ter que começar a viver e a praticar este novo caminho. E isso vai demorar tempo. E depois vão ter que demonstrar, vão ser batizados, vão ter que demonstrar que são fiéis até ao fim. Ora, no estudo bíblico anterior abordámos Isaías 65. Se vocês se lembram, em Isaías 65, no versículo 20, como eu me ensinei no estudo prédio, Isaías 65, me diz que tem significados tuples. Eu me ensinei alguns exemplos de se umificados tuples. A bíblica, muitas vezes, há significados tuples. E em Isaías 65, versículo 11 a 12, vejamos aqui.
Não sei porque é que escrevi. Não, não, Isaías 65, versículo 20. A valer apocalipse 20, 11 a 12, para não. Isaías 65, versículo 20, diz assim, não habrá mais nela criança para viver poucos dias. Porque esta criança que tinha vivido poucos dias, vai ser suscitada. Nem velho que não compre os seus dias, ou que não tenha aprendido as lições, vai suscitar e então vai viver 100 anos. Porque morrer ou 100 anos é morrer na jovem e quem tocar só 100 anos será maldiculado. Por isso vão ter um período de vida, possivelmente por 100 anos, durante este período da celular resolvição, que é um período de julgamento, o julgamento não é um período de condenação, é um período de julgamento e, ao fim deste período, então vai ser o julgamento final. Ora, isso é também parte do que Jesus Cristo mencionou em Mateus capítulo 11. Ora, vemos aqui, em Mateus capítulo 11, versículo 20, 24, em que Jesus Cristo disse, passou, então, Jesus em crepar as cidades nas quais ele operara numerosos milagros pelo fato de não se terem arrependido. Aida-te corazinho, aida-te em Betseida, porque se em tiro ou em Sidon, se tivessem operado este milagro, que é o que vocês fizeram, já há muito que elas teriam arrependido com o pano seco em Cisa. E, contudo, vestindo, no vidro juízo, haverá menos rigor para tiro e Sidon, quer dizer, que vão estar suscitados como nações físicas e vão ser julgadas. Digo para vós, e tu, Cafarnão 1, e levar-te as preventuras até o céu, descerás até o Aedes, que é a estrutura, porque se em Sidon, se tivessem operados milagros, que, em ti, se fizeram, teria ela premencido até o dia 2.
Digo-vos por ano, que menos rigor haverá no dia juízo para a Conte Arro de Saldoma, e para contigo, quer dizer, que estas vão estar no dia juízo, juntas, suscitadas ao mesmo tempo. Ora, isto é uma resolução...
Vejam aqui, em Mateus 11, Mateus 11... Perdão, isto eu acho que dei errado, devia ser Mateus 12, Mateus 12, Mateus 12, 41 a 44. Diz assim, Ninovita se levantará no juízo, com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas, e eles aqui, está quem é maior do que Jonas, os Ninovita se arrependeram, e vão estar em pé, pros suscitados ao mesmo tempo. A rainha do Sul se levantará, isto é, pros suscitará, no juízo, com esta geração, a geração que vivia no tempo de Cristo, e a condenará, porque a rainha do Sul veio nos convívios da Terra para ouvir a sabedoria do Salomão, e é isto que está aqui quem é maior do que Salomão, que é Jesus Cristo.
Por que? Porque estas pessoas estavam cegas, estavam cegas na primeira vida. Estas pessoas estavam cegas na primeira vida. Por isso, vê-se aqui que é uma resolução física, e isso é o que lemos em Ezekiel 37.
Ezekiel 37. Ora, irmãos, estou a mencionar as respondes muito brevemente, isto é, vai ser descrito, descrevido, ou descrito mais detalhadamente, em sermonhos que eu vou dar, e que estou a preparar, assim como durante a festa dos estandornáculos. Mas, Ezekiel 37, do versículo 1 a 14, vê-se aí que há milhares de pessoas que são numerosos, um vale com muitos ossos que estavam sequíssemos, isto é, tinham morrido há muito tempo, e estes são ressuscitados, e depois diz que, no versículo 6, porém eles o espírito, qual o espírito?
O espírito do homem, no homem. Isto é, que vão poder pensar como homem, vão voltar a ser as pessoas que eram. E diz assim, vou assutrar-me eles, eles vão se levantar, e o espírito do homem no homem vai entrar neles, como diz no versículo 10, e essas, quando ressuscitarem, vão dizer, oh, fizemos as coisas todas erradas, e vão dizer, como diz no versículo 11, que os nossos ossos se caram e apareceu a nossa esperança.
Não temos esperança nenhuma. Não temos esperança nenhuma. Mas depois, quando vão aprender a verdade, vão ver este mundo maravilhoso, vão ser levados à terra de Israel, vão se arrepender, e depois, como lhe se lê no versículo 14, dizem que ele 37, curei em vós o meu espírito. Isto vai vão se arrepender, vão ser batizados, e vão receber o espírito de Deus. E depois, começa esta caminhada de vencimento contra a natureza humana, contra esta carnalidade, esta mente da carne, esta carne, a mente carnal, que tem que vencer.
E depois, vão ter que vencer isso, e depois a gente diz, então, saberes que eu, o Senhor, disse isto, e o Fiz, diz o Senhor. Por isso, esse período, diz-e que o 37, é uma resurreção física. Agora, vou tocar ou apanhar, o que estava a mencionar, em João 8. Lembre-se, João 8, há pouco, quando eu acabei de mencionar acerca de João 7, por ciclo 37, e que disse que isso era o início do oitavo dia, que era a noite, o início deste dia, e depois, expliquei também, foram para casa, era o fim das festas de tabranacos, e então, no começo do oitavo dia, que não era tabranacos, e depois me ensinei que, no capítulo 8, no capítulo 9, e parte do capítulo 10, até o verículo 21, eram coisas que tinham acontecido nesse oitavo dia, do ano 30, antes do Cristo morrer, durante a Pascua, do ano 31.
E, por isso, isso foi nessa altura, nesse dia, que foi um sábado, no ano 30, o último grande dia, foi um sábado semanal, também. Ora, vemos aí, nessa secção, um simbolismo profético das ações de Cristo nesse dia, no oitavo dia, nesse sábado semanal, que era o oitavo dia, depois dos sete dias da festa. Ora, vocês veem em João 8, no Ciclão 11, vocês podem ler isso com mais tempo depois, mas, em João 8, no Ciclão 11, é esta mulher adulta que foi apanhada em adultério. Simbolizando o mundo todo, vai ser apanhado em flagrante, na segunda resurrição, e todo mundo percou.
E, então, diz, todos pecaram, como que eram as pessoas que estavam lá dela, todos pecaram. E, então, dizem-lhes todos, foram de volta para casa com assim, muito muito humildes reconhecendo que eles próprios tinham feito esse capo. É o que vai acontecer na segunda resurrição, todo mundo vai reconhecer. E, por isso, a mensagem aqui no Ciclão 11, Jesus Cristo à mulher, vai ser a mensagem Jesus Cristo às pessoas na segunda resurrição, não diz nem eu tão pouco de condeno, vai em um peco mais. É uma mensagem para esse dia.
Pois ele diz estar a falar que a certa de Jesus é a luz do mundo. Lembram-se que eram as festas que havia luz e que havia águas, por isso é é a luz do mundo.
E, depois, mais adiante, vocês veem também no versículo 11, está a falar eu sou o luz do mundo no versículo 11, comparar com essa analogia. E, depois, no capítulo 9, do versículo 11, no versículo 7, está a situação da cura de uma pessoa que era cega de nascença. Vem o simbolismo que esta pessoa que era cega de nascença. É aí que perguntaram alguém que pecou, fora os pais, ou o quê? Era cega de nascença. O simbolismo aí é que as pessoas que vão ter ser suscitadas nesta segunda resolução, durante a primeira vida estavam cegas espiritualmente de nascença.
Vem este simbolismo que é muito, muito interessante. E, por isso, isso tudo se desenrola para o que é isso. Explica que era o sábado e as pessoas que tiveram assim em discussão contra Cristo por causa que era o sábado e tudo. Mas, e depois, Jesus Cristo conclui o capítulo 10 desta secção a dizer que ela é o bombastor. É o bombastor nesse período todo mundo, a todo mundo. Então, vai ser o bombastor para todo mundo. E, por isso, irmãos, é um ponto muito interessante, esse aparte. O mundo todo, basicamente, estava cego, como os Israelitos estavam cegos. Como vocês veem, por exemplo, em Romanos capítulo 11, Romanos capítulo 11, da ciclo 1 a 10.
Perdão. Vê-se aí. Pois terá a Deus por ventura ajeitado seu povo, estes os Israelitos. E, pois, vê-se aqui. Não. Por que? Porque estavam cegos. Vê-se aqui, no versículo 7, diz assim, o que Israel busca não conseguiu, mas a eleição conseguiu, aqueles foram escolhidos agora, como as primícias, não é? Mas, os demais foram endurecidos, estes os Israelitos, foram incêndios, quer dizer, foram cegos. Mas, um dia, vão entender. Por isso, estavam cegos espiritualmente, a primeira vida de Deus. Na resolução, será uma coisa diferente. Vejam também a entender que isto era um grande mistério, é um grande mistério. A vejam no versículo 25, diz assim, por quanto não quero irmãos, que ignoreis este mistério. Por que que é um mistério? Porque as pessoas não observam as festas de Deus. Rejeitam-me a falar as festas de Deus. Há umas semanas atrás, eu acho que uma pessoa que veio, que era ventista do sétimo dia, e quis argumentar comigo, dizer, olha-me, não precisamos observar as festas. As festas não são necessárias para a salvação. O ponto, irmão, aqui, é que, se não observamos as festas de Deus, não entendemos o plano de salvação. Isso é o ponto. As festas de Deus conforme nós observamos, começamos a entender o plano de salvação, então tudo começa a ter se invocado. E então, o que é que se passa? Nós começamos a viver de uma maneira mais perfeita, de uma maneira melhor, porque entendemos o plano de Deus, o propósito de Deus, porque, então, a nossa vida toda muda, e sim, ajuda-nos na salvação. É muito importante entender isto. E depois vemos aqui no versículo 25 a 27 de Romanos 11. Para dizer, estas pessoas forem endurcidas, em parque, mas vejam no versículo 26, diz, mas todo Israel será salvo. Todo o Israel será salvo. Toda essa nação israelita será salva. Como está escrito, é dada-se ao o Libretador, Jesus Cristo. E ele aparta-lá as coas e empilhadas. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus bocados. Quando ele vai tirar os cabos de eles, quando eles verem ser os suscitados na segunda resolução, vão aprender o caminho, vão se arrepender, vão ser batizados, por isso seus cabos vão ser tirados, quando eu tirar os seus bocados. Agora, irmãos, leiam no veículo 32, começando no reciclido 2, porque Deus a todos enserrou na desobediência, a fim de usarmos ricórdia para com todos. Deus permite que todo mundo tivesse desobediência. E depois diz, ó, profundidade, da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus, cão insondáveis seus juízos, e cão escrutáveis os seus pininhos. Como não entendemos isso, irmãos? A não ser que tais-me observar os dias santos de Deus. Quem pois conheceu a mente do Senhor por cem-trinta e quatro, ou quem foi o seu conselho, ou quem primeiro deu a Ele para que lhe venha a ser os de tudo. Porque Ele, por não, porque DELO, e por MEI DELO, são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).