This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
O que é a realidade?
Bom, debo estar de cris irmãos aqui, Jorge Campos. Às vezes, as pessoas têm uma ideia incorreta acerca do que é a realidade. Se as pessoas podem ser, por exemplo, liais a um clube, um clube de esportos, um clube de futebol, ou podem ser liais a uma cidade, liais a um país, mas de uma maneira geral, essas lialdades são liadadas, focadas em um país, focadas em nós próprios, à volta de nós do que nós gostamos do que é nosso.
Mas a verdadeira realidade não é acerca de uma realidade do que é para nós. A verdadeira realidade é submeter, comprometer e ser fiel a um golo, a uma meta, a um golo, a um objetivo. E por isso, vamos agora ver alguns exemplos de realdade e deslialdade, e vermos como é que podemos ser, ou sete áreas, de realdade. E para começar, quero que virem comigo se faz favor, a 2º Timótio, 2º Timótio, capítulo 3, versículo 1 a 5.
Porque aqui Paulo fala acerca das pessoas durante esta era do fim, do tempo do fim. E diz assim, sabe porém isto, nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis. E que, irmãos, vivemos em tempos difíceis. E, pois continuado no versículo 2, diz assim, pois os homens serão egoístas. Isto é focado no que é acerca de nós próprios. É uma realidade para o próprio, para com o próprio. Diz assim, avarentes, jactanciosos, arrogantes, blasfemiadores, desobdientes aos pais. O que é uma desobdência aos pais? Quando somos desobdientes aos pais, não estamos a demonstrar realidade aos pais.
E, pois diz assim, em grátis e irreverentes, versículo 3, desafeiçoados. O que é uma pessoa que é desafeiçoada? É uma pessoa que, sem afeção, desafeituado, que não tem uma afeção, um afeto natural, como diz, nas versões, nas outras versões da Almeida, por exemplo, na revista Ecologida e Ecologida e Fiel, sem afeto natural, desafeiçoado. Isto é sem esta afeção, a afeção. Queridos irmãos, isto é o tempo do fim. Implicáveis, colineadoras, sem domínio de si, sem domínio de Deus próprio, para ser liais, temos que exercitar um domínio sobre nós próprios, para sermos liais as outras.
Cruéis, inimigos do bem, traí dois. Traição é uma falta de deslial, a falta de realidade, é de ser deslial. Atrevidos, enfatuados, mais abingos dos prazeres, que amigos de Deus. Os prazeres, o que é para mim, é mais importante do que é para Deus, de que de mostrar realidade a Deus.
Tendo forma de piedade, sim, tendo forma de que são pessoas muito religiosas, mas negando, entretanto, o poder dessa religião. Isto é, não são liais, perdão, é essa religião. Fos também destes. Vemos aqui, queres irmãos, que nos tempos de fim, existe como aqui Paulo escreveu a Timótio, descrevendo estes dias, estes últimos dias. E é o que existe hoje, é condição hoje.
Uma condição de deslialdade, falta de lialdade. Vejam comigo, por gentileza, em primeiro Samuel, capítulo 15, porque aí vamos ver agora um caso de deslialdade, e como Deus odeia essa deslialdade. Em primeiro Samuel, capítulo 15, de versículo 1 a 23, não vou ler isto, mas vou te escrever a história, para poupar um pouco tempo, mas está a falar aqui da situação, de Saúl, que recebeu uma instrução, de ir e ferir os amaliquitas, e destruí-los completamente.
Totalmente, isso diz assim, no versículo 3, destrói totalmente a tudo e a todos. Nada lhe poupes, mas terás tudo. Homem, mulher, meninos e crianças de peito. Parece difícil entender isso para certas pessoas, mas foi a instrução que Deus deu. Algumas pessoas vão perguntar, por que crianças de peito? Porque, vê-se hoje em dia, que quando há certos casos contra os pais, os pais morrem, aqueles filhos, quando vir crescerem, vão tornar-se rebeldes, contra aqueles que atacaram os pais. Neste caso, Deus tem o direito de dar vida e tirar vida. E Deus sabia que Ele ia ressuscitar essas pessoas no futuro, ia dar-se pessoas uma vida no futuro. E por isso, simplesmente, estava a parar a vida deles temporariamente.
E por isso Deus tem o direito de fazer isso. Foi uma instrução de Deus. Mas, como se vê aqui, Saul não opte-se-o. Vocês veem que, por exemplo, no versículo 8, diz-te-o-mão vivo a Agado. O Agago, o rei dos amalequitas. E outros. E outros. Por ver-se na história, continuou aqui a vida, depois, muitos amalequitas, depois disso. E, então, vê-se aqui no versículo 11, diz-se assim, arrepê-me de haver constituído Saul o rei, por quanto deixou-me seguir e não executou as minhas palavras. Deus arrependeu-se de ter escolhido Saul. Por que? Porque, Ele não foi obdiente. Ele não foi lial à palavra de Deus. Ele demonstrou uma falta de lealdade à instrução que Deus lhe deu.
E depois continuou em Léri e o Saul diz, olha, fizemos tudo. E o Prefeta disse, não, não fizemos, não fizeram tudo. E depois, Saul diz, não, não, não, fizemos tudo, mas o povo popou o melhor e diste aquilo que o outro. E vejam, por exemplo, no versículo 18. E diz assim, enviou-te o Senhor a este caminho e disse, vai, e destrói totalmente estes pecadores o Maliquitas e peleja contra eles até a exterminá-los. Vocês precisam saber a razão por que que Deus queria que os Maliquitas tivessem sido destruídos? Porque vocês lerem a história da Bíblia Verão que os Maliquitas são aqueles que tinham perseguido os Israelitas quando eles estavam a caminho da terra prometida e andaram aos detrás, às crianças, e eles estavam atrás e os atacaram, aqueles que estavam atrás.
Tipo de terrorismo, mentalidade terrorista. E a mentalidade hoje em dia desses Maliquitas também. Muitos problemas que existem hoje em dia em Israel teriam sido resolvidos se esta instrução tivesse sido obtecida.
E por isso, Deus ficou muito aborrecido e vê-se aqui no versículo 22. Diz assim porém Samuel disse tem proveitura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em sob dessa, a Sua palavra? Por isso disseram, não, poupámos o melhor para fazer sacrifícios. E Samuel disse, olha, não é os sacrifícios que são importantes, porque os sacrifícios foram introduzidos por causa de desobediência. O importante é obedecer a palavra de Deus.
E por isso diz, eis que obedecer é melhor que o sacrificar. E o atender melhor que a gordura de carneiros. Que dizem irmãos, Deus quer a realidade. A realidade é obedecer o que Ele diz. E por isso diz assim, no versículo 23, porque rebelião é como o pecado de feitiçaria e a obstinação é como a idolatria e cultos a ídolos do lar. Visto que não fosse ideal, que não que rejeitaste a palavra do Senhor, e que Ele também te rejeitou para que não seja rei. Viste aqui que Deus odeia a falta de realidade. Deus odeia a falta de realidade.
E por isso faz esta pergunta. Você é lial a Deus? E como é que pode ser lial a Deus? Claramente, obedecer às leis de Deus é demonstrar a realidade a Deus. Simples. Simples. Falta de audiência, isto é, rebelião, é não ser lial.
Por isso, não quebres um mandamento para guardar o outro? Sim. Não estejas a mentir para guardar o sábado, por exemplo. E por isso vejemos, então, alguns outros exemplos de realidade. Viste que estamos aqui, em 1 Samuel, vejemos, então, no capítulo 24. Primeiro Samuel, capítulo 24.
Vamos ler a história aqui, em que Davi popa a vida de Saúl. Ora, vemos que Deus disse que Saúl tinha sido rejeitado e Deus depois ungiu Davi, mas o Saúl também tinha sido ungido. E depois, veja aqui que, tendo Saúl, capítulo 24, versículo 1, tendo Saúl, voltado a perseguir os filhisteus, foi-lhe dito, eis que Davi está no deserto de M. Gedi. Então, ele foi para essa área e entrou, assim, numa caverna para aliviar o ventre, para ir ao banheiro, digamos assim.
Ora, então, os homens de David lhe disseram, hoje é o dia de qual o Senhor te disse, eis que te entrego nas mãos o teu inimigo.
E, far-lhe-haz, o que bem te parecer, vele-se isso no versículo 4, levantou-se Davi e fortivamente cortou a horrela do manto de saúl. Estava ali a aliviar o ventre, no banheiro, um cheirinho, não é? E ele, Davi, cortou ali o manto, a horrela do manto. Podia-o ter matado. Mas depois de ele fazer isso, lheço no versículo 5, bateu-lhe o coração por ter cortado a horrela do manto. Sentiu-se culpado. Sentiu-se não devia ter feito isso. E depois ve-se, mais tarde, mais adiante, aí no versículo 10, Davi disse a saúlo, porque estás a tentar matar. Diz assim, olha, os teus próprios olhos viram hoje que o Senhor te pôs em minhas mãos nesta caverna. E alguns disseram que eu te matasse, porém a minha mão te popou, porque disse, não estenderei a mão contra o meu Senhor, saúlo, não estenderei a mão contra saúlo, pois é o ungido de Deus, é o ungido como rei. Vê-se aqui que Davi foi lial a Deus, respeitou aquele que foi ungido por Deus, e não desejou que mal acontecesse a Ele. Aliás, vocês podem ler no segundo capítulo de Samuel, a perdão no segundo livro de Samuel, capítulo 1, ver se aí que Davi teve luto por causa da morte, de saúl. E por isso, vê-se aí um exemplo de realdade. Davi foi lial e Deus gostou dessa realdade de Davi. Vigemos outro exemplo de realdade. Aí está em segundo Samuel, capítulo 11. Estamos aqui através de Samuel, vigemos aqui em segundo Samuel, capítulo 11. Aqui está a história de que Davi comete adultério com Abat Seba. E depois, ela tornou-se grávida. E então, vê-se aí no versículo 6, segundo Samuel, capítulo 11, enviou Davi de mensageiros a Joab, que era o comandante da tropa, digamos assim, do Mido Exército, dizendo, quando a Mourias o eteu, e Joab enviou Mourias a Davi. Então Davi disse a Mourias, olha, vá para casa, vá para tua casa, que é para parecer que o nené, que ia nascer, era seria filho dele. Mas ele não desceu para casa, como leia no versículo 9. E ele, então, Davi disse, então, porque não foi para casa? E ele disse, no versículo 11, disse, olha, a nação está em problemas, temos esses problemas de todos nação, como é que posso ir para casa e simplesmente me dar satisfação através do sexo com a minha mulher? Não posso fazer isso. Então Davi disse, espera aí, os dias, então ele o embriagou, ele o embriagou, desceu e disse, vá para casa, e ele não foi, mesmo bebe, não foi. Veste a realidade de Mourias. A realidade de Mourias. Então, versículo 14, segundo Samuel capítulo 11, versículo 14 assim, pela manhã Davi descreveu uma carta a Joab e ele a mandou por mão de Mourias. Pela própria mão de Mourias, mandou ela uma carta com sua própria sentença de morte, para que Mourias fosse morto.
Diz aí, assim, para o por, Mourias na frente da maior força da peleja e deixa o sozinho para que seja ferido e morra.
Querias irmãos, a realidade de Mourias, causou-lhe a morte. A realidade de Mourias causou-lhe a morte. A sua realidade para Deus. Um dia, também, pode ter um preço, o preço da sua morte. E ve-se vários exemplos da realidade na Bíblia. Por exemplo, João Batista, no João capítulo 3, 27 a 30, foi lial a Jesus Cristo. Vocês veem, por exemplo, a história de Abraão, em Génerses capítulo 12, versículo 4.
Deus disse, ele sai dessa terra e saiu, partiu. Depois, no capítulo 22, do mesmo livro de Génerses, a versículo 12, vê-se que Deus disse a Ele para sacrificar o seu único filho e Ele não negou. Está claro, Deus não queria que Ele sacrificasse o filho, só estava a testar, a provar o coração dEle. E Abraão, no Brasil, disse, que o Senhor era o Senhor, e o Senhor era o Senhor. E Abraão demonstrou a sua realidade para com Deus. Depois, vocês podem ler no livro de Esther, como Mordacai foi lial.
Vocês sabem a história entre Mordacai e Hamam? Mordacai foi lial e revelou uma tentativa de assassinar o rei. Ele ia ler isso em Esther, capítulo 2, 21 a 23. E depois, no capítulo 6, foi recompensado por causa disso. Vê-se a história da Clóé, em primeiro Coríntios capítulo 1, versículo 11, que foi lial porque relatou os pecados, os problemas que existiam na Igreja de Coríntios. E, por isso, a Carta de Primeiro Coríntios. Vê-se também, em Géncias capítulo 37, como José, foi lial e relatou a má conduta dos seus irmãos. Pois, vê-se o Sadrach, Missaq e Nabe de Nego, que foram liais a Deus, que estiveram prontos a irem para aquela fornaça, aquela fornaça, em Daniel 3, e Deus os salvou.
E, por isso, vemos vários exemplos de realidade. Na Bíblia, também, há vários exemplos de deslialdade. Satanás foi deslial inicialmente. O Adão em Eva foram desliais, não foram liais. O Absalão, em segundo Samuel 15, por século 1 a 6, não foi lial. O Eotóphel, que era um conselheiro muito inteligente, e sempre que ele dava um conselho, era bom, mas tornou-se deslial para David, porque queria uma vantagem para ele próprio, porque a realidade era para ele próprio.
Leiem isso, em segundo Samuel, capítulo 15, versículo 12 a 31. Pois vês-se os Judas e os Cariotes, que foi deslial para com Jesus Cristo. E por isso há vários exemplos na Bíblia de realidade e deslialdade, e vês-se que Deus gosta, quer a realidade. A realidade é demonstrada em coisas pequenas. Quer dizer, irmãos, a realidade é demonstrada em coisas pequenas, porque as coisas grandes podem ser uma exibição, uma vaidade. Mas em coisas pequenas, em coisas privativas, em coisas que se pessoas não veem, vês-se a verdadeira realidade e Deus vê os corações.
A realidade à sua esposa, ou ao seu esposo, a realidade aos seus colegas, a realidade à sua família. Todos esses são testes que Deus permite. Vejam, por exemplo, em Lucas capítulo 16. Lucas capítulo 16, versículo 10 a 12. Diz assim, quem é fiel no pouco, também é fiel no muito. A realidade, a fidelidade é demonstrada no pouco, em coisas pequenas, e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito. E por isso continua até o versículo 13, se está azer, vocês não podem ser, ter a servir dois senhores.
Tem que ser liais aos princípios de Deus. Isso é demonstrado em coisas pequenas, seja nas suas finanças, como você tem cuidado, cuidadinho com o seu dízimo. Isso, Deus vê o coração. Na maneira que você trata às outras pessoas. Uma realidade no que pertence a outras pessoas. Sim, como você trata às coisas de outras. Por exemplo, como você toma cuidado, quando você vai para um hotel, ou para um... usar um carro de outra pessoa, como você tem cuidado para não estragar nada que pertence a outras. Isso demonstra uma realidade, porque não é acerca de si próprio, mas é acerca de o que você trata para os outros.
Vejam como isso faz favor em Proverbios Capítulo 20. Proverbios Capítulo 20. Uma das vezes uma pessoa, como ministro, visita pessoas, e tudo que as pessoas falam, é acerca de como elas são. Tem um bom caráter, como só uma boa pessoa, eu nunca faria isto, sou sempre lial, mas olha, as outras pessoas estão a atacar, mas estão sempre a falar, certas pessoas estão sempre a falar, acerca de como elas são boas pessoas. E veja aqui em Proverbios Capítulo 20, Versículo 6. Muitos proclamam a sua própria benignidade.
Sim, proclamam como são boas pessoas, como são dignos, é a minha dignidade, eu nunca faria isto, nunca faria aquilo, é proclamam a sua própria benignidade. Mas o homem fide digno, quem o será? Mas o homem que seja de verdade lial, quem é que o será?
Quem é o verdadeiro? A verdadeira pessoa que realmente é lial. Vê-se essa realidade como apresenta essa realidade para com coisas doutros em coisas pequenas.
É uma tristeza quando se vai a uma cidade e aprequeria elixo pela estrada inteira, demonstra a atitude deslial do povo que é o verdadeiro. A atitude deslial do povo dessa cidade. Porque se fossem lial, tomavam conta do que não era delas e por isso não deitavam as coisas para a rua. Tenham cuidado. Se queriam deitar qualquer coisa fora, guardavam até chegar em uma caixa de lixo e depois deitavam na caixa de lixo. Quando eu na cidade vejo a porqueria exugidade nas cidades, isso me entristesse muito, porque se vê uma atitude que não é segundo Deus. Pensem nisso. Pensem nisso. Mas, por isso, vamos ver a seis áreas de sermos realmente liais e a sétima, vamos ver que vai ser uma recompensa por essa lialdade. E a primeira área de que precisamos ser liais, ou perguntar a nós próprios, se somos liais neste ponto, é o seguinte. Somos liais a Deus? Você é lial a Deus? Eu sou lial a Deus? Todos nós temos que perguntar isso a nós próprios. Somos liais a Deus? Você e eu temos que ser fiéis para com Deus. Agora! Porque estamos a ser treinados agora para governar no mundo vindoro. Se você não é lial agora, como é que Deus pode dar a vocês riquezas do mundo vindoro?
Você tem que praticar a realidade a Deus agora. Porque, a fim de contas, você é um líder na sua própria área de influência. Por exemplo, na sua casa, na sua área onde você trabalha, no seu escritório, ou na sua sala. Ou na área em que você vive, ou em que você anda. O seu exemplo como uma pessoa é um exemplo que demonstra a realidade a Deus.
Vai ser o caso que a sua família e os seus colegas no seu trabalho, os colegas com quem você trabalha, os seus colegas, os seus amigos, os seus... ... pessoas que convivem, as pessoas que você encontra dia a dia na estrada, na rua, essas pessoas vão estar um dia. Isto é a minha pergunta. Essas pessoas vão estar um dia gratos a você.
Por que? Um dia, no futuro, quando essas pessoas forem chamadas para o reino de Deus, vão olhar para trás e ver o seu exemplo e dizer, Ahá! Agora entendo. E vão dar graças a Deus pelo que você está a fazer hoje. Vão essas pessoas ser capazes de dizer isso acerca de você? Porque você é um exemplo, você é alial a Deus hoje. Hoje, é você alial a Deus? Pergunta? Você alial a regra de Deus? Você alial ao que Deus faz?
Veja aqui em João capítulo 7, versículo 18. João 7, capítulo 18. Está aqui Jesus Cristo a falar. E ele diz, no capítulo 7, João 7, versículo 18.
Diz assim, Quem fala por si mesmo, está procurando a sua própria glória. Quem está a falar, olha, eu fiz isto, fizi, eu fiz isto, eu fiz isto, eu fiz isto, eu, eu, eu, eu e mim, eu, eu, eu, está a falar da sua própria glória.
É uma coisa para mim, é interna, é a realidade a mim, a própria, a própria. Mas o que procura a glória de quem o enviou, é se afrodateiro. Esse é lial, aquele que lhe deu uma instrução de fazer uma obra, é lial a Deus, e nele não há injustiça. E por isso vejam, que o Homem de Jesus Cristo continuou esse princípio, no capítulo 8 de João, versículo 50. Diz assim, eu não procuro a minha própria glória. Eu não procuro a minha própria glória.
Jesus Cristo, não estava à busca de sua própria glória, estava à busca da glória do Pai. Por isso era fiel e era lial ao Pai. Porque estava a servir as instruções do Pai e a servir aos outros. Jesus Cristo provou a sua fililidade, a sua lealdade ao Pai, submetendo-se à vontade do Pai e fazendo o que o Pai cria que ele fizesse. Vejam, então, em Marcos 8, Marcos 8, versículo 35. Marcos 8, versículo 35. 8, 35. Diz assim, quem quiser, pois, salvar a sua própria vida. Porque está a demonstrar uma lealdade, um cuidado à sua própria vida. E quem perder a vida por causa de mim e do Evangelho, salva-la a, salva-la a.
Porque a lealdade, a sua própria vida, a sua própria vida, a sua própria vida, a sua própria vida, a sua própria vida, porque a lealdade é para com Deus, é para com o Evangelho de Deus do Pai, o Evangelho de Cristo, a boa nova do rei de Deus.
E por isso, você exaltas ou glorifica-se a si próprio, continuamente apontando a si próprio dizer, olha, minha dignidade, eu nunca faria isto.
Se você está a fazer isso, então não está a mostrar uma benignidade, uma lealdade para com Deus. Por exemplo, você, um dia, fará um compromisso, alguns de vocês fizeram, um compromisso para servir a Deus ao Batismo. Entendendo que tinham que aguardar o sábado, entendendo que tinham que aguardar os dias santos de Deus, entendendo que Jesus Cristo, o Cristo é o Filho de Deus que deu a sua própria vida por nós. Entendendo isso tudo, entendendo o grande sacrifício de Cristo, vencer fez um compromisso, um voto ao Batismo.
E, em Breus capítulo 6, em Breus capítulo 6, fala acerca desse ponto, em Breus capítulo 6, versículo 4 a 6, diz assim, é impossível, pois, aqueles que, uma vez foram iluminados, isto é uma vez que, de facto, entenderam, o significado deste Batismo, e provaram o Dom Celestial, e sim, e receberam o Dom do Espírito Santo de Deus. Provaram este Dom Celestial. E estornaram participantes do Espírito Santo, praticando, vivendo e participando, no que o Espírito Santo nos diz para fazer, no caminho de santificação. E provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo Vindouro.
E caíram. Isto é, voltaram para trás.
Você, o Batismo, fez um voto, fez um compromisso, dá para a frente. Não pode agora andar para trás, de propósito.
Não pode. Diz assim, se você cai, se você volta para trás, de propósito.
Diz assim, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que de novo estão crucificando para si mesmo o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.
Há uma vergonha.
E Deus não permite. Jesus Cristo não morreu duas vezes. Morreu uma vez e chega.
E, por isso, quando você faz ou fez o compromisso ao Batismo, ou quando você fizer o compromisso, o compromisso do verdadeiro Batismo Cristão, entendendo que está a comprometer, você não pode andar para trás. E, por isso, nós, na Igreja de Deus, não batizamos pessoas assim facilmente. Temos conselhos, temos perguntas, temos muito cuidado antes de batizar uma pessoa. Muito cuidado. Porque essa pessoa tem que aprender o que é esse compromisso. Tem que saber, tem que conhecer e saber que tem que ser lial até o que é isso. Tem que ser lial até o fim. Por isso é que diz vencer até o fim. Temos que vencer até o fim. Por isso, o primeiro, a pergunta que eu tenho aqui é, você é lial a Deus? A segunda pergunta que tenho é, você é lial ao trabalho de Deus? Você é lial à obra de Deus? O que é a realidade? A realidade é ser fiel a uma causa, a um propósito, a um objetivo, a uma meta.
Propósito a Deus e propósito a objetivo, a meta que Deus nos dá. E Deus nos dá uma obra para fazermos. Qual é a obra que você tem que fazer? A obra de Deus. Você já perguntou assim mesmo? Qual é a obra que Deus está a dar a você? E você está a ser lial a essa obra, esse trabalho, essa responsabilidade que Deus está a dar a você? Está a ser lial? Ou não?
E Deus sabe se você está a ser lial pela maneira que você se comporta hoje em dia agora.
Vejam em João capítulo 4. João capítulo 4, versículo 34. João 4, 34.
Disse-lhe Jesus, a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
A comida de Jesus Cristo. É de ser lial aquele que me enviou e fazer o trabalho, a obra daquele que me enviou, fazer-la e completá-la. É ser lial a obra de Deus que Deus deu a Ele. E você, a sua comida, é ser lial ao que Deus deu a você para você fazer?
Por exemplo, você não é lial à sua equipe. Se você está num jogo de futebol, é um dos jogadores do jogo de futebol, e você não é lial à equipe, você começa a tirar, a chutar a bola contra a sua equipe, contra a sua própria baliza, você não vai ficar na equipe muito tempo. Não, não vai.
Por isso, você é deslial à sua equipe. Você vai ser removido da sua equipe. Você quer que Deus o tire da equipe dele? Você quer que Deus tire você da equipe de Deus?
Por isso, você e eu precisamos nos submeter, dando tempo. E, orando pela obra de Deus, é, primeiro lugar, você sabe o que é a obra de Deus? Você sabe o que é a obra de Deus, hoje, na Terra?
Sim, se você nem sabe, como é que você pode fazer? Você sabe onde é que a obra de Deus está a ser feita hoje na Terra? E você está a suportar essa obra? Talvez você não seja o capitão da equipe, ou um dos grandes, digamos assim, jogadores, talvez seja um jogador mais pequenino atrás. Todos nós somos jogadores mais pequeninos atrás na obra de Deus, não somos pessoas importantes, mas você está a fazer a sua responsabilidade com toda a força que pode a suportar a obra de Deus, embora seja aqui atrás.
Você está a ser lial no Seu Dísimo, nos Suas ofertas, nos Suas orações e na obra de Deus em você próprio. Isto é pondo de fora o velho homem e pondo o novo homem na sua vida.
No mundo da manhã você terá que estar na linha da frente. Hoje em dia você está na linha de trás. No mundo da manhã você estará na linha da frente. Se você for liá-lo hoje, agora. E por isso você está a preparar-se agora para ser lial para que possa ter essa posição no mundo da manhã, porque senão é capaz nem sequer entrar no reino de Deus.
Terceiro ponto.
Você é lial para aqueles que Deus põe acima de você.
Vejam que o Míngs faz cheio a favor em Hebreus capítulo 13. Hebreus capítulo 13. Versículo 17. Hebreus 13. Versículo 17. Hebreus 13. Versículo 17. Diz assim, obedecei aos vossos dias, aos vossos líderes, aos vossos pastores e sede-se umiços para com eles, pois velam pela vossa alma. Pois estão a fazer isso para o bem da vossa vida. Vossa alma é vossa vida, porque somos uma alma vivente, porque quando estamos mortos, já não acabamos de ser uma alma, já não é uma alma. Quando estamos mortos, a alma que peca morre. E por isso somos uma alma viva. E por isso diz assim, como está a ler aqui, no versículo 17, diz assim, obedecei, obedecei aos vossos guias e sede-se umiços para com eles, pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas. Nós como os dias, nós como os líderes, temos que dar contas a Deus. Se de facto estamos a dar a vocês, por exemplo, boa comida, boa alimentação, cuidado, material para vocês poderem aprender, para vocês, mudar, arrependerem-se e fazer a obra de Deus na vossa própria vida. Tirar o velho homem e pôr o novo homem na vossa própria vida, além de ajudar a obra de Deus, com dísimos e ofertas. Que meus irmãos, nós estamos aqui a fazer a obra de Deus, a pregar o evangelho do rei de Deus, como o testemunha todas as nações, e depois o fim virá. Isto é a obra de Deus.
Diz assim, como que devem prestar, como quem deve prestar contas, para que façam isso com alegria? Se você está a ajudar os guias, os pastores, os líderes da igreja de Deus, então isso dá alegria a esses líderes, esses guias, esses pastores. E não faz com que eles estejam a gemer, estejam a fazer a obra, mas gemendo.
Que, meus irmãos, você é lial àqueles que Deus põe sobre você. Quarta pergunta. Você é lial ao seu patrão na companhia em que você trabalha.
Lembr-se que ser lial a um trabalho, a uma obra, não é simplesmente ser lial a promessas, ou instruções, porque ser lial ao seu trabalho, você sabe o que precisa fazer e faz, sem lhe pedirem, sem lhe darem instruções, sem ter que fazer promessas, faz voluntariamente, porque é lial a esse emprego que você tem, a esse patrão que você tem. Arreste a companhia, a esse gerente, a esse patrão. Vejam comigo esse faixa-vôr em primeiro itimótio, capítulo 1, perdão, capítulo 6, primeiro itimótio capítulo 6, primeiro itimótio capítulo 6, versículo 1 e 2. Diz assim, todos os servos que estão debaixo de jogo, considerem dignos de toda honra o próprio Senhor. Vocês, que são servos e são empregados de uma companhia, considerem dignos de toda honra o próprio patrão, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemeados. Também os que têm Senhor fiel, isto é, vocês, que tenham a felicidade de ter um patrão, que sejam cristão, não tratem com desrespeito, porque é irmão. Pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois ele que partilha do seu bom serviço é crente e amado. E, pois diz assim, Paulo Atimotio ensina e recomenda estas coisas. E é exatamente o que estou a fazer, queridos irmãos. Vejam também, em título capítulo 2, título capítulo 2, versículo 9 e 10. Diz assim, quantos os servos que sejam em tudo obdiente ao seu senhor, ao seu patrão? Os empregados de uma companhia sejam em tudo obdiente ao patrão, ao seu patrão, na empresa em que você trabalha. Dando-lhe o motivo de satisfação. E não sejam respondões. Não sejam respondões. Não furtem pelo contrário, pelo contrário da improva de toda a fidelidade ao patrão da vossa empresa aonde trabalham. Não furtem, não roubem. É só um lapizinho. Ou só um lapiz pequenino. Ou é só uma coisinha pequenina. Um clip. Ou uma coisinha.
Não furtem. Não sejam respondões.
A fim de ornarem em todas as coisas a doutrina de Deus, nosso Salvador. Que é o nosso Salvador? É Jesus Cristo. Por isso não estejam a destruir a doutrina de Jesus Cristo. Nosso Deus, nosso Salvador.
Sim, às vezes há conflitos de realidade. Temos atos capítulo 5, versículo 29. Atos 5, versículo 29. Que diz? Atos 5, versículo 29. Que diz? Antes importa obtecer a Deus do que aos homens.
Se há um conflito, devemos obtecer a Deus primeiro. Por isso, obtecemos aos nossos patrões, no Senhor. Desde nós há conflito. Vejam também em Efezios capítulo 6. Efezios capítulo 6.
Capítulo 6 de Efezios.
Versículo 5, a 7. Diz assim. Quanto aos outros servos? Obtecei ao vosso Senhor, obtecei ao vosso patrão. Segunda carne, o vosso patrão é a segunda carne. Não está a falar aqui do Senhor Jesus Cristo. Contemor e tremor. Respeitem o vosso patrão físico na carne. Contemor e tremor. Na sinceridade do vosso coração como a Cristo. Não servindo à vista, não é só fazer o que Ele quer quando Ele está a olhar, quando Ele não está a olhar, não está a servir. Não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo fazendo o coração, a vontade de Deus isto é servir quando Ele não está a olhar. Vocês sabem o que é a obra, o que é que tem que fazer e fazem.
Continuando a ler. Então, a ler no versículo 7. Servindo de bondade, como ao Senhor e não como a homens. Se você está a servir o seu patrão, é como se tivesse a servir a Jesus Cristo. Mas se há um conflito entre as instruções, tem que obter a Deus primeiro. Vejam 1 Pedro 2 versículo 18 a 19. Diz-se em servos, sendo-se-miços com todo o temor ao Vosso Senhor. Isto é, empregados. Sejam responsáveis trabalhadores ao Vosso patrão. Não só se ele for um bom patrão, mas se for gentilosa, gentil, amigável, mas também ao preverso. Porque isto é grato, que alguém suporta tristeza, sofrendo injustamente por motivo de sua consciência para com Deus. Isto é o seu patrão. Não é um bom. Você ainda tem que obter. No Senhor. Deixe-se-se de acordo com as leis de Deus.
Cris irmãos, lealdade. Significa que você tem que ser honesto. Você tem que ser diligent, bom trabalhador no seu emprego. Você não pode ser tardio, chegar tarde e sair cedo e não pode estar continuamente ausente com desculpas e simplesmente tirar ausência. Não pode ser preguiçoso, na maneira de trabalhar.
Isto não é lealdade. Vejam em provérbios 25, versículo 19.
Como dente quebrado e peça-em-firmesa. Assim é confiança no deslial, no tempo de angústia. Você sabe, se você tem um dente quebrado, você não pode mastigar aí. Não pode pôr força nenhuma nesse lado. Se você tem um pé que não esteja firme, que tem um motor, que você não consegue andar nesse pé, não pode pôr peso nele. É a mesma coisa como pessoa deslial. Você não pode pôr confiança na pessoa deslial. E se não é o que Deus quer? Você tem que ser lial ao seu patrão, dentro das leis de Deus, está claro, como disse várias vezes?
E por isso está aqui a sua pergunta. Você é como se fosse um dente quebrado, ou como um peça-em-firmesa para o seu patrão, ou você é lial ao seu patrão, na sua empresa?
Queres irmãos, nós precisamos de ser liais para aqueles acima, assim como liais àqueles debaixo de nós. Vejam em Efezios, esse é o ponto seguinte. Efezio capítulo 6. Seis de capítulo de Efezios. Por si, com oito e nove. Efezios.
Você é lial àqueles debaixo de você? Se você é um patrão, você é lial àqueles debaixo de você? Vejam em Efezios capítulo 6, versículo 8 a 9. Diz assim, certos que cada um, se tiver alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer seja livre. E vós senhores, vós que são patrões ou gerentes numa companhia que tenham pessoal a trabalhar debaixo de vocês, a servir a vocês. De igual modo procederei para com eles, deixando as ameaças. Não tejam a ameaçar as pessoas, mas sejam bons patrões, com carinho e cuidado para essas pessoas. Sabendo que o Senhor, tanto de Deus como vosso, está nos céus e que para com ele não há a sessão de pessoas. E por isso tenham cuidado. Trate os seus empregados com justiça e cuidado. Igualmente, uns aos outros lembrem-se que Deus é livre, mas não é livre. E que a gente tem de ser livre e cuidado. Igualmente, uns aos outros lembrem-se que Deus é lial a você, é fiel a você. Deus é o grande patrão que é fiel a você, então você tem que ser fiel aos seus subordinados. E outro ponto, você é lial à sua palavra? Vejam comigo, em Mateus 5. Mateus 5, versículo 33. Mateus 5, 33.
E evitamos a ver aqui várias coisas. Vamos ser lial a Deus, lial a obra de Deus, lial aos nossos patrões, lial à nossa obra, ao nosso trabalho, lial àqueles que estão acima de nós, lial àqueles que estão abaixo de nós, mas a nossa palavra tem que ser lial também, tem que ser uma palavra fiel. Vejam aqui, em Mateus 5, 33. Diz-se também, eu vi isto que foi dito aos antigos, não jurará as falsas, mas comprirás rigorosamente para consenhor os teus juramentos. Eu, porém vos digo, dão a Mó do Gundo, precisam de jurar, porque se a vossa palavra é boa, por que jurar? Se a vossa palavra é fiel, e o vosso sim é sim e o vosso não é não, por que jurar? Não jurem, porque não precisam de jurar, porque a vossa palavra é fiel. Eu, porém vos digo, não há alguns jureis, nem pelo céu, nem pelo trono de Deus, nem pela terra, nem por ser estrado de seus pés, nem por Jerusalem, por ser cidade do Grande Rei, nem juras pela que estou à cabeça, porque não pode estronar um cabelo branco ou preto. Seja porém. A tua palavra fiel, fiel. Sim, deixe o sim ser sim e o não ser não. O que diz de passar vem de um maligno. E por isso você, como um verdadeiro cristão, não precisa de ter nada à sua volta para suportar o que você diz. Você não precisa de jurar, não precisa de nada. Por que? Porque a sua palavra é fiel, é justa. Qual que uma palavra de Deus é? O Nono-Mandamento diz, não desfalso, destemunham. Diz a verdade.
Se você, por alguma razão, diz que vai fazer uma coisa e ao fim de quando não consegue fazer, você tem que explicar e pedir desculpas. Nós temos que ser fiéis e loiais à nossa palavra. Nós temos que estabelecer uma reputação de ser pessoas da nossa palavra. Nós vamos ser membros da família de Deus. E Deus não pode mentir. E para sermos membros dessa família, não podemos mentir. Temos que provar agora que somos liais. E finalmente, queres irmãos, a Fidelidade vai estar, vai receber uma recompensa. A Fidelidade vai ser recompensada. Sim. Aquelas que vão estar com Jesus Cristo. São os chamados. São não só os chamados, mas os escolhidos e os fiéis. Vejam comigo em Apocalipse 17. Apocalipse 17.
Apocalipse 17. Versículo 13 e 14. Basta ler o versículo 14. Está a falar das pessoas que vão lutar contra o cordeiro. E o cordeiro os vencerá no versículo 14. Pois é o Senhor dos Senhores e o Rei dos Reis. Vencerão também os chamados, os eleitos e fiéis que se acham com ele. Somos chamados. Temos que responder a essa chamada para sermos escolhidos. E depois temos que ser fiéis até o fim para podermos estar com ele quando ele voltar. Vejam também Apocalipse 2. Apocalipse 2. Apocalipse 2. Versículo 10. Diz assim, não temos as coisas que tais de sofrer. Eis que o Diabo está para lançar em prisão alguns de vós para ser dispostos à prova. E três de tribulação. De dez dias. Mas aqui está o ponto que eu quero enfatizar. Ser fiel até à morte. E dar-te-ei a croa da vida. Cris irmãos, fidelidade é importante. Aqueles que estarão com Jesus Cristo são fiéis. Precisamos ser fiéis. Ainda que o Diabo está a lançar em prisão alguns de vós para ser dispostos à prova. E três de tribulação. De dez dias. E isto são fiéis. Precisamos de ser fiéis até à morte para estarmos com ele. Esses receberão a croa da vida interna.
Ser leal à sua equipe de futebol é a lealdade que Deus busca?
Ser leal à sua cidade, ao seu País, é tudo o que precisameos entender acerca de lealdade?
A verdadeira lealdade não é acerca de si mesmo, de si próprio. Mas é, por exemplo, uma fidelidade a um certo objetivo, a um certo compromisso.
Este sermão analisa este ponto em maior detalhe e identifica seis áreas de lealdade e o sétimo ponto é a recompensa de praticarmos este tipo de lealdade.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas, Fort Worth (TX) and the Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).