A fofoca cria desunião!

A língua maldosa é um fogo!

Fofocas e calúnias criam divisão entre pessoas, seja na Igreja ou no mundo. Muitas vezes não são com má intenção - e aí precisamos ter cuidado do que dizemos - pois podemos machucar e magoar uma pessoa ou grupo de pessoas. Mas frequentemente são baseadas na nossa carnalidade, seja luxúria ou raíz de amargura ou o que seja. Mas o ponto é que precisamos ter muito cuidado com este pequeno membro do nosso corpo, a língua.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

O que é que está acontecendo?

Bom, deobotardes irmãos, aqui é Jos Campos. Uma senhora estava a guiar e passou para uma área e a viu, então, o pastor com o homem a sair de um bar e assim tropeçou e quase que caiu. E ela disse, o pastor estava vendo, estava vendo e estava tão bebado que nem se conseguia manter em pé. E depois foi para o telefone, telefonar às outras irmãs na igreja. Olha, sabe o que eu ouvi? O pastor estava bebado. O que? O que? Se eu ouvi a beba do sair do bar?

Então, no próximo dia de culto, foi o pastor lá e ninguém queria falar com ele. Ninguém queria falar com ele. Então, um diálogo foi falar com o pastor e disse, o que se passa? É que os teus pecados foram revelados. O quê? Que pecados? Oh, não digas mentira, disse o diálogo no pastor. A irmã, o nome dela, devia sair do bar e atropessar com a tua babidice. Então, o pastor se deu e falou com essa irmã e disse, oi, senhora, x, um possível futuro membro da igreja com quem estou a dar um aconselhimento, era um alcoólico. E há vários meses, antes dessa pessoa vir para a igreja, tentada a aconselhar e tentado a evitar beber. No entanto, essa pessoa foi convidada a uma festa recentemente por um amigo. Olha esta festa, bem! E este amigo dele encorajou a este futuro membro da igreja, se Deus quisera, a beber só um copinho, olha um copinho, não faz mal nada, só um copo, não vai ser problema nenhum. Mas como você talvez não saiba, um copo é o que lhe é suficiente e necessário, um pingo é o suficiente e necessário para puxar uma pessoa que era um alcoólico. De volta, é este problema.

Então, eu fui ao bar, tirava essa pessoa do bar e estava a ajudar a sair para fora, ele tropeçou e eu ainda o ajudei. E por isso, irmã, tu o que viste, não foi eu a estar bêbado, disse o pastor, é ela, mas eu estava a ajudar um possível futuro irmão na igreja que está a esforçar-se no caminho para vencer, para se arrepender e eu estou a ajudar a ele com a ajuda de Cristo para ele vencer as suas dificuldades. Cris irmãos, a fofoca e a língua maldosa dão pecado sério. E por isso, hoje, quero falar acerca desse problema e como reagir a situações que magoam pessoas e por causa de situações que magoam pessoas, existe este problema. Por isso, as fofocas acabam por criar desunião, falta de união. E a língua maldosa, a calúnia, a difamação, é um fogo.

E notem como a fofoca, a historiasinha, com esta língua afiada, trabalham mão em mão. Então, para vermos isso, vamos ver um exemplo aqui na Bíblia. Em segundo Samuel, começando no capítulo 13. Segundo Samuel, capítulo 13.

Aqui vemos a história dos filhos de David. Segundo Samuel, capítulo 13. Especificamente, aqui vemos o Absalão e a irmã dele, Tamar. E o meio-irmão do Absalão e Tamar, que era Amnon. E, então, veja aqui no capítulo 13, Absalão, que era filho de David, tinha uma irmã linda e cima, como diz aqui, formosa, cujo nome era Tamar. E Amnon, filho de David, se namorou dela. O seu meio-irmão Amnon se namorou dela. O meio-irmão do Absalão e Tamar. E, então, isto tornou uma coisa, muito grande na mente dele. E, depois, veja aqui na história, que ele se fingiu doente, do pasto do conselho de um amigo dele, e, depois, quando esteve doente, convenceu, através de falar com o rei, para Tamar vir dar a ele de comer sozinho quando estava na cama. E, então, veja no capítulo 11, que quando lhes ofrecia para que comece, o Amnon pegou e disse-lhe, vém, deita-te comigo, minha irmã.

E, porém, ela lhes disse, no versículo 12, não, meu irmão, não me forças, não, não, meu irmão, não me forças, porque não se faz assim em Israel, não se faça-se tal loucura. Mas, como vemos, ele não deu a vida, o rei, ela, como se lê no versículo 14, antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a. E se deitou com ela.

Vê-se aí que a violou.

Isto vai a ter conhecimento do rei, vejam aqui no versículo 21, ouvindo o rei David, todas estas coisas, muito se lhe... Perdão, se lhe acendeu a ira, mas não fez nada, mas não fez nada. E assim, dois anos passaram, vejam no versículo 23, passaram dois anos.

Então, a Bessalão tem esta armadura, porque vê que este problema não é resolvido, não é resolvido. E depois, vês-se no versículo 29, que a Bessalão organiza um plano com os amigos para matar o Amnon. E o matou. Diz assim, os moços da Bessalão, versículo 29, fizeram a Amnon como o Abselão nos tinha ordenado. Então, os outros dos filhos fugiram, mas depois, viu-se que não eram, os outros tinham sido assassinados, era só o Amnon que tinha sido assassinado. E... mas depois, vês-se que, no versículo 38, vês-se que tão Abselão fugiu, indo para Jerúr, onde esteve três anos.

A irmã dele foi violada dois anos depois, dois anos depois. Guardou-se no coração, ficou uma amargura. E ele fugiu. E depois fugiu por três anos. Entretanto, o rei começou, depois desses três anos, queria ver o seu filho, Abselão.

O rei David queria ver o Abselão. E Joab sabia disso, então Joab usou uma terpaça, assim, um truco, uma astúcia, para que convencer a ele para trazer Abselão para Jerusalém.

E, vês-se, então, aí, no versículo 28, veio Abselão para Jerusalém. Mas ficou dois anos sem ver o rei. Ficou mais dois anos sem ver o rei. Vês-me-nos aqui, era dois anos, mais três anos, agora mais dois anos. Estamos a falar de sete anos.

Por quê? Porque o rei queria ter esta imagem, digamos assim, esta aparência de justiça e não viu Abselão para mais dois anos. Então, vês-se no versículo 29, que Abselão criou uma situação, porque Abselão queria estar para o rei, e por isso agora era um jovem, assim, muito, com uma grande amargura, e que queria tomar uma posição contra o seu pai. E por isso, como ele era um jovem muito amargo e rebeldo agora, estava a rebalar-se contra o seu pai. E por isso organizou aqui Joab uma maneira de fazer com que ele se encontrasse com o pai. Então, vês-se aí no versículo 33, que então se encontraram e o rei beijou a Abselão.

Quer dizer, isto era tudo a parte agora da Abselão, porque Abselão era um jovem amargo, rebelde, e agora está a organizar aqui para querer tomar o controle do reino. E vejam aqui como ele faz isto. Veja como se segue aqui esta situação no capítulo 15. Depois disto Abselão fez aparelhar para si. Quer dizer que tomou um papel autonomeado. Deu a ele, assim próprio, um certo título, uma certa posição, com um carro e tudo. E tomou esta posição de autoridades. Autonomeou, como numa posição. Assumiu um papel autonomeado. E então organizou um grupo de pessoas liais que o seguiam, como diz aqui, e cavalos e 50 homens que correram se em diante dele. Viam com o cavalo, posição aí, e os outros homens iam à frente. É como hoje em dia, as pessoas, por exemplo, vêm num carro e depois têm esses carros todos da polícia à frente. Pá, pá, pá, com luz, é, é, é. Aí, para chamar a atenção, que é uma pessoa autonomeada, que se tornou importante. Levantando-se Abselão pela manhã, parava a entrada da porta, e todo o homem que tinha demanda para ver, para vir ao rei ajuízo, porque todo o homem sentia que alguma coisa tinha acontecido a essa pessoa, que não tinha sido completamente justa. Então, ele ia, porque estava à porta, ia falar com o Abselão, e Abselão diz, olha, não é que tu é, necessidade, como é que estás, que se passa. Quer dizer, que ele começou a fazer uma amizade, com aquelas pessoas que tinham reclamações. Vê-se aqui esta, uma amizade que não era real, era uma coisa artificial, era só uma, uma frente, uma imagem. E, ao fim de contas, aqui o que se passa, irmãos, é que fofoqueiros sempre buscam aquelas que têm uma queixa, porque essas pessoas que têm uma queixa estão prontos a ouvir as fofocas, os boates prejudiciais. E, por isso, aqui, vês-se que estava aqui o Abselão a mostrar interesse por essas pessoas, de onde eram, mas que eram uma coisa artificial. Porque, ao fim de contas, a Abselão, perdão, não estava preocupado com essas pessoas.

Mas, queria tomar uma posição acima do seu pai, com quem ele estava muito bravo. Mas, essas pessoas, com que ele estava a criar este amizade, não conseguiam entender isso. Não viviam este plano, não discerniam isso. Eles apenas sentiam que aqui estava alguém no governo que se importava com eles. Mas, eu me pergunto aqui. Era a atitude da Abselão cristã a intentar tomar conta do reinado do seu pai, David? Está claro que não. E você sabe a história da Abselão, como ele quase tomou conta do reino. Até que o rei David teve a fugir de Jerusalém. Vem que isto é uma história terrível.

Mas a pergunta é a seguinte. Era a atitude da Abselão uma atitude cristã? Claro que não. Claro que não. E, por exemplo, quando dizem que eles, essas pessoas que eles estavam a ter uma amizade, disseram que aqui alguém no governo que me dá ouvidos, que se importa com os meus problemas. Agora você pensa. Você foi manguado ou machucado, ou coisa assim, por qualquer coisa. Por exemplo, na igreja. E você está a sentir, assim, uma amizade com uma pessoa que está a dar ouvidos a você. Estará esta pessoa que está a dar ouvidos a você com outro interesse, como a Abselão tinha um outro interesse, mas que você não disser, não dá a disruir. Queres irmãos lembra-se que as fofocas projetam esta imagem? Qual é a imagem que as fofocas apresentam? A imagem é que você pode confiar em mim. Você pode confiar em mim. Porque eu me importo com a sua sutição, tomo a importar com você. Eu entendo que você está a passar ou que você está a sofrer. Quando você está a lidar com essa outra pessoa que não está a ouvir a você, ou com essa organização que não está a ouvir a você, ou seja, ou que fora. Por isso, a foca projeta esta imagem. Olha, tem confiança em mim.

Não no outro. E, Cris Irmãos, estes problemas podem começar com boas intenções. Não estou a dizer que não. E pensamos que estamos a ter cuidado com outras pessoas. Mas acabamos por ser levados a servir os propósitos maléficos do nosso inimigo, que é o diabo.

Cris Irmãos, este mal está dentro da igreja. Está em todas as organizações.

Você é culpado disto? Você é culpado de... passar estas fofocas? Olha, eles são assim. Olha, olha, eles são assados, ah! Eu vi isso, eu vi isso na última coisa. Eu vi isso que eles estão a fazer. Eu vi isso que eles estão a fazer lá na sede da igreja.

Como é que você sabe que essa pessoa está a dizer a verdade? Como é que você sabe que tem essa pessoa assim, uma coisa que está chateada com outra organização e por isso está a fabricar assim uma história que às vezes é assim um bocadinho destornada, assim, distorcida?

Por exemplo, pode ser que exista alguma pessoa que esteja contra uma organização?

Pode ser uma igreja? Há uma pessoa que está contra a igreja? Está agora... Por que? Porque essa pessoa, seja lá Pedro Paulino, Pedro Paulino, ou seja, com o nome dele, Pedro Paulino, por exemplo, essa pessoa, Pedro Paulino, por exemplo, era membro dessa organização, ou era membro dessa igreja, mas deixou essa igreja, ou foi expulso?

Ou teve que sair? Porque, talvez, seja qual a razão? Não sei. Não sei os fatos. Estou simplesmente a... Imagine que existe uma pessoa. E agora, o que que essa pessoa vai dizer dessa organização? Ou dessa igreja? Ou dessa companhia? Ou dessa empresa?

O que que essa pessoa vai se apresentar? Olha, você pode confiar em mim, porque eu me importo com a sua situação de você, você pode confiar em mim, Pedro Paulino, por exemplo, ou seja qual o nome dessa pessoa, você pode confiar em mim, porque eu entendo a sua situação.

Porque eu estive lá. Eu estive lá.

O que é que isso está a criar? Está a criar desunião, falta de unidade, está a criar divisão.

Está a criar divisão.

Então, a atitude dessa pessoa, digamos Pedro Paulino, ou seja o nome da pessoa, a atitude dessa pessoa, cristã, quando está a tentar ganhar irmãos para o seu lado, é isso cristão?

Queres irmãos? Fufoca é um pecado sério. Sério. E por isso, precisamos ter que vigiar, como dizemos, como falamos, somos parte dessas fufocas, às vezes, porque estamos um cadinho descuidados, precisamos ter cuidado, que não vamos cair nesse erro, e dizer mal de pessoas, organizações, ou coisas assim, porque tendemos uma ideia de como as coisas deviam ser.

Porque eu acho que deve ser assim, ou porque eu fui mal tratado.

E por isso, estamos então a criar divisão?

Queres irmãos, precisamos ter cuidado. Não estar a dizer maldos, dos líderes, de uma organização, do governo, cuidado. Não tinham mal dos irmãos.

A língua afiada separa bons amigos.

A língua maldosa separa bons amigos. Ou, em outras palavras, cria divisão.

Proverbios 16, versículo 28. Proverbios 16, versículo 28.

O homem perverso espalha contendas.

E o difamador, quelunhador, aquele com a língua afiada, separa os maiores amigos, usando fofocas e histórias desse género.

Cuidado, mantenha uma distância dessas pessoas, criava fofocas. Vejam aqui que o Mics faz favor em Tiago 3. Tiago 3.

Tiago 3.

Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que a vemos-se ser o melhor juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas.

Aqui está um ponto importante. Se alguém não tropeça no falar, como com fofocas ou coisas desse género, é perfeito, verão, capaz de refriar também todo o corpo.

Pesos irmãos, as palavras é como se fossem um termómetro da nossa temperatura espiritual. Pense nisso.

Sai da pouca. É um termómetro da nossa temperatura espiritual. Hoje em dia, quando querem ver a temperatura, vão seguir e põem o termómetro aqui na língua. Para baixo da língua, não é? Ora, espiritualmente, o que sai desta língua, estas fofocas e não controlar o falar é um problema. Mas se você não tropeça no falar, é um perfeito verão. Ou mulher. Ou mulher. Versículo 5. Assim também a língua. Pequeno órgão.

Segaba de grandes coisas. Olha, eu fiz isto, olha! Fui eu. Ver de como uma fagulha, uma fagulha, põem brasas, tão grande selva. Vocês ouviram estas fogueiras? Às vezes são começadas com uma fagulhazinha. Como é só uma fogueira na selva.

Ora, a língua é fogo. É mundo de iniquidade. A língua está situada entre os membros do nosso corpo. Está entre os lábios aqui e tudo que... escondida porque para...

Mas contamina o corpo inteiro.

Se eu diga uma coisa errada, vai afetar-me a mim e pode afetar muitas outras pessoas.

Que Deus me ajude, que Deus ajude. Que Deus me ajude, que Deus ajuda você a ter cuidado com o que dizemos.

E não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Se dizemos coisas erradas, podemos pôr certas pessoas na morte.

Cuidado. Cuidado. Contamina todo o corpo. Ora, o que é o corpo espiritual de Jesus Cristo? É a Igreja de Deus. Contamina todo o corpo. Por exemplo, se ter cuidado. Continuando a língua, a versículo 8, a língua porém, nenhum dos homens é capaz de domar.

Ninguém é capaz de controlar a língua deles próprias. É a mal incontido carregado de veneno mortífero.

Como eu e como você precisamos pedir a Jesus Cristo para nos ajudar. Como nós precisamos pedir a Deus para nos ajudar. De certeza. De certeza. Por isso, você não pode dizer que você não sofre deste mal?

Ora, se estamos a dizer mal dos outros, como é que podemos estar a pregá-lo? Deus.

A boa nova dor em Deus.

Se dizemos coisas que não devemos dizer. Por isso é que diz, ao início do capítulo diz aqui, não vos troneis muitos de vos, mestres, sabendo que a vemos de saber maior juízo. Cuidado, se você quer ser. Eu quero ir e pregar o evangelho, eu quero ir e a minha missão, eu quero...

Pessoas crevam em pagreja. Com boa intenção. Eu quero ir e pregar. Fiz irmãos, diz assim, não vos troneis muitos de vos, mestres, sabendo que a vemos de saber maior juízo.

Por isso, antes de ser um mestre, aprenda primeiro a ser um discípulo de Jesus Cristo. Aprenda primeiro a controlar, a dominar esta língua.

Porque como é que podemos estar a dizer mal?

Por um lado e por um lado estar a pregar Jesus Cristo. Como? Como? Versículo 13. Quem entrevogia sabe o inteligente. Sim, entre vocês. Quem é de facto inteligente? Então, mostrem mansidão de sabedoria.

Mansidão de sabedoria.

É uma sabedoria em que é manso.

Você é manso? O rollo? Ou você é essa pessoa que diz Eu tenho coisa contra a igreja. A igreja está errada aqui, aqui lá.

Onde é que estás essa mansidão?

Cuidado, irmãos. Mostre a mansidão de sabedoria. Mediante, condigno, proceder.

Você está a proceder? Com cuidado, com a sua língua? E com as suas obras?

Mas, para o outro lado, se há amargura, vira uma história de Absalão, tinha amargura contra o rei David, contra o seu pai, uma inveja amargurada. E o que é que cria? Ele cria ser o rei, tinha inveja, porque ele era melhor que o pai. E por isso, criou este sentimento facioso para criar divisão. Olha, se eu fosse rei, eu trateria do seu problema. Mas, eu não sou rei. Por isso, votem para mim.

Sentimento facioso.

Se vocês têm, no vosso coração, inveja amargurada e sentimento facioso, nem os gloriais disso, não estejam gloriais disso, dizer, olha, eu sei melhor.

Nem mentam contra a verdade.

Esta é a sabedoria que desce lá do alto. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto. Essa não é a sabedoria de Deus. Antes é terreno, animal e de muneca, do diabo, porque está causado divisão. Fofocas, calúnia causam divisão.

Pois onde há inveja e sentimento facioso? Esta inveja é uma inveja amargurada, uma amargura amargurada.

Causam divisão. É por isso. Deixe-me ser franco. Convou-se, que irmãos.

Se houvesse menos destas atitudes entre cristãos, estaríamos a fazer uma obra muito maior para Jesus Cristo.

Sim. Mas Deus permite, entretanto, porque está a provar o seu coração e o meu coração e o nosso coração.

Deus está a provar. Está a ver o que é o ouro e pedras preciosas e está a ver o que é pália.

Este é muito profundo, irmãos. E por isso, disse aqui no versículo 16. Pois onde há inveja e sentimento facioso, aí há confusão e toda a espécie de coisa ruins, não há união, há divisão.

Cuidado! Se você vê um ministro causar divisão, é que os irmãos venham para aqui porque aqueles outros são maus, são errados. Cuidado! Cuidado!

Vocês lerem em Judas e dizem assim até... até este arcanjo diz... O Senhor o repreenda. Quando estavam a disputar acerca do corpo de Moisés, o Senhor o repreenda. Não disse mal do diabo. Diz o Senhor o repreenda. Então, quando pessoas aí estão a dizer mal do... de uma organização, ou de uma organização, cuidado! Porque o arcanjo não disse mal nem do diabo. Diz o Senhor o repreenda. Cuidado!

A sabedoria porém lá do alto, a sabedoria de Deus, é primeiramente pura. Pura. Não tem fofoca. Não tem calúnias. Não tem difamação. Não tem dizer mal dos outros. É pura. É pura.

Pacífica. Faz paz. Pacífica. Indulgente. Tratável. Plena de misericórdia. Plena de misericórdia.

Ou você está a acusar, olha, o lano xista, este pecado, aquele pecado. Onde estamos de ricórdia? E o perdão? E de bons frutos.

Imparcial, sem fingir.

Sem ao darbar. Sem parecer. Olha, tenho muito cuidado para você, se eu fosse rei. Isso é um fingimento. Isso era uma coisa artificial.

Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça para os que promovem a paz. Não afofoca. Não a língua afiada é a língua maldosa. Não desunião. Isto é não divisão. Mas sim, união e paz.

Por isso diz, Donde procedem guerras?

Por onde procedem estas divisões na igreja? Deseja.

Dos vossos prazeres, das vossas luxúrias, dos vossos desejos para ganhar para você e próprio. Vejam aqui alguns exemplos da história dos irrealistas, ex-dos capítulo 14. Ex-dos capítulo 14.

Vejam para o s. X.

Chegando para o O, e chegando para o O, os filhos israelis levantaram os olhos e eixo, que os egípcios vinham atrás deles e temeram muito. Então, os filhos israelis chamaram ao Senhor e disseram a Moisés, será por não haver-se poucos no Egito, que nos tirastes do Egito, para que camurremos neste deserto, porque nos trataste assim e fazermos sair do Egito? Não é isso que te dissemos quando estava no Egito, que deixamos-nos para que se tângemos a servir aos egípcios? Mentira!

Porque eles queriam sair do Egito? Ora, pois a melhor, nos fora a servir aos egípcios de morrermos no deserto. Estavam a olhar para trás. Estavam a acusar a Moisés, estava a acusar a Deus. Vejam no capítulo 15, versículo 23, na situação das águas amargas. Afinal, chegaram a mara. Todavia não poderam beber as águas de mara, porque eram amargas e por isso o chamamos-se de mara. E o povo murmurou contra Moisés.

Disseram mal de quem? De Deus? Não, disseram mal do servo de Deus. Disseram mal? Jesus Cristo? Não, disseram mal da Igreja. É fácil dizer que é culpa da Igreja.

Mas quem é a cabeça da Igreja?

É Jesus Cristo. Então cuidado. Tão cuidado. Disseram Moisés. Que a vemos de Isabel Beber.

Vejam outro exemplo também. Em capítulo 16, versículo 1 a 3. Chegaram ao deserto de Sim. Que está entre Ilí e Sinai. E toda a corrigação dos Fis de Israel murmurou contra Moisés e Aragão. E o que é que é o que é que é o que é que é? O que é que é o que é que é? O que é que é o que é que é? O que é que é o que é? O que é que é? Contra Moisés e Aragão no deserto. Murmuraram contra Aragão e deserto. Disseram mal. Língua maldosa.

Disseram-lhe os Fis de Israel. Quem nos dera que tivéssemos morrido? Pela mão do Senhor na terra do Egito. Quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar. Então isso aqui era a escravidão. Então isso aqui era a escravidão a comer pão a fartar.

Pois por que que nos trouxeste este deserto? Para matar-se, de fome, toda esta moldidão.

Veja como se lê no versículo 8. Procigo Moisés. Será que isso, quando o Senhor à tarde vos der carne para comer e para manhã, farte porque quando o Senhor ouviu as vossas murmurações com que vos queixás contra Ele, pois quem somos nós. Quer dizer, o Pá Deus vai dar, através do Cristo, a vocês, pelo poder dele, todas estas coisas que vocês estão a pedir. Mas lembram-se, as vossas murmurações não são contra Moisés e Arandão, não são contra nós, não são contra a Igreja, não são contra os ministros, são contra Deus, são contra Jesus Cristo, o Cabeça da Igreja.

E por isso, quando atacamos a Igreja, a Igreja, ou membro da Igreja, é como se atacássemos a Deus.

Cuidado, cuidado!

Romanos 14, Romanos 14, versículo 4.

Quem é as tu que julgas o servo alheio? Quem é as tu que estás a julgar o servo de Deus? Quem é as tu que estás a julgar o servo de Deus? Quem é as tu que estás a julgar o servo de Deus?

Para seu próprio Senhor, está ele em pé ou cai? Mostra em pé porque o Senhor é poderoso para o sostere.

Hoje é 9,10. Tu porém, porque julgas o teu irmão. Por que estás a julgar o teu irmão? Por que estás a julgar a igreja? Porque as asas é mal da igreja de Deus.

E tu, porque te expressas o teu.

Pois todos compareceremos para ando o Tribunal de Cristo.

No grego está aí Cristo, um Tribunal de Cristo.

Como estás escrito? Por minha vida, diz o Senhor, diante a mim, se dobrará todo o joelho e toda a língua dará lavores a Deus. Assim, pois cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

Não nos julguemos mais uns aos outros. Pelo contrário, não pôs tropeço ou escândalo a vossa irmão. Cuidado!

Não pône as tropeço ou escândalo à igreja. Cuidado!

Não pône as ao irmão, muito menos à igreja.

Não acuse, não condene.

Tu fofoca é passar informação verdadeira ou falsa. Temos cuidado não estar a passar isso ou mesmo ouvir isso.

Não falso de outros, de uma maneira derrugatória. Veja no capítulo 13, 13, 13, Romanos 13, versículo 8. A ninguém fiquei esdevendo coisa alguma, excepto o amor. Com que vos amejamos aos outros, pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.

Veja no versículo 10. O amor não pratica o mal, o amor não pratica fofocas, o amor não tem uma língua maldosa contra o próximo de sorte que cumprimento a lei é o amor.

As pessoas dizem, ah, mas é verdade! Mesmo que seja verdade, cuidado! Como é que sabes se essa pessoa se arrependeu ou não arrependeu? Como é que sabe se essa pessoa está ou não está perdoada? Para Mateus? Temos que dizer a verdade, mas com amor.

Temos que dizer a verdade, com amor. Primeiro Tiago, capítulo 4, versículo 11. Primeiro Tiago, capítulo 4, versículo 11. Primeiro que quero ver que vocês vejam é Tiago, porque eu disse que quero ver em dois pontos. Não é que seja primeiro Tiago, mas primeiro, desses dois pontos. Primeiro é o Tiago, ver o Tiago aqui, em capítulo 4, versículo 11.

Irmãos, não falei mal uns aos outros. É que o que fala mal do irmão ou julga seu irmão, fala mal da lei.

E julga a lei. Se você está a dizer mal, se você está a dar uma fofoca de outra pessoa, ou se você está a dizer mal da igreja, é pior, porque é o corpo espiritual de Cristo.

É que o que fala mal do irmão ou julga seu irmão, fala mal da lei e julga a lei. Ora, se julgas a lei, não estás a guardar a lei, não estás a observar a lei, mas estás a ser o juiz.

Por que?

Como é que tu sabes que Deus não perdoou essa pessoa? Isto estás a julgar? Estás a dizer que Deus está a julgar em corretamente, porque se Deus perdoou tu então estás a julgar o que Deus julgou de outra maneira. E por isso estás a julgar a lei. E por isso então, estarão-se são juiz. Mas só há um. Um só é legislador e juiz, aquele que pode salvar e fazer parecer dupo, hein? Quem é-che? Que julgas o próprio. Por isso, será o primeiro ponto que eu queria dizer. Quando falhamos com a cerca do outro, mesmo que seja verdade, cuidado! Por que como é que sabes se essa pessoa não se arrependeu? Primeiro ponto. Segundo ponto. Temos que dizer com amor. Vejam aqui em E.Fésios capítulo 4. E.Fésios capítulo 4. Versículo 15.

Diz assim. Mas seguindo a verdade ponto final? Não. Temos seguindo a verdade em amor.

Temos que seguir a verdade em amor. Vejam para o Verbos capítulo 10, versículo 32. Proverbos 10. Versículo 32.

Os lábios do justo sabem o que agrada.

Sabemos o que é aceitável, o que agrada. Mas a boca dos proversos somente o mal.

Sabemos dizer a verdade com amor. Vejam no capítulo 12, pro Verbos 12, versículo 18.

Alguém ha cuja da galerice. da galerice. É com pontas de espada.

Alguns há esta língua Cuidado. É como pontas de espada, está sempre a maguar. Mas a língua dos sábios é medicina porque tem amor.

Como cristãos? Temos que tratar os outros irmãos como pessoas especiais, porque são futuros reis no rei de Deus e senhores no rei de Deus debaixo de reis e senhores dos senhores. Se eles se arrependerem e forem perdoados certamente serão. E, por isso, temos que ter cuidado como estamos a tratar eles. Vejam para o verbos capítulo 18, versículo 21. A morte e a vida estão no poder da língua. O que bem a utiliza como do seu fruto. A morte e a vida estão no poder da língua. Você pode dar muita vida às outras pessoas com encorajamento, encorajando as pessoas. Capítulo 19, versículo 16.

Você dará um levítico 19, versículo 16. Isto é a lei. Guardarás versículo 16. Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo. Não atentarás contra a vida do teu próximo, meu senhor. Não andarás em calúnia, em difamação. É como dizer, um cão tem mais amigos que o homem. Um cãozinho tem mais amigos que o homem.

Por quê? Porque move a sua cauda e não a sua língua. Queris-me irmãos, às vezes é melhor não dizer nada se vamos magoar. É melhor não dizer nada. É melhor estar calado. Não adicionas combustível ao fogo. É melhor estar calado. Veja 1º Timótipo 5. 1º Timótipo 5. 1º Timótipo 5. 1º Timótipo 5.

1º Timótipo 5. 1º Timótipo 3. Além do mais, aprendem também a ser ociosas. Tem muito tempo? Parece mentira, não é? As pessoas que fazem poucas coisas estão sempre na má língua. É, não é? Na má língua. Olha, teria muito menos tempo para a má língua se tivesse a trabalhar. São preguiçosas? Cuidado. São tagarelas. Falando que não devem falar. Por isso queres irmãos, quando temos situações que estejamos magoados, não acredites de tudo que estás a ouvir. Minimiza a ofensa. Não deixe-se aumentar. Minimiza isto. Val mais sofrer do que estar. Sofre com o Cristo sofre-o. Sofre. Deixe-me passar. Não estejas envolvido na Zanga.

É como estar dois cães a lutar. Mas, assim, os dois cães viram-se contra ti. Cuidado. Não leves isto. Quando há uma Zanga, não leves isto pessoalmente. Toma cuidado, porque tu também fizeste pecados. E eu, todos nós, cuidado. Cuidado com estas palavras que saem facilmente da boca. Estuda. Medita. Pensa bem antes de falar. Pensa para fazer uma reconciliação e trazer amor.

Vença o mal com o bem. Vença o mal com o bem. Veja aqui em Romanos 12. Romanos 11. Não terminais a ninguém mal por mal. Esforça-se-o para fazer o bem para entre todos os homens. Se possível. Às vezes não é possível. Mas se possível. Enquanto depender de vós, enquanto tu tens capacidade de fazer a sua parte, se possível, tende paz com todos os homens. Vamos vingar-se a vós mesmos?

Amados, deixe-se para Deus. Dá lugar a ira. Dá lugar a Deus. Porque está escrito. A mim me pertence à vingança, diz Deus, porque eu acretrui o Rei, diz o Senhor. Ou como isto é difícil. Ou como isto é difícil. Espera. Diz assim, não vingueis a vós mesmos. Dá lugar a ira. Deixe-se Deus resolver o problema. Não entres no fofoca, não entres no caldos mais divisão.

Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer. Se tiver sed, dá-lhe de beber. Por que fazendo isso, a Montoraj brasa vivas sobre sua cabeça? A Montoraj brasa vivas sobre sua cabeça. Não te deixe vencer do mal, mas vença o mal com o bem. E vocês sabem, Mateus 18, versículo 15, você tem alguma coisa contra o seu irmão? Vão, seu irmão, vá falar em particular com ele. Não estáis a dar uma fofoca. E lembre-se, quando vai falar em particular com ele, não estáis a dizer, olha, eu sei melhor, eu estudei a Bíblia.

Onde é que você encontra isso na Bíblia? A dizer assim, eu sei melhor que vocês todos. Ficar com atitude. Segundo Timótipo 2. Versículo 24-25. Ora é necessário que o servo do Senhor não viva a contender. Não estejam em lutas. Se você é um servo de Deus, não esteja a meter-se nestas lutas. E sim, deve ser Brando. Sim, o seu irmão fez qualquer coisa ou disse qualquer coisa contra você, você vai falar com ele. Mas como? Brando. Brando. Não é arrogante, mas é Brando. Brando com todos apto para instruir paciente, disciplinando com mansidão. A mansidão da sabedoria. Mansidão.

Os que o seu põe. Na expectativa de que Deus desconsecera não só o arrependimento, para acontecer em pleinamento a verdade, mas também o retorno à sença testes, livrando-se eles dos laços do diabo. Tendo-se defeitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. Por isso, você não vai dizer a eles em particular.

Você tem que arrepender, fazer as tistas de mal, porque eu saia e eu... Não! Você vai dizer a eles. Uma maneira branda. E, por isso, primeiro, vai arrepender, vai joar, vai analisar a você próprio, porque talvez você tenha uma coisa grande aqui no olho que não está a ver bem, as coisas, porque tem uma coisa ainda maior no olho.

Por isso, a sua atitude de ser um ensinável e humilde, isto é manso, é importante. Por isso, não deixe que este fogo que magoa, este fogo da fofoca e da língua afiada e da calúnia, está a causar divisões. Não deixe que este fogo esteja a existir na sua vida e muito menos entre irmãos da igreja. Põe à sua energia a fazer obras boas para a igreja, através do seu uso correto da língua através da guia do Espírito Santo Deus.

Evite a língua afiada, evite a fofoca, evite a mexeriquice, evite a língua maldosa que é um fogo, evite a desunião, evite a divisão. E você é uma vítima que outras pessoas disseram, talvez dizer mal a você. Lembre-se das princípios. Não esteja a repetir, mesmo que seja verdade. É verdade? Lembre-se que não acredites em tudo. Depois se é possível, deixe-se passar. Não desanves, sofre, mas se estivesse que é necessário, então vai em particular. Não é uma fofoca a outros, mas vai em particular com essa pessoa, numa atitude mansa, numa atitude mansa com mansidão. Queridos irmãos, pense que a sua língua é como que seja um termómetro da sua conversão.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).