A masculinidade Cristã - 1a Parte

Como homens temos responsibilidades de lideração e dominança. Mas aí existem 2 problemas: Certos homens não desenvolvem estas responsibilidades e tornam-se efeminados. Outros desenvolvem duma maneira errada e tornam-se dominantes e ditadores. O homem Cristão precisa de navegar este caminho apertado. Estes 2 sermões dão vários princípios bíblicos para um verdadeiro homem Cristão.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Bom dia, ou boa tarde, queridos irmãos, aqui é Jorge Campos, falando-vos da Sincernetim. Imagine um homem na igreja a dizer o seguinte, Eu sou um pai na igreja de Deus, e eu fui batizado recentemente, e após o batismo, eu mudei a minha vida completamente. Minha vida mudou, e tenho aprendido tanta verdade, verdade no conhecimento, na maneira de viver, mas há uma área em que ainda me sinto, digamos assim, não bem conhecedor de que tipo de líder na família de Deus preciso eu devir a ser. E por isso, a pergunta desta homem seria, como é que eu me devo de mudar? Antigamente, queridos irmãos, os papéis, ou os rolos que os pais e as mães tinham na família, eram bem claros e bem definidos. Mas hoje em dia, parece que está tudo de pernas para o ar. Programas na televisão e filmes fazem com que o pai pareça ser, digamos assim, uma pessoa incapaz. Até alguns filmes até fazem o pai, como se fosse, digamos assim, um imbecil. E fazem... estes programas fazem brincadeira da posição de ser um pai. O pai torna-se, digamos assim, uma andota. É isto o que Deus quer que a posição de pai seja, digamos assim, vista pelas pessoas. Principalmente, se o pai deve refletir o nosso pai no céu. Por isso, claramente, não é isso o que Deus quer que os pais sejam. Por isso é que vemos o entendimento hoje em dia a fazer andotas e a fazer com que a posição de pai seja desvalorizada. Por que? Porque este mundo é o mundo de Satanás. E Satanás está a influenciar tudo neste mundo, até mesmo as atitudes das pessoas de como vem a posição de pai. E por isso, a pergunta é muito válida. E a pergunta é como é que o verdadeiro homem cristão deve demonstrar a sua masculinidade? Como é que o verdadeiro homem cristão deve ser um homem verdadeiro? Um homem masculino. Imaginem que vão à igreja e então veem um homem aproximar-se na igreja. Então este homem aproxima-se a umas mesas que estão na igreja e começa a virar as mesas de pernas para o ar, a tirar as coisas de fora da mesa, a tiras para o chão. E esses homens que estavam a fazer um certos negócios aí estão a ser completamente dizimados por este homem.

Como sabemos, isto foi o que Jesus Cristo fez. Algumas pessoas dizem, ah, mas esses negociantes que estavam na sinagoga, quando Jesus Cristo foi e virou as mesas, esses negociantes sabiam que Jesus eram messias. Mas, queridos irmãos, não foi-se o caso, durante a primeira situação, em que Jesus Cristo fez isso no início do seu Ministério, pois foi no mesmo início do seu Ministério, como leem no segundo capítulo de João, e por isso, ainda não era bem entendido que ele tinha esta missão de ser uma messias. E, ao fim de contas, a maioria das pessoas não acreditavam que ele era um messias. Por isso, a razão que eles o manteram a distância, quando ele virou as mesas, não foi porque ele era um messias, mas foi porque ele era um homem mesmo. E ele era forte, e ele era masculino. Ele era um carpinteiro, um construtor numa terra dura e difícil. Ele trabalhava com rochas, com madeira, com fermentas, e provavelmente, os carpinteiros nessa altura provavelmente construíam casas, casas feitas com madeira. E ele era um homem acostumado a estar ao ar livre, a dormir debaixo das estrelas, a cozinhar numa fornalha no campo, e a ir andar muitos quilómetros a pé pelas colinas acima e abaixo. E assim, ele era um homem que demonstrava força e energia no seu corpo.

Além disso, ele nunca cobrou as leis físicas de saúde. Ele sempre comeu boa comida, comida saudável, e por isso era um homem saudável e de excelente constituição física. Ele não era e-fim-a-in-ado, mas, aliás, era masculino. Igualmente, nós todos devemos ter cuidado com nossa saúde, está claro, comer comida saudável, é estar em boas condições físicas e espirituais. No entanto, sabemos que, por causa da maneira como não temos, por gerações após gerações, não temos predicado as leis físicas de saúde, nós somos um produto, digamos assim, que se degenerou. Isto é que ficou mais fraco, por geração a geração, e os homens hoje em dia já não são como eram antigamente. Mas deixem-me pedir a vocês para verem aqui o que Deus diz à seca daquelas pessoas que vão herdar o reino de Deus. Vejam aqui um exemplo no primeiro livro de Coríntios, capítulo 6, versículos 9 e 10. Acaso não sabéis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Aqui está a Paula, a escrever aos Coríntios e a Itális era eles. Você não sabe o que é o reino de Deus? Perdão, versículo 9 e 10. Ou não sabéis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Aqui está a Paula, a escrever aos Coríntios e a Itális era eles. Vocês sabem bem que os injustos não herdarão o reino de Deus. Por isso não vos enganéis. Então, ele está aqui agora a escrever quem são os injustos. Nem impuros, nem idólatras, nem adulteros, nem efeminados. Isto é um homem que não são masculinos, nem sodomitas, nem nedrões, nem avarentos, nem bebados, nem maldizentes. Pessoas dizem mal de outras pessoas. Nem roubadores herdarão o reino de Deus. Mas as duas palavras que estou aqui a pôr ênfase neste sermão, neste tema de sermão 2, é que os infeminados e os sodomitas não estarão, não herdarão o reino de Deus.

Deus criou o homem na sua imagem.

O desejo dele é que os homens sejam homens. Verdadeiros homens. Não só fisicamente, mas também nas suas maneiras de ser, em atributos e qualidades, sejam emocionalmente, assim como espiritualmente. Homens que saibam ser um exemplo de força, dominança, decisivos e capazes de liderar.

Mas, quando se fala de dominança, muitas pessoas hoje em dia imediatamente têm uma perspectiva errada.

E, por isso, a pergunta que eu estou a fazer hoje, qual é a catratrística do homem cristão? Quais são os verdadeiros atributos e maneiras de ser? Que tipo de dominança é esta? Sim, é uma dominança que é de influenciar com autoridade.

É uma dominança de si próprio, de controle pessoal e emocional, nas suas próprias intenções, nas suas próprias ações e na sua própria voz. Esta dominança é uma força controlada na direção das leis de Deus, sempre com amor, com carinho e para o bem dos outros. Nunca é uma dominação autoritária, nunca é uma dominação de tiranizar, nunca é uma de dominar tiranicamente. Para ante Deus, as características fracas e degeneradas, que são exemplificadas por homens e feminados, não são o que Deus quer, mas são uma abuminação para ante Deus, e essas pessoas não estarão no reino de Deus, como lemos, em 1 Coríntios 6, versículos 9 e 10. Temos que crer na palavra de Deus, na sua pureza da palavra de Deus, e acreditar no que diz. Simplesmente, Satanás está a atacar os homens e os pais para destruir a sociedade. A Igreja de Deus tem uma responsabilidade de encorajar os homens, a arrependerem-se de maneira que se tornem pais verdadeiros, pais que amem os seus filhos, porque se não fizermos isto, haverá uma praga na terra e a terra será destruída. Vejam comigo, em Malacias 4, versículo 5 e 6. O último livro do Velho Distamento, sim, as últimas palavras do Velho Distamento. Malacias 4, versículo 5 e 6. Eis que eu vos envierei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E o profeta Elias é uma responsabilidade que a Igreja de Deus tem hoje em dia, de fazer a responsabilidade do profeta Elias. Pois diz assim, ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos seus pais, para que não venha e fira a terra com maldição. A Igreja de Deus tem uma responsabilidade de fazer esta missão de Elias, a qual é de converter o coração dos pais aos filhos primeiro. E depois, o dos filhos aos pais. Mas primeiro, o dos pais aos filhos. Deus quer que o homem seja um líder. Isto é que o homem deu o primeiro passo. Se um líder é aquele que segue à frente, que é um exemplo, que pratica sendo um exemplo corajoso. Um líder não é uma pessoa que seja um autoritório ou um tirano, mas é um que dá um exemplo, porque tem controle e domínio próprio. Mas quando o homem não cumpre esta obrigação que Deus lhe deu, então haverão problemas automaticamente.

Embora muitas esposas modernas não entendam o que estou a dizer, elas só poderão ser verdadeiramente felizes e só terão um senso de segurança que desejam. Quando os maridos desenvolverem esta liderança, quando os maridos praticarem este exemplo, quando os maridos andem à frente com tributos masculinos verdadeiros que são baseados em carinho, em cuidado, que são baseados numa atitude de servidão para o bem de suas esposas e famílias. Assim, as esposas devem então de complementar e suportar os homens e necessitam de obtecer ao mandamento de se submeterem de livre vontade para que haja esta união. Para que demonstrem um suporte a este tipo de autoridade carinhosa que Deus estabeleceu, que apoge o que Deus entende na relação matrimonial. Vejam que, quando as senhoras governam na casa, tal como disse o profeta, a juventude, então, opressará as famílias, oprimirá as famílias, opressará as escolas e a sociedade. Vejam comigo se faz favor em Isaías 3.

Diz-as, Isaías 3, vamos ler primeiro versículo 12. 3, versículo 12. Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres estão à testa do seu governo. Quando as mulheres estão à testa do seu governo, os opressores do povo são crianças. E ao povo meu, os que te guiam, te enganam e destroem o caminho por onde deve-se seguir. Isto é uma coisa terrível, queridos irmãos. Não só visto pelo lado dos homens, mas também pelo lado das senhoras. Pois isto está a afetar a felicidade de milhões e milhões de mulheres, incluindo a felicidade dos nossos queridos filhos e das nossas queridas filhas. O resultado é que Deus, nesta sociedade, que é controlada por Satanás e que é enganada por Satanás, está então a acontecer, está Deus a permitir esta situação em que as senhoras governam a casa, e por isso está a permitir esta juventude a ser rebelde, a governar, oprimindo-o uns aos outros, porque o homem não tomou a sua posição de liderança como devia ter feito. Vejam no mesmo capítulo de Isaías, vejamos então versículos 4 e 5. Dar-lhes, Ei, meninos como porpríncipes e crianças governarão sobre eles. Entre o povo, oprimem uns aos outros, cada um ao seu próximo. O menino se atreverá contra o ancião e o vil contra um nobre. Isto é uma coisa terrível, queridos irmãos, quando isto acontece e vemos hoje isto no nosso mundo.

Toda a mulher normal precisa do tipo correto do homem. Isto é do homem que a ame, que a proteja, que cuide dela e que a guia.

E muitos, poucos homens, estão a ser treinados na sociedade hoje em dia. Por isso, há poucos homens verdadeiros e isto é uma grande abuminação. Homens. Precisamos de ser homens verdadeiros como Deus quer. Até o moderno pregador é um que fala coisas doces e macias. Os homens têm medo de falar como uma trombeta e de mostrar os pecados ao povo. Vejam comigo se faz favor no mesmo livro Isaías, no capítulo 58, Isaías 58, versículo 1.

Clama a plenos pulmões. Não te detenhas. Erga-voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e a casa de acau, os seus pecados. A sociedade hoje em dia, os homens hoje em dia, estão efeminados a uma tendência homossexual e rada que não é de acordo com as instruções bíblicas. E então, vês aqui que há um grande problema na sociedade e está a afetar as famílias, está a afetar a liderança, está a afetar os nossos filhos e as nossas filhas e a felicidade das mulheres neste mundo. E o resultado, como vimos, é a opressão às famílias, as famílias estão oprimidas e temos estes problemas no mundo e na sociedade. Então, como homens, como é que devemos nos arrepender? Sim, porque todos nós estamos afetados por esta sociedade e por isso, como é que nos devemos nos arrepender e como é que devemos desenvolver a verdadeira masculinidade cristã?

Neste sermão e no sermão seguinte, vou dar um total de seis características de um verdadeiro homem masculino. Mas, na verdade, vou dar sete, porque a sétima característica será um belo fruto destas seis. Então, hoje vou cobrir três dessas características. Ora, não pensem que estas são as únicas características necessárias, mas simplesmente são uma boa fórmula. A fundação. Um início para o vosso estudo privativo e para a vossa aplicação. Precisam, precisam, precisamos de estudar e meditar nestes seis pontos, aliás, neste sete que eu vou dar. Precisamos de expandir esses princípios no vosso estudo privativo e meditar à cerca da vossa vida, pedindo a Deus para vos ajudar a mudar, para vos ajudar a arrepender. Perdão. E para que sejam melhores homens cristãos. Para as mulheres e para as senhores, este sermão é uma oportunidade para aprenderem como devem ensinar os vossos filhos estas características. E, por outro lado, para as senhores, é uma oportunidade para verem onde podem ajudar os vossos maridos a serem homens masculinos, pois senhoras vossas foram criadas para ajudar o homem. Foram criadas como uma auxiliadora idónea. Isto é uma pessoa apta, uma pessoa capaz, uma pessoa que possui as capacidades que Deus vos deu, da maneira que Ele vos criou, para desenhar as capacidades que vêm. A maneira que Ele vos criou, para desempenhar este papel de ajudar o vosso marido a ser um homem verdadeiro.

Queridas senhores, o vosso rolo, o vosso papel não é para destruirem os homens, mas é para os ajudar. O vosso rolo, a vossa responsabilidade é para serem uma auxiliadora idónea, é para ajudarem os homens. Os homens precisam de vós, foram assim que foram criadas. Não usem este talento para destruir os homens, mas, aliás, usem este talento natural que Deus vos deu para ajudar os homens.

O seu esposo precisa de sua ajuda, foi assim que Deus as criou. Eu reconheço a grande ajuda da minha querida esposa que ela me dá. Sim, às vezes ela diz coisas que eu não gosto de ouvir, que são difíceis para mim, para eu ouvir, que eu preciso de ouvir, preciso tomar atenção àquela diz, porque ela diz para o meu bem. E eu dou graças a Deus, por Ele me ter dado uma esposa. E vocês devem de fazer o mesmo. Leam comigo, se faz favor, em Proverbios 18. Proverbios 18.

Proverbios 18, versículo 22. O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor. Sim, uma esposa é uma benção de Deus para nós. Aí, Senhoras, está a vossa alegria, está a vossa satisfação e está a vossa felicidade. O teu desejo é para ajudar o vosso marido. Pode ler isso em Génacias 3.16. E então, quando ele governa o lar com amor e querinho e cuidado, então que benção isso se torna. Embora os princípios que estou a dar hoje sejam para um homem masculino, também as Senhoras devem entender que têm uma parte, uma responsabilidade, ajudar o vosso esposo, ajudar ele a crescer, ajudar ele a que ele possa chegar a este golo de ser um homem masculino. Como dizem, atrás de um homem bem sucedido, está uma mulher bem sucedida, pois a mulher foi criada para ser uma auxiliadora idónia para ele crescer. Igualmente, quando o homem é bem sucedido, então ele pratica esta liderança de uma maneira correta cristã, uma maneira de liderança que seja como um servente a servir a sua esposa, a servir a sua família, a servir os seus filhos. Então, a mulher, porque o homem está a servir a ajudar a mulher em complementação do que a mulher ajuda o homem, porque o homem está a ajudar a mulher, então a mulher vai ter uma oportunidade, porque é um homem verdadeiro, porque é um homem masculino. A mulher vai ter a oportunidade, vai ter a liberdade de poder crescer de uma maneira que venha a ser a mulher virtuosa dos provérbios 31. E assim a mulher pode vir a atingir o seu potencial como a mulher cristã, porque atrás da mulher virtuosa do provérbio 31 está um homem que lhe dá essa possibilidade. Então, queridos irmãos, vigemos a primeira característica de um homem verdadeiro masculino. A primeira característica é que este homem é, de mente, a Deus e profundamente convertido. Para um homem ser um verdadeiro homem, ele precisa de se estabelecer primeiro com uma boa base em educação, um bom caminho, um bom caminho para a mulher. Para um homem que é o homem de Deus e profundamente convertido. Para um homem ser um verdadeiro homem, ele precisa de se estabelecer primeiro com uma boa base em educação, um bom caminho, estar num bom caminho para ter um bom emprego, para ser um bom cidadão. Mas acima de tudo, além dessas coisas todas que não estou a cobrir hoje. Este homem deve ter um desejo supremo de querer andar com Deus e manter Deus no centro da sua vida.

A sua fome, a sua sede, é uma de conhecer a Deus Jesus Cristo e seguir os passos Dele, os desejos Dele e as vontades. Conforme um homem cresce na semelhança de Deus, as cristatristicas masculinas também se desenvolvem. Conforme um homem, estude. E ora, estuda a palavra de Deus e ora Deus, então o homem se torna mais sensibilizado ao seu papel na vida como um homem. Porque está a aprender do Deus Pai, está a aprender Jesus Cristo. E por isso ele aprende que necessita deste estudo cuidadoso, frequentemente dos joelhos perante Deus, se aplicando à ajuda de Deus e de Cristo através do seu Espírito Santo, precisa desta ajuda neste caminho de se tornar um homem que agrada Deus. Então, o Espírito de Deus, durante os seus estudos e as suas orações, encherá este homem de ideias e de sugestões como ele pode vir a ser um verdadeiro homem. De como obtecer a Deus corretamente, de como seguir os seus passos. Assim, de vegarinho, um passazinho a um passazinho, este homem certamente crescerá nas características masculinas, conforme ele ponha em prática as características cristãs que ele está a aprender. Mas é importante que o homem as pratique. Tem que praticar o que está a aprender conforme estuda e aprende, tem que praticar. Isto é chave. A prática, isto é o ato de praticar o que Deus nos diz, abre as portas, a maior graça e a maior conhecimento e então torna-se o que eu chamo um círculo delicioso. Sim, porque conforme o homem estuda e aprende e vê o que deve fazer e quando ele pratica, o ato de praticar torna-se então uma oportunidade para aprender mais. Então quando ele aprende mais e estuda mais, então tem este círculo delicioso de aprender mais e então tornar-se um homem melhor e aprender e ter o melhor conhecimento do que precisa praticar, sempre com carinho, com cuidado, com sensibilidade. E assim torna-se um homem que é completamente mente Deus e profundamente convertido. Se com tudo o homem chega a um certo ensinamento, que sabe que precisa de praticar, ou não praticar, chega um ensinamento, uma coisa que diz, isto viver desta maneira é cristã e não viver desta maneira não é cristã. Se chega a um certo ponto, a viver um ensinamento que precisa de pôr em prática, mas se ele não pratica, então chega a um impasse, chega a um ponto problemático, chega a um obstáculo. E então o desenvolvimento cristão deste homem parará. Este homem para de crescer. Até que ele vença esse ponto problemático, até que ele vença essa dificuldade que tem. E queridos irmãos, este princípio é aplicável às mulheres. Também, sim. Se não praticamos o que sabemos, temos um ponto problemático para o nosso crescimento cristão. Assim, quando o homem vence essas dificuldades e estes problemas, continua de dragarinho, passazinho a passazinho, a como que subir estas escadas, desta torre circular, e tanto cada vez, chega a um ponto cada vez mais alto, e tendo uma visão melhor, um entendimento melhor da verdade a Deus. Assim, ele cresce, na completa estatura masculina de Jesus Cristo. Tal como Pedro e Paulo e todos os patriarcas cresceram. Conforme praticamos, refletimos o caráter de Deus. E isto, este princípio, é aplicável a todos, aos homens e às mulheres. Vejam comigo se faz favor em 2 Coríntios 3, 2 Coríntios 3, versículo 18.

2 Coríntios 3, versículo 18. Eu vou ler da versão almeida, revista e corrigida. 3, 18.

Mas todos nós, 2 Coríntios 3, 18, mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espeio a glória do Senhor. Somos transformados de glória, em glória, na mesma imagem, como o meu espírito do Senhor. Queridos irmãos, conforme praticamos, conforme vivemos, conforme fundamos, conforme somos um exemplo, que sejam uma reflexão, que estejamos a refletir como um espelho, a glória de Deus. Na maneira que vivemos. Então, estamos a ser transformados de glória, em glória, na mesma imagem, na imagem da Estatura de Jesus Cristo, como pelo Espírito do Senhor, através da ajuda do Conselador, que é o Espírito de Deus. Homens, se fizerem isto bem, estão no bom caminho a serem verdadeiros, cavaleiros, masculinos. Igualmente, senhoras e mulheres, se vospe, também, sou estementes a Deus e profundamente convertidas. O Espírito de Deus, milagrosamente, vos ajudará a serem mais femeninas, porque estão a praticar o que estão a estudar na Bíblia. Assim, como pais, temos uma responsabilidade a refletir o caráter de Deus. Uma maneira respeitosa, de uma maneira respeitosa, na abundância do Espírito de Deus. Precisamos ser o exemplo às nossas esposas, aos nossos filhos, à nossa família. Isto é liderança. Liderança é andar à frente. Liderança é ser o primeiro a dar os passos à frente.

Ser um verdadeiro líder não é caso de ser um ditador. Um ditador é um homem que falha a marca. Ao fim de contas, não é o sucesso do líder, não é ditador. Para mim, isto é um fracasso. O verdadeiro homem masculino, aquele que Deus ama, é aquele que completamente destruiu ou pulverizou a sua carnalidade. É aquele que está completamente arrependido da sua carnalidade. É um líder, é um exemplo com uma inocência e, por exa-crista, que está a crescer na imagem de Deus, na glória de Jesus Cristo diariamente.

Queridos irmãos, homens, veem como precisamos de ser um grande exemplo, tal como Deus Pai é um exemplo de pureza para nós. E, felizmente, nenhum de nós chegamos a essa estrutura ainda. Sim, não estamos aí. Mas, isto é o nosso golo, queridos irmãos. E, por isso, precisamos da ajuda carinhosa das nossas queridas esposas. Isto está claro de Deus e de Jesus Cristo e da ajuda do Conselador, do Espírito Santo, para crescermos nestes tributos cristãos. E, por isso, agora, chego à segunda característica masculina que estou a falar hoje, que é, um homem masculino tem uma força de vontade interna com caráter e firmeza. Sim, um homem masculino tem uma força de vontade interna com caráter e firmeza.

Porque ele é de mente a Deus e porque ele tem esta conversão completa, então ele tem esta força de vontade interna com caráter e firmeza. Se Jesus Cristo foi forte, foi crujoso e tinha uma força de vontade, um domínio próprio de si mesmo, que foi um exemplo para nós. É assim que nós, como homens, precisamos ser um exemplo às nossas queridas esposas, aos nossos queridos filhos. Não é para os dominar, mas é para dominar-me nos a nós próprios. Veja um exemplo de coragem de Paulo. Aqui vemos em actos 14, actos capítulo 14.

Vejamos então versículo 19, 22. Sobrevi eram porém judeus de Antioquia e Iconium e insistindo as multidões e, instigando as multidões, e, apedrejando a Paulo, arrastaram-o para fora da cidade dando-o por morto. Isto eram os homens de Antioquia e Iconium. Rodeando porém os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte partiu com Barnabé para Derby e tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos. Voltaram para Lístra, na cidade onde tinha sido apedrejado, e Iconium e Antioquia, que era onde estes homens tinham vindo. Fortalecendo a alma dos discípulos e continuando assim. Vejam Paulo teve coragem de voltar de volta, de entrar de volta na cidade de Lístra e de ir à cidade de onde estes homens tinham vindo, que era da Antioquia e da Iconium. Egalmente, quero que vejam o exemplo de Pedro. Pedro, depois de estar profundamente convertido, vejam em actos capítulo 5. O quinto capítulo de actos. Porque, sabe, Pedro, antes de ser convertido, disse que não rejeitaria Cristo, mas na mesma noite rejeitou três vezes, como sabem. Mas vejam aqui, depois de estar profundamente convertido, no versículo 29, disse assim.

Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram, antes importa, obedecer a Deus, do que aos homens. Falaram com força. E vejam, então, no versículo 40. Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e ordenando-os que não falassem o nome Jesus, os soltaram. Primeiro, açoitaram e depois soltaram. E então, os apóstolos se retiraram do sinédeo, regurgizando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse nome. Tenham coragem e tiveram coragem de fazer o que era necessário depregar o nome Jesus Cristo. As obedeceram a Deus, disse como lembramos, disseram Paulo disse, como lembramos no versículo 29, que o importante é obedecer a Deus. Importa obedecer a Deus, a Deus do que aos homens. Foi aquele Pedro disse. Com licença.

O verdadeiro homem precisa desta coragem. Força de vontade interna com caráter e firmeza. Esta coragem começa primeiro a combater as nossas fraquezas. O verdadeiro homem, de mente de Deus, não se submete à tentação facilmente. Tem coragem de lutar e vencer as tentações deste mundo e as tentações do nosso inimigo Satanás.

Então, este homem crujoso, com vontade interna, não se quebra debaixo da pressão, mas mantém-se firme. Confia em Deus até ao fim. E às vezes o fim pode vir a ser a morte. Muitos com doenças incuráveis confiaram em Deus até a sua morte. Sempre tendo confiança que Jesus Cristo vencerá a morte. Confiança até ao fim à vitória final. Sim, temos que ter confiança. Temos que ter confiança. A fé deste homem vem da convivência que este homem tem com Deus. E os filhos e a sua esposa venham-o e admiram-o pela sua frimesa e caráter e assim o respeitam. Vejam comigo se faz chavor em 1 Coríntios 16. Primeiro livro de Coríntios 16.

Vamos ler a versículo 13. 16.13.

Sede vigilantes. Permane-se-se firmes na fé. Portaivos varunilmente. Fortaleceivos. Portaivos varunilmente. Portaivos como homens. Firmes na fé.

É interessante que a Bíblia em inglês diz assim. Quit like men. Que traduzindo diz desistam como homens.

Interessante, porque o que está a dizer aqui é portávulos varunilmente. Desistam como homens. Isto é, sabem, sabam dizer não. Precisam de disciplina, a controlar as nossas fraquezas e precisamos de saber dizer não. Isto não dizer não como um homem. Precisa dizer não a certas fraquezas. Isto é o mandamento de Deus. Vejam aqui. Vejam o Deus dizer, precisamos ser vigilantes, para nos sermos firmes na fé, portávulos varunilmente e fortalecernos, ter força. Há situações em que temos que dizer não. Isto é um domínio próprio, queridos irmãos. A fim de contas, o domínio próprio é uma das características do fruto dos Espíritos de Deus. Pode ler isso em Galatas 5, 22 e 23. Um controle de nós, da nossa canalidade. Isto é portárimos varunilmente, portárimos como homens. O homem, o homem forte, o homem masculino, precisa de desistir do pecado. E tem esta disciplina de si próprio, de sepílnase no uso do tempo, de sepílnase no seu corpo. E está em controle das situações que permitam ou não permitam a si próprio.

Por que Deus gosta de ver força, estabilidade e caráter num homem? Vejam comigo se faz favor no primeiro livro de crônicas.

Primeiro livro de crônicas. Capítulo 29.

Primeiro livro de crônicas. Capítulo 29. Capítulo 30.

Versículos 10 a 12. Pelo que David louvou ao Senhor, para a antagoração toda, e disse, bendito é-se tu, Senhor, Deus de Israel, nosso Pai, de eternidade em eternidade. Teu Senhor é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade. Porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. Venha aqui o exemplo de Deus, Deus é poder, é grande, tem uma honra, tem uma vitória e tem uma majestade, isto é uma disciplina, tem uma capacidade de se portar, digamos assim, verunilmente como o homem. Riquezas e glória vem em ti, tu dominas sobretudo, na tua mão, há força e poder contigo está o engrandecer e tudo, e a tudo dar força. Aqui vemos-te uma definição de Deus, de poder de Deus. E Ele quer que tu e eu, como seus filhos, tenhamos os mesmos atributos, os mesmos atributos de coragem, de força, de caráter e estabilidade. E demonstramos isso como controlamos a nós próprios. As senhoras então respeitam o homem com essas características de caráter, de força, com domínio próprio, controlados emocionalmente. Estes homens não são dominadores das senhoras, mas são dominadores deles próprios. São carinhosos e cuidadosos como verdadeiros cavaleiros. Uma senhora gosta de um homem, que é um homem verdadeiro e que está aí para proteger e para cuidar. Ele a engujará e farará isso, e ela então o engujará a fazer isso, e ela vai apreciar isso. Então vejamos a terceira característica do homem masculino que eu quero dar hoje. A terceira característica, então, vem diretamente ligado a esta coragem e confiança, que é uma liderança. Porque, primeiro, os homens estão completamente demente a Deus e convertidos, completamente convertidos. Quando estão completamente convertidos, então, tem esta força de vontade interna, esta caráter, esta firmeza de serem homens verdadeiros com esta força de controle interno deles próprios. Então, com essa força de controle, então, eles são capazes de ter, por o terceiro ponto em prática, isto é, ter uma liderança, uma coragem e uma confiança. Os homens na sociedade, hoje em dia, são dominados pelas senhoras. Mas não é isto que elas desejam. Elas não querem um homem que seja existante, que seja continuamente, ou que esteja continuamente pedindo desculpas, um homem que seja efeminado. Elas querem um homem com coragem, com confiança, um líder que inicia e que dá um exemplo. Vejam o caso de Paulo, aqui, se faz favor. Atos, capítulo 13. Atos, capítulo 13. Vamos começar a ler o versículo 1. Desculpe, é minha sinusite que tem, constantemente, produzir uma coisa interna que dá esta tosse. Atos, capítulo 13. Começando a ler versículos 1 e 2.

Vejam como o Saulo foi mencionado ao fim. Quando disse o Espírito Santo, separaima agora Barrabé e Saulo, para a obra que o estenho chamado.

Vejam como o Saulo foi mencionado ao fim. Mas depois, houve uma crise. Houve uma crise na igreja, na ilha de Xipre, um falso profeta, se oposa a eles. Vejam, então, o que aconteceu aqui, no versículo 9. Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando-o neles olhos, disse, ó filho do diabo, cheio de todo o engano e toda a malícia, e continuou Paulo a falar. Vemos aqui, Paulo tomou um passo à frente.

Teve a coragem e confiança de ser um líder. E, por isso, tomou um passo de liderança. Tomou posse da situação, fez a oposição a este falso profeta, com força e coragem, e controlou a situação. Ele tomou uma posição de liderança, assim. E vejam, então, no versículo 13. Aqui, no versículo 13. Na vegando de Pafos, Paulo e os seus companheiros dirigiram-se à perda panfília. Vemos que agora Paulo é mencionado primeiro, diz assim, Paulo e os seus companheiros.

Não é o nome dos outros, e pois Paulo, no fim, vê-se que é Paulo e os seus companheiros. Veja que daqui em diante, Paulo foi o líder, e assim se manteve pelo resto do livro dos atos. Ele foi à frente e não atrás. Isto é liderança. Falou com força e coragem, decididamente, não foi indecisivo, não foi efeminado. Queridos irmãos, nós precisamos desta confiança e autoridade. Mas não é para andarmos por cima das outras pessoas, dizemos assim. Não é uma autoridade de supremacia, não é uma autoridade de ser um ditador, de dar ordens aos outros de obtecer em como robótios.

Não. Não é assim. Não é uma pessoa que seja áspera, que seja mal-criada, seja, diga coisas de uma maneira inconfortável. Aliás, este líder tem autoridade porque já andou neste caminho, porque tem experiência, porque já teve nestas condições. Sabem onde vai e sabem o que quer de vida. Tem razão de viver, tem força de vontade, é um empreendor, tem iniciativa própria, é um homem que dá confiança à sua esposa. Por exemplo, um jovem homem que ainda não esteja casado, é um jovem solteiro, que quando está no namoro com uma moça, não tem um encontro romântico para atespir.

Não. Aliás, é um líder. Segue à frente, dê um exemplo de um cavalheiro respeitoso, considera as necessidades dela, considera a moralidade dela, respeita, guarda para o casamento e protege-a. É um homem fiel, porque confia em Deus e segue o exemplo de fidelidade de Deus. Sim, porque Deus é fiel. Vejam comigo, se faz favor, em Salmos 36.

Salmos 36. Versículo 5 A tua benignidade, Senhor, chega até os céus, até as nuvens à tua fidelidade. A fidelidade de Deus chega às nuvens, chega aos céus, Deus é tão fiel. Para além, digamos assim, da terra é fiel, a fidelidade de Deus chega ao céu. E nós precisamos aprender a pôr, a crescer à estatura da imagem de Cristo, de ter a mesma fidelidade dele e ele foi fiel até a morte. Vejam comigo, se faz favor, em Segundo Livro de Crónicas, Capítulo 19. Segundo Crónicas, 19.9 Deus ordem dizendo assim andai no temor do Senhor com fidelidade e inteireza de coração.

Deus ordem dizendo isto é aqui quando estavam a nomear os juízes e deu ordem a eles para terem temor de Deus, são tementos de Deus, com fidelidade e inteireza de coração. São sinceramente, no coração, são fiéis. Assim andai com fidelidade. Então a moça, a namorada, a esposa, ganha confiança deste homem de dia a dia, porque ele é fiel. Este homem tem um golo na vida, tem força de vontade, tem iniciativa. Ele tem planos para a vida, tem golos bem claros e sabe onde vai. Por quê? Porque fala com Deus acerca de tudo.

Sejam os seus pequenos desejos, sejam os seus grandes desejos, sejam os seus grandes desejos, sejam os seus grandes desejos, sejam os seus grandes desejos. Sejam os seus grandes planos e interesses. Sejam os seus pequenos medos, sejam os seus grandes medos. Ele fala com Deus acerca de tudo. Ele aproxima-se de Deus nas suas versões. Deus é o seu amigo. Ele anda com Deus, como os patriarcas andaram com Deus. E conversa com Deus. Vejam comigo se faz favor em Filipenses 4.

Ver versículos 6 e 7. Estes são uns versículos muito favoritos, meus. Diz assim, não andeis ansiosos de coisa alguma. Quando há crises, quando há dificuldades, quando há problemas, quando não sabemos bem o que está a passar e o porquê de coisas. Diz assim, não andeis ansiosos de coisa alguma. Não está claro todos nós. Temos uma certa ansiedade, temos uma certa coisa. Mas diz assim, em tudo, em todas estas problemas, estas dúvidas, estas confusões que tenham, em tudo, quando não sabem o que se passa, quanto têm estas dificuldades. Porém, sejam conhecidas diante de Deus. Isto é, façam conquistas dificuldades, estas ansiedades, estas perguntas que têm, estes desejos que têm, sejam conhecidos de a Deus. Façam isto bem conhecido a Deus. Falen com Deus.

Façam as vossas petições pela oração e pela súplica. Sim, orem a Deus. Pessam a Deus. E supliquem a Deus. Há situações que são tão difíceis, são tão complicadas, que não sabemos como nos desenlaçar estas situações. Por isso, precisamos de suplicar a Deus diante Deus. Não que estejam só simplesmente ansiosos. Sim, estamos ansiosos, mas precisamos de suplicar a Deus. Mas ao mesmo tempo, dando graças a Deus, pelo que temos, pelo que conhecemos, porque Deus é Deus e porque Ele nos ajudará, precisamos de dar ações de graça. Então, quando fazemos isto, a paz de Deus, aquela paz, uma paz que excede todo o entendimento, sim que é difícil de explicar a outras pessoas, porque esta paz excede todo o entendimento, essa paz, vos guardará o vosso coração e a vosso mente através de Jesus Cristo. Crises e mãos, precisamos de fazer todas estas nossas petições bem conhecidas para Deus, e então Deus nos responderá. Se nós estamos comprometidos verdadeiramente, convertidos, estamos comprometidos a seguir a Cristo, seja qual for a situação, vocês verão que Ele vos vai ajudar, e Ele vos dará esta paz. Não está a dizer que vai resolver os problemas todos, mas vai nos dar esta paz, no coração e esta paz na mente. Crises e mãos, hoje deles três pontos ou três características, de como serem verdadeiros, homens masculinos. Eu quero pedir que estudem estas características, que meditem estas características, que pensem que vão aos vossos joeios e orem acerca destas três características, e que examinem a vossos próprios, e que ponham em prática esses princípios para serem melhores homens. Mas estes princípios não só aplicáveis aos homens, também são aplicáveis às senhoras, porque conforme as senhoras ponham estes princípios nas vossas vidas, as vosas senhoras se tornam mais femininas, e umas mulheres que serão mais belas para ante os vossos homens. Queridos irmãos, espero que ponham isto em prática, e até a próxima sermão, onde considerei três outras características de homens masculinos, e também considerei uma outra, que será a sétima destas, que não é só uma característica, mas é um fruto da prática destas características masculinas.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).